Anda di halaman 1dari 24

UNIDADE 6 DISSIDIO INDIVIDUAL E DISSIDIO COLETIVO Depende da natureza da ao; DISSIDIO INDIVIDUAL: vou buscar a tutela jurisdicional em decorrncia

ia de uma leso face a uma norma pr existente; Sujeito determinado que vem buscar a tutela de uma norma pr existente; Sujeito ou sujeitos determinados que no plo ativo buscam a tutela jurisdicional por meio de uma norma em latu sensu pr existente (no discute a existncia); Pode ser: AO INDIVIDUAL SIMPLES POLO ATIVO: S uma parte; AO INDIVIDUAL PLRIMA POLO ATIVO: mais de um autor, litisconsrcio ativo; Busca um direito pr existente, que foi violado, norma pr existente, sujeitos determinados; DISSIDIO COLETIVO: em tese, no existe direito pr existente; Vem em juzo para que seja criada uma norma, ou mantida a norma; Vai em juiz buscar a criao de uma norma para vigorar durante um determinado perodo; Criao de uma norma, sujeitos indeterminados. SUBSTITUIO PROCESSUAL E REPRESENTAO PROCESSUAL: O substituto parte, atua em nome prprio, mas defende interesse de outro. O representante no parte, ele apenas atua em nome do representado; SUBSTITUIO PROCESSUAL: situao extraordinria; Quando algum vem em juzo em nome prprio pleitear direito alheio, quando a lei autorizar; Tem que ter autorizao legal; REPRESENTAO PROCESSUAL: ocorre quando algum figura em um dos plos da relao jurdica processual em nome e na defesa de interesse de outro; O representante defende direito de outro, em nome alheio; REPRESENTAO PROCESSUAL DO EMPREDADO: possvel nos dissdios individuais plrimos - Lei autoriza que os sindicatos os represente;

ART. 843, 2, CLT; Empregado menor, relativamente incapaz, assistido por seu representante legal ou no havendo, pelo MPT; A representao processual do trabalhador pelo sindicato de sua categoria profissional independe de ser scio ou no da associao sindical correspondente; O empregado que no comparece audincia por doena ou outro motivo relevante o art. 483, 2 permite que ele possa ser representado por outro empregado que pertena mesma profisso, ou pelo sindicato; porm, no se trata de representao processual, uma vez que o fim se objetiva evitar a extino do processo ou o seu arquivamento; REPRESENTAO PROCESSUAL DO EMPREGADOR: ART. 483, 1, CLT: uma faculdade; O preposto deve ser empregado, exceto se microempresa e empregado domestico; Smula 377, TST; Preposto deve ter conhecimento dos fatos; Preposto o empregador em audincia; RECUPERAO JUDICIAL: ART. 12, CPC; ASSISTENCIA JUDICIRIA: gratuita; O sindicato tem que prestar assistncia judiciria; LEI 5584/70 impe ao integrante da categoria profissional; Defesa dos direitos individuais homogneos; Vantagem da substituio processual: diminui o numero de aes individuais e celeridade processual; PROCURAO: no se exige mais reconhecimento de firma de procurao, o cdigo autoriza; No juntar procurao sem ser original, ou se cpia, ser autenticada; Smula 164, 383, 255, 286, 349, 373, TST; OJ 200, SDI 1; APUD ACTA: feita na prpria ata na audincia; o juiz faz contar na ata; Mandato tcito: apenas compareceu audincia com a parte; Quem tem mandato tcito no pode substabelecer; Para se caracterizar, o advogado tem que ter comparecido na audincia ao menos uma vez;

UNIDADE 7

ATOS E TERMOS PROCESSUAIS ATO PROCESSUAL: ato jurdico que tem como objetivo a constituio, conservao, desenvolvimento, modificar e at mesmo extinguir uma relao processual; Tira a inrcia do processo; est movimentando a jurisdio; cria uma situao jurdica; impulsiona o processo; Ordinariamente esses atos devem ser pblicos e motivados (art. 93, IX, CF), exceto segredo de justia; Perodos dias teis, devem ser realizados no perodos de 6h s 20h; Forma os atos processuais no dependem de forma, exceto quando a lei exigir; eles sero virtuais; Comunicao atravs de notificao, que pode ter carter/ efeito de citao e de intimao; Smula 16, TST presume-se recebida a notificao aps 48h da expedio (foi expedida na 2, presume-se que se recebeu a notificao na 4); No se aplica o art. 9 do CPC no processo do trabalho; no haver nomeao de curador especial; no h revelia, somente na hiptese de menor, o processo segue normalmente; Intimao pessoal s se efetiva com a entrega dos autos; prazo para o MP comea a correr quando este recebe os autos; A partir do momento que as partes constituem advogados, as intimaes sero feitas a estes; Atos processuais eletrnicos; TERMOS PROCESSUAIS: materializao de qualquer ato processual; PRAZOS PROCESSUAIS: no processo do trabalho, ao contrrio do processo civil ART. 774 E 775,CLT;
Art. 774 - Salvo disposio em contrrio, os prazos previstos neste Ttulo contam-se, conforme o caso, a partir da data em que for feita pessoalmente, ou recebida a notificao, daquela em que for publicado o edital no jornal oficial ou no que publicar o expediente da Justia do Trabalho, ou, ainda, daquela em que for afixado o edital na sede da Junta, Juzo ou Tribunal. Art. 775 - Os prazos estabelecidos neste Ttulo contam-se com excluso do dia do comeo e incluso do dia do vencimento, e so contnuos e irrelevveis, podendo, entretanto, ser prorrogados pelo tempo estritamente necessrio pelo juiz ou tribunal, ou em virtude de fora maior, devidamente comprovada.

Exclui o dia do comeo e inclui o dia do fim; Art. 188, CPC dobra o prazo para o MP;
Art. 188. Computar-se- em qudruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico.

OBS: Comunicao dos atos Processuais Art. 841 - Recebida e protocolada a reclamao, o escrivo ou secretrio, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, remeter a segunda via da petio, ou do termo, ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer audincia do julgamento, que ser a primeira desimpedida, depois de 5 (cinco) dias. Art. 793. A reclamao trabalhista do menor de 18 anos ser feita por seus representantes legais e, na falta destes, pela Procuradoria da Justia do Trabalho, pelo sindicato, pelo Ministrio Pblico estadual ou curador nomeado em juzo. Art. 825 - As testemunhas comparecero a audincia independentemente de notificao ou intimao. Art. 834 - Salvo nos casos previstos nesta Consolidao, a publicao das decises e sua notificao aos litigantes, ou a seus patronos, consideram-se realizadas nas prprias audincias em que forem as mesmas proferidas. Art. 852 - Da deciso sero os litigantes notificados, pessoalmente, ou por seu representante, na prpria audincia. No caso de revelia, a notificao far-se- pela forma estabelecida no 1 do art. 841.

- Procedimento Sumarssimo: inexistncia de citao por edital. - O col. TST, por meio da Instruo Normativa n. 28, permitiu as partes, advogados e peritos, a utilizao do correio eletrnico para a prtica dos atos processuais que, anteriormente, dependiam de petio escrita. A referida Instruo instituiu o chamado Sistema Integrado de Protocolizao e Fluxo de Documentos Eletrnicos E-DOC. - Termo a redao escrita de determinado ato processual. Diz-se, assim, que o termo documenta o ato e torna certo o autor da documentao. - No processo do trabalho, ao contrrio do processo civil, a contagem do prazo se d do ato da intimao e no da juntada nos autos da intimao.
Quando a intimao tiver lugar na sexta-feira, ou a publicao com efeito de intimao for feita nesse dia, o prazo judicial ser contado da segunda-feira imediata, inclusive, salvo se no houver expediente, caso em que fluir no dia til que se seguir. I - Intimada ou notificada a parte no sbado, o incio do prazo se dar no primeiro dia til imediato e a contagem, no subseqente. (ex-Smula n 262 Res. 10/1986, DJ 31.10.1986) II - O recesso forense e as frias coletivas dos Ministros do Tribunal Superior do Trabalho (art. 177, 1, do RITST) suspendem os prazos recursais. (ex-OJ n 209 da SBDI-1 - inserida em 08.11.2000) Cabe parte comprovar, quando da interposio do recurso, a existncia de feriado local ou de dia til em que no haja expediente forense, que justifique a prorrogao do prazo recursal.

NULIDADES NO PROCESSO DO TRABALHO: ART. 794,CLT


Art. 794 - Nos processos sujeitos apreciao da Justia do Trabalho s haver nulidade quando resultar dos atos inquinados manifesto prejuzo s partes litigantes.

Teoria da nulidade no processo do trabalho principio da instrumentalidade das formas ou da finalidade; No h que se falar em nulidade art. 184, CPC; No haver nulidade sem prejuzo. Importante destacar que o prejuzo em questo de ndole processual e no material. Ex: reclamado citado por edital e comparece de forma espontnea na audincia. Quando a lei prescrever determinada forma para o ato processual, sem cominar nulidade, o juiz considerar valido o ato se realizado de outro modo, alcanar a sua finalidade;
Art. 154. Os atos e termos processuais no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir, reputando-se vlidos os que, realizados de outro modo, Ihe preencham a finalidade essencial.

Principio da transcendncia (ou do prejuzo) ART. 249, 1, CPC;


Art. 249. O juiz, ao pronunciar a nulidade, declarar que atos so atingidos, ordenando as providncias necessrias, a fim de que sejam repetidos, ou o retificados. 1 O ato no se repetir nem se Ihe suprir a falta quando no prejudicar a parte.

No h nulidade sem prejuzo no haver nulidade sem prejuzo manifesto s partes interessadas; Prejuzo de natureza processual, no material, econmico ou moral financeiro; Principio da proteo art. 796, CLT;
Art. 796 - A nulidade no ser pronunciada: a) quando for possvel suprir-se a falta ou repetir-se o ato; b) quando argida por quem lhe tiver dado causa.

Se for possvel repetir o ato, repete;


Apenas sero nulos os atos que no possam ser aproveitados. O juiz, ao declarar a nulidade, declarar os atos a que ela se estende.

Principio da convalidao (ou da precluso) art. 795, CLT;

Tal princpio somente aplicvel s nulidades relativas. No processo do Trabalho comum a utilizao do PROTESTO NOS AUTOS a fim de evitar a convalidao do ato.
Art. 795 - As nulidades no sero declaradas seno mediante provocao das partes, as quais devero argi-las primeira vez em que tiverem de falar em audincia ou nos autos. 1 - Dever, entretanto, ser declarada ex officio a nulidade fundada em incompetncia de foro. Nesse caso, sero considerados nulos os atos decisrios. Nulidade absoluta de incompetncia de foro. A palavra foro deve ser entendida como jurisdio (Incompetncia material). 2 - O juiz ou Tribunal que se julgar incompetente determinar, na mesma ocasio, que se faa remessa do processo, com urgncia, autoridade competente, fundamentando sua deciso.

As nulidades tem que ser declaradas mediante provocao das partes e devem ser argidas na primeira vez que tiverem que falar em audincia ou nos autos; se no suscitar na primeira oportunidade, haver a convalidao do ato, ou seja, o ato anteriormente nulo passa a condio de ato valido.
A nulidade do ato processual no ser pronunciada quando arguida por quem lhe deu causa, no podendo a parte valer-se de sua prpria torpeza. A nulidade do ato no prejudicar os atos posteriores que dela no dependam ou sejam consequncia.

UNIDADE 8 PETIO INICIAL O juiz s prestar tutela jurisdicional se for provocado; Materializa o direito constitucional de ao; Pedidos de obrigao de fazer; Julga improcedente o pedido e no a ao; CARACTERISTICAS FORMAL: deve observar requisitos ART. 840, CLT; ART. 282, CPC.

-Delimita, se estabelece os limites da lide -todo pedido deve ser explicito; -os pedidos podem ser sucessivos: Ex.: eu quero isso, mas se no for possvel, eu quero aquilo -Valor da causa: primeiro objetivo: seja fixado o valor das custas processuais e dizer sob qual rito ser a petio;
Art. 840 - A reclamao poder ser escrita ou verbal. 1 - Sendo escrita, a reclamao dever conter a designao do Presidente da Junta, ou do juiz de direito a quem for dirigida, a qualificao do reclamante e do reclamado, uma breve exposio dos fatos de que resulte o dissdio, o pedido, a data e a assinatura do reclamante ou de seu representante. 2 - Se verbal, a reclamao ser reduzida a termo, em 2 (duas) vias datadas e assinadas pelo escrivo ou secretrio, observado, no que couber, o disposto no pargrafo anterior. Art. 460. defeso ao juiz proferir sentena, a favor do autor, de natureza diversa da pedida, bem como condenar o ru em quantidade superior ou em objeto diverso do que Ihe foi demandado.

- Endereamento - Qualificao das partes - Breve exposio dos fatos de que resultem o pedido - Do pedido e o Princpio da Extrapetio: OBS: Autorizado por lei, o juiz pode
condenar em parcela no pedida na reclamao inicial - Pedidos implcitos so os que decorrem da prpria procedncia do pedido, como os juros e correo monetria e os honorrios advocatcios. - Cumulao de pedidos: Art. 292 do CPC: Art. 292. permitida a cumulao, num nico processo, contra o mesmo ru, de vrios pedidos, ainda que entre eles no haja conexo. - Pedidos alternativo e sucessivo - Do Valor da Causa (OJ 155~SDI 2 TST). - Impugnao do valor atribudo causa: CPC, art. 261: Art. 261. O ru poder impugnar, no prazo da contestao, o valor atribudo causa pelo autor. A impugnao ser autuada em apenso, ouvindo-se o autor no prazo de 5 (cinco) dias. Em seguida o juiz, sem suspender o processo, servindo-se, quando necessrio, do auxlio de perito, determinar, no prazo de 10 (dez) dias, o valor da causa. - Requisitos no exigidos na Petio Inicial trabalhista: Requerimento de produo de provas, pois estas so produzidas em audincia (Arts. 787 e 845 da CLT); Requerimento de

citao do reclamado, pois a notificao inicial realizada automaticamente por ato do Diretor de Secretaria, art. 841 da CLT. - Da emenda e aditamento da inicial Aplicam-se os artigos 264 e 294 do CPC. - Indeferimento da petio inicial (Smula 263/TST).
Art. 264. Feita a citao, defeso ao autor modificar o pedido ou a causa de pedir, sem o consentimento do ru, mantendo-se as mesmas partes, salvo as substituies permitidas por lei.

Art. 294. Antes da citao, o autor poder aditar o pedido, correndo sua conta as custas acrescidas em razo dessa iniciativa.

OJ 155 SDI-2
Atribudo o valor da casa na inicial da ao rescisria ou do mandado de segurana e no havendo impugnao, nos termos do art. 261 do CPC, defeso ao Juzo major-lo de ofcio, ante a ausncia de amparo legal. Inaplicvel, na hiptese, a Orientao Jurisprudencial da SBDI-2 n 147 e o art. 2, II, da Instruo Normativa n 31 do TST. N 147 O valor da causa, na ao rescisria de sentena de mrito advinda de processo de conhecimento, corresponde ao valor da causa fixado no processo originrio, corrigido monetariamente. No caso de se pleitear a resciso de deciso proferida na fase de execuo, o valor da causa deve corresponder ao montante da condenao.

Smula 263

Salvo nas hipteses do art. 295 do CPC, o indeferimento da petio inicial, por encontrar-se desacompanhada de documento indispensvel propositura da ao ou no preencher outro requisito legal, somente cabvel se, aps intimada para suprir a irregularidade em 10 (dez) dias, a parte no o fizer.
Acesso justia pleno e deve ser concretizado; Deve-se anexar os documentos comprobatrios na petio inicial ART. 787, CLT. Art. 787 - A reclamao escrita dever ser formulada em
2 (duas) vias e desde logo acompanhada dos documentos em que se fundar.

-Se se reclama contra A, B e C, tem que ser uma via para cada reclamado mais uma; Os documentos podem ser juntados posteriormente, desde que o julgador defira com vista parte contrria. Obs: CONCILIAO Art. 625-D. Qualquer demanda de natureza trabalhista ser
submetida Comisso de Conciliao Prvia se, na localidade da prestao de servios, houver sido instituda a Comisso no mbito da empresa ou do sindicato da categoria. Art. 625-E. Aceita a conciliao, ser lavrado termo assinado pelo empregado, pelo empregador ou seu proposto e pelos membros da Comisso, fornecendo-se cpia s partes.

DESISTNCIA: 4o Depois de decorrido o prazo para a resposta, o autor no poder, sem


o consentimento do ru, desistir da ao. Art. 36. A parte ser representada em juzo por advogado legalmente habilitado. Ser-lhe- lcito, no entanto, postular em causa prpria, quando tiver habilitao legal ou, no a tendo, no caso de falta de advogado no lugar ou recusa ou impedimento dos que houver. Art. 38. A procurao geral para o foro, conferida por instrumento pblico, ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, salvo para receber citao inicial, confessar, reconhecer a procedncia do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ao, receber, dar quitao e firmar compromisso.

UNIDADE 9 DESPESAS PROCESSUAIS Despesas so gneros; Depsito no despesa, depsito garantia; no decorre de uma despesa, uma garantia do juzo para um possvel cumprimento de sentena; gerado em funo do processo; CUSTAS E EMOLUMENTOS ARTS. 789 a 790, CLT custas so despesas processuais alusivas movimentao do processo reguladas pelos artigos 789 a 790;
Art. 789. Nos dissdios individuais e nos dissdios coletivos do trabalho, nas aes e procedimentos de competncia da Justia do Trabalho, bem como nas demandas propostas perante a Justia Estadual, no exerccio da jurisdio trabalhista, as custas relativas ao processo de conhecimento incidiro base de 2% (dois por cento), observado o mnimo de R$ 10,64 (dez reais e sessenta e quatro centavos) e sero calculadas: (Redao dada pela Lei n 10.537, de 27.8.2002) I quando houver acordo ou condenao, sobre o respectivo valor; (Redao dada pela Lei n 10.537, de 27.8.2002) II quando houver extino do processo, sem julgamento do mrito, ou julgado totalmente improcedente o pedido, sobre o valor da causa; (Redao dada pela Lei n 10.537, de 27.8.2002) III no caso de procedncia do pedido formulado em ao declaratria e em ao constitutiva, sobre o valor da causa; (Redao dada pela Lei n 10.537, de 27.8.2002) IV quando o valor for indeterminado, sobre o que o juiz fixar. (Redao dada pela Lei n 10.537, de 27.8.2002) 1 As custas sero pagas pelo vencido, aps o trnsito em julgado da deciso. No caso de recurso, as custas sero pagas e comprovado o recolhimento dentro do prazo recursal. (Redao dada pela Lei n 10.537, de 27.8.2002) 2 No sendo lquida a condenao, o juzo arbitrar-lhe- o valor e fixar o montante das custas processuais. (Redao dada pela Lei n 10.537, de 27.8.2002)
o o

3 Sempre que houver acordo, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber em partes iguais aos litigantes. (Redao dada pela Lei n 10.537, de 27.8.2002) 4 Nos dissdios coletivos, as partes vencidas respondero solidariamente pelo pagamento das custas, calculadas sobre o valor arbitrado na deciso, ou pelo Presidente do Tribunal. Art. 790. Nas Varas do Trabalho, nos Juzos de Direito, nos Tribunais e no Tribunal Superior do Trabalho, a forma de pagamento das custas e emolumentos obedecer s instrues que sero expedidas pelo Tribunal Superior do Trabalho. (Redao dada pela Lei n 10.537, de 27.8.2002) 1 Tratando-se de empregado que no tenha obtido o benefcio da justia gratuita, ou iseno de custas, o sindicato que houver intervindo no processo responder solidariamente pelo pagamento das custas devidas. (Redao dada pela Lei n 10.537, de 27.8.2002) 2 No caso de no-pagamento das custas, far-se- execuo da respectiva importncia, segundo o procedimento estabelecido no Captulo V deste Ttulo.(Redao dada pela Lei n 10.537, de 27.8.2002) 3 facultado aos juzes, rgos julgadores e presidentes dos tribunais do trabalho de qualquer instncia conceder, a requerimento ou de ofcio, o benefcio da justia gratuita, inclusive quanto a traslados e instrumentos, queles que perceberem salrio igual ou inferior ao dobro do mnimo legal, ou declararem, sob as penas da lei, que no esto em condies de pagar as custas do processo sem prejuzo do sustento prprio ou de sua famlia.
o o o o

Obs.: no confundir com depsitos recursais, emolumentos, honorrios; So calculadas em 2%; custas no valor mnimo de R$ 10,64; O valor da petio inicial tem que ser razovel ao que se est pedindo, no pode ser inferior nem superior; H deferimento para o no pagamento das despesas para os juridicamente pobres; O reclamante paga as custas se o pedido for totalmente improcedente; -Vencido o empregador se o pedido for julgado procedente ou parcialmente procedente; -Custas sero pagas aps o trnsito em julgado da deciso. Ex.: esperou 8 dias e no houve recurso, paga-se as custas; Custas so um dos componentes do preparo; As custas devem ser pagas e comprovadas perante a vara do trabalho dentro do prazo; no h a necessidade de interpor o recurso com o preparo, pode interpor o recurso no 1 dia e o preparo (custas) posteriormente, desde que no prazo recursal (oito dias). No dissdio coletivo se um pagar as custas a todos se aproveitar; Art. 790, CLT: recolhidas em DARF* ASSISTNCIA JUDICIRIA GRATUITA: dispensa e iseno no se confundem;

DL 779/69 Unio e Estados no so dispensados, so ISENTOS, dispensa quando devida, mas por alguma razo prevista em lei no so pagas 1060/50; facultado aos juzes estender a dispensa aos rus, desde que comprovada a sua necessidade; LEI 5584/70, ART. 14 Basta a declarao de que juridicamente pobre, que se tem a presuno de veracidade; j autoriza o magistrado a deferir a gratuidade; Smula 25, TST, 36 e 53 - A parte vencedora na primeira instncia, se vencida na segunda, est obrigada,
independentemente de intimao, a pagar as custas fixadas na sentena originria, das quais ficara isenta a parte ento vencida. - Nas aes plrimas, as custas incidem sobre o respectivo valor global. -O prazo para pagamento das custas, no caso de recurso, contado da intimao do clculo.

HONORRIOS ADVOCATCIOS so devidos quando h a assistncia sindical; Smula 219, TST; OJ 331 desnecessrio a outorga de poderes especiais para declarar que o cliente juridicamente pobre; Art. 790-B- HONORRIOS PERICIAIS responsabilidade da parte que ficou vencida, da parte que necessita de percia; Smula 341, responsabilidade para o pagamento dos honorrios advocatcios e periciais; OJ 198, 387; - A indicao do perito assistente faculdade da parte, a qual deve responder pelos
respectivos honorrios, ainda que vencedora no objeto da percia. A Unio responsvel pelo pagamento dos
de perito quando a parte sucumbente beneficiria da assistncia judiciria gratuita. no objeto da honorrios percia for

Art. 789-A. No processo de execuo so devidas custas, sempre de responsabilidade do executado e pagas ao final.

- Os emolumentos sero suportados pelo Requerente.


Art. 790-A. So isentos do pagamento de custas, alm dos beneficirios de justia gratuita: (Includo pela Lei n 10.537, de 27.8.2002) I a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios e respectivas autarquias e fundaes pblicas federais, estaduais ou municipais que no explorem atividade econmica; (Includo pela Lei n 10.537, de 27.8.2002) II o Ministrio Pblico do Trabalho. (Includo pela Lei n 10.537, de 27.8.2002) Pargrafo nico. A iseno prevista neste artigo no alcana as entidades fiscalizadoras do exerccio profissional, nem exime as pessoas jurdicas referidas no inciso I da obrigao de

reembolsar as despesas judiciais realizadas pela parte vencedora. (Includo pela Lei n 10.537, de 27.8.2002) Art. 790-B. A responsabilidade pelo pagamento dos honorrios periciais da parte sucumbente na pretenso objeto da percia, salvo se beneficiria de justia gratuita.

UNIDADE 10 CITAO NO PROCESSO DO TRABALHO ART. 841, CLT recebida e protocolada a petio inicial, enviar segundo via em at 48h ao reclamado, notificando-o e cientificando-o ao mesmo tempo; Chamamento do ru ao processo, no tendo o ru, necessariamente, que apresentar contestao, defesa, apenas para dar cincia, apresentando defesa somente se quiser; notificando-o ao mesmo tempo = citando-o; Notificao pode ter duas naturezas: 1) citao; 2) intimao; AUDIENCIA DE JULGAMENTO: com a concepo de se resolver tudo de uma s vez; Em cinco dias: tempo razovel, mnimo, para que o reclamado junte toda a documentao necessria para a audincia; A contestao apresentada na audincia inaugural; Citao via postal: notificao com natureza de citao, recebendo uma 2 via da petio inicial; Smula 16, TST: presumida (a notificao) recebida em at 48h; Entes pblicos tem prerrogativas de notificao pessoal; se aperfeioa com a entrega do autos; O procurador do trabalho e o procurador da unio tero pleno acesso ao processo (processo eletrnico); Com o processo eletrnico no h que se falar em notificao pessoal (est em mudana a notificao pessoal, para a intimao eletrnica); DL 779/69 entes de direito publico tem prazo em qudruplo; Cinco dias para os entes multiplicado por quatro, ou seja, vinte dias, para a elaborao de defesa, juntada de documentos, etc.; A notificao se d tambm por meio eletrnico; Citao inicial somente com a entrega da segunda via da petio inicial; A citao se aperfeioa apenas com a entrega, no necessariamente diretamente ao reclamado, basta que chegue ao local, ao endereo correto;

Se mandou notificar e mudou-se ou o endereo no existir, se no apresentar novo endereo, submeter-se- pena de arquivamento do processo; ART. 843, CLT trata de execuo. Art. 843 - Na audincia de julgamento
devero estar presentes o reclamante e o reclamado, independentemente do comparecimento de seus representantes salvo, nos casos de Reclamatrias Plrimas ou Aes de Cumprimento, quando os empregados podero fazer-se representar pelo Sindicato de sua categoria.

- Presume-se recebida a notificao 48 (quarenta e oito) horas depois de sua


postagem. O seu no-recebimento ou a entrega aps o decurso desse prazo constitui nus de prova do destinatrio.

UNIDADE 11 AUDINCIA Concepo inicial de que tudo foi feito para terminar em uma nica audincia; Audincia trabalhista no uma, depende do grau de dificuldade do processo; na audincia que so produzidos os atos processuais mais importantes do processo. So sete: 1) Tentativa de conciliao: obrigatria em dois momentos: na audincia inaugural e aps as razes onde o juiz encerra; 2) Produo de defesa pelo reclamado; 3) Juntada de documentos: o reclamante tambm pode juntar documentos; 4) Depoimento, interrogatrio das partes quando h confisso deixa o processo de ser litigioso; 5) Inquirio de testemunhas: depoimento das testemunhas 6) Alegaes finais: momento oportuno que se d para que as partes se manifestem antes do ltimo momento (julgamento); 7) Julgamento; No aspecto prtico a audincia no uma; ART. 849 admite que a audincia seja desmembrada; Normalmente a audincia se d em trs sesses: 1) Audincia inaugural (se houver conciliao, elabora-se o termo de conciliao e encerra-se o processo); 2) Se no houver conciliao, recebe a defesa e designa uma nova data para a audincia de instruo e julgamento Smula 74. No mesmo

momento as partes j esto cientes e se no comparecerem j esto cientes sob pena de confisso e revelia; obrigatrio avisar a nova data. -Na audincia de instruo: ouvir testemunhas e inquirir as partes; se achar suficiente encerra a instruo processual e a possibilidade das partes fazerem alegaes finais e aps as razes (facultadas), far o juiz o julgamento. Se quiser pode prolatar a sentena, mas normalmente designar uma nova sesso; tem o prazo de 10 dias para prolatar a deciso; -Se as partes estiverem presentes, poder colocar na ata que as partes esto cientes da audincia de julgamento. Smula 197, TST; 3) Audincia de julgamento; Na audincia inaugural: se no houver comparecimento: ART. 844 DO RECLAMANTE: haver o arquivamento dos autos do processo; DO RECLAMADO: importa revelia e confisso quanto matria do fato; Revelia no processo civil: ausncia de defesa; Revelia no processo do trabalho: ausncia do reclamado onde poderia apresentar defesa; Revelia no pena: o reclamado no comparece, no podendo oferecer defesa; confisso conseqncia da revelia; Designa-se a audincia de julgamento, mas normalmente no acontece, pode publicar, mas se na audincia de instruo as partes ficarem cientes da data e hora da audincia de julgamento, o prazo j comea a correr no primeiro dia til subseqente ao dia da audincia de julgamento. No h nenhuma penalidade para as partes que no comparecem a audincia de julgamento; Se ficar ciente do dia e hora, j comea a correr o prazo para o recurso (aps o primeiro dia til aps a publicao); ART. 813 audincias devem ser entre 8h e18h dos dias teis; ART. 765, CLT; As audincias so pblicas; qualquer um pode assistir, salvo se houver matria que corra em segredo de justia; Segredo de justia normalmente se refere a documentos, sigilo bancrio, mas pode haver matrias que envolvam matria familiar, constrangimento; OJ 145, TST; Quanto a atraso, se antes de concludo o ato processo a parte comparecer vlido, estando o ato processual em concurso, vlido;

Parmetros objetivos: 1) No h tolerncia; 2) o ato processual estiver em curso; ART. 815, nico: ao juiz concedido o prazo de 15 minutos para comear a audincia, se em at 15 minutos o juiz no comparecer, ir vara e certificar que no houve comparecimento do juiz; Principio jus postulandi, as partes podem acompanhar o processo Se no houver comparecimento do advogado e o juiz perceber que prejudicial parte, pode o juiz designar uma nova audincia, mas nada impede que a audincia prossiga, deve-se analisar caso a caso.
1. Atos mais importantes: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. tentativa de conciliao; defesa do reclamado; juntada de documentos; depoimento das partes; inquirio de testemunhas; alegaes finais; e, julgamento.

Art. 849 - A audincia de julgamento ser contnua; mas, se no for possvel, por motivo de fora maior, conclu-la no mesmo dia, o juiz ou presidente marcar a sua continuao para a primeira desimpedida, independentemente de nova notificao.

N 122 Para elidir a revelia o atestado mdico deve declarar expressamente a impossibilidade de locomoo do empregador ou seu preposto, no dia da audincia.
Audincia (sesso) de publicao do julgamento.

a) comparecimento das partes (no obrigatrio); b) disponibilizao da sentena s partes; c) publicao da intimao da sentena no DJ eletrnico; d) prazo para recurso (Smula 197/TST).
O prazo para recurso da parte que, intimada, no comparecer audincia em prosseguimento para a prolao da sentena conta-se de sua publicao.
Inexiste previso legal tolerando atraso no horrio de comparecimento da parte na audincia.

UNIDADE 12 CONCILIAO obrigatria em dois momentos: ART. 846, 850 abertura da audincia e aps as razes finais; Principio da instrumentalidade das formas * Objetivo: alcanar a paz social atravs de uma justa composio;

No arbitrria; a conscincia das partes de chegar a um senso comum, fazendo uma juscomposio da lide; Nem todo acordo expressa conciliao, na maioria das vezes, no acordo no h conciliao; Conciliao possvel em qualquer fase do processo, em qualquer rito; No incomum determinadas empresas que usam a lide simulada; LIDE SIMULADA: a reclamada vai pagar em juzo subtraindo direitos dos empregados, dando quitao ao contrato de trabalho extinto, no podendo mais o reclamante reclamar os direitos subtrados; Irrecorribilidade da conciliao: ART. 831, 1: o termo que for lavrado na conciliao irrecorrvel; ART. 836 s poder ser atacada, conciliao homologada mediante ao rescisria; Smula 259, TST; S por ao rescisria impugnvel o termo de conciliao
previsto no pargrafo nico do art. 831 da CLT.

Custas: se no houver estabelecimentos, custas meio a meio; possvel uma conciliao parcial, tanto individual, quanto em litisconsortes ativos ou passivos; Descumprimentos do ajuste: ART. 846 - se houver o descumprimento de uma parcela, vence as demais; Termo de conciliao ART. 876 titulo executivo judicial, tem fora de uma sentena transitada em julgado; Acordos no homologados pela justia: o juiz do trabalho no obrigado a homologar acordos; Smula 418,TST: homologao de acordo facultativa;
Art. 852-E. Aberta a sesso, o juiz esclarecer as partes presentes sobre as vantagens da conciliao e usar os meios adequados de persuaso para a soluo conciliatria do litgio, em qualquer fase da audincia.
Art. 862 - Na audincia designada, comparecendo ambas as partes ou seus representantes, o Presidente do Tribunal as convidar para se pronunciarem sobre as bases da conciliao. Caso no sejam aceitas as bases propostas, o Presidente submeter aos interessados a soluo que lhe parea capaz de resolver o dissdio. Art. 863 - Havendo acordo, o Presidente o submeter homologao do Tribunal na primeira sesso. Art. 846 - Aberta a audincia, o juiz ou presidente propor a conciliao. (Redao dada pela Lei n 9.022, de 5.4.1995) 1 - Se houver acordo lavrar-se- termo, assinado pelo presidente e pelos litigantes, consignando-se o prazo e demais condies para seu cumprimento. (Includo pela Lei n 9.022, de 5.4.1995)

2 - Entre as condies a que se refere o pargrafo anterior, poder ser estabelecida a de ficar a parte que no cumprir o acordo obrigada a satisfazer integralmente o pedido ou pagar uma indenizao convencionada, sem prejuzo do cumprimento do acordo.

Art. 850 - Terminada a instruo, podero as partes aduzir razes finais, em prazo no excedente de 10 (dez) minutos para cada uma. Em seguida, o juiz ou presidente renovar a proposta de conciliao, e no se realizando esta, ser proferida a deciso. Art. 876 - As decises passadas em julgado ou das quais no tenha havido recurso com efeito suspensivo; os acordos, quando no cumpridos; os termos de ajuste de conduta firmados perante o Ministrio Pblico do Trabalho e os termos de conciliao firmados perante as Comisses de Conciliao Prvia sero executada pela forma estabelecida neste Captulo.

4 - O pagamento a que fizer jus o empregado ser efetuado no ato da homologao da resciso do contrato de trabalho, em dinheiro ou em cheque visado, conforme acordem as partes, salvo se o empregado fr analfabeto, quando o pagamento smente poder ser feito em dinheiro.
A concesso de liminar ou a homologao de acordo constituem faculdade do juiz, inexistindo direito lquido e certo tutelvel pela via do mandado de segurana.

UNIDADE 13 ELISO DA REVELIA Citao invlida ou nulidade de citao; Ausncia justificada do reclamado ou de seu preposto Smula 122, TST;
Para elidir a revelia o atestado mdico deve declarar expressamente a impossibilidade de locomoo do empregador ou seu preposto, no dia da audincia.

Situao de um atestado medico que comprove a impossibilidade de locomoo. Ex.: doenas infectocontagiosas desde as mais simples como conjuntivite at as mais graves; Exceo de competncia: 799 a 802, CLT argida, normalmente, em petio separada. Pode ser: Relativa: competncia em razo do lugar; Absoluta: em razo da matria ou pessoa; Incompetncia interrompe o curso do processo; ART. 801, ; 135, CPC; DEFESA DO RECLAMADO: 847, CLT: na contestao: contestar todos os pedidos sob pena de ser considerado devido; ponto incontroverso; Defesa normalmente escrita. H dois tipos de defesa: 1) defesa contra o processo: situaes do ART. 301 E 304, CPC, onde o reclamado pode alegar uma das situaes do 301 OU 304; impugnao ao valor da causa, por exemplo;

Art. 301. Compete-lhe, porm, antes de discutir o mrito, alegar: (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) I - inexistncia ou nulidade da citao; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) II - incompetncia absoluta; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) III - inpcia da petio inicial; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) IV - perempo; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) V - litispendncia; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) Vl - coisa julgada; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) VII - conexo; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) Vlll - incapacidade da parte, defeito de representao ou falta de autorizao; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) IX - conveno de arbitragem; (Redao dada pela Lei n 9.307, de 1996) X - carncia de ao; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) Xl - falta de cauo ou de outra prestao, que a lei exige como preliminar. Art. 304. lcito a qualquer das partes argir, por meio de exceo, a incompetncia (art. 112), o impedimento (art. 134) ou a suspeio (art. 135).

2) defesa do mrito: prejudiciais do mrito prescrio ou decadncia; no mrito no h preliminar. Art. 219, 5, CPC: matria no pacificada no direito do trabalho; Professor tem defendido que a aplicao da prescrio de oficio, pelo juiz possvel, no fere aos direitos dos trabalhadores, mas no se pode surpreender. Se for hiptese de prescrio de oficio, intima-se as parte. Mas ainda discutido. Contestao deve ser articulada e clara, direta; item a item; Fatos no contestados so ditos como vlidos; contestar os argumentos, os fatos, os pedidos; Com a defesa se apresenta a compensao ou reteno ART. 767, CLT; Smula 48, TST; A compensao s poder ser argida com a contestao. COMPENSAO: dbito e credito com a mesma natureza. Ex. empregado tem 25 dias de saldo de salrio, o empregador concorda, mas afirma que o empregado pediu um vale dos 30 dias e pede que a divida seja compensada; RETENO: Ex.: empregado recebe um instrumento de trabalho, vai embora e no devolve;

Ambas devem ser argidas (compensao ou reteno) na contestao conforme 767; s pode ser utilizada pelo reclamado; A contestao deve ser apresentada na audincia inaugural; Prazo para os entes pblicos contado em qudruplo; RECONVENO: um contra ataque contra o autor no processo j existente; ex.: empregado pede verbas rescisrias e o empregador alega que o empregado deve muito mais do que pediu; Se regula pelo CPC, ART. 315; Impossibilidade no processo de execuo; Oportunidade junto com a defesa; uma ao autnoma, mas corre junto com o processo j existente, so duas lides diferentes; O objeto da reconveno dever ser obrigatoriamente decorrente da relao de trabalho; tem que decorrer da condio de empregado e empregador;
- No processo do trabalho, considerando-se que a defesa apresentada em audincia e o disposto no art. 844 da CLT, segundo Mauro Schiavi, conceitua-se revelia como sendo a ausncia do reclamado, imotivadamente, regularmente notificado, audincia em que poderia apresentar resposta.

1. antes da sentena, se o reclamado revel tiver advogado constitudo, deve ser intimado dos atos processuais anteriores deciso final; 2. mesmo no tendo advogado constitudo, o reclamado revel deve ser notificado pessoalmente da sentena, nos termos do art. 852 da CLT; 3. julgamento antecipado da lide (art. 330, II, do CPC); 4. presuno de veracidade dos fatos afirmados pelo reclamante (CLT, art. 844). 1.3 Hipteses de eliso da revelia: I nulidade de citao; II ausncia justificada do reclamado ou seu preposto (Smula n 122 do TST).
Na Justia do Trabalho, as decises interlocutrias somente ensejam recurso imediato quando suscetveis de impugnao mediante recurso para o mesmo Tribunal ou na hiptese de acolhimento de exceo de incompetncia, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juzo excepcionado, consoante disposto no art. 799, 2, da CLT.

d) Defesa do Mrito: I prejudiciais de mrito: prescrio e decadncia (CPC, art. 269, IV). - prescrio: pronncia de ofcio (CPC, art. 219, 5). II contestao articulada e direta (item a item) contra os fatos, as teses jurdicas, os argumentos e os pedidos (CPC, art. 302)

III compensao e reteno (CLT, art. 767 e Smulas ns. 48 e 18 do TST) IV prazo para a defesa (CLT, art.841e DL 779/69):

UNIDADE 14 INVERSO DO ONUS DA PROVA ART. 852-D: Art. 852-D. O juiz dirigir o processo com liberdade para
determinar as provas a serem produzidas, considerado o nus probatrio de cada litigante, podendo limitar ou excluir as que considerar excessivas, impertinentes ou protelatrias, bem como para apreci-las e dar especial valor s regras de experincia comum ou tcnica.

Momento de proposio de provas; Art. 282, VI, CPC; A petio inicial indicar:
demonstrar a verdade dos fatos alegados;

VI - as provas com que o autor pretende

Prova preclusa, no h nada que se faa a respeito; Para que o juiz indefira a prova, h a necessidade de outra prova; ART. 829, CLT mesmo contradita a testemunha pode ser ouvida, como informante; *Testemunha que morreu ... Objeto da prova: provar fatos relevantes, controvertidos e determinados; fato pertinente, saber se o fato tem pertinncia com a lide; Existem fatos que independem de prova ART. 334, CPC;
Art. 334. No dependem de prova os fatos: I - notrios; II - afirmados por uma parte e confessados pela parte contrria; III - admitidos, no processo, como incontroversos; IV - em cujo favor milita presuno legal de existncia ou de veracidade.

Deve provar levando a prova aos autos; Modalidade probatrias: ART. 848 terminada a defesa, seguir-se- a instruo do processo; Meios de prova mais comuns: interrogatrio da parte com o objetivo de confisso; Art. 848 - Terminada a defesa, seguir-se- a instruo do processo,
podendo o presidente, ex officio ou a requerimento de qualquer juiz temporrio, interrogar os litigantes.

Interrogatrio nunca vai beneficiar a parte que est sendo interrogada; Confisso pode vir judicialmente; Percia;

Prova testemunhal e documental; Documentos devem ser originais ou o advogado declarar autenticidade,desde que no haja impugnao; Testemunha: ART. 825, CLT a parte deve apresentar, tempestivamente, um rol de testemunhas, com endereo, nome completo, telefone, RG, CPF. Smula 357, TST no h impedimentos contra testemunha; No torna
suspeita a testemunha o simples fato de estar litigando ou de ter litigado contra o mesmo empregador.

Quantidade de testemunhas Admite-se a prova emprestada; O juiz pode depor, mas no processo em que depor estar impedido, exceto em caso de inspeo judicial; Prova pericial, ordem de inquirio: 1 testemunhas do autor; Se o juiz autorizar o advogado pode fazer perguntas diretas s testemunhas, mas normalmente no se faz; ART. 195 casos de periculosidade e insalubridade, cabe-se percia; O juiz no est ad strito ao laudo pericial, no est vinculado ao laudo ART. 436, CLT. DAS PROVAS Princpios inerentes prova. Tipos de prova: ART. 332, CPC; Podem existir vrios tipos de prova. Todos os meios so legais, podem ser considerados como provas; PRINCIPIOS: NECESSIDADE DA PROVA: a prova precisa ser necessria, tem que ter necessidade de prova; LICITUDE DA PROVA: a prova deve ser lcita; CONTRADITRIO E AMPLA DEFESA; IMEDIATIVIDADE DA PROVA: toma a prova em melhores condies* ORALIDADE: concentrao dos atos processuais; celeridade; AQUISIO PROCESSUAL: prova produzida pertencente ao processo; testemunha indicada pelo reclamante, mas do juzo; LIVRE CONVENCIMENTO MOTIVADO: o juiz livre para apreciar a prova, mas tem que ser motivado; BUSCA DA VERDADE REAL: 765, CLT: ampla liberdade no processo; UNIDADE DA PROVA: a prova no pode ser analisada separadamente; IN DUBIO PRO BISERO: distribuio do encargo probatrio; na duvida favorecer ao empregado, porm h divergncias sobre esse entendimento; ART. 333, CPC e 818, CLT.

I - ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; II - ao ru, quanto existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

Art. 818 - A prova das alegaes incumbe parte que as fizer.

nus do empregador que conta com mais de 10 (dez) empregados o registro da jornada de trabalho na forma do art. 74, 2, da CLT. A no apresentao injustificada dos controles de freqncia gera presuno relativa de veracidade da jornada de trabalho, a qual pode ser elidida por prova em contrrio.

Fatos que independem de prova (CPC, art. 334).


5.3 - Do direito que carece de prova (CPC, art. 337).

a) acordos; b) convenes coletivas; c) regulamento da empresa; d) tratados e convenes internacionais.


6.5 Confisso

6.5.1 Espcies de confisso: I - judicial: a) espontnea ou voluntria; b) provocada (por depoimento pessoal); c) fictcia (ficta confessio) ou tcita (Smula n 74/TST).
I - Aplica-se a pena de confisso parte que, expressamente intimada com aquela cominao, no comparecer audincia em prosseguimento, na qual deveria depor. (ex-Smula n 74 - RA 69/1978, DJ 26.09.1978) II - A prova pr-constituda nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confisso ficta (art. 400, I, CPC), no implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores.

II - Extrajudicial (CPC, art. 353) fora do Juzo.


Art. 353. A confisso extrajudicial, feita por escrito parte ou a quem a represente, tem a mesma eficcia probatria da judicial; feita a terceiro, ou contida em testamento, ser livremente apreciada pelo juiz.

6.6 -Documento (CLT, art. 830 e CPC arts. 364/389).

-Exigncia de documentos escritos: - CLT, arts. 59, 74,141, 392 e 464. Momento de produo da prova documental: a) regra geral: com a inicial ou com a contestao; b) exceo: CPC, art. 397 e Smula n 08/TST;
A juntada de documentos na fase recursal s se justifica quando provado o justo impedimento para sua oportuna apresentao ou se referir a fato posterior sentena.

c) - reabertura da instruo processual.

UNIDADE 15 SENTENA

Requisitos estruturais e essenciais; Trs pilares: relatrio, fundamentao ou motivao, dispositivo ou concluso; Fundamentao: base intelectual, desenvolver todo o raciocnio acerca da situao ftica; Dispositivo deve guardar sintonia com a fundamentao; A concluso pode estar no espao geogrfico da fundamentao; Requisitos complementares 832, CLT
Da deciso devero constar o nome das partes, o resumo do pedido e da defesa, a apreciao das provas, os fundamentos da deciso e a respectiva concluso.

Pode haver procedncia integral, parcial ou improcedncia; Podem ser ainda liquidas ou iliquidas; Rito sumarssimo: pedidos lquidos, sentena liquida; Smula 197, TST; O prazo para recurso da parte que, intimada, no comparecer
audincia em prosseguimento para a prolao da sentena conta-se de sua publicao.

Correo e integrao da sentena: se houver trnsito em julgado de erro material no h possibilidade de se alegar posteriormente; Quando h vicio na sentena, omisso (no apreciou um dos pedidos), contradio (fundamentou de um jeito e concluiu de outra), obscuridade (quando fala, fala e no fala nada), podem ser esses vcios sanados por meio de embargos de declarao;
Art. 852-I. A sentena mencionar os elementos de convico do juzo, com resumo dos fatos relevantes ocorridos em audincia, dispensado o relatrio.
Art. 469. No fazem coisa julgada: I - os motivos, ainda que importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentena; Il - a verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentena; III - a apreciao da questo prejudicial, decidida incidentemente no processo.

1 - A notificao ser feita em registro postal com franquia. Se o reclamado criar embaraos ao seu recebimento ou no for encontrado, far-se- a notificao por edital, inserto no jornal oficial ou no que publicar o expediente forense, ou, na falta, afixado na sede da Junta ou Juzo. Art. 463. Publicada a sentena, o juiz s poder alter-la: (Redao dada pela Lei n 11.232, de 2005) I - para Ihe corrigir, de ofcio ou a requerimento da parte, inexatides materiais, ou Ihe retificar erros de clculo; II - por meio de embargos de declarao.

Art. 833 - Existindo na deciso evidentes erros ou enganos de escrita, de datilografia ou de clculo, podero os mesmos, antes da execuo, ser corrigidos, ex officio, ou a requerimento dos interessados ou da Procuradoria da Justia do Trabalho. Art. 897-A Cabero embargos de declarao da sentena ou acrdo, no prazo de cinco dias, devendo seu julgamento ocorrer na primeira audincia ou sesso subseqente a sua apresentao, registrado na certido, admitido efeito modificativo da deciso nos casos de omisso e contradio no julgado e manifesto equvoco no exame dos pressupostos extrnsecos do recurso. Art. 535. Cabem embargos de declarao quando: (Redao dada pela Lei n 8.950, de 1994) I - houver, na sentena ou no acrdo, obscuridade ou contradio; (Redao dada pela Lei n 8.950, de 1994) II - for omitido ponto sobre o qual devia pronunciar-se o juiz ou tribunal.

6 Coisa julgada. 6.1 Conceito


a) Modernamente, a coisa julgada deixa de ser mero efeito e passa a ser concebida como qualidade especial da sentena, que, por fora de lei, a torna imutvel e indiscutveis as questes decididas dentro ou fora do processo. Na verdade, a coisa julgada que produz efeitos dentro (coisa julgada formal) ou fora do processo (coisa julgada material). (LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de Direito Processual do Trabalho. 8 ed. So Paulo: LTr, 2010, p. 661).

Anda mungkin juga menyukai