Anda di halaman 1dari 22

FACULDADE NOVAUNESC CURSO: TECNLOGO EM RADIOLOGIA DISCIPLINA: RESSONNCIA MAGNTICA PROFESSOR: MSC RONALD GERARD SILVA BLOCO: IV

RESSONNCIA MAGNTICA DE HIPOFISE

Amanda de Azevedo Ana Cludia Alves Larisse Monteiro Luis Henrique Isannara Fernandes Jucyan

TERESINA, OUTUBRO DE 2012.

FACULDADE NOVAUNESC CURSO: TECNLOGO EM RADIOLOGIA DISCIPLINA: RESSONNCIA MAGNTICA PROFESSOR: MSC RONALD GERARD SILVA BLOCO: IV

RESSONNCIA MAGNTICA DE HIPOFISE

Relatrio apresentado ao Curso de Tecnlogo em Radiologia da Faculdade Novaunesc, como parte dos requisitos de aprovao Magntica. na disciplina Ressonncia

TERESINA, OUTUBRO DE 2012. 2

SUMRIO

1.0 Introduo 2.0 Objetivo 3.0 Metodologia 4.0 Fundamentos tericos 4.1 Hipfise 4.2 Doenas da hipfise 5.0 Protocolo 5.1 Sinnimos 5.2 Indicaes 5.3 Contra indicaes 5.4 Preparo 5.5 Posicionamento do paciente 5.6 Contraste 5.7 Programao de cortes 5.8 Sequencia 5.9 Garantia de qualidade 5.10 Documentaes 5.11 Filme 5.12 Observaes 6.0 referencias bibliogrficas

1. INTRODUO

A Ressonncia Magntica um dos mais significativos avanos do sculo no que diz respeito a diagnsticos mdicos por imagem. Permite imagens em duas ou trs dimenses, de qualquer parte do corpo. Conforme observamos na figura 1, uma imagem do aparelho de Ressonncia Magntica e a imagem gerada por ele.

Figura 1: Aparelho de Ressonncia Magntica.

De forma resumida a imagem por ressonncia magntica praticamente o resultado da interao do forte campo magntico produzido em equipamentos capaz de gerar campos magnticos com alta intensidade (utilizados na obteno de imagens por ressonncia magntica) com os prtons de hidrognio do tecido humano, como mostra a figura 2.

Figura 2: Exemplo tridimensional da obteno da IRM atravs da RMN.

O equipamento mostrado na figura 2, de forma 3D, nos mostra uma pessoa sendo introduzida dentro da bobina magntica de forma que o campo magntico criado dentro da bobina atravessa a pessoa. Este sinal coletado processado e convertido numa imagem ou informao que pode ser visto abaixo na figura 3.

Figura 3: Obteno de uma imagem do crebro atravs da RM.

Alm de no irradiar o paciente, pois no utiliza o Raio X, mtodo disponvel e mais difundido at a pouco, a Ressonncia Magntica na medicina contempornea, tornou-se um dos mtodos mais estudados nos grandes centros mdicos mundiais. No causa qualquer desconforto ao paciente, sendo necessrio apenas que se permanea imvel durante o exame. No apresenta contra indicaes, exceto a portadores de marca-passos cardacos e materiais metlicos (clips metlicos e outros) que possam sofrer induo eletromagntica.

2.0 OBJETIVO

Entre muitos as partes anatmicas que podem ser feitas ressonncia, para esse trabalho foi escolhida a ressonncia da ressonncia magntica da hipfise (sela trcica). A ressonncia de hipfise importante para averiguar se h tumor ou alteraes da glndula que favoream a produo excessiva da prolactina, indicando se o tratamento deve ser cirrgico o medicamentoso. Caso o tratamento seja medicamentoso. O principal objetivo desse trabalho mostrar no s a importancia desse tipo de ressnancia, assim tambm mostrar todo o procedimento usado.

3.0 MTODOLOGIA

Este estudo foi desenvolvido por meio de artigos, trabalhos cientficos prexistentes, pesquisa bibliografica, atravs de acesso artigos, livros e ciber espaos. De acordo com os objetivos deste estudo, utilizou-se os seguintes procedimentos tcnicos: a pesquisa bibliogrfica e a pesquisa qualitativa descritiva. A pesquisa bibliogrfica foi utilizada para auxiliar na obteno de informaes a respeito do exame de Ressonncia Magntica da Hipfise. Quanto natureza da pesquisa, trata-se de uma pesquisa qualitativa. A pesquisa descritiva observa, correlaciona e descreve fatos de uma determinada realidade sem manipul-los. (Gil, 1999).

4.0 FUNDAMENTOS TEORICOS

4.1 HIPOFISE A hipfise, ou glndula pituitria, tem forma de pra e est situada numa estrutura ssea denominada sela-turca, localizada debaixo do crebro. A sela-turca protege-a, mas, em contrapartida, deixa muito pouco espao para a sua expanso (Fig. 4).

Figura 4: Hipfise

A hipfise controla, em grande parte, o funcionamento das outras glndulas endcrinas e , por sua vez, controlada pelo hipotlamo, uma regio do crebro que se encontra por cima da hipfise. A hipfise consta de dois lobos, o anterior (adenohipfise) e o posterior (neuro-hipfise). O hipotlamo exerce o controlo das atividades do lobo anterior mediante a emisso de substncias semelhantes s hormonais que so lanadas nos vasos sanguneos que ligam diretamente as duas zonas. Por sua vez, controla o lobo posterior mediante impulsos nervosos (fig. 5).

Figura 5: Lobo anterior e posterior da hipfise

Como a hipfise controla o funcionamento da maioria das outras glndulas endcrinas, com frequncia recebe o nome de glndula principal. O lobo anterior produz (segrega) hormnios que, em ltima instncia, regulam o funcionamento da glndula tireoide, das glndulas supra-renais, dos rgos reprodutores (ovrios e testculos), a produo do leite (lactao) nas mamas e o crescimento corporal. Tambm produz os hormnios que causam a pigmentao escura da pele e que inibem a sensao de dor. O lobo posterior segrega os hormnios que regulam o equilbrio da gua, estimulam a descida do leite para as mamas de mulheres com crianas lactentes e estimulam as contraes do tero (fig. 6).

Figura 6

4.2 DOENAS DA HIPOFISE Segundo Dr. Marcello Bronstein, endocrinologista, em razo de a hipfise ser responsvel por produzir hormnios que controlam vrias outras glndulas, as doenas da hipfise frequentemente comprometem essas glndulas que dela so dependentes. Estes distrbios podem ser de reduo de sua funo (hipopituitarismo), ou de aumento da funo. Estas doenas podem ser de origem tumoral, inflamatria, traumtica, ou mesmo gentica. Causas comuns de comprometimento da hipfise so os tumores, quase sempre benignos (adenomas). Alm de provocarem deficincias hormonais que prejudicam a funo das demais glndulas controladas pela hipfise, esta tambm pode levar a produo excessiva de hormnios. Estes tumores podem ser microadenomas (dimetro inferior a 1 cm) e macroadenomas. Estes ltimos, alm das alteraes hormonais, podem comprimir estruturas dentro do crebro, que so vizinhas da hipfise, levando a alterao da viso e dor de cabea. Segundo o Dr. Marcello Bronstein, endocrinologista, as doenas da hipfise mais importantes so: PROLACTINOMAS - so os tumores hipofisrios mais comuns e produzem excesso de prolactina. Nas mulheres normais a prolactina (abreviada PRL) estimula a produo do leite materno (fig. 7), mas seu excesso causa distrbios menstruais, galactorria (sada de leite dos mamilos fora do perodo da amamentao) e disfuno sexual, a qual pode ocorrer inclusive no homem. Seu tratamento geralmente se faz com drogas como a cabergolina e a bromocriptina, e menos frequentemente por cirurgia da hipfise, geralmente atravs do nariz, sem necessidade de abrir o crnio, como pode ser visto na fig. 8. 10

Figura 7

Figura 8

ADENOMAS

PRODUTORES

DE

HORMNIO

DE

CRESCIMENTO

(abreviado GH) Se ocorrem na infncia ou adolescncia levam a uma situao clnica chamada gigantismo (fig. 9). Se aparecem na idade adulta, levam acromegalia (acro: extremidade; megalia: aumento). Neste caso o paciente apresenta aumento das mos e dos ps, percebido pela necessidade de alargar anis e aumentar o tamanho dos sapatos, alm de aumento da lngua, dos lbios, separao dos dentes, e outras alteraes. Alm delas, os acromeglicos no tratados vivem em mdia 10 anos menos que a populao geral, devido principalmente a problemas cardacos, respiratrios, intestinais e diabetes. O tratamento cirrgico, mas algumas drogas como o octreotideo e o lanreotideo so bastante eficazes, sendo que mais raramente est indicada a radioterapia (fig. 10).

Figura 9

Figura 10

11

ADENOMAS PRODUTORES DE CORTICOTROFINA (abreviado ACTH) Esta classe de tumores, em geral microadenomas, produz ACTH que estimula as glndulas suprarrenais a produzir cortisona. Isto provoca um quadro clnico chamado doena de Cushing, caracterizada por obesidade central, isto , que atinge mais o tronco do que os membros, face redonda como se fosse uma lua cheia, estrias avermelhadas na pele principalmente no abdome, presso alta e diabetes (fig. 11). O principal tratamento cirrgico (fig. 12).

Figura 11

Figura 12

ADENOMAS QUE NO PRODUZEM HORMNIOS So descobertos por comprometer a funo da hipfise normal (hipopituitarismo), ou por efeito de seu tamanho que compromete a viso e produz dor de cabea. Podem tambm ser descobertos acidentalmente, por exemplo, quando por qualquer outro motivo se faz um exame de ressonncia magntica da cabea. O tratamento quase sempre cirrgico. Ressalte-se que na maior parte das cirurgias a hipfise alcanada via as narinas, pois a glndula se localiza dentro do crebro, mas atrs da parte superior do nariz; mais raramente necessrio faz-lo pela abertura do crnio.

12

5. PROTOCOLO DO EXAME DE RESSONNCIA MAGNTICA DE HIPOFISE

A RM hipfise um exame rpido, de fcil execuo e que utilizado para estudo das funes neuro-funcionais de algumas da glndula hipofisria. Podendo utilizar o contraste para melhor avaliao diagnstica. Mtodos diagnsticos de imagem so fundamentais para documentar o tamanho e a forma da sela trcica, da glndula hipfise e das estruturas ao seu redor. A tomografia um mtodo que se utiliza de R-X e injeo de contraste iodado endovenoso e til na visualizao do arcabouo sseo da regio. No entanto, a ressonncia magntica o mtodo de eleio para o estudo da pituitria. No se utiliza de R-X e seu contraste no iodado e hipoalergnico. Fornece dados anatmicos extremamente precisos em relao tanto glndula quanto a suas estruturas vizinhas.

5.1 SINONIMOS

Ressonncia Magntica da sela turca ou sela trcica RM do crnio para avaliao da sela turca ou para avaliao da hipfise 5.2 INDICACOES

Segundo o Manual Merck as principais indicaes so: Hiperprolactinemia; Disfuno hipofisria; Hipopituitarismo; Hipotireoidismo/hipogonadismo; Distrbio de crescimento, baixa estatura; Puberdade precoce; Hamartoma hipotalmico / crises gelsticas; Sndrome de Cushing; 13

Microadenoma controle;

Macroadenoma / leses grandes da regio; Leses do seio cavernoso; Sndrome de Kallmann 5.3 CONTRA INDICAES

As contra indicaes so as mesmas dos demais exames de Ressonncia Magntica: Clipes de aneurisma; Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intraoculares para catarata); Implantes otolgicos cocleares; Marca-passo cardaco; Fixadores ortopdicos externos; Gestantes com menos de 12 semanas de gestao. 5.4 PREPARO

O preparo do exame de RM de hipfise depender da instituio em que for feito o exame, em geral deve-se ter um jejum de 4 horas antes do exame.

5.5 POSICIONAMENTO

O paciente posicionado na mesa do equipamento em decbito dorsal inserindo a cabea do paciente na bobina de RF do tipo quadratura, onde a rea de interesse, crnio, ficar no centro do magneto, isocentro (Fig. 13). A Luz de posicionamento sagital acompanhando a linha mdia sagital e luz de posicionamento axial acompanhando o centro da bobina.

14

Fig.13

5.6 CONTRASTE

So substancias usadas para aumentar o contraste entre possiveis patologias e os tecidos normais. O meio de contraste usado o gadolineo. Esse contraste seguro, com raros casos relatados de reaes alrgicas leves. Sempre que o contraste for utilizado, um mdico estar acompanhando o exame.

5.7 PROGRAMACAO DE CORTES

Axial: Cortes a partir da transio crnio cervicais at a alta convexidade, sendo orientados pela linha entre as comissuras.

Sagital: Cortes orientados em paralelo fissura sagital, varrendo a regio prxima hipfise.

15

Coronal: Cortes orientados perpendicular fissuras sagitais, orientados pela linha da haste da hipfise.

5.8 SEQUNCIAS UTILIZADAS

T2 FLAIR TRA Utilizado para verificar leses desmielinizantes. Apresentando bom contraste entre o crtex e substancia branca.

16

T1 TSE COR Utilizado para verificar a anatomia muscular, ssea e principalmente os meniscos. Gordura fica branca fornecendo contraste para tendo e msculo.

T1 TSE COR - DINMICO Utilizado para verificar a anatomia muscular, ssea e principalmente os meniscos. Gordura fica branca fornecendo contraste para tendo e msculo Realizado em 4 fases.

T2 TSE COR Utilizado para verificar leses com o preenchimento de lquido. Apresentando bom contraste com contraste entre o tecido muscular. Gordura fica branca fornecendo contraste para tendo e msculo.

17

T1 TSE SAG

Utilizado para verificar a anatomia muscular, ssea e principalmente os meniscos. Gordura fica branca fornecendo contraste para tendo e msculo.

18

5.9 GARANTIA DE QUALIDADE

No exame, observa-se a ocorrncia de artefatos de movimentos, metlicos e de inconsistncia, sendo o ltimo grupo referente a mquina. Ainda sobre qualidade observa-se que o posicionamento correto, o uso adequado de campo de visualizao e resoluo so os principais fatores de qualidade para o estudo.

Artefatos de dobradura

Posicionamento incorreto

5.10 DOCUMENTAO

So fotografadas normalmente todas as sequncias adquiridas, observando a importncia especfica para cada uma. Cuidado ao fotografar o dinmico.

19

As imagens devem ser fotografadas agrupadas pela localizao (24 ou 36 imagens blocos de 4 ou 6 imagens), e deve-se retirar a identificao do paciente exceto pelo primeiro bloco de imagens (seno fica muito poludo).

5.11 FILME

Axial: 20 imagens por filme, de baixo para cima.

Coronal: 09 imagens por filme, de anterior para posterior.

Sagital: 09 imagens por filme, da direita para esquerda.

20

5.12 OBSERVAES: 1. Espessura do corte fina (3 mm idealmente)

2. Macroadenoma / leses grandes da regio Fazer tambm: Volume (3D) FSPGR ps-Gd, reformatar no plano axial e fotografar.

3. Sndrome de Kallmann Fazer tambm: Coronal T2 FSE fino (3 mm) desde o globo ocular at o final do quiasma ptico Coronal FIESTA desde o globo ocular at o final do quiasma ptico Volume (3D) FSPGR ps-Gd

4. Leses do seio cavernoso Fazer tambm: Axial T2 FSE fino (3 mm) do seio cavernoso Volume (3D) FSPGR ps-Gd, reformatar no plano axial e fotografar.

21

6.0 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Artigo:

MICROADENOMAS

HIPOFISRIOS.

REVISO

DE

95

CASOS:

http://www.rb.org.br/detalhe_artigo.asp?id=1969 http://200.218.30.122/upload/di/ProtocolosFinalizadosHaocRM1,5.pdf http://webmail.diagnosticosdaamerica.com.br/ISO9000/DELBONI/ConhecMedic o.nsf/All/5A5F5BD917306DCF832574A20080E4D8?OpenDocument http://www.clinicavillasboas.com.br/Paciente/DetalhesExame.aspx?id=1880382 837 http://info-radiologie.ch/pt/ressonancia-hipofise.php http://www.biolabor.com.br/exame.php?ref=18844 http://www.inac.com.br/novo/?pag=exames&pg_ex=ex_busca_detalhe&ex=185 6 http://clinicamedimagem.com.br/como_solicitar_exames_rm_hipofise.htm http://webimagemradiol.com.br/index.php?option=com_content&view=article&i d=288:-ressonancia-magnetica-hipofise-&catid=23:ressonancia-magnetica

22

Anda mungkin juga menyukai