Anda di halaman 1dari 5

QUESTOES SIMULADO SARESP BIOLOGIA 2A A e 3A A 1.

. A figura mostra pegadas na rocha, rastros de animais no perodo Jurssico, presentes em uma placa de calcamento de ruas da cidade paulistana de Araraquara.

Tais marcas so fsseis e trazem importantes informaes sobre os animais como, por exemplo, a) b) c) d) seu peso e tamanho seu modo de vida a cor da sua pele sua forma de comunicao.

2. Identificar a organizao celular como uma caracterstica fundamental das formas vivas. Muitos cientistas discutem se os vrus so seres vivos ou no. Alguns os classificam como seres vivos por serem capazes de transmitir suas caractersticas para novas geraes, enquanto outros acham que eles no podem ser considerados vivos por no apresentam uma caracterstica fundamental das formas vivas, ou seja, a presena de: a) b) c) d) patas pele protenas clulas.

3. A figura a seguir mostra o clssico experimento de Francesco Redi, realizado no sculo XVII. Ele colocou um pedao de carne em cada um dos vidros, mas tampou apenas um deles com um tecido.

Depois de 24 horas, o cientista verificou que larvas de mosca cobriam a carne no vidro destampado, como voc pode ver na figura. Com base nesse resultado, ele pode concluir que as larvas se formaram a) b) c) d) da carne em decomposio do ar que estava ao redor da carne de ovos colocados pelas moscas do vidro que estava contaminado por micrbios.

4. Leia o fragmento de texto a seguir, escrito pelo medico Botanico Jean Baptiste van Helmont (1577-1644). ...colocam-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas espalham-se gros de trigo e o resultado ser que, em vinte e um dias, surgiro ratos... O fragmento de texto citado d um exemplo da ideia que se tinha sobre a origem dos seres vivos no sculo XVII. Com base no texto, possvel afirmar que, durante esse perodo, existia a ideia de que os seres vivos a) b) c) d) s surgem atravs de mecanismos de reproduo. poderiam surgir a partir da matria sem vida. Se modificam ao longo do tempo. So provenientes de outros locais do universo.

5. Observe os desenhos das clulas A e B e assinale a alternativa correta.

a) A clula A de um protista, tal como uma bactria, e a B de um organismo includo no reino monera, tal como um vrus. b) A clula A de um vegetal, enquanto a B de um animal. c) A clula A de uma alga; a B de uma planta superior, tal como um milho. d) A clula A de um procarionte, tal como uma bactria; a B de um eucarionte, podendo representar uma clula humana. 6. Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. Os ornitorrincos tem o corpo recoberto por pelos, o bico parecido ao de um pato e suas patas apresentam membranas entre os dedos, sendo adaptados para nadar. Eles habitam rios australianos, ondem cavam tuneis e constroem seus ninhos. Os filhotes saem dos ovos apos dez dias de incubao e mama o leite que escorre das glndulas mamarias da me. As informaes apresentadas no texto permitem concluir que o ornitorrinco um mamfero a) b) c) d) Ovparo. vivparo. ovovparo. primparo.

7. As estruturas numeradas de 1 a 4 da figura abaixo so, respectivamente:

a b c d

1 Tuba uterina Vagina tero Tuba uterina

2 Vagina Tuba uterina Ovrio Ovrio

3 Ovrio tero Tuba uterina tero

4 tero Ovrio Vagina Vagina

8. Um aspecto muito importante que marca a passagem da infncia para a adolescncia a puberdade, fase em que comeam a ocorrer grandes modificaes corporais. O corpo da garota se transforma: sua bacia se alarga, a cintura afina, nascem pelos em diversas regies, os seios comeam a despontar motivo de orgulho ou de vergonha. Os hormnios responsveis pelas transformaes ocorridas na puberdade, algumas delas descritas no texto, so: a) b) c) d) 4. Adrenocorticotrfico e ocitocina. Progesterona e estrgeno. Tiroxina e paratormnio. Glucagon e insulina.

A charge ironiza um dos problemas enfrentados pela sociedade atual, ou seja, trata da: a) obesidade, causada pelo excesso de comidas calricas e a falta de atividade fsica. b) desnutrio infantil, causada pela substituio de frutas e legumes por doces. c) falta de escolas, que faz com que as pessoas compreendam mal as informaes sobre os hbitos corretos de alimentao. d) prtica em excesso de exerccios fsicos na infncia, o que acaba provocando leses musculares e obesidade. 5. A puberdade precoce acontece quando crianas com idades inferiores a 8 anos (sexo feminino) ou 9 (sexo masculino) manifestam caracteres sexuais secundrios. Pode ocorrer, por exemplo, o crescimento de mamas em garotas com 4 anos de idade, e at de plos na genitlia de bebs, entre outros sintomas que variam de paciente para paciente. As glndulas que produzem hormnios responsveis pelo desenvolvimento de caracteres sexuais secundrios em meninos e em meninas so, respectivamente, a) suprarrenais e tireoide. b) ovrios e suprarrenais. c) testculos e ovrios. d) tireoide e testculos. GABARITO 1. A 2. D 3. C 4. B 5. E 6. A 7. D 8.B 9. A 10. C

Anda mungkin juga menyukai