Anda di halaman 1dari 39

Introduo

Este pequeno trabalho foi baseado na obra de Gary Smalley e John Trent: Entenda Melhor o Seu Temperamento Editora Mundo Cristo. Aconselhamos que este material seja lido ou lecionado aps a leitura integral do livro, algumas informaes foram acrescentadas e outras retiradas segunda a nossa convenincia. Utilize o material sempre adequando-o faixa etria alvo e realidade em que a comunidade est inserida. Sinta-se livre para ler, estudar e fazer qualquer alterao que deseje no material, contanto que essas alteraes no firam padres bblicos. Alguns testes ou dinmicas ns colocamos como figura para facilitar a sua vida, assim voc pode col-las em um outro local, facilitando a reproduo em maior nmero, ou pode riscar na sua apostila mesmo. Bom trabalho, bom estudo e que Deus lhe abenoe.

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

Os Dois Lados do Amor


Encontro 01

1. Necessidade Humana de Relacionamento


Ns fomos criados para nos relacionar, veja o caso de Ado. Quando ele foi criado, mesmo com toda a beleza e vislumbre da perfeita criao de Deus, ele se sentia s. Porm Deus sabia disso. Porque Ele j desfrutava de um relacionamento entre a Trindade, um relacionamento perfeito e amoroso entre semelhantes. E isso que justifica a deciso de Deus de fazer a mulher (Gn 2:18). Sendo assim, quando Deus cria Eva a partir de Ado, ele passa a desfrutar de um relacionamento igual (perfeito, amoroso e entre semelhantes) ao de Deus (Gn 2:23) e deixa clara essa necessidade dizendo: Agora sim (NTLH), algo tipo: finalmente algum parecido comigo. neste momento que os relacionamentos interpessoais comeam. Porm com a entrada do pecado no mundo os relacionamentos tambm foram afetados e desde ento um desafio ter relacionamentos saudveis.

2. Diversidade de Personalidades
No precisamos falar muito, para poder provar que existem vrios tipos de pessoas. Desta forma se desejamos ter bons relacionamentos com vrias pessoas, precisamos aprender a lidar com os mais variados tipos de personalidade. Quem no j se surpreendeu, quando fez uma brincadeira, que pra voc parecia inofensiva, e acabou machucando seu amigo(a)? Porque alguns so mais falantes e outros mais quietos? Ser falante uma qualidade? E liderana pra todo mundo? Ou seja, somos diferentes! Temos diferenas e este curso vai nos ajudar a entender melhor o nosso temperamento e tambm o das outras pessoas para que possamos ter um melhoramento na grande maioria dos nossos relacionamentos.

3. Os Dois Tipos de Amor


A primeira coisa que precisamos entender, que o amor tem dois lados: um lado suave e outro lado firme. Ambos so expresses de amor genunas. Todos ns expressamos esses dois tipos de amor pelas pessoas ao nosso redor, porm alguns tm mais facilidade de dar algum desses dois. O lado firme do amor pode ser expresso das seguintes formas: atravs de uma exortao, da palmada do pai, de uma deciso de disciplina mantida e etc. J o lado suave pode se expressar com: misericrdia, perdo, carinho, presentes, elogios e etc.

4. Deus nos Ama Duplamente


Podemos ver esses dois tipos de amor nas aes do prprio Deus, em certos momentos Ele vem como juiz sobre o povo, corrigindo-o e mostrando a verdade. E noutros momentos Ele vem como um pai carinhoso que nos coloca nos braos. Uma prova desta verdade encontramos em Is 40.10-11. Na mesma situao histrica, ora vemos o profeta se referindo ao lado firme do amor de Deus como um brao forte e poderoso (10) e no versculo seguinte ns vemos Deus como um

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

pastor cuidadoso, carregando seus carneiros no colo. Outro exemplo ns achamos em Hebreus 12:7, onde Deus justifica Sua ao corretora como prova do Seu amor e nossa filiao. Tambm podemos ver isso no relacionamento de Jesus com Pedro, onde Cristo foi firme avisando-o que iria neg-lo (Mt 26.34) e depois olhando para ele depois de ter negado (Lc 22.61). Porm depois da ressurreio quando Jesus esteve com Pedro, Ele foi suave perdoando-o (Jo 21.15-17) restaurando a confiana nele tome conta das minhas ovelhas, deixando a continuidade1 do Seu ministrio liderana de Pedro.

5. O Equilbrio do Amor
A grande diferena entre nossas expresses de amor e as de Deus que as aes divinas de firmeza e suavidade so perfeitamente equilibradas. Ns dificilmente as temos em equilbrio, como dissemos no incio a rea de relacionamentos foi danificada pelo pecado e tambm geralmente tendemos mais para um lado do que pro outro. Dinmica da Balana: Se utilizarmos aquelas balanas com dois pratos, perceberemos que se colocarmos peso s de um lado ela ficar desigual, ou seja a mesma quantidade de firmeza que colocarmos de um lado precisamos equilibrar colocando a suavidade no outro lado.

Claro que a continuidade do ministrio de Cristo responsabilidade de todo cristo como Igreja, porm queremos nos deter questo da liderana da Igreja Primitiva de Pedro.

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

Esses tipos de amor so como uma rosa, que possui a sua bela flor e os espinhos. Se a rosa fosse sem espinhos seria uma presa fcil, porm, se fosse com espinhos no seria to atraente. As duas coisas so necessrias e igualmente importantes.

6. O Teste do Amor
Para terminar iremos agora fazer um teste para sabermos em que tipo de amor ns temos mais facilidade expressar. Preencha a ficha pensando em algum que voc tenha um bom relacionamento: amigo(a), pai, me, namorado(a), e etc. Depois pea para essa pessoa preencher uma ficha avaliando como ela v que voc se relaciona em relao a ela. Depois comparem as fichas e conversem. Geralmente nossa auto-avaliao tende a ficar no centro, porm tambm pode ser que voc se surpreenda. Algumas vezes os resultados do muito opostos, se isso acontecer esteja disposto a aprender e melhorar. Faa o teste com mais de uma pessoa, faa com pessoas que voc tem tipos de relacionamentos diferentes. Nas prximas aulas veremos como equilibrar um pouco as coisas.

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

Que Bicho Voc ?


Encontro 02

1. Defeitos e Qualidades da Nossa Personalidade


Muitas vezes ns no sabemos quais os nossos defeitos e qualidades. Porm somos muito bons em achar e classificar as outras pessoas por seus defeitos. Precisamos adquirir uma conscincia verdadeira do que realmente somos. Se tentarmos escrever trs defeitos de personalidade, alguns tero mais facilidade do que outros. E mesmo escrevendo esses defeitos, nossa tendncia racionalizar os nossos erros, e esse o maior problema para o tratamento da nossa personalidade.

2. Racionalizao
Racionalizao um processo mental que frequentemente utilizamos. Ela acontece quando inventamos uma desculpa satisfatria, para ns mesmos, para que possamos conviver com o erro, sem precisar trat-lo. Ex: Voc no vai a EDV (Escola do Desenvolvimento da Vida ou Escola Dominical), Racionalizao: Mas tambm eu acordo cedo todo dia e domingo o nico dia que tenho pra dormir at mais tarde. Esse foi um exemplo de racionalizao de atitude, mas vamos ver um exemplo de racionalizao de carter. Ex: Eu no sei economizar, Racionalizao: Mas tambm meus pais sempre me deram tudo. Explica, mas no justifica! interessante notarmos que mesmo quando os Reis de Israel no criaram seus filhos nos caminhos do Senhor, mesmo assim alguns reis quebraram essa cadeia de maldade, como foi o caso de Ezequias (II Reis 18.3). Um rei cujo pai cometeu loucuras diante de Deus (II Reis 16.3), mas que realizou uma reforma religiosa no povo para desfazer o que o pai tinha feito. Deus, atravs de Sua ao, pode vencer qualquer racionalizao para que possamos ser santos com Ele!

3. Pontos Fortes ao Extremo


COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO Um grande pregador chamado Martyn Lloyd-Jones j disse o diabo est nos extremos. Precisamos conhecer nossos pontos fortes para tratar os pontos fracos, porque na grande maioria das vezes nossos pontos fracos so pontos fortes extremados. Por exemplo, ser leal a um amigo certamente uma qualidade, porm quando essa lealdade vai para o extremo podemos chegar a contar segredos de outras pessoas ao nosso amigo, somente para mostr-lo que lhe somos fieis. Tambm podemos nos ausentar de lhe indicar seus erros com medo de perder sua amizade de confiana e lealdade. Como vimos na aula passada o que visamos alcanar o perfeito equilbrio.

4. O Teste Animal
Cada pessoa deve preencher o teste da seguinte forma: Marque com um x, em cada retngulo, as caractersticas que combinam com voc. Depois conte a quantidade de x que voc marcou e multiplique por 2. Assim voc ter um nmero para cada retngulo do teste. Depois pea que outra pessoa que lhe seja 7

ntima preencha como ela lhe v. Compare os resultados. Geralmente todos tm alguma pontuao nos 4 retngulos, pois na verdade temos caractersticas de todas as personalidades, mas geralmente seremos mais propensos a ter pelo menos dois bichos com maior pontuao. Esses dois bichos tambm tero alguma ligao com sua avaliao dos dois lados do amor, Leo e Castor, lado firme e Golfinho e Perdigueiro lado suave.

*Colocaremos um vocabulrio de algumas dessas caractersticas para ajudar os alunos a entenderem bem as caractersticas. Adaptvel = Que se ajusta ao meio. Analtico = Que analisa, examina. Detalhista = Que cuida muito dos detalhes, das mincias. Discernimento = Perceber de forma clara, distingue. Dogmtico = Que se expressa de forma decisiva. Empreendedor = Que pe em execuo, que faz, que investe. Inquiridor = Que procura informaes acerca de, pergunta, investiga, pesquisa. Leal =Fiel aos seus compromissos. Objetivo = Positivo. Ordeiro = Amigo da ordem, conciliador, conservador, pacfico. Ousado = Destemido, corajoso, audaz. Paternal = Que sempre tem disposies favorveis, boa vontade. Ponderado = Examina com ateno e mincia, maduramente. Previsvel = Que se pode prever. Programado = Que programa, planeja, projeta. Tolerante = Que admite e respeita opinies contrrias sua. Visionrio = Que tem capacidade para perceber antes, que ver a frente.

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

5. Os Bichos
Nas prximas aulas ns iremos tratar, com mais detalhes, as caractersticas de cada bicho, mas vamos dar apenas algumas pistas. Leo 1 - So pessoas lderes, ou pelo menos pesam que so. 2 - Gostam de resolver problemas. 3 - Pessoas objetivas e decididas.

Castor 1 - Pessoas que sempre lem os manuais, gostam de seguir as regras. 2 - Pessoas Organizadas. 3 - Pessoas detalhistas.

Golfinho 1 - So muito animados. 2 - Gostam de brincar. 3 - Barulhentas e agitadas. 4 - Gostam de estar em evidncia. 5 - Geralmente tm muitos amigos.

Perdigueiro 1 - Leais aos que ama. 2 - Bons ouvintes. 3 - Bons encorajadores. 4 - Gentis. COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO 9

Lees Lderes
Encontro 03

1. Histrias de Leo
Lees so pessoas impressionantes, objetivas, determinadas, topam todos os desafios e geralmente terminam o que comeam. Mas como j dissemos, se as qualidades forem elevadas ao extremo se tornam defeitos. Um certo homem, diretor-geral de uma grande empresa era um leo de marca maior. Seu trabalho lhe consumia muito e quando no estava trabalhando estava descansando do trabalho. Certo dia, seu filho de oito anos sentou do seu lado, num raro sbado que ficou em casa. Lendo seu jornal o homem tentou ignorar a pequena criaturinha o quanto pde. At que perguntou asperamente: - O que voc quer? O filho sorriu estendeu sua mozinha com vrias notas amassadas e props uma troca: - Pegue papai! - Pra que isso meu filho? - tudo que tenho em meu cofrinho. Oito notas. Papai so todas do senhor, se ficar em casa hoje e brincar comigo. Esse homem pode ter sido um exemplo no trabalho, um homem invejvel, mas a extremidade sempre perigosa e na maioria das vezes muito danosa para os outros.

2. Caractersticas de Lees
So muitas as caractersticas de cada animal e algumas acabam se assemelhando bastante por isso, vamos procurar no repetir nem as caractersticas, nem vantagens, nem problemas o mximo possvel. 1. Lees Nascem Lderes So pessoas fceis de notar, pois se sentem confortveis quando esto controlando pessoas. Ningum precisa lhes dizer o que tem que ser feito, elas simplesmente fazem. Vrios so os personagens bblicos, lees: Neemias, Paulo, Pedro. Geralmente lderes de ministrios so lees que comearam a atuar desde cedo e rapidamente so conhecidos como lderes. Vantagens: 1. Lderes so necessrios em todos os lugares. So eles que direcionam o esforo para um bem comum. 2. Servem de referenciais e modelos. Toda vez que algum precisa se lembrar do propsito do trabalho ela olha os lderes, pois geralmente COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

10

suas vidas esto firmemente focadas no propsito, servindo assim, como motivadores para as pessoas no auto-motivveis. Problemas: 1. Essa auto-motivao pode levar a um senso de independncia at de Deus. Porm a Bblia claramente nos diz: Sem mim, nada podeis fazer (Jo 15:5). 2. Como esto acostumados mais a dar ordens do que receberem, tambm podem esquecer que no existe nenhum leo que no esteja abaixo do Leo de Jud. 2. Lees So Produtivos. Cada nova situao em sua vida um novo desafio. Eles querem sempre estar fazendo alguma coisa e sempre algo grande, que os motive. Seu foco est sempre voltado para a produo. Querem estar sempre produzindo algo significativo. Vantagens: 1. Conseguem lidar com mltiplas tarefas, pois gastam tempo com as coisas mais essenciais. 2. Geralmente terminam o que comeam. Problemas: 1. No conseguem relaxar e se transformam em pessoas estressantes. Como querem estar sempre produzindo, acham que no vale a pena gastar tempo com conversas que no modifiquem nada. Porm em relacionamentos no podemos apenas dar tempo de qualidade, necessrio tambm tempo em quantidade. 2. Nesse senso de produo podem inverter os valores e valorizar mais as coisas ou os alvos do que as pessoas. 3. Quando deixam que seus desafios e produtividade vo alm de sua capacidade se tornam pessoas sobrecarregadas e acabam no tendo tempo para coisas importantes como: relacionamentos, dormir,se alimentar direito e etc. COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO 3. Lees So Imediatistas No basta estarem resolvendo um problema difcil, querem que ele se resolva agora! Rpido! Vantagens: 1. Esse imediatismo pode despertar os outros ao de algo que realmente precisa comear a ser feito. Problemas: 1. Esse imediatismo, de querer resolver as coisas rapidamente, pode afastar as pessoas, pois evitam perguntas ou qualquer outra reao. Eles inibem aquelas pessoas que raciocinam mais lentamente e que querem 11

entender os detalhes. Assim, no interrompem o leo com medo de levar uma patada, pois o leo pode encarar a pergunta como uma fuga do propsito. H tempo pra tudo (Ec 3.1) e precisamos entender que o agora no pode danificar um futuro saudvel. 2. Geralmente machucam as pessoas com linguagem verbal e corporal para que elas entendam o que deve ser feito. 3. Os dois primeiros itens formam lees solitrios. 4. Decises do agora podem ignorar as limitaes e necessidades das pessoas, causando em senso de desvalorizao dos comandados. 4. Lees Tomam Decises Rpidas So pessoas que tm firmeza o suficiente para tomar decises difceis e urgentes. Em parte crem que sua liderana depende de sua eficcia e segurana. Vantagens: 1. Passam segurana aos que esto sendo liderados. 2. Tm maior facilidade em lidar com questes urgentes que precisam ser resolvidas. Problemas: 1. Muitas vezes tomam essas decises sem consultar ningum, mesmo as pessoas diretamente envolvidas. 2. Ao decidirem rapidamente acabam agindo precipitadamente e sem considerar todas as implicaes de suas decises (Pv 19.2). 3. Por acharem que tm que decidir agora, tambm acham que no d tempo de consultar ningum. Assim, eles tornam questes no to urgentes em imediatas. Algumas vezes a situao no ficar pior se demorar um pouco mais de tempo para pensar, orar e conversar com outra(s) pessoa(s). 5. Lees So Objetivos Eles querem saber de fatos, desejam atacar diretamente o problema. Eles no tm muita pacincia com os detalhes, pois os consideram irrelevantes para a resoluo do problema. Vantagens: 1. Fazem com que as reunies sejam breves, economizando o precioso tempo das pessoas. 2. Caracterstica importante quando uma deciso precisa ser tomada. Problemas: 1. Geralmente esse tipo de comportamento leva a construo de relacionamentos superficiais, pois acham que toda conversa tem um objetivo que levar a ao, ento porque no pular tudo e ir direto a ao? Esse comportamento machuca seriamente a perdigueiros que gostam de detalhes.

12

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

2. Se formos objetivos demais ao tentarmos ser eficiente, nos tornamos desagradveis, pois no estamos dispostos a ouvir as emoes e percepes das pessoas sobre o problema. 6. Lees So Motivados por Desafios. Nunca desafie um leo! Eles se tornam firmes seguidores de seus prprios desafios. Vantagens: 1. essa caracterstica que torna os lees to importantes. No temem a responsabilidade de suas decises e fazem o que deve ser feito no importando o quanto difcil possa ser. 2. Como se sentem animados pela presso e pelos desafios colocam uma carga pesada em seus ombros. Problemas: 1. Ao se agarrarem em seus desafios, desejam que todos se agarrem tanto quanto eles e se no se esforarem tanto quanto eles so fortemente destratados. O leo cobra o alvo acima do meio, ou seja, os fins justificam os meios. 2. Como querem cumprir seus desafios e para isso dependem dos outros ento tendem a cobrar a mesma presso nos outros, desconsiderando suas dificuldades, disponibilidade e personalidade. 3. Ou ento, eles se isolam e trabalham sozinhos porque no querem depender das limitaes dos outros. Porm quando essa atitude tomada o poder de lder do Leo se enfraquece. Paulo tinha mais de 40 colaboradores em seu ministrio. 7. Lees No Temem Confrontos Lees so duros com as pessoas que esto se desviando do caminho para o alvo. Como esto dispostos a tudo para atingir o alvo, conseguem confrontar os outros quando pensa que eles esto errados ou no dando o mximo. Vantagens: 1. Exortam aqueles que precisam de uma chaculejada para mudar de caminho. 2. Fazem com que para o bom andamento do todo, todos estejam focados no mesmo objetivo. Problemas: 1. Neste af de corrigir os outros pode machucar muita gente com sua forma de falar. Rick Warren no seu livro Uma vida com propsitos disse: Nunca somos persuasivos quando somos speros e a Bblia nos mostra isso em Provrbios 15:1. 2. Atropelam pessoas para conseguir o que desejam.

13

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

3. Concluso.
Lees so sempre fascinantes, mas tambm terrveis. O desafio do leo associar sua poderosa fora com a delicadeza do cordeiro essencial aos relacionamentos.

4. Exerccio
Aps est abrangente explicao sobre lees, faa um breve resumo do que uma pessoa leo.

14

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

Castores Programados
Encontro 04

1. Histrias de Castor
Trs crianas moravam numa casa com a me e o av castor. Essa casa ficava na esquina da rua, bem debaixo de um poste. A regra da casa era: os trs meninos deveriam chegar em casa para jantar antes que a luz do poste acendesse, caso houvesse atraso o av intolerantemente dava sempre duas chicotadas. Castores so fiis seguidores de suas regras, so detalhistas e gostam de analisar todos os ngulos, mas no deixam de ser firmes.

2. Caractersticas de Castores
1. Castores Escondem suas Emoes Vantagens: 1. Esconder tambm pode significar: se reservar. Nem sempre podemos colocar todas as nossas emoes para todas as pessoas, no sensato. Se fossemos externar todas as nossas emoes criaramos vrias feridas, desnecessariamente. 2. Esconder as emoes na hora de ser firme essencial. Problemas: 1. Acabam se tornando pessoas amarguradas porque tendem a engolir seus sentimentos ao invs de trat-los. (Pv 25:9-10). 2. Como no expressam suas emoes, ento adquirem uma sria dificuldade de elogiar outras pessoas. Porque assim, revelariam seus sentimentos a respeito do outro. Em parte, eles podem no elogiar com medo de estragar seu lado firme. Eles crem que se elogiar algum que foi criticado, o deixar relaxado. 3. Acaba desenvolvendo uma sria incapacidade de pedir e conceder perdo. J que as emoes no so tratadas. 2. Castores Lem Todos os Manuais Quase todos os castores possuem essa caracterstica. Gostam de fazer as coisas do modo correto, sem fugir ao padro.

15

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

Vantagens: 1. Acabam se tornando sinnimo de excelncia, pois dificilmente faro algo sem consultar e analisar bem a situao. 2. Em certas ocasies sero bem mais eficientes, pois ao seguirem o manual conseguem o mximo de aproveitamento do que esto fazendo. Problemas: 1. So pssimos com os imprevistos, que vez por outra aparecem na vida. Se tornam pessoas estressadas quando as coisas fogem do controle. 2. Possuem uma extrema dificuldade de tentar novas coisas, comear novos empreendimentos do nada, afinal dependem dos manuais (da vida) j escritos. 3. Castores Decidem Cuidadosamente Vantagens: 1. Eles conseguem analisar as situaes por vrios ngulos. Conseguem ver as coisas alm do objetivo principal. O que uma grande dificuldade para um leo. 2. Aps acurada anlise dos detalhes, o castor por ter um pouco do lado firme, no tem medo de dizer no. 3. Por serem cuidadosos, so timos solucionadores de problemas, pois esto sempre atentos aos mnimos detalhes. Por exemplo, veja a histria a seguir. Durante a Segunda Guerra Mundial eram produzidos, nos Estados Unidos, pistes para avies P-51, muito utilizados na guerra. Mas chegou a notcia que o revestimento de prata dos pistes, estavam chegando com furinhos no destino. Os diretores e supervisores gastaram horas analisando o que estava acontecendo e concluram que em alguma parte da produo um sabotador estaria borrifando cido. Vrios dias foram gastos numa acurada investigao e o sabotador no foi encontrado. Mas uma Supervisora castor, atenta aos detalhes, percebeu que o problema era a mquina de amendoins! Os trabalhadores comiam amendoim aps o almoo e o sal que ficava em suas mos, e o sal danificava os pistes durante a viagem ao destino. Problemas: 1. Mesmo sendo cuidadosos, so influenciveis, por no serem o mximo firme. Ento podem voltar atrs por terem sido persuadidos, por um golfinho por exemplo. 2. Em raros casos perdem excelentes oportunidades por serem cautelosos demais. Mas raro. 3. Acabam sendo extremamente crticos e frios se as outras pessoas no forem como eles so, ou quando as coisas no saem do mesmo jeito como eles fariam. E isso lhes levar a ficarem isolados. 4. A firmeza adquirida aps anlise pode se transformar em aspereza.

16

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

4. Castores Fazem Bem Feito O fato de serem detalhistas e sua determinao a seguir suas imutveis regras os transformam em pessoas altamente organizadas e programadas. Vantagens: 1. So pessoas organizadas e com isso acabam ganhando tempo, afinal muito mais fcil trabalhar no meio da organizao. 2. Como so detalhistas, fazem tudo bem feito, nem que faam tudo de novo por causa de um errinho. O importante sair certo e perfeito. Problemas: 1. O excesso de organizao pode levar perda de tempo. Acabam se preocupando demais com os detalhes e por isso podem se desviar do alvo principal ou at no atingindo-o por querem comear tudo de novo apenas para sair perfeito. 2. Podem ser muito duros com os erros dos outros, por no tolerar que as coisas no estejam perfeitamente certas. Como os lees, podem inverter os valores e colocarem o alvo ou at as pessoas abaixo dos detalhes. 5. Castores Tm Medo de Errar Vantagens: 1. Esse medo os levaram a agirem com bastante cuidado em todas as situaes. A se preparem melhor antes de comear a fazer alguma coisa. 2. So sempre cautelosos e precavidos. O medo de errar faz com que eles prevejam certos possveis erros e j elaborem meios para que eles no aconteam. Problemas: 3. Como tendem a esconder suas emoes, eles se irritam quando erram e no pedem ajuda, nem compartilham suas decepes. Isso vai acabando com a sua auto-confiana. 4. Cada crtica soa como uma facada em suas barrigas. 5. Desenvolvem uma sria incapacidade de perdo para com os outros, mas principalmente para com eles mesmos. Se tornando pessoas depressivas. 6. Castores So Amantes do Passado Eles sempre procuram saber como as coisas aconteceram anteriormente pra poder traar seus detalhados e programados futuros. Vantagens: 1. Isso os leva a caminharem num caminho com grande possibilidade de sucesso. 2. Podem melhorar aquilo que j foi feito no passado.

17

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

Problemas: 1. Algumas vezes esse passado se refere a planos que foram elaborados com muito cuidado e que agora fugiram do controle. Ento comeam a se culpar achando que cometeram algum erro em algum lugar que fez com as coisas descarilhassem. E se massacram. Veja como isso se torna um grande problema se lembrarmos da quinta caracterstica. 2. Nem sempre o passado explica totalmente o futuro. 3. Acabam, algumas vezes, desconsiderando novas e melhores possibilidades.

3. Consideraes Gerais
Como castores gostam de manuais e detalhes, as ordens que lhes so dadas, precisam ser claras e bem explicadas. Assim faro o trabalho com mais eficincia e felicidade. Em segundo lugar, como temem os erros eles necessitam de um ambiente anti-crtica para darem o melhor de si. Um forte senso de apoio necessrio. Geralmente os castores tendem a diminuir a produtividade sob presso. O encorajamento muito importante para os castores.

4. Concluso
Castores so timas pessoas. Tm uma certa firmeza e sua ateno aos detalhes pode evitar muitos erros. Porm, como os lees, se no exercitarem o lado suave se tornaro crticos, frios e isolados. Sero os terrores de pessoas que trabalham na desorganizao.

5. Exerccio
Aps esta explicao sobre os fantsticos castores, liste 3 pessoas que voc percebe que so castores, do seu crculo de amizade, e diga por qu.

18

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

Golfinhos Brincalhes
Encontro 05

1. Caractersticas
1. Golfinhos Querem apenas se Divertir Eles sempre procuram fazer tudo do jeito mais divertido possvel. Vantagens: 1. Podem tornar tarefas entediosas em maravilhosas e empolgantes aventuras. 2. Ajudam a relaxar momentos em que a tenso apenas piora as coisas. Em alguns momentos, quando estamos tendo uma conversa sria a brincadeira espordica ajuda a quebrar um pouco o clima e continuar. Brincadeiras inteligentes podem ser a melhor ferramenta num momento de consolao. 3. Brincadeiras ajudam bastante na construo de relacionamentos saudveis. Problemas: 1. Em nome da brincadeira no levam em considerao as conseqncias de uma deciso ou atitude. Em nome da diverso podem colocar vidas em risco. 2. Evitam discusses srias. Quando fogem de conversas srias e necessrias como se resolvessem s tomar sorvete no almoar mais 3. Se no houver conversas srias em alguns momentos, os relacionamentos nunca se aprofundam. 2. Golfinhos So timos Motivadores Vantagens: 1. Eles tm uma energia cativante, e podem fazer com que todos lhes ouam atentamente, utilizando as brincadeiras. 2. Podem levar pessoas a se unirem para realizar novas coisas. A sua energia contagiante e rapidamente levanta pessoas para fazer as coisas acontecerem. Problemas: 1. Quando utilizam os mais variados argumentos para convencer os outros, eles no pensam muito nas conseqncias e sim nos resultados. 2. Uma frase tpica : confie em mim. Uma frase que diz: no sei bem como vai ser, mas vai ser bom.

19

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

3. Golfinhos So Inovadores Vantagens: 1. Gostam de fazer coisas novas. Esto sempre dispostos a aprender imediatamente. 2. O desapego aos detalhes os tornam mais criativos. Problemas: 1. Quando o modo inovador no for o correto as conseqncias podem ser desastrosas. 2. Podem comear a fazer algumas coisas sem a preparao necessria e adequada. Diferente dos castores, que movidos pelo medo de errar se preparam muito bem. 4. Golfinhos Vivem no Futuro Vantagens: 1. Como sempre esto focados no futuro acabam se tornando calmos em situaes difceis e at mais fortes. 2. So pessoas otimistas. No fazem tempestade num copo dgua. Problemas: 1. Essa caracterstica ao extremo, pode lev-los a ignorar ou minimizar problemas reais que precisam de tratamento srio e imediato. 5. Golfinhos So Excelentes Relaes Pblicas Vantagens: 1. Se adequam mais rapidamente a novos ambientes, por no possuirem amizades profundas e ter facilidade de faezr novos amigos. 2. Podem conseguir coisas mais difceis por causa de suas amizades ou contatos. 3. Conseguem comear um movimento mais rapidamente, basta um golfinho ligar para mais uns dois golfinhos e toda a comunidade fica sabendo da novidade. Problemas: 1. Geralmente seus amigos so pessoas as quais conhecem pouco. Golfinhos pdoem ter at 10 ou 12 melhores amigos. Suas amizades no so to profundas qaunto a dos perdigueiros que veremos na prxima aula. 2. No lembram do nome de ningum. COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

2. Consideraes Gerais
Golfinhos gostam de estar em evidncia, de serem aceitos por todos. Esse desejo pode fazer com que procurem agradar mais aos homens do que a Deus. E

20

por quererem ser amplamente aceitos e por fugirem de situaes srias, so os mais suscetveis s presses dos amigos e pessoas prximas. Golfinhos tambm possuem uma caracterstica interessante: gostam de chegar atrasados. Fazer tudo certinho lhes d agonia. Golfinhos so naturalmente agradveis.

3. Exerccio
Liste pelo menos 5 profisses que um golfinho provavelmente se sairia bem, devido s suas caractersticas.

21

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

Perdigueiros Leais
Encontro 06

1. Histrias de Perdigueiro
Um certo homem chamado Jock viva como pastor de ovelhas junto com seu cachorro (raa perdigueiro) Bob, na Esccia. Aps muitos anos de trabalho como pastor Jock chegou aos seus 70 anos e j no tinha mais fora para subir em rochas, afugentar predadores e resgatar ovelhas. Ento viu-se obrigado a mudar-se para a uma pequena cidade. Como j era idoso mas muito carismtico rapidamente conquistou o amor das pessoas da cidade e fazia pequenos favores em troca de comida. Todos os dias Jock e Bob faziam o mesmo percurso, acordavam e passavam num restaurante, prestavam seus servios em troca de comida e depois iam por vrias outras lojas at que de noite voltavam para um galpo abandonado que lhes servia de casa. Certo dia Jock sentiu que sua morte estava prxima. Aproximou sua cama da janela para ficar olhando as montanhas de sua amada Esccia e num momento comovente se despediu do seu fiel co. Devido s circunstncias da morte de Jock ele teve que ser enterrado rpido e as pessoas amigas de Jock, enterram-no num cemitrio nobre, um homem simples junto com os nobres. Aps a sua morte Bob passou todos os dias a fazer a mesma rotina que seu amigo Jock fazia, mas de noite ningum via o co, apenas o viam novamente de manh no restaurante que lhe era de costume. Os amigos de Jock comearam a seguir o cachorro e descobriram que de noite ele ia para o cemitrio em que seu dono havia sido enterrado e passava a noite fria ao lado do tmulo. O vigia toda vez expulsava o co, pois as normas do cemitrio no permitiam a entrada de animais. Um dia capturaram o cachorro e iam mata-lo. O caso foi levado justia, at que no momento da sentena de Bob, vrias crianas da cidade entraram no tribunal e juntaram vrias moedinhas e pagaram a licena do cachorro, desse dia em diante Bob foi considerado patrimnio da cidade e poderia entrar em qualquer lugar. Ento Bob ainda permaneceu nessa rotina incansvel por mais 14 ANOS! Hoje existe uma esttua do cachorro no cemitrio, naquela pequena cidade da Esccia. Perdigueiros so leais, no existe ilustrao melhor do que essa histria.

22

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

2. Caractersticas dos Perdigueiros


1. Perdigueiros So Leais Vantagens: Creio que quase impossvel pontuar as qualidades da lealdade, como: suporte, amor, confiana, e etc. At porque as prprias vantagens da lealdade tambm so muito amplas. Problemas: 1. Quando a lealdade do perdigueiro chega ao extremo ele pode encobrir um erro em nome da lealdade. 2. O perdigueiro pode tambm pisar em outras pessoas para ser fiel a quem ele leal. Por exemplo: ele pode no guardar um segredo que lhe foi confiado somente para mostrar sua fidelidade outra pessoa. 2. Perdigueiros Tm Relacionamentos Profundos Assim como os golfinhos, os perdigueiros tm facilidade em fazer amigos. Porm as amizades do golfinho so geralmente superficiais e os perdigueiros insistem numa clara diviso entre colegas e amigos. Vantagens: 1. Se tornam pessoas mais fortes por saberem que possuem verdadeiros amigos. 2. Tm mais facilidade em confessar. 3. Valorizam mais as pessoas. Problemas: 1. As decepes tomam propores maiores, porque depositam total confiana e lealdade a algum que o traiu. 2. Podem se isolar de um grupo por no ter amizades profundas com nenhum dos participantes. Pouca participao em reunies e outros grupos, pois s sentem confortveis com seus amigos. 3. Perdigueiros Gostam de Agradar aos Outros Perdigueiros tm uma incrvel capacidade de colocar de lado seus interesses e se doar para os outros. Vantagens: 1. Maior disposio para o servio. 2. Altrusta (o oposto de egosta), pois desejam que o outro se satisfaa. Problemas: 1. Pensam tanto nos outros que atropelam suas prprias necessidades. o caso de um perdigueiro que comea a acumular dvidas crescentes s para agradra os outros. COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

23

2. No desejo de agradar aos outros, podem comear a viver em funo deles, chegando at a adquirir uma possvel dupla personalidade, mantendo somente as aparncias. Podem ser muito volveis. 4. Perdigueiros Tm Grande Compaixo Perdigueiros so muito sensveis e possuem a incrvel capacidade de sentir junto com os outros. Vantagens: 1. Isso os torna bons ouvintes. 2. Adiquirem uma grande capacidade de auxlio e apoio s outras pessoas. 3. Conseguem ver alm da superfcie. So aquelas pessoas que percebem o mais leve sentimento apenas pelo modo de respirar diferente da outra pessoa. Problemas: 1. Assumem uma carga emocional alm da que podem suportar, por causa dos outros. Despredem tanta fora para cuidar dos outros e sentirem as emoes dos outros que acabam ficando emocionalmente acabados e assim pdoem destruir os seus prprios relacionamentos por j estarem esgotados. 2. Como so mais sensveis tambm se machucam com mais facilidade.

5. Perdigueiros So Adaptveis Conseguem se encaixar em novas situaes com certa facilidade, pensando nos outros. Eles so adaptveis, mas com uma condio: planeje, avise-os. Perdigueiros no conseguem lidar com mudanas bruscas. Vantagens: 1. Os tornam mais preparados para certas situaes da vida que exigem mudanas necessrias. 2. Favorecem a harmonia. Problemas: 1. Caso a mudana seja brusca o perdigueiro engole muito seus sentimentos. 2. Se adaptam a situaes onde algo est ruim e precisa ser mudado. Eles podem aprender a viver com erro e no fazerem nada em nome da lealdade. 3. Se tornam pessoas fugitivas de conflitos ao invs de enfrentar os problemas, eles engolem-o, veja essa histria.

24

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

Um casal chega para sua primeira sesso de aconselhamento aps 28 anos de casados. Quando entram no gabinete sentam-se o mais distante possvel. O conselheiro pergunta:

- H quanto tempo vocs esto brigando?


Eles se entreolham e respondem, juntos:

- H 28 anos.
De cara podemos perceber que um deles um perdigueiro, pois estas pessoas so as pessoas que conseguem suportar os maiores sentimentos e ainda manter-se leal.

6. Perdigueiros no Firmam no que Acham Certo Vantagens: 1. Se tornam pessoas altamente determinadas quando crem estar rumando para o lugar certo. 2. Maior capacidade de sacrifcio. Problemas: 3. Se o que acharem certo, for errado, se tornam teimosos. 4. Podem se tornar pessoas intransigentes com os outros por elas no crerem em suas verdades.

3. Outras Consideraes
Como perdigueiros s fazem aquilo que acreditam ser certo, no adianta pression-los, a deciso deve partir deles, s podemos orient-los.

4. Exerccio
Liste duas grandes vantagens dos Perdigueiros, dizendo o porqu voc as considera vantagens e liste dois grandes problemas.

25

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

Como Ser Mais Suave | 1


Encontro 07

1. Jesus: Nosso Maior Exemplo de Equilbrio


Ns j falamos sobre o amor firme e amor suave, tambm j tratamos detalhadamente cada animal. Vimos que os lees e castores conseguem enfrentar os problemas com firmeza, mas acabam sendo rudes com as pessoas. J os golfinhos e perdigueiros so mais brandos com as pessoas porm frouxos com os problemas. Se o nosso estudo parasse por aqui estaramos incentivando a cultura do sou assim, os outros que me aceitem ao invs do que Paulo nos diz em I Corntios 11:1 Sede meus imitadores como tambm eu sou de Cristo. No podemos nos comparar uns com os outros, nosso padro Cristo. Afinal se nos limitarmos s pessoas, nosso padro ser um padro baixo, limitado e falho. Ao lermos os evangelhos podemos ser levados a pensar que Jesus era um leo, mas veja como a Bblia nos mostra os quatro animais em equilbrio: 1. Leo: Jesus era firme (Lc 22.61), ele era lder. Como Leo de Jud, enfrentou as mais severas provaes (tentao no deserto: Mt 4:1-11). 2. Castor: Fez as coisas certas, obedecendo lei (Mt 5:17), e com uma qualidade tal, que resultou em palavras e obras que permanecem para sempre. 3. Golfinho: Gostava de festas (Jo 2:1-2) e de motivar os outros a uma vida santa, sentia-se confortvel com multides e tinha facilidade em comear novas amizades (Jo 4:5-7). 4. Perdigueiro: Sempre ia alm da superficialidade no relacionamento com seus discpulos, fiel nas promessas, leal durante o caminho cruz e adaptvel aos sacrifcios de sua misso. No podemos tecer mais detalhes para evidenciar essa qudrupla animaniladade de Cristo, pois no temos subsdios bblicos para isso. Mas aprender a ser como Cristo certamente nos far estar mais prximos de Deus e dos outros. Lembre-se Deus nos criou para nos relacionarmos como a trindade se relaciona quando isto no acontece buscamos outras coisas ou at entramos em crise. Assim buscar a excelncia em nossos relacionamentos essencial para nos sentirmos felizes, amados e completos. Alm de vivermos uma vida segundo Deus no ordena.

2. Nove Dicas para Ser um Pouco Mais Suave | Parte 1


Como j dissemos, lees so pessoas fascinantes e castores so altamente cuidadosos, porm a firmeza em excesso pode causar danos serssimos nos relacionamentos.

26

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

Todos aqueles que tiveram sua pontuao alta no teste do amor devem prestar bastante ateno nas dicas a seguir e encar-las como desafio e um guia que os levar a serem parecidos com Cristo. 1. Descongele Seu Passado Pode ser que, em alguns momentos ou circunstncias de nossa vida, ns tenhamos sido traumatizados. Esses traumas podem nos levar a decidir bloquear um lado do amor. Isso ocorre quando fomos machucados por algum que amvamos muito e ento decidimos no ser bobinhos mais. Porm esta afirmao quer dizer: a partir de hoje s lado firme. Deixando o sistema em desequilbrio. O trauma pode acontecer em uma circunstncia especfica e nica ou em vrios acontecimentos. Exemplo 1: Uma me irritada bate na filha com uma colher de pau do brao, por causa de algo errado que ela fez. Mas a menina tinha um espinho no brao e com a batida ele entrou mais, inflamou e causou uma infeco que a levou morte. Depois desse dia, essa me nunca mais deu amor firme (histria contada no livro, fato verdico). Exemplo 2: Um rapaz que vez aps vezes tratava muito bem suas namoradas, mas sempre era trado, aps vrias experincia desagradveis como essa o rapaz decide ser mau com todas as namoradas para que elas no a fizessem de bobo novamente. Enfrentar o passado e enxergar essa realidade no algo fcil, nem para ser feito sozinho. Para comear sua anlise do passado leia e reflita nas perguntas a seguir: Voc percebe que ambos os lados do amor so exercidos em sua casa? Se no, qual extremo mais comum, o lado exigente, duro ou o lado condescendente, perdoador? Voc tem conhecimento de uma situao especfica os de uma srie de acontecimentos na vida de seus pais que pode t-los impedido de dar aos filhos ambos os lados do amor? Voc percebe que est dando a seus filhos os mesmos lados do amor que voc recebeu dos seus pais? Isto lhe agrada ou preocupa? Voc pode identificar uma poca determinada quando tenha tomado uma deciso ntima de no ser bom ou duro com os outros? O que o teria levado quela deciso? Como Deus foi-lhe apresentado quando voc era bem criana? Voc recebeu um conhecimento equilibrado dele? Ou ele era apenas um Deus de bondade e perdo ou apenas um Deus terrvel e juiz severo? De que modo aquele conhecimento passado de Deus afetou seu conhecimento dele no presente? Se voc percebe que seu desequilbrio fruto de um trauma procure ajuda pastoral. Porm algumas pessoas podem no ter nenhum problema srio que os fez atingir o desequilbrio. Todavia, uma ajuda para ambos os casos preste ateno nas outras nove dicas. 27 COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

2. Reconhea a Limitao da Sua Personalidade Tanto castores como lees se sentem confortveis com a distncia. Para os lees compartilhar sentimentos, desejos, fraquezas, os faro mais fceis de serem dominados, controlados. Assim essa distncia pode se transformar em um abismo intransponvel para aqueles que desejam chegar perto. Os castores se afastam porque so muito crticos e por engolirem suas emoes. Guardam seus pontos fracos para si e no permitem que os outros lhes ajudem. Porm o problema todo que lees e castores geralmente se casam com golfinhos e perdigueiros. Se eles no permitirem que os outros se aproximem ser uma eterna luta, uns se fechando e outros os forando a se abrir. Tanto os suaves precisam dar certa privacidade para os lees e castores. Como os firmes, precisam ceder emoes. Equilbrio! A independncia que os castores e os lees tm pode ser encarada como um distanciamento emocional. Como geralmente os homens so mais firmes e as mulheres mais suaves, o autor David Clark em seu livro Homens so ostras, Mulheres p-de-cabra, trata exatamente desse assunto. Como vencer com esforo e mudanas de hbito esse distanciamento emocional. Se voc ainda tem dvida que voc est distante das pessoas que ama, ento responda o teste, na pgina seguinte, para saber o quo distante voc est das pessoas.

28

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

3. Elogie Soa muito estranho aos lees e castores que possvel corrigir algo negativo com algo positivo. Para eles o erro s pode ser corrigido com a firmeza. Mas a verdade que precisamos aprender a parar de criticar e elogiar. 29

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

Experimente elogiar, pelo menos, o tanto quanto corrige. No comeo vai parecer estranho e difcil, mas depois dos resultados tudo fica mais fcil. Eu, pessoalmente, aprendi que o ideal darmos 10 elogios antes de fazer uma crtica, assim ns teremos alguns possveis resultados aps essa deciso: A) muitas vezes no conseguimos arranjar 10 elogios e isso deve nos fazer repensar se estamos olhando a pessoa com os olhos certos; B) Aps voc pensar em 10 elogios talvez voc no considere a crtica to necessria, ou at d menos importncia ela; C) por fim, aps voc fazer 10 elogios quando a pessoa elogiada ouvir uma crtica, ela se ser motivada a mudar e acrescentar mais uma qualidade em seu carter.

30

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

Como Ser Mais Suave | 2


Encontro 08

1. Nove Dicas para Ser um Pouco Mais Suave | Parte 2


4. Descubra a Linguagem do Amor das Outras Pessoas Esse conhecimento ns tiramos do livro As Cinco Linguagens do Amor de Gary Chapman. Segundo o autor, cada ser humano possui um tipo de linguagem de amor prpria. Essa pessoa s se sentir amada se quem lhe desejar amor, expresse-o em sua linguagem. Geralmente as pessoas tm uma linguagem primria, mas isto no significa que no precisem das outras. Aprender a descobrir essa linguagem essencial para todos os relacionamentos. Pois, s assim poderemos comunicar amor da forma como os outros se sentem amados. A) Presentes - Algumas pessoas se sentem amadas quando so presenteadas, qualquer espcie de presente as deixam felizes e amadas. Elas adoram o simples fato de serem lembradas atravs de um presente. Se algum adora ganhar presentes caros, ento no estamos falando da mesma pessoa. Voc pode mostrar amor por algum com essa linguagem atravs de um chocolate, trazer algo gostoso pra jantar, uma flor, uma gravata, uma camisa e etc. Presentes em datas comemorativas e fora delas, assim que essas pessoas se sentem amadas. B) Qualidade de Tempo - Outras pessoas se sentem amadas quando gastamos tempo com ela, com conversas, jogos, passeios e etc. Apesar do nome ser qualidade de tempo, elas gostam muito de quantidade de tempo. Essas pessoas no se importam de ganhar presentes, fazerem as refeies e outras coisas. Para elas, a maior expresso de amor quando gastamos tempo com ela, de qualquer forma, no importa muito pra onde ir, basta estar junto fazendo algo legal. Se voc der um presente bem elaborado, feito manualmente, a uma pessoa com essa linguagem ela amar o presente, no pelo valor em si, mas por termos gasto tempo, pensando e confeccionando o presente. C) Toque Fsico - Certas pessoas se sentem amadas com demonstraes de carinho fsico, um beijo, um abrao, um cafun e etc. O toque algo muito especial para elas, uma massagem tambm pode ser um toque, ou seja, o que a faz sentir-se amada : qualquer forma de demonstrao de carinho fsico. D) Palavras de Afirmao - Outras ainda gostam de palavras encorajadoras, se sentem amadas quando so elogiadas, reconhecidas. Ela no trabalha visando a fama ou estar em evidncia, mas se sente plenamente amada quando os outros reconhecem o seu esforo. Palavras como: obrigado e parabns, tm um peso muito especial para as pessoas dessa linguagem.

31

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

E) Formas de Servir - Por fim, existem aquelas que se sentem amadas quando as ajudamos com algum servio, pequenas ou grandes tarefas. Am-las ajudar a estender a roupa no varal, fazer o caf da manh, levala em algum lugar, fazer um favor e etc. Se voc servi-la de todas as formas que voc imaginar, certamente voc comunicar amor a essa pessoa. Uma boa dica perguntar pessoa como podemos lhe demonstrar amor, geralmente pelas respostas podemos perceber a linguagem da outra pessoa. Aprender a dar amor ao outro do jeito como ele se sente amado um desafio e uma necessidade. 5. Tomando Decises Difceis de Modo Brando Temos a enorme tendncia de achar que a ira s se resolve com uma ira maior ainda. Se algum aumenta o tom de voz, nos sentimos na obrigao de aumentar mais ainda para manter a ordem. Porm Provrbios 15:1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. e 25:15 A longanimidade persuade o prncipe, e a lngua branda esmaga ossos. nos ensinam o contrrio. Temos como colocar ordem sem sermos rudes. Uma boa sugesto estabelecer regras claras com penalidades e recompensas. As recompensas motivaro as pessoas a obedecerem sem se sentirem obrigados. Buscar mtodos que faam as pessoas exercerem seus papis sem atrito. Nunca somos persuasivos quando somos speros Rick Warren. Voc deve gastar mais tempo pensando em como ser persuasivo e eficaz com o problema, afinal insanidade esperar resultados diferentes, tomando as mesmas atitudes James Hunter. Se ser firme no muda, no adianta ser mais firme. 6. Reconhea e se Policie em Sua Linguagem No-verbal Nosso corpo capaz de comunicar muito mais coisas do que nossa boca. Podemos at ter um bom controle do que falamos, mas podemos ser muito rudes em nossa linguagem corporal. Experimente imitar aquele momento em que o professor passar um trabalho enorme para ser feito, com um prazo curto e de uma matria chata. Veja como seus olhos, respirao, boca, dentes, sobrancelhas e at msculos se portam. Agora sorria, lembre de uma piada... tudo se transforma. A Bblia diz que o olhar amigo alegra o corao Provrbios 15:30. Quando estiver num momento tenso, abrace a pessoa, olhe nos olhos dela, fale o que sente, ao invs de engolir. Desta forma voc deixar claro que mesmo assim voc a ama, no force um abrao ou beijo, nem faa com falsidade, se assim for, melhor no fazer. 7. Se Envolva Ajudando os Outros Como pessoas firmes tm a tendncia de se isolarem, se envolver, preocupar-se e ajudar ao outro de forma real pode nos tornar mais suave. Sacrificar nosso tempo e recursos em prol dos outros, pode nos tornar bem menos rgidos.

32

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

8. Aprenda com as Aflies Os momentos de dor, muitas vezes, sero nossos maiores professores do amor suave. Contudo tambm verdade que eles podem nos bloquear, a luz de Tiago 1:2 a provao nos far perseverantes. As dores podem tornar nossos duros coraes em pessoas mais sensveis e com mais compaixo. A grande questo da dor e da aflio no o problema em si, mas a forma como o encaramos e o percebemos. Olhe para os problemas como preciosscimas lies que s sero aprendidas nestas circunstncias. 9. Transforme em Alvo, Ser gentil com as Pessoas que Voc Ama J que castores e lees so motivados por desafios, aceite este. Ser mais carinhoso com os outros um exerccio difcil e dirio, o preo tem que ser pago. Jesus era o Leo de Jud morto com Cordeiro de Deus na cruz.

33

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

Como Ser Mais Firme | 1


Encontro 09

1. Um Pequeno Teste Para Comear

2. Oito Dicas para Ser Um Pouco Mais Firme | Parte 1


1. Descongele o passado Assim como alguns acontecimentos do passado podem ter nos tornado firmes demais, o mesmo tambm vlido para o lado suave. Podemos ter tido uma famlia muito exigente, que tratava severamente os erros e a partir da decidimos ter um padro completamente diferente. Experincias nicas tambm podem nos marcar, a ponto de sermos somente suaves. Exemplo: voc estava ajudando algum com determinado problema e estava sendo firme, mas a pessoa acabou piorando. Uma outra hiptese para o congelamento quando fomos firmes ao extremo e machucamos profundamente a outra pessoa e ento decidimos nunca mais sermos firmes.

34

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

Aprender a enxergar e tratar as coisas que aconteceram em nossas vidas estritamente essencial. O passado deve nos ensinar e no nos marcar definitivamente. Vimos que equilbrio o centro da questo. Porque alguma coisa aconteceu conosco de uma vez no significa que isso se repetir sempre e com todas as outras pessoas. Pessoas so diferentes e precisamos aprender a lidar e tratar cada uma em suas peculiaridades. por isso que estamos estudando. 2. No Tenha Medo do Afastamento Emocional Pessoas suaves gostam de uma aproximao sentimental, porm quando esta qualidade chega ao extremo, a pessoa comea a confundir certas coisas. Elas no conseguem se afastar emocionalmente o suficiente para corrigir ou criticar algum. No diferenciam o problema da pessoa, acham que corrigir algum rejeit-lo. Possuem uma extrema dificuldade de ser firme, porque quando corrigimos algum necessariamente vai existir um perodo de afastamento. A tendncia engolirem o acontecido e esperarem passar. Golfinhos e perdigueiros precisam aprender a enfrentar os seus problemas sem medo, e sem confundir o problema com a pessoa. Engolir problema s causa indigesto. 3. Aprenda a Dizer No A grande maioria dos problemas de golfinhos e perdigueiros pode ser resolvida aprendendo a dizer somente: No. So to acostumados a agradarem os outros que no conseguem dizer no a um choro, a um pedido impossvel, a mais uma tarefa numa agenda lotada e etc. Jesus disse no a sua me, quando se recusou a transformar a gua em vinho (Jo 2:3-4), disse no ao estilo de vida dos fariseus, disse no quando Lzaro estava doente, disse no quando seus discpulos queriam sentar do lado direito do trono. NO. Cinco razes para dizer NO: 1. Dizer no aos seres humanos, os ajuda em sua formao. Os torna mais determinados, responsveis e sbios. Os ajuda a construir hbitos positivos e evitar os negativos. 2. Quem no aprende a dizer no para os outros, acaba dizendo no para si mesmo Ricardo Barbosa. Muitas vezes podemos deixar de lado o que importante para ns (famlia, sustento familiar, vida espiritual e etc), para poder sanar a necessidade dos outros. Os custos podem ser altos demais. 3. Quando no dizemos no, acumulamos tenses e ressentimentos desnecessrios, esperamos que o outro se conscientize de que est pedindo alm do normal, ao invs de dizermos no. Afinal, se algum nos pede algo e ficamos calados, a outra pessoa entende que podemos fazer o que foi pedido, nossa obrigao dizer no, quando no podemos. 4. Dizer no uma tima oportunidade de conversarmos sobre nosso relacionamento. Geralmente uma negao vem precedida de uma indagao. A indagao pode ensinar as motivaes de uma determinada deciso, tornando-a mais fcil de ser obedecida. Quando dizemos no e comeamos a conversar sobre por que no?, tenho a

35

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

oportunidade de compartilhar sentimentos profundos. A comunicao se torna completa. 5. Dizer no evita a falsidade. Quando dizemos no, estamos expressando a verdade. Dificilmente um no significa uma mentira. claro que no estamos incluindo aquelas situaes em que somos indagados sobre algo errado que aconteceu e no assumimos a culpa, mas sim no aspecto de aceitar favores e conceder permisses.

3. Um Desafio
bem verdade que para algum duro ser mais gentil mais fcil do que algum gentil ser mais firme. Porm, o equilbrio o ideal de Deus e precisa ser encarado como tal. A luta e o aprendizado devem ser constantes em nossas vidas.

36

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

Como Ser Mais Firme | 2


Encontro 10

1. Oito Dicas Para Ser Um Pouco Mais Firme | Parte 2


4. No adie. Algumas pessoas transformam alguns ditos populares em filosofia de vida, como: No deixe para amanh o que voc pode fazer hoje. Porm as pessoas que tm o lado suave acentuado utilizam-se do seguinte ditado No deixe para amanh o que voc pode depois de amanh. Suas vidas estavam cheias de trabalhos por fazer e mudanas a serem implantadas. Eles adiam o que precisam por seis razes bsicas: Medo da disciplina Medo de que a mudana os feche numa rotina, por isso acham melhor nem comear. Medo do fracasso - Medo de tentarem mudar e no conseguirem. Pensam que melhor no comear ou tentar, do que possivelmente fracassar. Medo do limite Adiam as mudanas com medo de descobrirem suas reais limitaes. Medo do comprometimento Medo de que as mudanas os tolham naquilo que gostam ou priorizam. Certas mudanas so urgentes e exigem um alto preo que nem todos querem pagar. Medo de perder o controle Sempre quando entram em um mundo novo sujeitos a perder o controle. No adiar as atitudes que voc tem tomar o tornar mais firme. Identifique seu medo, ore e vena-o. No deixe para depois, nosso chamado perfeio urgente. Tomar decises e honra-las algo difcil para as pessoas suaves. 5. Crie Novos Hbitos Muitas vezes somos tentados a achar que certas mudanas ocorreram instantaneamente em algum momento da vida. Podemos passar anos com esse sonho, porm quando acordarmos teremos perdido muito tempo. melhor comear a ser firme aos poucos, comeando com pequenas atitudes. Rejeite as frmulas mgicas sugeridas por amigos ou livros. Procure sendo firme com coisas menos polmicas, como com uma dieta, um exerccio dirio, ou seja, com coisas que sejam particulares. S depois avance para a barreira de ser firme com relao s outras pessoas. 6. Preste Contas Tenha sempre do seu lado algum amigo(a) firme para prestar lhe conta de seus progressos ou no. Esse amigo deve acompanhar e incentivar seu constante crescimento. Pv 27:17. Muitas vezes somos enganados por nossas prprias anlises, podem ser otimistas ou negativistas de mais, ento se quisermos realmente mudarmos precisamos sempre contar com uma opinio exterior ao problema.

37

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

7. Aproveite os Relacionamentos Profundos Golfinhos e Perdigueiros conseguem criar boas amizades, a simpatia e amor fazem com que tenham pessoas muito amigas ao seu redor. O que eles precisam aprender a fazer cruzar a ponte construda pelo relacionamento para poder ser firme quando necessrio. Pv 27:6. O relacionamento anterior d segurana para corrigirem sem deixarem em dvida o amor que sentem pelos outros. 8. Transforme essa Necessidade num Alvo Corrigir necessrio, ser firme tambm. Deus nos ama e por isso firme conosco: Hb 12. A firmeza cria relacionamentos maduros e pessoas com carter. Se encare e veja a profunda necessidade de mudana, vidas podem se perder no excesso de carinho e falta de disciplina.

38

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

Teste
Encontro 11 Ns cremos que importante que o conhecimento seja avaliado, porm no abraamos a idia de que questes que exigiam apenas a memria sejam suficientes para avaliar o contedo de uma matria. Por isso elaboramos uma pequena prova para que voc possa sinceramente, ser testado diante dos olhos do Esprito de Deus.

39

COMO ENTENDER MELHOR O SEU TEMPERAMENTO

Anda mungkin juga menyukai