Anda di halaman 1dari 4

A UMBANDA .

Umbanda uma Religio composta de elementos divinos: Orixs e Guias ; elementos doutrinrios: linhas de atuao, reencarnao, lei do Karma, atuao e direcionamento dos mdiuns, assistenciados e guias ; elementos mstico: a forma de atuao dos Orixs e Guias; princpios: amor, caridade, respeito ao prximo e f ; rituais: abertura e fechamento das sesses, pontos cantados e feituras.

ORIGEM DA UMBANDA Diz a verso que Zlio Fernandino de Moraes, em 15 de novembro, acometido de doena misteriosa, teria sido levado a Federao esprita de Niteri e, em determinado momento do trabalho das sesses espritas manifestaram-se em Zlio espritos que diziam ser um ndio e um escravo. O dirigente da mesa pediu que eles se retirassem, por acreditarem que eram espritos atrasados(sem doutrina). Mais tarde, naquela noite, os espritos se nomearam Caboclo das Sete encruzilhadas e Pai Antnio. Como foram tratados com hostilidade. Essas entidades resolveram iniciar uma nova forma de culto, em que qualquer esprito pudesse trabalhar. No dia seguinte, 16 de novembro de 1908 essas entidades comearam a atender na residncia de Zlio todos que necessitavam, e, fundaram a Tenda Esprita Nossa Senhora Da Piedade. Essa nova forma de religio inicialmente chamada de Alamanda, mas acabou sendo chamada de Umbanda. Uma religio sem preconceitos que acolheria todos os que procurassem: encarnados e desencarnados.

Nossa Gratido A Zlio Fernandino de Moraes Fundou a Umbanda em 1908 no Distrito de Neves em So Gonalo - RJ

By: Joo Pedro

TIPOS DE RAMIFICAES DA UMBANDA. Umbanda Popular: Que era praticada antes de Zlio e conhecida como macumbas ou Candombls de Caboclos; onde podemos encontrar um forte sincretismo. Umbanda Tradicional: Oriunda deZlio Fernandino de Moraes. Umbanda Branca ou de mesa:Nesse tipo de Umbanda , em grande parte, no h culto aos Orixs, nem trabalho com Exs e PombasGiras, ou a utilizao de elementos como os atabaques, imagens, bebidas e fumo. Essa linha doutrinrias se prende mais aos trabalho com Caboclos, Preto-Velhos e Crianas. Tambm podemos encontrar a utilizao de livros espritas como fatores doutrinrios. Umbanda Umolok: Trazida da frica pelo Tat Tancredo da Silva Pinto, Onde encontramos um misto entre o culto dos Orixs e o trabalho direcionado aos guias. Umbanda Traada ou Umbandombl: Onde existe uma diferena em Umbanda e Candombl, mas o mesmo sacerdote hora vira para

candombl, hora vira para Umbanda em sesses diferenciadas. No feito tudo ao mesmo tempo. As sesses so feitas em dia e horas diferentes. Umbanda Esotrica: diferenciada entre alguns seguimentos oriundos de Oliveira Magno Emanuel Fespo e o W.W. da Mata(mestre Ycapany),em que intitulam a Umbanda com aAumbhadam."Conjunto d leis divinas" Umbanda Inicitica: derivada da Umbanda Esotrica e foi fundamentada pelo Mestre Rivas Neto(Escola de Sntese conduzida por Yamunisidaha Arhapiagha), onde h a busca de uma convergncia doutrinria (7 ritos), e o alcance do Ombhandhum, o Ponto de Convegncia e Sntese. Existe uma grande influncia Oriental, principalmente em termos de mantras indianos e utilizao do sancristo. Umbanda de Caboclo: Influncia da cultura indgena brasileira com seu foca principal nos guias conhecidos como "Caboclos" Umbanda de Preto-Velhos:Influncia da cultura africana, onde podemos encontrar elementos sintticos, o culto aos Orixs,e onde o comando feito pelos Preto-Velhos. Outras formas: Outras formas existem, mas no tem nome apropriado para ser colocado depois da palavra umbanda. By: Joo Pedro DEUS O NICO SUPERIOR Deus em sua benevolncia e em sua fora emana de si, atravs dos Orixs e dos Guias(espritos desencarnados) transmite seu Amor, auxilando os seres humanos em sua caminhada para elevao espiritual e intelectual. Tambm pode se encntrar em alguns Centros Espritas com o nome de Zambi, mas no se engane Zambi significa Deus Em dialeto Africano. O CULTO UMBANDISTA A Umbanda tem como lugar de culto o templo, terreiro ou centro, que o local onde os Umbandistats se encontram para a realizo dass Giras. O chefe do culto no Centro o Sarcedote ou Sacerdotisa(tabm chamados de B ou Bab, diretor do culto, mestre ou pai e me de

Santo) . So normalmente os mdiuns mais antigos que coordenam as sesses\giras que iro incorporar os guias-chefes. No culto h os mdiuns que incorporam. H os atabaqueiros(ou Ogans), que transmitem a vibrao da espiritualidade superior por vias dos atabaques, sendo muitas das vezes responsveis pela harmonia da gira. E tabm h os corimbas, que so encarregados de comandar os cnticos e as cambonas so encarregadas de atender as entidades. As entidades podem ser: Linhas de direita (os iluminados): PretosVelhos, Caboclos, Ciganos, Boiadeiros, Mineiros, Crianas, Marinheiros, Bainos e Orientais. Ou podem ser de esquerda:(espritos guardies): exs, Pomba Girs e Malandros.

By: Joo Pedro

Ler mais: http://aumbanda.webnode.com/umbanda/ Crie o seu website grtis: http://www.webnode.pt

Anda mungkin juga menyukai