Anda di halaman 1dari 13

Kairs Palestina

A hora da verdade: do centro do sofrimento palestino, uma mensagem de f, esperana e amor


Introduo
Ns formamos um grupo de palestinos cristos que divulga hoje nosso clamor, depois de orar, refletir e discutir sobre o sofrimento que experimentamos em nossa terra, sob ocupao israelense. um clamor de esperana em meio a total desespero, mas que est conectado nossa orao e f em Deus, que na sua divina providncia, zela por todos os moradores desta terra. Como cristos e palestinos, deixamos hoje nossa mensagem uma mensagem de f, esperana e amor. Para isso, fomos inspirados pelo mistrio do amor de Deus por todos e pelo mistrio da presena divina na histria das naes, em especial na histria de nosso povo. Por que agora? Porque a tragdia do povo palestino chegou, neste momento, a um beco sem sada. As pessoas com o poder de decidir se contentam em gerenciar a crise em vez de se dedicar sria tarefa de solucion-la. Isso enche o corao dos fiis com dor e dvidas: o que tem feito a comunidade internacional? E os lderes polticos na Palestina, em Israel e no mundo rabe? E a Igreja? No se trata apenas de uma questo poltica; , sobretudo, uma poltica que destri os seres humanos. A Igreja deve se preocupar com isso. Dirigimo-nos aos irmos e irms, membros das igrejas desta terra. Tambm nos dirigimos, como cristos e tambm palestinos, aos nossos lderes religiosos e polticos, nossa sociedade palestina e israelense, comunidade internacional, e aos nossos irmos e irms das igrejas em todo o mundo.

1. A realidade
1.1 Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando no h paz (Jr 6.14). Todos falam hoje sobre paz e processo de paz no Oriente Mdio. At agora, entretanto, no passa de palavras, ao passo que a realidade a ocupao israelense do territrio palestino, a supresso da liberdade, e tudo o que resulta dessa situao:

O muro de segregao, que foi construdo em terras palestinas, confiscando grande parte das mesmas para esse propsito. Cidades e vilas ficaram dispersas e divididas, e foram transformadas em prises. Gaza, depois da guerra cruel que Israel promoveu entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, continua em condies desumanas, sob constante bloqueio e isolada geograficamente dos demais territrios palestinos.
1.1.1

Os assentamentos israelenses que saqueiam nossa terra em nome de Deus e em nome da fora controlam nossos recursos naturais, incluindo gua e terras agrcolas, privando milhares de palestinos. Eles ainda configuram um obstculo a qualquer soluo poltica.
1.1.2

A humilhao qual somos submetidos diariamente nos postos de controle militares, quando nos dirigimos ao nosso trabalho, escola ou hospital.
1.1.3

As famlias separadas, o que torna a vida impossvel para milhares de palestinos, em especial nas famlias em que um dos cnjuges no tem a carteira de identidade emitida por Israel.
1.1.4

A prpria liberdade religiosa, ou seja, o livre acesso a lugares sagrados, limitada sob o pretexto da segurana. Jerusalm e seus locais santos esto fechados a muitos cristos e muulmanos tanto da Cisjordnia como da Faixa de Gaza. At moradores de Jerusalm sofrem restrio durante as festas religiosas. Alguns clrigos cristos rabes no entram em Jerusalm com facilidade.
1.1.5

Refugiados tambm fazem parte de nossa realidade. A maioria deles ainda vive em acampamentos, em circunstncias difceis. Por geraes, eles tm esperado o direito de retornar para suas terras. Qual ser seu destino?
1.1.6

Os milhares de presos que definham em cadeias israelenses fazem parte de nossa realidade. Israel move cus e terra para obter a liberdade de apenas um preso seu. Mas, e os milhares de presos palestinos, quando sero libertados?
1.1.7

Jerusalm o centro de nossa realidade. , ao mesmo tempo, smbolo de paz e conflito. Depois que o muro isolou os bairros palestinos na cidade, as autoridades continuam a despejar os cidados palestinos que vivem l, sejam eles cristos ou muulmanos. Suas carteiras de identidade so confiscadas, o que lhes tira o direito de residir em Jerusalm. Eles so desapropriados ou tm suas casas demolidas. Jerusalm, cidade de reconciliao, se tornou cidade de discriminao e excluso, razo de luta em vez de paz.
1.1.8

1.2 O desrespeito s resolues internacionais, por parte das autoridades israelenses, tambm faz parte de nossa realidade. Da mesma forma, sofremos com o torpor do mundo rabe e da comunidade internacional perante tamanho desprezo. Violam-se direitos humanos. A injustia continua, a despeito de diversos relatos apresentados por locais e organizaes internacionais de direitos humanos. Os palestinos que vivem no Estado de Israel, mesmo sendo cidados com direitos e obrigaes, sofrem injustia histrica com polticas discriminatrias. Eles esperam receber seus direitos e serem tratados com igualdade, como os demais cidados do Estado.
1.2.1

1.3 A emigrao outra dimenso de nossa realidade. A falta de qualquer perspectiva ou esperana de paz e liberdade impulsiona jovens muulmanos e cristos a emigrar. Assim, a terra perde seu recurso mais importante e rico: a juventude educada. A diminuio da comunidade crist na Palestina uma consequncia grave. Ela gerada tanto pelo conflito como pelo fracasso local e internacional em encontrar uma soluo abrangente ao problema. 1.4 Em face dessa realidade, Israel justifica suas aes como legtima defesa, e por isso que a ocupao continua. Tambm prosseguem a punio coletiva e toda forma de represlia contra os palestinos. Em nossa opinio, essa uma viso distorcida da realidade. Sim, h resistncia palestina ocupao. Entretanto, se no houvesse ocupao, no haveria resistncia, tampouco medo ou insegurana. assim que compreendemos a situao. Portanto, pedimos a Israel que acabe com a ocupao. Ento vero um novo mundo no qual no haver medo nem ameaa, mas segurana, justia e paz. 1.5 H diversas respostas palestinas a essa realidade. Algumas foram dadas por meio de negociaes a posio oficial da Autoridade Palestina, mas que no trouxe avano no processo de paz. Alguns partidos polticos optaram pela resistncia armada. Israel usou isso como pretexto para acusar os palestinos de serem terroristas. Desta feita, distorceu a natureza real do conflito, apresentando-o como uma guerra de Israel contra o terrorismo, em vez de uma resistncia palestina ocupao, com o objetivo de extingui-la. A tragdia piorou com os conflitos entre os prprios palestinos, e com o isolamento de Gaza do restante do territrio palestino. importante notar que embora seja uma diviso entre palestinos, a comunidade internacional tem grande parcela de responsabilidade, uma vez que recusou a lidar positivamente com a vontade expressa pelos palestinos nas eleies legais e democrticas de 2006.
1.5.1

Mais uma vez, repetimos e proclamamos que nossa resposta crist em meio a tudo isso, em meio nossa catstrofe, uma palavra de f, esperana e amor.

2. Uma palavra de f
Cremos em um Deus nico, bom e justo 2.1 Cremos em Deus, nico, Criador do universo e da humanidade. Cremos em um Deus bom e justo, que ama cada uma de suas criaturas. Cremos que todo ser humano foi criado imagem e semelhana de Deus. A dignidade humana deriva da dignidade do Todo-Poderoso, e a mesma em cada um e em todos ns. Para ns, que vivemos aqui e agora nesta terra, isso quer dizer que Deus no nos criou para lutarmos e matarmos uns aos outros, mas para nos conhecermos e amarmos e, juntos, construirmos a terra em amor e respeito mtuo. Cremos no Verbo Eterno, seu nico Filho, o Senhor Jesus Cristo, enviado como Salvador do mundo.
2.1.1

Cremos no Esprito Santo, que acompanha a Igreja e toda a humanidade em sua jornada. o Esprito que nos ajuda a compreender as Santas Escrituras, tanto o Antigo como o Novo Testamento, mostrando aqui e a agora a unidade entre eles. O Esprito torna manifesta a revelao de Deus humanidade no passado, presente e futuro.
2.1.2

Como compreendemos a Palavra de Deus? 2.2 Cremos que Deus tem falado humanidade aqui em nossa terra: Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes ltimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual tambm fez o universo (Hb 1.1-2). Ns, cristos palestinos, cremos, como todos os cristos pelo mundo, que Jesus Cristo veio a fim de cumprir a Lei e os Profetas. Ele o Alfa e o mega, o princpio e o fim. Iluminados por Ele, e guiados pelo Esprito Santo, lemos as Santas Escrituras e meditamos nelas, interpretando-as como fez Jesus Cristo com seus dois discpulos a caminho de Emas. Como foi escrito no Evangelho segundo So Lucas: E, comeando por Moiss, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras (Lc 24.27).
2.2.1

Nosso Senhor Jesus Cristo veio proclamar que o Reino de Deus estava prximo. Ele revolucionou a vida e a f de toda a humanidade. Veio com uma nova doutrina (Mc 1.27), lanando nova luz sobre o Antigo Testamento em temas relacionados f crist e vida cotidiana; temas como as promessas de Deus, a eleio, o povo de Deus e a terra. Cremos que a Palavra de Deus viva e ilumina de forma particular cada perodo da Histria. Ela manifesta aos crentes o que Deus diz hoje, e no s no passado. Por essa razo, inaceitvel transformar a Palavra de Deus em letras mortas, o que perverte o amor e a providncia de Deus na vida de povos e indivduos. esse o erro da interpretao bblica fundamentalista. Ela gera morte e destruio ao petrificar a Palavra de Deus, transmitindo apenas a letra, e no o esprito, por geraes. Essa palavra distorcida tem sido usada como arma na histria atual, com o fim de nos privar dos direitos em nossa terra.
2.2.2

Nossa terra tem uma misso universal 2.3 Cremos que nossa terra tem uma misso universal. Nessa universalidade, o significado das promessas, da terra, da eleio, do povo de Deus se abre para incluir toda a humanidade, principiando pelos povos daqui. luz dos ensinos da Bblia Sagrada, a promessa da terra nunca foi um programa poltico. Foi, antes, um preldio salvao universal. Foi o princpio da concretizao do Reino de Deus no mundo. Deus enviou os patriarcas, os profetas e os apstolos a esta terra como portadores de uma mensagem universal ao mundo. Hoje h trs religies aqui: judasmo, cristianismo e islamismo. Nossa terra de Deus como todos os pases do mundo. Ela santa por causa da presena de Deus nela, pois s Ele santo e santificador. Ns que vivemos aqui temos o dever de respeitar a vontade de Deus para esta terra. nossa obrigao libert-la do mal da injustia e da guerra. Esta a terra de Deus e, portanto, deve ser lugar de reconciliao, paz e amor. De fato, isso possvel. Deus nos colocou aqui como dois povos diferentes, e Ele nos capacita, se tivermos o desejo, a convivermos e estabelecermos na terra a justia e paz, tornando-a, na
2.3.1

realidade, a terra de Deus: Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contm, o mundo e os que nele habitam (Sl 24.1). Nossa presena nesta terra, como palestinos cristos e muulmanos, no acidental. Est, antes, profundamente enraizada na histria e geografia, assim como acontece com qualquer outra nao. Foi injusto quando fomos removidos. O Ocidente busca reparar o que os judeus sofreram nos pases europeus, mas a justia feita s nossas custas e custa da nossa terra. Tentaram corrigir uma injustia e o resultado foi uma nova injustia.
2.3.2

Ademais, vemos certos telogos no Ocidente tentando dar legitimidade bblica e teolgica violao dos nossos direitos. A interpretao deles transformou as promessas em ameaa nossa existncia. As boas novas do evangelho viraram arautos de morte. Pedimos a tais telogos que aprofundem sua reflexo na Palavra de Deus e retifiquem sua interpretao, a fim de verem a Palavra de Deus como um manancial de vida para todos os povos.
2.3.3

Nossa ligao a esta terra uma questo existencial. No se trata apenas de uma questo ideolgica ou teolgica. questo de vida ou morte. H quem discorde de ns, e nos defina mesmo como inimigos apenas por declararmos que queremos viver livres em nossa terra. Como palestinos, sofremos com a ocupao de nossa terra. Como cristos, sofremos com a m interpretao de alguns telogos. Em vista disso, nossa tarefa salvaguardar a Palavra de Deus fonte de vida e no de morte , e conservar as boas novas como so: boas novas para ns e para todos. Perante aqueles que usam a Bblia para ameaar nossa existncia como palestinos cristos e muulmanos, renovamos nossa f na mesma Bblia, porque sabemos que a Palavra de Deus no pode ser fonte de destruio.
2.3.4

2.4 Portanto, declaramos que qualquer uso da Bblia para legitimar ou apoiar posies polticas baseadas na injustia, imposta por qualquer pessoa, transforma a religio em ideologia humana, e despe a Palavra de Deus de sua santidade, universalidade e verdade. 2.5 Por essa razo, tambm declaramos que a ocupao israelense do territrio palestino um pecado contra Deus e contra a humanidade, pois priva os palestinos dos direitos humanos bsicos outorgados por Deus. A ocupao tambm distorce a imagem de Deus no israelense que se tornou ocupante, da mesma forma que a distorce no palestino que vive sob ocupao. Declaramos que qualquer teologia que pretenda justificar a ocupao baseando-se na Bblia, na f ou na histria est distante dos ensinamentos cristos. Entendemos assim porque a ocupao apela violncia e guerra santa em nome do Deus Todo Poderoso. Ela subordina Deus aos interesses humanos transitrios, e distorce a imagem divina no seres humanos submetidos injustia poltica e teolgica.

3. A esperana
3.1 Apesar da falta de sombra de boas expectativas, nossa esperana permanece firme. A atual situao no prev uma soluo rpida ou o fim da ocupao que nos imposta. Sim, as iniciativas, conferncias, visitas e negociaes tm-se multiplicado, mas no tm sido seguidas de mudana na nossa situao e sofrimento. Mesmo a nova posio dos EUA, anunciada pelo presidente Obama e seu desejo manifesto de acabar com a tragdia no tm mudado nada em
5

nossa realidade. A resposta clara de Israel, recusando qualquer soluo, no d lugar a boas expectativas. Apesar disso, nossa esperana permanece firme porque ela vem de Deus. Ele bom, onipotente e amoroso, e sua bondade um dia triunfar sobre o mal no qual nos encontramos. Como disse So Paulo: Se Deus por ns, quem ser contra ns? (...) Quem nos separar do amor de Cristo? Ser tribulao, ou angstia, ou perseguio, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como est escrito: Por amor de ti, somos entregues morte o dia todo (...). Porque eu estou bem certo de que (...) nem qualquer outra criatura poder separar-nos do amor de Deus (Rm 8.31, 35, 36, 39). Qual o significado da esperana? 3.2 Esperana em ns significa, antes de tudo, f em Deus e, em segundo lugar, expectativa de um futuro melhor, a despeito de tudo. Em terceiro lugar, significa no correr atrs de iluses sabemos que a soluo no est ao alcance. Esperana a capacidade de enxergar Deus em meio tribulao, e de cooperarmos com o Esprito Santo em ns. dessa viso que provm nossa fora para perseverar, permanecer firme e trabalhar para mudar a realidade na qual nos encontramos. Esperana significa no se render ao mal, dizer no ele, e continuar resistindo. No vemos nada no presente ou no futuro alm de runa e destruio. Vemos a tirania do mais forte, sua vontade crescente de aprofundar a separao racial e impor leis que neguem nossa existncia e dignidade. Vemos confuso e diviso entre os palestinos. Se apesar de tudo isso, resistirmos hoje a essa realidade e trabalharmos duro, talvez a destruio que se levanta no horizonte no se abater sobre ns. Sinais de esperana 3.3 A Igreja em nossa terra, seus lderes e fiis, mostram sinais de esperana apesar de sua fraqueza e diviso. Nossas comunidades so vibrantes e a maioria de nossos jovens so mensageiros ativos da justia e da paz. Alm do compromisso individual, vrias instituies eclesisticas fazem com que a presena crist seja viva, em servio, orao e amor. Entre os sinais de esperana encontram-se nossos centros de teologia, providos de carter religioso e social. Eles esto espalhados entre as diferentes igrejas. O esprito ecumnico, ainda que hesitante, se revela cada vez mais nas reunies de diferentes famlias de igrejas.
3.3.1

Os numerosos encontros para o dilogo inter-religioso do outro sinal de esperana. H o dilogo islmico-cristo, que inclui lideranas religiosas e parte da populao. Admite-se que o dilogo um processo longo que se aperfeioa diariamente, medida que suportamos os mesmos sofrimentos e compartilhamos as mesmas expectativas. Existe tambm o dilogo entre as trs religies judasmo, cristianismo e islamismo , bem como diferentes encontros nas esferas acadmica e social. Todos tentam encurtar a distncia imposta pela ocupao e se opem percepo distorcida dos seres humanos no corao de seus irmos e irms.
3.3.2

Um dos mais importantes sinais de esperana que deve-se mencionar a constncia das geraes que creem na justia de sua causa, mantendo viva na memria a "nakba"1 e seu
3.3.3
1

Nakba o termo rabe para catstrofe, e como ficou conhecida entre os palestinos a criao do Estado de Israel, em 15 de maio de 1948.

significado. Muitas igrejas em todo o mundo tm adquirido conscincia sobre a situao, desejando conhecer a verdade sobre o que se passa aqui. Alm disso, vemos em muitos a determinao de superar os ressentimentos do passado. Esto prontos para a reconciliao assim que a justia for restaurada. Tem crescido o apoio ao estabelecimento dos direitos polticos dos palestinos. Vozes judaicas e israelenses tm se levantado para defender a paz e a justia, com a aprovao da comunidade internacional. verdade que os que esto a favor da justia e reconciliao ainda no tm sido capazes de transformar a situao de injustia. Mas representam, sem dvida, uma fora humana que tem sua importncia e pode abreviar o tempo de sofrimento, apressando a chegada da reconciliao.
3.3.4

A misso da Igreja 3.4 Nossa Igreja uma Igreja de pessoas que oram e servem. Essa orao e esse servio so profticos, carregando consigo a voz de Deus para o presente e o futuro. Tudo que acontece nossa terra e a todos que aqui moram, toda dor e esperana, toda injustia e todos os esforos feitos para cont-la tudo parte das oraes de nossa Igreja e do servio realizado por todas as suas instituies. Graas a Deus, nossa Igreja eleva sua voz contra a injustia, a despeito de alguns desejarem que ela permanea em silncio, alienada em suas devoes. A misso da Igreja proftica, proclamando a Palavra de Deus de forma corajosa, honesta e amorosa, dentro do contexto local e dos eventos cotidianos. Se ela toma um lado, o do oprimido. Ela se coloca junto a ele, assim como Jesus esteve ao lado do pobre e do pecador, chamando-os ao arrependimento, vida e restaurao da dignidade concedida por Deus, a qual ningum tem o direito de roubar.
3.4.1

A misso da Igreja proclamar o Reino de Deus, um reino de justia, paz e dignidade. Nossa vocao como Igreja viva ser testemunha da bondade de Deus e da dignidade dos seres humanos. Somos chamados a orar e a fazer ouvir nossa voz ao anunciarmos uma nova sociedade, na qual os seres humanos creem em sua prpria dignidade, assim como na dignidade de seus adversrios.
3.4.2

Nossa Igreja aponta para o Reino, que no pode ser vinculado a nenhum reino terreno. Jesus disse perante Pilatos que ele era rei de fato, mas que O meu reino no deste mundo (Jo 18.36). So Paulo diz: O reino de Deus no comida nem bebida, mas justia, e paz, e alegria no Esprito Santo (Rm 14.17). Sendo assim, a religio no pode favorecer nem apoiar nenhum regime poltico injusto, mas deve promover justia, verdade e dignidade humana. Ela deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para purificar os regimes em que os seres humanos sofrem injustia e nos quais a dignidade humana violada. O Reino de Deus na terra no depende de uma orientao poltica, pois ele maior e mais inclusivo do que qualquer sistema poltico em particular.
3.4.3

Jesus Cristo disse: O Reino de Deus est dentro de vs (Lc 17.21). Este Reino que est dentro de ns a extenso do mistrio da salvao. a presena de Deus entre ns e o senso dessa presena em tudo que fazemos e falamos. nessa presena divina que devemos fazer o que pudermos at que alcancemos a justia nesta terra.
3.4.4

A cruel situao em que a Igreja palestina tem vivido e continua a viver requer dela clareza de f e melhor delineamento de sua vocao. Temos estudado nossa vocao e a conhecemos melhor em meio ao sofrimento e dor: hoje portamos a fora do amor em vez da fora da vingana, uma cultura de vida em vez de morte. Essa uma fonte de esperana para ns, para a Igreja e para o mundo.
3.4.5

3.5 A ressurreio a fonte de nossa esperana. Assim como Cristo se levantou em vitria sobre a morte e o mal, ento ns tambm somos capazes, assim como cada habitante dessa terra o , de derrotar o mal da guerra. Permaneceremos uma Igreja que testemunha, perseverante e ativa na terra da ressurreio.

4. Amor
O mandamento do amor 4.1 Cristo, nosso Senhor, disse: "Assim como eu vos amei, que tambm vos ameis uns aos outros" (Jo 13.34). Ele j nos mostrou como amar e tratar nossos inimigos. Ele disse: "Ouvistes o que foi dito: Amars o teu prximo e odiars o teu inimigo. Eu, porm, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol, sobre justos e injustos (...) Portanto, sede vs perfeitos como perfeito o vosso Pai celeste (Mt 5.43-45, 48). So Paulo tambm disse: "No torneis a ningum mal por mal" (Rm 12.17). E So Pedro disse: "No pagando mal por mal ou injria por injria; antes, pelo contrrio, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados" (1 Pe 3.9). Resistncia 4.2 Essa palavra clara. Amar mandamento de Cristo, nosso Senhor, para ns e inclui tanto amigos como inimigos. Isso deve estar claro quando nos encontramos em circunstncias nas quais devemos resistir ao mal, seja de qual natureza for. Amar ver a face de Deus em cada ser humano. Cada pessoa meu irmo ou minha irm. Entretanto, ver a face de Deus em todos no significa aceitar o mal ou a agresso que realizam. Ao invs disso, o amor procura corrigir o mal e parar a agresso.
4.2.1

A injustia contra o povo palestino, a saber a ocupao israelense um mal ao qual se deve resistir. um mal e um pecado que devem ser confrontados e removidos. A responsabilidade primria quanto a isso repousa sobre os prprios palestinos que sofrem a ocupao. O amor cristo nos convida resisti-la. No entanto, o amor d fim ao mal ao trilhar os caminhos da justia. A responsabilidade tambm recai sobre a comunidade internacional, pois a lei internacional rege as relaes entre os povos hoje. A responsabilidade final recai sobre os perpetradores da injustia eles devem se libertar de seu mal e da injustia que impuseram sobre outros. Quando revemos a histria das naes, encontramos muitas guerras e bastante resistncia guerra por meio da guerra; violncia por meio da violncia. O povo palestino tem seguido o caminho das demais naes, particularmente nos primeiros passos de sua luta contra a
4.2.2

ocupao israelense. Entretanto, ele tambm se engajou na luta pacfica, em especial durante a primeira intifada. Reconhecemos que todos os povos devem encontrar novos caminhos de se inter-relacionarem e chegarem a uma resoluo para seus conflitos. O caminho da fora deve ceder espao ao caminho da justia. Isso se aplica, sobretudo, aos povos militarmente fortes, poderosos o suficiente para impor sua injustia aos mais fracos. Afirmamos que nossa opo, como cristos, em face ocupao israelense, resistir. A resistncia um direito e um dever para o cristo. Mas resistncia com amor como sua lgica. , portanto, uma resistncia criativa, pois deve encontrar formas humanas de despertar a humanidade do inimigo. Ver a imagem de Deus no rosto do inimigo significa assumir posio de resistncia luz dessa viso de resistncia ativa a fim de deter a injustia e obrigar o perpetrador a parar com sua agresso. Assim, se alcana o objetivo desejado, que o retorno terra, a liberdade, a dignidade e a independncia.
4.2.3

Cristo deixou um exemplo que devemos imitar. Devemos resistir ao mal, mas ele nos ensinou que no podemos resistir ao mal com o prprio mal. Esse um mandamento difcil, especialmente quando nosso inimigo est determinado a se impor e a negar nosso direito de permanecer aqui em nossa terra. um mandamento difcil, mas um mandamento. Alm disso, o nico que pode permanecer firme perante as claras declaraes das autoridades israelenses que negam nossa existncia, e s muitas desculpas que usam para continuar com a ocupao.
4.2.4

Resistir ao mal da ocupao est, ento, integrado ao amor cristo que rejeita o mal e o corrige. Ele resiste ao mal em todas as suas formas, com mtodos que fazem parte da lgica do amor, e direciona todas as energias na construo da paz. Podemos resistir por meio da desobedincia civil. No resistimos com a morte, mas sim com o respeito vida. Respeitamos e temos em alta estima todos aqueles que tm dado sua vida por nossa nao. Afirmamos que todo cidado deve estar pronto a defender sua vida, liberdade e terra.
4.2.5

Organizaes civis palestinas, bem como organizaes internacionais, ONGs e certas instituies religiosas convocam indivduos, empresas e estados a bloquearem investimentos e realizarem um boicote econmico e comercial a tudo produzido pela ocupao. Entendemos que isso integra a lgica da resistncia pacfica. Essas campanhas pelos diretos humanos devem ser realizadas com coragem, aberta e sinceramente, proclamando que no procura vingana, mas sim o fim do mal existente, libertando tanto o perpetrador como as vtimas da injustia. O alvo libertar os dois povos das posies extremistas assumidas por diferentes governos israelenses, trazendo tanto justia como reconciliao. Neste esprito e com essa dedicao alcanaremos, por fim, a to sonhada soluo de nossos problemas. Foi assim que aconteceu na frica do Sul e com outros movimentos pela liberdade no mundo.
4.2.6

4.3 Atravs de nosso amor, superaremos injustias e lanaremos as bases de uma nova sociedade para ns e nossos opositores. Nosso futuro e o deles so um s. Ou o ciclo de violncia destruir ambos ou a paz beneficiar ambos. Conclamamos Israel a desistir da injustia contra ns, a no distorcer a verdade, dizendo que a ocupao uma batalha contra o terrorismo. As razes do "terrorismo" esto na injustia humana cometida e no mal da ocupao. Ambos devem ser removidos se houver sincera inteno de se acabar com o "terrorismo". Convidamos o povo de Israel a ser nosso parceiro na paz e no no ciclo interminvel de violncia. Resistamos juntos ao mal da ocupao e ao ciclo infernal da violncia.
9

5. Mensagens
Mensagem a nossos irmos na f 5.1 Todos nos deparamos hoje com uma estrada bloqueada e um futuro que s promete angstias. Nossa palavra a nossos irmos cristos de esperana, pacincia, perseverana e novas aes para um futuro melhor. Nossa palavra que, como cristos, carregamos uma mensagem e continuaremos a carreg-la a despeito dos espinhos, do sangue e da dificuldade cotidiana. Colocamos nossa esperana em Deus, que nos dar alvio em seu prprio tempo. Enquanto isso, continuamos a agir de acordo com Deus e sua vontade, construindo, resistindo ao mal e aproximando o dia de justia e paz. 5.2 Dizemos aos nossos irmos e irms em Cristo: tempo de arrependimento. O arrependimento nos leva de volta comunho do amor com todos os que sofrem: os presos, os feridos, os afligidos por deficincias temporrias ou permanentes, as crianas que no podem desfrutar de sua infncia, os que perderam um ente querido. A comunho do amor diz a cada crente em esprito e em verdade: se meu irmo est preso, eu estou preso; se a casa dele est destruda, minha casa est destruda; se meu irmo morto, ento eu tambm sou morto. Enfrentamos os mesmos desafios e compartilhamos tudo o que acontece e que ir acontecer. Talvez, como indivduos ou lderes eclesisticos, ficamos em silncio quando deveramos ter erguido nossa voz para condenar a injustia e participar do sofrimento. tempo de nos arrependermos de nosso silncio, indiferena, falta de comunho seja porque no perseveramos em nossa misso nesta terra, abandonando-a; seja porque no pensamos e agimos o suficiente em busca de uma viso nova e integrada, permanecendo divididos, contradizendo nosso testemunho e enfraquecendo nossa palavra. Arrependimento por nos importarmos com nossas prprias instituies, s vezes custa de nossa misso, silenciando assim a voz proftica dada s igrejas pelo Esprito. 5.3 Convocamos os cristos a perseverarem nessa poca de provaes, assim como ns temos feito por sculos atravs da sucesso de Estados e governos. Sejam pacientes, perseverantes e cheios de esperana para que encham tambm com esperana o corao de cada irmo e irm que passa pela mesma provao. Estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razo da esperana que h em vs (1 Pe 3.15). Sejam ativos e participem de qualquer sacrifcio que a resistncia requerer, desde que em conformidade com o amor, a fim de superar nossa atual labuta. 5.4 Somos poucos, mas nossa mensagem grandiosa e importante. Nossa terra necessita urgentemente de amor. Nosso amor uma mensagem ao muulmano e ao judeu, bem como ao mundo. Nossa mensagem aos muulmanos uma mensagem de amor e coexistncia e um convite a rejeitar o fanatismo e o extremismo. tambm uma mensagem ao mundo de que os muulmanos no devem ser estereotipados como inimigos, nem caricaturados como terroristas. Em vez disso, devemos conviver em paz e envolv-los no dilogo.
5.4.1

10

Nossa mensagem aos judeus : embora tenhamos nos enfrentado no passado recente e continuemos assim at hoje, somos capazes de amar e viver juntos. Podemos organizar nossa vida poltica, com toda a sua complexidade, de acordo com a lgica e o poder do amor, depois de acabar com a ocupao e estabelecer a justia.
5.4.2

A mensagem de f diz a qualquer um engajado na atividade poltica: o ser humano no foi feito para o dio. No permitido odiar, nem permitido matar ou ser morto. A cultura do amor a cultura da aceitao mtua. Atravs dela nos aperfeioamos e lanamos as bases da sociedade.
5.4.3

6. Mensagem s Igrejas do mundo


6.1 Nossa mensagem s Igrejas do mundo , em primeiro lugar, de gratido pela solidariedade que tm nos mostrado por meio de palavra, ao e presena entre ns. uma palavra de apreciao s muitas Igrejas e cristos que apoiam o direito do povo palestino autodeterminao. uma mensagem de solidariedade com os cristos e igrejas que tm sofrido por defenderem a lei e a justia. Entretanto, tambm um chamado ao arrependimento; a rever posies teolgicas fundamentalistas que apoiam opes polticas injustas para com o povo palestino. um convite a permanecer ao lado do oprimido e preservar a Palavra de Deus como boas novas, em vez de fazer dela uma arma para abater o oprimido. A Palavra de Deus de amor por toda sua criao. Deus no aliado de uma parte contra a outra, nem o oponente de um lado contra o outro. Deus o Senhor de todos e ama a todos, exigindo justia e dando-nos os mesmos mandamentos. Pedimos s nossas Igrejas-irms que no ofeream uma maquiagem teolgica para a injustia que sofremos, para o pecado da ocupao. Nossa pergunta hoje aos irmos e irms nas Igrejas : Vocs podem nos ajudar a conseguir de volta nossa liberdade? Pois s assim que vocs podem ajudar dois povos a alcanar justia, paz, segurana e amor. 6.2 A fim de compreender nossa realidade, dizemos s Igrejas: venham e vejam. Nosso papel consiste em faz-los conhecer a verdade e acolh-los como peregrinos que vm para orar e cumprir uma misso de paz, amor e reconciliao. Vocs conhecero os fatos e o povo desta terra, tanto palestinos como israelenses. 6.3 Condenamos todas as formas de racismo, seja religioso ou tnico, incluindo o antissemitismo e a islamofobia. Convocamos vocs a condenar o racismo e a se opor a todas as suas manifestaes. Ao mesmo tempo, os convocamos a dizer a verdade e a defend-la no que diz respeito ocupao israelense. Como j foi dito, vemos o boicote e o desinvestimento como ferramentas no-violentas em favor da justia, da paz e da segurana para todos.

7. Mensagem comunidade internacional


Nossa mensagem comunidade internacional pelo fim de "dois pesos e duas medidas", e pela insistncia na aplicao das resolues internacionais que tratam do problema palestino. A aplicao da lei internacional de forma seletiva pode nos deixar merc da lei do mais forte. Essa atitude legitima o protesto feito por certos grupos armados e afirma que a comunidade
11

internacional s compreende a lgica da fora. Portanto, pedimos uma resposta s propostas j mencionadas, feitas por instituies civis e religiosas: a formao de um sistema de sanes econmicas e boicote a ser aplicado a Israel. Reiteramos que no se trata de vingana, mas de uma ao sria com o fim de alcanar a paz justa e definitiva que por termo ocupao israelense dos territrios palestinos e outros territrios rabes, e que garantir segurana e paz para todos.

8. Lderes religiosos judeus e muulmanos


Finalmente, dirigimos nosso apelo aos lderes religiosos e espirituais judeus e muulmanos, com os quais compartilhamos a mesma viso de que todo ser humano criado por Deus e dotado da mesma dignidade. Vem da nossa obrigao de defender o oprimido e a dignidade que lhe foi conferida por Deus. Vamos juntos ultrapassar as posies polticas que s tm fracassado at agora e que continuam nos levando por caminhos de fracasso e sofrimento.

9. Mensagem ao povo palestino e israelense


9.1 Este um convite para ver a imagem de Deus em cada uma de suas criaturas. um convite para superar as barreiras do medo ou da raa, a fim de estabelecer um dilogo construtivo, saindo do ciclo de infindas manobras que s visam manter a situao tal como est. Nosso apelo para chegarmos a uma viso comum, edificada na igualdade e no compartilhar, no em superioridade, negao do outro ou agresso, sob o pretexto do medo e da segurana. Dizemos que o amor possvel, que a confiana mtua possvel. Sendo assim, a paz possvel, e a reconciliao definitiva tambm. Ento, se alcanar justia e segurana para todos. 9.2 Educar importante. Programas educacionais podem nos ajudar a conhecer o outro tal como ele , em vez de v-lo pelo prisma do conflito, da hostilidade e do fanatismo religioso. Programas educacionais atualmente em vigor esto infectados pela hostilidade. Chegou a hora de comear uma nova educao que permita ver a imagem de Deus no prximo e que declare que somos capazes de amar uns aos outros, construindo juntos nosso futuro em paz e segurana. 9.3 Tentar fazer do estado um estado religioso, judaico ou islmico, o sufoca e o deixa confinado a fronteiras limitadas. Ele se transforma em um estado que pratica a discriminao e a excluso, preferindo um cidado em detrimento do outro. Apelamos tanto a judeus como a muulmanos: deixe o estado ser um estado para todos os seus cidados, com uma viso baseada no respeito pela religio, mas tambm pela igualdade, justia, liberdade, respeito pelo pluralismo e no na dominao de uma religio ou de uma maioria numrica. 9.4 Aos lderes da Palestina, dizemos que as atuais divises nos enfraquecem e causam mais sofrimento. No h o que justifique essas divises. Pelo bem do povo, que deve valer mais do que partidos polticos, a diviso deve terminar. Apelamos comunidade internacional que d seu apoio a esta unio e que respeite a vontade do povo palestino, livremente expressada. 9.5 Jerusalm a base de nossa viso e de toda a nossa vida. Ela a cidade a quem Deus deu particular importncia na histria da humanidade. Todos os povos se dirigem a ela e l se
12

encontraro em amizade e amor na presena do Deus nico, segundo a viso do profeta Isaas: Nos ltimos dias acontecer que o monte da Casa do Senhor ser estabelecido no cimo dos montes e se elevar sobres os outeiros, e para ele afluiro todos os povos. (...) Ele julgar entre os povos e corrigir muitas naes; estas convertero as suas espadas em relhas de arados e suas lanas em podadeiras; uma nao no levantar a espada contra outra nao, nem aprendero mais a guerra (Is 2.2, 4). Hoje, a cidade habitada por dois povos diferentes de trs religies distintas. Qualquer soluo poltica deve ser baseada nessa viso proftica e nas resolues internacionais concernentes totalidade de Jerusalm. Essa a primeira questo que deve ser negociada, uma vez que o reconhecimento da santidade de Jerusalm e sua mensagem ser fonte de inspirao para que se encontre a resposta de todo o problema. E o problema , em geral, de confiana mtua e habilidade de estabelecer uma nova terra na terra de Deus.

10. Esperana e f em Deus


Na ausncia de toda esperana, clamamos por esperana. Cremos em Deus, bom e justo. Cremos que a bondade de Deus finalmente triunfar sobre o mal do dio e da morte que ainda persistem em nossa terra. Veremos aqui uma nova terra e um novo ser humano, capaz de se levantar no esprito de amor pelos seus irmos e irms.

13

Anda mungkin juga menyukai