Anda di halaman 1dari 2

Hegel defendia a ideia de que todas as verdades so humanas e basicamente subjetivas.

Enquanto filsofos anteriores(como Kant) tentavam determinar critrios para o que o homem pode saber sobre o mundo, estabelecendo premissas atemporais para o conhecimento humano sobre a realidade, Hegel afirmava no ser possvel concebermos essa atemporalidade, pois as bases do conhecimento mudam de gerao para gerao, tornando-se impossvel, portanto, a existncia de verdades eternas. Segundo a concepo filosfica hegeliana, a razo no pode ser desvinculada do tempo. ~ Assim, Hegel desenvolveu uma forma histrica de pensar, segundo a qual, uma filosofia ou pensamento no podem ser separados do seu contexto social e histrico. Um aspecto que influenciou muito foi a revoluo francesa. (falar um pouco sobre a revoluo francesa, a queda do absolutismo, falar sobre o renascimento, a mudana do teocentrismo para o antropocentrismo).Um aspecto interessante que a filosofia de Hegel est interessada em superar as contradies que existem na sociedade, Hegel caminha pela via da subjetividade, dentro desse aspecto da subjetividade a preocupao de Hegel estudar a sociedade por meio de um mtodo que seja realmente valido e que sirva para compreender tanto as contradies como as evolues da historia, chama esse mtodo de dialtica. Na dialtica, segundo Hegel uma releitura da filosofia antiga de Scrates e Plato, essa evoluo da historia ou do homem da historia, se da por meio de tese, anttese e sntese. Para Hegel a tese o estado natural do homem (ou seja, o ser humano dentro das suas percepes intelectuais e como ele v e interage com o mundo). Esse mundo, para Hegel, o mundo universal (e no, particular como dizia Marx), a questo do estado que detm todo o poder e toda a condio de fazer com que o ser humano se realize. Anttese so todas aquelas contraposies ao estado, toda a vez que eu, no meu estado de natureza, sou contrario ao estado, contraria ao contrato social, nesse momento eu me torno a anttese do estado e a anttese desse sistema, isso porque o ser humano s existe se for vinculado ao estado(o ser humano sem RG, sem CPF e sem possibilidade de mudar no existe para o estado). Dessa maneira a anttese se contrape a essa questo. Sntese, segundo Hegel, a sociedade se constri a partir da sntese, uma vez que nos temos uma sntese, ou seja, aquilo que o estado prope como racionalidade para o individuo, ou seja, as leis, medida que eu supero as minhas contradies, diferente de Marx que diz que essas contraes esto no estado, e Hegel diz que esto no individuo, na medida em que eu supero essas contradies nesse momento eu construo uma sntese e a historia evolui, porque eu estou evoluindo dentro a minha subjetividade.

Um aspecto dentro da subjetividade de Hegel: conscincia( real:quem eu sou socialmente e psrealidade:quem eu posso ser socialmente.) Ps-realidade a possibilidade. Quando fala de dialtica, nos temos a tendncia de ver a anttese como algo que contraria a tese, quando Hegel fala que a anttese o nosso prprio estado de natureza e diz que o estado de natureza contrario ao Estado. Hegel afirma que a anttese um processo de autoconscincia em direo a razo.

A razo humana progressiva, ou seja, caminha conforme o progresso da humanidade, acrescentando sempre algo de novo ao que j existe.

Subjetividade em relao aspecto religioso: Hegel vai fazer a construo de um pensamento que segundo ele o esprito objetivo da historia (ruah= sopro), o esprito que move a sociedade, que vai ser esprito absoluto o movimento social, o progresso.

Anda mungkin juga menyukai