Anda di halaman 1dari 7

OS ENSAIOS

PRIMEIROS

Estes so alguns dos primeiros ensaios de Woody Allen. Deixamos de transcrever os ltimos, porque, vendo-se sem assunto, o Autor no chegou a escrev-los. E possvel que, medida que envelhecer e compreender melhor a vida, Allen os escreva e depois retire-se para o seu quarto, l permanecendo indefinidamente. Como os de Bacon, os ensaios de Allen so breves e cheios de sabedoria. Infelizmente, a falta de espao no nos permite incluir a sua tese mais profunda: O Lado Bom da Vida.

Sobre uma rvore no Vero


De todas as maravilhas da natureza, a mais fantstica uma rvore no vero com a possvel exceo de um alce de polainas cantando Embraceable You. O vero quando as folhas esto mais verdes e folhudas do que nunca (se no, alguma coisa deve estar errada). Os galhos estendem-se em direo ao cu, como que tentando dizer: Embora eu seja apenas um galho, tambm tenho direito a aposentadoria bem remunerada E as variedades? Tal rvore assim-assim ser um abeto ou um choupo? Ou uma sequia gigante? No, desconfio que no passa de uma msera bananeira, e mais uma vez voc sifu. E claro que at voc poderia aprender a distinguir qualquer rvore em questo de segundos, desde que fosse um picapau mas, nesse caso, como mandar cartes postais aos que resolveram passar o inverno no deserto? Por que qualquer rvore ser muito mais interessante do que uma fonte que faa chu-chu? Ou do que qualquer coisa que faa chu-chu? Porque sua simples e gloriosa existncia um testemunho silente de uma inteligncia maior que qualquer outra na Terra, principalmente na atual gesto presidencial. Como disse o poeta: S Deus consegue fazer uma rvore talvez porque seja to difcil fazer com que cada macaco fique quieto no seu galho. Certa vez, um lenhador preparava-se para atacar uma rvore com seu machado, quando notou gravado nela um corao flechado e dois nomes. Pondo de lado o machado, ele preferiu usar a serra, mais indolor. A moral da histria

me escapa neste momento, mas, seis meses depois, o lenhador foi processado por ensinar algarismos romanos a um ano.

Sobre juventude e Velhice


O verdadeiro problema da maturidade no saber a idade certa da pessoa, mas a sua reao ao acordar de repente em pleno centro da cidade, usando apenas bermudas. E de que importam os anos, afinal, principalmente com os aluguis congelados? O que devemos ter em mente que qualquer poca da vida tem suas vantagens, embora seja difcil encontrar o interruptor de luz quando se est morto. O principal problema da morte, alis, o medo de que no haja vida depois dela o que pode ser um pensamento pavoroso, principalmente para quem se deu ao trabalho de se barbear. Alm disso, h o medo de que, embora possa haver vida depois da morte, ningum saiba onde ela est se realizando. Mas h tambm o lado positivo: morrer uma das poucas coisas que se pode fazer deitado Vamos pensar bem: ser a velhice to terrvel? No, se voc tiver escovado os dentes quatro vezes por dia. E por que no h pra-choques que nos protejam dos acidentes da vida? Ou um bom hotel beira de certas estradas? Em suma, o melhor que podemos fazer nos comportarmos de acordo com nossa idade. Por exemplo: se voc tem 16 anos ou menos, tente no ficar careca. Por outro lado, se voc tiver mais de 80 anos, de extremo bom-tom sair pelas ruas com uma espada de pau e um capacete de papel, gritando: Estamos sendo invadidos pelo Paraguai! Lembre-se, tudo relativo ou devia ser, porque, se no for, vamos ter de comear tudo de novo.

Sobre a Frugalidade
medida que envelhecemos, importantssimo conservar nossas economias, evitando gastar dinheiro em coisas inteis, tais como geleia de pra ou chapus de ouro macio. O dinheiro no tudo, mas melhor do que ter sade. Afinal, no se pode entrar num aougue, pedir um quilo de alcatra e dizer ao aougueiro: Olhe como estou bronzeado. Vendendo sade! Nunca fico gripado! e esperar que ele lhe entregue a carne. (A no ser, claro, que seja um perfeito idiota.) E melhor ser rico do que ser pobre, quando nada por questes financeiras. No que o dinheiro compre a felicidade. Vejam o caso da cigarra e da formiga. A cigarra cantou durante todo o vero, enquanto a formiga trabalhava e economizava. Quando chegou o inverno, a cigarra estava falida, mas a formiga estava sofrendo do peito. A vida dura para os insetos. E no pensem que os ratos passam muito melhor. O fato que todos precisamos de um ombro para nos encostarmos, embora isso costume amarrotar nosso terno novo. Finalmente, nunca nos esqueamos de que mais fcil gastar dois dlares do que economizar um. E, pelo amor de Deus, nunca invistam dinheiro em firmas de corretagem cujos scios j tenham puxado trens no Alasca.

Sobre o Amor
E melhor amar ou ser amado? Nenhum dos dois, se a sua taxa de colesterol estiver acima de 600. Pelo amor, naturalmente, refiro-me ao amor romntico por exemplo, entre homem e mulher, e no quele entre me e filho, uma criana e seu co ou entre dois garons. O maravilhoso da coisa que, quando se ama, tem-se um impulso de cantar. Deve-se resistir a isto a todo custo, tomando cuidado tambm para que o ardente apaixonado no diga as letras das msicas. E evidente que ser amado diferente de ser admirado, j que sempre se pode ser admirado a distncia enquanto que, para se amar de verdade uma pessoa, preciso estar no mesmo quarto com ela e, de preferncia, enrolado atrs das cortinas. Para ser um grande amante, deve-se ser forte e, ao mesmo tempo, terno. Mas, forte at que ponto? Acho que basta conseguir levantar 30 quilos. E preciso tambm ter em mente que, para quem ama, a mulher amada sempre a coisa mais linda do mundo, mesmo que, para um estranho, ela seja indistinguvel de um prato de mexilhes. A beleza est em quem v Se quem v for mope ou estrbico deve perguntar pessoa ao lado qual a garota mais bonita. (Na realidade, as mais bonitas so geralmente as mais burras, e esta uma das razes pelas quais muita gente no acredita em Deus.) As alegrias do amor duram apenas um instante, cantou o bardo, mas suas dores duram uma eternidade. Esta cano tinha tudo para fazer sucesso, mas a melodia era muito parecida com a de lm a rankee Doodle Dandy.

A Respeito de Colher Violetas no Bosque


Isto no tem a menor graa, e eu recomendaria qualquer outra atividade. Visitar um amigo doente, por exemplo. Se no tiver nenhum (mesmo que so), v ao teatro ou entre numa banheira quente com um livro. Qualquer coisa melhor do que ser apanhado num bosque com um sorriso idiota e uma cesta de flores na mo. A prxima coisa que lhe poder acontecer ser sentir-se ligeiramente perdido: O que fazer com as violetas? Ora, ponha-as num vaso, dir voc. Que resposta estpida! Hoje basta ligar para o florista e encomendar as flores Deixe que ele perca tempo no bosque, j que est sendo pago para isto. Assim, se cair uma tempestade ou se for atacado por um enxame de abelhas, o azar ser dele, e no seu. No pensem por isto que eu seja insensvel s alegrias da natureza, embora j tenha concludo que, como diverso, difcil haver coisa melhor do que passar 48 horas jogando peteca com um maneta. Mas isto outra histria.

Anda mungkin juga menyukai