Anda di halaman 1dari 4

Ministrio da Educao Instituto Federal Goiano-Campus Ceres Licenciatura em Qumica

ANLISE GRAVIMTRICA A PARTIR DE CLCULOS ESTEQUIOMTRICOS

Relatrio da atividade n 12. Sob exigncia da Disciplina Qumica Geral Experimental I.

Ceres GO Maio de 2011.

Ministrio da Educao Instituto Federal Goiano-Campus Ceres Licenciatura em Qumica Qumica Geral Experimental I Professor: Rafael Gomes da Siqueira Acadmicos: Weber Martins da Silva Junior; Dorcas Alves de Souza; Jean Marcos F. Custdio.

ANLISE GRAVIMTRICA A PARTIR DE CLCULOS ESTEQUIOMTRICOS

Ceres GO Maio de 2011.

I Introduo: ANLISE GRAVIMTRICA A anlise gravimtrica ou gravimetria, um mtodo analtico quantitativo cujo processo envolve a separao e pesagem de um elemento ou um composto do elemento na forma mais pura possvel. O elemento ou composto separado de uma quantidade conhecida da amostra ou substncia analisada. A gravimetria engloba uma variedade de tcnicas, onde a maioria envolve a transformao do elemento ou composto a ser determinado num composto puro e estvel e de estequiometria definida, cuja massa utilizada para determinar a quantidade do analito original. O peso do elemento ou composto pode ser calculado a partir da frmula qumica do composto e das massas atmicas dos elementos que constituem o composto pesado. Por medida indireta deve-se entender converter determinada espcie qumica em uma forma separvel do meio em que esta se encontra, para ento ser recolhida e, atravs de clculos estequiomtricos, determinada a quantidade real de determinado elemento ou composto qumico, constituinte da amostra inicial. A separao do constituinte pode ser efetuada por meios diversos: precipitao qumica, eletrodeposio, volatilizao ou extrao, filtrao. Na filtrao a separao do precipitado do meio em que processou sua formao. Filtrao por suco: utilizada quando se possui precipitados que passam atravs do papel de filtro. Lavagem do precipitado: Remover parte da gua-me que nele ficou retida e eliminar as impurezas solveis eno volteis. Calcinao ou secagem: Aps a filtrao e a lavagem, o precipitado deve ser secado ou calcinado para depois ser pesado. CLCULOS EM ANLISE GRAVIMTRICA Os clculos realizados em gravimetria so relativamente simples, devendo-se ter cuidado especial com a correspondncia de unidades, de modo geral: L > kg mL > g Os clculos associados com os mtodos so baseados em estequiometria Estequimetria da reao Uma frmula qumica balanceada d as razes, em moles, de materiais produzidos ou consumidos em uma reao. Ex.: 2NaI(aq) + Pb(NO2)2(aq) PbI2(s) + 2NaNO2(aq) Se o peso de qualquer espcie utilizados ou produzidos conhecido, os outros so facilmente calculados.

II Materiais: Bales volumtricos; Vidro de Relgio; Pra de borracha; Bqueres ; Funil de vidro; Basto de vidro; Cpsula de Porcelana; Funil de Bchner; Papel de Filtro; Bomba de Filtragem vcuo; Kitassato; Estufa de secagem. Reagentes: gua destilada; Soluo aquosa de cloreto de sdio 1 M; Soluo Nitrato de Prata 1 M. III Metodologia: Primeiramente pega-se o papel de filtro e corta-se ele em formato redondo se uma forma que d para ser colocado sem falta nem sobras dentro da cpsula de porcelana, para isso necessrio que se use uma tesoura e um lpis, fazendo o desenho da cpsula e apos corte e coloque dentro. Agora leve o papel de filtro balana e o pese e anote o valor para que quando for pesado junto com a soluo, seja tirado o peso desse papel.

IV Resultados e discusses;

V Bibliografia:

Anda mungkin juga menyukai