Anda di halaman 1dari 43

A histria das disciplinas escolares

antonio Viao*
14

traduo: Marina Fernandes Braga**


15

Resumo: a histria das disciplinas escolares constitui um campo de investigao configurado a partir dos anos de 1970, sobretudo na Gr-Bretanha por ivor F. Goodson, entre outros, com a influncia da nova sociologia da educao inglesa e dos chamados estudos do currculo, e na Frana, tambm entre outros, por dominique Julia e andr chervel. Nesse caso, no marco da tambm chamada histria cultural e, no mbito da educao, da histria da cultura escolar. Esse campo seria introduzido e desenvolvido na Espanha na dcada de 1990, graas, em especial, traduo de algumas das obras dos autores citados. Neste artigo so sintetizadas as idias e contribuies principais desses autores, expem-se alguns dos desenvolvimentos que a Espanha tem obtido e, por ltimo, realiza-se uma srie de consideraes sobre algumas das questes conceituais e metodolgicas que se colocam. Palavras-chave: histria do currculo; disciplinas escolares; culturas escolares.

antonio Viao professor de teoria e histria da educao na universidade de Murcia, Espanha. Editor do Boletn de historia de La Educacin, rgo oficial da sociedad Espaola de Histria de La Educacin. uma primeira verso deste texto foi intitulada La Histria de las disciplinas escolares e publicada na revista historia de la Educacin: Revista interuniversitaria, n. 25, pp. 243-269, 2006. ** Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Educao da universidade Federal do Paran (uFPR), linha de pesquisa em histria e historiografia da educao e bolsista do conselho Nacional de desenvolvimento cientfico e tecnolgico (cNPq). o presente texto da traduo contou com a reviso tcnica de Marcus Levy albino Bencostta.

The history of the school subjects


antonio Viao
translation: Marina Fernandes Braga

Abstract: the history of the school subjects is a field of research set up in the 1970s, mainly in Great Britain by ivor F. Goodson, among others, under the influence of the English new sociology of education and the so-called curriculum studies, and, in France, by dominique Julia and andr chervel, also among others. in this case within the so-called cultural history and, in the field of the history of education, within the history of school culture. this field of research was introduced and developed in spain in the 1990s, particularly thanks to the translation of some of the works by the authors named above. this article summarizes the ideas and contributions of these authors, as well as some developments of the history of school subjects in spain, finally tackling a series of conceptual and methodological issues raised by the latter. Keywords: history of curriculum; school subjects; school cultures.

a histria das disciplinas escolares

175

No ano de 1991, a Revista de Educacin publicou dois nmeros monogrficos, o 295 e o 296, sobre a histria do currculo. o primeiro nmero inclua dois trabalhos, o de ivor F. Goodson (1991) e andr chervel (1991), que constituam a carta de apresentao na Espanha, da histria das disciplinas escolares como campo de investigao. certo que, em outros artigos includos em ambos nmeros, como nos de Barry M. Franklin e david Hamilton, podiam ser encontradas referncias a essa histria, mas a acertada eleio, para apresentar o tema, dos artigos de Goodson e chervel punha ao alcance dos leitores da revista a produo de dois dos autores mais representativos das duas linhas de investigao mais potentes naquele momento em relao histria das disciplinas escolares: a anglo-saxnica em especial a inglesa e a francesa. Na Espanha, a deferncia geral pelas disciplinas como um objeto histrico suscetvel de gerar um campo de investigao prprio, com uma certa autonomia, seria institucionalmente reconhecida pela sociedade de historiadores da educao com a celebrao em Granada, em 1996, do iX colquio de Histria da Educao1. os seus temas o currculo: histria de uma mediao social e cultural subdividia-se em sete sees das quais ao menos trs a construo das disciplinas escolares, o currculo e a criao de reas curriculares distintivas e o currculo e os livros de texto guardavam uma relao direta e estreita com a histria das disciplinas escolares. um tema que voltou a estar presente (deixo, neste momento, de lado as publicaes, seminrios e colquios sobre a histria dos manuais escolares, por tratar essa questo em outro artigo nesta revista2) no Xi colquio de Histria da Educao que teve lugar em oviedo no ano de 2001, sobre A certificao de saberes e competncias.

1.

2.

importante destacar o papel, junto a outros, desempenhado por Miguel a. Pereyra tanto na publicao dos dois nmeros monogrficos sobre a histria do currculo da Revista de Educacin como no tema e a denominao das sesses do mencionado colquio. com relao a isso, podem ser encontradas informaes teis na entrevista efetuada a Miguel a. Pereyra por alberto Luis e Jess Romero no nmero 10 de 2006 da revista Con-Ciencia Social, assim como em um estudo prvio, desses dois autores, sobre a obra de Miguel a. Pereyra. trata-se da revista historia de La Educacin: Revista interuniversitaria, n. 25, 2006 (N.t.).

176

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

Perspectiva histrica, cuja primeira seo era intitulada a articulao de campos de saberes nas disciplinas escolares, assim como, de um modo menos explcito, no Xii colquio de Histria da Educao sobre Etno-histria da Escola, celebrado em Burgos em 2003, em especial, na sua primeira seo, dedicada a trabalhos sobre os objetos da escola e a histria material do ensino3. independentemente das numerosas publicaes e trabalhos relativos a uma disciplina ou determinado saber, a histria das disciplinas escolares tem obtido fora da Espanha um certo reconhecimento como campo cientfico relativamente autnomo, como provam os nmeros monogrficos de determinadas revistas ou trabalhos de sntese4. apesar desse reconhecimento, apesar dessas publicaes e desses trabalhos, continua sendo oportuno formular as mesmas perguntas e algumas outras mais que andr chervel (1991) colocava h quase 20 anos:
tem algum sentido a noo das disciplinas escolares? apresentam analogias ou nexos comuns a histria das diferentes disciplinas? E para aprofundar um pouco mais, a observao histrica permite extrair normas de funcionamento ou inclusive, um ou vrios modelos disciplinares ideais, cujo conhecimento e aplicao poderiam ser de alguma utilidade nos debates pedaggicos presentes e futuros? [chervel, 1991, p. 59].

3.

4.

El currculum: historia de una mediacin social y cultural, Granada: Ediciones osuna, 1996, 2 v.; La acreditacin de saberes y competencias. Perspectiva histrica, oviedo: sEdHE y departamento de ciencias de la Educacin de la universidad de oviedo, 2001; Etnohistoria de la escuela, Burgos: sEdHE y universidad de Burgos, 2003. Por exemplo, Pour une histoire des disciplines scolaires, histoire de lducation, n. 38, 1988; History of curriculum issue, history of Education Review, n. 17, 1988; Histoire des enseignements scientifiques, histoire de lducation, n. 41, 1989; Lhistoire des disciplines, Paedagogica historica, n. 40-3, 2004; History of teaching and Learning Mathematics, Paedagogica historica, XLii-iV & V, 2006; Belhoste, B., culture scolaire et histoire des disciplines, Annali di Storia dellEducazione e delle Istituzioni Scolastiche, n. 12, p. 213-223, 2005; e taBorda de oliveira, m. a.; fisCher ranzi, s. m. (orgs.), histria das disciplinas escolares no Brasil: contribuies para o debate, Bragana Paulista: edUsf, 2003.

a histria das disciplinas escolares

177

Retomando essas perguntas e ampliando-as, neste trabalho sero feitos, primeiro, uma reviso parcial da historiografia anglo-saxnica, francesa e espanhola respectivamente, para, depois, tratar algumas das questes tericas e metodolgicas colocadas pela histria das disciplinas escolares.

A historiografia anglo-saxnica: a obra de Ivor F. Goodson


Em diferentes publicaes ivor F. Goodson tem assinalado como j em 1909 no contexto de uma historiografia educativa, a inglesa, quase exclusivamente centrada nos dados e nos fatos e nos aspectos polticos e institucionais ou nas teorias e idias pedaggicas se havia deixado ouvir a voz de Foster Watson clamando pelo conhecimento dos fatos histricos em relao s origens do ensino de disciplinas modernas na inglaterra e a histria das foras sociais que as levaram ao currculo educativo. No entanto, sua indicao dever cair no esquecimento, pois, como tambm tem advertido Goodson, no seria at os anos de 1960 e sobretudo os de 1970 quando, desde o emergente campo da sociologia do currculo e no desde a histria da educao , voltariam a ouvir-se na Gr-Bretanha algumas vozes (Esland, Musgrave, Young) indicando a necessidade de empreender um estudo histrico das disciplinas escolares e, dentro dele, das comunidades ou associaes de matrias e das redes de comunicao de quem integra estas comunidades (Watson, s.d.; Goodson, 2003, 1995 e 1991). assim mesmo, seria em ambas dcadas, quando publicariam Blyth e Layton dois trabalhos cujas anlises e consideraes influram tambm na obra de Goodson (Blyth, 1967; Layton, 1973). o referido estudo histrico do currculo e, com ele, o das disciplinas, seria gerado no contexto do auge dos chamados Curriculum Studies que teria lugar nos anos de 1980 nos pases anglo-saxes. Em 1981, Goodson publicava seu primeiro trabalho sobre o tema (Goodson, 1981) ainda que, como veremos, sua preocupao por ele j era patente dez anos antes , e teria lugar em oxford o congresso anual da nova sociologia da educao britnica sobre a sociologia da prtica curricular, a fim de revisar a obra editada por Michael Young, publicada em 1971, Knowledge

178

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

and ccontrol: new directions for the sociology of education5, e fazer, nesse sentido, um balano da contribuio nos ltimos anos (Rif Valls, 2005, p. 87)6. a esse congresso se seguiria outro, em 1982, na mesma cidade, sobre disciplinas escolares: histrias e etnografias. dois livros seriam o resultado de ambos. o primeiro, Curriculum Practice. Some Sociological Case Studies, inclua em sua primeira seo disciplinas Escolares seis trabalhos, um deles de Goodson (Hammersley; Hargreaves, 1983b). o segundo, Defining the curriculum. histories and ethnographies, continha tambm diversas contribuies de carter histrico e terico sobre o tema, contando tambm com a presena de Goodson entre seus colaboradores (Goodson; Ball, 1984). Em 1983, Goodson publicaria seu primeiro livro sobre o tema, analisando a histria da geografia, da biologia e dos estudos ambientais (Goodson, 1983)7, e dois anos mais tarde, em 1985, apareceria o primeiro livro da srie studies in curriculum History, editada por the Falmer Press todo um sintoma do auge acadmico e editorial deste tipo de estudos sobre a histria das disciplinas escolares na escola secundria inglesa (Goodson, 1985), ao que seguiram de imediato outros, de diversos autores, sobre a histria da educao cientfica, tecnolgica e matemtica8. Esses estudos encontrariam um amplo eco nos Estados unidos no movimento reconceptualista do currculo (Pinar), a pedagogia crtica de orientao poltica (Popkewitz, Giroux, McLaren, apple) (Kincheloe, 2000)9 e aque-

5. 6. 7. 8. 9.

o livro editado por Young continha trabalhos de Bernstein, Esland, Blum, Keddie, Bourdieu, Horton e davies, alm do prprio Young. trata-se de um trabalho fundamental para compreender a obra de Goodson, que deve ser lido se se deseja uma informao mais completa a respeito. Existe uma segunda edio revisada e ampliada de 1987 e outra terceira, com prlogo de Peter McLaren, de 1993. uma relao e breve sntese de tais publicaes pode ser vista em Goodson (2003, pp. 221-222). ainda que Popkewitz (1987) tenha tratado o tema em outros escritos, tem-se que recordar que em 1987 e na srie studies in curriculum History se publicou um livro coletivo, coordenado por ele mesmo, sobre a formao das disciplinas escolares nos Estados unidos. No obstante, como dizia Franklin (1991) em princpios da dcada de 1990, um dos aspectos que distinguiam os historiadores do currculo americanos dos ingleses era que eles demonstravam falta de interesse pela evoluo

a histria das disciplinas escolares

179

les historiadores da educao e do currculo (Kliebard, cuban, Franklin) preocupados com o que se sucedia no interior das salas de aulas e pela influncia real das reformas educativas. desse modo, se consolidaria no mundo anglo-saxnico um campo de investigao o da histria do currculo e dentro dele, s vezes identificando-se com o mesmo, o da histria das disciplinas escolares marcado, certo, pela obra de Goodson, mas podendo ser observadas outras orientaes ou enfoques10. Essa obra no teria uma influncia to poderosa uma vez que, desde a dcada de 1990 ainda que este seja um tema que j se acha presente no incio de sua obra em conexo com o estudo das disciplinas escolares , Goodson tem orientado suas investigaes sobretudo para o mbito das histrias de vida de professores ou grupo de professores11. seria estranho se a obra de um investigador no estivesse relacionada em maior ou menor medida com sua experincia e vida pessoal. No caso de Goodson, como ele mesmo registrou em mais de uma oportunidade, sua obra tem essa relao de modo estreito e direto. Nas palavras de seu bom amigo e colaborador Hargreaves, Goodson,
Filho de um jornaleiro de Berkshire, [...] pode-se ter mudado para um mundo profissional privilegiado, mas recorre com freqncia s atitudes de indagao e os volumes de conhecimento que se associam a esse mundo para desenvolver a arte do compromisso com a crtica social que caracterstica de sua classe de origem [Hargreaves, 2003, p. 28].

Essa origem seria o que, como aluno, lhe faria viver a escola primria e sobretudo a secundria, depois da segunda Guerra Mundial, com uma sensao de alienao, estranheza e afastamento daqueles questionamentos que lhe colocava o mundo de onde ele provinha. Essa
das disciplinas escolares. de fato, o nico livro que a mencionava era o coordenado por Popkewitz (Franklin, 1991, pp. 42 e 55-56). 10. como exemplo, podemos citar o trabalho de Kent (2000), o qual inclui dez contribuies sobre a evoluo de outros tantos campos disciplinares na inglaterra entre 1944 e os anos finais do sculo XX. 11. sobre essa parcela de seus trabalhos, veja, alm do artigo de Rif Valls (2005), o de Bolvar (2005).

180

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

sensao de dicotomia entre vida e estudo ele a resume em trs palavras: no colgio murchei. Por sorte, apesar de murchar, ele ainda teve a energia e discernimento suficientes para se perguntar numa noite depois de um dia de frustrao total [...], de onde diabos saiu esta coisa (quer dizer, o currculo)? (Goodson, 2000, pp. 45-49). anos mais tarde, como professor de ensino secundrio em dois comprehensive schools ou escolas integradas, sua preocupao com o currculo e, em especial, com as disciplinas escolares, acabaria por consolidar-se e definir-se. se seu primeiro livro sobre o tema publicado como citado anteriormente, em 1983 teve sua origem em uma investigao de doutorado levada a cabo na universidade de sussex entre 1975 e 1979, as origens deste livro se acham tambm em sua experincia como professor de ensino secundrio a partir de 1978 ao tentar aproximar o currculo aos interesses e experincias dos alunos da classe operria que freqentavam essas escolas. as matrias que ministrou estudos ambientais, estudos comunitrios urbanos e rurais tiveram muito xito com a maioria dos alunos. Mas quando tratou de realizar avaliaes, disseram-lhe que essas no so matrias propriamente ditas, dizer, que no gozavam do status de matrias acadmicas que eram, por certo, as que os alunos detestavam. isso lhe levou a perguntar-se: se as matrias escolares so opostas educao, para que esto a? a que propsito sociopoltico esto servindo as matrias? com certeza servem para que alguns triunfem e muitos fracassem (Goodson, 2000, p. 198)12. assim mesmo, lhe advertiu sobre a existncia de regularidades institucionalizadas [...] em forma de disciplina cuja existncia explicava a resistncia mudana e o predomnio nas novas escolas integradas do currculo tradicional da escola secundria seletiva a que estas escolas pretendiam substituir (Hargreaves, 2003, p. 28). Quer dizer, levou-lhe a centrar no futuro suas investigaes nas disciplinas escolares como algo no dado, seno construdo, como um produto social e histrico.

12. Goodson preocupou-se anteriormente com as relaes entre o xito e o fracasso dos alunos, o choque entre o seu capital cultural e as estruturas curriculares das matrias escolares, como prova uma anotao em seu dirio pessoal efetuada em 1970 (Goodson, 1987, p. vii).

a histria das disciplinas escolares

181

tais investigaes se desenvolveriam nos anos de 1980 sob uma dupla influncia. a primeira seria a da nova sociologia da educao inglesa e aps sua passagem no instituto de Educao londrino junto a daves, Young e Bernstein. Essa nova corrente crtica centrava, nesse momento, sua ateno em trs reas preferenciais de investigao: a natureza do conhecimento curricular na aula, quer dizer, como se organiza no dia-adia a interao professor-aluno; as obrigaes materiais e ideolgicas que bloqueiam a inovao curricular; e a histria das disciplinas escolares. sobre esta ltima, em 1971, Young argumentava que as
[...] disciplinas no deviam ser vistas como reflexos das formas bsicas do conhecimento dadas para sempre, como os filsofos da educao haviam proposto. Mas o que atualmente passa por histria, geografia, fsica, ingls, etc., deve ser tratado como um produto scio-histrico, como o resultado de conflitos passados entre grupos adversrios que buscam tais matrias de formas diferentes [Hammersley & Hargreaves, 1983a, pp. 5-6].

a segunda influncia seria a dos trabalhos levados a cabo no centre for applied Research in Education criado na universidade de East anglia no incio da dcada de 1970, e liderado por stenhouse, em relao ao estudo de casos na escola e na classe, a aplicao e definio prtica do currculo pelos professores e o desenvolvimento profissional destes atravs da investigao-ao (Goodson trabalharia anos mais tarde nesta instituio, de 1998 a 2004)13. a posio de Goodson situava-se, com certeza, nas antpodas dos estudos curriculares que ele denominava terico-racionais ou cientficos, atentos a determinao dos objetivos ou do dever ser do ensino. Mas tambm, ante aqueles que, rechaando tais estudos, se mostravam partidrios de anlises das prticas curriculares na sala da aula (quer dizer, do currculo em ao, com finalidades melhorsticas e reformadoras ou inovadoras), Goodson lhes fazia ver o carter messinico, aistrico e aterico de suas anlises e propostas. assim mesmo, assinalava o divrcio

13. sobre ambas influncias, veja Rif Valls (2005).

182

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

entre esse ltimo tipo de estudos ou reformas e uma historiografia educativa de fatos e dados, preocupada com temas polticos ou institucionais, ou com o pensamento e idias, e no interessada pelo jardim secreto, pela histria interna da escola e do currculo (Goodson & anstead, 2003, pp. 105-106)14. somente um modo social e historicamente construcionista de examinar o currculo poderia estender uma ponte entre os estudos centrados na prtica curricular e a histria da educao e do currculo (Kincheloe, 2000, p. 12). uma histria do currculo que, a seu juzo, havia de se construir com um triplo objetivo: lanar luz sobre a realidade contempornea15; examinar, por a prova ou contribuir para a teoria pedaggica; e ocupar-se [...] do processo interno da definio, ao e da mudana do currculo (Goodson, 1995, p. 27). Para abordar o estudo do currculo, Goodson adota uma dupla metodologia e um enfoque intermedirio (Hargreaves, 2003, p. 12). Por um lado, a teoria e a ao, e, por outro, as estruturas disciplinares e os indivduos ou grupos que as integram. Em ambos os casos, uma relao entre o macro e o micro.
a investigao e a teoria curriculares devem comear por investigar de que modo se constri hoje o currculo e como os docentes o aplicam de imediato de acordo com as circunstncias. [...] preciso que comecemos por entender como se produz atualmente o currculo e porque as coisas acontecem e como acontecem. Em resumo, necessitamos de uma teoria do contexto que sustenta a ao [Goodson, 2003, p. 79].

algumas afirmaes desse tipo, junto com o anteriormente falado sobre a necessidade de estudar historicamente os processos internos do currculo, parece que nos obrigariam a centrar a ateno na prtica

14. Existem outros textos de Goodson que tratam desse divrcio. 15. Que esse objetivo, to presente na obra de Goodson, poderia dar lugar a ataques ela por seu presentismo advertiu Kincheloe (2000, p. 38) quando, argumentando contra esse ataque, disse que definitivamente aos historiadores se lhes julgar pelas contribuies que faam hora de situar seu conhecimento do passado ao servio de seu intento por compreender o presente e formar o futuro.

a histria das disciplinas escolares

183

e na ao curriculares. Goodson, no entanto, d prioridade s anlises do currculo e as disciplinas escolares, ao currculo prescrito, escrito ou preativo, quer dizer, a um elemento em princpio externo escola e a classe. Essa aparente contradio requer alguma explicao. Em primeiro lugar, por currculo prescrito ou preativo Goodson entende no somente as prescries escritas emanadas de rgos polticos e administrativos, seno tambm os livros de texto, guias, programas e programaes do professor. apesar de ser habitualmente mantido, Goodson recorda que os nveis de construo do currculo prescrito no se reduzem aos Estados centrais e s burocracias provinciais e locais, mas que tambm se elabora nas instituies docentes, nos departamentos das matrias e mediante os planejamentos e planos de aula que os professores redigem. da que as comunidades de professores por disciplinas, ainda que no sejam o nico elemento da mudana curricular, so parte importante da mesma, comumente ignoradas (Goodson, 2003, pp. 220 e 228). Em segundo lugar, no se trata somente de verificar que o currculo prescrito condiciona e limita a ao curricular em classe, seno que, em sua construo, o currculo constitui, segundo a expresso de Hobsbawm, uma tradio inventada, dizer, uma prtica16. a construo do currculo prescrito, entendida em termos de conflitos, negociaes, transaes, imposies, interesses e lutas pelo poder entre diversas tradies, subculturas e grupos de professores, forma parte da mesma prtica. No deve ser vista como algo separado e sem relao com ela, mas sim como um produto dessa histria interna do currculo, dessas transaes, negociaes, conflitos e imposies entre diversos grupos de professores, assim como de tradies ou legados criados no meio escolar por tais grupos. dado que a prtica socialmente construda em ambos nveis, o estudo construcionista do currculo no deve, pois, se
16. a tradio inventada implica um conjunto de prticas, normalmente governadas por regras aceitas aberta ou tacitamente e de natureza simblica ou ritual, que buscam inculcar determinados valores ou normas de comportamento por meio de sua repetio, a qual implica automaticamente continuidade com o passado. de fato, quando possvel, normalmente tentam conectar-se com um passado histrico que lhes seja adequado (Hobsbawm, 2002, p. 8).

184

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

reduzir ao nvel interativo do mesmo, porm combinar sob um mesmo olhar, os nveis preativos e interativos: a teoria que tambm, em sua elaborao, uma prtica e a ao (Goodson, 2003, p. 231). o segundo nvel de anlise intermedirio utilizado por Goodson, em seu enfoque construcionista do currculo, une o estudo das estruturas disciplinares e o estudo dos professores ou dos grupos de professores que as integram. o que so as disciplinas escolares, pergunta-se Goodson. No so, responde ele, entidades monolticas, seno amlgamas sujeitos a mudanas de subgrupos [adversrios] e tradies, que atravs da controvrsia e do compromisso, influem na direo dessa mudana (Goodson & dowbiggin, 2003, p. 87 e p. 97). amlgamas compostas por uma variedade de tradies, que so as que iniciam o professor em diferentes hierarquias e contedos de conhecimento, ao papel do professor e, em geral, orientao pedaggica, e, entre elas, por tradies dominantes com diferentes graus de articulao e fidelidade que atuam como o principal agente de iniciao dos professores s comunidades de uma disciplina. o estudo dessas tradies mostra, em seu entendimento, as relaes que existem entre a promoo de umas e o afastamento de outras na busca de prestgio, respeitabilidade e recursos, os interesses profissionais de quem as compartilham, e o tipo de alunos que, por sua classe social, se dirigem a elas, assim como o destino ocupacional dos mesmos (Goodson, 2000, pp. 141-142 e p. 145). de um modo geral, Goodson distingue trs tipos de tradies que disputam entre si todas as matrias do ensino primrio e secundrio: a acadmica, de ndole preparatria ou propedutica, mais abstrata, cientfica e descontextualizada; a utilitria, com suas nfases nas habilidades bsicas e orientada para as sadas de trabalho; e a pedaggica, preocupada com o desenvolvimento infantil e a maneira de colocar em contato as disciplinas com os alunos (idem, pp. 145-146 e p. 199)17. Em sua anlise sobre a evoluo das disciplinas no ensino secundrio

17. Neste ponto Goodson retoma a idia das trs tradies j indicadas, em 1965, por Blyth em relao escola primria inglesa (Blyth, 1967).

a histria das disciplinas escolares

185

ingls, Goodson demonstra o deslocamento desde uma situao inicial, de predomnio das tradies utilitria e pedaggica, em que o professor era considerado um especialista sem formao que definia o currculo segundo seu parecer, a outra final, de predomnio da tradio acadmica, na qual o professor se forma na universidade para ensinar aos alunos uma disciplina de exame18 definida pelos especialistas universitrios e pelos conselhos examinadores. deste modo, rompe com a idia habitualmente existente de procurar a origem das matrias do ensino secundrio nas disciplinas universitrias um processo de cima para baixo , para centrar sua ateno no processo, de baixo para cima, de transformao das matrias escolares em disciplinas, de sua academizao. E, com isso, na passagem ou na evoluo do tempo, a partir de uma prtica curricular determinada pelos professores para outra, em que a definio do currculo se desloca para os departamentos universitrios e para o mundo da administrao educativa (Goodson, 2000, pp. 159, 197-198; Goodson & dowbiggin, 2003, pp. 88, 102-103)19. inclusive, acrescente, aquelas
disciplinas com origens e intenes claramente pedaggicas ou utilitrias, como a arte, os trabalhos manuais (aspirando a desenho e tecnologia) e os estudos rurais (aspirando a estudos ambientais/cincias) tm tido que apresentar-se como disciplinas acadmicas tericas que tentam obter o prestgio do nvel avanado20. Est claro que quando se outorga a uma disciplina o prestgio de nvel avanado e aceita como uma disciplina universitria, a sua manuteno est assegurada [Goodson, 2000, p. 156]

18. ao utilizar o termo disciplina de exame, Goodson refere-se quelas disciplinas que tinham exames (existem disciplinas mais acadmicas com exame, e outras, as quais ele ministrava no ensino secundrio, que eram mais atrativas para os alunos, no entanto seus colegas consideravam-nas pouco acadmicas por carecerem de exames). 19. uma anlise mais detalhada das distintas fases (inveno, promoo e formao de coalizes, consecuo de audincias e apoios externos, mitologizao) do processo de converso das cadeiras ou matrias em disciplinas uma distino conceitual ligada ao significado de disciplina como sujeio pode ser vista em Goodson (1991, pp. 22-27). 20. Nvel avanado = advanced Level (A Level), titulao mxima ao final do ensino secundrio ingls. Goodson refere-se incluso de tais matrias no exame para a obteno do A Level.

186

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

a formao das comunidades de disciplinas uma conseqncia da estreita conexo que se estabelece entre o interesse prprio, genuno, de cada professor de uma disciplina com o prestgio da mesma (idem, p. 155) ou, se preferir-se, da identificao de cada professor com a especialidade de sua disciplina. Porm, essa configurao em comunidades, ao menos no nvel secundrio, tem lugar atravs de alguns mecanismos concretos: os cursos de formao especializados em determinadas disciplinas, o surgimento de associaes por disciplinas, a organizao dos departamentos por disciplinas, e o estabelecimento de barreiras e reservas territoriais por disciplinas, vedados aos professores no especializados nelas (idem, p. 151)21. aqui, na anlise dessas comunidades ou grupos onde, entre outras razes, se insere o interesse de Goodson pelo tema de investigao ao que vem se dedicando de modo preferencial na ltima dcada: s histrias de vida individuais ou de grupos de professores. como afirma Kincheloe,
Empregando as anlises das experincias de vida e as origens de um professor ou de um grupo de professores, seus estilos de vida dentro e fora da escola, os ciclos de vida, as etapas de sua carreira, os momentos crticos de sua vida, e suas percepes e prticas, a obra de Goodson produz novas perguntas sobre o ensino. Empregando estas histrias de vida junto com sua proposta de que o currculo se forma numa variedade de lugares e numa variedade de nveis, Goodson afasta o dbil enfoque reducionista que prope o estudo do currculo como uma observao externa de uma caixa negra descrita em um extremo pela teoria da reproduo e em outro por uma construo funcionalista. Quando se conectam as histrias de vida com um conhecimento do currculo como um texto escrito e do currculo como uma atividade de classe, os especialistas podem evitar as diversas formas de abstrao, os reducionismos e as sobre-determinaes que se fazem passar por estudos do currculo [Kincheloe, 2000, p. 33].

21. No caso espanhol poderamos acrescentar a seleo dos professores mediante oposies por disciplinas controladas por bancas tambm compostos por professores da disciplina.

a histria das disciplinas escolares

187

A historiografia francesa: a obra de Julia e Chervel


Em um recente artigo de sntese sobre a historiografia educativa francesa, em torno da histria da cultura escolar e das disciplinas, Bruno Belhoste indicava que o estudo histrico dos contedos do ensino tem sido um domnio muito marginal no vasto campo da histria da educao e que somente a partir da dcada de 1970, as disciplinas escolares tm chegado a ser um objeto da histria (Belhoste, 2005, p. 213). Vrias razes, relacionadas entre si, explicam esse feito. uma delas, dizia, a anlise das mudanas curriculares experimentadas no ensino secundrio desde meados do sculo XiX, e especialmente, aps a segunda Guerra Mundial, como conseqncia da mudana do bacharelado tradicional para o ensino secundrio universal. Essas mudanas tm sido a origem de fortes debates acerca do declive das humanidades clssicas nesse nvel educativo, do maior peso das matrias cientficas e do papel formativo e peso das diferentes disciplinas. outra razo do crescente interesse por esse campo de pesquisa tem sido uma maior preocupao, entre seus docentes ou comunidades disciplinares , pela histria do ensino de sua disciplina ou matria. como reconheceria Pierre caspard na apresentao do nmero monogrfico de maio de 1988 da revista histoire de lducation, intitulado Pour un histoire des disciplines scolaires, havia uma demanda de conhecimento por parte dos docentes sobre a histria de suas disciplinas e o servio de Histria da Educao no podia permanecer alheio mesma (caspard, 1988, p. 3)22. uma demanda que viria a se unir, nas palavras de dominique Julia, presso, em tal sentido, da didtica contempornea da disciplina (Julia, 2000, p. 45). ainda existem outras duas razes explicativas procedentes, neste caso, da mesma histria da educao como campo disciplinar. uma seria a crescente conscincia, dentro deste campo, da necessidade de remediar

22. Essa demanda e o carter estatal ou publico do Service dhistoire de lEducation explicam a importante presena da histria das disciplinas escolares tanto em suas publicaes como nas pginas da revista histoire de lEducation. algo que no foi pensado no mundo anglo-saxnico, ou no ibrico, onde no existe um organismo estatal ou pblico similar.

188

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

o esquecimento dos que haviam sido objeto dos funcionamentos internos prprios da escola, suas prticas reais e os resultados obtidos ou competncias realmente alcanadas pelos alunos e sua relao com os textos normativos que fixam os objetivos e o programa de uma determinada aula (idem, p. 46). isso que, h vrios anos, vem se denominando, por uns e por outros, de a caixa negra da histria da educao. a segunda razo explicativa seria o desenvolvimento da histria cultural e no mbito historiogrfico educativo, o interesse pela anlise da cultura escolar. a histria das disciplinas escolares, neste sentido, se localizaria sob o guarda-chuva da nova histria cultural e constituiria inclusive, para alguns, o ncleo fundamental da cultura escolar, um termo cujo uso e significado se tem visto obrigados a explicar em seus trabalhos, tanto Julia como chervel23, mas que, em definitivo, implicaria um olhar sobre a instituio escolar com espao no de reproduo ou de mera transposio de conhecimentos externos, mas de produo do saber. Para Julia, a cultura escolar est formada por um conjunto de normas que definem os saberes a ensinar e os comportamentos a inculcar, e um conjunto de prticas que permitem a transmisso e assimilao de tais saberes e a incorporao destes conhecimentos. Esses modos de pensar e trabalhar, acrescenta, tm sido difundidos amplamente e adotados em outros mbitos de nossa sociedade academizada e constituem uma nova religio com seus ritos e seus mitos (Julia, 1995, p. 354; 1996, p. 129). chervel, por sua vez, vai mais alm. depois de assinalar o poder gerador

23. uma vez mais (como no caso anglo-saxo e em relao a Goodson), concentrarmos nossa exposio na obra desses autores no exime de reconhecer a existncia de outras contribuies de interesse como as includas (todas francesas) no nmero especial, Paedagogica historica (n. 40-3 de 2004), sobre a histria das disciplinas, coordenado por Marcel Grandire; o nmero especial de histoire de lducation do ano 2002, coordenado por Bruno Belhoste, intitulado El examen. Evaluar, seleccionar, certificar. siglos XVi-XX; os trabalhos desse ltimo autor sobre a histria do ensino de matrias cientficas e das matemticas; do mesmo modo o nmero de histoire de lducation (74 de 1997), coordenado por Marie-Madeleine compre e andr chervel, dedicado s humanidades clssicas; o consagrado a histria do ensino cientfico (nmero 41 de 1989); ou, o mais recente, da mesma revista (nmero 106 de 2005), sobre o ensino de alemo, desde o sculo XiX, at o presente, dirigido por Monique Mombert.

a histria das disciplinas escolares

189

da cultura escolar e seu carter relativamente autnomo, alude, com esta expresso, no cultura que se adquire na escola, mas cultura que no se adquire fora dela. No pois, aquela parte da cultura global que se difunde pela escola s novas geraes, mas sim uma cultura especificamente escolar em seus modos de difuso, portanto, tambm em sua origem, em sua gnese e em sua configurao. uma forma de cultura somente acessvel por mediao da escola. uma criao especfica da escola que, vista assim, deixa de ser considerada um meio que se limita a transmitir saberes ou condutas geradas no exterior dela, mas saberes e condutas que nascem em seu interior e que levam as marcas caractersticas dessa cultura (chervel, 1998, pp. 5-6). a instituio escolar no se limita, pois, a reproduzir o que est fora dela, mas sim, o adapta, o transforma e cria um saber e uma cultura prprias. uma dessas produes ou criaes prprias, resultado da mediao pedaggica em um campo de conhecimento, so as disciplinas escolares. de um modo ou outro, tomando em conta que, no caso de Julia, as investigaes sobre esse campo se centram preferencialmente nos sculos XVi ao XViii, ambos inclusive a poca, em sua opinio, da construo das disciplinas escolares na Europa , assim como, sobre as humanidades e os denominados saberes elementares a leitura, a catequese ou doutrina crist (Julia, 1984; 1989)24, uma questo a dos saberes elementares tambm estudada por Jean Hbrard e anneMarie chartier (Hbrard, 1989; Hbrard & chartier, 2000), o que como no caso de chervel, se referem sobretudo aos sculos XiX XX e ao

24. a condio de Julia como diretor do centro de antropologia Religiosa da cole des Hautes tudes en sciences sociales, e sua dedicao como pesquisador explicam, alm de seus trabalhos anteriores no campo da histria da educao e da cultura, seu interesse, entre outros temas, pelo ensino da doutrina crist, a obra de Juan Bautista La salle e o ensino em colgios da companhia de Jesus ou dos beneditinos. Em todo caso, e em relao ao ensino das humanidades clssicas e nos colgios de jesutas, tem-se que destacar tambm os trabalhos de Marie-Madeleine compre (1989) e (1997), que constitui uma boa reviso, desde a Frana e na Frana, sobre o tema, assim como um bom programa dos trabalhos a realizar nesse mbito disciplinar, todo ele dentro da escola francesa da histria das disciplinas escolares, no somente atenta ao currculo oficial, mas tambm aos professores, livros de texto, exerccios ou atividades, exames e trabalhos de alunos.

190

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

ensino elementar, literario e lingstico do francs (chervel, 1999, 2002, 2004; chervel e Manesse, 1989a e b), tem-se algo que caracteriza a obra destes dois autores assim como a de outros historiadores franceses das disciplinas escolares: o seu interesse pelas prticas, pela anlise combinada e comparativa do currculo prescrito e do currculo real, pela apropriao pelos alunos de ambos25, e pelos modos de seleo do professorado (Julia, 1994; chervel, 1993; Balpe, 1997). isso lhes tem levado, graas aos fundos existentes no Museu Nacional de Histria da Educao francs, a utilizar junto s fontes mais usuais (normativa legal, informes e pesquisas oficiais, livros de texto, programas, imprensa pedaggica etc.) outras mais inovadoras, como os exames e trabalhos dos alunos, cadernos e exerccios escolares, instrumentos cientficos, material didtico e iconogrfico de todo tipo26. outro trao j indicado a insero deste tipo de investigao no contexto mais amplo do estudo da cultura escolar e, dentro dela, na anlise das tradies e continuidades, mas tambm, de um modo especial, dos momentos, causas e modos de mudana nos contedos ou exerccios prprios de uma disciplina, assim como dos processos de disciplinarizao ou transformao de um saber em objeto de ensino.

A historiografia espanhola: alguns exemplos


tentar oferecer uma viso geral e exaustiva da historiografia espanhola (autores, obras, tendncias, temas, nveis educativos etc.) sobre a histria das disciplinas escolares est fora de questo. um estudo recente em vias de publicao sobre a investigao histrica em relao com o ensino secundrio, levado a cabo na Espanha entre os anos 1981 e 2001
25. uma pergunta nada ingnua: qual o currculo real, o ensinado pelo professor ou o aprendido pelo aluno? 26. a revista histoire de lducation tem dedicado dois nmeros monogrficos, o 46 de 1990 e o 54 de 1992, ambos coordenados por Pierre caspard, aos trabalhos de alunos, uma expresso ampla que inclui exerccios, exames, cadernos, dirios etc. assim mesmo o institut National de Recherche Pdagogique tem publicado alguns trabalhos sobre o tema, por exemplo, albertini (1986).

a histria das disciplinas escolares

191

(Viao, no prelo), colhendo e ampliando o expresso por Jean-Louis Guerea (1998), num total de 126 trabalhos sobre histria das distintas disciplinas deste nvel educativo, 53 desses (ou seja, 42%) tratavam o tema a partir da exclusiva tica dos manuais escolares. desde uma perspectiva geral, como j assinalou Rafael Valls, ainda pode indicar-se antecedentes deste campo historiogrfico nos anos finais do sculo XiX e primeiros do XX, assim como nos mais recentes anos 1970 (Prez Garzn, 1978) ou 1980, sobretudo graas aos trabalhos de Horacio capel e seus discpulos em relao geografia e de Gonzalo Pasamar e ignacio Peir sobre a histria. seria em meados de 1990 quando comeariam a se realizar investigaes muito mais elaboradas e com uma viso mais completa deste tipo de estudos (Valls, 2001, pp. 191-192). Essa anlise geral, confirma o indicado no comeo deste trabalho, acerca de como a configurao destes estudos, como um campo de pesquisa com entidade prpria e diferenciada, teria lugar na Espanha na dcada de 1990 com um certo atraso em relao a inglaterra e Frana, e aps a traduo e recepo das obras dos autores (Goodson, Julia, chervel) mais relevantes do mesmo27. Realizada esta afirmao, e dada amplitude deste campo historiogrfico, nesta epgrafe, me limitarei a realizar uma srie de consideraes entre as relaes entre a histria dos manuais e das disciplinas escolares na Espanha, os estudos sobre a didtica das cincias sociais levados a cabo pelo grupo Fedicaria28 pela influncia nos mesmos da sociologia do currculo e da obra de Goodson e a inteno de configurar um corpus de investigaes sobre o tema a partir da Faculdade de Educao da universidade de Murcia.

A histria dos livros de texto e das disciplinas escolares


uma coisa a histria dos livros de texto e outra a das disciplinas escolares. uma vez dito isto convm fazer alguns esclarecimentos breves,
27. isso no quer dizer, claro, como j mencionado, que no existem estudos anteriores sobre o ensino de tal ou qual disciplina, nem que todos os publicados nos ltimos 15 anos tenham sido realizados com plena conscincia da natureza complexa desse campo de investigao e com o conhecimento e leitura das obras de Goodson, Julia, chervel etc. 28. a identificao desse grupo ser tratada mais adiante (N.t.).

192

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

dado que a histria dos manuais escolares abordada em outro trabalho deste mesmo nmero da revista29. tem, com efeito, aspectos da primeira (em especial todos os relativos ao livro de texto como produto comercial, textual e impresso ou a sua regulamentao) que somente guardam, quando a tem, uma relao muito indireta ou frgil com a histria das disciplinas ou matrias, mas no o contrrio. todos os aspectos da histria das disciplinas escolares competem, em maior ou menor medida, a dos livros de texto. assim mesmo, como j assinalou dominique Julia (2000, p. 49), convm prevenir-se contra a idia de que a histria de uma disciplina se reduz, no que se refere a anlise de seus contedos, dos manuais utilizados em seu ensino, ou ao contrrio, acrescentamos aqui, contra a idia de que possvel fazer a histria de uma disciplina sem analisar seus livros de texto e o material empregado em seu ensino. de um modo ou outro, existe uma relao estreita entre ambas, ainda que no igualitria. ainda mantendo, como campos de pesquisa uma relativa autonomia; a histria, a anlise dos livros de texto e do material de ensino como produtos pedaggicos e culturais, somente adquirem um sentido histrico pleno quando se inclui no mbito mais amplo da histria das disciplinas, especialmente quando se refere aos nveis secundrio e superior de ensino. as consideraes anteriores fazem referncia a um dos traos que caracterizam a historiografia espanhola sobre as disciplinas escolares: seu desenvolvimento nos ltimos anos tem tido lugar, em boa parte, dentro dos estudos sobre a histria dos manuais escolares. Basta folhear os ndices dos livros publicados dentro ou na rbita do projeto MaNEs30
29. trata-se da revista historia de La Educacin: Revista interuniversitaria, universidad de salamanca, n. 25, 2006 (N.t.). 30. No incio dos anos de 1990, na Espanha, desenvolveu-se um ambicioso projeto no departamento de Historia de La Educacin y Educacin comparada da universidad Nacional de Educacin a distancia (uned), promovido pelo professor Frederico Gmez R. de castro, que se concretizou em 1992 no projeto Manes. assim, foi estabelecida a tarefa de reunir, catalogar e estudar os manuais escolares publicados na Espanha desde as cortes de cdiz at 1990. Posteriormente, ampliou-se a zona a estudar, incluindo Portugal e amrica Latina. Entre seus objetivos, o projeto Manes prope-se a elaborar um censo dos livros de educao primria e secundria, publicados nos sculos XiX e XX; recolher e analisar as normas legais sobre os livros de texto, livros aprovados, planos de estudo, questionrios e programas de

a histria das disciplinas escolares

193

para perceber a presena nos mesmos de sees ou divises dedicados histria das disciplinas atravs de seus manuais31. Em igual sentido se manifesta Valls em relao a um campo, a histria do ensino de histria, que justamente aquele que conta, em comparao a outros, com um maior nmero de estudos disciplinares completos e complexos (Valls, 2001, pp. 193-198). talvez tenha chegado a hora de se perguntar, mantendo seus traos e aspectos prprios, se no seria conveniente inserir estes estudos no contexto da histria das disciplinas ou, ao menos, conect-los mesma? Quer dizer, se ao invs de continuar analisando as disciplinas escolares atravs dos livros de texto no seria prefervel analisar esses atravs da histria das disciplinas? a caracterizao que se far desta ltima nas pginas finais justifica esta proposta.

A histria do ensino de cincias sociais (geografia e histria) e o grupo Fedicaria


o grupo Fedicaria foi formado em 1991 por professores do ensino primrio, secundrio e superior do mbito das cincias sociais (geografia e histria) e sua didtica. Ele possua o triplo objetivo de elaborar materiais didticos e desenvolver pesquisas no campo da didtica das cincias sociais, a histria social da escola e o currculo e a formao de professores, assim como, um pensamento crtico no campo da educao e da cultura. seu primeiro encontro teria lugar em salamanca em 1991 e o dcimo primeiro e ltimo (quando se escrevem estas linhas), foi celebrado em santander no ano de 2006. do ponto de vista organizativo est composto por diversos grupos e sesses territoriais, relativamente autnomos em seus projetos, orientao e trabalhos32.
matrias, alm de examinar as polticas educativas; reconstruir a histria das editoras escolares e analisar as caractersticas pedaggicas, polticas e ideolgicas desses manuais escolares. Mais informaes podem ser obtidas em www.uned.es/ manesvirtual/portalmanes.html (N.t.). 31. Por exemplo, em tiana (2000), o qual, dos 24 trabalhos includos nele, 14 agrupam-se na epgrafe os manuais escolares e a histria das disciplinas; Guerea, ossenbach e Pozo (2005) ou Gmez Garca e trigueros Gordillo (2000) com uma ltima sesso dedicada s disciplinas e sua evoluo nos livros de texto. 32. informao obtida em http://www.fedicaria.org.

194

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

a razo pela qual em um trabalho de sntese sobre o estado da arte na histria das disciplinas escolares no reside tanto nos valiosos trabalhos de alguns membros33 desse campo, mas pela aproximao ao grupo Fedicaria, e em especial dentro do projeto Nebraska34 e do grupo asklepios35, se tem elaborado toda uma srie de conceitos e categorias de anlise geral sobre a histria das disciplinas escolares que, com independncia do acordo ou desacordo entre elas, constituem hoje em dia o marco terico e a contribuio coletiva mais coerente e estruturada sobre esse tema que existe na Espanha. um mbito, algumas categorias e alguns conceitos elaborados a partir de uma ampla diversidade de influncias que vo desde a sociologia crtica da educao e o currculo britnico (em especial Bernstein), francs (Bourdieu) ou espanhol (Lerena, Valera), at Nietzsche e Foucault passando pela histria social do currculo (Goodson), a pedagogia crtica americana (Popkewitz, apple, Giroux) e personagens marginais como Benjamin36. Para os componentes do projeto Nebraska (Raimundo cuesta, Juan Mainer, Julio Mateos, Javier Merchn e Marisa Vicente), e alguns outros fedicarianos, as disciplinas escolares so construes scio-histricas, quer dizer, tradies inventadas historicamente, criaes sociais que
33. Lus (1985) foi uma das primeiras investigaes publicadas na Espanha sobre histria do currculo, ou alguns de seus trabalhos recentes sobre a histria da didtica das cincias sociais, ou as numerosas contribuies de Rafael Valls sobre o ensino de histria. Fora isso, visvel em sua web que esse um campo de investigao relevante no Fedicaria, ao agrupar as publicaes de seus componentes em duas epgrafes intituladas conhecimento escolar, disciplinas escolares e histria da educao e Formao do professorado e configurao dos campos profissionais. 34. sobre o projeto Nebraska ver cuesta et al. (2007). 35. do grupo asklepios, com sede em santander, destacam-se, entre outros, os trabalhos de alberto Luis Gmez e Jess Romero Morante em torno da didtica das cincias sociais e a sociognese da geografa, da histria e dos estudos sociais na Espanha e nos pases anglo-saxes. dada a imposibilidade de referir-me, neste texto, a todas suas publicaes sobre o tema, remeto a dois livros que esto no prelo: Lus e Romero (2007) e Romero e Lus (no prelo). 36. Para a compreenso das influncias intelectuais, nas que se sustentam nos escritos, conceitos e categorias analticas que seguidamente se expe, em relao sobretudo obra de Raimundo cuesta, mas tambm com a do resto dos membros do projeto Nebraska, recomendo a leitura de cuesta (2006). No caso do grupo asklepios, uma aproximao a seu enfoque pode ser visto em Romero e Lus (2003).

a histria das disciplinas escolares

195

se fazem e refazem na prtica cotidiana graas interao entre professores e alunos (cuesta, 1997, pp. 17-19; 2001, p. 225). o cdigo disciplinar constitui a noo ou conceito chave para o estudo de um campo disciplinar. Ele est integrado por um conjunto de idias, valores, suposies, regulamentaes e rotinas prticas (de carter expresso ou tcito) que regem o desenvolvimento das matrias de ensino, legitimam sua funo educativa e regulam a ordem da prtica de seu ensino. trata-se de uma tradio social configurada historicamente, que guarda especulao e retricas discursivas sobre seu valor educativo, os contedos de ensino e os modelos da prtica docente, que se sucedem no tempo e que se consideram valiosos e legtimos, quer dizer, integrada por discursos, contedos de ensino e prticas (cuesta, 1997, pp. 2021; 2003, pp. 6-7). assim mesmo, as disciplinas escolares participam da dupla natureza (poder/saber) que Foucault atribui aos regimes de verdade convertidos em discursos cientficos regulamentados. so, neste sentido, saberes-poderes, ou seja, campos de conhecimento cujos corpos visveis no esto constitudos pelo discurso terico ou cientfico, seno pela prtica cotidiana e regulamentada (cuesta, 1997, pp. 17-18; 2003, p. 7). Por isso, sua anlise socioistrica permite, se efetuar com uma atitude de vigilncia epistemolgica, de suspeita e escuta, intervir criticamente nos processos de produo de conhecimento que acontecem nos processos de aprendizagem escolar impugnando seus cdigos pedaggicos e profissionais. da se conclui, que tal anlise deva formar parte dos programas de formao inicial e permanente dos professores e de que seja a base para explorar as possibilidades reais de ocasionar mudanas substantivas e inovaes autenticamente relevantes no processo de transmisso e construo de conhecimentos que competem ao profissional da docncia (cuesta, 2003, pp. 7-8)37. Junto noo de cdigo disciplinar, outros dois conceitos bsicos para a anlise das disciplinas escolares, tomados de Bourdieu, so os

37. Em igual sentido, sobre a necessidade de introduzir a histria das disciplinas escolares e dos cdigos escolares e profissionais na formao do professorado, assim como a anlise sociogentica do ofcio de docente, do currculo e da instituio escolar, temse pronunciado recentemente outros fedicarianos (Romero Morante et al., 2006).

196

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

de campo profissional e habitus. o primeiro conduz ao estudo das comunidades disciplinares e de profissionais docentes, a sua organizao em corpos normatizados e hierarquizados em distintas categorias e tarefas e a formao de colgios invisveis ou subculturas. o segundo, aos processos de interiorizao freqentemente inconscientes , por quem integra um campo disciplinar, das tradies e rotinas socialmente constitudas como algo natural e inquestionvel (cuesta, 2003, pp. 9-11), quer dizer, do que na historiografia francesa e parte da espanhola se tem denominado a cultura escolar e, na americana, a gramtica da escolarizao ou da escola. Por ltimo, a nfase posta nas prticas, na realidade do que acontece na sala de aula, leva distino, e comparao, entre a disciplina regulada, a sonhada para Rafael Valls (2001), a pretendida e a ensinada (cuesta, 1998) o marco legal, as propostas e a realidade , assim como o manejo de fontes diversas para o estudo de cada uma delas. uma distino aplicvel tambm a outros aspectos da cultura e organizao escolar, evidente, no entanto, em mais de uma publicao sobre este tipo de questes38. a partir destes conceitos e categorias analticas, junto com os modelos de educao de clara influncia lereniana , os membros do projeto Nebraska planejaram estudar a forma escolar dominante do ontem e hoje, a escola das sociedades capitalistas, analisando a sciognese de trs de seus componentes mais substanciais e expressivos: o conhecimento que ali se produz (as disciplinas escolares), as prticas pedaggicas que ali se executam (as pedagogias duras e brandas) e os sujeitos profissionais que possuem, vivem e falam desse conhecimento e dessas prticas (os docentes) (cuesta et al., 2007, p. 195). sobre o que diz respeito ao estudo das disciplinas escolares, a publicao do livro de Javier Merchn (2005), Enseanza, examen y control. Profesores y alumnos em la clase de historia, constitui um bom exemplo de como, combinando antropologia, sociologia e histria, possvel
38. a distino entre a teoria ou propostas, o legislado e a realidade, constitui o esquema de trabalho que utilizamos para a anlise histrica do tempo escolar em Viao (1998a).

a histria das disciplinas escolares

197

aprofundar-se no estudo das prticas pedaggicas tanto como nas prticas sociais. assim mesmo, a tese, em curso de elaborao, de Julio Mateos (2001) sobre a genealogia da rea do conhecimento do meio e de Juan Mainer sobre a sociognese da didtica das cincias sociais (tradies discursivas e campo profissional) (Mateos & Mainer, 2007), junto investigao, tambm em curso de realizao, de Marise Vicente acerca da sociognese do saber e prticas psicopedaggicas, se enquandram em um projeto de trabalho colaborativo, transitando entre a necessidade e o desejo (cuesta et al., 2005), que, conforme vai se desenvolvendo, mostra a necessidade de prestar mais ateno figura dos mediadores entre a teoria e a prtica, entre o saber-poder terico e o saber-poder prtico.

Uma tentativa, semi-elaborada, de construir uma histria das disciplinas escolares


afirmar que no departamento de teoria e Histria da Educao da universidade de Murcia, em colaborao com alguns dos departamentos de didticas especiais de tal universidade, se vem trabalhando h alguns anos no mbito da histria das disciplinas escolares, pode parecer presunoso, se quem o afirma, como neste caso, faz parte do mesmo. Negar, no entanto, que os frutos de tal pesquisa, ainda que, com todas suas fragilidades metodolgicas e de elaborao possuem uma certa coerncia e uma orientao mais ou menos definida, seria injusto39. o fato que, contra o usual, nesta linha de pesquisa que se chega s disciplinas escolares desde a anlise do processo de profissionalizao docente e, mais concretamente, origem dos corpos de professores estatais na Espanha. a pesquisa, efetivamente, comeou no incio dos anos 1990 a partir da convocao de dominique Julia, no instituto universitrio Europeu de Florena, para que pesquisadores de diversos pases participassem no colquio seleo escolar e sociedade na

39. Nesta epgrafe deixam-se de lado os trabalhos realizados no dito departamento em relao com a histria do ensino dos saberes elementares, tais como a leitura ou a escrita ou, do mesmo modo, a doutrina crist, todos eles tambm prprios do mbito da histria das disciplinas escolares.

198

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

Europa entre os sculos XVii e XiX que aconteceria neste instituto, em fevereiro de 1992. Nossa contribuio versava sobre a origem dos corpos de professores estatais na Espanha a partir dos procedimentos de seleo por oposio, concurso de mrito ou mera designao real, dos professores dos Reales Estudios de San Isidoro de Madrid, desde sua criao em 1770 at 1808. o que comeou sendo um estudo dos procedimentos de seleo dos professores das 15 disciplinas ministradas nos Reais Estudos, atravs da anlise de 40 dossis deferidos, de outros tantos indeferidos, e de alguma ou outra nomeao real por concurso de mrito ou simples designao (Viao, 1994), terminou convertendose em um estudo sobre o processo de profissionalizao disciplinar e configurao como tais, de quatro dessas disciplinas: o direito natural e de gentes, a fsica experimental, as matemticas e a histria literria, cujo ensino estava ao encargo do Bibliotecrio (Viao, 1995; 1998). Quer dizer, ele conduziu a ficar atentos, primeiro, ao nexo ou relao que existia entre a configurao de um campo disciplinar e a profissionalizao de quem os integravam como docentes. E depois, entre outras coisas, considerando a existncia de diversas concepes ou tradies disciplinares (por exemplo, nas matemticas, entre quem havia formadose nas Faculdades de artes e quem as havia aprendido no exrcito ou na marinha; quer dizer, entre os filsofos e os militares; na fsica, entre os candidatos de formao filosfica e mdica; e no direito natural, entre os advogados e os clrigos), de diferentes status disciplinares (no era igual ser professor de latinidades ou de retrica e eloqncia, por exemplo), de novas matrias debilmente assentadas (o direito natural e de gentes) ou de distintos contedos, inclusive de contedos contraditrios, sob uma mesma denominao disciplinar (por exemplo, de novo, no direito natural e de gentes). o seguinte passo, uma vez advertida tal relao, foi tentar mud-la a outros mbitos disciplinares e momentos, e elaborar um esquema muito simples para a pesquisa dos mesmos. Esse esquema, em sntese, cobria aqueles aspectos mnimos, os quais se entendia, que deveriam abarcar o estudo de uma determinada disciplina:

a histria das disciplinas escolares

199

a) seu lugar, presena, denominaes40 e peso nos planos de estudos. b) seus objetivos explcitos e implcitos e os discursos que a legitimam como disciplina escolar. c) seus contedos prescritos: planos de estudo, livros de texto, programas, programaes. d) os professores das disciplinas: 1) Formao, titulaes. 2) seleo: requisitos, concursos e oposies (memrias, critrios, avaliaes). 3) carreira docente. 4) associaes: formao de comunidades disciplinares. 5) Publicaes e outros mritos. 6) Presena social e institucional. e) uma aproximao, at onde for possvel, s prticas escolares e realidade em classe atravs de memrias, informes, exames, dirios e cadernos de aula, documentos particulares etc. do dito ao feito existe uma distncia e, neste caso, mais que uma distncia, um abismo. uma coisa era o programa ou esquema ideal a seguir, e outra acomod-lo s circunstncias (interesses concretos, trabalhos j realizados, documentao existente, tempo disponvel etc.) de quem, desde o campo das didticas especiais ou da docncia em uma disciplina especfica, realizariam teses doutorais no mbito da histria das disciplinas. desde a primeira delas, apresentada em 1992, sobre o ensino da geografia na escola pblica na Espanha (1900-1936) realizada por catalina albacete, at a ltima lida no ano 2005, sobre a metodologia da aritimtica no incio das Escolas Normais (1838-1868) e seus antecedentes, levada a cabo por M dolores carrillo Gallego, foram defendidas outras trs teses doutorais: sobre a renovao das orientaes para o ensino das cincias na educao primria na Espanha (18821936), por Jos M. Bernal Martnez, em 1999, a formao histrica dos

40. sobre essa questo, no mbito do projeto Manes e para os ensinos primrio e secundrio, elaboramos uma relao delas em Viao (2000).

200

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

professores na Espanha do sculo XX, por consuelo delgado cortada, em 1999, e o ensino de fsica e qumica na educao secundria do primeiro tero do sculo XX na Espanha por Jos d. Lpez Martnez em 199941. Encontra-se pendente de ser apresentada a tese de Jos Bermdez abelln sobre o ensino do desenho na escola secundria desde 1836 a 1936 e, em curso de realizao, outras duas teses sobre a evoluo dos contedos da geometria na educao secundria na Espanha do sculo XX, a cargo de Jos M. Hernndez Gil, e o ensino das matemticas na educao primria entre 1868 e 1936, por Encarnacin snchez Jimnez. um balano quantitativamente importante mas escasso, no momento, de certa homogeneidade em relao com o projeto inicial, assim como de trabalho de sntese e anlise comparativa.

Algumas consideraes gerais sobre a histria das disciplinas escolares


a histria das disciplinas escolares coloca, desde o princpio, uma questo conceitual. Quando Goodson, em algumas ocasies, diferencia matria ou disciplina para indicar como a converso das primeiras nas segundas constitui um trao fundamental do processo de academizao, formalizao e abstrao que, junto formao de comunidades disciplinares, caracteriza a constituio das disciplinas escolares, ele est indicando a possibilidade de que existam disciplinas ou matrias que no podem receber a aplicao da expresso disciplina escolar. Quando, tambm, no seio da historiografia francesa se mistura o estudo dos saberes, dos saberes elementares (leitura, escrita, clculo), das disciplinas ou matrias e dos exerccios ou atividades (ditado, composio, resoluo de problemas, recitao, canto, lies de coisas, caligrafia etc.) no contexto de uma ampla concepo da expresso disciplinas

41. algumas das teses doutorais tm sido publicadas completamente ou em parte (Bernal Martnez, 2001; carrillo Gallego, 2005). assim mesmo, tanto nesses dois casos como no resto dos mencionados, as teses doutorais tm originado artigos, comunicaes em congressos ou investigaes posteriores sobre a histria do mesmo mbito disciplinar, o qual versava sobre as teses.

a histria das disciplinas escolares

201

escolares, se obrigado a admitir que aps as distines conceituais se ocultam diferentes respostas s perguntas que chervel j se fazia no final da dcada de 1980:
a natureza disciplinria dos diferentes contedos coloca, pois, um problema importante: existem nexos comuns entre as diferentes disciplinas? implica a noo de disciplina uma estrutura prpria, uma economia interna que a distinguiria das demais entidades culturais? Existe acaso um modelo ideal de disciplina para a qual tenderiam todas as disciplinas em via de constituio? Existem disciplinas mais logradas que outras? E, com outras palavras, existem matrias que admitem melhor que outras o processo de disciplinarizao? (chervel, 1991, p. 86).

talvez uma parte do problema se apie em que as categorias e modos de anlises das disciplinas, em um sentido amplo, no podem ser necessariamente as mesmas quando o objeto de estudo seja os saberes elementares do ensino primrio, e quando temos, o processo de configurao e segmentao disciplinar do ensino secundrio ou universitrio. inclusive, haveria que distinguir entre estes ltimos casos42. talvez, tambm, o problema resida em que ao falar de processos, quer dizer, de uma origem e srie de mudanas at chegar a um ponto determinado, h que se estabelecer quando, em um caso concreto, podemos falar de disciplina e quando temos de falar de disciplina, matria, atividade, exerccio, ou para utilizar um termo mais geral, cujo uso sugiro, de proto-disciplina. o que uma disciplina? Quando sabemos que nos achamos ante uma disciplina e no ante uma atividade ou exerccio? o canto uma disciplina, tal e como figurava no plano de estudos do ensino primrio de 1901, ou somente uma atividade ou exerccio da msica que sim, seria hoje, pela nossa perspectiva, a disciplina? o ditado uma atividade ou exerccio, mas e a ortografia? Podemos consider-la uma disciplina? Esta dificuldade tem feito com que, em algum caso, se
42. Para somente dar um exemplo, algumas das categorias de anlises do mundo acadmico de Bourdieu seriam mais adequadas para o mbito universitrio que para o do ensino secundrio.

202

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

proponha a suspenso temporal do uso do termo disciplina para trabalhar com os temas e atividades, j que isso facilitaria responder a questo de que temas ou atividades so compartilhadas entre vrias disciplinas ou desempenham um papel chave na organizao das mesmas (Reid, 1984, pp. 69-70). ainda assim, continua sendo vlido referir-se aos trs equvocos dos quais, nas palavras de dominique Julia, deve resalvar-se a histria das disciplinas: 1.Estabelecer genealogias enganosas tratando a todo custo de encontrar as origens de uma disciplina tal qual segmento antecedente (Julia, 2000, p. 52). assim, indica, que as origens da histria como disciplina, contra o que se costuma afirmar, no se acham no Ratio Studiorum jesuta, no que tal ensino teria uma dupla finalidade retrica e moral, seno o ensino de tal matria nos colgios de nobres no sculo XViii. 2. Pensar que uma disciplina no ensinada porque no aparece nos textos de programao ou porque no existem ctedras oficialmente criadas sob esse nome (idem, p. 55), como por exemplo, sucedeu com as matemticas nos colgios de jesutas no sculo XVi ou o francs ou a lngua francesa no ensino primrio do sculo XiX na Frana. 3. imaginar um funcionamento idntico no tempo das disciplinas escolares, quando estas se designam sob o mesmo rtulo (idem, p. 59). Por exemplo, sobre a Espanha, entre a histria natural do plano de bacharelado de 1849 e a disciplina do mesmo nome do plano de bacharelado de 1932, ou, por localizarem no mesmo espao temporal, entre a Filosofia do direito e o direito Penal, ministradas em duas universidades diferentes de modo concomitante ou, inclusive, por dois professores diferentes em uma mesma faculdade universitria (Viao, 1997)43.

43. Neste trabalho mostrei como a mesma disciplina, o direito natural e de gentes, no mesmo estabelecimento de ensino onde havia sido criada, os Reales Estdios de San Isidro, podia compreender contedos e ensinos diametralmente opostos e inclusive, em algum caso, totalmente crticas e negativas em relao com sua mesma existncia.

a histria das disciplinas escolares

203

claro que a esta relao de equvocos ou perigos poderamos acrescentar outros: 1. Pensar que diferentes denominaes implicam necessariamente em amplas diferenas de contedo. 2. Partir do pressuposto de que os discursos que legitimam as disciplinas so vlidos em todo o campo disciplinar e servem ou so utilizados com independncia do nvel educativo, tipo de ensino ou turma (Barnes, 1983, p. 32). 3. No perceber que as finalidades ou objetivos destinados s diferentes disciplinas so construes complexas as quais se misturam extratos sucessivos que se tem sobreposto a partir de elementos contraditrios (Julia, 2000, p. 60), assim como estes objetivos cumprem uma funo legitimadora no importando tanto seu cumprimento efetivo quanto seu potencial ou capacidade persuasiva. 4. supor que as disciplinas escolares so compartimentos fechados e autnomos esquecendo os emprstimos e influncias entre elas, os contedos, atividades e finalidades compartilhadas e as modalidades de circulao e transmisso interdisciplinar e entre as disciplinas e os saberes externos a elas. Ele obriga a inserir sua histria no contexto, mais amplo da histria da circulao e transmisso dos saberes (Grandire, 2004; Belhoste, 2005, pp. 215-216). 5. crer que porque se est estudando a histria de uma disciplina escolar concreta se est fazendo histria das disciplinas escolares quando esta ltima exige trabalhar com um aparato conceitual, algumas categorias analticas e um marco terico amplo que proporcione uma explicao plausvel do processo de disciplinarizao e que seja aplicvel a diferentes campos disciplinares. como j escrevi em outro trabalho, cujos pargrafos transcrevo e amplio (Viao, 2006), este esforo de transmutao didtica que implica a escolarizao e academizao de um saber, em geral originado fora do ambiente escolar ainda que no sempre: tambm tem saberes estritamente escolares por sua origem , que deve ser transformado em objeto de ensino (Julia, 2000, p. 47), quer dizer, sistematizado e seqenciado

204

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

por escrito em um programa e, se possvel, em um manual ou livro de texto, constitui a ata fundacional de uma disciplina. nesse sentido que as disciplinas escolares podem ser concebidas como uma alquimia, um trnsito de espaos sociais de um determinado conhecimento ou saber ao espao social da escola. um trnsito que, ao converter tal conhecimento em uma questo de aprendizagem escolar, implica uma mudana no ordenamento mental do mesmo a fim de adaptar-se s exigncias do horrio escolar, s concepes sobre a infncia, e s convenes e rotinas do ensino que impe tal conhecimento no currculo escolar (Popkewitz, 1994, p. 127). Para o estudo das disciplinas escolares sugiro consider-las como organismos vivos. as disciplinas no so, com efeito, entidades abstratas com uma essncia universal e esttica. Nascem e se desenvolvem, evoluem, se transformam, desaparecem, engolem umas s outras, se atraem e se repelem, se desgarram e se unem, competem entre si, se relacionam e intercambiam informaes (ou as tomam emprestadas de outras) etc. Possuem uma denominao ou nome que as identifica frente s demais, ainda que em algumas ocasies, como se tem advertido, denominaes diferentes mostram contedos bastante similares e, vice-versa, denominaes semelhantes oferecem contedos nem sempre idnticos. tais denominaes constituem, alm disso, sua carta de apresentao social e acadmica. ao mesmo tempo, as disciplinas escolares podem tambm ser vistas como campos de poder social e acadmico, de um poder a disputar. de espaos onde se entre mesclam interesses e atores, aes e estratgias. Nessa perspectiva, as disciplinas so: 1. Fonte de poder social e acadmico: campos hierarquizados entre os quais se desenvolvem situaes de domnio e hegemonia, de dependncia e sujeio. 2. apropriaes, por grupos de determinados professores, de espaos sociais e acadmicos: formando reservas exclusivas assim configuradas como conseqncia de sua apropriao, por alguns professores determinados, reconhecidos como professores destas disciplinas por sua formao ttulos, currculo e sua seleo ou

a histria das disciplinas escolares

205

modo de acesso, dois aspectos em geral controlados por quem j est habilitado para caar vaga na reserva. 3. Fonte de excluso social e acadmica: espaos reservados, como acabamos de falar, com um carter mais ou menos excludente ou fechado em relao a amadores ou interessados nos mesmos e de professores de outras disciplinas. 4. instrumento de reconhecimento de saberes profissionais: armas que, por sua incluso ou excluso em um plano de estudos determinado, em especial no mundo universitrio, podem ser utilizadas pelos detentores de uma titulao profissional para apropriar-se de alguns mbitos ou tarefas profissionais concretas, ou mesmo para excluir destes mbitos e tarefas a outros titulados. o segundo dos aspectos considerados as disciplinas como produto ou resultado da reserva de um campo acadmico, com uma denominao especfica, por um grupo determinado de professores guarda uma estreita relao com o processo de profissionalizao docente. se professor, mas no no geral, e sim, professor de uma disciplina determinada: de matemticas ou de ingls, por exemplo, na educao secundria, e de anatomia patolgica, anlises matemticas ou direito mercantil no ensino universitrio. a disciplina o elemento chave da profissionalizao do docente, o que define o contedo e o espao acadmico de sua profissionalizao. da, que no se pode estud-los separadamente, como se fossem dois campos sem relao alguma, a histria das disciplinas escolares e a do processo de profissionalizao dos docentes. Quer dizer, a histria de sua formao e titulao, de sua seleo, das matrias que ensinam, dos temas sobre os quais trabalham ou investigam e do controle que exercem tanto sobre a formao e seleo dos futuros professores de seu campo disciplinar ou outros campos como sobre o trabalho profissional de quem j pertence ao mesmo (o qu e como ensinam, o qu e como investigam, com quem e como se relacionam profissionalmente em seu campo disciplinar ou fora do mesmo). Em definitivo, as subculturas das disciplinas, uma vez configuradas, mostram uma variedade de tradies. algumas tradies que iniciam o professor (novato) em vises muito diferentes sobre as hierarquias existentes entre elas, seus

206

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

contedos, o papel do professor e sua orientao pedaggica (Goodson, 2000, p. 141). constituem, em suma, um elemento fundamental na formao do professor no exerccio da docncia, em sua integrao na comunidade disciplinar que lhe corresponde, e em sua concepo e modo de olhar e considerar o sistema educativo do qual faz parte, o ensino em seu conjunto e o mundo acadmico e escolar. um mundo que os professores vem desde e atravs de seu campo disciplinar. da que as matrias ou reas curriculares sejam o nexo e o nervo que une a profissionalizao do docente, a cultura escolar acadmica e os sistemas educativos nos quais as disciplinas, com seus cdigos correspondentes, se hierarquizam e formam ninhos. o elemento chave, que configura, organiza e ordena uma disciplina, o cdigo disciplinar. a idia do cdigo sugere a existncia de regras ou pautas, assim como a de sua imposio com carter geral. Mas tambm as de estabilidade, consolidao ou sedimentao e coerncia interna. Em todo caso trata-se de um cdigo cujos componentes se transmitem de uma gerao a outra, dentro da comunidade de proprietrios do espao acadmico reservado, graas aos j resenhados mecanismos de controle da formao da seleo e do trabalho ou tarefa profissional. Quais so tais componentes? Basicamente trs: um corpo de contedos (saberes, conhecimentos, destrezas, tcnicas, habilidades), um discurso ou argumentos sobre o valor formativo e a utilidade dos mesmos e umas prticas profissionais. Nas palavras de andr chervel,
todas ou praticamente todas as disciplinas se apresentam neste sentido como corpos de conhecimento, providos de uma lgica interna, articulados em torno de alguns temas especficos, organizados em planos sucessivos claramente diferenciados e que conduzem algumas idias simples e precisas ou, em qualquer caso, encarregados de ajudar na busca da soluo dos problemas de maior complexidade [chervel, 1991, p. 89].

trata-se, pois, de um corpo de contedos concretos dispostos em uma ordem, um mtodo e uma extenso determinada em forma de temas, questes, unidades didticas ou outros agrupamentos semelhantes. um

a histria das disciplinas escolares

207

corpo definido, com maior ou menor detalhe, nos planos de estudos pblicos ou privados, em questionrios ou orientaes de ndole oficial ou particular, nos temrios das oposies ou provas para atender docncia, nos programas estabelecidos por cada professor para o ensino de sua matria ou disciplina, nos cadernos escolares e exames, nas notas ou apontamentos da classe e, como no poderia ser de outra forma, nos livros de texto utilizados neste ensino. Mas o cdigo disciplinar no consiste somente em contedos. tanto ou mais importante o discurso elaborado pelos componentes do campo disciplinar um discurso que nasce com a mesma disciplina e que se constri frente a outros similares sobre o valor formativo e a utilidade acadmica, profissional ou social de tais contedos. ao fim e ao cabo, a importncia da disciplina em questo e seu lugar na hierarquia das disciplinas quer dizer, seu peso nos planos de estudo (nmero de horas que se lhes destinam e inclusive nas que se ensina) e a considerao acadmica de quem as ministram dependem de que tal discurso, em luta com outros, seja aceito ou no e em que medida no mundo acadmico e nos centros de deciso sobre o currculo prescrito. Pode-se tratar, como bvio, de discursos muito diferentes, em ocasies combinadas. desde discursos relativos, por exemplo, adequao de tais contedos s demandas do setor produtivo at seu papel, sempre fundamental e insubstituvel, como ginstica intelectual, como conhecimento instrumental ou para a formao do carter. Em todo caso, tais discursos, proferidos em solenes atos acadmicos, nos meios de comunicao, nas introdues, prlogos ou advertncias prvias que s vezes figuram nos livros de texto, na vida cotidiana das instituies educativas ou nas conversas dirias que tm lugar no mundo escolar, conformam tanto os contedos disciplinares como as prticas e o modo em que so ensinados. Este terceiro mbito, o das prticas, engloba dois aspectos assim relacionados: o das prticas docentes na sala de aula, ou seja, o modo de transmitir, ensinar e aprender os contedos da disciplina entre eles o recorrer ou no aos livros de texto e o uso que os professores e alunos fazem destes e de conduzir a aula essa tenso de um corpo-a-corpo com o grupo (chervel, 1991, p. 81), e o das prticas acadmicas frente a outros campos disciplinares: a apresentao social e acadmica da

208

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

disciplina prpria e o modo de se referir s restantes ou de se comportar com os que a elas se dedicam. Em ltimo termo, o cdigo disciplinar remete sempre a algumas prticas e vice-versa. apia-se em um saber emprico, em parte auto-suficiente, que, como tal saber emprico-artesanal, originado na experincia intransfervel da classe, se auto-afirma rechaando as ingerncias da pedagogia terica. Nesta separao taxativa mas bem oposicionista entre a pedagogia como arte e como cincia, a sacralizao da experincia leva o professor a ignorar, de forma alienante, como esse cdigo se apodera do professor e o constitui e conforma em frreos moldes (Mateos Montero, 2001, p. 73). assim como, em acertada expresso de Raimundo cuesta, os professores se convertem em guardies da tradio e escravos da rotina (cuesta, 2003, p. 9), e a pedagogia pretensamente cientfica, em um reduto acadmico cujas exigncias e desenvolvimento se produzem margem da arte de ensinar, considerada no cientfica, elaborada por seus artesos. a histria das disciplinas escolares, sua emergncia e introduo nos cursos escolares, sua evoluo atravs dos regulamentos que as organizam, as prticas e os exerccios que lhe do identidade, os manuais que estruturam seu ensino, [...] continuam sendo uma vasta mina aberta ao trabalho dos historiadores (Grandire, 2004, p. 241). ao mesmo tempo, pode ajudar a ter pontes entre ambas pedagogias, entre o mundo acadmico da cincia pedaggica e o mundo emprico do ensino na sala de aula.

Referncias bibliogrficas
alBertini, p. Lenseignement classique travers les exercices manuscrits des lves. Paris: institut National de Recherche Pdagogique, 1986. Balpe, C. Lenseignement des sciences physiques: naissance dun corps professoral. histoire de lducation, n. 73, p. 49-85, 1997. Barnes, d. y d. Preparing to write in further education. in: hammersley, m.; hargreaves, a. (eds.). Curriculum practice. some sociological case studies. London: the Falmer Press, 1983.

a histria das disciplinas escolares

209

Belhoste, B. culture scolaire et histoire des disciplines. Annali di Storia dellEducazione e delle Istituzioni Scolastiche, n. 12, p. 213-223, 2005. Bernal martnez, J. m. Renovacin pedaggica y enseanza de las ciencias. Medio siglo de propuestas y experiencias escolares (1882-1936). Madrid: Biblioteca Nueva, 2001. Blyth, w. a. l. three traditions in English primary education. in: . English Primary Education. V. ii. Background. 2. ed. rev. London: Routledge & Kegan Paul, 1967. p. 20-43. Bolvar, a. Las historias de vida del profesorado: posibilidades y peligros. Con-Ciencia Social, n. 9, p. 59-69, 2005. Carrillo gallego, m. d. La metodologa de la aritmtica en los comienzos de las Escuelas Normales (1838-1868) y sus antecedentes. Murcia: universidad de Murcia, departamento de didctica de las Matemticas y de las ciencias sociales, 2005. Caspard, p. introduction. histoire de lducation, n. 38, p. 3-6, 1988. Chervel, a. Historia de las disciplinas escolares. Reflexiones sobre un campo de investigacin. Revista de Educacin, n. 295, p. 59-111, 1991. . histoire de lagrgation. Contribution lhistoire de la culture scolaire. Paris: institut National de Recherche Pdagogique-Kim, 1993. . La culture scolaire. une approche historique. Paris: Belin, p. 5-6, 1998. . La composition franaise au XIXe sicle dans les principaux concours et examens de lagrgation au baccalaurat. Paris: Vuibert-institut National de Recherche Pdagogique, 1999. . Le baccalaurat et les dbuts de la dissertation littraire (18741881). histoire de lducation, n. 94, p. 103-109, 2002. . Linvention de la dissertation littraire dans lenseignement secondaire franais. Paedagogica historica, n. 40-3, p. 261-277, 2004. .; manesse, d. La Dicte: le Franais et lorthographe, 1873-1987. Paris: institut National de Recherche Pdagogique-calmann Lvy, 1989a. . Comparaison de deux ensembles des dictes, 1873-1987: mthodologie et rsultats. Paris: institut National de Recherche Pdagogique, 1989b.

210

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

Compre, m.-m. La question des disciplines scolaires dans les coles centrales. Le cas des langues anciennes. histoire de lducation, n. 42, p. 139-181, 1989. . La tardive constitution de lenseignement des humanits comme objet historique. histoire de lducation, n. 74, p. 187-203, 1997. CUesta, r. Sociognesis de una disciplina escolar: la historia. Barcelona: Pomares-corredor, 1997. . Clo en las aulas. La enseanza de la historia en Espaa entre reformas, ilusiones y rutinas. Madrid: akal, 1998. . La historia como disciplina escolar: gnesis y metamorfosis del conocimiento histrico en las aulas. in: forCadell, C.; peir, i. Lecturas de la historia. Nueve reflexiones sobre historia de la historiografa. Zaragoza: instituicin Fernando el catlico, 2001. p. 221-254. . campo profesional, formacin del profesorado y apuntes de didctica crtica para tiempos de desolacin. Didctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, n. 17, p. 3-23, 2003. . La escuela y el huracn del progreso. Por qu todava hoy es necesaria una crtica histrica de la escolarizacin de masas? Indaga. Revista Internacional de Ciencias Sociales y humanas, n. 4, p. 53-94, 2006. . et al. didctica crtica. all donde se encuentran la necesidad y el deseo. Con-Ciencia Social, n. 9, p. 17-54, 2005. CUesta, r. et al.Por qu y para qu el proyecto Nebraska? autoanlisis de un itinerario intelectual y afectivo. in: romero, J.; lUis, a. (eds.). La formacin del profesorado a la luz de una profesionalidad democrtica. santander: consejera de Educacin de cantabria, 2007. p. 189-211. franklin, B. m. La historia del currculum en Estados unidos. status y agenda de investigacin. Revista de Educacin, n. 295, p. 39-57, 1991. gmez garCa, n.; trigUeros gordillo, g. (eds.). Los manuales de texto en la enseanza secundaria (1812-1990). sevilla: Kronos, 2000. goodson, i. f. Becoming an academic subject: patterns of explanation and evolution. British Journal of Sociology of Education, 2-2, p. 163-180, 1981. . School subjects and curriculum change. case studies in curriculum history. London: the Falmer Press, 1983. . (ed.). Social histories of the secondary curriculum. London: the Falmer Press, 1985.

a histria das disciplinas escolares

211

. School subjects and curriculum change. case studies in curriculum history. 2. ed. London: the Falmer Press, p. vii, 1987. . La construccin social del currculum. Posibilidades y mbitos de investigacin de la historia del currculum. Revista de Educacin, n. 295, p. 7-37, 1991. . historia del currculum. La construccin social de las disciplinas escolares. Barcelona: Pomares-corredor, 1995. . El cambio en el currculum. Barcelona: octaedro, 2000. . Estudio del currculum. casos y mtodos. Buenos aires: amorrortu, 2003. goodson, i. f.; anstead, C. J. detrs de las puertas de la escuela: el estudio histrico del currculum. in: goodson, i. f. Estudio del currculum. casos y mtodos. Buenos aires: amorrortu, 2003. p. 105-124. .; Ball, s. J. (eds.). Defining the curriculum. Histories and ethnographies. London: the Falmer Press, 1984. goodson, i. f.; dowBiggin, i. r. La historia del currculum, la profesionalizacin y la organizacin social del conocimiento. in: goodson, i. f. Estudio del curriculum. casos y mtodos. Buenos aires: amorrortu, 2003. p. 83-104. grandire, m. Lhistoire des disciplines: prsentation. Paedagogica historica, n. 40-3, p. 239-243, 2004. gUerea, J.-l. La construction des disciplines dans lenseignement secondaire en Espagne au XiXe sicle. histoire de lducation, n. 78, p. 57-87, 1998. .; ossenBaCh, g.; pozo, m. del m. del (dirs.). Manuales escolares en Espaa, Portugal y Amrica Latina (siglos XIX-XX). Madrid: Uned, 2005. hammersley, m.; hargreaves, a. introduction. in: . Curriculum practice. some sociological case studies. London: the Falmer Press, 1983a. p. 1-14. . (eds.). Curriculum practice. some sociological case studies. London: the Falmer Press, 1983b. hargreaves, a. introduccin crtica. in: goodson, i. f. Estudio del currculum. casos y mtodos. Buenos aires: amorrortu, 2003. p. 15-32. hBrard, J. La escolarizacin de los saberes elementales en la poca moderna. Revista de Educacin, n. 288, p. 63-104, 1989.

212

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

.; chartier, a-M. Discours sur la lecture 1880-2000. Paris: Fayard-BPi, 2000.


ger,

hoBsBawm, e. introduccin: la invencin de la tradicin. in: hoBsBawm, e.; rant. (eds.). La invencin de la tradicin. Barcelona: crtica, 2002. p. 7-21.

JUlia, d. Livres de classe et usages pdagogiques. in: martin, h.-J.; Chartier, r. (dirs.). histoire de ldition franaise. Paris: Promodis, t. ii, 1984. p. 49-85. . aprendizaje de la lectura en la Francia del antiguo Rgimen. Revista de Educacin, n. 288, p. 105-120, 1989. . Le choix des professeurs en France: vocation ou concours? 1700-1850. Paedagogica historica, n. XXX-1, p. 175-205, 1994. . La culture scolaire comme objet historique. colonial Experience in Education. Historical issues and Perspectives. Paedagogica historica, supplementary series, v. i, p. 353-382, 1995. . Riflessioni sulla recente storiografia delleducazione in Europa: per una storia comparata delle culture scolastiche. Annali di Storia dellEducazione e delle Istituzioni Scolastiche, n. 3, p. 119-147, 1996. . La construccin de las disciplinas escolares en Europa. in: rUiz Berrio, J. (ed.). La cultura escolar en Europa. tendencias histricas emergentes. Madrid: Biblioteca Nueva, 2000. p. 45-78. kent, a. (ed.). School subject teaching. the history and future of the curriculum. London: Kogan Page, 2000. kinCheloe, J. l. introduccin. in: goodson, i. f. El cambio en el currculum. Barcelona: octaedro, 2000. p. 9-39. layton, d. Science for the people. the origins of the school science curriculum in England. London: George allen & unwin Ltd., 1973. lUs, a. La geografa en el bachillerato, 1836-1970. Barcelona: universidade de Barcelona, 1985. .; romero, J. Escuela para todos, conocimiento acadmico y geografa escolar em Espaa (1850-1953). santander: servicio de Publicaciones de la universidad de cantabria, 2007. mateos, J. Genealoga del cdigo pedaggico del entorno. in: mainer, J. (coord.). Discursos y prcticas para una didctica crtica. ideas y lneas de trabajo para transformar la enseanza. sevilla: dada Editorial, 2001. p. 151-158.

a histria das disciplinas escolares

213

mateos, J.; mainer, J. Los inciertos frutos de una ilusionada siembra. La JaE y la didctica de las ciencias sociales. Revista de Educacin, nmero extraordinario sobre Reformas e innovaciones educativas (Espaa, 1907-1936). En el centenario de la JaE, 2007. mateos montero, J. La formacin crtica en el espacio fedicariano. El caso de Fedicaria-salamanca. in: mainer, J. (coord.). Discursos y prcticas para una didctica crtica de las ciencias sociales. sevilla: dada Editorial, 2001. p. 61-80. merChn, J. Enseanza, examen y control. Profesores y alumnos en la clase de historia. Barcelona: octaedro/EuB, 2005. prez garzn, J. s. Ciencias y enseanza en la revolucin burguesa. Madrid: siglo XXi, 1978. p. 191-214. popkewitz, t. s. (ed.). The formation of school subjects. The struggle for creating an American institution. London: the Falmer Press, 1987. . Poltica, conocimiento y poder. algunas cuestiones para el estudio de las Reformas Educativas. Revista de Educacin, n. 305, p. 103-137, 1994. reid, w. a. curricular topics as institutional categories: implications for the theory and research in the history and sociology of school subjects. in: goodson, i. f.; Ball, s. J. (eds.). Defining the curriculum. histories and ethnographies. London: the Palmer Press, 1984. p. 67-75. rif valls, m. Historias del currculum e historias de vida en el trabajo de investigacin sobre la enseanza de ivor Goodson. Con-Ciencia Social, n. 9, p. 70-98, 2005. romero, J.; lUs, a. La historia del currculum y la formacin del profesorado como encrucijada: por una colaboracin entre la historia de la educacin y una didctica crtica de las ciencias sociales. Etnohistoria de la escuela, Burgos: sEdHE e universidad de Burgos, p. 1.009-1.020, 2003. . La enseanza de lo social en la escolaridad obligatoria. Historia de una pugna entre los enfoques disciplinares e integrados en perspectiva internacional. Madrid: Biblioteca Nueva (no prelo). romero morante, J. et al. La formacin del profesorado y la construccin social de la docencia. Con-Ciencia Social, n. 10, p. 15-67, 2006. taBorda de oliveira, m. a.; fisCher ranzi, s. m. (orgs.). histria das disciplinas escolares no Brasil: contribues para o debate. Bragana Paulista: edUsf, 2003.

214

revista brasileira de histria da educao

n 18

set./dez. 2008

tiana, a. (ed.). El libro escolar, reflejo de intenciones polticas e influencias pedaggicas. Madrid: Uned, 2000. valls, r. La historiografa escolar espaola en la poca contempornea: de los manuales de historia a la historia de la disciplina escolar. in: forCadell, C.; peir, i. (coords.). Lecturas de la historia. Nueve reflexiones sobre historia de la historiografa. Zaragoza: institucin Fernando el catlico, 2001. p. 191-220. viao, a. Les origines du corps professoral en Espagne: les Reales Estudios de san isidro, 1770-1808. Paedagogica historica, n. XXX, p. 119-174, 1994. . Por un anlisis socio-cultural de la elite intelectual y acadmica: los profesores y bibliotecarios de los Reales Estudios de san isidro (1770-1808). Bulletin hispanique, n. 97-1, p. 299-315, 1995. . del derecho natural y de gentes a la ciencia poltica: Manuel Joaqun de condado y la ctedra de derecho natural y de gentes de los Reales Estudios de san isidro (1770-1794). in: . Estudios de derecho constitucional y ciencia poltica. Homenaje al profesor Rodrigo Fernndez de carvajal. Murcia: universidad de Murcia, t. ii, p. 1.187-1.206, 1997. . Tiempos escolares, tiempos sociales. La distribucin del tiempo y del trabajo en la enseanza primaria en Espaa (1838-1936). Barcelona: ariel, 1998a. . disciplinas acadmicas y profesionalizacin docente: los Reales Estudios de san isidro (1770-1808). in: gUerea, J.-l.; fell, e.-m. (eds.). Luniversit en Espagne et en Amrique Latine du Moyen ge nos jours. ii. Enjeux, contenus, images. tours: Publications de luniversit de tours/Ciremia, 1998b. p. 303-323. . La catalogacin de los manuales escolares y la historia de las disciplinas a travs de sus denominaciones. in: tiana, a. (ed.). El libro escolar, reflejo de intenciones polticas e influencias ideolgicas. Madrid: Uned, 2000. p. 451-469. . El libro de texto y las disciplinas escolares: una mirada a sus orgenes. in: esColano Benito, a. (ed.). Currculum editado y sociedad del conocimiento. texto, multimedialidad y cultura de la escuela. Valencia: tirant lo Blanch, 2000. p. 109-140. . La enseanza secundaria. in: . Historia de la educacin en Espaa. Veinte aos de investigacin, 1981-2001 (no prelo).

a histria das disciplinas escolares

215

watson, f. The beginnings of the teaching of modern subjects in England. London: Pitman, s.d. p. viii. yoUng, m. (ed.). Knowledge and control: new directions for the sociology of education. London: collier Macmillan, 1971.

Sites:
<www.uned.es/manesvirtual/portalmanes.html> <http://www.fedicaria.org>

Endereo para correspondncia: Marina Fernnades Braga universidade Federal do Paran Programa de Ps-Graduao em Educao Rua General carneiro, 460 Ed. dom Pedro i 1 andar curitiba-PR cEP 80060-150 E-mail: ninabraga@yahoo.com.br autor do texto original: antonio Viao universidad de Murcia, Facultad de Educacin apartado 4.021 30080 Murcia-Espaa Professor colaborador: Marcus Levy albino Bencostta universidade Federal do Paran Programa de Ps-Graduao em Educao Rua General carneiro, 460 Ed. dom Pedro i 1 andar curitiba-PR cEP 80060-150 Recebido em: 2 jul. 2008 aprovado em: 24 jul. 2008

Anda mungkin juga menyukai