Anda di halaman 1dari 5

Princpios do Direito do Trabalho

Proteo Norma mais favorvel Primazia da realidade Irrenunciabilidade, imperatividade das normas trabalhistas. Condio mais benfica Inalterabilidade contratual onerosa Intangibilidade salarial Continuidade Reequilibrar Independente de Hierarquia ( Estatais ou no estatais) Os fatos importam mais do que documentos formais Nem uma nas partes pode deixar de cumprir as normas trabalhistas simplesmente porque querem. Deu algum beneficio para o trabalhador? Agora no pode mais tirar! (exceo jornada de trabalho) Se alterar o contrato de forma a restringir algum beneficio, atinge somente quem for admitido depois da alterao. Com exceo dos contratos por prazo determinado, presume-se que o trabalho tem prazo Indeterminado.

Dignidade humana Boa f Razoabilidade

Veda discriminaes Empregador e empregado devem agir de boa f O individuo deve agir com bom sendo quando a lei for omissa.

Relao de trabalho e Relao de emprego Requisitos:


Prestado por pessoa fsica Explorao de energia humana No eventualidade, habitualidade ou permanncia Trabalha de forma repetitiva?( No importa quantos dias da semana se trabalha) atividade permanente da empresa? Alguma empresa manipula sua energia de trabalho? OnerosidadeEsta presente a inteno de receber SubordinaoControle sobre o trabalho do empregado Pessoalidade Somente o trabalhador que foi contratado para o servio que deve faze-lo , estando vedado que outro o substitua a no ser com autorizao do empregador. (Intuito personae) Alteridade O empregado no corre os riscos do negcio e seu trabalho explorado por outrem. OBS: Caso na questo haja apenas No eventualidade, subordinao e onerosidade esta certa.

Conceitos de Empregado e Empregador

Empregador "Art. 2. Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. Caracteristicas: Despersonalizao: o contrrio da pessoalidade Assume os riscos do negcio

Poderes do Empregador no contrato de trabalho


Poder de Direo = Organiza a estrutura interna da empresa de acordo com suas necessidades. Poder de Regulamentao = Ordens de servio, regulamento interno, memorandos... Poder Fiscalizador = Vigilncia sobre os trabalhos Poder Disciplinar = Impor sanes ao descumprir obrigaes.

Contrato individual de trabalho Caractersticas:


1) Contrato de direito privado: deriva das relaes e interesses privados que so por ele regulados 2) Contrato sinalagmtico: reciprocidade de obrigaes, (trabalho versus salrio). 3) Contrato consensual: basta um ajuste tcito para o contrato se formar 4) Contrato intuito personae: O empregado no pode ser substitudo. 5) Contrato de trato sucessivo: as obrigaes recprocas (bilaterais) se renovam com o passar do tempo. 6) Contrato de atividade: Enquanto para o empregado o "fazer" configura sua obrigao principal, para o empregador a "causa" central da elaborao do pacto laboral. 7) Contrato oneroso: h bilateralidade de obrigaes. 8) Contrato dotado de alteridade: significa que a prestao laborativa ocorre s expensas do empregador, sua conta, ou seja, de maneira alheia ao prestador.

Suspenso e interrupo do contrato de trabalho


Suspenso do Contrato de Trabalho uma sustao ampliada, total e recproca Interrupo do Contrato de Trabalho a sua sustao restrita, parcial e unilateral

Caractersticas da Suspenso do Contrato de Trabalho


Praticamente todas as clusulas contratuais no se aplicam durante o perodo de suspenso do contrato de trabalho: no h servio, no h salrio, no se computa tempo de servio, no se produzem recolhimentos vinculados ao contrato. Persistem apenas o dever de lealdade e fidelidade por parte do empregado (srt. 482, c e g, da CLT; dever do empregador de respeitar a integridade fsica e moral do trabalhador (art. 483, e e f, da CLT e, ainda, de no oferecer denncia vazia do contrato (art. 471, da CLT).

Caractersticas da Interrupo do Contrato de Trabalho


Neste caso, o contrato continua em plena execuo, exceto no que dia respeito prestao e disponibilidade de servios por parte do empregado. Por parte do empregador, todas as obrigaes sero plena e integralmente mantidas.

TABELA !!!!!!!!1
MORTE = 2 d

CASAMENTO = 3 d

NASCEU FILHO (PRIMEIRA SEMANA) = 1 d

SANGUE (EM 12 MESES) = 1d

ALISTAR ELEITOR = 2 d

ATENO: PELO TEMPO QUE FOR PRECISO =

(MILITAR)

(VESTIBULAR)

COMPARECER EM JUIZO)

REUNIO SINDICAL INTERNACIONAL)

HIPTESES * falecimento CADI ou dependente * casamento * licena paternidade * provas de vestibular * doao de sangue * aviso prvio (trabalhado quando dado pelo empregador) At 02 dias consecutivos 03 dias consecutivos 05 dias consecutivos Dias de prova 01 dia a cada 12 meses 2 horas dia (sair +cedo) ou 07 dias (corridos) * alistamento eleitoral * auxilio doena ou acidente de trabalho (doena ocupacional) Primeiros 15 dias * licena maternidade * greve[2] (quando houver pagamento de salrio dos dias) *exigncia do servio militar, comparecimento em juzo, jurado do tribunal do jri, mesrio, Conselho Curador do FGTS (1 representante do empregador-empregado). *feriado, frias, repouso semanal remunerado ------------------------120 dias[1] ------------------------O tempo que for necessrio At 02 dias consecutivos ou no

Anda mungkin juga menyukai