Anda di halaman 1dari 5

Aluno (a):___________________________________N_____Srie: 8 Professor :Laila Bekai Disciplina: Cincias Data:

Disciplina: CIDOS, BASES, OXIDOS E SAIS

Funo qumica: conjunto de substncias qumicas que apresentam propriedades qumicas semelhantes, denominadas propriedades funcionais. As principais funes inorgnicas que iremos estudar so: cidos, bases, sais e xidos. Assim, em uma reao qumica, todos os cidos, por exemplo, tm comportamento semelhante porque apresentam uma caracterstica comum em sua estrutura.

CIDOS Uma das caractersticas comuns aos cidos o seu sabor azedo, presente em muitas substncias usadas no nosso cotidiano: vinagre, sucos de limo e laranja, morango, ma etc. Os cidos tambm formam solues aquosas (quando misturados com gua) condutoras de eletricidade e mudam a cor de certas substncias, como os indicadores o papel tornassol azul, por exemplo, torna-se vermelho.

cido toda substncia que, em soluo aquosa, sofre ionizao (forma ons, liberando como nico ction o hidrognio (H+)). Sendo assim, a caracterstica dos cidos a presena do ction H+ ou H1+ e o que varia, de um cido para outro, o nion. HCl H2S H3PO4 HNO3 HBr HF

cido Actico: um lquido incolor, de cheiro forte penetrante e caracterstico, solvel em gua. usado no dia a dia principalmente como condimento culinrio. o vinagre uma soluo aquosa de cido actico de 3% a 7%. cido Ctrico: encontrado no limo, na laranja e nas demais frutas ctricas. cido Carbnico: um cido fraco e um dos constituintes dos refrigerantes e das guas mineiras gaseificadas. O gs carbnico, ao se combinar com gua da chuva, origina um determinado tipo de chuva cida, mesmo em ambientes no poludos e na ausncia de relmpagos, o que leva a concluirmos que todas as chuvas acabam sendo cidas.

BASES (HIDRXIDOS) As bases formam outro grupo de substncias com propriedades comuns. Podemos citar como exemplos a soda custica, NaOH, presente nos limpadores de forno, nos desentupidores de pia e na fabricao do sabo; a cal hidratada, Ca(OH)2, utilizada na preparao de argamassa, na pintura de paredes e para reduzir a acidez do solo; e o hidrxido de alumnio, Al(OH)3, utilizado em alguns medicamentos para combater a acidez estomacal.

Base ou hidrxido toda substncia que, em soluo aquosa, libera como nion exclusivamente o on OH (hidroxila). amarga e custica, amarra a boca (sabor adstringente). Naturalmente, no um bom mtodo para se identificar uma base por ser extremamente perigoso. Na (OH) ou NaOH Ba(OH)2 Fe(OH)3 Al(OH)3 Fe(OH)2

Voc j deve ter ouvido falar em pH. O que pH? Como os cidos se ionizam em ons hidrognio (H+) e as bases em ons hidrxido (OH), conclui-se que, quanto mais ons hidrognio houver em uma soluo, mais cida ela ser. Alternativamente, quanto mais ons hidrxido houver em uma soluo, mais bsica ela ser. O termo pH usado para descrever o grau de acidez ou basicidade de uma soluo. A acidez ou basicidade de uma soluo expressa em uma escala de pH que vai de 0 a 14.Na prtica, podemos lembrar os medidores de pH das piscinas ou dos aqurios. O limo possui pH entre 2,2 e 2,4; a laranja entre 3,0 e 4,0; j a gua potvel entre 6,5 e 8,0; e o leite de magnsia, 10,5. Os qumicos usam aparelhos eltricos especiais para medir com preciso o pH das substncias, mas o uso dos indicadores ainda o mais frequente. Veja a escala abaixo com alguns exemplos de substncias cidas, bsicas (alcalinas) e neutras.

Hidrxido de sdio (NaOH): tambm conhecido como soda custica, em que o termo custico significa corroer ou destruir os tecidos vivos. um slido branco, cristalino e absorve gua (higroscpico). Por isso, quando exposto ao meio ambiente, ele se transforma, aps certo tempo, em lquido incolor. Deve ser conservado em frascos plsticos, pois reage e, por isso, utilizado na produo de sabo e na fabricao de papel, celulose, etc. Hidrxido de sdio (Mg(OH)2): um slido branco, pouco solvel em gua. Quando misturado gua, forma um lquido branco com partculas suspensas, ou seja, uma suspenso, conhecida como leite de magnsia, que usada como anticido e laxante.

FUNO: SAIS Quando ouvimos falar de sal, a primeira coisa que lembramos o sal de cozinha, tambm conhecido como cloreto de sdio. Mas a palavra sal significa um conjunto de substncias inicas, ao qual pertence o cloreto de sdio e outros sais com comportamento semelhante. Uma das caractersticas que chama a ateno dos sais que eles podem ser substncias higroscpicas, ou seja, so capazes de absorver espontaneamente a gua da atmosfera. Pode-se verificar esse fato observando-se o saleiro entupido em dias chuvosos ou nublados, quando o ar est mais mido. Em dias secos, sem possibilidade de chuva e com o ar pouco mido, o sal fica mais seco e solto. Um sal obtido da reao de um CIDO com uma BASE: cido + base sal + gua HCl + NaOH NaCl + H2O HNO2 + KOH KNO2 + (cido) (base) (sal) 2 HCl + (cido) H2O (gua) 2 H2O (gua)

Mg(OH)2 MgCl2 + (base) (sal)

Cloreto de sdio (NaCl): obtido pela evaporao da gua do mar, onde se encontra dissolvido em grandes quantidades. Faz parte do sal de cozinha, usado na nossa alimentao.O sal de cozinha usado para a conservao de alguns alimentos, como carnes e peixes. Na medicina, utilizado na fabricao do soro fisiolgico e empregado no combate desidratao. Usa-se tambm este sal na fabricao do soro caseiro. Bicarbonato de sdio: um slido de cor branca, aplicado na medicina como anticido estomacal, por neutralizar o excesso de cido clordrico presente no suco gstrico. utilizado na fabricao de extintores de incndio de espuma e como um dos componentes de talcos desodorantes, pois reage com os cidos liberados na transpirao neutralizando-os. Uma outra aplicao deste sal como fermento de bolo e pes, pois o crescimento da massa deve-se liberao de CO2.

XIDOS Os xidos so muito frequentes no nosso dia a dia. Outro xido muito conhecido o gs carbnico (CO2), que permite a realizao da fotossntese pelos vegetais e tambm garante a vida de todos os animais e vegetais sobre a Terra ao garantir o efeito estufa. Um xido bastante conhecido a areia (SiO2), xido de silcio, que utilizado na fabricao de vidro e cimento. xidos so compostos formados por dois elementos, nos quais o oxignio o elemento mais eletronegativo.

xidos de nosso cotidiano: Vrias reaes envolvendo xidos fazem parte do nosso cotidiano. Por exemplo, quando os pedreiros preparam a argamassa, eles misturam a chamada cal viva ou cal virgem (CaO) com gua. O leite de magnsia (MgO) tambm um xido usado como anticido estomacal. Quando bebemos gua mineral gaseificada e refrigerante, estamos ingerindo uma mistura que contm gs carbnico (CO2). O xido de ferro (Fe2O3) usado como pigmento em tintas; com ele, pode-se conseguir tons marrons, castanhos e da cor do ocre. O ar atmosfrico, na ausncia de poluio, composto por N2, 02, CO2, gases nobres e por quantidades variveis. Nos locais poludos, principalmente nos centros urbanos e industriais, muitas outras substncias passam a fazer parte de sua composio, como por exemplo: CO (monxido de carbono); SO2 (xido de enxofre); NO e NO2 (xidos de nitrognio); O3 (oznio); partculas em suspenso, tais como fuligem, areia; partculas metlicas, como Pb e Hg; fumaa; e vapores de combustvel, tais como lcool e gasolina. CaO xido de clcio FeO xido de ferro II Al2O3 xido de alumnio

BaO xido de brio

Fe2O3 xido de ferro III

Por que a chuva cida? A formao de chuvas cidas um fenmeno (e um problema) moderno, originado a partir do grande desenvolvimento de centros urbanos altamente industrializados. Ocorre naturalmente quando os animais e as plantas, eliminam gs carbnico na atmosfera. Assim, a presena desse gs acontece naturalmente na natureza. Quando chove, h uma reao entre o gs carbnico (CO2) e a gua da chuva, produzindo cido carbnico. Observe a equao apresentada: CO2(g) + H2O(l) H2CO3 (aq). E, como problema moderno, ela ocorre pela liberao de poluentes atmosfera por meio das mais diversas fontes de poluentes gasosos: poluio industrial, queima de combustveis fsseis, queimas no campo e nas usinas energticas. O acmulo desses cidos, que caem com a gua da chuva, agride severamente ecossistemas, tais como: rios, lagoas, florestas e mares. Com o ambiente biolgico prejudicado, a vida ameaada. A chuva cida prejudica a populao humana, o ambiente fsico e a natureza, contaminando plantas e animais que acabam incorporando as vrias substncias txicas produzidas pela atividade humana; e deixa suas marcas na arquitetura de todo o mundo ao desgastar esculturas de mrmore, por exemplo.

REVISO DAS FUNES QUMICAS: Funo qumica: conjunto de substncias qumicas que apresentam propriedades qumicas semelhantes, por possurem estruturas semelhantes.

Anda mungkin juga menyukai