Anda di halaman 1dari 38

Um Guia Para Executivos Ocupados Vencerem No Mercado Mobile

Se puder, acesse www.themobileplaybook.com/br em seu tablet

Por Jason Spero E Johanna Werther

NDICE

INTRODUO Pg. 3

01 02 03 04 05

VENA EM MOMENTOS QUE IMPORTAM

Como mobile muda nossa proposta de valor? Pg. 4


> Atendendo aos clientes em mobile > O consumidor local mvel > O desao da transparncia de preos

VENA EM MOMENTOS QUE IMPORTAM


> Websites otimizados para celular

Como os dispositivos mveis impactam nossos destinos digitais? Pg. 12


> Aplicativos para celular

TOME DECISES MELHORES

A sua organizao est se adaptando para mobile? Pg. 17


> Responsabilidade e propriedade dos dispositivos mveis

CRESA MAIS E MAIS RPIDO


> Estratgia de pesquisa

Como nosso marketing deveria se adaptar aos dispositivos mveis? Pg. 21


> Estratgias mobile para construo de marca > Canais de marketing

CRESA MAIS E MAIS RPIDO


> Estratgia para tablets

Como podemos nos conectar com o pblico de tablets? Pg. 29 CONCLUSO Pg. 34 RECURSOS ADICIONAIS Pg. 36

themobileplaybook.com/br

INTRODUO

Os dispositivos mveis mudam tudo

o ltimo ano, ns do Google tivemos a oportunidade de debater a revoluo mvel com centenas de prossionais de marketing, e o mesmo tema sempre surge nas conversas: para a maioria das empresas, a questo no mais Por que eu deveria investir em mobile? - todos lemos estatsticas sobre a incrvel adoo de celulares e tablets - mas Como eu deveria investir em mobile? Criamos este Mobile Playbook para ajudar voc a encontrar respostas. Cada empresa diferente, mas surgiram perguntas semelhantes nessas centenas de reunies. Elas esto organizadas aqui em cinco perguntas cruciais sobre mobile que todos os executivos de empresas deveriam comear a implementar hoje. Tambm sugerimos estratgias para responder a cada uma delas: comparar a concorrncia, compreender como seu cliente est usando celulares por meio de pesquisas, reservar um oramento para aprender, conversar com sua agncia e garantir recursos para o trabalho a ser realizado.

Nosso objetivo ajudar empresas em todos os nveis de sosticao e experincia em mobile a adotar estratgias concretas que podem ajudar voc a vencer. Este espao no mais para testes, a revoluo de mobile est zarpando em potncia mxima, e seus clientes esto a bordo. Abraar mobile pode ajudar voc a vencer nos momentos que importam, tomar decises melhores e crescer mais e mais rpido. Mas voc precisa comear de algum lugar. No Google, acreditamos que seu sucesso em dispositivos mveis determinar o futuro de seus negcios. Vamos transformar 2012 no ano em que voc garantir um futuro brilhante.

Cinco perguntas cruciais sobre dispositivos mveis que todos os executivos deveriam estar fazendo hoje em dia

themobileplaybook.com/br

Vena em momentos que importam

01. Como mobile muda nossa proposta de valor?

themobileplaybook.com/br

Vena em momentos que importam 01. Como mobile muda nossa proposta de valor?

Atendendo aos clientes em mobile


s consumidores j podem usar smartphones e tablets para interagir com empresas 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer lugar: em casa, no trabalho, no nibus. E empresas que esto sempre conectadas, como o servio de txi Uber com chamadas por celular, GrubHub e Seamless para entrega de comida e o aplicativo do Hotel Tonight para reservas de ltima hora, podem revolucionar setores inteiros.

Abaixo temos alguns outros exemplos de marcas que analisaram a fundo o que seus consumidores queriam de seus dispositivos mveis para poderem atend-los.

UOL
Cada vez mais a tomada de deciso de compra passa pela internet e usurios esto habituados a utilizar comparador de preos, como o Shopping UOL, para encontrar as melhores ofertas. Com maior quantidade de usurios utilizando internet mvel, os comparadores de preos passam a ser utilizados tambm durante as compras, dentro das lojas. O Shopping UOL, que tem sua verso mvel desde 2007, decidiu modernizar seu site mvel em maro de 2012 para melhor atender a seus usurios. O resultado foi imediato e bastante expressivo, com um aumento de 693% em UVs e 390% em PVs no ms seguinte ao lanamento da nova verso mobile do site.

MERCADOLIVRE
Reservas ao extremo com Hotels.com
O site mobile do MercadoLivre simples e eciente. Dividido por categorias de produtos, uma ferramenta que permite ao usurio pesquisar anncios, acessar seus produtos venda e informaes de cadastro. De maneira geral, permite as mesmas interaes do site web, mas de modo totalmente otimizado para celulares. A experincia de compra e venda na maior plataforma de e-commerce do Brasil ca totalmente (e literalmente) nas mos do usurio.

O site mvel da Hotels.com e o marketing extremo que eles utilizam para promovlo (seus anncios mostram um vdeo de um homem reservando um quarto com seu celular enquanto pula de paraquedas) demonstram a rme compreenso de sua proposta bsica de valor para viajantes: a capacidade de reservar quartos de forma rpida e fcil.1

themobileplaybook.com/br

Vena em momentos que importam 01. Como mobile muda nossa proposta de valor?

NETSHOES
O site mobile da Netshoes tem seu contedo completamente integrado com o site web (buscas, promoes, produtos, avaliaes de produtos, etc), e foi desenvolvido seguindo estudos e tendncias de UX. Como resultado, o nmero de acessos a partir de dispositivos mveis triplicou em apenas 2 meses do site no ar, e a taxa de converso por celulares mais que dobrou a partir do momento que foi lanada a plataforma mobile. 3

Vencer os momentos que importam comea ao entender como os seus clientes desejam interagir com sua empresa em dispositivos mveis.

LOJA DE REVISTAS ABRIL


A Abril desenvolveu um aplicativo gratuito para a leitura de livros, revistas e jornais digitais. O iba funciona como uma espcie de banca de jornais on-line e organiza digitalmente as edies, permitindo downloads paralelos e em background (usurio pode baixar novos ttulos sem precisar interromper a leitura). Seu acervo conta com 26 revistas da Abril (sendo uma delas, a Playboy, exclusiva para usurios de Android), mais de 10 mil e-books de 200 editoras e os principais jornais do Brasil.

Como voc pode focar nos recursos que mais importam para seus usurios mveis?

VAMOS COMEAR DISCUTINDO...

AO: DEFINA SUA PROPOSTA DE VALOR DETERMINANDO O QUE SEU CONSUMIDOR DESEJA COM SUA EMPRESA QUANDO NAVEGA ATRAVS DE DISPOSITIVOS MVEIS. COMPARE SUA EMPRESA COM OUTRAS EM SEU SETOR PARA MAIS IDEIAS.

themobileplaybook.com/br

Vena em momentos que importam 01. Como mobile muda nossa proposta de valor?

O consumidor local mvel

Seus futuros clientes esto a poucos passos, e os dispositivos mveis podem traz-los para sua porta.

criador de sites mveis Digby informa que, em todos os sites para celular criados, os clientes mveis usaram os localizadores de lojas 63 vezes para cada pedido por celular (tornando esses localizadores uma adio valiosa para quase todos os websites para celular). Nossos dados sugerem que cerca de um tero de todas as pesquisas tm inteno local.5

DOS USURIOS DE SMARTPHONES J BUSCARAM INFORMAES LOCAIS

88%

LIGARAM PARA UMA EMPRESA DEPOIS DA PESQUISA

63%

VISITARAM O LOCAL PESSOALMENTE E...

66%

DESSAS PESSOAS REALIZAM A AO EM AT 24 HORAS4

92%

themobileplaybook.com/br

Vena em momentos que importam 01. Como mobile muda nossa proposta de valor?

SEGUEM ABAIXO ALGUMA EMPRESAS QUE ESTO FAZENDO UM BOM TRABALHO EM INCLUIR OS CONSUMIDORES MVEIS LOCAIS

MAGAZINE LUIZA
O site mvel do Magazine Luiza permite, alm da navegao pelos produtos, encontrar lojas prximas localizao do usurio, de maneira simples e eciente, funcionalidade essencial para clientes mveis. Tambm possvel acionar o televendas da empresa, para fazer a compra via ligao.

PORTO SEGURO
A seguradora Porto Seguro criou um site mvel que traz tudo o que os seus clientes precisam ter mo: quais os benefcios e descontos que a empresa oferece, endereos e telefones importantes da rede, entre outros. Tambm possvel localizar os escritrios e prestadores de servio mais prximo da sua localidade e utilizar o sistema Porto Vias, um servio que informa as condies de trnsito de trajetos preestabelecidos, para que seja possvel evit-los em caso de congestionamento e escolher novas rotas.

COELHO DA FONSECA
O site mvel da Coelho da Fonseca atende quatro capitais brasileiras: So Paulo, Rio de Janeiro, Braslia e Salvador. Todo o contedo disponvel na verso web contemplado e adaptado para os dispositivos mveis. Aps escolher a regio, o site oferece a busca por imveis com descries completas, fotos, vdeos, alm da possibilidade de entrar em contato e agendar uma visita. possvel ainda salvar seus imveis favoritos, para visualiz-los depois.

ICARROS
O site mvel do iCarros foi desenhado pensando em praticidade e localizao do usurio. Alm de permitir a pesquisa por modelos de automveis novos ou seminovos e trazer a tabela FIPE atualizada, ainda possvel encontrar carros venda mais prximos da sua localizao, determinando a distncia em um raio entre 20 at 200 km, por CEP ou mesmo por cidade, uma funo muito relevante para celulares e para este tipo de negociao.

themobileplaybook.com/br

Vena em momentos que importam 01. Como mobile muda nossa proposta de valor?

O desao da transparncia de preos

s smartphones no transformaram apenas a forma como as pessoas encontram sua empresa, eles tambm transformaram o que as pessoas fazem entre quatro paredes - o que o CEO do Walmart, Mike Duke, chama de nova era da transparncia de preos. Quase metade dos consumidores usa smartphones para pesquisa de produtos e navegao7 dentro das lojas, e, de acordo com a InsightExpress, 53% dos homens e 38% das mulheres dizem que usam smartphones dentro das lojas para vericar preos em outras lojas8. Os varejistas no tm outra escolha alm de reagir a essa exibio de produtos 9 altamente perturbadora, que transforma locais fsicos em showrooms para produtos a serem comprados online ou por meio de dispositivos mveis.

Aplicativos como o Price Check da Amazon permitem que os compradores fotografem os produtos ou leiam os cdigos de barras para gerar listas de preos comparativas com diversos varejistas. A IDC Retail Insights resumiu isso de uma forma muito boa em um artigo recente no Wall Street Journal: As quatro paredes da loja tornaram-se permeveis. E essa tendncia continuar a aumentar conforme a vantagem das informaes passa progressivamente para o lado do comprador. Na poca de festas de m de ano, por exemplo, a Amazon promoveu um Price Check oferecendo US$ 5,00 de desconto em qualquer compra feita lendo o cdigo de barras de um produto dentro da loja e, em seguida, comprando-o na Amazon atravs de dispositivos mveis.

45% 53% 38%

dos consumidores usam smartphones para pesquisa de produtos e navegao dentro das lojas7

39% 12% 8%

dos abandonos de lojas (quando os compradores saem sem realizar uma compra) foram inuenciados pelo uso de smartphone10

dos homens usam smartphones dentro das lojas para vericar preos em outras lojas8 das mulheres usam smartphones dentro das lojas para vericar preos em outras lojas.8

consultaram outros varejistas online10

vericaram a disponibilidade em outras lojas10

themobileplaybook.com/br

Vena em momentos que importam 01. Como mobile muda nossa proposta de valor?

O que sua empresa pode fazer a respeito dessa transparncia?


Os varejistas costumam escolher uma destas estratgias:

MELHORAR A EXPERINCIA DENTRO DA LOJA

ADOTE O USO DE MOBILE DENTRO DAS LOJAS

Os comerciantes mais vulnerveis transparncia de preos so normalmente os vendedores de itens de marca de alto valor, como eletrnicos e eletrodomsticos, que geram mais pesquisas de comparao. O que esse tipo de loja pode oferecer que a experincia online no pode? Servio especializado de vendedores? Retirada no mesmo dia? assim que o Walmart estimula suas vendas dentro da loja.

Um estudo realizado em dez pases pela empresa de consultoria de gerenciamento Accenture percebeu que 73% dos compradores com dispositivos mveis preferiam usar o telefone em vez dos vendedores para obter ajuda bsica.11 Como voc pode usar os dispositivos mveis para inuenciar a experincia digital dos clientes dentro das lojas? A Sears aproveitou a recepo de celular limitada dos shoppings para oferecer Wi-Fi gratuito e atrair os compradores, onde eles pode usar smartphones para comparar preos no site Sears.com, fazer pedidos e retir-los. A empresa tambm est implantando iPads e iPods em quase 450 lojas, e os vendedores podem uslos para ajudar os compradores a encontrar informaes, vericar o estoque e realizar pedidos online.12 A Nissan, enquanto isso, insere QR codes em seus veculos, vendedores silenciosos que permitem que os compradores no estacionamento obtenham informaes como recursos, opcionais, vdeos, galerias de fotos, ofertas, estoques do revendedor e preos reais.

CRIAR E ESTOCAR PRODUTOS OU PACOTES EXCLUSIVOS

Uma forma dos varejistas ganharem no jogo de comparao de preos do mesmo produto estocar produtos modicados especialmente para eles. Outra montar pacotes de produtos com acessrios exclusivos. A Target est trabalhando com seus fornecedores para combater a exposio de produtos por meio da venda de produtos que tornam as comparaes de preos irrelevantes.

AO: ESCOLHA A ESTRATGIA CERTA PARA AJUSTAR-SE AO MUNDO DA TRANSPARNCIA DE PREOS.

themobileplaybook.com/br

10

Vena em momentos que importam 01. Como mobile muda nossa proposta de valor?

A notcia boa que, conforme o consumidor obtm novas ferramentas para ajudar no caminho das compras, voc obtm novas ferramentas em seu caminho de marketing
Voc poder alcanar consumidores conectados com anncios contextuais bem quando eles estiverem pesquisando produtos em sua loja e nas lojas de seus concorrentes. Imagine um comprador pesquisando uma TV de tela plana dentro da loja de um grande varejista. Se voc tambm vender TVs de tela plana, um anncio da rede de pesquisa dar a voc a oportunidade de ganhar esse consumidor bem quando ele est perto de comprar, mesmo se sua proposta de valor for to simples quanto colocar Ns retiramos sua TV antiga no texto de seu anncio.

IMPORTANTE PERMITIR QUE ELES SE ENVOLVAM COM SUA EMPRESA ATRAVS DE UM SITE OTIMIZADO PARA CELULAR.

Agora que voc determinou sua proposta de valor para o consumidor mobile,

themobileplaybook.com/br

11

Vena Em Momentos Que Importam

02. Como os dispositivos mveis impactam nossos destinos digitais?

themobileplaybook.com/br

12

Vena em momentos que importam 02. Como os dispositivos mveis impactam nossos destinos digitais?

Websites otimizados para celular

oc tem um website otimizado para celular? Se no tiver, essa dever ser sua prioridade mxima para engajar clientes com dispositivos mveis. 57% dos usurios diz que no recomendaria uma empresa com um site para celular de baixa qualidade, e 40% recorreram ao site de um concorrente depois de uma experincia ruim no dispositivo mvel.13 YSeu site mvel ser diferente de seu site para computador no apenas por causa do tamanho do dispositivo, mas porque o contexto dos dispositivos mveis revela uma mentalidade diferente para seus consumidores. Visitors to your mobile site may be at a dierent point of the purchase funnel. Os visitantes de seu site mvel podem estar em um ponto diferente do funil de compras. Qual a aparncia de seu site para os usurios de dispositivos mveis? Voc est facilitando para que eles se conectem sua empresa ou est colocando obstculos entre eles e o que procuram?

TICKETSNOW
Estudo de Caso de Sites Mveis
O site otimizado para celulares da TicketsNow foi responsvel por dobrar as vendas em dispositivos mveis e aumentar o ticket mdio das transaes em 50%. Nmeros como esses so comuns quando as marcas lanam seu primeiro site mvel.

57%

DOS USURIOS DIZEM QUE NO RECOMENDARIAM UMA EMPRESA COM UM SITE PARA CELULAR DE BAIXA QUALIDADE

ANTES

DEPOIS

40%

RECORRERAM AO SITE DE UM CONCORRENTE DEPOIS DE UMA EXPERINCIA RUIM ATRAVS DO CELULAR L13

AO: SUA PRIORIDADE CRIAR UM WEBSITE MVEL

themobileplaybook.com/br

13

Vena em momentos que importam 02. Como os dispositivos mveis impactam nossos destinos digitais?

Otimize, otimize e otimize

Nunca pare de otimizar seu site com base no que voc aprende com as interaes do usurio. Mesmo grandes sites mveis normalmente tm espao de sobra para melhorias. H seis anos, o 1-800-Flowers.com se tornou um dos primeiros varejistas eletrnicos a mergulhar no mercado de dispositivos mveis, com um site otimizado e aplicativos para vrias plataformas de celular. Seu modelo de teste e repetio evoluiu para uma estratgia sosticada para dispositivos mveis, que inclui a anlise do trfego do site, comparativo de mercado em relao a outros varejistas eletrnicos e, nos ltimos meses, lanou um site aprimorado e otimizado para smartphones. Qual foi o impacto? Aumento nas converses e no tempo gasto no site de at 25% em relao ao site mvel original. Empresas bem-sucedidas esto adotando agora esta ideia simples, mas revolucionria: comear com design para celular. Em vez de denir os dispositivos mveis como o terceiro tipo de tela, a ESPN pensa neles como o primeiro tipo de tela.15 O site de viagens Kayak.com reformulou seu website

DICA DO GOOGLE: WWW.GOMOBRASIL.COM.BR


Nesse site do Google, voc poder testar a aparncia do seu site em celulares, conhecer as 10 prticas recomendadas de design para celular e gerar um relatrio personalizado com recomendaes para melhorias, juntamente com uma lista de fornecedores para ajudar voc a dar os primeiros passos.

para computador para ser espelhado na experincia para celular16, e os primeiros resultados mostram taxas de converso mais altas e tempo de concluso mais curto para este design focado em velocidade e facilidade de uso. Por ltimo, verique se, quando os consumidores digitam sua URL no navegador, seu website reconhece que eles esto em um telefone celular e os redireciona para seu site mvel. Por exemplo, quando os consumidores digitam http://saks.com no navegador do celular, a Saks automaticamente os redireciona para http://m.saks.com, para oferecer uma experincia de compras otimizada para celular.

OTIMIZADO

AINDA MAIS OTIMIZADO

themobileplaybook.com/br

14

Vena em momentos que importam 02. Como os dispositivos mveis impactam nossos destinos digitais?

Aplicativos para celular


prximo passo ser comear a usar os aplicativos para estreitar seu relacionamento com seus usurios. 91% das empresas que aparecem como as melhores marcas globais de 2011 tm pelo menos um aplicativo, um nmero 51% maior do que h 18 meses.17 No entanto, vamos ser claros: ter um aplicativo no a mesma coisa que ter uma estratgia mobile. Um aplicativo basicamente um atalho para usurios que querem mais envolvimento com sua marca, mas a maioria de seu trfego provavelmente vir da web, no de usurios is a uma marca. Seu site para celular tambm pode ser acessado por usurios em todos os dispositivos, enquanto os aplicativos so desenvolvidos para plataformas especcas..

TRS PONTOS PRINCIPAIS SOBRE APLICATIVOS A SEREM LEMBRADOS

1 2 3

OFERECEM AOS USURIOS ENTRETENIMENTO, UTILIDADE OU AMBOS.

Se seu aplicativo no oferecer um real valor, de um tipo ou de outro, sua vida til ser curta. Portanto, seja claro sobre o motivo de o estar desenvolvendo. Voc quer trazer um novo tipo de funcionalidade para seus usurios? Estimular a lealdade?

CRIE APLICATIVOS PARA AS MAIORES PLATAFORMAS PARA CELULAR.

Se a limitao de recursos exigir que voc priorize, desenvolva seus aplicativos para as plataformas de dispositivos mveis que representam a maioria da base instalada de smartphones. Pesque onde os peixes esto.

PROMOVA SEU APLICATIVO...

ter um aplicativo no a mesma coisa que ter uma estratgia para dispositivos mveis

Para evitar que ele desaparea em baixas classicaes nas lojas de aplicativos. Aqui esto algumas dicas: Oriente seus clientes por meio de links de sites para computador e para celular, boletins informativos ou outros canais que voc j usa para alcan-los. Exiba anncios em outros aplicativos que direcionam pgina de download de seu aplicativo. Use anncios na rede de pesquisa mobile e direcione usurios sua pgina de download. Planeje seus esforos promocionais para coincidir com seu push de RP, para maximizar os downloads. Receber muitos downloads realmente impulsiona rapidamente as classicaes em algumas lojas de aplicativos.

themobileplaybook.com/br

15

Vena em momentos que importam 02. Como os dispositivos mveis impactam nossos destinos digitais?

ABAIXO TEMOS ALGUMAS MARCAS QUE ESTO TRABALHANDO CORRETAMENTE COM APLICATIVOS.

Estes aplicativos so muito atraentes porque oferecem utilidade ou entretenimento de uma forma muito envolvente para seus usurios de celulares is.

AO: PROMOVA SEU APLICATIVO POR MEIO DOS CANAIS J EXISTENTES E DE MDIA ESPECFICA PARA MOBILE

GUIA MAIS
O aplicativo Guia Mais possui caracterstica hiperlocal que localiza empresas, produtos e servios segmentados a partir de pontos de referncia como ruas, bairros, cidades ou estados, e permite tambm a busca de establecimentos por atividade, nome da empresa ou por meio de palavras-chave. O aplicativo inclui mapas e informaes como fotos, email, descritivo dos produtos e permite compartilhar locais nas redes sociais. O usurio ainda pode descobrir quais estabelecimentos esto prximos ao local onde se encontra.

PEIXE URBANO
O aplicativo mvel do Peixe Urbano traz, assim como o site web, ofertas dirias para o usurio aproveitar e conhecer estabelecimentos da cidade, sejam eles restaurantes, cabeleireiros, centros de esttica, servios, entre outros. So descontos que variam de 50% a 90%. O app tambm facilita a visualizao, administrao e uso dos cupons. Funciona para mais de 100 cidades brasileiras.

ITA
Clientes do banco Ita podem utilizar alguns servios o banco diretamente de seu celular, entre eles acessar a conta, fazer transferncias, consultas, ver indicadores de mercado e mesmo pagar contas, por meio da leitura de cdigo de barras atravs da cmera fotogrca do aparelho. Este app tambm disponibiliza um servio de localizao das agncias, caixas eletrnicos e dispensadores de cheques mais prximos, utilizando GPS.

BRASILEIRO PETROBRAS
O aplicativo do Brasileiro Petrobras 2012 traz a tabela dos jogos e a classicao de todos os times participantes, alm da cobertura minuto a minuto das partidas. O app tambm avisa ao usurio quando seu time faz gol, e d acesso a contedos em vdeo exclusivos sobre futebol e torcidas e permite a interao em canais e promoes criados para o aplicativo. Ele pode ainda ser customizado de acordo com o time do usurio e tem integrao com redes sociais, permitindo ao usurio compartilhar os melhores lances de cada jogo..

DICA: NO NEGLIGENCIE OS ALERTAS.


Em um espao de e-mail marketing movimentado, as noticaes de aplicativos podem enviar aos clientes alertas e informaes relevantes. No entanto, prossiga com cuidado e verique se suas noticaes so teis e oportunas. Os usurios podem bloquear as noticaes sempre que no quiserem receb-las.

Agora que voc j determinou como pode vencer em momentos que importam com seus clientes mveis, adaptando sua proposta de valor para esse consumidor e dando vida a ela em um website e aplicativo para celular, alinhar sua organizao ajudar voc a tomar melhores decises para promover o crescimento de sua empresa.

themobileplaybook.com/br

16

Tome Decises Melhores

03. A sua organizao est se adaptando para mobile?

themobileplaybook.com/br

17

Tome decises melhores 03. A sua organizao est se adaptando para mobile?

Responsabilidade e propriedade dos dispositivos mveis

ossa prxima pergunta simples. Quem exatamente cuida do mercado de dispositivos mveis em sua empresa? No Google, o princpio Celular primeiro, de nosso presidente Eric Schmidt, pede para que todas as equipes, de anncios a mapas, de Doubleclick a YouTube, incluam dispositivos mveis em seus produtos e planos de negcios. Ns podemos sugerir as perguntas que voc deveria estar fazendo, mas somente voc e sua organizao podero determinar as respostas corretas para sua empresa.

Nossa recomendao simples: estimulamos a denio de um Champion para mobile em sua organizao. Essa pessoa dever reunir uma fora-tarefa multifuncional para trabalhar em cada uma das perguntas listadas. Compare sua concorrncia, compreenda como seus clientes usam celulares e tablets por meio de pesquisas, determine um oramento, converse com sua agncia e obtenha ideias internamente.

Sua equipe tem senso de urgncia suciente sobre o assunto? Como voc garantir que todas as suas equipes esto levando os dispositivos mveis em considerao? Como voc responder as perguntas-chave listadas para vencer os momentos que importam, tomar decises melhores em sua estratgia para celular e crescer mais e mais rpido? Tudo comea quando voc faz as perguntas certas e seleciona a equipe certa para determinar e implementar as respostas.

AO: ATRIBUA UM CHAMPION PARA MOBILE EM SUA EMPRESA E CAPACITE-O COM UMA FORATAREFA MULTIFUNCIONAL.

Como voc responder as perguntas chave listadas para vencer nos momentos que importam, tomar decises melhores em sua estratgia para celular e crescer mais e mais rpido?

themobileplaybook.com/br

18

Eis algumas das perguntas que poderiam ajudar sua organizao

A FAZER UPGRADE DE SEUS PROGRAMAS, PLATAFORMAS E RECURSOS PARA DISPOSITIVOS MVEIS

1 2 3 4 5 6 7 8

O mercado de dispositivos mveis uma mtricachave em seu painel de gerenciamento? Com que frequncia voc analisa suas estatsticas de dispositivos mveis e quem as analisa? Quem sabe as porcentagens de trfego na web e de buscas originadas por dispositivos mveis? Quem est acompanhando as tendncias de trfego em tablets, as aes das pessoas em seu site para celular, a incluso de dispositivos mveis nos lanamentos de produtos e nas campanhas? Quais decises seriam alteradas se os proprietrios das empresas recebessem dados oportunos sobre o mercado de dispositivos mveis? Quem est monitorando o investimento de seus concorrentes no mercado de dispositivos mveis? Quem est desenvolvendo as pesquisas de mercado por meio de grupos de discusso e pesquisas? Com quais agncias voc est contando para lhe ajudar a tomar decises sobre dispositivos mveis?

themobileplaybook.com/br

19

Tome decises melhores 03. A sua organizao est se adaptando para mobile?

Sem foco e responsabilidade, podero ocorrer conitos entre departamentos que podem sufocar sua empresa. Um de nossos clientes explicou que sua equipe de call center cou com o crdito das chamadas geradas pelo site para celular, enquanto a equipe de marketing de Internet cou com o crdito somente dos leads de formulrios. A frase de efeito pode gerar pedidos por celular, mas quantas oportunidades sero perdidas se a equipe de marketing de Internet no for recompensada? Uma responsabilidade importante do Champion pensar no oramento. Este mercado incremental e precisa de seu prprio oramento. Nele, voc poder alocar pesquisa e exibio para celular, programas experimentais e extenses de outros canais (e-mail, mdias sociais, cupons, etc.). O responsvel por mobile dever ser capaz de determinar as principais reas estratgicas para seu investimento. Voc tambm precisa fornecer uma verba para desenvolvimento e otimizao do site para celular.

Agora que voc j pensou sobre como alinhar sua organizao para tomar decises melhores sobre dispositivos mveis, vamos falar sobre como voc pode crescer mais e mais rpido?

O mercado mobile incremental e precisa de seu prprio oramento..

themobileplaybook.com/br

20

Cresa mais e mais rpido

04. Como nosso marketing deveria se adaptar aos dispositivos mveis?

themobileplaybook.com/br

21

Estratgia de pesquisa
NO GOOGLE,

Cresa mais e mais rpido 04.Como nosso marketing deveria se adaptar aos dispositivos mveis?

VIMOS OS TERMOS DE PESQUISAS PARA CELULAR CRESCEREM 5 VEZES NOS LTIMOS DOIS ANOS
20%
om os anncios da rede de pesquisa atravs do celular, voc poder alcanar consumidores quando eles estiverem procurando seu produto no mundo fsico. Faa algumas pesquisas com seu smartphone: receita rpida jantar, cinema Salvador Bahia. Qual foi a resposta da sua busca e o que voc achou? Lembre-se, convencer um comprador que est pesquisando uma TV de tela plana no celular dentro de um grande varejista para comprar online to simples quanto acrescentar Ns retiramos sua TV antiga em seu anncio. importante observar que essas pesquisas so incrementais a seu trfego de buscas atravs do computador, e essas pesquisas diferentes criam novas oportunidade para sua empresa.

das pesquisas de telecomunicaes

30%

das pesquisas de restaurantes

25%

das pesquisas de lmes

...agora so feitas em um dispositivo mvel

Use 5 minutos para pesquisar sua marca usando um celular, como um consumidor faria. Discuta o resultado com sua agncia.

AO: COMO A EXPERINCIA PARA UM CONSUMIDOR QUE TENTA LOCALIZAR E SE CONECTAR SUA EMPRESA?

themobileplaybook.com/br

22

Cresa mais e mais rpido 04.Como nosso marketing deveria se adaptar aos dispositivos mveis?

COMO A PESQUISA PARA CELULAR PODE AJUDAR VOC A CRESCER MAIS E MAIS RPIDO?
Separe anncios especcos para celular d as campanhas para computadores, para que voc possa testar e desenvolver mensagens que funcionam melhor nesse novo formato.

...E SUAS CAMPANHAS.


Agora possvel acrescentar extenses de localizao em seus anncios de busca. Elas so links adicionais que aparecem no anncio e mostram o local e o nmero de telefone de sua empresa. E ainda, se os consumidores estiverem perto o suciente de sua empresa, um marcador de distncia ser exibido no anncio, indicando sua proximidade. Como veremos neste captulo, as empresas esto aproveitando para levar usurios para suas lojas em suas estratgias de pesquisa, obtendo ROI e converses impressionantes.

A LOCALIZAO TAMBM DEVE AJUDAR A DEFINIR SUAS IDEIAS...


Crie anncios especcos com base na proximidade entre o consumidor e sua empresa, seus concorrentes ou locais relevantes, como aeroportos e shoppings. Voc no teria uma mensagem diferente para um cliente navegando em seu telefone do outro lado da rua e para outro cliente em potencial do outro lado do estado?

AO: SEPARE AS CAMPANHAS DA REDE DE PESQUISA MOBILE DAS CAMPANHAS PARA COMPUTADORES PARA QUE VOC POSSA TESTAR E DESENVOLVER MENSAGENS ESPECFICAS..

themobileplaybook.com/br

23

Cresa mais e mais rpido 04.Como nosso marketing deveria se adaptar aos dispositivos mveis?

REPENSE A FORMA COM QUE VOC ACOMPANHA E ANALISA ANNCIOS DA REDE DE PESQUISA MOBILE.
Anncios mobile ecientes podem gerar compras, leads, chamadas, downloads e at mesmo trfego nas lojas. Capturar completamente o valor da pesquisa para celular signica entender e acompanhar seu impacto completo. Os resultados podem ser incrveis: as extenses de chamada em anncios foram to bemsucedidas para um de nossos clientes que ele est planejando abrir um call center totalmente novo para gerenciar o interesse criado por suas campanhas.
Abaixo temos mais exemplos de campanhas ecientes da rede de pesquisa para celular.

HIGITEC
Higitec explora o potencial das buscas feitas atravs de celulares que no caso do segmento de servios potencializada pelo carter local e de urgncia dos usurios que utilizam a ferramenta em busca de uma soluo imediata. Para comear no foi necessrio para a Higitec ter um site otimizado para celular para captar a oportunidade das buscas relevantes feitas atravs do celular, a empresa aparece na busca com anncios que possuem apenas direcionamento direto para o nmero da empresa onde o usurio diretamente efetua uma ligao.

FNAC
Fnac expandiu suas campanhas de busca tambm para celulares, foram criadas campanhas especcas com a implementao de extenses locais e sitelinks para melhorar a experincia do usurio que navega com pressa em momentos que no esta na frente do seu computador, seja quando busca pela loja mais prxima ou deseja ir diretamente a uma sesso do site. Hoje cerca de 10% do total dos cliques de busca so feitos atravs de celulares e possuem custo cerca de 47% menor.

NEXTEL

Nextel lancou seu site mobile com a inteno de captar leads diretamente quando um usurio esta navegando em um aparelho da concorrncia. O site e rpido e com interface amigvel e facilita com que o usurio complete a ao desejada. Foram criadas campanhas especcas com a implementao de extenses locais, extenses de chamadas e sitelinks e quando analisada a campanha foi possvel vericar a preferncia dos usurios ressaltando a importncia de ter anncios com diversas opes de direcionamento: 8% clicaram para ver o endereco de uma loja, 2% ligaram, 4% clicaram em um sitelink (atalho) o restante preferiu ir at o site e navegar em busca de mais informaes.

ORIENTAR OS USURIOS DE DISPOSITIVOS MVEIS QUANDO ELES ESTO TOMANDO A DECISO DE COMPRA PODE AJUDAR SUA EMPRESA A VENCER OS MOMENTOS QUE IMPORTAM..
Mas essa informao pode ter vrios formatos. Agora, vamos falar sobre como voc pode gerar branding e reconhecimento com seu mix de anncios para celular...

themobileplaybook.com/br

24

Cresa mais e mais rpido 04.Como nosso marketing deveria se adaptar aos dispositivos mveis?

Estratgias mobile para construo de marca

nmero de usurios de smartphones j ultrapassou 27 milhes no Brasil, 24 milhes no Mxico e 11 milhes na Argentina.21 Todos os dias, usurios de jogam 570 anos de Angry Birds e assistem a 600 milhes de vdeos no YouTube. Smartphones so a principal forma com que 75% desses usurios acessam o YouTube. Mesmo assim, nos Estados Unidos mobile o meio com maior desequilbrio entre investimento em anncios versus tempo gasto: 1% comparado com 23%.22 Capturar todas essas novas oportunidades signica explorar rich media. Telas de toque, acelermetros que permitem mais interao e segmentao exata, que permite que voc alcance os usurios certos, transformando mobile no pas das maravilhas para branding. De acordo com a Nielsen, a exposio a anncios de rich media nas quatro telas - smartphone, tablet, computador e TV - gera os melhores resultados de branding. O pblico que assistiu anncios nas quatro telas classicaram a campanha de forma mais favorvel do que os que assistiram apenas na TV, PC ou ambos.23

Rich media para mobile gera grande interao com os usurios enquanto eles esto navegando, em vez de exigir que eles aprendam um novo comportamento ou realizem uma ao, como com os QR codes. Marcas como Samsung, Playstation, Coca-Cola (prxima pgina) e outras criaram campanhas inovadoras atravs de rich media. Voc deve fazer, para seus objetivos de marketing mvel, as mesmas perguntas que faz para seus objetivos de marketing geral: Quem voc deseja alcanar? Como voc pode alcan-los da forma mais eciente? Quais aes voc deseja que eles tomem? Como voc pode avali-las? Voc deseja alcance amplo ou segmentado?

Nos Estados Unidos mobile o meio com maior desequilbrio entre investimento em anncios versus tempo gasto: 1% comparado com 23%

themobileplaybook.com/br

25

Cresa mais e mais rpido 04.Como nosso marketing deveria se adaptar aos dispositivos mveis?

Usurios que viram os anncios mveis em rich media da Coca-cola puderam enviar uma Coca-cola para algum em qualquer lugar do mundo. Saiba mais em www.projectrebrief.com

Um exemplo excelente do que possvel com anncios grcos para celular a campanha inesquecvel da Cocacola Hilltop, com a mensagem Eu gostaria de comprar uma Coca-cola para o mundo, que foi recriada para o mundo digital atual. Os espectadores puderam enviar virtualmente uma Coca-cola para algum em outro lugar do mundo por meio de mquinas de vendas especiais, localizadas no mundo inteiro, com mensagens personalizadas e recebendo respostas em vdeo.
themobileplaybook.com/br

AO: EXIBA ANNCIOS HTML5 EM RICH MEDIA PARA ESTENDER SUA MENSAGEM DE BRANDING E ALCANAR O PBLICO DE DISPOSITIVOS MVEIS.

26

Cresa mais e mais rpido 04.Como nosso marketing deveria se adaptar aos dispositivos mveis?

EXPERIMENTAR ALM DA RICH MEDIA ESCALVEL FAZ SENTIDO...


...contanto que voc tenha uma estratgia bem pensada como base. Vrias empresas nos perguntaram sobre anncios de realidade aumentada ou de check-in com base no local. Para o Dia do Namorados, a Starbucks deu vida a suas xcaras com um aplicativo Cup Magic (magia das xcaras), em que a realidade aumentada oferecia animaes divertidas.

DICA DO GOOGLE: COMO SEMPRE, O ACOMPANHAMENTO IMPORTANTE


A indstria de anncios para celular oferece muitas solues de trfego e de relatrios. Nossos avanos em infraestrutura esto tornando o processo de veicular e acompanhar mdias para dispositivos mveis ainda mais fcil, com a meta de curto prazo de duplicar as ferramentas de compra e de acompanhamento que os anunciantes j conhecem pelas campanhas online. No entanto, um relatrio especco para dispositivos mveis quebra os dados por operadora, plataforma de celular e pas.

No entanto, nossa experincia diz que poucas marcas abrangeram sucientemente bem os principais pilares da estratgia para celular para garantir investimento em atividades experimentais e de baixo alcance.

AGORA, VAMOS PENSAR AINDA MAIS LONGE.

MOBILE TO ABRANGENTE QUE BRANDING NO DEVERIA SER O NICO ASPECTO DE MARKETING A SER LEVADO EM CONSIDERAO EM SUA ESTRATGIA.

themobileplaybook.com/br

27

Canais de marketing
Eis como examinar suas iniciativas e canais de marketing atravs das telas de dispositivos mveis:

Cresa mais e mais rpido 04.Como nosso marketing deveria se adaptar aos dispositivos mveis?

Mobile pode ser visto como a conexo de todos os canais de marketing: de televiso at mdia impressa.

CUPONS E PROMOES
Independente de voc criar um cupom para ser lido ou um cdigo para ser digitado no caixa, acompanhe os dispositivos mveis separadamente. Os usurios movimentamse entre os canais e dispositivos. Se voc ainda no puder permitir que os clientes toquem ou leiam seus dispositivos no caixa, o dispositivo mvel poder coletar opes de cupons que podero ser enviados por e-mail para usurios imprimirem e resgatarem pessoalmente.

E-MAIL MARKETING
At 30% dos e-mails so lidos em dispositivos mveis. 24 Voc est maximizando seus e-mails para usurios de dispositivos mveis? Um bom ponto de partida analisar cuidadosamente o layout (mais comprido do que largo) e ser seletivo com as imagens. Pense tambm em suas frases de efeito e links. Voc est enviando clientes em potencial para uma pgina no otimizada? Alguns dos principais servios de marketing por e-mail agora permitem que voc visualize seus e-mails no modo para celular. Aproveite essa oportunidade para tornar sua mensagem o mais eciente possvel.

MDIA OFFLINE
Os dispositivos mveis podem ativar canais oine. Acrescentar um cdigo QR a seu anncio impresso, outdoor ou TV pode dar mais poder aos anncios estticos. Por exemplo, recentemente realizamos uma campanha de eletrnicos que combinou pesquisa e display para celular e um aplicativo de leitura de fotos que permitia a clientes em potencial o desbloqueio de contedo exclusivo, como msicas de artistas participantes da campanha. Ento, se voc j estiver exibindo mdia oine, por que no turbin-la com dispositivos mveis, como complemento e no substituto, para um plano de mdia slido para dispositivos mveis?

MDIAS SOCIAIS
Mdias sociais e dispositivos mveis esto intimamente interligados. A cada dia, mais de metade dos usurios de mdias sociais acessam contedo social em seus dispositivos mveis,25 e, por ms, em mdia 14% enviam uma foto tirada com seu celular.26 Como isso muda a forma como voc fala com seus consumidores sociais, sabendo que eles esto navegando no mundo fsico: pegando nibus, fazendo compras ou procurando um restaurante? Como sua marca poderia usar hangouts para celular no Google+, que permite conversas por vdeo em tempo real em smartphones?

AO: ATRIBUA A TODOS EM SUA EQUIPE DE MARKETING A REVISO DE SUAS CAMPANHAS ONLINE ATRAVS DE TELAS DE DISPOSITIVOS MVEIS

themobileplaybook.com/br

28

Cresa mais e mais rpido

05. Como podemos nos conectar com o pblico de tablets?

themobileplaybook.com/br

29

Cresa mais e mais rpido 05.Como podemos nos conectar com o pblico de tablets?

Tablet Strategy

DOS PROPRIETRIOS DE TABLETS

72%

REALIZAM COMPRAS SEMANALMENTE

COM SEUS DISPOSITIVOS

s tablets ainda no oferecem um alcance enorme do pblico-alvo, mas isso no signica que voc deva deixlos de lado. At 2014, 208 milhes de tablets sero vendidos no mundo todo e 72% dos proprietrios de tablets j realizam compras semanalmente com seus dispositivos, o que torna o pblico-alvo bastante desejvel. 27,28 O amor pelas compras dos usurios de tablets j deu origem a um novo modismo: o tcommerce.

themobileplaybook.com/br

30

Cresa mais e mais rpido 05.Como podemos nos conectar com o pblico de tablets?

SEGUEM ALGUNS PONTOS QUE MOSTRAM QUE LIDAR COM O MUNDO EMERGENTE DOS TABLETS UM PARALELO S ESTRATGIAS QUE DESCREVEMOS PARA O MUNDO MOBILE

CONHEA A EXPERINCIA DO USURIO DE TABLET COM SUA EMPRESA

CRIE EXPERINCIAS NICAS PARA TABLETS

A menos que seu site tenha muitas partes em Flash (Flash no compatvel com o iPad) ou no funcione corretamente em tablets, ele poder ser usado por um perodo curto. Os exemplos destacados aqui tm como base usurios de tablets interagindo com websites para computador. Mas acreditamos que os prossionais de marketing logo estaro projetando sites especcos para aproveitar as telas de toque, cmeras e acelermetros dos tablets.

Algumas marcas j repensaram sua experincia mvel para tablets. O aplicativo para dispositivos mveis assistente da Kraft, o iFood, ajuda as mes com seleo de cupons, leitura de cdigo de barras de produtos, adio de itens s listas de compras e gravando receitas para ideias de refeies rpidas. O aplicativo para iPad da empresa Fork & Spoon, por outro lado, projetado para ser usado pelas mes e crianas durante o preparo das refeies. Ele apresenta receitas e vdeos de forma semelhante ao assistente iFood, mas tambm oferece contedo mais aprofundado e jogos.29

Aplicativo para tablets da Kraft iFood Assistant

themobileplaybook.com/br

31

Cresa mais e mais rpido 05.Como podemos nos conectar com o pblico de tablets?

AJUSTE SUAS CAMPANHAS DE PESQUISA PARA USURIOS DE TABLETS

DEIXE RICH MEDIA BRILHAR NOS TABLETS

Os tablets so usados principalmente em casa, noite e aos nais de semana, provavelmente em um sof confortvel. Adapte seus anncios para aproveitar isso. Compre agora com seu tablet uma chamada mais forte do que Compre online. No pea aos usurios de tablet para fazer uma ligao. Tablets no so telefones. Segmente o desempenho especco dos tablets e conhea as necessidades e interesses destes clientes. As campanhas para tablets de OQVestir so resposveis por 19% do total de converses online a um custo por converso 29% menor.

A Volvo e a agncia Grow Interactive desenvolveram o melhor criativo em HTML5 otimizado para tablets que j vimos. A campanha usa vrias mdias interativas para descrever um carro da Volvo que est se aproximando de 5 milhes de quilmetros rodados. A pgina de destino em HTML5 apresenta um Google Map que mostra a localizao do carro em tempo real, jogos interativos destacam os novos recursos da Volvo, como freios para a cidade, e vdeos incorporados exibem os novos modelos. O que possvel quando a rich media encontra os tablets?

As campanhas para tablets de OQVestir so resposveis por 19% do total de converses online a um custo por converso 29% menor.
Anncio em rich media para tablets da Volvo. Saiba mais em www.projectrebrief.com

themobileplaybook.com/br

32

Cresa mais e mais rpido 05.Como podemos nos conectar com o pblico de tablets?

O pico de uso do tablet noite, e o pblico-alvo de tablets relata que assiste TV enquanto navega.30 A ESPN e a Shazam permitiram que os espectadores dos X Games de Inverno na TV ESPN usassem o aplicativo para smartphones da Shazam para destaques de vdeos, fotos e msicas exclusivos do evento. A revoluo dos tablets est ganhando fora a medida que mais pessoas compram e usam os tablets para pesquisar e comprar. Mesmo se voc ainda estiver tentando recuperar o atraso no mercado de celulares, ainda no tarde demais para ser vanguarda no mercado de tablets. Recomendamos que voc seja um dos primeiros a aproveitar esse novo canal. Invista agora ou corra atrs da concorrncia depois.

AO: CONFIRA SUA EXPERINCIA NA WEB USANDO UM TABLET. Use 5 minutos para pesquisar sua marca usando um tablet, como um consumidor faria. Maximize o formato do tablet com criativos em rich media. Discuta esses dois tpicos com suas agncias.

Assistir TV enquanto navega nos sites ESPN e Shazam

themobileplaybook.com/br

33

CONCLUSO

speramos que agora voc esteja pronto e ansioso para dominar as ferramentas para dispositivos mveis, para tornar sua marca mais valiosa para consumidores cada vez mais conhecedores de tecnologia e difundir estratgias de marketing inovadoras que conectam voc a seus clientes de novas formas. Imagine o que voc poder realizar este ano se comear agora mesmo. Como comear? Continue fazendo as perguntas que abordamos aqui, trabalhe prximo ao seu Champion. Acreditamos que mobile representa uma mudana sociolgica no modo dos usurios se relacionarem com os mundos digital e fsico. As empresas que compreenderem isso vencero.

No Google, acreditamos que mobile representa uma mudana sociolgica no modo dos usurios se relacionarem com os mundos digital e fsico. As empresas que compreenderem isso vencero.

PARA RESUMIR AS AES INCLUDAS NO ION ITEM I TO SUMMARIZE THE ACTION ITEMS INCLUDED O SUMMARIZE THE ACTMANUAL,NCLUDED UMMARI E HE C ION ITEMS IN LUDED RIZE M IN PLAYBOOK WEVE PROVIDED THE PLAYBOOK WEVE PROVIDED THE LAYBOOK WEV PROVIDED YBOO V O SEGUINTE OVID D FORNECEMOS FOLLOWING CHECKLIST: FOLLOWING CHECKLIST: O L CHECKLIST... S : WING HECKL N KLIS

themobileplaybook.com/br

34

CHECKLIST DE AES DO MOBILE PLAYBOOK

Dena sua proposta de valor determinando o que seu consumidor deseja com sua empresa nos dispositivos mveis. Compare sua empresa com outras em seu setor para obter ideias. Crie um website mvel. Quando voc tiver um website mvel, verique as estatsticas e otimize-o com base no uso dos consumidores. Crie um aplicativo para um subgrupo de seu pblico-alvo aps a estratgia de site mvel estar implantada. No se esquea de promover seu aplicativo. Escolha um Mobile Champion em sua empresa e capacite-o com uma foratarefa multifuncional. Marque uma reunio com suas agncias sobre o que est dando certo ou no para sua marca em celulares e tablets. Pesquise sua marca usando um celular, como um consumidor faria. Use 5 minutos e faa isso hoje. O que est dando certo? O que no est?

Separe as campanhas de busca especcas para celular das campanhas de busca para computadores, para que voc possa testar, avaliar e desenvolver mensagens especcas para dispositivos mveis. Exiba anncios HTML5 em rich media para estender sua mensagem de branding e alcanar o pblico-alvo de dispositivos mveis. Atribua a todos em sua equipe de marketing a reviso de suas campanhas atravs de celulares e tablets. Conra a experincia de seu consumidor de tablet com sua marca. Use 5 minutos para pesquisar sua marca usando um tablet, como um consumidor faria. O que est dando certo? O que no est? Maximize o ambiente do tablet com criativos em rich media.

themobileplaybook.com/br

35

CURSOS ADICIONAIS

http://www.thinkwithgoogle. com/mobileplanet/pt-br/

www.thinkwithgoogle.com/insights
O destino online do Google para informaes sobre tendncias do consumidor, insights de marketing e pesquisas de indstria.

A ferramenta de pesquisa do Google que ajuda a conhecer os usurios e os padres de uso de dispositivos mveis ao redor do mundo.

www.gomobrasil.com.br

Uma iniciativa do Google para orientar as grandes e pequenas empresas sobre os benefcios dos sites otimizados para celular.

A Mobile Marketing Association uma associao comercial global sem ns lucrativos, que representa todos os elementos na cadeia de valor de marketing para dispositivos mveis.

www.mmaglobal.com

http://www.google.com.br/ads/ mobile/

Tudo o que voc precisa saber sobre anncios mobile para desempenho e branding, incluindo anncios de pesquisa e anncios grcos para celular.

www.iabbrasil.org.br/

O Interactive Advertising Bureau orienta prossionais de marketing, empresas de mdia e a ampla comunidade empresarial sobre o valor da publicidade interativa.

www.projectrebrief.com

Uma campanha do Google que mostra como os criadores de quatro anncios icnicos dos anos 60 e 70 reimaginaram seus anncios usando a tecnologia digital atual.

themobileplaybook.com/br

36

FONTES UTILIZADAS:

1.

Extreme Booking on Hotels.com. http://www.youtube.com watch?v=zXZFSMS4Uzo 2. SnapTax. http://turbotax.intuit.com/snaptax/mobile/ 3. Lesperance, Rich. Mobile Marketing Is Not (Just) Mobile Marketing. http://www.slideshare.net/mediapostlive/1145omma-mobile-rich-lesperance?from=ss_embed 4. Google and Ipsos. Our Mobile Planet: Understanding the Mobile Consumer. May 2012. http://www.ourmobileplanet.com 5. Google internal data, 2011. 6. Schaal, Dennis. Priceline mobile app usage shows indestination booking trend. http://www.tnooz.com/2010/09/07/mobile/ priceline-mobileapp-usage-shows-in-destinationbooking-trend/ 7. Butcher, Dan. More than half of smartphone owners use mobile devices in retail stores: study.http://www.mobilecommercedaily. com/2011/03/14/morethan-half-of-smartphoneowners-use-mobile-devices-inretail-stores-study 8. Sullivan, Laurie. Study Analyzes Mobile Search, Buying Behavior In Retail. http://www.mediapost.com/publications/ article/162261/study-analyzes-mobilesearchbuying-behavior-in-r.html 9. Zimmerman, Ann. Showdown Over Showrooming. http://online.wsj.com/article/SB100014240529702 04624204577177242516227440.html 10. Butcher, Dan. 87pc of retailers agree shoppers can nd better deals via mobile: survey. http://www.mobilecommercedaily. com/2011/01/13/87pc-of-retailers-agreeshoppers-can-nd-better-deals-via-mobile-survey

11. Bustillo, Miguel. Phone-Wielding Shoppers Strike Fear Into Retailers. http://online.wsj.com/article/SB100014240527487 04694004576019691769574496.html 12. Tode, Chantal. Sears puts iPads in shopper hands to enhance in-store shopping. http://www.mobilemarketer.com/cms/news/ software-technology/11235.html 13. Compuware. What Users Want from Mobile. 2011. http://www.gomez.com/resources/whitepapers/ survey-report-what-users-want-from-mobile/ 14. TicketsNow Mobile Ads Case Study. http://www.youtube.com/watch?feature=player_ embedded&v=D9-JjSBE1tU#! 15. Walsh, Mark. ESPN Deems Mobile First Screen. http://www.mediapost.com/publications/ article/166622/espn-deems-mobile-rst-screen. html?edition=42747 16. Duryee, Tricia. Kayaks Web Site Takes Its Inuence From Mobile for Its Latest Design. http://allthingsd.com/20120130/kayaks-web-sitegets-its-inuence-from-mobile-for-its-latest-design/ 17. Kessler, Sarah. 13 Branded Mobile Apps That Got It Right. http://mashable.com/2010/10/06/brandedmobile-apps/ 18. Patel, Kunur. Mobile Headaches: Execs Tackle Dicult but Enticing Medium. http://adage.com/article/cmo-strategy/mobileheadaches-execs-tackle-dicult-enticingmedium/230128/

themobileplaybook.com/br

37

FONTES UTILIZADAS:

19. Goodson, Scott. How To Make Amazing Branded Apps. http://www.forbes.com/sites/ marketshare/2011/11/04/how-to-make-amazingbranded-apps/ 20. Petrecca, Laura & Jayne ODonnell. Wal-Mart, Apple, others roll out apps for holiday shoppers. http://www.usatoday.com/money/industries/ retail/story/2011-11-08/retailer-shoppingapps/51128948/1 21. New research: Global surge in smartphone usage, UK sees biggest jump with 15% increase. http://googlemobileads.blogspot.com/2012/01/ new-research-global-surge-in-smartphone.html 22. Walsh, Mark. Time Spent in Mobile far Outpaces Ad Spend. http://www.mediapost.com/publications/ article/168145/time-spent-in-mobile-far-outpacesad-spending.html?edition=43671#ixzz1n2iTGwHP 23. Volvo Across Screens. http://www.thinkwithgoogle.com/insights/library/ studies/volvo-across-screens/ 24. Van Rijn, Jordie. Mobile email usage statistics. http://www.emailmonday.com/mobile-emailusage-statistics 25. Social Networking On-The-Go: U.S. Mobile Social Media Audience Grows 37 Percent in the Past Year. http://www.comscore.com/Press_Events/ Press_Releases/2011/10/Social_Networking_OnThe-Go_U.S._Mobile_Social_Media_Audience_ Grows_37_Percent_in_the_Past_Year 26. Experian Simmons 2011 Mobile Consumer Report. http://www.experian.com/assets/simmonsresearch/white-papers/experian-simmons-2011mobile-consumer-report.pdf

27. Gartner to CEOs: Seize the iPad Opportunity Now. http://www.gartner.com/it/page.jsp?id=1462813 28. Tode, Chantal. 72pc of tablet owners make purchases on weekly basis. http://www.mobilecommercedaily. com/2012/02/02/72pc-of-tablet-owners-makepurchases-on-a-weekly-basis-study 29. Leary, Brett. Building A Branded Tablet Experience? Let Usage Context Be Your Guide. http://bostinno.com/all-series/building-a-brandedtablet-experience-let-usage-context-be-your-guide/ 30. Walsh, Mark. ESPN Deems Mobile First Screen. http://www.mediapost.com/publications/ article/166622/espn-deems-mobile-rst-screen. html?edition=42747

themobileplaybook.com/br

38

Anda mungkin juga menyukai