Anda di halaman 1dari 5

Princpios de doena e epidemiologia

Resumo III Microbiologia Tortora

Introduo
Os microrganismos causadores de doenas so denominados patgenos. Os microrganismos patognicos tm propriedades especiais que permitam que eles invadam o corpo humano ou produzem toxinas. Quando um microrganismo supera as defesas do corpo, ocorre um estado de doena. Patologia, infeco e doena A patologia o estudo cientfico da doena. A patologia est relacionada com a etiologia (causa), a patognese (desenvolvimento) e os efeitos da doena. Infeco a invaso e crescimento de patgenos no corpo. Um hospedeiro um organismo que abriga e sustenta o crescimento de patgenos. Doena um estado anormal em que parte ou todo o corpo no est adequadamente ajustado ou incapaz de realizar as funes normais. Microbiota normal Os animais, incluindo os seres humanos, geralmente esto livres de germes intra-tero. Os microrganismos comeam a colonizao na superfcie e no interior do corpo logo aps o parto. Os microrganismos que estabelecem colnias permanentes dentro ou sobre o corpo sem produzir doena compem a microbiota (flora) normal. A flora transitria composta pelos micrbios que esto presentes por perodos variveis e ento desaparecem. Relaes entre a microbiota normal e o hospedeiro A microbiota normal pode impedir os patgenos de causarem uma infeco; esse fenmeno conhecido como antagonismo bacteriano. A microbiota normal e o hospedeiro existem em simbiose (vivem juntos). Os trs tipos de simbiose so o comensalismo (um organismo se beneficia e o outro no afetado), mutualismo (ambos os organismos se beneficiam) e parasitismo (um organismo se beneficia e um lesado). Microrganismos oportunistas Os patgenos oportunistas no causam doenas em condies normais, mas causam doena em condies especiais. Cooperao entre microrganismos

Em algumas situaes, um microrganismo torna possvel a outro causar uma doena ou produzir sintomas mais graves.

Etiologia das doenas infecciosas


Os Postulados de Koch Os postulados de Koch so critrios para estabelecer que um micrbio especfico causa uma doena especfica. Os postulados de Koch tm as seguintes exigncias: O mesmo patgeno deve estar presente em todos os casos da doena; O patgeno deve ser isolado em cultura pura; O patgeno isolado da cultura pura deve causar a mesma doena em um animal de laboratrio saudvel, susceptvel; O patgeno deve ser isolado novamente do animal de laboratrio inoculado. Excees aos postulados de Koch Os postulados de Koch so modificados para estabelecer etiologias de doenas causadas por vrus e algumas bactrias, que no podem ser cultivadas em meio artificial. Algumas doenas, como o ttano, tm sinais e sintomas inequvocos. Algumas doenas, como a pneumonia e a nefrite, podem ser causadas por uma variedade de micrbios. Alguns patgenos, como o S. Pyogenes, causam vrias doenas diferentes. Certos patgenos, como o HIV, causam doena somente em seres humanos. Classificao das doenas infecciosas Um paciente pode exibir sintomas (alteraes subjetivas nas funes corporais) e sinais (alteraes mensurveis), que um mdico usa para fazer um diagnstico (identificao da doena). Um grupo especfico de sintomas ou sinais que sempre acompanha uma doena denominado uma sndrome. As doenas comunicveis so transmitidas direta ou indiretamente de um hospedeiro para outro. Uma doena contagiosa aquela que facilmente disseminada de uma pessoa para outra. As doenas no-comunicveis so causadas por microrganismos que crescem normalmente fora do corpo e no so transmitidos de um hospedeiro para outro. Ocorrncia de uma doena A ocorrncia de uma doena relatada pela incidncia (nmero de pessoas que contraram a doena) e pela prevalncia (nmero de casos em um perodo de tempo especfico). As doenas so classificadas pela frequncia de ocorrncia: espordicas, endmicas, epidmicas e pandmicas. Gravidade ou durao de uma doena O espectro de uma doena pode ser definido como agudo, crnico, sub-agudo ou latente. A imunidade grupal a presena de imunidade a uma doena na maioria da populao.

Extenso do envolvimento do hospedeiro Uma infeco local afeta uma pequena rea do corpo; uma infeco sistmica disseminada atravs do corpo pelo sistema circulatrio. Uma infeco secundria pode ocorrer aps o hospedeiro ser enfraquecido por um infeco primria. Uma infeco inaparente ou sub-clnica no causa quaisquer sinais de doena no hospedeiro.

Padres de doena
Fatores predisponentes Um fator predisponente aquele que torna o corpo mais susceptvel doena ou altera o curso de uma doena. Os exemplos incluem o sexo, o clima, a idade, a fadiga e a nutrio inadequada. O desenvolvimento da doena O perodo de incubao o intervalo de tempo entre a infeco inicial e o surgimento dos primeiros sinais e sintomas. O perodo prodrmico caracterizado pelo surgimento dos primeiros sinais e sintomas leves. Durante o perodo de doena, ela est em seu mximo, e todos os sinais e sintomas da doena so aparentes. Durante o perodo de declnio, os sinais e sintomas cedem. Durante o perodo de convalescena, o corpo retorna a seu estado anterior doena, e a sade restaurada.

Disseminao da infeco
Reservatrios de infeco Uma fonte contnua de infeco denominada reservatrio de infeco. Pessoas que apresentam uma doena ou so portadoras de microrganismos patognicos so reservatrios humanos de infeco. As zoonoses so doenas que afetam os animais selvagens e domsticos, e podem ser transmitidas aos seres humanos. Alguns microrganismos patognicos crescem em reservatrios inanimados, como o solo e a gua. Transmisso de doenas A transmisso por contato direto envolve o contato fsico ntimo entre a fonte da doena e o hospedeiro suscetvel. A transmisso por fmites (objetos inanimados) constitui um contato indireto. A transmisso por saliva ou muco na tosse ou espirro denominada transmisso por gotculas.

A transmisso por um meio como a gua, alimentos ou ar denominada transmisso por veculo. A transmisso pelo ar refere-se a patgenos transportados em gotculas de gua ou p a uma distncia maior que um metro. Os vetores artrpodes transportam os patgenos de um hospedeiro para outro por transmisso mecnica e biolgica. Infeces adquiridas em hospital (nosocomiais) Uma infeco hospitalar qualquer infeco adquirida durante uma estadia hospitalar, em casa geritrica ou outra instalao de cuidados de sade. Cerca de 5 a 15% de todos os pacientes hospitalizados adquirem infeces hospitalares. Microrganismos em hospitais Certos micrbios normais so frequentemente responsveis por infeces hospitalares quando so introduzidos no corpo atravs de procedimentos mdicos como cirurgia e cateterizao. As bactrias gram-negativas oportunistas, resistentes a drogas, so a causa mais frequente de infeces hospitalares. O hospedeiro comprometido Pacientes com queimaduras, ferimentos cirrgicos e sistemas imunolgicos suprimidos so os mais susceptveis a infeces hospitalares. A cadeia de transmisso As infeces hospitalares so transmitidas por contato direto entre os membros da equipe e o paciente e entre pacientes. Fmites como cateteres, seringas e dispositivos respiratrios podem transmitir infeces hospitalares. O controle das infeces hospitalares Tcnicas asspticas podem prevenir as infeces hospitalares Os membros da equipe de controle da infeco hospitalar so responsveis pela verificao da limpeza, armazenamento e manuseio correto dos equipamentos e suprimentos. Doenas infecciosas emergentes Novas doenas e doenas com incidncias crescentes so denominadas doenas infecciosas emergentes (DIEs). As DIEs podem resultar do uso de antibiticos e pesticidas, alteraes climticas, viagens, a falta de vacinao e da notificao de casos.

Os rgos CPDC, NIH e OMS so responsveis pela investigao e respostas s doenas infecciosas emergentes.

Epidemiologia
A cincia da epidemiologia o estudo da transmisso, da incidncia e da frequncia das doenas. A epidemiologia moderna comeou na metade do sculo XIX, com o trabalho de Snow, Semmelweis e Nightingale. Dados sobre as pessoas infectadas so coletados e analisados na epidemiologia descritiva. Na epidemiologia analtica, um grupo de pessoas infectadas comparado com um grupo no-infectado. Experimentos controlados criados para testar hipteses so realizados na epidemiologia experimental. O relatrio compulsrio de casos fornece dados sobre a incidncia e a prevalncia de doenas para os oficiais de sade locais, estaduais e nacionais. Os Centros de Preveno e Controle de Doenas (CPCD) so a fonte principal de informaes epidemiolgicas dos Estados Unidos. O CPCD publica o Relatrio Semanal de Morbidade e Mortalidade, fornecendo informaes sobre a morbidade (incidncia) e mortalidade (bitos).

Anda mungkin juga menyukai