Anda di halaman 1dari 12

Tattwas

Programa de L.V.X.

ltima alterao feita em 6 de julho de 2011 e.v.

NDICE

1 A Clarividncia ......................................................................................... 3 2 Os Tattwas ................................................................................................. 4 2.1 Smbolos dos Tattwas. ...................................................................... 5 2.2 Horas dos Tattwas ............................................................................. 6 2.3 Operao ........................................................................................... 7 3 Prana ........................................................................................................ 10 4 Tabela de Propriedades ........................................................................... 12 5 Bibliografia.............................................................................................. 12

TATTWAS

A CLARIVIDNCIA

O tema da clarividncia deve ser sempre considerado como de mximo interesse por todos os que aspiram ao adeptado, inclusive em seus graus mais baixos. Nos encontramos frequentemente com duas atitudes opostas sobre o mesmo, tanto no mundo externo como entre nossos membros mais jovens. Ambas as atitudes so um estorvo para o seu estudo correto e, por conseguinte, precederei minhas notas com algumas palavras sobre cada uma delas. A primeira o medo da clarividncia. A segunda uma estimada despreocupao quanto ao seu valor. Ambas as atitudes surgem de um mal entendido sobre seu verdadeiro carter. As pessoas acreditam que, de algum modo, o poder da clarividncia algo que se obtm dos poderes do mal, e o seu exerccio por queles que a usam sob a influncia do mesmo. Alm do mais, tambm creem que o poder da clarividncia lhes trar uma grande quantidade de problemas, e lhes proporcionar um caminho curto e fcil para a informao e objetivo desejado. De fato, ambas as coisas podem ser conseguidas quase que vontade. E alm do mais, um tal poder no satisfar totalmente uma das curiosidades do estudante superficial? O clarividente devidamente treinado no deve temer que devido ao seu uso se expor aos poderes do mal. O clarividente natural e sem treinamento que est em perigo. O treinamento lhe dar o conhecimento, a disciplina e proteo suficientes para manter-se a salvo de ataque dos poderes adversos. Por outro lado, aquele que deseja se meter em problemas e adquirir um conhecimento ao qual no tem o direito, saiba com certeza que esse poder s pode ser conseguido e exercitado com segurana com o suor do seu prprio esforo. Aquele que apenas busca gratificar sua curiosidade terminar mortificado por suas decepes ou perturbado por descobertas que preferiria no ter feito. A clarividncia treinada, humilde e irreverente, um grande dom, que abre as portas de novos mundos e de profundas verdades, tirando-nos de si prprios para incluir-mo-nos no grande fluxo e refluxo do corao de Deus. - Notas de Frater M.H. e Frater F. R. As primeiras experincias com clarividncia, segundo se ensinava na Golden Dawn, eram feitos com os smbolos dos Tattwas.

COLLEGIUM AD LUX ET NOX

OS TATTWAS

As condies que tornam a vida possvel na terra, seja humana, animal ou vegetal, so derivadas do Sol, e.g., luz, calor, eletricidade, magnetismo, etc. Isso chamado de a vida do Sol, ou Prana Solar. O Prana Solar comunicado com a terra atravs de ondas de vibrao atravs do espao. Estas ondas possuem comprimentos variados, mas todas atravessam o vazio em um complexo sistema. Para ilustrar melhor este concito, imagine uma orquestra. Todas as ondas de som, desde as notas do fagote at as da flauta, esto todas passando ao mesmo tempo pelo seu ouvido, porm ainda podem ser diferenciadas pelo nosso aparelho auditivo. [...] Outro exemplo so as ondas de cor provindo de uma paisagem; todas desde as ondas de cor mais rpidas como as do vermelho at as mais lentas como as do azul, passando ao mesmo tempo o espao, at serem captadas pelo nosso olho. Os Pranas Solares sero melhor compreendidos considerando seus efeitos na matria visvel e tangvel, e devero sempre ser chamados por seus nomes em snscrito, que no possuem outra conotao (para ns), sendo menos suscetveis confuso. Ento primeiramente considere o processo pelo qual Mulaprakriti ou matria do mundo moldada em um planeta. Primeiramente ele inerte, como se estivesse em descanso, uma nuvem sem forma de uma matria finamente distribuda tendo em si apenas o potencial da forma e substncia; esta a condio chamada AKASA. Ento o movimento comea, a massa girada em uma forma esfrica e torna-se uma nebulosa. Esta condio chamada VAYU. Agora imagine as partculas infinitesimalmente pequenas, girando ao redor uma das outras e colidindo-se, gradualmente desenvolvendo calor e incandescncia, at que a nebulosa torna-se uma massa fogosa. Esta condio chamada TEJAS. Gradualmente ela esfria, mas continua fludica; esta condio chamada APAS. Mais adiante, com o passar do tempo, a massa fluida solidifica-se e torna-se um globo ou planeta. Esta condio chamada de PRITHIVI. Estes nomes devero ser aprendidos e associados com as condies a que se referem, precisamente. Ser visto que eles correspondem com grande preciso queles estados de energia matria comumente chamada de quatro elementos. Deste modo Vayu possui as qualidades do Ar, Tejas do Fogo, Apas da gua e Prithivi da Terra. Mas como estas palavras esto

TATTWAS

limitadas fala comum1, no aconselhvel us-las ao falar ou pensar sobre os Tattwas. O Akasa nesta conexo representaria a condio negativa ou passiva do resto. Outra ilustrao til pode ser encontrada considerando a operao dos Tattwas na ordem reversa: como na qumica normal temos um composto conhecido como H2O, em temperaturas e condies normais lquido. Caso seja submetido refrigerao ele se torna slido, chamado na terminologia dos elementos, Prithivi ou Terra. Este estado resulta da ao de Prithivi sobe o H2O. Agora suponha que o calor aplicado: o pedao de gelo derrete e a substncia retorna ao seu estado Elemental gua. Agora ele est sob o Tattwa Apas. Continuemos a aumentar o calor sob o Tattwa de Tejas e a gua torna-se vapor, e est sob o Tattwa de Vayu. O vapor difunde, ele entra na condio do Tattwa Akasa, com o potencial de condensao e retornando terra como chuva. A partir destas ilustraes o estudante dever estar apto a obter uma clara concepo da natureza dos Tattwas, observando-os sempre como mais ou menos arbitrrias divises do Prana Solar.

2.1 SMBOLOS DOS TATTWAS.


Foi considerado conveniente denotar cada Tattwa por um smbolo convencional especializado tal para figura, forma e cor. Estes smbolos no so selecionados arbitrariamente, mas so derivados da forma da onda, sua freqncia e seu efeito formativo na substncia etrica. Isso, no entanto, to complexo e difcil de investigar que o estudante aconselhado a adiar essa considerao no presente, e considerar os smbolos como sendo meramente formas convencionais suficientemente apropriadas para faz-las fceis de lembrar. Akasa (A) Tejas (B) Apas (C) Vayu (D) Prithivi (E)

Eheieh

Yehovah Tzabaoth

Elohim Tzabaoth

Shaddai El Chai

Adonai HaAretz

I.e., Terra no o cho onde pisamos, gua no a matria lquida que bebemos, Ar no a mistura de gases que respiramos e Fogo no aquilo que usamos para preparar um bom churrasco. Alguns paralelos so feitos com as qualidades destas coisas, mas isso no significa que so iguais.

COLLEGIUM AD LUX ET NOX

6
Gabriel Taliahad Rafael Chassan Auriel Phorlakh

Michael Aral

Desta forma Akasa simbolizado por uma figura ovalada em prpura escura ou ndigo2. Um ovo como sendo a raiz e origem da vida notoriamente apropriado como um smbolo da vida latncia da fora vital, a fora dentro do ovo antes de ele ser estimulado em atividade visvel; e prpura eminentemente uma cor de repouso. Vayu simbolizado por um crculo de azul claro, o ar sendo obviamente uma esfera de cor azul. Existem algumas opinies diferentes quanto correta escurido do azul, que varia com pessoas diferentes: a melhor regra tentar reproduzir o mais profundo e bonito azul celeste que o estudante j tenha visto. (...) Tejas simbolizado por um tringulo de chama vermelha, a forma e a cor sendo obviamente apropriados. Apas simbolizado por uma crescente prateada, aludindo Lua como regente das guas, e sua cor prateada quando no est refletindo o cu ou qualquer objeto terrestre3. Prithivi simbolizado por uma forma quadrada de cor amarela, a estabilidade da terra sendo denotada pelo quadrado ou cubo4; desde que a forma perfeita da terra segundo os alquimistas o ouro, a cor amarela apropriada.

2.2 HORAS DOS TATTWAS


O conceito tradicional dos Tattwas que eles so uma corrente vital de ter ou de fora os Pranas Hindus que brotam do sol como um rio contnuo. Este rio quntuplo, e flui ao redor de toda a nossa Terra, vitalizando sua substancia astral ou esfera de sensao. Ou seja, os Tattwas so as correntes ou sub-planos da Luz Astral. A teoria que Akasa mais
2 3

To escuro que parece preto. Sabe-se que a lua possui efeito sobre as mars (alta e baixa), graas a efeitos gravitacionais. 4 Com todos os ngulos retos e perfeitos.

TATTWAS

forte ao amanhecer, quando o sol nasce, e que seu poder continua por um perodo de 24 minutos, at que sua fora diminui e se dissipa dando lugar a Vayu, o Ar. Este tambm persiste pelo mesmo perodo de tempo. Acreditase que cada Tattwa ou corrente de fora existe potentemente durante determinado perodo de tempo, e que ao final do mesmo desemboca-se no Tattwa seguinte, segundo a ordem dada anteriormente. Quando a corrente de Prithivi se esgota o ciclo volta Akasa e continua na mesma ordem, cada ciclo de cinco Tattwas levando duas horas. Visto que em nosso plano os elementos no podem existir em estado puro, sem se misturar, sem que dentro dele mesmo, seno que dentro de si mesmos contenham os constituintes dos demais (ou de outra maneira, possuem diversos graus ou planos de sua prpria substancia), cada Tattwa se subdivide em cinco correntes ou planos. Akasa de Akasa, Esprito de Esprito, seria a forma mais pura ou tnue do elemento em questo, a natureza integral do esprito sua essncia mais elevada. Vayu de Akasa se referiria a sua qualidade area; Tejas de Akasa, seu aspecto fogoso e dinmico; Apas de Akasa, a sua fase fludica e aqutica, ainda que Prithivi de Akasa, seria sua fase mais terrestre, o aspecto de seu poder que mais estreitamente entre os demais est em contato com a terra. A mesma diviso quntupla, na mesma ordem, se aplica igualmente aos demais elementos. Insiste-se fortemente para que o estudante construa os smbolos por si mesmo e que para trabalhar tenha sempre em mo um conjunto completo. O Tattwa simples deve ser feito de 6,30 cm de comprimento. Recomenda-se o uso de papel de cor, em vez de aquarelas, por serem mais brilhantes. Os esmaltes, que hoje em dia so fceis de conseguir, podem tambm ser usados com magnfico efeito. Se preferir, os smbolos podem ser cortados de papeis coloridos, devendo col-los, ento, sobre cartas em branco com a extenso da figura acima. Um sub-tattwa, ou Tattwa composto, indica-se pintando ou fixando-se sobre o smbolo principal um smbolo menor ou sub-elemento correspondente. Assim, no caso de Tejas de Prithivi (o Fogo de Terra) o smbolo de Prithivi que o principal, deve ser feito fixado sobre a cartolina num quadrado de 6,30 cm, e logo um tringulo vermelho de 1,50 cm de lado, no seu centro. tambm de grande utilidade, escrever-se no verso da carta os Nomes Divinos e Anglicos pertinentes.

2.3 OPERAO
A forma de usar estes smbolos dos Tattwas para a clarividncia bastante simples. O exemplo seguinte se refere ao elemento de Prithivi a

COLLEGIUM AD LUX ET NOX

Terra, o quadrado amarelo mas o mesmo se aplica igualmente ao restante dos smbolos. Ainda que o mtodo seja simples, ainda est a prova dos ignorantes, e, portanto, sua descrio deve ser lida vrias vezes. Que o estudante se sinta tranquilo e calmo, sentado em uma sala, que pegue a carta com smbolo do quadrado amarelo. Tendo-a nas mos, que se olhe para ela fixamente durante 20 segundos. Que transfira rapidamente sua ateno do smbolo a uma superfcie branca qualquer tal como o teto ou uma folha em branco especial para a ocasio que se dever ter a mo, e ver por uma ao de tica reflexa, a mesma forma, porm em uma cor diretamente complementar. Quer dizer, a forma ser de um azul lavanda luminoso ou de malva plido lcido, dependendo por completo da tonalidade do amarelo usado e das condies luminosas ambientais prevalecentes na hora do experimento. Em seguida, assim que conseguir ver este quadrado malva, que feche seus olhos e se esforce para visualiz-lo, na imaginao como se estivesse de p diante dele. Uma vez que voc o tenha percebido claramente com o olho da mente, que o estudante imagine que o dito objeto aumenta de tamanho e se faz suficientemente grande como para poder passar atravs dele. O passo seguinte imaginar que se est efetivamente passando atravs do quadrado, como se tratasse de uma porta. O melhor mtodo para consegui-lo comeando com o Sinal do Nefito o Sinal do Entrante que aquele que busca alcanar a Luz. Trata-se essencialmente de um signo de projeo, cujo efeito deve ser o de haver se projetado efetivamente atravs desta porta ou passagem. Se recomenda que neste ponto, o estudante se ponha de p e que (deve estar visualizando o quadrado aumentado com olhos fechados) faa fisicamente o citado Sinal de Hrus, j se imaginado estar do outro lado, e ai ento deve se sentar para dar comeo viso. Outro conjunto de instrues ensina da seguinte maneira: Primeiro meditar sobre o elemento selecionado, aprofunde-se, se est trabalhando com o elemento fogo, sinta-se quente, se com o elemento gua, mido, e assim sucessivamente, coordenando todo o tempo o smbolo com suas prprias sensaes. E continuando, deixando o smbolo de lado, feche os olhos, esforce-se em projetar e a aumentar o smbolo diante de si, considerando-o como uma porta que voc ir atravessar... Querer passar deliberadamente pela porta. Imaginar que se pode ouvir a porta fechando-se atrs de voc. E ainda outra verso escrita por D.D.C.F., que diz o seguinte: Construir o desenho, sua forma e cor, na aura aksica to claramente quanto aparece na forma material na viso exterior. Transferir o esforo

TATTWAS

vital deste nervo tico percepo mental (ou viso-pensamento) que algo bem diferente da viso ocular. Que uma forma de percepo a outra. Produzir a realidade da viso onrica em estado de viglia mediante a vontade positiva... A continuao, mantendo-se abstrado do ambiente circundante e concentrado no smbolo e em suas ideias correlativas, se pretende ter uma percepo de alguma cena, panorama ou viso do plano correspondente. Isto pode ser conseguido, tambm, mediante uma sensao de abrir, como no correr de uma cortina e observar o interior do smbolo que est diante de voc. A ideia principal imaginar o smbolo, e sua cor complementar, como se fosse uma porta pela qual pudssemos passar. Uma vez imaginado e feito tal processo, h de perceber com claridade o quadrado malva (neste exemplo), atrs de voc, o vidente deve fazer um esforo para olhar ao seu redor. Que se esforce em tentar ver objetos, entidades, ou algum tipo de paisagem. Estes, quase sempre tomam a forma de plidas imagens esttica vistas como que com a mente ou com o olho da imaginao. Podem aparecer colinas, cerradas, roas, grandes penhascos pardos, mas o que mais importante, que devemos ter a forte sensao de estarmos dentro do elemento; o vidente deve compreender como nunca a verdadeira natureza, a alma da terra. Antes que no ocorra mais nada, os nomes relativos ao elemento devem ser vibrados, comeando com o nome de Deus. O estudante deve vibr-los varias vezes, lenta e audivelmente. Assim, primeiro vibraria Adonai-ha-Aretz, trs ou quatro vezes, logo depois o nome de Auriel, o arcanjo de terra, seguido do nome de Phorlakh, o Anjo de terra. Normalmente isto ser suficiente, e ainda tambm podem ser usados os nomes do elemento, e do quadrante em hebraico. Sero percebidas algumas mudanas na paisagem, esta se tornar viva e dinmica, e a sensao do elemento se tornar ainda mais clara e definitivamente vivida. Tambm pode aparecer algum tipo de ser cujas caractersticas pertenam ao elemento de terra, e cujas tnicas, cores e demais ornamentos, estejam nas cores apropriadas. Sob nenhuma circunstancia o vidente deve estar s nesta porta; deve sempre esperar at que um dos ditos seres elementais ou guias apaream, e deve continuar a vibrar os nomes divinos at que um assim o faa, ou at ter a sensao de que um est presente. s vezes acontece que alguns estudantes no tem uma viso clara desses seres ou ocorrncias, seno mais que uma ligeira percepo, intuio ou instinto poderoso de que tal coisa est acontecendo, de que um tal tipo esteja presente. Com frequncia, este mais digno de confiana que o uso da viso ou de qualquer outro sentido.

COLLEGIUM AD LUX ET NOX

10

Uma vez que o guia tenha feito sua apario, deve ser posto prova por todos os meios disposio do vidente. Em primeiro lugar, ele prprio ter assumir o Sinal do Grau, ao qual o elemento est referindo. Em nosso exemplo se far o Sinal de Nefito5, tanto fisicamente quanto astralmente, levantando o brao direito at formar um ngulo de 45. O guia deve responder com o mesmo Sinal, ou com qualquer outro que se prove que pertena ao elemento, ou que o mesmo foi enviado para atuar como guia. Se houver algum tipo de engano, estes sinais lhe causaro mal estar, ou a viso se dissipar, ou guia desaparecer. Tambm deve-se perguntar, clara e deliberadamente, se o mesmo vem atuar em nome do Deus apropriado. Se tudo parece satisfatrio ao vidente, e suas dvidas desapareceram, pode-se seguir o guia aonde quer que esse lhe conduza, notando cuidadosamente para onde este se dirige, e lhe fazendo perguntas sobre o elemento ou sobre qualquer coisa que voc veja. Deve fazer-se aqui uma observao muito importante. Nestes planos sutis, ou melhor dizendo, nos domnios internos destes smbolos, a forma adquire uma inclinao simblica que ns, terrestres, temos obscurecido, seno perdido. Unicamente os seres humanos se cobrem com vestimentas cuja forma e cor no guardam relao com o prprio carter. Inclusive em nosso prprio plano, as vestimentas animais esto carregadas de significado, e no plano astral isto acontece muito mais enfaticamente. Poderia ser um elemental, com algum propsito pessoal, se disfarando temporariamente, dando um aspecto semelhante ao seu, mas nos do certos procedimentos definidos para tratar com eles.

PRANA

Entre as inmeras foras que emanam do Sol, fertilizando e interpretando as prprias energias dos orbes fsicos que compem o seu sistema planetrio, a pedagogia espiritual do Oriente destaca trs que so as mais importantes e teis ao conhecimento da humanidade atual. So elas: Fohat, que conhecido no Ocidente por eletricidade, e que pode transformar-se em calor, magnetismo, luz e fora ou movimento; Kundalini, ou fogo serpentino, energia solar muito vigorosa, que se concentra no seio da Terra e depois flui violentamente para a periferia, ativando as coisas e os seres num impulso dinmico de alto poder transformativo e criativo; finalmente, a terceira fora ou elemento o Prana, cuja energia ou Vitalidade em potencial responsvel por todas as manifestaes da vida no Universo.

Sinal da Terra

11

TATTWAS

O Prana est em todos os fenmenos do mundo exterior da matria, assim como tambm nutre a vida no mundo oculto espiritual, mental, astral e etreo. Essas trs manifestaes energticas emanadas do Sol, que o centro principal da Vida na Terra, conhecidas no Oriente por Fohat, Kundalini e Prana, jamais se transformam noutras formas de energias, pois tais elementos so tipos especficos, parte, que atendem exclusivamente s necessidades e funes que mencionamos. Alis, Prana palavra de origem snscrita e traduzida textualmente, quer dizer sopro de vida, ou energia vital. Para os orientais e principalmente entre os hindus ela possui significao mais ampla, sendo considerada a manifestao centrfuga de um dos poderes csmicos de Deus. Para a escolstica hindu s h uma Vida, o Prana, tido como a prpria Vida do Logos! Prana a vida manifestada em cada plano de atividade do Esprito eterno; o sopro vital de cada coisa e de cada ser. Na matria ele a energia que edifica e coordena as molculas fsicas, ajustando-as de modo a comporem as formas em todos os reinos, como o mineral, o vegetal, o animal e o humano. Sem Prana, sopro indispensvel, no haveria coeso molecular nem a conseqente formao de um todo definido, pois ele que congrega todas as clulas independentes e as interliga em ntima relao sustentando as formas. A coeso celular formada pelo Prana assegura a existncia de uma conscincia vital instintiva, garantindo uma unidade sensvel e dominante, que atua em todos os demais planos internos da Vida. A palavra Prana, como a energia mais conhecida na ndia, ptria original do Yoga, derivada do snscrito Pra e de Na (respirar, viver). Logo, etimologicamente significa sopro vital. No Japo, a energia conhecida como Ki. Na China, a energia conhecida como Chi. As energias que os seres vivos absorvem e metabolizam so provenientes de fontes variadas: o Sol, o espao infinito, o prprio planeta, etc. Os ocultistas orientais dividiram essas energias em trs grupos distintos: Fohat (eletricidade): energia conversvel em calor, luz, som, movimento, etc.; Prana (vitalidade): energia integrante que coordena as molculas e clulas fsicas e as rene num organismo definido; Kundalini (fogo serpentino): energia primria, violenta, estruturadora das formas. proveniente do centro do planeta.

COLLEGIUM AD LUX ET NOX

12

TABELA DE PROPRIEDADES
A tabela a seguir foi extrada do Liber 777.

Tattwa Nome Divino6

Akasa Yeheshuah [Eheieh : Agla] Arcanjo Anjo Quadrante Elemento Sinal7 A -

Tejas Elohim

Prithivi Adonai [HaAretz] Michael Gabriel Raphael Auriel Aral Taliahad Chassan Phorlak Darom (S) Maareb Mezrach Tzaphon (O) (L) (N) B C D E Sinal de Sinal de Sinal de Sinal de Philosophus Practicus Zelator Nefito 4=78 3=88 2=98 1=108 (Deusa (Deusa (Deus Shu, (Deus ThoumAuramoth) suportando Seth Aesho cu) lutando) Neith)

Apas El

Vayu Yehovah

BIBLIOGRAFIA

Crowley, A., & Regardie, I. (1986). 777 And Other Qabalistic Writings of Aleister Crowley. Red Wheel/Weiser. Regardie, I. (2008). The Complete Golden Dawn System of Magic (2 ed.). New Falcon Publications.

6 7

Notem os nomes divinos do Ritual Maior do Pentagrama. E os sinais que tambm so usados no Ritual.

Anda mungkin juga menyukai