Anda di halaman 1dari 7

2

1- Introduo A Eletrnica Digital surgiu a partir da evoluo da eletrnica analgica e se desenvolveu a princpio com os CIs (circuitos integrados) na dcada de 1970, depois com os microprocessadores (dcada de 1980) e com os microcontroladores.Porm alguns de seus conceitos foram desenvolvidos ainda no sculo XIX. A lgebra de Boole desenvolvida pelo matemtico ingls George Boole datada de 1854. Somente em 1938 as teorias de Boole foram utilizadas, por Claude Elwood Shannon para solucionar problemas de circuitos de telefonia com rels. Em qualquer sistema digital a unidade bsica construtiva o elemento denominado Portas Lgicas. As portas lgicas so encontradas desde nveis de integrao em larga escala(CI de processadores Pentium, por exemplo) at o nvel de integrao existente em CI mais simples (famlia CI TLL e CMOS por exemplo).

2- Descrio das portas lgicas As portas lgicas so dispositivos que, quando aplicados um sinal lgicos em suas entradas, produzem um sinal lgico na sada. Uma porta lgica pode ter mais de 2 entradas, porm sempre s ter uma sada. Os sinais lgicos das entradas e da sada so correlacionadas por uma tabela denominada Tabela Verdade, sendo que para cada combinao de sinais de entrada produzido um sinal de sada. 2.1- Porta E (AND) Assume 1 apenas quando todas as variveis forem 1,e 0 nos outros casos. Notao: S = A.B Smbolo: 2.2- Porta NE (NAND) Inverso da funo E, ou seja, assume 0 apenas quando todas as variveis forem 1,e 1 nos outros casos. Notao: S = (A.B) Smbolo:

Tabela Verdade

Tabela Verdade

2.3- Porta OU (OR) Assume 0 apenas quando todas as variveis forem 0,e 1 nos outros casos. Notao: S = A+B Smbolo:

2.4- Porta NOU (NOR) Assume 1 apenas quando todas as variveis forem 0,e 0 nos outros casos. Notao: S = (A+B) Smbolo:

Tabela Verdade

Tabela Verdade

2.5- Porta OU Exclusivo (XOR) Assume 1 quando as variveis assumem valores diferentes. Notao: S = A B Smbolo:

2.6- Porta NO OU Exclusivo (XNOR) Assume 1 quando houver coincidncia entre os valores das variveis. Notao: S = (A B) Smbolo:

Tabela Verdade Tabela Verdade

2.7- Porta Negado (NOT) Inverte a varivel aplicada a sua entrada Notao: S = A Smbolo:

Tabela Verdade

Exemplo de circuitos utilizando portas lgicas: 1- Uma campainha que toca (sada) se o motorista der a partida no motor do carro (entrada) sem estar com o cinto de segurana afivelado (entrada). Se a ignio for ACIONADA (1) e o cinto estiver DESAFIVELADO (1), a campainha ACIONADA (1). Caso contrrio, a campainha no toca Tabela Verdade: Ignio Cinto Campainha 0 0 1 1 Basta incluir uma porta AND. 0 1 0 1 0 0 0 1

2- Detector de incndio com vrios sensores (entradas) e uma campainha para alarme (sada). Se QUALQUER UM dos sensores for acionado (significando que um dos sensores detectou sinal de incndio), a campainha ACIONADA. Tabela verdade: Sensor Sensor Campainha 1 2 0 0 1 1 Basta incluir uma porta OR. 0 1 0 1 0 1 1 1

3- A figura a seguir mostra um exemplo de aplicao do circuito lgico (ou porta) AND como elemento de controle em transferncias de dados. Para cada bit do registrador, um sinal da unidade de controle (UC) serve de entrada, juntamente com o sinal correspondente ao bit do registrador origem (registrador A). Quando o sinal da unidade de controle for igual a 1, a combinao dos sinais de entrada produz na sada um valor, sempre igual ao do bit do registrador de entrada, o qual ser armazenado no registrador de destino (registrador B).

Concluso As portas lgicas so uma das bases mais importantes da microeletrnica, e por isso, so elementos essenciais na construo da maioria dos circuitos digitais. Quando queremos construir um circuito lgico utilizamos uma placa de circuito impresso com os CI de diferentes portas lgicas.

Bibliografia www.joinville.ifsc.edu.br/~mtaques/Digital/ED_C1.pdf rossano.pro.br/fatec/cursos/sistcomp/apostilas/circuitos.pdf wiki.sj.cefetsc.edu.br/wiki/images/0/0b/Portas_logicas.pdf www.dcc.ufrj.br/~gabriel/circlog/Portas.pd

Anda mungkin juga menyukai