Anda di halaman 1dari 8

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CINCIAS JURIDICAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO

RESTITUIO CONCEITO O Cdigo Civil Brasileiro, inspirado nas espcies de obrigaes do Direito Romano (dare, facere e praestare, includo o no facere), dividiu-as, quanto ao seu objeto, em trs modalidades: obrigao de dar (coisa certa ou incerta) e de fazer, positivas, e a de no fazer, negativa. Para o Direito Brasileiro a restituio diz respeito obrigao de dar coisa certa. Quem restitu, d, porm no d o que seu, e sim o que de propriedade ou posse do credor, ou de terceiro a quem o credor transferiu a coisa. A obrigao de dar coisa certa inclu tudo que nela se contm. O Cdigo Civil (art. 92) conceitua coisa principal como a coisa que existe sobre si, abstrata ou concretamente, ou seja, que no depende de outra, enquanto a acessria a coisa cuja existncia depende da principal. DIFERENA ENTRE A OBRIGAO DE DAR E DE RESTITUIR A obrigao de restituir no se identifica com a obrigao de dar, pois presume que j houve a entrega. A diferena entre a obrigao de dar e a obrigao de restituir que a coisa na obrigao de restituir se encontra legitimamente em poder do obrigado ou devedor, porm, sendo de propriedade do credor, o qual tem um direito real sobre a mesma.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CINCIAS JURIDICAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO

OBRIGAO DE RESTITUIR E DETERIORAO DA COISA As deterioraes que ocorrem com a coisa enquanto dela se faz uso so da responsabilidade daquele que est com a mesma. Ensina Maria Helena Diniz que o devedor dever no s velar pela conservao da coisa certa que deve entregar ao credor (CC, art. 80), mas tambm defend-la contra terceiros, recorrendo, se for necessrio, aos meios judiciais. Pode ocorrer, entretanto, que, por ocasio da entrega da coisa, tenha ela perecido ou deteriorado. Entende-se o perecimento como a perda total do bem. Temos como exemplo um automvel que incendeia completamente, nesse caso, podemos dizer que ele pereceu. O mesmo automvel pode sofrer um pequeno incndio que causa dano ao banco traseiro. Nesse caso, estamos diante de um exemplo de deteriorao, ou, perecimento parcial. O Direito utiliza-se do conceito de culpa, resultando em duas solues distintas em relao ao devedor: se no teve culpa pela perda ou deteriorao da coisa ou se teve culpa. Se a coisa que deve ser restituda se perder ou for destruda antes da restituio, sem culpa do devedor, ser resolvida a obrigao, cabendo ao credor o que seria devido como contraprestao at o dia da perda. A relao se recoloca no estado anterior. A coisa perece, total ou parcialmente, sempre, para o dono. o princpio j existente entre os romanos, segundo a qual res perit domino (a coisa perece para o dono). Ocorrendo culpa do devedor, segue-se a regra da prestao de dar, isto , o credor ter direito ao valor equivalente da coisa mais perdas e danos. Ou seja, o devedor, em vez de prestar a coisa, presta o equivalente mais perdas e danos. O equivalente se refere ao dinheiro. Tambm pode ocorrer o perecimento parcial da coisa. Nesse caso, o credor pode optar pelo equivalente em dinheiro mais 4

perdas e danos ou ento, a aceitar a coisa no estado em que ela se encontra, recebendo tambm a indenizao pelos prejuzos causados. Os casos descritos acima esto previstos no art. 240 assegura a possibilidade da entrega no estado em que se encontrava: Se a coisa restituvel se deteriorar sem culpa do devedor, receb-la- o credor, tal qual se ache, sem direito a indenizao; se por culpa do devedor, observar-se- o disposto no art. 239. O art. 239 refere-se perda por culpa do devedor: Se a coisa se perder por culpa do devedor, responder este pelo equivalente, mais perdas e danos. Observa-se, em resumo, que o devedor est obrigado a restituir a coisa tal qual a recebeu. Se esta se deteriora sem culpa sua, no pode ele ser responsabilizado pelo prejuzo, sofrido exclusivamente pelo dono, isto , pelo credor. Nenhum motivo, jurdico ou moral, poderia ditar soluo diferente. Todavia, se causada a deteriorao por culpa do devedor, que omitiu, por exemplo, o dever de custodiar, cabe-lhe suportar as consequncias de sua desdia. Assiste, neste caso, ao credor direito de exigir o equivalente em dinheiro, podendo optar, todavia, pelo recebimento da coisa, no estado em que se achar, acrescido das perdas e danos, num e noutro caso.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CINCIAS JURIDICAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO

INTRODUO A presente anlise de acrdo pretende demonstrar o tratamento pelo judicirio, mais especificamente do Tribunal Regional Federal da 1 Regio/MA, sobre as questes das obrigaes em geral, principalmente em relao s obrigaes de restituio. Pelos ensinamentos ministrados em aula pelo professor Andr Schmidt de Direito Civil II; a obrigao de restituio a obrigao de dar, devida pelo possuidor ou detentor, por qualquer ttulo, de coisa alheia determinada. De acordo com o artigo 1.219 do CC/02, havendo a restituio e estando o possuidor de boa-f, este ter direito indenizao sobre as benfeitorias necessrias e teis, podendo ainda levantar as mesmas sem detrimento da coisa, quando esta no lhe for paga. Ainda, segundo o mesmo artigo, o possuidor de boa-f ter direito de reteno pelos valores das benfeitorias necessrias e teis. No entanto, o presente trabalho consistir na anlise de deciso do acrdo proferida pelo Exmo.sr. Juiz Federal vio Mozar Jos Ferraz de Novaes.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CINCIAS JURIDICAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO

ANLISE DO ACRDO O acrdo analisado trata-se de apelao cvel interposta contra deciso proferida nos autos de ao de indenizao por mercadoria de origem animal imprpria para consumo, movida pela CONAB Companhia Nacional de Abastecimento contra COPEMA Companhia Industrial de Produtos Agropecurios do Maranho, e que julgou procedente o pedido inicial para conceder a autora, o direito de ressarcimento do valor de 32.554 kg de Charque, cuja a r apela referente ao ressarcimento ora proferido. A deciso condenou ainda, o ru ao pagamento das custas processuais e os honorrios advocatcios, estes arbitrados em 10% sobre o valor da causa, bem como despesas antecipadas no valor de R$ 200,00 (CPC, art. 20 e seguintes). Inconformados com a sentena a r recorreu atravs de apelao. A primeira apelao foi interposta pela r. Mesmo tendo reconhecido a sentena ao ressarcimento dos valores apresentados, a mesma apresentou alegaes de que a autora tinha conhecimento da presena de elementos que tornavam a mercadoria defeituosa e imprpria para consumo. Razo pela qual no h de se perquirir o pagamento pela mercadoria, ferindo ainda os princpios da boaf. Alega ainda a parte r em sua apelao que a autora sabia da presena do gs sulfdrico no charque depositado, alm de torna-lo responsvel pela sua deteriorao, o que a eximiria de culpa, luz dos arts. 1103, 1104 e 866 do antigo Cdigo Civil (arts. 443, 444 e 235 do Cdigo civil de 2002) o que torna a indenizao indevida. PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL 7

FACULDADE DE CINCIAS JURIDICAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO

RELEVNCIA DO ACRDO O acrdo em questo foi escolhido dentre vrios pelo fato de seu interessante contedo. Sua relevncia percebida medida que trata da obrigao de restituir; da necessidade de indenizao pela mercadoria imprpria para consumo. A deciso ainda traz entendimentos doutrinrios, enriquecendo ainda mais a fundamentao. Segundo artigo 235 do CC, uma vez que a r, ao receber o charque, mesmo sabendo da presena de gs sulfdrico, obrigou-se a restituir autora o equivalente transformado em farinha. No presente acrdo, a autora na ao de indenizao por mercadoria requereu direito de indenizao pela farinha de charque que se encontrava na posse da parte r. Tal direito reivindicado encontra-se equiparado no artigo acima transcrito. Segundo o julgador, a lei concede ao adquirente do produto viciada a opo de devolver a coisa, desfazendo o contrato, ou exigir o abatimento no preo (arts. 441 e 442, do CC), mas no o direito de permanecer com a coisa at que esta se deteriore por completo, como fez a apelante. Reforando seu posicionamento, o julgador utilizou como

jurisprudncia: O acrdo referente a responsabilidade civil. Pedido de pagamento do equivalente em dinheiro (anexo neste trabalho).

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CINCIAS JURIDICAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO

CONCLUSO Conclui-se que, apesar da r se eximir de restituir ao autor o seu equivalente em dinheiro, como o caso visto no acrdo, em que se insere nos arts. 441 e 442 tais direitos do ru de desfazer o contrato, mas no de permanecer com a mercadoria at que se deteriore. Por fim, infere-se do presente trabalho que as acesses equiparam-se s restituies de coisa certa, no que tange ao direito s restituies e obrigaes do devedor, assim como, no tocante a possibilidade de desfazer o contrato, conforme anlise do presente acrdo em que o ru por deciso judicial dever restituir o valor de mercadoria, mais juros acrescidos.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CINCIAS JURIDICAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO

REFERNCIAS Roteiros sobre Teoria Geral das Obrigaes estudos em sala de aula;

TRF/MA. Apelao cvel. Numerao: 2001.01.00.013384-5. PROCESSO DE ORIGEM: 9200021255 Relatores. Juiz. vio Mozar Jos Ferraz de Novaes.

Cdigo Civil

10

Anda mungkin juga menyukai