Anda di halaman 1dari 53

Projeto de Instalaes Eltricas

Ao comparar Belo Monte Idade Mdia, Telma Monteiro explica que a Altamira de hoje, acuada pelas obras de Belo Monte, sofre a falta de estrutura de forma muito mais intensa do que antes de se pensar no projeto. Prometer saneamento bsico, gua de qualidade, hospitais e escolas, infraestrutura urbana, so formas de se obter o poder. o mesmo poder da Idade Mdia, em que os senhores feudais tinham as terras e exploravam os camponeses. Belo Monte , aos olhos da populao de Altamira e regio, uma forma de rompimento com um perodo atrasado de ausncia do Estado para uma nova era classificada de moderna, onde energia significa progresso.
http://rogeliocasado.blogspot.com.br/2012/05/belo-monte-um-conto-de-fadadisfarcado.html

2 Cap. Instalaes Eltricas Residenciais: Tipo de Fornecimento e Tenso Padro de Energia, QM, QD e disjuntores Simbologia Ana Selma Sousa da Silva

Tipo e Fornecimento de Tenso


Nas reas de concesso da CEMAT, se a potncia total for:

Fornecimento monofsico -Feito a dois fios: Uma fase e um neutro

At 7500 W

-Tenso de 127 /220V

Tipo e Fornecimento de Tenso

Acima de 7500W at 15000W

Fornecimento bifsico -Feito a trs fios: duas fases e um neutro -Tenses de 127V e 220V

Tipo e Fornecimento de Tenso

Acima de 15000W at 75000W

Fornecimento trifsico -Feito a quatro: trs fases e um neutro -Tenses de 127V e 220V

No exerccio anterior, a potncia ativa total foi de:

18700W

Portanto: fornecimento trifsico, pois fica acima de 15000W

Sendo fornecimento trifsico

Tm-se disponveis dois valores de tenso: 127V e 220V.

NOTA: No sendo rea de concesso da CEMAT o limite de fornecimento, o tipo de fornecimento e os valores de tenso podem ser diferentes. Estas informaes so obtidas na companhia de eletricidade de sua cidade. Determinado o tipo de fornecimento, pode-se determinar tambm o padro de entrada Potncia ativa total: 18700W Fornecimento: trifsico O padro de entrada dever atender ao fornecimento trifsico.

E o que vem a ser o padro de energia???

Padro de entrada nada mais do que o poste com isolador de roldana, bengala, caixa de medio e haste de terra, que devem estar instalados, atendendo s especificaes de norma tcnica da concessionria para o tipo de fornecimento

Uma vez pronto o padro de entrada segundo as especificaes da norma tcnica, compete concessionria fazer a sua inspeo.

Pode-se dizer ento que:


Uma vez pronto o padro de entrada e estando ligados o medidor e o ramal de servio, a energia eltrica entregue pela concessionria estar disponvel para ser utilizada.

Estando tudo certo, a concessionria instala e liga o medidor e o ramal de servio.

A norma tcnica referente instalao do padro de entrada, bem como outras informaes a esse respeito devero ser obtidas junto agncia local da companhia de eletricidade.

Rede Pblica de Baixa Tenso

Atravs do circuito de distribuio, essa energia levada do medidor at o quadro de distribuio, tambm conhecido como quadro de luz.

Quadro de Distribuio
O que vem a ser quadro de distribuio?

Quadro de distribuio o centro de distribuio de toda a instalao eltrica de uma residncia. Ele o centro de distribuio, pois: Recebe os fios que vm do medidor. Dele que partem os circuitos terminais que vo alimentar diretamente as lmpadas, tomadas e aparelhos eltricos.
CIRCUITO 3 Tomadas de uso geral CIRCUITO 4 Tomadas de uso geral CIRCUITO 5 Tomada de uso especfico
(ex. torneira eltrica)

Nele que se encontram os dispositivos de proteo.

CIRCUITO 1 Iluminao social

CIRCUITO 2 Iluminao de servio

CIRCUITO 6 Tomada de uso especfico


(ex. chuveiro eltrico)

Quadro de Distribuio
O quadro de distribuio dever estar localizado: Deve ser localizado o mais prximo do centro de cargas do local

No deve ser localizado prximo de reas molhadas Isto feito para se evitar gastos desnecessrios com os fios do circuito de distribuio, que so os mais grossos de toda a instalao, e portanto, os mais caros.

Componentes e Ligaes do QD

Um dos dispositivos de proteo que se encontra no quadro de distribuio o disjuntor termomagntico.

Disjuntores Termomagnticos
Disjuntores termomagnticos so dispositivos que:
Oferecem proteo aos fios do circuito Permitem manobra natural

Desligando-o automaticamente quando da ocorrncia de uma sobrecorrente provocada por um curto-circuito ou sobrecarga.

Operando-o como um interruptor, secciona somente o circuito necessrio numa eventual manuteno.

Funo do Disjuntor Termomagntico


Os disjuntores termomagnticos tm a mesma funo que as chaves fusveis. Entretanto:
O fusvel se queima necessitando ser trocado O disjuntor desliga-se necessitando relig-lo

No quadro de distribuio, encontra-se tambm: - O disjuntor diferencial residual ou, - O interruptor diferencial residencial

Tipos de Disjuntores Termomagnticos

Monopolar

Bipolar

Tripolar

NOTA: os disjuntores termomagnticos somente dvem ser ligados as condutores fase dos circuitos.

Disjuntor Diferencial Residencial


um dispositivo constitudo de um disjuntor termomagntico acoplado a um outro dispositivo: o diferencial residual. Sendo assim, ele conjuga as duas funes: A do disjuntor termomagntico A do dispositivo diferencial residual

Protege os fios do circuito contra sobrecarga e curto-circuito

Protege as pessoas contra choques eltricos provocados por contatos diretos e indiretos

Tipos de Disjuntores Diferenciais Residuais


Os tipos mais usais de disjuntores residuais de alta sensibilidade (no mximo 30mA) existentes no mercado so: bipolar tetrapolar

NOTA: Os disjuntores DR devem ser ligados aos condutores fase e neutro dos circuitos, sendo que o neutro no pode ser aterrado aps o DR.

Interruptor Diferencial Residual


um dispositivo composto de um interruptor acoplado a um outro dispositivo, o diferencial residual. Sendo assim, ele conjuga duas funes:

a do interruptor: Que liga e desliga, manualmente o circuito

a do dispositivo diferencial residual (interno) Que protege as pessoas contra choques eltricos provocados por contatos diretos e indiretos

Tipo de Interruptor Diferencial Residual


Um tipo de interruptor diferencial de alta sensibilidade (no mximo 30 mA) existente no mercado o tetrapolar, existindo ainda o bipolar.

NOTA: Interruptores DR devem ser utilizados nos circuitos em conjunto com dispositivos a sobrecorrente (disjuntor ou fusvel), colocados antes do interruptor DR.

Choques Eltricos
Os dispositivos anteriores tm em comum o dispositivo diferencial residual (DR). Sua funo proteger as pessoas contra choques eltricos provocados por contato direto e/ou indireto.

Contato direto

o contato acidental, seja por falha de isolamento, por ruptura ou remoo indevida ou partes isolantes. Ou, ento, por atitude imprudente de uma pessoa com uma parte eltrica normalmente energizada (parte viva).

Contato indireto

o contato entre uma pessoa e uma parte metlica de uma instalao ou componente, normalmente sem tenso, mas que pode ficar energizada por falha de isolamento ou por uma falha interna.

Circuito Eltrico
Os dispositivos vistos so empregados na proteo dos circuitos eltricos. Mas... O que vem a ser circuito eltrico? o conjunto de pontos de consumo, alimentados pelos mesmos condutores (fios), ligados ao mesmo dispositivo de proteo (disjuntor). Toda a instalao deve ser dividida em vrios circuitos, de modo a: - Limitar as conseqncias de uma falta, a qual provocar apenas seccionamento do circuito defeituoso. - Facilitar as verificaes, os ensaios e a manuteno - Evitar os perigos que possam resultar da falha de um nico circuito. Em uma instalao eltrica residencial, encontramos dois tipos de circuito: Circuito de Distribuio Circuitos Terminais

Consideraes
Os circuitos de iluminao devem ser separados dos circuitos de tomadas. Em unidades residenciais, hotis, motis e similares so permitidos pontos de iluminao e tomadas em um mesmo circuito, exceto nas cozinhas, copas e reas de servio, que devem constituir um ou mais circuitos independentes. Devem ainda ser observadas a seguintes restries: a) Circuitos independentes devem ser previstos para os aparelhos de potncia igual ou superior a 1500 VA (como aquecedores de gua, foges, fornos eltricos, mquinas de lavar, aparelhos de aquecimento) ou para aparelhos de ar-condicionado, sendo permitida a alimentao de mais de um aparelho do mesmo tipo atravs de um s circuito. b) As protees dos circuitos de aquecimento ou condicionamento de ar de uma residncia podem ser agrupadas no quadro de distribuio da instalao eltrica geral ou num quadro separado; c) Quando um mesmo alimentador abastece vrios aparelhos individuais de ar-condicionado, deve haver uma proteo junto a cada aparelho, caso no possua proteo interna prpria.

Circuito de Distribuio
Liga o quadro do medidor ao quadro de distribuio.

Circuito de Distribuio

Fonte: Cemat

Circuitos Terminais
Partem do quadro de distribuio e alimentam diretamente lmpadas, tomadas de uso geral e tomadas de uso especfico.

NOTA: em todos os exemplos a seguir ser admitido que a tenso entre fase e neutro 127V e entre fases 220V.

Circuitos de Iluminao
Exemplo de circuitos terminais protegidos por disjuntores termomagnticos: Exemplo de circuitos terminais protegidos por disjuntores DR:

Circuito de Iluminao Circuito de Iluminao externa

Circuito de Tomadas Uso de Disjuntor DR

Circuitos de tomadas de Uso Especfico

Circuito de Tomadas de Uso Geral

Circuito de Tomada de Uso Especfico Disjuntor DR

Circuito de Tomada de Uso Especfico Interruptor DR

Esquema das instalaes

Fotografia de Montagem de Quadro

Circuitos Terminais

A instalao eltrica de uma residncia deve ser dividida em circuitos terminais. Isso facilita a manuteno e reduz a interferncia.

Critrios Estabelecidos pela NBR-5410


Cada circuito dever ter seu prprio condutor neutro. Em Lojas, residncias e escritrios, os circuitos de distribuio devem obedecer s seguintes prescries mnimas: Residncias: 1 circuito para cada 60m ou frao. Lojas e escritrios: 1 circuito para cada 50m ou frao.
Se os circuitos ficarem muito carregados, os fios adequados para suas ligaes iro resultar numa seo nominal (bitola) muito grande, dificultando:

A instalao dos fios nos eletrodutos; As ligaes terminais (interruptores e tomadas).

Para que isto no ocorra, uma boa recomendao , nos circuitos de iluminao e tomadas de uso geral, limitar a corrente a 10A, ou seja, 1270 VA em 127V ou 2200 VA em 220V.

A partir das recomendaes da NBR5410, dividir os circuitos da planta-base


Condies Mnimas: Circuitos de Iluminao Circuito para Tomada de Uso Geral; Circuitos para Tomadas de Uso Especifico

Planilha de Diviso de Circuitos (1)

Planilha de Diviso de Circuitos (2)

Consideraes
Como o tipo de fornecimento determinado para o exemplo em questo trifsico, tm-se trs fases e um neutro alimentando o quadro de distribuio. Sendo assim, neste projeto foram adotados os seguintes critrios:
OS CIRCUITOS DE ILUMINAO E TOMADAS DE USO GERAL (TUGS) OS CIRCUITOS DE TOMADAS DE USO ESPECFICO (TUES) COM CORRENTE MAIOR QUE 10A

Foram ligados na menor tenso, Foram ligados na maior tenso, entre fase e neutro (127V). entre fase e fase (220V). Quanto ao circuito de distribuio, deve-se sempre considerar a maior tenso (fase-fase) quando este for bifsico ou trifsico. No caso, a tenso do circuito de distribuio 220V
Uma vez dividida a instalao eltrica em circuitos, deve-se marcar, na planta, o nmero correspondente a cada ponto de luz e tomadas. No nosso exemplo, a instalao ficou com 1 circ. de distribuio e 12 circ. terminais.

Simbologia Grfica
Sabendo as quantidades de pontos de luz, tomadas e o tipo de fornecimento, o projetista pode dar inicio ao desenho do projeto eltrico na planta residencial, utilizando-se de uma simbologia grfica.
A simbologia apresentada a usualmente empregada pelos projetistas. Como ainda no existe um acordo comum a respeito delas, o projetista pode adotar uma simbologia prpria identificando-a no projeto, atravs de uma legenda.

Simbologia de Tomadas

Simbologia de Interruptores

Resumo
Tipos de Fornecimento e Tenso; Padro de Energia; Rede Pblica de baixa Tenso; Quadro de Distribuio; Disjuntores Termomagnticos; Disjuntor Diferencial Residual; Interruptor Diferencial Residual; Circuito Eltrico Circuito de Iluminao e de Tomada Critrios Estabelecidos pela NBR-5410 Simbologia Grfica

Exerccio 1
1. (CEFET-CE/2010) O dispositivo automtico e reversvel de proteo dos circuitos eltricos, em caso de curto-circuito : a) Fusvel b) Capacitor c) Interruptor d) Disjuntor e) rel

Exerccio 2
CEFET-MG-2008 Nas instalaes eltricas prediais, a potncia a ser atribuda a cada ponto de tomada funo dos equipamentos que ele poder vir a alimentar. Segundo a NBR-5410, INCORRETO afirmar que em: a) Cmodos ou dependncias com rea igual a 3m no recomendada a utilizao de tomadas de correntes. b) Banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, reas de servio, lavanderias e locais anlogos, deve ser atribudo no mnimo 600VA por ponto de tomada, at trs pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes, considerando-se cada um desses ambientes separadamente. c) Cmodos como quartos e salas de residncias devem ser atribudos no mnimo 100 VA por ponto de tomada. d) Tomadas de utilizao especfica, como, por exemplo, tomadas para chuveiros, deve-se atribuir a carga nominal de utilizao do equipamento a ser alimentado.

Exerccio 3
CEFET-MG-2008 Sobre diviso das instalaes eltricas, INCORRETO afirmar que: a) Em residncias, os circuitos de distribuio devem obedecer s seguintes prescries mnimas: 1 circuito para cada 60 m ou frao. b) Os circuitos de iluminao no podem ser separados dos circuitos de tomadas para um mesmo ambiente. c) Chama-se de circuito ao conjunto de pontos de consumo, alimentados pelos mesmos condutores e ligados ao mesmo dispositivos d e proteo (chave ou disjuntor) d) Em lojas e escritrios, os circuitos de distribuio devem obedecer s seguintes prescries mnimas: i circuito para cada 50 m ou frao.

Andamento do Projeto
Desenhar o projeto residencial conforme conversado em sala de aula no auto-cad; Procurar fazer o conhecimento dos cmodos e outros locais especiais; Utilizar o comando area do autocad para obter o valor da rea e permetro de cada cmodo. Anotar esses valores nas tabelas da aula n. 2(previsao de carga de iluminao e tomadas) Fazer a previso de cargas das tomadas e de iluminao para cada cmodo.

Bibliografia
CREDER, Hlio, Instalaes Eltricas, 14 ed, LTC, 2002 (cap. 1)
Manual de Instalaes eltricas Residenciais/ Julho 2003 3 vol, 1996 Elektro/pirelli complementada, atualizada e ilustrada com a reviso tcnica do prof. Hilton Moreno, professor universitrio e secretrio da Comisso tcnica da NBR 5400 (CB-3/ABNT) Normas Tcnicas CEMAT Projeto de Instalaes Eltricas Professor Manoel Henrique http://www.aunimaq.com.br/portal/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=47

Anexo 1

Anexo 2

Anexo 3
O que BTU e Tabela de Medidas (Relao BTUs e M) O que BTU/h? BTU/h significa Unidade Trmica Britnica por hora. a unidade mais utilizada no Brasil para se definir a capacidade trmica de um equipamento. 12.000 BTU/h = 1 TR. Para que voc tenha uma idia de qual o aparelho melhor adaptvel ao seu imvel, estima-se que, um ambiente com rea de 6 m, como uma sala de um apartamento, aconselhvel uma oferta de 7.500 BTU's (British Thermal Unity - unidade britnica de medida trmica) de ar frio para deixar a temperatura do espao confortvel para duas pessoas. Essa carga trmica foi calculada para uma instalao em um andar intermedirio do imvel e, para cada pessoa a mais no ambiente, deve ser acrescentado 600 BTU/h. A tabela abaixo demonstra a quantidade de BTU por metragem do ambiente, sempre considerando a presena de duas pessoas. A cada pessoa a mais, deve-se utilizar a regra de aumentar 600 BTU/h.

Tabela BTU x m

A capacidade dos aparelhos de ar condicionado medida em BTU's (Unidade Trmica Britnica por hora). Por ser uma unidade britnica no tem nenhuma relao com nosso sistema centigrado, a quantidade de 1 BTU definida como a quantidade de energia necessria para se elevar a temperatura de uma massa de uma libra de gua em um grau fahrenheit.

Para sabermos a capacidade correta do aparelho de ar condicionado devemos saber quantas pessoas e equipamentos eltricos que emitem calor estaro presentes no ambiente, alm disto devemos considerar fatores como o nvel de insolao, ou seja, se o ambiente exposto a no mximo o sol da manh, ou se nele incide o sol da tarde ou do dia todo. Podemos determinar a capacidade de BTU's atravs de uma tabela pronta acima, ou realizando o clculo personalizado. Se preferir realizar um clculo mais personalizado pode-se utilizar a regra de 600 BTU's por m (metro quadrado) para at duas pessoas, e mais 600 BTU's por pessoa ou equipamento que emita calor no ambiente. Por exemplo, em um quarto de 12m em que durmam duas pessoas e possua um aparelho de televiso que fica ligado durante boa parte da noite, o clculo seria: 12m x 600 = 7200 + 600 = 7800 BTU's. Caso o ambiente sofra com a exposio ao sol, o clculo deve ser feito com 800 BTU's por metro quadrado para at duas pessoas. Aparelhos adicionais e outras pessoas continuam acrescentando 600 BTU's ao resultado final. No exemplo acima teramos: 12m x 800 = 9600 + 600 = 10200 BTU's. A capacidade correta trar como benefcio um ambiente mais agradvel e economia de energia eltrica, uma vez que o aparelho de ar condicionado poder interromper seu funcionamento durante uma maior parte do tempo se comparado a um aparelho de menor capacidade para o mesmo ambiente.

Anda mungkin juga menyukai