Anda di halaman 1dari 2

O que Negligncia:

Negligncia significa uma falta de cuidado, descuido, desateno, displicncia, e pode ser relacionado uma situao especfica, uma pessoa, um objeto, e etc, e um termo oriundo do latim. Negligncia tambm pode ser no intencional, quando algum no a comete propositalmente Neglicncia, em termos jurdicos, quando ocorre uma falta, com ou sem inteno, quando algum omite o cumprimento dos seus deveres, no faz algo que deveria ter sido feito, principalmente na rea da sade, como medicina, enfermagem, por exemplo, um mdico foi negligente por no ter ido verificar seu paciente durante a noite. Ser negligente com algo ou algum, por exemplo, abandonar a vtima, em um acidente de trnsito, ser negligente, e a pena est no Cdigo Penal Brasileiro.

Imprudncia x Negligncia x Impercia


Negligncia no sinnimo de imprudncia e nem de impercia, uma vez que imprudncia quando um indivduo se precipita ao agir, consiste numa precipitao no agir, e negligncia a falta de ateno com seus prprios atos. Imprudncia quando a pessoa deveria ter previsto um fato, e no o fez, seja por preguia, falta de ateno, e etc. J impercia, a falta de habilidade para praticar determinados atos que exigem certo conhecimento, por exemplo, quando pacientes que no tem nenhum ou pouco conhecimento na rea, tomam medicaes sem prescrio mdica.
Negligencia Temos como imprudente aquele que, atravs de uma conduta, afasta-se do mnimo que a apropriada execuo exige. O exemplo clssico de excesso de velocidade por motorista em noite chuvosa extremamente ilustrativo. Em contrapartida conceitua-se prudncia como uma relutncia de tomar riscos, que consiste em uma virtude de respeito aos riscos desnecessrios. Ou seja, imprudente aquele que faz quando no deveria fazer. Configura-se a impercia partir do despreparo do agente em exercer determinada funo onde Conhecimentos tcnicos so indispensveis para o sucesso da actividade ou profisso. O leigo que exerce artes medicinais, culminando este proceder em prejuzo ou dano para algum, demonstra-se como imperito. Ou seja, imperito aquele que no sabe fazer. Negligente demonstra-se o agente ao na prtica de proceder, que revele e caracterize omisso, em prejuzo de uma atitude que deveria ser originalmente positiva. Em negligncia incide, por exemplo, o enfermeiro que deveria realizar a troca diria de ataduras no ferido, e no o fazendo, agrava sua leso, ou o edificador que, sabendo que um lote depauperado produto foi enviado junto com os demais, no providencia sua inutilizao. Sintetiza, portanto, um proceder negativo, uma absteno de procedimentos seguros fixados em norma ou regulamento. Ou seja, negligente aquele que no faz quando tem que fazer.

Negligncia (do latim "negligentia") o termo que designa falta de cuidado ou de aplicao numa determinada situao, tarefa ou ocorrncia. frequentemente utilizado como sinnimo dos termos "descuido", "incria", "desleixo", "desmazelo" ou "preguia". Negligncia Para o Direito (Art. 18, C. Penal) Do latim negligncia (de neglegera), a falta de diligncia, implica desleixo, preguia, ausncia de reflexo necessria, caracterizando-se tambm pela inao, indolncia, inrcia e passividade. a omisso aos deveres que as circunstncias exigem. "uma forma de conduta humana que se caracteriza pela realizao do tipo descrito em uma lei penal, atravs da leso a um dever de cuidado, objetivamente necessrio para proteger o bem jurdico e onde a culpabilidade do agente se assenta no fato de no haver ele evitado a realizao do tipo, apesar de capaz e em condies de faz-lo". Assim, pode se configurar a negligncia: abandono de doente, omisso de tratamento, esquecimento de corpo estranho em cirurgia, etc.

Anda mungkin juga menyukai