Anda di halaman 1dari 24

Homossexualidade: um conceito preso ao tempo

Rogrio da Silva Martins da Costa Cientista social. Docente da ps-graduao em Sexualidade Humana no Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitao - Uni IBMR.

Resumo
O objetivo deste artigo colocar em discusso a questo da identidade sexual masculina ligada ao homoerotismo, sendo, para isso, necessrio explicitar a viso historicista que envolve essa discusso em contraposio ao modelo explicativo de conformao de uma identidade essencializada. Com isso, tento demonstrar que a construo das identidades sexuais est subordinada s condies historicamente estabelecidas em uma determinada sociedade. Ou seja, as maneiras de encarar, utilizar e usufruir o que nossa sociedade considera sexual esto conformadas a uma determinada cultura. Deixando claro que, ao falarmos de identidades sexuais, ns nos colocamos num campo ideolgico que se estabeleceu e que se tornou hegemnico na explicao do ser-social.

Palavras-chave: sexualidade; identidades sexuais; homossexualidade.

Abstract This work aim to discuss the male sexual identity attached to homoerotism. For this, is necessary to explain the historic vision about this issue as an opposite position of the essentialism model. So, I try to demonstrate that the construction of the sexual identities is subordinated to the conditions historically established in one determined society. Or either, the ways to face, to use and to usufruct what our society considers sexual, are conformed to one determined culture. Leaving clearly that when speaking of "sexual identities", we put ourselves in an established ideological field that became hegemonic in the explanation of the being-social one.

Keywords: sexuality; sexual identities; homosexuality.

Introduo

A homossexualidade, como categoria identitria de conformao do sujeito a um determinado comportamento, no se limita descrio de suas prticas, essa viso de mundo no est circunscrita apenas, como pode parecer, na identificao do sujeito segundo suas preferncias sexuais, isso e muito mais. Pois importa pouco a qualidade ou intensidade do ato em si, haja vista que este j traz consigo, como uma determinao social aparentemente a-histrica, tendo todo um
1

aparato de identificao scio-sexual compulsrio que se legitima e delimitado no s pelo ato sexual em si, mas tambm por comportamentos culturalmente criados e associados a eles, e por isso mesmo esperados socialmente, num circulo vicioso, em que a justificao ao mesmo tempo a questo e a resposta homossexualidade: Ele homossexual porque transa com homem. E transa com homem porque ele homossexual. Essa cultura e seus seres delimitam geografias prprias para a realizao, no s do ato sexual, mas tambm de suas possibilidades de atuaes. A homossexualidade inscrevese como uma determinao, uma maneira de ser obrigatria e natural, enquanto essncia do ser, quando associada a uma preferncia sexual que determina um comportamento social. Numa pretensa universalidade de atuao, levando-nos a crer que ser homossexual relacionar-se sexualmente com pessoas do mesmo sexo biolgico e que essa preferncia envolveria tambm comportamentos inequvocos. Essa maneira de catalogao do indivduo se faz atuante, ou seja, encontramos representantes dessa viso de mundo que crem e atuam conforme essa ideologia. Porm esto circunscritos num tempo e num espao que, no caso, so refns de uma cultura determinada pelo sexual. Essa atuao identitria historicamente determinada e pensada atravs da classificao de prticas sexuais, associando determinadas preferncias a comportamentos, sem levar em conta a diversidade de representaes dessas associaes. Sendo assim, esse tipo de abordagem traz em si problemas naquilo que mais preza: a classificao compulsria dos sujeitos segundo uma determinante sexual, uma vez que no leva em considerao a questo da representao desses sujeitos. Percebemos que, quando essas duas vertentes preponderantes, ou seja, ao/representao, no se coadunam no sujeito, esse modelo se esquizofreniza. Como poderemos resolver esse impasse gerado? Como analisar os impasses identitrios, tipo: Ele o que diz que no ? ou Ele no o que diz que ?, afinal, Ele o que diz ou o que faz?. A partir da abordagem socioantropolgica, observamos, no entanto, que a representao de determinados comportamentos podem variar com o contexto imediato, numa fluidez que muitas vezes coloca o sujeito deriva, posto que um tipo de representao associada a determinantes culturais, mostrando com isso a historicidade dessa condio, a construo social que determina uma cultura e assim se faz atuante. Mostrando que a discusso sobre identidade sexual, na realidade, est num plano de construo simblica em que intervm valores e concepes de mundo que extrapolam o

mbito da sexualidade, portanto, a identidade sexual no uma mera descrio das prticas, nem est diretamente associada a comportamentos especficos. O fenmeno da globalizao, por exemplo, fragmenta o sujeito, trazendo consigo uma disseminao bastante rpida de maneiras de ser. Com poderes pulverizados em instncias coercitivas imperceptveis, alocando, deslocando e recolocando sujeitos em escaninhos identitrios, o que na cultura tradicional seria impensvel. No mundo contemporneo (ps-moderno?), logo, esse sujeito sofre fragmentaes, estando vivendo num mundo de rapidez de informaes multilaterais, descentralizando o sujeito: Sou negro, sou homossexual, alis, sou primeiro o qu?. Esta talvez seja uma deciso poltica de afirmao ou de desintegrao: Sou o que no sou. Como resolver o impasse dessas sobredeterminaes? A poltica de afirmao traz ganhos que possibilitam a insero social dos indivduos auto-representados, mas e os que no se identificam com os rumos da poltica de afirmao, ou os que ainda esto presos a outras maneiras de autodeterminao? Como ficam? Sero esses os novos desviantes, sujeitos a todo tipo de intolerncia e perseguio? De maneira geral, so esses fragmentos de pensamento que me impulsionam a estudar a questo da identidade sexual, mais especificamente a masculina homossexual. Podemos pensar em identidade seguindo trs ideologias, que possibilitam diferentes vises de mundo, conformadas nos seguintes sistemas de referncias (Parker, 1993): 1) a ideologia de gneros, 2) a ideologia do ertico (desejo) e 3) os discursos da sexualidade. Esses modelos analticos sero usados como ferramentas para pensarmos o campo dos significados sexuais. Possibilitando descrever diferentes vises de mundo, suas contribuies, contradies e condies interpretativas da atuao social de seus agentes. Com um corte de investigao na homossexualidade. Cada modelo representar uma maneira toda prpria de descrever o simbolismo das relaes entre os sujeitos da ao e suas condies materiais. patente a interseco em alguns momentos dessas vises de mundo. Pois cada modelo representa tambm uma maneira de se posicionar diante das situaes reais, e no real nada estanque, nada puro, tudo se faz passar por momentos de transio. A revoluo seria a exceo? Afinal, tivemos realmente uma revoluo sexual1?

Embora se tome como fato que a revoluo sexual dos anos 60, vista retrospectivamente, eliminou atitudes conservadoras em relao ao sexo e reduziu as restries culturais a respeito do sexo, ela promoveu, sobre tudo, a liberdade sexual de homens heterossexuais (PARKER, 2000, p. 56).

O objetivo deste artigo colocar em discusso a questo da identidade sexual masculina ligada ao homoerotismo 2, sendo, para isso, necessrio explicitar a viso historicista que envolve essa discusso. Onde as crenas so o substrato das condies de determinao do sujeito, e a essncia uma dessas crenas, mostrando, por isso, que o cultural, se no determina as condies materiais de existncia, pelo menos informa seus usos, ou seja, a maneira de encarar, utilizar e usufruir as coisas, conformadas numa viso de mundo. Deixando claro que, ao falarmos de identidade sexual, ns nos colocamos num campo ideolgico que se estabeleceu e que se tornou hegemnico na explicao do ser-social.

Contribuies da antropologia

Para dar incio a este trabalho, de fundamental importncia situar a antropologia no campo da cultura3, mostrando o desenvolvimento desse conceito que tem importncia singular para a compreenso da diversidade da espcie humana. Ou seja, demonstrar a enorme influncia da cultura no comportamento social e sua contribuio na diversificao da humanidade, apesar das bases biolgicas envolvidas. A antropologia agrega vrios paradigmas, que so ultrapassados ou no atravs dos tempos. A discusso sobre o dilema exposto a seguir me parece bastante pertinente para este trabalho: a conciliao da unidade biolgica e a grande diversidade cultural da espcie humana. (Laraia, 2001, p. 10). O paradoxo de ser um, sendo muitos 4.

O determinismo geogrfico e o determinismo biolgico

Nessa discusso, vrias propostas j foram levantadas, como o determinismo biolgico e o determinismo geogrfico, que serviram como fontes de explicao para o paradoxo da diversidade cultural. Que, adianto, foram incapazes de dar conta do assunto.

2 3

Ver Costa, 1992.

Existe uma ambigidade no uso do termo antropologia cultural; Philippe Laburthe-Tolra e Jean Pierre Warniert argumentam o seguinte: Por oposio antropologia americana definida e considerada uma antropologia cultural herdeira de Herder e de Tylor, a antropologia definiu-se na Gr-Bretanha por referncia a Morgan e Durkheim, isto , uma antropologia social. medida que no existe civilizao que no seja a de uma dada sociedade que no seja portadora de uma civilizao, os adjetivos cultural e social que qualificam, respectivamente, a antropologia americana e britnica no indicam uma diferena de nfase, ou, antes, de opo quanto forma escolhida para abordar os fatos socioculturais. Na Frana, observa-se uma tendncia para o uso dos termos etnografia, etnologia comparada ou antropologia social. J os autores nacionais fazem uso de ambas as designaes (CAMPOS, 2001).

Segundo Laraia, desde a antiguidade, eram comuns as tentativas de explicao das diferenas de comportamento entre os homens, partindo da variao dos ambientes fsicos.
O determinismo geogrfico considera que as diferenas do ambiente fsico condicionam a diversidade cultural. (...) A partir de 1920, antroplogos como Boas, Wissler, Kroeber, entre outros, refutaram este tipo de determinismo e demonstraram que existe uma limitao na influncia geogrfica sobre os fatores culturais. E mais: que possvel e comum existir uma diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente (LARAIA, id., p. 21).

Margaret Mead (2000) comprova essa afirmativa ao estudar trs diferentes grupos com diversidades culturais bastantes marcadas em um mesmo ambiente geogrfico. Temos no determinismo biolgico, com as teorias associadas a esta corrente, a outra fonte de explicao da diversidade cultural que atribui especificidades inatas raa ou a outros grupos humanos (como por exemplo, os homossexuais). Quando estudamos qualquer sistema de diviso sexual do trabalho, fica claro que ele determinado culturalmente, e no em funo de uma racionalidade biolgica. Podemos novamente citar Mead (ibid.) para comprovar essa afirmativa. Se as determinantes biolgica e geogrfica no do conta como fontes de explicao para a diversidade cultural, a antropologia volta-se para o relativismo cultural5.

A influncia da cultura Segundo Laraia (2001), Eduard Tylor o precursor do conceito de Cultura6 como conhecemos hoje, procurando demonstrar, com apoio nas cincias naturais, que a cultura pode ser objeto de estudo, pois tem a propriedade de poder ser sistematizada e analisada de maneira objetiva, proporcionando, dessa maneira, formulaes de leis sobre os processos envolvidos e da sua evoluo.
No decorrer da histria da humanidade tentou-se descobrir a chave do enigma que explicaria o motivo de termos na espcie humana, lado a lado, uma unidade biolgica da espcie e uma grande diversidade cultural (CAMPOS, 2002). 5 O relativismo cultural est baseado no conceito de que todos os sistemas culturais so essencialmente iguais em relao ao seu valor, e as diferenas entre as diversas sociedades surgiram como resultado de suas prprias condies histricas, sociais e geogrficas. Esta postura choca-se diretamente com a corrente evolucionista, [...], que definia as ditas diferenciais como o resultado de um conjunto de idnticos nveis evolutivos progressivos que cada uma das culturas atravessa medida que se desenvolve (MEAD, 2000). 6 Para Tylor, cultura todo complexo que inclui conhecimentos, crenas, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hbitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade (CAMPOS, 2002).
4

Tylor se mostra altamente influenciado pelo evolucionismo darwinista, e atravs deste que explicaria a diversidade humana, como o resultado da desigualdade de estgios existentes no processo de evoluo social.

a nascente antropologia foi dominada pela estreita perspectiva do evolucionismo unilinear. [...] Stocking (1968) critica Tylor por deixar de lado toda a questo do relativismo cultural e torna impossvel o moderno conceito de cultura. A posio de Tylor no poderia ser outra, porque a idia de relativismo cultural est implicitamente ligada a de evoluo multilinear. A unidade da espcie humana, por mais paradoxal que possa parecer tal afirmao, no pode ser explicada seno em termos de sua diversidade cultural (LARAIA, 2001, p. 33-34).

A reao corrente evolucionista iniciada por Franz Boas (1858-1949) com o ento denominado mtodo comparativo. Segundo Laraia,

Boas desenvolveu o particularismo histrico (ou a chamada Escola Cultural Americana), segundo a qual cada cultura segue os seus prprios caminhos em funo dos diferentes eventos histricos que enfrentou. A partir da a explicao evolucionista da cultura s tem sentido quando ocorre em termos de uma abordagem multilinear

(ibid., p. 36).

Diante da preponderncia da cultura sobre as aes dos homens, fica a pergunta sobre os instintos, por exemplo, o sexual. Vemos aqui que, a princpio, a palavra instinto nos levaria a conceber tal comportamento associado a uma determinante biolgica, porm so os padres culturais que neste momento so acionados, posto que, diante de uma mesma situao, temos aes diversas.

A origem e o desenvolvimento da cultura

Para Claude Lvi-Stauss, a cultura se institui com a conveno da primeira regra e esta seria a proibio do incesto, padro de comportamento comum a todas as sociedades. J para White, a passagem do estado animal para o humano ocorreu quando o crebro do

homem foi capaz de gerar smbolos e para perceber os significados destes necessrio conhecer a cultura que os criou. Para Geertz, a cultura se desenvolveu simultaneamente com o prprio biolgico, assim, sendo compreendida como uma das caractersticas da espcie, somos no s produtor da cultura, como produtos desta (Laraia, 2001). Seja qual for o ponto de vista, percebemos que a maneira de ver o mundo est associada a uma ordem moral e valorativa, identificando e conformando diferentes comportamentos sociais, com propriedades invulgares: de marcar corpos, criar posturas e determinar atuaes. Sendo isso resultado da operao de uma determinada cultura sobre o indivduo, ou seja, somos produtos de uma herana cultural, que nos forma e formada por ns, o que nos d uma viso de mundo toda prpria.

A nossa herana cultural, desenvolvida atravs de inmeras geraes, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relao ao comportamento daqueles que agem fora dos padres aceitos pela maioria da comunidade. Por isto, discriminamos o comportamento desviante. At recentemente, por exemplo, o homossexual corria o risco de agresses fsicas quando era identificado numa via pblica e ainda objeto de termos depreciativos. Tal fato representa um tipo de comportamento padronizado por um sistema cultural. Esta atitude varia em outras culturas. Entre algumas tribos das plancies norte-americanas, o homossexual era visto como um ser dotado de propriedades mgicas, capaz de servir de mediador entre o mundo social e o sobrenatural, e por isso respeitado (LARAIA, id., p. 68).

A cultura, desse modo, propcia uma viso de mundo, e atravs dela que o homem atua o que traz a possibilidade de considerar o seu modo de vida o mais correto e o mais natural numa tendncia etnocntrica. Isso ocorre dentro de uma sociedade, quando grupos so discriminados, ou em sistemas culturais distintos, entre sociedades. Deve-se atentar para o fato de que as relaes de causa e efeitos so percebidas de maneiras diferentes por indivduos de culturas diferentes, logo, a coerncia deve ser buscada dentro do prprio sistema cultural que envolve uma ao. As mudanas culturais so possveis e podem ser propiciadas de maneira interna (ocorrendo lentamente), que resultado da dinmica do prprio sistema cultural, ou externa (ocorrendo rapidamente), que o resultado do contato de um sistema cultural com outro. Ambas pertencem a um mesmo tipo de fenmeno, vinculadas ao carter dinmico da cultura.

a partir da cultura, com seu carter cumulativo, que conseguimos adaptar-nos a diferentes ambientes, ou seja, ao invs da adaptao biolgica, como os outros animais, utilizamos equipamentos extra-orgnicos. Atravs da acumulao de conhecimentos e experincias ao longo de geraes, permitindo as inovaes e invenes.

Os sujeitos e suas referncias identitrias

Se vislumbrarmos a possibilidade de mudanas culturais, pressupe-se que mudanas tambm ocorreram nos sujeitos (produtores/produzidos) da sociedade, estes sofrem mudanas em sua concepo interna e externa no dinamismo das mudanas culturais7. Temos o surgimento de novos atores nesses novos sistemas culturais. Stuart Hall (2001) nos coloca diante das mudanas de paradigmas na percepo do sujeito que vm acontecendo desde o sculo XVIII. Ele nos expe trs noes de sujeitos historicamente construdos no decorrer desses sculos, mostrando-nos uma viso historicista desses sujeitos socialmente construdos: 1) o sujeito iluminista (essencialista), 2) o sujeito sociolgico (histrico com base biolgica) e 3) o sujeito ps-moderno (puramente histrico, com base na cultura). Este autor coloca em discusso essas percepes de sujeito em dois momentos que trazem uma mudana radical nos conceitos de identidade e de sujeito: Quando as velhas identidades que durante muito tempo estabilizaram o mundo social entram em declnio, os sujeitos que outrora eram unificados por essas identidades no vislumbram mais as referncias que os localizavam no mundo social. Tais referncias so deslocadas em vrias posies, fragmentando os indivduos e propiciando o surgimento das identidades modernas que funcionam, talvez, mais como identificaes flutuantes do sujeito e para ele do que uma referncia fixa que o localizaria definitivamente no mundo social. Tal deslocamento ou descentrao, segundo o autor, seria a perda de um sentido de si estvel. Esse duplo deslocamento descentrao do indivduo tanto de seu lugar no mundo social e cultural quanto de si mesmo constitui uma crise de identidade para o indivduo. (HALL, id., p.9).

Da mesma forma que importante para a humanidade a compreenso das diferenas entre os povos de culturas diferentes, necessrio entender as diferenas que ocorrem dentro do mesmo sistema (CAMPOS, 2002).

Um aspecto que o autor indica como de importncia fundamental na questo da identidade o processo de mudana conhecido como globalizao, com seu impacto sobre a identidade cultural. A mudana de uma sociedade tradicional, em que o passado e os smbolos so valorizados porque contm e perpetuam a experincia de geraes, d lugar a uma sociedade de mudanas constantes, rpidas e permanentes e tambm altamente reflexivas.
Os modos de vida colocados em ao pela modernidade nos livrara, de uma forma bastante indita, de todos os tipos tradicionais de ordem social. Tanto em extenso, quanto em intensidade, as transformaes envolvidas na modernidade so mais profundas do que a maioria das mudanas caractersticas dos perodos anteriores. No plano da extenso, elas serviram para estabelecer formas de interconexo social que cobrem o globo; em termos de intensidade, elas alteraram algumas das caractersticas mais ntimas e pessoais de nossa existncia cotidiana (GIDDENS apud Hall, 2001, p. 16).

Para o autor, essa mudana, tomada em conjunto, pode indicar que a prpria modernidade est sendo transformada, no sentido de ser ps qualquer concepo essencialista ou fixa de identidade. Temos, ento, trs modelos de concepo de sujeito, que conformaro, a princpio, dois tipos de identidades: 1) identidades estveis (fixa/essencialista) e 2) identidades cambiveis (contingente/histrica). Na primeira, h uma correspondncia entre o sujeito e seu lugar no mundo social de maneira unvoca. Fundamentando o sujeito por uma suposta essncia. Na segunda concepo de sujeito, h uma correspondncia multifacetada, fragmentada, onde vrias possibilidades de identificao sero possveis, numa fragmentao de identidades muitas vezes contraditrias, o que dificulta a convergncia das diversas identidades a uma identidade singular. Essas identidades mudam, segundo o autor, em conformidade com as demandas externa e interna ao sujeito. No sendo a identificao automtica, ela somada ou subtrada. Ela [a identidade] tornou-se politizada. Esse processo , s vezes, descrito como constituindo uma mudana de uma poltica de identidade [de classe] para uma poltica de diferena. (Hall, 1998, p. 21) Podemos transportar a questo da sexualidade para dentro desse debate, levando-se em conta as mesmas distines de percepo do sujeito para a sexualidade. Assim, a sexualidade uma essncia imutvel (no sujeito iluminista) ou, como a anterior, se aceita a
9

universalidade da sexualidade, sendo esta biologicamente determinada, cabendo, no entanto, a cada sociedade conformar o impulso ou pulso sexual (no sujeito sociolgico). H ainda a concepo da sexualidade como puro efeito de construes culturais, sendo necessrio identificar as mediaes, os vnculos que cada momento histrico define como sendo sexual e de que modo tal significado se articula com as classificaes de gnero, com a reproduo e com o sistema de parentesco (no sujeito ps-moderno). No h, portanto, nesse caso, algo inerente fisiologia ou psique humanas que possa ser considerado um substrato universal sobre o qual a cultura opera, privilegiando-se o pressuposto da radical arbitrariedade do que venha a ser sexual (HEILBORN, 1999).

Como corolrio dessa afirmao, pode-se dizer que identidades sexuais so uma questo que concerne a um determinado contexto social referente sexualidade. A identidade s ganha relevncia e passa a ser o lcus privilegiado de "verdade do sujeito na cultura ocidental moderna quando se torna um dos elementos centrais na constituio da identidade social (LAGO, 1999, p. 158).

O construcionismo social

O construtivismo social pode ser aplicado s questes ligadas ao sexual seguindo dois modelos, pospostos por Vance (Heilborn, 1999; Parker, 2000). O primeiro modelo o de Influncia Cultural, que parte do pressuposto que o corpo o substrato ao qual a cultura se superpe. Aceitando uma sexualidade universal e biologicamente determinada, cabendo a cultura informar seus usos, ou seja, a sexualidade conceitualizada como um estado universal, imutvel, mediado em maior ou menor extenso pelo contexto cultural (Parker, 2000). Mauss (1974) nos informa por sua vez que as tcnicas sexuais esto intimamente ligadas moral sexual. A tcnica seria um ato tradicional eficaz, sendo fundamental a transmisso e esta s possvel pela tradio. O corpo seria o substrato onde a cultura atuaria, o autor acredita numa diviso de tcnicas entre os sexos e no simplesmente na diviso do trabalho entre os sexos, ou seja, o corpo teria habilidades especficas segundo o sexo: [...] h uma sociedade de homens e uma sociedade de mulheres. Creio, entretanto, que talvez haja tambm coisas biolgicas e psicolgicas a serem encontradas. (ibid., p.219) As tcnicas seriam historicamente determinadas, porm elas atuariam segundo o

10

gnero. claro, nesse autor, o vis essencialista, abarcado no que Vance chama de Influncia Cultural. Para Mauss, que elabora o conceito de fato social total, o qual consiste em diferentes aspectos (biolgico, econmico, jurdico, histrico etc.) que constituem uma determinada realidade social, devendo, conseqentemente, ser compreendida na sua totalidade. As condutas humanas devem ser compreendidas em suas dimenses histricas e psicofisiolgicas. Esse modelo traz o relativismo na maioria dos outros domnios da cultura, porm no questiona a suposta universalidade da sexualidade. Para Heilborn (1999), a concepo do sujeito moderno se institui enquanto diviso em duas partes, uma poltica e outra subjetiva, que comporta as questes da sexualidade e do gnero e que ser o foco central na construo de sua identidade. Ela segue o modelo do construtivismo social, onde os significados sexuais e a prpria noo de experincia ou comportamento sexual no seriam passveis de generalizao, dado que esto ancorados em teias de significados articulados a outras modalidades de classificao como o sistema de parentesco e de gnero (Heilborn, 1999, p.9). A sexualidade depende, por isso, de socializao e aprendizado de regras, roteiros e de contextos estabelecidos culturalmente, em que a atividade sexual ser exercida, constituindo significados. Mostrando, dessa maneira, uma maior extenso na mediao entre a sexualidade e o contexto social que a envolve. O segundo modelo postula a construo cultural radical, no havendo algo inerente fisiologia ou psique humana que se configure como um substrato universal sobre o qual a cultura opere, radicalizando a arbitrariedade do que venha a ser concebido como sexual de maneira absoluta. Jurandir Costa (1996) argumenta que o mito da coisa ou da essncia do sexual, formando uma pretensa homogeneidade do referente sexual, no se sustenta. Na realidade, o autor demonstra que o que denominamos de sexo o nome dado a coisas diversas que aprendemos a reconhecer como sexuais de diversas maneiras. Para o autor, Nada existe por trs, ao lado, acima ou abaixo das prticas sexuais que possa ser responsvel pela homogeneidade destas prticas, exceto as vrias coisas, estados de coisas e eventos fsicos e mentais que aprendemos a denominar sexuais (COSTA, id., p.64). O autor mostra, dessa maneira, a radicalidade do construtivismo social, onde pode existir muita coisa chamada o sexo, em que a noo de identidade do sexual utilizada e

11

aplicada a fatos diversos, sem afirmar a necessria homogeneidade emprica ou metafsica dos fatos ou o isomorfismo da palavra com aquilo que nomeia. (ibid., p.65).

As implicaes desses modelos na anlise scio-sexual.

Segundo Parker (2000), o modelo da influncia cultural funde a sexualidade com gnero, obscurecendo a questo de gnero dentro do tpico mais amplo da sexualidade.
ser macho ou ser fmea, masculino ou feminino, em contextos sociais e culturais diferentes, pode variar enormemente, e a identidade de gnero no claramente redutvel a qualquer dicotomia biolgica subjacente. Todos os machos e fmeas biolgicos devem ser submetidos a um processo de socializao sexual, no qual noes culturalmente especficas de masculinidade e feminilidade so modeladas ao longo da vida. por meio desse processo de socializao sexual que os indivduos aprendem os desejos, sentimentos, papis e prticas sexuais tpicas de seus grupos de idade ou de status dentro da sociedade, bem como as alternativas sexuais que suas culturas lhes possibilitam (PARKER, id., p. 52)

Para Rubin, sexo e gnero so categorias distintas que atuam no sistema sexo/gnero, que um processo social pelo qual a sexualidade biolgica culturalmente traduzida em ao. A sexualidade e o gnero devem tambm ser conceitualizados como categorias separadas, mesmo diante de sua ntima ligao (Parker, 2000). Segundo Russo (1998), a ao humana s pode ser explicada usando a cultura como referncia, o que possibilita ver o corpo tambm como uma realidade simblica, alm de fsica. As sensaes corporais tambm so atravessadas pela cultura da qual se participa. Isso implica que a maneira como usamos nossos corpos, como dele falamos, tambm atravessada por valores culturais arbitrrios, historicamente determinados. Portanto, o mtodo de influncia cultural se mostra deficiente para estudar essas categorias separadamente, onde a sexualidade, gnero e desejo esto presos por uma mentalidade colonialista, tendo a rigidez das categorias universalistas to atuantes.

Qualquer que tenha sido o caso no passado, as noes de diferena sexual, no complexo sistema mundial que emergiu no final do sculo XX, no podem mais ser compreendidas como sendo simplesmente o produto de contextos sociais e culturais distintos. Pelo contrrio, assim como qualquer outro aspecto da vida

12

humana, a sexualidade tem, cada vez mais, se tornado sujeita a uma srie de processos acelerados (e, freqentemente, contraditrios) de mudana, que ocorrem no contexto da complexa globalizao que marcaram as dcadas finais do sculo XX. (PARKER, 2000, p.60)

A sexualidade, o gnero e os desejos so construtos sociais e culturais, e assim devem ser analisados. Assim como as conseqncias advindas dessas vises de mundo, que no so imutveis, posto que so artefatos da histria que organizam o campo sexual, podem ser modificadas pela ao intencional de polticas sociais.

O comportamento sexual visto como intencional, embora sua intencionalidade seja sempre modelada no interior de contextos especficos social e culturalmente estruturados. Neste sentido compreender o comportamento individual menos importante do que compreender o contexto de relaes sexuais, que so necessariamente sociais e envolvem negociaes complexas entre diferentes indivduos (PARKER, id., p. 48).

Boltanski (1989) alerta que esse processo leva a um tipo de conscincia corporal, que pode tambm servir para a desapropriao cultural de uma maneira de ser, pois advm do crescimento de uma necessidade social de especialistas do corpo, que tm o poder de produzir, difundir e vender verdades que influenciaro nas atitudes individuais. No entanto, se no concebermos a cultura com razes mesolgica e/ou somtica, podemos ter novas maneiras de entender o corpo e seus usos, numa dimenso simblica, como parte da cultura em que a pessoa vive, compreendendo que h modos diferentes de perceber e organizar as sensaes que vm do corpo o desejo, assim como as questes de gnero e da sexualidade.

Sexualidade, gnero e desejo

Enquanto objeto de estudo, a sexualidade inseria-se no conjunto de regras que regulam a reproduo biolgica de uma determinada comunidade, envolvendo as questes de gnero, fazendo com que as experincias ou comportamento sexual fossem passveis de generalizaes numa viso ligada a uma percepo histrico-cultural essencialista. No entanto, se nos voltarmos para a compreenso das identidades sexuais a partir das categorias de sexualidade, de gnero e de desejo, enfatizando a construo cultural e
13

social destas, faz-nos privilegiar a variao, a fluidez e o desempenho individual frente a diversas situaes, ou seja, dentro de um contexto imediato em que a ao est sendo desenvolvida numa viso construtivista social (Seffner, s/d). Esses sistemas culturais envolvem ideologias prprias, onde existem

comportamentos singulares associados a cada sistema. Discursos so gerados e assimilados conforme a natureza dessas construes sociais. Demonstrando o carter histrico envolvido nesses sistemas e, por isso mesmo, a variedade de sentidos e de interpretaes.

Gnero

Durham (1983) nos informa que a construo cultural da diviso sexual do trabalho elaborada sobre diferenas biolgicas, mostrando uma viso de influncia cultural, nesse particular, quando afirma que:

a construo cultural da diviso sexual do trabalho se elabora sobre diferenas biolgicas. Com isso no quero dizer que haja uma explicao natural para a distino entre papis masculinos e femininos, mas que, nesse particular, a cultura organiza, orienta, modifica, ressalta ou suprime caractersticas que possuem fundamentao biolgica (DURHAM, id., p.17).

Afirma que, dentro da diversidade da diviso sexual, h invarincias, acreditando na universalidade de determinadas criaes culturais, ressaltando, no entanto, que essas so extremamente variveis na amplitude e na natureza das relaes s quais se aplicam, e no encontram contrapartida em qualquer outra espcie animal. Igualmente, para Heilborn:
gnero um conceito das cincias sociais que se refere construo social do sexo. Significa dizer que a palavra sexo designa agora no jargo da anlise sociolgica somente a caracterizao antomo-fisiolgica dos seres humanos e a atividade sexual propriamente dita. O conceito de gnero existe, portanto, para distinguir a dimenso biolgica. O raciocnio que apia essa distino baseia-se na idia de que h machos e fmeas na espcie humana, mas a qualidade de ser homem e ser mulher realizada pela cultura (HEILBORN, 1996a, p. 2).

Ou seja, h uma invarincia biolgica a qual a cultura se sobrepe. a cultura que constri o gnero, simbolizando as atividades como masculinas ou femininas. As idias e

14

os valores constituem uma realidade coletiva, autnoma e parcialmente inconsciente para os membros do grupo envolvidos nessa construo. Desse modo, a formao do conceito de gnero est vinculada idia de arbitrariedade da cultura, de relativismo, estando associado necessariamente a um carter relacional entre as categorias de gnero. O gnero, nesse caso, aponta para uma no-continuidade entre o sexo fsico e o sexo social, onde o comportamento fruto das convenes sociais acerca do gnero em um contexto social especfico e as idias a respeito das condutas esperadas so produzidas relacionalmente, ou seja, as identidades so socialmente construdas, em que a atribuio de papel e identidades para ambos os sexos forma um sistema simblico imbricado. Parker (1993) entende a questo de gnero como um sistema de coordenadas culturais, tanto para estruturar a natureza de sua realidade sexual como para interpretar os significados de suas prticas sexuais. A ideologia de gnero oferece um meio de organizar uma hierarquia entre homens e mulheres, assim como entre tipos de homens e tipos de mulheres. As distines anatmicas existentes entre homens e mulheres so transformadas, gradualmente, e no absolutamente livres de problemas, nas noes mais matizadas de homem e mulher, masculino e feminino, masculinidade e feminilidade. (ibid., p.103-104). Esto envolvidas nesse processo ideolgico formas culturais distintas que definem e do significados vida coletiva: as relaes de poder um ponto chave para a compreenso das questes que envolvem as diferenciaes por gnero, o contexto que envolve essas relaes, assim como as prticas sexuais tambm so de fundamental importncia:

as estruturas da prtica sexual, os atos que os indivduos executam ou pensam realizar, (...), surgem menos como produtos da natureza do que como elaborao da cultura. (...). O que certos indivduos imaginam ou no moldado, tanto no domnio sexual como em qualquer outro, pelos smbolos e significados intersubjetivos do mundo no qual vivem (PARKER, id., p.201).

Na ideologia do gnero, h uma relao entre os atos sexuais e o carter de masculinidade e feminilidade, oferecendo um meio de organizar uma hierarquia entre homens e mulheres e entre tipos de homens e mulheres que , em particular, em relao atividade do homem e passividade da mulher que se entendem os significados envolvidos nessa ideologia.

15

Sexualidade

Nos discursos sobre a sexualidade, as prticas sexuais so menos ligadas s questes de gnero, tendo uma ligao mais profunda com a reproduo:
Seja nas doutrinas da Igreja, nas conferencias mdicas e at nos debates dos modernistas do sexo, o significado dos atos sexuais especficos to importante quanto o gnero dos atores. [...] o significado atribudo ao prprio ato construdo em relao a uma lgica de reproduo, mais que a um clculo de atividade e passividade. [...] estabelece-se um sistema hierrquico de valores no qual a heterossexualidade monogmica e reprodutiva define uma norma da qual as outras formas de prtica sexual nitidamente desviam (PARKER, 1993, p. 149-150)

Percebe-se a construo de uma sexualidade boa, natural ou normal, em contraponto a uma sexualidade em que prticas sexuais so definidas como ms, nonaturais ou anormais, numa clara hierarquizao na questo da orientao sexual. Para Peter Fry (1982), a sexualidade uma atividade social, construda ideologicamente de acordo com as contradies da sociedade como um todo. Ela limitada e controlada atravs de conceitos e categorias construdas historicamente. Havendo muitas maneiras de perceber socialmente a sexualidade a partir de arranjos identitrios. Essa maneira de perceber a sexualidade, em que as identidades sexuais se do pela orientao sexual e, dessa maneira, o mundo deixa de ser dividir pelo gnero (masculinoativo/feminino-passivo) para ser entendido pela dicotomia heterossexual/homossexual. A sexualidade, ento, antes de ser uma substncia, uma condio da natureza humana, uma construo social. Havendo uma variedade de sentidos e de interpretaes, constitudas historicamente no interior de sistemas de representaes sociais mais abrangentes. Nesse sistema scio-sexual, h uma dissimetria entre as orientaes sexuais Heterossexual mais do que o Homossexual , Fry (ibid.) observa, no entanto, uma quebra hierrquica entre iguais de Ativo mais do que o Passivo para uma igualdade entre homossexuais, Ativo igual ao Passivo.8

O que quero dizer com essa igualdade que as diferenas que envolvem esses comportamentos deixam de ser relevantes na avaliao moral dos sujeitos.

16

Para Heilborn (1996), a sexualidade uma nova forma de construo social, culturalmente determinada:
Sexualidade uma forma moderna [sc. XVIII] de arranjo e construo de representaes e atitudes acerca do que seria uma orientao ertica espontnea, traduzindo uma dimenso interna do sujeito. O termo ganhou tal fora, que precisou ser desconstrudo, salientando-se que tal representao particular a uma determinada cultura. Nesse sentido no existe sexualidade em si, apenas pode-se recorrer a tal explicao quando o contexto cultural assim o autorizar. (...). Acopla-se a um campo maior de significao, famlia, parentesco e/ou moralidade -, englobando uma possvel instncia individual (HEILBORN, id., p.6).

Devemos estar atentos para, quando falarmos de identidades socialmente construdas, enfatizar que os discursos antropolgicos sobre atribuio de papis e identidades para ambos os sexos se do num sistema simblico encadeado. A sexualidade, assim, despojada de um significado a-histrico.

Desejo

Para Parker (1993), existe outro sistema de referncia, a ideologia do ertico, que fornece sua prpria interpretao do universo sexual:
Complexas e variadas como so, as estruturas que definem tanto as hierarquias tradicionais de gnero como as mais modernas interpretaes da sexualidade no esgotam o campo de significados sexuais [...] apontamos pelo menos mais uma perspectiva que se forma a partir desses discursos e que se ope a eles (PARKER, id., p153).

Ideologia que elaborada com referncia s estruturas de gnero e de sexualidade, mas que, no entanto, no se baseou na construo de hierarquias nem na pesquisa racionalizada de verdades interiores. uma elaborao que estuda as diversas possibilidades de prazer sexual que a ideologia de gnero e os discursos da sexualidade desprezam ou restringem. Assim como essas duas maneiras de conceituar a vida sexual, o sistema de referncia ertico tambm foi construdo historicamente.

17

um erro interpretar a ideologia do ertico como nada mais que uma imprevista conseqncia da prpria modernidade [...] esse sistema de referncia tem ficado no obstante, inevitavelmente amarrado a esses outros sistemas; produto de formas simblicas intersubjetivas, estruturas ideolgicas configuraes semnticas e assim por diante, que recebem no fluxo da vida social (ibid., p.154).

importante, para essa ideologia do ertico no Brasil, uma distino culturalmente definida entre pblico e privado. Na ideologia do ertico, temos uma inverso temporria entre esses dois mundos, quando a liberdade sexual (das ruas) invade o espao privado (da casa). nessa transgresso das regras e regulamentos, onde determinadas prticas sexuais so interditadas, que esse sistema de referncia atua. As proibies que definem os sistemas de gnero e de sexualidade no sistema ertico geram interpretaes radicalmente diferentes. fundamentalmente positivo, em vez de negativo. [...] nesse modelo de universo sexual, tudo possvel, a prpria proibio proibida e mesmo os desejos e prticas mais tabus so consideradas especialmente excitantes (Parker, 1993, p.160). Os desejos e prticas que fornecem o foco para as interpretaes tanto de gnero quanto da sexualidade no so menos importantes na ideologia do ertico, mas seus significados so outros. O desejo considerado positivo em si mesmo e o objeto do desejo menos importante do que as sensaes fsicas que ele produz, tornando-se o centro das atenes. As experincias do corpo fundidas s representaes culturais, como uma nova categoria: a da fantasia9, tornando-se a expresso ideal da lgica cultural que fundamenta e organiza o ertico: uma universo dominado no pela hierarquia de valores nem pela economia utilitria da energia, mas por paixes e prazeres (ibid., p.170). no entendimento ertico do corpo e suas prticas que a excitao e o desejo so mais plenamente realizados, sendo aqui, com essas qualidades, evidenciadas as distines entre o sistema ertico, tanto das hierarquias de gnero quanto dos discursos da sexualidade. No entanto, ela situa-se em relao a estes sistemas.

A fantasia tem relativamente pouco a ver com a terminologia tcnica e abstrata da psicologia ou da psicanlise, ela construda com pensamentos e imagens, tornando-se a expresso ideal de uma certa lgica cultural, que tem o poder de dissolver as represses e restries da realidade. Como todo imaginrio ertico, a fantasia focada na satisfao dos desejos e no significado do prazer. Sendo essa procura (gerada pela fantasia) pelo o que est faltando, que negado ou proibido (o substrato da fantasia), que se define o desejo (PARKER, 1993).

18

Seria tambm um erro pensar que o ertico escapa das relaes ntimas com o poder que caracteriza esses e outros sistemas. [...]. A relao entre poder e erotismo s entendida, entretanto, situandose o ertico em relao [queles] sistemas. Se tanto gnero como sexualidade so definidos (embora, obviamente a sua maneira) atravs da diferenciao, distino e hierarquia, o ertico subverte suas ordens. Destruindo as separaes da vida diria nos fugazes momentos de desejo, prazer e paixo, o ertico oferece uma alternativa anrquica ordem estabelecida do universo sexual: uma alternativa na qual a nica regra absoluta a transgresso das proibies (PARKER, id., p.204).

nesse contexto que se organiza uma lgica cultural distinta, que possui uma relao particular com o poder, onde as interaes entre indivduos do mesmo sexo e o intercurso anal tornam-se particularmente ertico, posto que destroem a hierarquia de valores cotidianos. Portando, essa ideologia tem uma relao com os sistemas de gneros e sexualidade, pois so as referncias desses que sero postos prova.

Concluso

Se pensarmos na homossexualidade a partir do modelo essencialista, a coisa est bem definida, ou seja, a homossexualidade existe hoje como sempre existiu, o antinatural, e ponto. Se, ao contrrio, historicizarmos a construo da homossexualidade, teremos algumas divergncias:

1. No modelo da influncia cultural, a homossexualidade uma manifestao da sexualidade, ou seja, como certa sociedade resolveu, atravs da cultura, as questes afetas ao sexo. As questes da diviso social do trabalho e a procriao sero fundamentais para as anlises associadas a este modelo. O substrato dessa concepo reside no corpo, no ser macho ou fmea, com as concepes de masculinidade e feminilidade associadas queles.

2. No modelo de construo social radical, a homossexualidade est presa num perodo histrico, ou seja, a homossexualidade prpria de uma viso de mundo, uma crena construda a partir de determinaes culturais provisrias,

19

no sentido de que assim percebida porque um contexto social privilegia a relevncia dessa diferenciao, mudando a cultura, podem-se ter novos sujeitos, com novas diferenciaes.

Mesmo as questes mais biologizadas so contestadas, como o macho e a fmea. Nesse modelo, isso tambm uma construo social, ou seja, o que escolhemos como ponto focal para a diferenciao tambm varivel historicamente. A cincia quando privilegia um enfoque est presa ao seu tempo, a um certo olhar. Por isso, quando deixamos de perceber as coisas como universalmente dadas, temos que a cada momento contextualizar as aes, percebendo as estratgias tomadas pelos sujeitos para se conformarem ou no a uma situao gerada historicamente. Temos as deliberaes sexuais em frum ntimo, sendo essas influenciadas pelos meios materiais, ou seja, se so o que so porque as condies histricas assim possibilitaram. Dito isso, podemos localizar a homossexualidade num perodo histrico:

1. Se usarmos a questo de gnero para a discusso da homossexualidade, ela no encontrar este sujeito, e sim a bicha (o efeminado) e o bofe, posto que, nesse sistema, a hierarquia ditada pela representao dos papis sexuais determina os sujeitos, tendo uma relao direta entre a

fmea=feminino=passivo e o macho=masculino=ativo numa pretensa universalidade essencialista. Temos a personagem do invertido, o antinatural na viso essencialista. No entanto, na viso histrica, apenas um personagem que se diferencia pelo comportamento ligado ao que masculino e feminino construdos socialmente por uma determinada cultura.

2. Se a anlise for feita usando os discursos da sexualidade, podemos aqui encontrar esse personagem, o homossexual, criado junto e como contraponto heterossexualidade. A homossexualidade entendida aqui como o encontro entre iguais, independentemente se ativo ou passivo, se temos dois indivduos do mesmo sexo se relacionado sexualmente: so os dois homossexuais. So os dois discriminados, estigmatizados e segregados. A orientao sexual a pea chave na classificao deste ser. Podemos ter aqui o anormal, se entendermos que o normal a heterossexualidade, ou o inocente, se entendermos que ele no

20

tem culpa de sua condio. Ou podemos dizer que uma maneira de se apresentar ao mundo to legtima quanto qualquer outra, desde que no fira o pressuposto da integridade de terceiros. Aqui temos a viso historicista.

3. Se analisarmos usando a ideologia do ertico, podemos encontrar uma fauna sexual que tem na clandestinidade e na busca da realizao das fantasias a chave da aceitao de seus atos, desde que de maneira privada, onde tudo passa a ser possvel e aceitvel.

Essas diferenciaes no so estanques, h zonas de transies onde esses papis se misturam, ocorrendo um embate pela hegemonia de representao, h resistentes de ambos os lados, entre os sujeitos auto-representados por vises de mundo incompatveis. Ou seja, encontramos a bicha: tendo na representao do ser feminino uma fonte importante de equilbrio social e mental, sendo importante a busca pelo bofe, que fundamental para sua integrao no mundo. Encontramos tambm o homossexual: que procura outro homossexual, posto que, nesse sistema, a igualdade entre os pares esperada. Assim como encontramos sujeitos que negam essas categorias, valorizando os aspectos estigmatizantes, onde as barreiras do proibido so desconstrudas, desde que entre quatro paredes. Esse sistema ertico, no entanto, no est imune segregao e descriminao que envolvem os outros sistemas, mas durante o ato em si, durante a realizao ou a busca da fantasia ertica, o que slido desmancha-se no ar. O importante aqui salientar a historicidade da condio da homossexualidade, a transitoriedade de um conceito ligado a uma determinada ao/representao. Essa ao ser julgada conforme a cultura que a criou e os seus significados simblicos variaro entre culturas. Sendo assim, acredito que no o caso de uma nova reavaliao moral (COSTA, 1992) da homossexualidade que est historicamente circunscrito em seu modo de expresso e reconhecimento, pressupondo a homossexualidade como um estado de ser do homem e no uma contingncia histrica, que se manifesta, nessa questo, na dicotomia hetero/homossexual e agora mais uma, a bissexualidade10. Nessa reavaliao moral, o conceito de homossexualidade exige considerao moral pelo fato desses sujeitos serem
10

Lago (1999) nos traz uma discusso relevante sobre a bissexualidade.

21

"inocentes" da sua condio, logo no podendo ser culpabilizados pelas suas escolhas. Conformando o modelo questo da desigualdade ao impor uma igualdade naturalizada. Acredito, sim, numa redescrio moral das conseqncias advindas daquilo que no pudemos escolher, posto que, enquanto sujeitos historicamente dependentes, - includa aqui a sexualidade como um fenmeno histrico - no podemos querer deixar de falar e desejar, mas enquanto sujeito da vontade podemos redescrever o que desejamos (COSTA, 1992). Nessa redescrio moral, pretende-se remeter aos pontos que fundam a sociedade moderna, ou seja, a dignidade, a solidariedade e a democracia, que propiciam a coexistncia mtua na diferena11. Exige-se respeito s diferenas, e s. Percebemos que a discusso sobre identidades sexuais est carregada de valores e concepes de mundo que extrapolam a mera descrio das prticas sexuais. As autodenominaes sexuais so contraditrias e segmentarizadas, ou seja, a mesma ao reflete comportamentos, atitudes e representaes muitas vezes opostos. A construo simblica interfere nas aes e, ao mesmo tempo, essas influem na concepo das "identidades". Donde acreditamos que pode existir muita coisa chamada o sexo, onde a noo de identidade do sexual utilizada sendo aplicada a fatos diversos, sem afirmar a necessria homogeneidade emprica ou metafsica dos fatos ou o isomorfismo da palavra com aquilo que nomeia. (Costa, 1996, p.65). Acreditando nisso, podemos, atravs da solidariedade, redescrever o sujeito valorizando seus desejos, fomentando polticas de incluso, no para mudarmos o diferente, mas para torn-lo visvel, porm indiferencivel, abarcando-os como um-de-ns. Ser que nessa utopia - no sentido daquilo que ainda no aconteceu - o conceito homossexual/heterossexual ainda ser entendvel?

necessrio dirimir a confuso entre os conceitos de diferena e desigualdade. A diferena entendida como um valor moral da modernidade, sendo uma conquista de povos e sociedades que lutaram, acreditaram e ainda criam pressupostos que nos trazem a noo de dignidade e solidariedade humana (DINIZ, 2000). Essa aquisio nos proporciona a coexistncia mtua na diferena. Enquanto a desigualdade impe o cerceamento de grupos ou pessoas, no permitindo usufrurem o poder social que proporciona a liberdade e a dignidade humana. Por isso, apontar diferenas sexuais entre estes e aqueles no o substrato da desigualdade, ainda que seja usado como tal e desta maneira se faz atuar pelas foras dominantes que oprimem, ditando uma maneira nica de ser. Assim, o que foi gerado historicamente, pelo jogo de poder, interesses etc., sempre vivel, pois nada acontece a suas margens, ainda que isso no signifique que seja razovel e/ou aceitvel.

11

22

Referncias BOLTANSKI, L. As classes sociais e o corpo. Rio de Janeiro: Graal, 1989. CAMPOS, R. Apontamentos para a histria de uma antropologia cultural. In: http://www.uol.com.br/cultvox/novos_artigos/antropologia_cultural.pdf. Belo Horizonte: UNI, 2002. COSTA, J. F. A inocncia e o vcio: estudo sobre o homoerotismo. Rio de Janeiro: RelumeDumar, 1992. __________. O referente da identidade homossexual. In: Parker, R e Barbosa, M. R. (Org.). Sexualidades brasileiras. Rio de Janeiro: Relume Dumar:ABIA:IMS/UERJ, 1996. COSTA, R. S. M. A "identidade sexual" masculina em questo. Monografia de Graduao em Cincias Sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 2000. __________. Homossexualidades e HIVAIDS. Monografia de ps-graduao em Sexualidade Humana. Rio de Janeiro: IBMR, 2004. DINIZ, D. & GUILHERM, D. Biotica feminista: o resgate do conceito de vulnerabilidade. In Boletim da Sociedade Brasileira de Biotica. Ano II, No3, junho, 2000. DUARTE, L. F. D. Pouca vergonha, muita vergonha: sexo e moralidade entre classes trabalhadoras urbanas. Mimeo, s.d. DURHAM, E. R. Famlia e reproduo humana. In: Perspectivas antropolgicas. Rio de Janeiro: Ashar Ed. S.A, 1983. FOUCAULT, M. Histria da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1998. FRY, P. Para ingls ver: identidade e poltica na cultura brasileira. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1982. HALL, S. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. HEILBORN, L. H. Ser ou estar homossexual: dilemas de construo da identidade social, 1996. HEILBORN, M. L.& BRANDO, E. R. Cincias sociais e sexualidade. In: Heilborn, M. L. (Org.). Sexualidade e o olhar das cincias sociais. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1999. LAGO, R. F. Bissexualidade masculina: uma identidade negociada? In: Heilborn (Org.) Sexualidade e o olhar das cincias sociais. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1999. LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001. MEAD, M. Sexo e temperamento. So Paulo: Ed. Perspectiva S.A, 2000. MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. Vol.II. So Paulo: E.P.U. & EDUSP, 1974.

PARKER, R E BARBOSA, M. R. (Org.). In: Sexualidades brasileiras. Rio de Janeiro: Relume


Dumar: ABIA: IMS/UERJ.

23

_________. Gnero, sexualidade e sade. Seminrio: Sade, sexualidade e reproduo. Rio de Janeiro: UERJ, 1996a.

PARKER, R. Cultura, economia poltica e construo social da sexualidade. In: Na contramo da AIDS: sexualidade, interveno, poltica. Rio de Janeiro: ABIA & So Paulo: Ed.34, 2000. _________. Corpos, prazeres e paixes: a cultura sexual no Brasil contemporneo. Rio de Janeiro: Ed. Best Seller, 1993. RUSSO, J. A. Construo social do corpo: desnaturalizao de um pressuposto mdico. In: Saber mdico, corpo e sociedade. Cadernos CEPIA, Vol.4. Rio de Janeiro: UFRJ, 1998. SEFFNER, F. Gnero, performance e contexto: um estudo entre homens que mantm relaes afetivas e sexuais com homens e mulheres. Porto Alegre: UFRGS. No prelo., s.d.

24

Anda mungkin juga menyukai