Anda di halaman 1dari 3

EDITORIAL BOLETIM 11/03/2012

POR QUE PRECISAMOS DE TEMPLOS?


O livro de Gnesis um tesouro inesgotvel para reflexes prticas sobre os propsitos de Deus para a humanidade, os desvios gerados a partir do chamado pecado original, e o extraordinrio plano de resgate espiritual da primeva espiritualidade. Homem e mulher foram criados para viver em harmonia com Deus, e colocados no mais perfeito ambiente que se tem conhecimento na histria bblica documentada, o Jardim do den. No comum categorizar o primeiro domiclio do ser humano como templo. Porm, no difcil chegar a essa concluso, uma vez que, se originariamente a expresso tem significado de lugar consagrado, e o ambiente ednico era de integral relacionamento entre Criador e criatura, logo, viviam em um templo paradisaco. Depois de abrir mo de tudo que fora feito para seu prprio benefcio, o primeiro casal viu-se em um novo mundo bem diferente, hostil, de solo amaldioado, mas, principalmente, sem qualquer lugar que pudesse ser chamado de sacro. Foi esse o ponto de partida de uma busca que no se esgota, de permanente inquietao ntima, em aspiraes diversas de comunho com o Eterno, testificando inequivocamente a transcendncia da alma. Curiosamente, mesmo alijados da presena de Deus em razo do pecado, Ado, Eva e sua famlia no perderam de vista o favor divino (cf. Gnesis 4:1 Ado conheceu intimamente Eva, sua mulher; ela engravidou e, tendo dado luz Caim, disse: alcancei do Senhor um filho homem; ou Gnesis 4:3 Tempos depois, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.) A partir de ento, em tempo algum o homem deixou de perseguir o objetivo de transformar lugares em ambientes sagrados, nos quais pudesse adorar qualquer divindade, ou prestar cultos de naturezas as mais diversas. A humanidade passou a depender de lugares que, supostamente, pudessem produzir elevao espiritual.

Nem mesmo o secularismo desenfreado conseguiu abortar essa inclinao. Tudo foi transformado em objeto de culto e consequentemente de adorao. Desde antiguidade bibliotecas e academias so templos do saber, arenas e teatros so templos da arte, cmaras e parlamentos polticos so templos do poder humano, fruns so templos da justia, e mais recentemente, outros lugares, menos nobres, diramos, passaram a acomodar os templrios desejos de uma sociedade individualista e hedonista; academias de ginstica transformaram-se em templos do culto ao corpo, shoppings centers oferecem aos dominados consumidores oportunidades mpares de aliviar angstias e bolsos. No sou o nico a perceber isso. Frei Betto escreveu em linhas mais amplas, sobre os templos de consumo, o que acabei de dizer:
H uma lgica religiosa no consumismo ps-moderno. Na Idade Mdia, as cidades adquiriam status construindo uma catedral; hoje, constri-se um shopping Center. curioso: a maioria dos shoppings-centers tem linhas arquitetnicas de catedrais estilizadas; neles no se pode ir de qualquer maneira, preciso vestir roupa de missa de domingo. E ali dentro sente-se uma sensao paradisaca: no h mendigos, crianas de rua, sujeira pelas caladas... (...) Observam-se os vrios nichos, todas aquelas capelas com os venerveis objetos de consumo, acolitados por belas sacerdotisas. Quem pode comprar vista, sente-se no reino dos cus. Quem deve passar cheque prdatado, pagar a crdito, entrar no cheque especial, sente-se no purgatrio. Mas se no pode comprar, certamente vai se sentir no inferno... Felizmente, terminam todos na eucaristia ps-moderna, irmanados na mesma mesa, com o mesmo suco e o mesmo hambrguer do Mc Donald... Costumo advertir os balconistas que me cercam porta das lojas: "Estou apenas fazendo um passeio socrtico". Diante de seus olhares espantados, explico: "Scrates, filsofo grego, tambm gostava de descansar a cabea percorrendo o centro comercial de Atenas. Quando vendedores como vocs o assediavam, ele respondia: "Estou apenas observando quanta coisa existe de que no preciso para ser feliz!"

No processo de revelar-se ao homem, para apresentar-lhe uma proposta de reconciliao, Deus tambm se mostrou em lugares onde Ele mesmo, por sua santa presena, assinalou como sacros. Nesses lugares de reverncia, Ele traou regras, estabeleceu princpios, escreveu histrias e levantou homens e mulheres para mostrar um futuro no qual os lugares terrenos de culto no seria mais necessrios. Mas antes disso era preciso aprender a ltima lio sobre templos. Ao aceitar o plano de reconciliao, o ser humano seria privilegiado com a melhor das condies (e mais prxima do den), ser templo do Eterno. E nesse tempo ainda nos encontramos, com possibilidade de aprender que Jesus quer fazer habitao em ns Jesus respondeu, e disse-lhe: Se algum me ama, guardar a minha palavra, e meu Pai o amar, e viremos para ele, e

faremos nele morada. (Joo 14:23), e que, pensando bem, por que precisamos de templos?
Pr. Wilson

Anda mungkin juga menyukai