Anda di halaman 1dari 6

TRABALHO DE QUIMICA

TEMA: CALORIAS
NOME: RAFAEL DA SILVA COELHO

Introduo
Nos ltimos anos, as calorias tm feito sucesso - as pessoas esto toda hora contando e cortando calorias. difcil encontrar alguma coisa no supermercado que no liste a quantidade de calorias por poro em algum lugar da embalagem. A preocupao com a calorias tanta, que no Brasil as embalagens de alimentos industrializados so obrigadas por lei a trazer um rtulo com os valores nutricionais por poro. Nesses valores est includa a quantidade de calorias contidas no alimento. Mas, voc j pensou alguma vez no que uma caloria?

O que uma caloria


A caloria uma unidade de energia. Tendemos a associar calorias com alimentos, mas elas se aplicam a qualquer coisa que contenha energia. Por exemplo, 4 litros de gasolina (cerca de um galo) contm cerca de 31.000.000 calorias. Mais especificamente, uma caloria a quantidade de energia ou calor necessrios para levantar a temperatura de 1 grama de gua em 1C. Uma caloria corresponde a 4,184 joules, uma unidade comum de energia usada em fsica. A maioria das pessoas pensa em calorias com relao a alimentao, como quando falam "esta lata de refrigerante contm 200 calorias". Acontece que as calorias expressas nas embalagens so, na verdade, quilocalorias(1.000 calorias = 1 quilocaloria).Uma caloria de alimento contm 4.184 joules. Uma lata de

refrigerante com 200 calorias de alimento, contm 200.000 calorias normais, ou 200 quilocalorias. O mesmo se aplica aos exerccios quando uma tabela de converso mostra que voc queima cerca de 100 calorias para cada 1,6 metros que voc corre, na verdade significa 100 quilocalorias. Neste artigo, quando dissermos "caloria" estaremos falando em "quilocaloria".

O que as calorias fazem


Os seres humanos precisam de energia para sobreviver para respirar, se mexer, bombear sangue - e retiram essa energia do alimento. O nmero de calorias em um alimento uma medida de quanta energia potencial ele possui. Um grama de carboidratos contm 4 calorias, um grama de protena contm 4 calorias e um grama de gordura contm 9 calorias. Os alimentos so uma compilao desses trs componentes. Assim, se voc sabe quanto de carboidrato, de gordura e de protena existe em um dado alimento, voc saber quantas calorias ou quanta energia o alimento contm. Se olharmos para a tabela nutricional no verso de um pacote de aveia, sabor acar mascavo, descobriremos que contm 160 calorias. Isso significa que se colocssemos essa aveia em um prato, levssemos ao fogo e a queimssemos completamente (o que na verdade um pouco complicado), a reao produziria 160 quilocalorias (lembre: as calorias do alimento so quilocalorias) - energia suficiente para levantar a temperatura de 160 quilogramas de gua em 1 C. Se olhssemos a tabela nutricional com mais cuidado, veramos que nossa aveia contm 2 gramas de gordura, 4 gramas de protena e 32 gramas de carboidratos, produzindo um total de 162 calorias (aparentemente, os fabricantes de alimentos gostam de arredond-las). Dessas 162 calorias, 18 so de gordura (9cal x 2gr), 16 de protena (4cal x 4gr) e 128 de carboidratos (4cal x 32g). Nosso corpo "queima" as calorias da aveia atravs de processos metablicos, nos quais as enzimas quebram os carboidratos em glicose e outros acares, as gorduras em glicerol e cidos graxos e as protenas em aminocidos. Essas molculas so ento transportadas pela corrente sangunea para as clulas, onde so tanto absorvidas para uso imediato e enviadas para o estgio final do metabolismo, quando reagem com oxignio para liberar sua energia armazenada.

Taxa Metablica Basal (TMB)


Quantas calorias nossas clulas precisam para funcionar bem? Esse nmero diferente para cada pessoa. Voc pode ver nas tabelas nutricionais dos alimentos que voc compra que os "valores percentuais dirios" so baseados em uma dieta de 2.000 calorias 2.000 calorias uma mdia bruta do que uma pessoa precisa comer em um dia, mas seu corpo pode precisar mais ou menos do que 2.000

calorias. Altura, peso, sexo, idade e nvel de atividade afetam as necessidades calricas. Existem trs fatores principais envolvidos no clculo de quantas calorias seu corpo precisa por dia:

taxa metablica basal atividade fsica efeito trmico do alimento

Sua taxa metablica basal (TMB) a quantidade de energia que seu corpo precisa para funcionar em repouso. Isso de 60 a 70% das calorias queimadas em um dia e inclui a energia necessria para manter o corao batendo, os pulmes respirando, os rins funcionando e a temperatura do corpo estabilizada. Em geral, os homens tm uma TMB mais alta do que as mulheres.

Suas necessidades calricas


Como voc sabe, existem trs fatores principais envolvidos no clculo de quantas calorias seu corpo precisa por dia: sua TMB, sua atividade fsica e o efeito trmico do alimento. O segundo fator na equao, atividade fsica, consome o prximo maior nmero de calorias. Atividade fsica inclui tudo, de arrumar a cama a correr. Caminhar, levantar, curvar-se, e apenas andar por a queima calorias, mas o nmero que voc queima em uma dada atividade depende de seu peso corpreo O efeito trmico do alimento o acrscimo final ao nmero de calorias que seu corpo queima. Essa a quantidade de energia que seu corpo usa para digerir o alimento ingerido gasta energia para quebrar o alimento em seus elementos bsicos para que sejam usados pelo corpo. Para calcular o nmero de calorias que voc gasta nesse processo, multiplique o nmero total de calorias que voc come em um dia por 0,10 ou 10%.

Calorias, gordura e exerccio


O que acontece, ento, se voc ingere mais ou menos calorias do que o que o seu corpo queima? Voc pode ganhar ou perder gordura, respectivamente. Um acmulo de 3.500 calorias extras armazenado pelo seu corpo como 454 gramas de gordura a gordura a forma que o organismo tem de guardar energia para o futuro. Se, por outro lado, voc queimar 3.500 calorias a mais do que voc come, seja por fazer mais exerccios ou comer menos, seu corpo converte 454 gramas de sua gordura armazenada em energia para suprir o dficit.

Algo interessante sobre os exerccios que eles aumentam sua taxa metablica no apenas enquanto voc est suando a camiseta na esteira. O metabolismo precisa de um tempo para voltar ao seu ritmo normal. Ele continua a funcionar em um nvel mais alto; seu corpo queima um nmero maior de calorias por cerca de duas horas aps voc ter parado de se exercitar. Muitas pessoas se perguntam se a origem das calorias tem alguma importncia. Basicamente falando, se comemos exatamente o nmero de calorias que queimamos e se estamos falando apenas de peso, a resposta no uma caloria uma caloria. Uma caloria de protena no diferente de uma caloria de gordura so simplesmente unidades de energia. Desde que voc queime o que voc come, voc manter seu peso; e desde que voc queime mais do que voc come, voc perder peso. Mas se estivermos falando de nutrio, com certeza importa de onde as calorias vm. Os carboidratos e as protenas so fontes mais saudveis de calorias do que as gorduras. Embora nossos corpos precisem de uma certa quantidade de gordura para funcionar adequadamente um fornecimento adequado de gordura permite que seu corpo absorva as vitaminas que voc ingere um excesso de gordura pode causar graves consequncias para a sade. O FDA dos EUA (site em ingls) recomenda que um mximo de 30% de nossas calorias dirias sejam originadas da gordura. Desse modo, se voc comer 2.000 calorias por dia, o mximo deveria ser 600 calorias de gordura ou 67 gramas de gordura por dia. No entanto, muitos mdicos e nutricionistas definem agora o nmero mximo de calorias de gordura em 25% do consumo calrico dirio. Isso corresponde a 56 gramas de gordura por dia em uma dieta de 2.000 calorias. A seguir, veja alguns dados sobre calorias e gorduras que podem lhe surpreender: alimento leo de Canola Manteiga de Amendoim Queijo Cheddar Granola Calda de Chocolate Acar tamanho da poro calorias gramas de gordura 1 xcara 1 xcara 1 xcara 1 xcara 1 xcara 1 xcara 1.674 1.520 531 270 837 774 218 129 44 8 3 0

Coca-Cola

1 lata

140

Anda mungkin juga menyukai