Anda di halaman 1dari 5

Passados presentes. Da seduo pela memria anlise de ns mesmos.

Resenha de HUYSSEN, Andreas *. Seduzidos pela Memria: arquitetura, monumentos, mdia. Traduo de Sergio Alcides. Seleo de Heloisa Buarque de Hollanda. 2. Ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000. Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranho Fo 1.

De volta para o passado. Assim posso definir o mote geral dos escritos de Andreas Huyssen nesta obra de refinada carpintaria. O autor procura identificar, nas ltimas dcadas do sculo XX, dentre outras coisas, fenmenos associados s atuais prticas de memria, como a musealizao, a volta do retr e a obsolescncia. Entendo que, se estes assuntos so de nosso presente, so evidentemente, parte de nossas vidas. Identificar estas questes que nos cercam colocar a ns mesmos em anlise, possibilitar o entendimento de nossa prpria construo identitria dentro do presente como espessura de durao.

Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranho Fo., brasileiro, mestrando do Programa de Ps-graduao em Histria da UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina, na rea de concentrao Histria do Tempo Presente e na linha de pesquisa Linguagens e Identificaes. bolsista-monitor da PROMOP/UDESC.

Assim, com regozijo que tenho em mos Seduzidos pela Memria: arquitetura, monumentos, mdia, de Huyssen. Este livro fruto da seleo de textos diversos de Huyssen, recolhidos por Heloisa Buarque de Hollanda e passados para o nosso idioma pelo tradutor Sergio Alcides. Huyssen inicia sua obra mostrando que a partir da dcada de 1980 um foco onde o futuro se fazia predominante se trasladou para o crescente interesse pelos dias que j se passaram: seria a transio dos futuros presentes em direo a certos passados presentes 2. O autor declara ter ocorrido, a esta mesma poca, a intensificao de discursos mnemnicos sobre adventos como o Holocausto. Em seguida, d alguns exemplos sobre rememoraes associadas a este evento, como a srie de TV homnima e os cinqentenrios relacionados a eventos como a ascenso hitlerista ao poder em 1933 e o trmino da Segunda Guerra em 1945. Relata ainda que, a partir da dcada de 1990, polticas genocidas (se que este termo seja corretamente aplicado) como nos casos das guerras de Kossovo, Bsnia e Ruanda, tem acrescentado seguidas associaes com o fenmeno do Holocausto nazista. interessante comentar que, tal como em relao ao termo genocdio, a expresso holocausto (originalmente sacrifcio, do grego holkauston), vai adquirindo novas coloraes de significado, e se torna de uso corrente, passando a se aplicar em situaes aparentemente distantes das suas apropriaes originais. Segundo Huyssen, a guerra em Kossovo, por exemplo, confirmaria o crescente poder da cultura da memria no final da dcada de 1990, trazendo a difcil questo sobre o uso do Holocausto como uma espcie de lugar-comum, de metfora universal para traumas histricos diferentes. Huyssen relata haver uma espcie de fenomenologia do passado presente, iniciada nos 1970, com a restaurao historicizante de velhos centros urbanos, de cidades-museus, com a exploso das modas retr e dos utenslios repr, com o comrcio da nostalgia e da automusealizao atravs das vdeo-cams. Huyssen comenta que o passado tem vendido mais que o futuro, exemplificando com a chamada de uma propaganda falsa posta na rede mundial: O Departamento de Retr dos US alerta: poder haver uma escassez de passado. Deste anncio, se destaca a orao que diz que se est comercializando passados que nunca existiram. Do mesmo modo, ele salienta que voltaram a ser moda os remakes originais, e que h hoje uma obsesso com a rerepresentao, repetio, replicao e com a cultura da cpia, com ou sem o original. Mas afinal, por que teria ocorrido esta volta ao passado? Huyssen ia a hiptese de que tentamos combater o medo e o perigo do esquecimento com estratgias de sobrevivncia de rememorao pblica e privada. E explica:
O termo futuros presentes, segundo Huyssen, teria sido cunhado por Rainhart Koseleck, enquanto passados presentes, pelo prprio Huyssen.
2

o enfoque sobre a memria energizado subliminarmente pelo desejo de nos ancorar em um mundo caracterizado por uma crescente instabilidade do tempo e pelo fraturamento do espao vivido (HUYSSEN, 2000, 20). Huyssen argumenta que, diante de uma mnemo-histria, se necessita da memria e da musealizao juntas para construir uma proteo contra a obsolescncia e o desaparecimento, para combater a nossa profunda ansiedade com a velocidade de mudana e o contnuo encolhimento dos horizontes de tempo e de espao (HUYSSEN, 2000, 28). E prossegue: quanto mais o capitalismo de consumo avanado prevalece sobre o passado e o futuro, sugando-os num espao sincrnico em expanso, menor a estabilidade ou a identidade que proporciona aos assuntos contemporneos (HUYSSEN, 2000, 29). E por fim, refora dizendo que a cultura da memria viria a atirar salva-vidas ao passado e contrabalanar a notria tendncia de nossa cultura amnsia, sob o signo do lucro imediato e da poltica de curto prazo 3. Para Huyssen, a olhada para o passado viria para compensar a perda de estabilidade que o indivduo tem com seu presente, sendo, portanto, um modo de neutralizar os efeitos de uma insero excessivamente fluida do indivduo na sociedade. Assim, vemos que as prticas de memria expressam, para Huyssen, a necessidade de uma ancoragem espacial e temporal em um mundo moldado por redes cada vez mais densas de espao e tempos comprimidos. Aqui penso haver um liame com a Histria do Tempo Presente, signatria de uma forte associao com a mnemo-histria, e que guarda relao umbilical com o entendimento de ns mesmos, onde o historiador tambm ator do tempo que estuda. Huyssen tambm colabora para a percepo de que a memria sempre transitria, no confivel e passvel de esquecimento; ou seja, humana e social. Entendo que esta seja, para o historiador do presente, uma ferramenta metodolgica relevante: colocar no crivo da crtica a verdade dos depoimentos, e dos depoentes como fontes possveis. Entendo igualmente que a seleo de fatos, grandeza metodolgica clssica do historiador, tambm deve se fazer presente no trabalho do historiador do tempo prximo e imediato, conforme identifico na assertiva de Huyssen de que, em um mundo onde h excesso de memria, deve-se partir para a distino dos passados usveis
3

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela Memria: arquitetura, monumentos, mdia. Traduo de Sergio Alcides. Seleo de Heloisa Buarque de Hollanda. 2. Ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000. P. 76.

dos passados dispensveis 4, ou seja, de se empreender uma seleo produtiva em relao s informaes de memria. Outras questes relevantes so verticalizadas por Huyssen em Os Vazios de Berlim. Huyssen trata das mudanas ocorridas aps a queda do muro, em 1989. Para ele, na reconstruo da cidade ps-muro, existiu um choque discursivo entre a proposta de se edificar uma urbe voltada para o futuro, globalizada, e a idia de se restaurar uma cidade que existiu antes dos eventos trazidos pelo nazismo. Assim, plausvel perceber que a reconstruo de um espao urbano possa ser empreendida em diferentes sentidos, e de acordo com interesses diversos. Outra contribuio relevante de Huyssen est em identificar em cidades como Berlim sua introjeo uma sociedade que midiatiza a quase tudo, inclusive o prprio espao urbano. Assim, a cidade se traslada em imagem e espetculo, como mostra Huyssen: central para este novo tipo de poltica urbana so os espaos estticos para consumo cultural megastores e megavenetos museicos, festivais e espetculos de todo tipo, todos tentando atrair novos tipos de turista 5. Concluindo, e como j esbocei no incio desta resenha, uma das linhas de fora da coletnea est na identificao e entendimento de nosso tempo. A Histria do Tempo Presente, tendo o objetivo de conhecer e identificar os processos de construo das identidades que se inserem em uma sociedade miditica, espetacular e consumista, serviria assim para isto: fazer com que entendamos o mundo ao nosso redor, auxiliando a que conheamos melhor a ns mesmos.

Endereo eletrnico para correspondncia: edumeinberg@gmail.com.

Andreas Huyssen, nascido em 1942, se doutorou em 1969 na Universidade de Zurique e foi docente desta data at 1986 na Universidade de Wisconsin-Milwaukee, Estados Unidos. Desde 1986 ensina Literatura Comparada e Alem na Universidade de Columbia, tambm neste pas. Nesta, fundou o Centro de Literatura Comparada e Sociedade e encabea o Conselho Editorial do New German Critique, peridico de estudos germnicos.

4 5

HUYSSEN, 2000. P. 37. HUYSSEN, 2000, 91.

Anda mungkin juga menyukai