Anda di halaman 1dari 2

Roteiro de laboratrio - Experimento II Componente: Cincias e Tecnologia de Materiais - CTM Professores: Brulio S. Barros, Kaline M. S. Viana e Luciana F. L.

Lucena Titulo do experimento: Sntese de Materiais Polimricos - Baquelite Tpicos abordados: Materiais polimricos; Mtodos de sntese Orientaes gerais: a atividade individual e ir compor juntamente com os outros experimentos de laboratrio a segunda nota da componente curricular CTM. 1. Introduo A baquelite uma resina fenol formol tambm chamada de polmero com ligaes cruzadas. As ligaes entre as cadeias permitem a forma de uma estrutura tridimensional, de modo que os polmeros formados so materiais rgidos e completamente insolveis. 2. Reviso terica A baquelite cujo consumo total considervel, uma das primeiras resinas a serem desenvolvidas; sua fabricao foi industrializada na Amrica (1909) pelo belga Back Cland. Na presena de catalisadores o fenol reage sobre o formol dando produtos slidos ou lquidos que se transformam pela polimerizao numa substncia slida. A baquelite, translcida, dura, insolvel, isolante, infusvel, resistente a unidade e aos agentes qumicos. Quando o polmero obtido pela reao de dois monmeros com eliminao simultnea de uma substncia mais simples (H2O, NH3 e etc.). O polmero fenolformaldedo ou baquelite no seu primeiro estgio e predominante linear e tem massa relativamente baixa sendo conhecida comercialmente como Novolac e muito empregado em tintas vernizes e cola pra madeira. A reao, no entanto, pode prosseguir e gerar a baquelite que um polmero tridimensional (termofixo). Sendo o mais antigo polmero sinttico de uso industrial onde se presta muito bem fabricao de objetos moldados. Em reaes intermedirias, no processo de condensao, pode ocorrer livremente temperatura elevada como os polmeros fundidos podem variar pelos pesos moleculares das molculas reagentes. A condensao de fenol-formol na presena de um cido (reao de FriedelCraft) pode ser controlada de modo a produzir um material de baixo peso molecular no quais as unidades fenlicas so ligadas por grupos metileno. Quando o peso molecular cerca de 1000, o material solvel e pode ser misturada com corantes, carga inerte e uma fonte de formaldedo, tal como o hexametileno-tetramina. Sob aquecimento, a mistura funde-se e usada pra moldagem. Posterior aquecimento decompe o hexametileno-tetramina em formaldedo e amonaco. O formaldedo propicia a formao de ligaes adicionais entre as cadeias e forma-se um produto termorrgido. Assim, o polmero final uma rede tridimensional rgida, insolvel e, em certos casos, tambm quebradia. Um material termoplstico pode ser refundido vrias vezes sem sofrer alteraes, enquanto que um material

termorrgido sofre uma mudana permanente (uma reao qumica) durante a fuso fornecendo, assim um slido que no pode ser fundido. Certas partes de utenslios eltricos, interruptores e tomadas costumam ser feitos de resinas termorrgidas com ligaes entre cadeias como a baquelite. Quando a condensao se processa entre o fenol e o formaldedo, obtem-se as resinas fenlicas os mais antigos elementos da famlia dos plsticos. Apresenta boas propriedades fsicas e qumicas e baixo custo de produo. As baquelites so as mais conhecidas substncias termofixas desse grupo e foram as primeiras matrias plsticas fabricadas e, embora ainda estejam sendo suplantadas, ainda so muito usadas. 3. Metodologia 3.1. Materiais (reagentes e vidrarias) Formaldedo 37% Fenol cido clordrico Bquer de 100 mL Palito de picol ou basto de vidro

3.2. Mtodos Adicione 15 mL de uma soluo aquosa de formaldedo 37% em um bquer de 100 mL. Dissolva 5g de fenol nesta soluo e adicione lentamente, com agitao (utilize um palito de picol ou basto de vidro para agitar) 10 mL de HCl concentrado. Prossiga a agitaco (a reao exotrmica). Anote o que ocorre no sistema. Lave o polmero obtido com gua e deixe secar em um papel absorvente. Anote as caractersticas do material. Teste sua solubilidade em gua, etanol e clorofrmio.

ATIVIDADE

PARA SER ENTREGUE NO DIA DO LABORATRIO:


1- Que so polmeros? E copolmeros? 2- Como foi descoberta a baquelite e por que este nome? 3-Que polmero tridimensional? 4- Mostre a reao de polimerizao de baquelite. 5- Que monmero? 6- Que tipo de polmero a baquelite? 8- Cite algumas aplicaes da resina fenol-formol. 9- Que so polmeros termofixos ou termorrgidos?

AVISO: O aluno s poder participar da aula de laboratrio de CTM se estiver no dia do experimento trajando: jaleco, sapato fechado e cala comprida, alm de tambm entregar a atividade !!!

Anda mungkin juga menyukai