Anda di halaman 1dari 30

AA

E DEDOS
de Carla Faour

AA E DEDOS
de Carla Faour Personagens: LAURA, a me. OTAVIO, o pai ALICE, a filha. REGINA, a sobrinha JUNIOR, o filho.
CENA 1 - REGINA EST DEITADA NA SALA, SOBRE UM MDULO DE MADEIR, QUE SERVE COMO SOF. ELA DORME. SONHO. MSICA. CHOVE. IMAGEM DO SONHO DE REGINA: NUM BANCO ESTO SENTADOS AO CENTRO, OTAVIO, O PAI, A SEU LADO ALICE, A FILHA, SEGUIDOS POR JUNIOR, O FILHO E POR ELA MESMA. EM P, UM POUCO MAIS AFASTADA, EST LAURA, A ME. EMBORA ESTEJAM TODOS MOLHADOS, O GUARDA-CHUVA NA MO DE OTAVIO PERMANECE FECHADO. A IMAGEM PODE SER EM PRETO E BRANCO. AOS POUCOS A MSICA VAI ABAIXANDO, A IMAGEM PROJETADA DA FAMLIA SOME E O BARULHO DE UM TIC-TAC DE RELGIO APARECE. Off REGINA: Aboli, h uma semana todos os relgios da minha vida. Joguei fora um de pulso velho, tirei a pilha de outro que ficava na cabeceira da cama, e desativei o do celular. Foi uma atitude sensata. Pra que ficar contando as horas se elas no fazem mais diferena? Se a anterior muito parecida da que se segue? O tempo parou, pelo menos pra gente. H uma semana que a gente no sai do lugar. A espera no tem antes nem depois. A espera congela o tempo. Estamos h uma semana esperando. espera por notcias dela. Congelando. Tenho tido uns sonhos estranhos, que se repetem. A vida repetitiva. At em sonho. CENA 2 CAMPAINHA TOCA. REGINA ACORDA SOBRESSALTADA, LEVANTA-SE E VAI ATENDER A PORTA. REGINA: Oi, Alice. ALICE: Oi. REGINA: Est tocando a campainha h muito tempo? ALICE: No, cheguei agora.

NOVASDRAMATURGIAS.COM


REGINA: Peguei no sono. Bom te ver. ALICE: No sabia que voc estava aqui. REGINA: Estvamos te esperando desde cedo. ALICE: O vo atrasou muito. REGINA: Fez boa viagem? ALICE: Cansativa. Que calor insuportvel. No sei como vocs aguentam. No estou mais acostumada. REGINA: Dizem que o vero mais quente dos ltimos anos. Deixa eu te ajudar com as malas. Vou levar pro nosso quarto. E o Christophe? ALICE: No pde vir por causa do trabalho. Na verdade eu tambm no podia estar aqui. E voc? REGINA: Cheguei ontem de manh. ALICE: No precisava, Regina. REGINA: Como no? Voc achou que eu no viria? E depois at bom eu tirar uns dias. Tenho trabalhado tanto. (pausa) Desculpe, no foi isso que eu quis dizer. ALICE: Tudo bem. REGINA: Est com fome? Quer comer alguma coisa? ALICE: To morrendo de sede. REGINA: Acho que eu vi uma jarra de mate na geladeira. ALICE: (Ela fica olhando em volta) impresso minha ou essa sala era maior? REGINA: Ela mudou os mveis de lugar. Mas tem tempo. Eu achei que ficou melhor assim. Onde ser que eles guardaram o acar, adoante? ALICE: Me d um copo de gua mesmo. REGINA: Gelada ou natural? ALICE: Gelada. Alguma novidade? REGINA: Nada. ALICE: No me conformo. No me conformo mesmo. Uma semana sem notcias. Muito tempo. E a polcia? REGINA: Continua investigando.

NOVASDRAMATURGIAS.COM


ALICE: No confio. Hoje em dia no precisa ser rico pra ser sequestrado. Esses bandidos sequestram pra comprar bujo de gs. Li que ta moda sequestro relmpago. REGINA: O delegado acha que no o caso, ningum pediu resgate, pelo menos at agora. ALICE: Tem que deixar esse telefone desocupado. Aposto que o Junior fica o dia inteiro pendurado nesse telefone. Meu pai? REGINA: Tenta parecer calmo. Mas eu conheo o Tio OTAVIO. Est arrasado. Passou o dia no bar. ALICE: Pelo menos agora ele tem um motivo pra encher a cara. O Junior eu nem pergunto, porque no d pra contar. REGINA: Ele esta se esforando, do jeito dele. ALICE: Eu j pensei em tudo o que voc pode imaginar. Assalto, acidente. Pode ter cado na rua, batido com a cabea, essas caladas esto todas esburacadas, um perigo. A gente houve cada coisa. Pode estar em algum lugar sem terem identificado, essas coisas de filme. Ela estava com os documentos? REGINA: A carteira dela no est aqui. S se foi acidente. Ela tinha uma memria. Sabia a data de aniversrio de todo mundo, no esquecia de ningum. ALICE: Droga! REGINA: O que foi? ALICE: Voc esta falando da mame no passado. REGINA: Nem reparei. ALICE: Como se ela tivesse morrido. REGINA: o cansao. Vamos descansar. Amanh a gente conversa com calma. Nosso quarto j esta arrumado. ALICE: Vai voc. Quero ficar mais um pouco aqui. REGINA: Ento te fao companhia. ALICE: No precisa. REGINA: Tem certeza? REGINA SAI, ALICE FICA OLHANDO A SALA. SENTA, DEITA NO SOF E ACABA PEGANDO NO SONO. ALICE (depoimento): Chegar em casa. Estar em casa. Ficar em casa. Eu cheguei em casa naquele dia e... Como o tempo passa rpido. Se eu soubesse o que ia acontecer. Se eu

NOVASDRAMATURGIAS.COM


soubesse. Eu teria feito alguma coisa, nunca pensei que as coisas estavam naquele p. Quando a gente no pra. A vida arranja um jeito de parar a gente. Ainda estou tentando entender o que foi que aconteceu e por qu. Ningum esperava. Pegou todo mundo de surpresa. CENA 3 - ALICE DORME NO SOF. OTAVIO A OBSERVA. ELA ACORDA. OTAVIO: Desculpa. ALICE, te acordei? ALICE: Eu s estava cochilando. Que horas so? OTAVIO: Chegou tarde. Dorme mais um pouco. ALICE: O voo atrasou. OTAVIO: Muito frio por l? ALICE: Nevando, mas eu prefiro o frio a esse calor. OTAVIO: Diferena de temperatura. ALICE: Choque trmico. Estou com medo at de pegar um resfriado. OTAVIO: Eu nunca vi neve. (pausa) Quer tomar um remdio pra gripe? ALICE: No precisa, por enquanto eu estou me sentindo bem. OTAVIO: melhor tomar logo pra prevenir, eu tenho um remdio que tiro e queda. ALICE: No, pai, agora no. Se precisar eu te peo, o remdio. OTAVIO: Dizem que uma beleza a neve. Tem um vizinho aqui na rua, o Antonio, lembra? Dono da papelaria. Ele foi para Bariloche. Me mostrou umas fotos. D pra ver bastante neve em Bariloche. ALICE: bonito. Uma vez ou outra. Mas durante dias seguidos muito transtorno. Perigoso andar nas ruas com neve. Escorrega. Tem acidente. OTAVIO: O Antonio disse que tinha tanto brasileiro, mas tanto brasileiro em Bariloche que ele falou mais portugus l, do que aqui. ALICE: Tem brasileiro em tudo quanto lugar. Muito. OTAVIO: Ns estvamos at pensando em fazer uma viagem eu e sua me... (pausa) Mas LAURA no gosta de sair, difcil tirar ela de casa, voc sabe. (Pausa) Eu escrevi um poema que se chama neve, te mostrei? ALICE: No lembro. Acho que no.

NOVASDRAMATURGIAS.COM


OTAVIO: Tem tempo. Nem sei mais onde esta. (pausa) Eu s no fui te buscar no aeroporto porque o carro esta no mecnico. ALICE: No tem importncia. Peguei um taxi. OTAVIO: Voc esta bonita, filha. ALICE: Sua cara est pssima, pai. OTAVIO: No fica aborrecida comigo. ALICE: Por que ficaria? OTAVIO: Por que... Porque eu no fui te buscar no aeroporto. ALICE: Do que voc ta falando, pai? OTAVIO: Bom ver voc em casa. ALICE: Eu quis vir antes. Mas. OTAVIO: 04 anos. Sua me ia ficar feliz de ter ver. ALICE: Ela vai ficar feliz. REGINA: Bom dia. Procurei em tudo que lugar, no consegui achar de jeito nenhum, no lembro onde ela guarda as coisas. Lembra, Alice, onde ela guarda o p do caf? ALICE: Eu? No fao a menor idia. REGINA: O po ainda ta quentinho, saiu agora. ALICE: Obrigada, Regina. REGINA: Voc deve estar com dor nas costas. Dormiu nesse sof, criatura. ALICE: J dormi em lugares piores. (TOCA O TELEFONE. TODOS SE OLHAM. ALICE ATENDE). ALICE: Al? Al? Al? Quem fala? (suspense) Junior? Um momento. pro Junior. REGINA: Acho que ele esta dormindo. ALICE: Ele no pode atender. Liga mais tarde, por favor. Dou o recado sim. Vanessa. Pode deixar. No esqueo, no. Est anotado. Pode deixar. Vanessa diz que se o Junior no depositar a penso da menina vai colocar ele na justia. Era uma voz de homem. (irnica) Simptico... OTAVIO: Vanessa a me da Jessica.

NOVASDRAMATURGIAS.COM


REGINA: Nervosa. ALICE: No tinha um nome melhor pra colocar na criana, no? Jessica? OTAVIO: Eu no me meto nesses assuntos do seu irmo. REGINA: Ele que abra o olho. A nica coisa que d cadeia no Brasil penso alimentcia. Essa vara de famlia fogo. Vira e mexe at gente famosa vai presa. Outro dia foi aquele jogador, como mesmo o nome dele? ALICE: Esses assuntos voc quer dizer a sua neta. OTAVIO: Ela uma graa. Parece voc quando era beb. ALICE: Era s o que me faltava. OTAVIO: Sua me tambm achava. ALICE: Achava? Nervoso que me d. Por que vocs esto falando dela no passado? REGINA: maneira de dizer. S isso. (pausa) OTAVIO: Pelo menos uma coisa foi boa. Ela vai ficar feliz quando abrir essa porta e encontrar todo mundo aqui. H tanto tempo que isso no acontecia. JUNIOR (depoimento): A vida d umas cambalhotas de repente. Num dia ta assim, no dia seguinte no tem mais nada. Bem feito pra quem acha que sabe tudo. Bem feito. Naquele dia deu a maior merda. Alis, aquele dia foi o comeo de toda a merda que veio depois. Concentrou tudo, naqueles dias. A merda toda. CENA 4: TODOS NA SALA. JUNIOR TOCA VIOLO. ALICE: (desligando o telefone) Est bem. Aguardo. Obrigada. No dizem nada. No d pra ficar esperando a polcia. Polcia brasileira? Carioca? Eu no confio. So lentos. Desorganizados. Vamos procurar por nossa conta. Ir aos lugares. No d pra ser por telefone, no confio nessa gente que d informao por telefone. Acho que a gente pode se dividir. Eu vou correr as delegacias mais prximas. Regina, voc podia procurar nos hospitais. Papai vai ao supermercado que foi o ltimo lugar que ela foi. esse aqui da esquina que ela costumava ir, no ? Tem que levar uma foto dela, quem que tem foto recente da mame? (para Junior) D pra parar com esse violo? JUNIOR: Mau humor. REGINA: Esse repertrio, Junior, no est ajudando. Toca uma coisa mais animada, pra levantar o astral. (ALICE PEGA UMA CAIXA DE DOCUMENTOS).

NOVASDRAMATURGIAS.COM


ALICE: Caderneta de telefone, carn da prestao da geladeira, vidro de perfume vazio, carteirinha do clube. REGINA: Tem essa foto, mas do tempo do ona como ela dizia, (se corrigindo) quer dizer, diz. Olha que engraado esse penteado. ALICE: Caderno de receita, receita mdica, carteirinha de aula de dana... OTAVIO: Aula de dana? ALICE: Tem que ir aos lugares com uma foto. Mostrar, perguntar se algum viu, se algum se lembra de ter visto. A gente tem que tirar xerox, fazer uns cartazes na impressora, e espalhar pela vizinhana, pelos lugares que ela costumava ir. Quer parar com essa merda? (JUNIOR CONTINUA TOCANDO A MESMA MSICA) OTAVIO: A policia j fez tudo isso, filha. REGINA: Eu liguei pra todos os hospitais, guarda municipal, pros correios pra ver se achava os documentos... Eu acho que o que a gente pode fazer contratar uma dessas firmas de investigao. ALICE: No confio. JUNIOR: Voc desconfia da prpria sombra. REGINA: A gente, digo eu, por minha conta, fao questo. ALICE: Eu sei que voc pode pagar, Regina. Todos ns sabemos. Eu tambm posso pagar se for o caso. REGINA: No vamos brigar por isso. Se voc quer pagar, fique vontade. (pausa) ALICE: No possvel que ningum tenha uma foto recente da mame. OTAVIO: Serve do casamento? ALICE: Recente, pai, pelo amor de Deus. REGINA: As fotos que eu tenho esto em casa e so aquelas de grupo, um fazendo chifrinho no outro, com todo mundo de olho vermelho, meio fora de foco. Tia LAURA no gostava muito de tirar foto, no ? OTAVIO: O incrvel que no supermercado que a Laura vai, h mais de 20 anos, ningum sabe, ningum viu, no conhecem, no lembram. Eu quase perguntei: vem c, por acaso ela era invisvel ou vocs so cegos? Porque ela vinha quase todo dia aqui. ALICE: Do supermercado, pai, voc podia ir at os bombeiros, quando uma pessoa sofre um acidente so os bombeiros que levam pro hospital. D pra pelo menos tocar uma msica

NOVASDRAMATURGIAS.COM


diferente? Voc continua tocando as mesmas msicas de quando a gente era adolescente. Troca o disco. REGINA: Alice, ontem eu fui at aos bombeiros. Eles tm os nossos telefones... JUNIOR: (perdendo a pacincia) Quem disse que voc a lder, a capit do time? ALICE: Eu. Eu disse. Eu sou a capit e no meu time voc est fora. Ok? JUNIOR: Ta querendo mostrar servio pra quem? Tudo cena! A gente j fez tudo isso. Eu j fui a todos os lugares que voc possa imaginar: hospital, metr, postos tursticos, falei com camel, perguntei pros mendigos da rea, pros flanelinhas... Falei at com bandido se tu quer saber. Eu j fui tantas vezes na delegacia que conheo at a sogra do escrevente. Eu e o papai j reviramos Copacabana pelo avesso. Diz um nome de rua. Eu j andei, papai j andou. O que voc quer mais? Voc chega 7 dias depois, e acha que vai resolver tudo com suas idias de gnio? REGINA: Calma, Junior. Ela s esta querendo ajudar. (pausa) ALICE: Voc acha que foi fcil vir de uma hora pra outra, assim, no susto? OTAVIO: Toca alguma msica que ela gostava. JUNIOR: Que msica, pai? OTAVIO: Qualquer uma. (JUNIOR PRA. FICA PENSANDO E VOLTA A TOCAR A MESMA MSICA DE ANTES). REGINA: Por que a gente no faz cadastro dela nesses sites de pessoas desaparecidas? ALICE: Desaparecidas? Senti at um aperto no corao. REGINA: Falei alguma coisa de errado? ALICE: No, que eu no tinha pensado ainda. Minha me uma desaparecida. JUNIOR: Ela no , ela est, diferente. REGINA: Desculpa, que esses sites ajudam a localizar. ALICE: Eu sei. Eu que ainda no tinha pensado nessa palavra. OTAVIO: Eu vou dar uma sada. ALICE: Vai pra onde? Fazer o que? No, pai. Vamos ficar aqui. Todo mundo junto. OTAVIO: Eu s ia. REGINA: Senta aqui, tio.

NOVASDRAMATURGIAS.COM


ALICE: Algum precisa ir no... No IML. JUNIOR: Eu j fui. Quantas vezes vou ter que repetir? OTAVIO: Ela no esta l. ALICE: Eu tambm acho que no, eu rezo pra que no. Mas. Ficar sem saber pior. REGINA: Calma, que notcia ruim chega rpido. ALICE: Quer dizer que a gente no tem o que fazer? sentar e esperar? (pausa) (TELEFONE TOCA. JUNIOR ATENDE. TODOS FICAM APREENSIVOS). JUNIOR: Al? H? daqui sim. No sei. No sei dizer no. No sei mesmo. No fao a menor idia. H? Sabe que eu no sei? Um momento. Quer saber se tem o Zorro. OTAVIO: Junior, voc t cansado de ver sua me pra cima e pra baixo com o Zorro. JUNIOR: Tem sim, mas no momento no, ele ta de folga. Quer dizer ela, no o zorro, ela esta... REGINA: Viajando. JUNIOR: Ta viajando. Ms que vem, ms que vem ela esta de volta. Com a turma toda: Cinderela, Branca de Neve, sete anes... Nada. s ordens. OTAVIO: Volta e meia liga uma cliente das festinhas infantis. ALICE: No sei por que ela ainda insiste em fazer isso, nunca deu dinheiro. (Pausa) OTAVIO: E o Christophe? No veio por qu? ALICE: Hein? OTAVIO: O Christophe. ALICE: O que? REGINA: Esta perguntando do Christophe. ALICE: J disse, muito trabalho. E depois o Christophe detesta calor, o que ele vai fazer aqui no vero ? JUNIOR: Pensei que ele gostasse de praia. Vocs no se conheceram na praia? OTAVIO: Ele esta trabalhando com o que mesmo? ALICE: H? REGINA: O Christophe, esta trabalhando com o que?

NOVASDRAMATURGIAS.COM


ALICE: Trabalho trabalho, pai. (pausa) Setor de alimentos. OTAVIO: o que d dinheiro hoje em dia. O setor de alimentos, no filha? ALICE: Claro, l todo mundo come fora, ningum tem tempo pra nada. No como aqui que as pessoas cozinham em casa. REGINA: Alimentos frescos ou congelados? ALICE: Como assim? JUNIOR: Fast food? REGINA: Mac Donalds? OTAVIO: Rodzio? ALICE: Isso um interrogatrio? Vocs s sabem fazer perguntas. REGINA: Se depois de tanto tempo a gente no tivesse perguntas pra fazer... OTAVIO: A gente s quer saber de voc. JUNIOR: Toma. ALICE: O que isso? JUNIOR: No estava querendo uma foto? ALICE: Da mame? JUNIOR: Um dia que ela estava na cozinha, fui testar a mquina nova que eu comprei. REGINA: Tem muito tempo? JUNIOR: Uns seis meses. ALICE: Eu no a vejo h quatro anos. JUNIOR: Voc desapareceu. ALICE: Ela envelheceu um pouco. Mas continua bonita. OTAVIO: Sua me sempre foi bonita. ALICE: Ela estava alegre nesse dia. OTAVIO: No me lembro de um dia que sua me estivesse triste. REGINA: Tia Laura vivia rindo. De tudo. (ALICE COMEA A CHORAR. OTAVIO E REGINA SE EMOCIONAM).

NOVASDRAMATURGIAS.COM


CENA 5 - LAURA. FLASH BACK LAURA (rindo): Para, Junior! Para! No gosto de tirar foto assim. JUNIOR: S um sorriso. Pra cmera. Vai, um sorriso. LAURA: Toda despenteada, sem batom e com cheiro de cebola? No vale. JUNIOR: Essa mquina boa, mas nem tanto, no vai pegar o cheiro de cebola, me. LAURA: Tanta coisa melhor pra fotografar. Deixa eu fazer o almoo em paz. Quero fazer uma coisa especial. JUNIOR: o aniversrio de algum? LAURA: T cansada de comer essas comidinhas que eu fao. Sempre a mesma coisa, cansa. bom mudar. Sabe que eu nunca comi comida japonesa? Nem chinesa, nem tailandesa... Tinha vontade de provar comida mexicana. Dizem que apimentada. JUNIOR: Voc gosta de uma pimentinha, no , me? Pede pro pai te levar num restaurante. LAURA: No do receita dessas comidas nesses programas. J escrevi pra l e tudo, no adianta, eu acho que monoplio, a mfia dos chefs de cozinha que no deixa ensinar as receitas pra gente na televiso, para no ter concorrncia. JUNIOR: Conheo um restaurante indiano que voc vai gostar. LAURA: Eu gosto de comida baiana. Acaraj, abar, vatap, essas comidinhas mais leves. JUNIOR: Faz logo uma carne moda. Almndegas. Adoro. LAURA: Queria uma coisa diferente. JUNIOR: De quem o aniversrio, fala? LAURA: No diz ao seu pai que eu contei. Ele mesmo quer mostrar. Fazer surpresa. JUNIOR: Que mistrio. ALICE: Fizeram uma reportagem com ele. Umas duas pginas no Jornalzinho do colgio. Professor mais antigo de lngua portuguesa. No qualquer um que tem duas pginas, com foto e tudo. Olha. Tirei Xerox, mandei ampliar e plastificar. No ficou uma beleza? JUNIOR: Agora o livro sai. LAURA: Ficou muito bem nessa foto, no acha? JUNIOR: T um pouco fora de foco ou impresso minha? LAURA: Seu pai tem fotogenia.

NOVASDRAMATURGIAS.COM


JUNIOR: Pede pro papai te levar nesse restaurante indiano. LAURA: Sabe o que eu no gosto em restaurante? Tem sempre aqueles casais mudos que ficam um em frente ao outro, sem dizer uma palavra, j reparou? Passam a noite inteira olhando pro lado, pro teto, mexendo no guardanapo, quebrando palito de dente. A gente s escuta o barulho dos talheres ou ento quando um deles no aguenta mais e fala: a conta, por favor. (ela ri) Chega a ser engraado. CENA 6/ SALA. CONTINUAO CENA 4 ALICE: Saudade que me deu. JUNIOR: Agora? No sentiu saudade nesses 04 anos em que voc ficou fora, sem dar notcias? OTAVIO: JUNIOR, no hora. ALICE: Sabe do que eu me arrependo? De no ter um retrato 3x4 dela na carteira. Nem percebi que eu tinha esquecido o rosto da mame. JUNIOR: Isso sentimento de culpa. Remorso. ALICE: Pelo menos eu no sou um parasita. Que vive s custas de pai e me nessa idade. E ainda arranjou mais uma pra se pendurar aqui. Voc devia ter vergonha. JUNIOR: Vergonha de que? Da minha filha? Talvez, se ela fosse igual a voc. ALICE: Essa casa um cabideiro. Tem sempre algum pendurado. REGINA: Voc est falando comigo? OTAVIO: Essa casa, ainda, minha e sempre esteve de portas abertas, seja pra filho, pra sobrinho, parente, amigo, no vai ser agora que vai ser diferente. REGINA: Generosidade no uma coisa que se aprende, a gente nasce com ela, tio. JUNIOR: Eu cuido deles. Algum tem que fazer isso. ALICE: Acho muito engraado. Cuido. Os pais ficam mais velhos e os filhos acham que tem que cuidar. A idade no torna ningum incapaz. Eles sabem se virar sozinhos. JUNIOR: Voc no sabe o que cuidar. ALICE: Voc no cuida de ningum. Voc explora, cafeto de pai e me. E agora da Regina. Pensa que eu no sei que ela d uma grana aqui em casa todo ms? REGINA: Isso no da sua conta. O dinheiro meu, e eu fao o que eu quiser.

NOVASDRAMATURGIAS.COM


JUNIOR: De cafeto voc entende melhor do que eu. ALICE: Fala na minha cara! Fala o que voc esta insinuando! JUNIOR: Eu to falando de cuidar, ter cuidado, dar ateno. ALICE: Que bonitinho. De vagabundo a filho exemplar. Voc mudou nesses 04 anos. REGINA: Tem gente que muda. Tem gente que no. Voc continua a mesma. Prepotente. Arrogante. Voc no d a menor bola pra eles. Nunca deu. O Junior tem razo, quem voc pra chegar agora e querer dizer o que esta certo e errado nessa casa? ALICE: Eu sou o que voc no . REGINA: Voc o que eu no quero ser. JUNIOR: Voc no nada. Sabe por qu? Porque depois de 04 anos a gente j se acostumou sem voc. E quer saber? No fez falta. ALICE: Eu no posso levar a srio um homem de 35 anos que ainda vive de mesada. JUNIOR: 33! E s pra voc saber: eu trabalho. ALICE: Ta uma novidade que ningum me contou. REGINA: Novidade a gente s conta pra quem interessa. ALICE: Eu estou falando de trabalho. Trabalho pra mim quando voc pago por alguma coisa. Quanto voc ganha pra tocar nessas espeluncas? REGINA: O que voc ganha pra ser to desagradvel? ALICE: Eu s tolero vocs por causa deles. S por isso. O dia que. Bom, deixa eu ficar quieta se no vou acabar falando besteira. REGINA: Fala. Fala o que voc ia dizer. O dia que eles morrerem era o que voc ia dizer? ALICE: (cortando) Como voc disse as coisas mudam. Mudam mesmo. Um dia vamos ser s eu e vocs. JUNIOR: Nesse dia vai ser s voc. E s eu. S. Cada um pro seu lado. OTAVIO: Chega! Eu no quero ver ningum apontando o dedo pro outro dentro da minha casa. S para lembrar: nem eu nem sua me morremos, estamos vivos. Bem vivos! s vezes eu me fao de morto pra viver, s isso... (TOCA O TELEFONE. REGINA VAI ATENDER) REGINA: Al? Sim, sim, obrigada. o sndico. Est avisando da missa de stimo dia do Seu Geraldo.

NOVASDRAMATURGIAS.COM


ALICE: Quem? JUNIOR: Seu Geraldo morreu um dia antes da mame... CENA 7 - FLASH BACK LAURA LAURA: (para JUNIOR) No lembra? Seu Geraldo, nosso vizinho aqui de frente. JUNIOR: Assim fisicamente, no. OTAVIO: Morreu de qu? LAURA: Moo. No tinha 80 anos. JUNIOR: Velhice. OTAVIO: Tinha uma doena estranha. No era Alzheimer, no era Parkinson, no era dessas doenas que esto na moda. LAURA: Foi definhando. OTAVIO: Primeiro ficou meio surdo. LAURA: Surdo, no. Mudo. A gente perguntava, ele no respondia. OTAVIO: Responder o que? Ningum falava com ele. Ia falar sozinho? Se comeasse a falar sozinho iam dizer que ele estava gag. JUNIOR: Era um que ficava rindo sozinho, sentado na portaria? No saa dali? LAURA: Gag no estava mesmo. Sabia exatamente o que estava acontecendo. Tinha conscincia de tudo. OTAVIO: No era surdo nem mudo. Esperto era o que ele era. Preferiu parar. De falar e escutar. LAURA: Foi minguando. Que nem uma plantinha. Andava de um lado pro outro nesse corredor, praticamente Invisvel. Viveu no sei quantos anos assim. OTAVIO: Fiz at uma poesia pra ele. Alis, vou procurar essa poesia pra colocar no livro. JUNIOR: Geraldo o homem invisvel. LAURA: J estava morto h muito tempo. S esqueceram de avisar a ele. JUNIOR: Morto eu no sei, que depois de dois dias o corpo fede, no fede? A gente percebe quando tem um morto em casa. (rindo) Ser que a famlia no percebeu? LAURA: Viu vocs pequenininhos.

NOVASDRAMATURGIAS.COM


JUNIOR: No consigo me lembrar da cara dele. LAURA: Como no? OTAVIO: Era um que de vez em quando sentava na portaria do prdio. Ficava vendo a vida passar, s olhando, que nem um velhinho. LAURA: E a vida passou. A vida passa. Coitado do Seu Geraldo quase no aproveitou. A vida passa num instantinho. (pausa) OTAVIO (depoimento): Eu estava atrasado. Ns estvamos atrasados. Estvamos atrasados h muitos anos. No imaginvamos quanto. Hoje consigo perceber. O tempo o melhor remdio, dizem, mas tambm pode ser pior que veneno. Aquele ltimo dia foi estranho. Devia ter desconfiado. Se eu soubesse o que ia acontecer... Mau pressgio a morte do seu Geraldo. CENA 8 CASA/ SALA ALICE: Calor insuportvel. REGINA: Deu no jornal que hoje chega a 40 graus. ALICE: Como o Centro est sujo. Povo mal educado joga lixo na rua. OTAVIO: Podem falar o quiser, ainda assim, essa cidade linda. Para onde se olha um carto postal. ALICE: (irnica) Vide a vista da janela do nossa sala. O carto postal mais lindo de Copacabana. OTAVIO: Sua me adorava essa comunidade. Principalmente noite. Ela dizia que as luzinhas piscando pareciam um cu estrelado. REGINA: Ela achava mais bonito que a rvore de Natal da Lagoa. ALICE: Isso piada? REGINA: Como que ela estava, Tio? Nos ltimos dias? OTAVIO: Laura? J disse, tima. Parecia feliz. Mais feliz at do que de costume. ALICE: Alis, o que foi esse baile funk a noite inteira? No consegui dormir. JUNIOR: Pai, quantas vezes eu vou ter que repetir? Estava a mesma coisa. No pira. Igual. ALICE: S eu que escutei o baile funk? OTAVIO: J acostumei, filha. Nem ligo mais. ALICE: (irnica) O ser humano se acostuma a tudo na vida.

NOVASDRAMATURGIAS.COM


REGINA: Vocs brigaram, tio? OTAVIO: Eu? J falei. Eu e LAURA nunca brigamos. Nunca. REGINA: Ela se arrumou pra ir ao supermercado? OTAVIO: Ela estava usando um... um vestido antigo.Um estampado claro de flores amarelas. REGINA: Eu j contei, no contei, que a ltima vez que eu falei com ela achei ela tranqila? Normal. ALICE: Vocs se falavam com frequncia? REGINA: Eu ligava toda tera-feira. De onde eu estivesse. ALICE: Sempre se deram bem. REGINA: Sempre. (pausa) ALICE: Que horas ela saiu pra ir ao supermercado, pai? OTAVIO: 10h30, 11h da manh mais ou menos. REGINA: E quando foi que voc deu por falta dela mesmo? OTAVIO: De novo essa pergunta? Quando eu voltei pra almoar, ela no estava em casa. Achei estranho porque ela sempre estava em casa quela hora. REGINA: Ela sempre estava em casa a qualquer hora. ALICE: E que horas eram? OTAVIO: (pausa / constrangimento) Umas... 19hs. REGINA: 19hs? Isso voc no tinha contado, Tio. ALICE: Quer dizer que voc saiu s 11h da manh e s voltou s 19h pra almoar? OTAVIO: Foi quando eu... eu encontrei o Junior. JUNIOR: Sabia que ia sobrar pra mim. Eu s tinha passado em casa pra trocar de roupa porque eu no ia dormir em casa, a fui at porta do quarto dela e falei: Tchau, me, to indo. Nem imaginei que ela no estava. Quando eu estava saindo encontrei com o papai chegando. OTAVIO: Eu tinha... tinha tomado uma cervejinha. Cheguei, deitei no sof e acabei dormindo. S acordei no dia seguinte, s 9hs da manh, atrasado pra aula. Lavei o rosto rpido e falei aqui da sala mesmo: LAURA, estou indo pro colgio, volto pro almoo. Nem fui ao quarto. E sa, sem tomar caf nem nada.

NOVASDRAMATURGIAS.COM


JUNIOR: No dia seguinte, quando eu voltei pra casa, tarde, ele estava no telefone ligando pra polcia. ALICE: Mais de 24hs depois?! REGINA: Ento tia Laura sumiu um dia antes de... (TOCA O TELEFONE. TODOS SE OLHAM. REGINA CORRE E ATENDE) REGINA: Al? daqui sim. Quem quer falar? Um momento, por favor. Pro senhor, do mecnico. ALICE: V se no demora, pai, tem que deixar o telefone desocupado. OTAVIO: Al? Al? Oi Josias. Tudo. Oi, at que enfim, estou precisando do carro. Quando voc pode me entregar? REGINA (depoimento): Algumas pessoas passam quase despercebidas. S descobrimos sua importncia quando elas faltam. So pessoas que enganam. O ponto de equilbrio engana. No parece estar ali. Mas quando a balana pende. Quando os lados desmoronam. Enxergamos. Sem um ponto de equilbrio nossa casa estava de pernas para o ar. Desequilibrada. CENA 9 SALA REGINA EST PREENCHENDO UM QUESTIONRIO, ALICE EST MEXENDO EM UMA CAIXA, JUNIOR EST TOCANDO VIOLO. REGINA (lendo): Ginaldo Brando de Lyra. Nasceu em 48, desaparecido desde o dia 15 de agosto de 1979. Saiu para ir ao jogo do Fluminense, no Maracan, e nunca mais voltou. Deixou mulher e trs filhos. A ltima vez que foi visto vestia camisa do Fluminense, bermuda cqui e chinelo. A famlia pede para quem tiver notcias entrar em contato. 79? Tempo pra caramba! REGINA: (Lendo)Aparecida Maria de Albuquerque, nasceu em 1964. Foi vista pela ltima vez no dia 23 de abril de 1986 danando na boite Delirius, usava cala comprida preta, blusa azul clara de brilho, sapatos de salto alto e bolsa a tiracolo. Cabelos tingidos de louro, olhos verdes. Bonita. Aparecida est desaparecida. REGINA: Criana. Acho mais triste ainda. Ana Claudia Martins Ferreira. Nasceu em 2003. Desapareceu em 2007 enquanto brincava na pracinha em frente ao seu prdio. Tinha 04 anos. ALICE: D pra parar? JUNIOR: Me esquece. REGINA: Usava vestido rosa e lils, sandlias brancas. ALICE: No estou falando com voc.

NOVASDRAMATURGIAS.COM


REGINA: Tinha um sinal no brao direito, na altura do ombro. Apelido: Cacau. Nervoso que me d ver essas fotos. Cada histria. JUNIOR: Onde esto essas pessoas? ALICE: Sei l. Ningum sabe o que aconteceu. Nunca mais foram vistas, no h notcias. JUNIOR: Alm de desaparecidas so esquecidas. REGINA: s vezes ficam tanto tempo longe que quando aparecem a famlia nem reconhece mais. ALICE: s vezes de longe a pessoa fica mais perto. JUNIOR: s vezes vo to longe que no tem mais como voltar. ALICE: Tem gente que no fala coisa com coisa. JUNIOR: Tem gente que finge que no entende. REGINA: (lendo) Leandro Sampaio Rodrigues, nasceu em 81, desaparecido em 2002, quando saa do batizado do filho na Igreja Nossa Senhora da Conceio, no Engenho Novo. Como pode? Sumir assim? Puff! Hoje deve estar com... 31 anos. ALICE: Ser que depois de tanto tempo as famlias desistem de procurar? JUNIOR: Hoje eu estava andando na rua e me peguei olhando pra dentro dos nibus, das lojas... Ela gostava de ficar andando aqui por perto. Tive a impresso de ter visto a mame umas duas vezes. REGINA: Que horas so? Tio Otavio est demorando. J esta tarde. ALICE: S falta Papai sumir tambm. JUNIOR: Bicho, eu sei onde ele est. Quer ir l buscar? (Toca o telefone. Todos param o que esto fazendo, Alice atende). ALICE: Al? Al? sim. Quer falar com quem? Um momento. Vanessa. JUNIOR: Eu no estou. ALICE: Um momentinho que ele j vai atender. JUNIOR: Oi. Tudo bem? E a Jessica? J disse, Vanessa. Semana que vem. Semana que vem sem falta... Mais R$200,00? Nunca vi um beb de 05 meses gastar tanto. O que ela ta mamando, whisky? Ta, foi mal. Voc tem que entender, as coisas esto difceis por aqui. Tem que entender.

NOVASDRAMATURGIAS.COM


REGINA: Nome: Laura de Souza da Rocha . Vulgo ou apelido. Tia Laura tinha algum apelido? ALICE: No. No que eu saiba. REGINA: Nome do Pai. Como era o nome todo do seu Francisco? ALICE: Do vov?

JUNIOR: Francisco de alguma coisa da Rocha. REGINA: Me: Vilma. JUNIOR: Vilma.... da Rocha REGINA: Data de nascimento? Que ano ela nasceu? ALICE: Agora voc me pegou. 40 e alguma coisa? REGINA: Ela no tem 60 anos? Se tiver 60 nasceu em 49. ALICE: 59. 59 anos. No tem 60 ainda. Nasceu em... 50? REGINA: Nacionalidade: brasileira. Altura. 1:60.
ALICE: 1:65. REGINA: Tia Laura era da minha altura ALICE: Claro que no. REGINA: Ns tnhamos a mesma altura? ALICE: Nunca tiveram. S se ela encolheu. JUNIOR: Depois de tanto tempo a pessoa esquece, Regina. REGINA: Estado civil? ALICE: casada. REGINA: cor da pele? JUNIOR: negra, (falar junto com ALICE) ALICE: parda! JUNIOR: Negra! ALICE: Parda! JUNIOR: Parda papel, porra!

NOVASDRAMATURGIAS.COM


REGINA: peso? JUNIOR: 70 Kg. REGINA: Ela no tinha emagrecido um pouco? Sexo: Feminino, cor dos cabelos: castanhos. Usa culos? Sim. JUNIOR: Lentes de contato. ALICE: No. Mame no usa culos. REGINA: H dois anos. JUNIOR: Pra perto? REGINA: Usa barba? No. Tem bigode? No. REGINA: Tem cicatriz ou tatuagens? JUNIOR: Isso a gente no pode afirmar 100% REGINA: Tem defeito fsico? No. Faltam dentes? (silncio) Faltam dentes? JUNIOR: Nunca parei pra contar. REGINA: Usa dentadura ou ponte? JUNIOR: Tem que responder agora? REGINA: Tem desvios de conduta? JUNIOR: Quem que no tem? REGINA: Sofre de faculdades mentais? ALICE: No que eu saiba. REGINA: J teve amnsia? JUNIOR: S quando convinha. REGINA: Msica preferida. (Pausa. Silncio) ALICE: Musica preferida? REGINA: Livro de cabeceira? JUNIOR: Livro... REGINA: Sonho de consumo?

NOVASDRAMATURGIAS.COM


ALICE: Quem ela levaria pra uma ilha deserta? (Pausa. Silncio) JUNIOR: A vocs j esto apelando! REGINA: Data do desaparecimento. JUNIOR: 23 de janeiro de 2009. REGINA: S ou acompanhada? ALICE: S. REGINA: Desapareceu a p ou de carro? ALICE: A p. REGINA: Local do desaparecimento. Copacabana, Rio de Janeiro. REGINA: Roupas, sapatos e acessrios usados no momento do desaparecimento. Que roupa a Tia Laura estava usando? JUNIOR: Pergunta pra ele. OTAVIO CHEGA BBADO.

OTAVIO: Como dizia Drummond: Ningum igual a ningum. Todo o ser humano um estranho mpar.
ALICE: Estvamos te esperando. Deixou todo mundo preocupado. OTAVIO: Estvamos mantm o acento. Acento importante. o que distingue uma lngua da outra. Estvamos te esperando. Agora no esto mais. REGINA: Vou fazer um caf. OTAVIO: Gosto da lngua bem falada. Meu livro muito bem pontuado. Fao questo. Hoje em dia ningum mais sabe pontuar, acentuar. Ningum sabe usar uma vrgula, um ponto e vrgula, travesso, acento agudo, crase, circunflexo. Mas o novo acordo ortogrfico vai colocar um pouco de ordem nessa baderna. ALICE: Pai, melhor voc tomar um banho. OTAVIO: O novo acordo ortogrfico triplicou o mercado para a lngua portuguesa. um excelente momento para a lngua portuguesa. ALICE: um excelente momento pra voc tomar um banho. JUNIOR: Deixa ele.

NOVASDRAMATURGIAS.COM


OTAVIO: Chegou alguma correspondncia pra mim? Ateno todos: Estou esperando uma correspondncia importantssima de uma editora. ALICE: Editora hoje em dia manda email, pai, no se preocupe. JUNIOR: Seu Otavio, que manguaa! ALICE: Voc acha graa. Eu acho deprimente. JUNIOR: Deixa o cara. OTAVIO: Eles viram o potencial de vendas. Eu mostrei por A+B que se pelo menos 10% dos meus alunos comprarem o meu livro j um best seller, antes de chegar s livrarias. Se eu for contar quantos alunos j passaram pelas minhas aulas durante todos esses anos... ALICE: Eles passaram e voc ficou. Continua parado no mesmo lugar. Professor de Escola Pblica. JUNIOR: No fala assim. OTAVIO: Perdi a conta. Tenho aluno advogado, mdico, poltico, ALICE: Bandido... OTAVIO: Bandido, todos formadores de opinio. Que vo divulgar o livro. ALICE: Esses mesmos alunos, que hoje so formadores de opinio, faziam piada de voc na escola. Alis, voc deve ser motivo de piada at hoje. JUNIOR: Qual o seu problema? OTAVIO: Isso no verdade. REGINA: Olha o caf, tio. Senta um pouco. OTAVIO: Volta e meia eu encontro com um dos meus alunos e todos lembram do professor Otavio. E eu tambm. Lembro de cada um deles. Nome e sobrenome. ALICE: S eu sei o que eu sofri no colgio. Eu e a Regina. Professor Otavio P de Cana, tomava umazinha e saa recitando poemas. Realmente voc era muito popular. REGINA: Voc esta sendo muito dura com ele. ALICE: Fala a verdade, a gente morria de vergonha. Chamavam a gente de Alice Caninha da Roa e Regina Velho Barreiro. Eu sentia um dio! REGINA: O Tio Otavio era o melhor professor de portugus do colgio. Era no, . No , tio? OTAVIO: Meu livro vai ser um sucesso.

NOVASDRAMATURGIAS.COM


ALICE: Acorda. Poesia no vende. Vende pouqussimo, quase nada. JUNIOR: Deixa o cara. REGINA: Tio, s mais um golinho. ALICE: Esse livro ainda aquele que voc estava escrevendo, h quatro anos? JUNIOR: Para de ser escrota. ALICE: Nem nome o livro tem. REGINA: O nome no importa, n tio? OTAVIO: Claro que no. O que importa que eu escrevi com a alma. Com a alma na ponta dos dedos. Entende? ALICE: Vocs so patticos. JUNIOR: Olha l como voc fala! J passou dos limites. ALICE: Eu passei dos limites? Se tem algum que passou dos limites foi ele! Cad a mame? Diz! O que ele fez com ela? REGINA: Cala a boca. ALICE: A minha me pode ter sido sequestrada, pode ter sofrido um acidente, pode estar morta e ele s sabe falar dele, do livro dele, da loucura dele! Um fracasso que no tem limite, um ego sem limites. JUNIOR: Todo mundo erra de vez em quando. ALICE: De vez em quando? Cresci vendo ele escolher o caminho mais longo, o restaurante mais cheio, os passeios furados. Tudo passava por ele. Das pequenas escolhas do nosso dia a dia s decises cruciais que afetaram a famlia inteira. Vendeu o pouco que o vov tinha, ficou no mesmo empreguinho a vida toda... Enche a cara at hoje! REGINA: No teve sorte. ALICE: Sorte gentica? Tomara que no! REGINA: Voc no tem o direito de falar assim. ALICE: Quem voc pra dizer os meus direitos? Para de fazer pose, de bancar a boazinha. Voc sempre disputou comigo pra saber quem era a melhor aqui nessa casa, quem se dava melhor com a mame. Nem da famlia voc . Chegou aqui e foi ficando. JUNIOR: Deixa de ser estpida.

NOVASDRAMATURGIAS.COM


REGINA: Tudo bem, Junior. Deve ser mesmo difcil saber que eu tenho muito mais afinidade com ela, do que voc. Vocs no se parecem em nada. Sorte e afinidade no tm nada a ver com gentica. Graa a Deus! JUNIOR: Por que voc voltou? Pra tumultuar? REGINA: E tem mais, se pra competir vamos l. Quem mais da famlia: voc que do mesmo sangue ou eu que fui escolhida? ALICE: Se voc da famlia, por que eles no te chamam de filha? (Pausa) REGINA: Escuta bem o que eu vou dizer pela ltima vez: No adianta. Por mais que voc queira me provocar, no vai conseguir. Essa a minha casa. assim no porque eu nasci aqui, mas por que eu cheguei e fiquei. Esse lugar meu, e nem voc nem ningum vai me dizer que no . D pra entender? Eu tenho direito de estar aqui tanto quanto voc. Mas eu s estou aqui porque eu quero. Essa a diferena. ALICE: Sabe qual a diferena entre a gente? Nenhuma. REGINA: Se eu sasse por aquela porta, agora, coisa que eu no vou fazer, ainda assim eu ainda estaria aqui. A minha falta estaria presente pra sempre. Pe isso na tua cabea! ALICE: Voc tambm foi embora. JUNIOR: Voc devia ter ficado onde estava. Com aquele cafeto que te conheceu na praia. ALICE: Dobra a lngua que o Christophe no trabalha mais com shows. JUNIOR: Shows? O ramo agora mudou de nome? REGINA: Agora esta trabalhando com o Setor de alimentos. Chicken food. OTAVIO: JUNIOR... JUNIOR JUNIOR: Oi pai... OTAVIO: Sua me... LAURA... Voc no vai acreditar... REGINA: Abre um pouco a camisa dele. JUNIOR: Pega um copo de gua. T suando. REGINA: Tio, respira fundo. OTAVIO: Ela foi embora com as prprias pernas. JUNIOR: Fica quieto, pai, toma um gole de gua. OTAVIO: Ou melhor, sob quatro rodas.

NOVASDRAMATURGIAS.COM


ALICE: No esta mais na idade de beber assim. OTAVIO: Hoje, o Josias. Sabe o Josias? JUNIOR: Sei, pai, o mecnico. ALICE: Tem que tomar gua pra hidratar. OTAVIO: O Josias ligou pra falar do conserto. REGINA: Vou pegar mais caf. OTAVIO: Eu disse: Pxa, Josias, at que enfim, vou passar a pra pegar o carro. O Josias me respondeu: Pra pegar, Seu Otavio? Eu respondi: . Ele disse: Mas a D Laura levou o carro pronto, na semana passada, falou que depois o senhor passava pra acertar. (silncio) Entendeu Junior? REGINA: T branco. Deve ser a presso. ALICE: T bbado, a mame no dirige, pai. OTAVIO: Eu tambm achava que no, at hoje. Mas o Josias me garantiu que sua me ligou o carro, deu uma marcha r bem dada, agradeceu, e saiu. Dirigindo. JUNIOR: Sem pagar o conserto? Mame no caloteira. ALICE: Voc ensinou a mame a dirigir, pai? REGINA: Ele deve ter confundido a Tia Laura com outra pessoa. JUNIOR: No viaja, pai. OTAVIO: Ela foi embora!!!Ser que vocs no entendem?! Eu fui procurar os documentos do carro, ela levou! Levou! No aconteceu nada! Ela simplesmente foi porque quis. Por livre e espontnea vontade. Ela deixou a gente! Essa casa. Ela foi embora! (pausa) Ah, o Josias disse tambm que achou estranho uma coisa: LAURA estava com os ps sujos. De areia. CENA 10 - / LAURA - DEPOIMENTO LAURA: Outro dia eu fiz uma loucura. Sa do supermercado, e em vez de voltar para casa, sabe para onde eu fui? praia! No estava preparada, no tinha mai, toalha, nada. Fui assim no impulso. Atravessei o calado, tirei os sapatos e fui andando pela areia com as sacolas de compras. Leite, caf, feijo, acar. Quando me deu calor larguei as compras na areia e fiz igual a minha av quando ia tomar banho de mar: enrolei o vestido entre as pernas e ca na gua de roupa e tudo! Que delcia! As pessoas ficaram me olhando e eu nem a. S queria tomar banho de mar e aproveitar um pouco de sol. Sem filtro solar. Sem

NOVASDRAMATURGIAS.COM


proteo. Queria fazer alguma coisa que estivesse ao meu alcance. Que eu poderia fazer, mas que eu no fazia ou que deixei de fazer nem sei por qu. Quando voc quebra a ordem do dia a dia, uma deciso vai puxando a outra e. E quando voc v, j foi. O impulso toma conta de voc. Sa da praia, ainda molhada e, em vez de voltar pra casa fui tomar um milk shake numa lanchonete. H tempos que eu no tomava um milk shake. Me embriaguei de canudinho como se eu tivesse voltado minha adolescncia. O milk shake de morango me invadiu de uma felicidade instantnea! Nem me lembro da ltima vez em que eu me senti assim. Instantnea. Que Deus me perdoe, mas com voc posso ser sincera porque voc no me conhece, e a sinceridade mais verdadeira com um estranho. A felicidade que eu senti indo praia e tomando milk shake de morango, foi igual a que eu senti no dia do meu casamento, no dia em que nasceu a Alice e no dia do nascimento do Junior. Deus que me perdoe: igual, nem mais nem menos. Eu amo minha famlia. Tenho dois filhos, trs, um menino, uma menina e a Regina que a gente criou desde pequena. Mentira. Trs adultos, que eu cismo em chamar de meninos. Tenho uma casa. As festinhas. s vezes eu fico me perguntando por que eu deixei de ir praia? Eu gosto tanto de mar, de sol, andar na areia. Ser que a gente muda e nem percebe? Eu sou outra. Se eu esbarrasse comigo na rua no me reconheceria. Quem aquela mulher carregando sacolas de compras? Eu sou muito diferente do que eu achava que eu seria. Do que seria minha vida. No culpo ningum, imagina, somos cmplices no papel que eu assumi, que ns assumimos, como famlia. CENA 11 SALA OTAVIO: Agora eu estou assim. Perplexo. No consigo entender. Com quem eu estava casado h mais de 30 anos? JUNIOR: O que ela fez no tem lgica: Ir embora sem avisar? Sem se despedir? Uma carta? Tchau. Estou bem. J volto... ALICE: O que a mame fez foi a minha salvao. No tem aquele ditado: Deus escreve certo por linhas tortas ou H males que vem para o bem? Ela no sabe o bem que me fez. JUNIOR: Mas talvez ela tenha avisado. De outras formas. REGINA: Na semana passada, eu consegui ligar pra ela. Sabe como ? Muito trabalho. Correria. No falava com Tia Laura h 03 meses. Ela atendeu o telefone e foi logo dizendo: Sabe quem esta chegando em breve? Eu perguntei: Quem? Ela: Alice. Eu disse: Falou com ela, tia? Ela respondeu: Deve vir nos prximos dias para resolver umas coisas e emendou em outro assunto de um jeito to natural que na hora eu nem liguei. Se eu tivesse percebido o que estava nas entrelinhas. LAURA: Bolero, soltinho, fox trote, cha cha cha. Adoro todos os ritmos. No posso dizer que nasci com a dana de salo no p mas sou esforada. E depois de um ano de aprendizado

NOVASDRAMATURGIAS.COM


no fico esquentando cadeira no salo. Sou uma dama disputada. Tive, tenho, vrios parceiros, j dancei com inmeros cavalheiros. Vou passando de mo em mo sempre rodopiando. Sempre disponvel para a prxima contradana. A primeira vez que fui tirada para danar foi com um senhor careca, de bigode, bem mais baixo do que eu, Eu ri da cosquinha que o bigode fazia esbarrando no meu decote. O careca achou que eu estava gostando e se engraou para o meu lado. No pensei duas vezes: Encaixei um passe de salsa entre as pernas dele e Uuh! Bem feito! Depois desse dia aprendi a danar sem sorrir para impor respeito. Foi difcil no comeo, mas ao mesmo tempo me fez perceber o quanto eu estava condicionada ao sorriso automtico l de casa. Agora, nas aulas de dana eu penso antes. De rir. Sou a dama enigmtica como me chamam. OTAVIO: Fao tudo nesse quarteiro: Farmcia, supermercado, padaria, banco, bar. Gosto daqui, pra que sair? Sempre achei que a pessoa pode viver num quarteiro e... morar no mundo. ALICE: Eu larguei o Christophe h dois meses. Peguei os dois na minha cama. Ele e a boliviana que trabalha l em casa. Mercedes. No a primeira vez que o Cristophe apronta. Cansei. REGINA: Fala a verdade: Quem nunca pensou em largar tudo e ir pra um lugar onde ningum te conhea, comear tudo do zero? ALICE: Eu sa da boate, nunca fiz programa no ia ser agora que eu ia comear. Ou seja, minha vida esta uma maravilha: falida, sem emprego, sem ter pra onde ir. REGINA: Acho que nem se eu fosse filha de sangue seramos to parecidas. OTAVIO: Como uma pessoa pode mudar tanto? Ela mudou. JUNIOR: Voc no? ALICE: Eu pensei em voltar, eu queria voltar, mas no sabia como. No tinha coragem. A ela foi embora e eu voltei. Estou aqui. Graas a ela. OTAVIO: Eu achava que a gente s mudava os detalhes: um corte de cabelo, uma roupa nova. Me enganei. Tem gente que muda mesmo. De gosto, de vontade. Muda a prpria vida. LAURA: Outro dia o Marcos, meu professor de dana, me disse: LAURA, voc freqentas as aulas, os bailes, h um ano, e eu, praticamente, s sei o seu nome. Fala alguma coisa, pra eu te conhecer melhor. Eu olhei para ele e pensei: Pretensioso esse professor Marcos, a gente no conhece quem esta ao nosso lado, com quem a gente convive h anos, sabemos to pouco sobre os outros. Querer me conhecer melhor? Agora? Depois desse tempo todo? Eu olhei pra ele e no disse nada, apenas sorri. Ele falou: Pelo menos ganhei um sorriso! Eu respondi: Duvido que voc saiba o que esta por trs dele e sa para danar El Dia que me

NOVASDRAMATURGIAS.COM


Quieras que estava tocando. Adoro essa msica. a minha preferida. (toca a msica) Sempre foi. ALICE: Por isso que eu digo: a mame foi a minha salvao. como se ela tivesse me estendido a mo, os dedos. Como se ela tivesse me dito: vem que dessa vez vai ser diferente. REGINA: Devia ter desconfiado. Uma pessoa sem problemas no normal. Uma pessoa sem problemas tem algum problema, escondido em algum lugar. ALICE: Voc acha que ela volta? REGINA: Se eu soubesse por que ela foi. JUNIOR: Ela volta, pai. Daqui a pouco ela ta a. Acho que ela tirou umas frias. REGINA: Existe sempre a possibilidade de ir. Ir embora uma possibilidade que deve ficar guardada num canto, para casos de emergncia. OTAVIO: Ir diferente de partir. Deixar mais do que fugir e menos do que abandonar. Sumir no o mesmo que desaparecer. Cada palavra tem um significado diferente. A lngua portuguesa mesmo fantstica. LAURA: Cheguei a pensar em convidar o OTAVIO para vir numa matin de quarta feira, cheguei a pensar em mostrar para o JUNIOR minha evoluo no tango, o ritmo que eu tenho mais dificuldade, cheguei a pensar em contar para REGINA se ela me ligasse um dia desses. No achei que falaria com a ALICE, no falo com minha filha h tanto tempo. Fui deixando, continuei danando, continuei. Hoje eles no saberiam acompanhar meu ritmo. CENA 12 SONHO. MESMA IMAGEM DA CENA 1- IMAGEM PROJETADA: CHOVE. NUM BANCO ESTO SENTADOS: AO CENTRO, OTAVIO, A SEU LADO ALICE SUA FILHA, NA PONTA DO BANCO, MEIO DE LADO, JUNIOR, REGINA, A SOBRINHA. EM P UMA POUCO MAIS AFASTADA EST LAURA, A ME. EMBORA ESTEJAM TODOS MOLHADOS O GUARDA-CHUVA NA MO DE OTAVIO PERMANECE FECHADO. A IMAGEM PODE SER EM PRETO E BRANCO. AOS POUCOS A MSICA VAI ABAIXANDO E O BARULHO DE UM TIC-TAC DE RELGIO APARECE). REGINA OFF: Tenho tido uns sonhos estranhos. Que se repetem A vida repetitiva at em sonho. Acho que a vida se repete para dar a chance da gente acertar. De vez em quando a gente se surpreende com alguma coisa que altera o ciclo e a ordem do dia a dia, mas no demora muito tudo volta, ao mesmo lugar. Afinal de contas nos acostumamos com quase tudo nessa vida, at com o que nos surpreende. CENA 13 SALA / TODOS OTAVIO: Acordei com vontade de tomar aa REGINA: J provou, tio?

NOVASDRAMATURGIAS.COM


OTAVIO: Nunca. Acordei com a palavra na cabea. Aa. uma fruta diferente, no ? JUNIOR: Roxa, tem gosto de terra. ALICE: Ele estava bem. No lembrava em nada aquela figura triste de ontem. OTAVIO: Vamos? REGINA: Estvamos prontos. Naquele momento fizemos as pazes com o relgio. JUNIOR: No tnhamos notcias dela h dez dias. ALICE: Samos em direo loja de sucos. Naquele dia meu pai descobriria o gosto que o aa tem. CENA 14 - CENA LAURA FLASH BACK. LAURA: OTAVIO, vou ao supermercado fazer umas compras, volto rapidinho para terminar o almoo. Quer alguma coisa da rua? Otavio? Junior? Otavio? (ningum responde, ela vai embora). Fim.

NOVASDRAMATURGIAS.COM

Anda mungkin juga menyukai