Anda di halaman 1dari 5

Rochas gneas: magma As Rochas gneas, rochas magmticas ou rochas eruptivas (derivado do latim ignis, que significa fogo)

so um dos trs principais tipos de rocha (sendo que as outras so as rochas sedimentares e as rochas metamrficas). A formao das rochas gneas vem do resultado da consolidao devida ao resfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido. Elas podem ser formadas com ou sem a cristalizao, ou abaixo da superfcie como rochas intrusivas (plutnicas) ou prximas superfcie, sendo rochas extrusivas (vulcnicas). O magma pode ser obtido a partir do derretimento parcial de rochas pr-existentes no manto ou na crosta terrestre. Normalmente, o derretimento provocado por um ou mais dos trs processos: o aumento da temperatura, diminuio da presso ou uma mudana na composio. J foram descritos mais de 700 tipos de rochas gneas, sendo que a maioria delas formada sob a superfcie da crosta da Terra com diversas propriedades, em funo de sua composio e do modo de como foram formadas. O processo de solidificao complexo e nele podem distinguir-se a fase ortomagmtica, a fase pegmattica-pneumatoltica e a fase hidrotermal. Estas rochas so compostas de feldspato (59,5%), quartzo (12%), piroxnios e anfibolitos (16,8%), micas (3,8%) e minerais acessrios (7%). Ocupam cerca de 30% da superfcie terrestre e 90% do volume terrestre, devido ao processo de gnese.

Formao A formao das rochas gneas vm do resultado da consolidao devida ao resfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido. Elas podem ser formadas com ou sem a cristalizao, ou abaixo da superfcie como rochas intrusivas (plutnicas) ou prximas superfcie, sendo rochas extrusivas (vulcnicas). Composio As rochas so praticamente compostas pelos minerais que as caracterizam. No incio do sculo XIX, Norman Levi Bowen, gelogo e mineralogista canadiano, descreveu como se cristalizam os minerais quando sujeitos a variaes de presso e temperatura e formulou a conhecida srie reaccional de Bowen, aceite actualmente como a progresso ideal dos minerais dado o arrefecimento de magma.

Caractersticas

CARACTERSTICAS MAGMAS
ORIGEM TEOR EM SLICA (SiO2) PONTO DE FUSO VISCOSIDA DE TENDNCIA PARA FORMAR LAVAS

BSICOS

Manto superior

Baixo ( 50%) Intermdio (50% a 60%) Alto ( 65%)

Alto

Baixa

Elevada

Crusta ANDESTICO continent S al CIDOS (RIOLTICO) Crusta ocenica

Intermdi o

Intermdia

Intermdia

Baixo

Alta

Baixa

Um dos critrios de classificao dos magmas a viscosidade, isto , a sua resistncia em fluir. Os parmetros de que depende a viscosidade, so: temperatura do magma relativamente qual ele solidifica; quantidade de slica, isto , de composto qumico, SiO2; quantidade de gs dissolvido. Se o magma expelido a uma temperatura muito superior da sua solidificao, ele fluido. Pelo contrrio, tanto mais viscoso quanto mais prximo estiver da sua temperatura de solidificao. Os magmas ricos em SiO2 so muito viscosos, em oposio aos fluidos, que so muito pobres neste composto. Relativamente ao teor em gases, quanto maior for a quantidade nele dissolvida, mais fluido o magma. O magma fluido ou viscoso tem sempre vrios gases dissolvidos sob presso (como por exemplo: H2O, CO2, SO2, CO, etc.)

CLASSIFICA~AO DAS ROCHAS IGNEAS Estas rochas podem ser c1assificadase definidas com base na sua textura, composi<;ao mineral6gica e composi<;aoquimica. Textura e uma caracteristica CLuediz respeito ao tamanho, a forma e 0 arranjamento dos minerais dentro das rochas. 0 que caracteriza 0 aparecimento de texturas diferentes nas rochas magmaticas e principalmente a localiza<;ao do magma quando do seu resmamento, condicionando 0 aparecimento de ambientes geol6gicos de solidifica<;aodiferentes. Quando 0 resmamento se da a alguns quil6metros abaixo da superficie terrestre, 0 magma solidifica vagarosamente porque a perda de calor e lenta. Alem disso, esse resmamento se da sob a presen<;ade substancias volMeis aprisionadas, 0 que leva a uma cristalizaao mais perfeita dos minerais. Tem-se dessa forma, 0 aparecimento de cristais maiores dando as rochas uma textura grossa. Essas rochas saD denominadas FANERiTICAS. Quando 0 magma se rema na superficie da crosta atraves do extravasamento, a temperatura e a pressao caem rapidamente, nao sao aprisionados volMeis e nao existem entao condi<;oesfavoniveis a cristalizayao dos minerais. Estas rochas tern entao textura fina e sao chamadas de AFANiTICAS. Como magmas semelhantes podem originar rochas que se formam no interior, ou na superficie da crosta, conclui-se que essas rochas, embora sejam semelhantes na sua composiyao mineral6gica, diferem-se na textura. Tem-se, entao, de modo geral, que cada rocha faneritica tern sua correspondente afanitica. Dessa forma, nao se utilizani nestas notas uma classificayao para as rochas afaniticas, mas se procurani estabelecer sua correspondencia com as rochas faneriticas. Existem outros tipos de textura, alem dos dois mencionados, bem como tipos intermediarios entre eles que nao serao considerados nestas notas. A composiyao mineral6gica e outra caracteristica importante das rochas magmMicase diz respeito it presenya de minerais que aparecem na composiyao da rocha, permitindo a sua distinyao e classificayao.Aqueles que aparecem obrigatoriamente na rocha sao chamados de minerais essenciais e os que podem ocorrer ou nao, sao chamados de minerais acessorios. Os minerais mais comuns das rochas igneas se enquadram em dois grandes grupos. Aqueles que sao ricos em silicio e aluminio chamados sialicos (feldspatos potassicos, plagiochisios caIcos6dicos, quartzo, nefelina, muscovita, etc.) e aqueles ricos em magnesio e ferro, denominados maticos ouferromagnesianos (olivina, piroxenios, anfib61ios,biotita,etc.).

Quanto a composiyao quimica, as rochas podem ser classificadas com base no teor de 6xido de silicio, componente obrigat6rio em todos os minerais silicatados, que as compoe. Esta e uma classificayao muito usada, apesar de empirica, muito antiga e quimicamente
incorreta.

Anda mungkin juga menyukai