Anda di halaman 1dari 72

MINISTRIO DA SADE Secretaria de Vigilncia em Sade Departamento de Vigilncia Epidemiolgica

Autocuidado em

Hansenase
Face, Mos e Ps

Srie F. Comunicao e Educao em Sade

Braslia DF 2010

2010 Ministrio da Sade. Todos os direitos reservados. permitida a reproduo parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que no seja para venda ou qualquer m comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais de textos e imagens desta obra da rea tcnica. A coleo institucional do Ministrio da Sade pode ser acessada, na ntegra, na Biblioteca Virtual em Sade do Ministrio da Sade: http://www.saude.gov.br/bvs O contedo desta e de outras obras da Editora do Ministrio da Sade pode ser acessado na pgina: http://www.saude.gov.br/editora Srie F. Comunicao e Educao em Sade Tiragem: 1 edio 2010 20.000 exemplares Elaborao, distribuio e informaes: MINISTRIO DA SADE Secretaria de Vigilncia em Sade Departamento de Vigilncia Epidemiolgica Coordenao-Geral do Programa Nacional de Controle da Hansenase Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A, Edifcio Principal, 3 andar CEP: 70304-000, Braslia DF E-mail: svs@saude.gov.br Home page: www.saude.gov.br/svs Coordenao geral: Maria Aparecida de Faria Grossi (Coordenadora da CGPNCH) Carmelita Ribeiro de Oliveira Danusa Fernandes Benjamim Assessoria editorial e coordenao de texto: Maria Rita Colho Dantas Ilustrao: Eduardo Abreu Editora MS Documentao e Informao SIA, trecho 4, lotes 540/610 CEP: 71200-040, Braslia DF Tels.: (61) 3233-1774 / 2020 Fax: (61) 3233-9558 E-mail: editora.ms@saude.gov.br Home page: http://www.saude.gov.br/editora Impresso no Brasil / Printed in Brazil Ficha Catalogrca Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Departamento de Vigilncia Epidemiolgica. Autocuidado em hansenase: face, mos e ps / Ministrio da Sade, Secretaria de Vigilncia em Sade, Departamento de Vigilncia Epidemiolgica. Braslia : Editora do Ministrio da Sade, 2010. 72 p. : il. (Srie F. Comunicao e Educao em Sade) ISBN 1. Autocuidado. 2. Hansenase. 3. Vigilncia em sade. I. Ttulo. II. Srie. CDU 616-002.73 Catalogao na fonte Coordenao-Geral de Documentao e Informao Editora MS OS 2010/0164 Ttulos para indexao: Em ingls: Self-care primer: face, hands and feet Em espanhol: Cartilla de autocuidado: cara, manos y pies Assessoria de contedo: Claudia Maria Escarabel, sioterapeuta Claudia Maria Rocha, terapeuta ocupacional Cristina Maria da Cruz Gonalves, terapeuta ocupacional da CGPNCH/MS Emlia dos Santos Ferreira, enfermeira Gesa Cristina Pereira Campos, sioterapeuta Ktia Souto, jornalista Hannelore Vieth, enfermeira Maria Madalena, enfermeira Maria Bernadete Rocha Moreira, enfermeira Sonia Maria Ferreira da Silva, enfermeira Colaborao: Jaqueline Caracas (enfermeira) Saskia Schoolland (psicloga) Zilda Borges (psicloga) Fotos da capa: Renato Mendes

Equipe editorial: Normalizao: Vanessa Leito Reviso: Mara Pamplona Capa: Rodrigo Abreu Projeto grco e diagramao: Renato Carvalho

Agradecimentos
Participantes da ocina para aprovao do Guia de apoio para grupos de Autocuidado em Hansenase, do caderno de monitoramento Eu me cuido e vivo melhor e da cartilha de Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps.
Auxiliar de enfermagem: Ivone Soares Costa (RJ) Enfermeiras: Lucia Rodrigues de Farias (AL) Maria Anete Queiroz de Moraes (AM) Fisioterapeutas: Alexandra de Freitas Costa (AM) Cleene Guimares dos Santos (MA) Emanuelle Rozado de S Xavier (PB) Genilda Morais Mendes Barros (PB) Juliana Abreu Oliveira (MG) Maristela Groba Andrs (RJ) Silvio Cesar Leite Parente (DF) Mdica: Roseanne Pereira de Deu (DF) Terapeutas ocupacionais: Ana Maria dos Santos Martins Pinho (MA) Diany Ibrahin de Souza Camilo (AL) Mara Firmato Esteves (MG) Usurios: Joo Alves de Lima (DF) Maurinho Mendes Rodrigues (MG) Jos Augusto da Silva Lima(PB) Quitria Germino da Silva (AL) Kethleen Souza Monteiro (MA) Reinaldo Matos Carvalho (SP)

Sumrio
Apresentao Cuidando da Face Cuidando das Mos Cuidando dos Ps Recomendaes para pessoas atingidas pela hansenase Referncias 7 8 22 48

70 71

Apresentao
Caro(a) usurio(a), Voc est recebendo a cartilha de autocuidado em hansenase que compreende trs partes: Cuidando da face, Cuidando das mos e Cuidando dos ps. Ela foi elaborada para ajud-lo(a) a cuidar de voc mesmo, em casa, no trabalho e no seu grupo de apoio de autocuidado, para prevenir incapacidades e deformidades geradas pela hansenase. Na cartilha, voc vai aprender como observar detalhadamente o seu corpo e o que precisa ser cuidado, especialmente em sua face, em suas mos e em seus ps. Ela apresenta orientaes sobre cuidados que voc pode adotar para evitar problemas com seus olhos, nariz, mos e ps. Ela contm, ainda, sugestes de exerccios que podem ajud-lo(a) a prevenir ou melhorar as incapacidades e deformidades causadas pela hansenase. Por m, voc encontrar dicas sobre os cuidados que dever ter com o tratamento, medicamentos, e aps a cura. Orienta tambm como proceder em relao s pessoas que convivem com voc na mesma casa, buscando prevenir a hansenase. Espero que esta cartilha seja um estmulo ao seu compromisso de cuidar de voc mesmo e que durante as reunies com o grupo de apoio voc seja um participante atuante e transformador.
Maria Aparecida de Faria Grossi Gerson Penna

A face, com olhos, nariz e sobrancelhas se constituem em identidade para o ser humano. Olhos e nariz so dois sentidos que ajudam na preservao da vida. Ter olhos e nariz funcionando normalmente faz com que as pessoas se sintam bem na sua vida diria, no trabalho e em casa. Qualquer alterao na face ou no rosto de uma pessoa pode causar diculdades na aceitao da pessoa por ela mesma, pela sua famlia e no seu trabalho.

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Autocuidado
O autocuidado um cuidado que voc tem com voc mesmo. um dever que voc tem para com a sua sade. So procedimentos, tcnicas e exerccios que voc pode fazer em sua prpria casa ou trabalho para prevenir incapacidades ou impedir que elas piorem. Assim, o primeiro cuidado observar todos os dias o seu nariz e os seus olhos. Na hansenase, problemas na face so muito frequentes, principalmente nas pessoas que so multibacilares. Assim, qualquer esforo para prevenir e tratar as incapacidades e deformidades fsicas precisa ser valorizado, pois ajuda a pessoa a se manter inserida na famlia, no trabalho e na comunidade. Os olhos e o nariz podem sofrer com a hansenase. Um dos locais prediletos do bacilo a mucosa nasal. Veja o que a Geisa, sioterapeuta, conta da sua experincia com pacientes com problemas nos olhos: Eu ensino a autoavaliao, recomendo que ele se olhe no espelho diariamente, observe as plpebras, verique se tem clios invertidos, se tem algum apo de algodo, de toalha, ou qualquer corpo estranho que possa machucar seu olho. Se ele tem o olho meio seco, ou tem perda da sensibilidade pela doena, ele precisa car mais atento, usar o colrio, fazer o exerccio de piscar.

10

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Observando o nariz
Responda as seguintes perguntas, marcando com lpis um X na coluna SIM ou um X na coluna No. SIM NO
1. Tem entupimento frequente no nariz? 2. Tem secreo? Tem coriza (nariz escorrendo) ? 3. Tem casca no nariz? 4. Tem ressecamento no nariz? 5. Tem ferida no nariz? 6. Tem sangramento no nariz? 7. Tem mau cheiro?

Se voc marcou com um SIM algum desses problemas ou todos eles, voc precisa relatar para o coordenador do seu grupo de autocuidados, para que ele decida com voc a melhor maneira de enfrentar o seu problema e as medidas de autocuidado que voc pode utilizar. Se voc no apresenta nenhum desses problemas, marcou tudo com um NO, mesmo assim continue a observar o seu nariz, lavando-o de 3 a 4 vezes ao dia.

11

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Cuidando do nariz
Como proceder

Lave o seu nariz de 3 a 4 vezes por dia. Siga os seguintes passos: Coloque gua limpa na mo em concha. Aspire (puxe) devagar. Deixe escorrer naturalmente. Repita a lavagem at que a gua saia limpa.

Cuidados que voc deve tomar Evite retirar as cascas de dentro do nariz com o dedo ou outro objeto. Pode provocar ferida. Evite assuar o nariz com fora.

12

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Observando os olhos
Responda as seguintes perguntas, marcando com um lpis um X na coluna SIM ou um X na coluna NO. SIM NO
1. Sente ardor nos seus olhos? 2. Sente como se tivesse areia nos olhos? 3. Sente ressecamento? 4. Sente a vista embaada? 5. Quando 6. Sente as plpebras pesadas? 7. Fecha os olhos normalmente? 8. Tem clio raspando? 9. Seus olhos esto vermelhos? 10. Sente dor no olho? 11. Sente alguma outra coisa no olho? 12. Seus olhos lacrimejam? 13. Tem remela nos olhos? 14. Sente o olho coando?

Se voc marcou com um SIM algum desses problemas ou todos eles, voc precisa contar para o coordenador do seu grupo de autocuidados, para que ele decida com voc a melhor maneira de enfrentar o seu problema e as medidas

13

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

de autocuidado que voc deve utilizar. Se voc no apresenta nenhum desses problemas, marcou tudo com um NO, mesmo assim continue a observar o seu olho, seguindo os cuidados orientados pelo prossional de sade responsvel pelo seu tratamento.

Cuidando dos olhos


Como proceder Observe seus olhos pelo menos uma vez por dia, com ajuda de um espelho. Checar sua viso pelo menos uma vez por ms, em um ambiente bem iluminado. Para isso, siga os seguintes passos: Escolha um objeto dentro ou fora de casa (quadro, mvel). Fique a seis passos de distncia do objeto escolhido. Tampe um olho e olhe com o outro para o objeto. Tampe o outro olho e olhe para o mesmo objeto. Se voc notar uma diferena na viso, procure o servio de sade e fale com seu coordenador de grupo.

14

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Cuidados que voc deve tomar

Se tiver clios virados para dentro do olho, pea a algum para retirar para voc com uma pina ou procure um servio de sade.

Se os seus olhos cam abertos, enquanto voc dorme (lagoftalmo), use proteo noturna: uma venda feita com um pano limpo sobre os olhos. Esta medida vai impedir que insetos, ciscos, poeira e outros detritos toquem os seus olhos.

15

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Lubricando os olhos
Colrio Como proceder 1 Pingue uma gota no canto lateral (externo), sem encostar a ponta do frasco no olho. 2 Repita no outro olho. 3 Fique com os olhos fechados por aproximadamente 30 segundos.

16

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Cuidados que voc deve tomar Use apenas colrio prescrito pelo prossional responsvel pelo seu tratamento. Se tiver cisco no seu olho, tente tirar lavando os olhos com gua limpa. Incline a cabea para um lado e jogue gua no olho, do canto do nariz para a orelha. Caso no consiga, procure um prossional de sade para ajud-lo.

Exerccios
Alguns exerccios melhoram a lubricao dos olhos. Como fazer Abrir e fechar o olho vrias vezes ao dia. Piscar com mais frequncia. Outros exerccios melhoram a fora muscular. Como fazer 1 2 3 4 Fechar os olhos sem forar. Apertar com fora mxima. Contar at 5, devagar. Abrir os olhos e descansar. Repetir 10 vezes. Fazer o exerccio 3 vezes ao dia.

17

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Protegendo os olhos
Cuidados que voc deve tomar

Use chapu ou bon com aba larga. Use culos escuros.

Lave sempre suas mos com gua e sabo antes de lavar o rosto.

18

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Evite coar ou esfregar os olhos.

Evite retirar ciscos com panos ou outros objetos.

19

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Evite passar os dedos ou usar pano ou leno dentro dos olhos, ao enxugar as lgrimas.

No coloque nada nos olhos antes de conversar com seu prossional de sade.

Evite enxugar o olho na manga da camisa, blusa, bluso, etc.

20

Luiz, io A reun rupo de a g marcad na sede o seu d est uidado , s 18h30 que autoc anh e-se de da br m para a grupo. Lem o sua vi ad so do nos simples cuid m com u lhorar. e . pode m por l voc contro igo, En es do am o odrigu R ra Um ab po do gru ador oorden C

As suas mos so importantes demais na sua vida. com elas que voc faz carinho nas pessoas que voc ama. Com elas voc faz seus trabalhos de casa, expressa os seus sentimentos, limpa suas lgrimas, costura, borda, pinta, trabalha no campo, carrega objetos, levanta objetos, d adeus, cumprimenta as pessoas, escreve notas, cartas, receitas, planta, colhe e oferece ores.

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Autocuidado
O autocuidado um cuidado que voc tem com voc mesmo. um dever que voc tem para com a sua sade. So procedimentos, tcnicas e exerccios que voc pode fazer em sua prpria casa ou trabalho para prevenir incapacidades ou impedir que elas piorem. No seu trabalho, nas suas atividades dirias, voc precisa evitar situaes que ponham suas mos em risco de ferimentos, como queimaduras, cortes, perfuraes, etc. Assim, o primeiro cuidado observar todos os dias as suas mos para ver se no h ferimentos. Para realizar o autocuidado voc vai aprender como hidratar e lubricar suas mos, como proceder adequadamente com calosidades, ssuras, rachaduras e ferimentos e como fazer exerccios de alongamento e fortalecimento para as mos. Veja a experincia de Jandiara, uma sioterapeuta, com uma paciente com problemas na mo: As pessoas tm que saber que depende delas se cuidar. O prossional de sade tem a responsabilidade de chamar a ateno do paciente para a importncia do autocuidado. Eu recebi uma paciente com uma mo toda machucada e ela me disse que estava assim porque no sentia a mo. Eu disse que se ela no sentia, podia usar outro sentido, a viso. Continuei conversando sobre o cabelo dela, que era lindo, limpo, brilhoso e perguntei se ela sentia o cabelo ou se s via? Por que ele era to lindo, se ela no sentia? Depois comecei a massagear a mo dela e consegui que ela passasse a fazer a massagem da prpria mo. Falei que o outro sentido era to importante como o que ela perdeu. Ela no teve mais machucados na mo.

24

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Responda as seguintes perguntas, marcando com lpis um X na coluna SIM ou um X na coluna No. SIM NO 1. Tem dormncia nas mos? 2. Voc machuca ou queima as mos com frequncia? 3. Tem ressacamento, calos, rachaduras ou ferimento nas mos? 4. Tem fraqueza nas mos? 5. Tem dedos em garra (dedos encolhidos)? 6. Tem diculdade para realizar atividades com as mos? 7. Tem diculdade em pegar objetos, coisas? 8. Tem diculdade em levantar objetos, coisas? 9. Sente dor no brao? 10. Sente cimbra? 11. Sente suas mos inchadas? 12. Sente choque? 13. Sente choque? 14. Sente agulhada na mo? 15. Segura-se bem no nibus?

25

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Se voc marcou com um SIM algum desses problemas ou todos eles, voc precisa relatar para o coordenador do seu grupo de autocuidados, para que ele decida com voc a melhor maneira de enfrentar o seu problema e as medidas de autocuidado que voc deve utilizar. Se voc no apresenta nenhum desses problemas, marcou tudo com um NO, mesmo assim continue a observar as suas mos, cuidando delas, hidratando, lubricando, para evitar que surjam problemas.

Cuidando das mos


Pele ressecada
Como proceder Hidrate e lubrique as suas mos e braos.

26

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Hidratao e Lubricao 1. Pegue uma bacia ou balde e lave com gua limpa e sabo. 2. Se voc no tiver uma bacia ou um balde prprio para fazer hidratao de suas mos, use um plstico limpo para forrar o balde ou a bacia. 3. Encha a bacia ou balde com gua limpa de torneira. importante que a temperatura da gua seja a do ambiente, nem quente, nem gelada. 4. Coloque as mos limpas dentro da gua por 10 minutos. 5. Retire as mos da bacia ou balde e as sacuda para retirar o excesso de gua. Passe leo ou creme hidratante, esfregando suavemente uma das mos na outra, espalhando ao longo dos braos, ainda midos. Cuidado que voc deve tomar Evite usar leo vegetal ou animal que possa atrair insetos e/ou roedores.

Mos com dormncia


Como proceder Examine sempre suas mos para observar se h alguma vermelhido, ferimento, inchao ou calos e procure identicar como isso aconteceu.

27

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Mos dormentes aumentam o risco de ferimentos.

Cuidados que voc deve tomar Proteja suas mos sempre, em qualquer atividade ou trabalho.

Use luvas ou pano para segurar, pegar, mexer ou manipular objetos quentes ou cortantes como: facas, linhas de pesca, panelas, etc.

28

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Use preferencialmente talheres e panelas com cabos de madeira.

Cubra, enrole ou envolva os cabos de ferramentas como tesouras e outros instrumentos de trabalho com materiais macios como borracha, espuma ou pano.

Alise ou lixe os cabos das ferramentas como enxadas, martelos, vassoura, gadanhos e, quando possvel, envolvaos com materiais macios como borracha, espuma ou pano grosso.

29

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Segure os pregos e parafusos com um alicate, quando usar o martelo.

Guarde facas e objetos cortantes com a ponta para baixo.

30

Para se proteger de queimaduras, faa adaptaes com material isolante (borracha, espuma, madeira ou pano grosso) nas alas, nos cabos e em suportes, das xcaras, pratos, panelas, tampas e talheres.

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Tenha muito cuidado, quando manipular alimentos quentes e objetos prximos ao fogo: mantenha distncia para no se queimar e sempre segure os objetos quentes como xcaras, pratos, talheres, bules, cabos de panelas com material isolante (borracha, espuma ou pano grosso).

Mos com calosidades, ssuras, rachaduras e/ ou ferimentos


Mos com calosidades, ssuras, rachaduras. Como proceder Passe hidratante na calosidade. Molhe a lixa, e em seguida lixe. Lembre-se que essa ao deve ser feita de forma suave. Remova (tire) aos poucos a calosidade. Lave as mos. Retire o excesso de gua. Enxugue entre os dedos. Passe leo ou creme hidratante, na pele ainda mida.

31

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

O ideal utilizar o creme de ureia. Caso no tenha nenhum hidratante, use apenas a lixa-dgua molhada (60 a 80 gramatura).

Cuidados que voc deve tomar No remova os calos com materiais cortantes (lmina de barbear, canivete ou faca). Evite car com calos nas mos, pois mos dormentes e com calosidades aumentam a chance de desenvolver feridas.

Mos com ferimentos


Como proceder Lave o ferimento com gua e sabo. E depois, nas outras lavadas, apenas com gua e cubra com um pano limpo. Em caso de ferida sem infeco, mantenha-a limpa, cubra a ferida com pano limpo e mido, depois envolva tudo com um pano seco.

32

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Se houver sinais de infeco nas suas mos (vermelhido, calor, inchao, dor, secreo, mau cheiro) dirija-se imediatamente unidade de sade para avaliao e tratamento e orientao de como cuidar corretamente de suas mos, em casa. Cuidados que voc deve tomar Observe suas mos todos os dias para vericar se no existem ferimentos. Mantenha as mos em repouso sempre que puder

Exerccios para as mos


Mos com fraqueza muscular. Crie o hbito de fazer os exerccios indicados para evitar incapacidades e deformidades. Se voc tem mos fracas, voc pode fazer exerccios de alongamento e fortalecimento. Antes de iniciar os exerccios, voc precisa preparar a pele de suas mos para alcanar um melhor resultado. Como proceder Hidrate e lubrique as suas mos.

33

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Exerccio 1 Esticar os dedos Como fazer Este exerccio melhora o movimento das juntas dos dedos e estica a pele.

1 Apoiar a mo na mesa ou no colo (como mostra o desenho). 2 Com a outra mo iniciar o deslizamento desde o cotovelo at o dedo. 3 No nal segurar o dedo o mais aberto possvel e contar at 30 devagar. Repetir 3 vezes com cada dedo. Fazer o exerccio completo 3 vezes ao dia.

34

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Exerccio 2 Levantar os dedos com ajuda

Este exerccio mantm ou melhora o movimento articular (das juntas) dos dedos. Como fazer 1 Apoiar as costas da mo (o dorso) sobre a perna com os dedos fechados. 2 Com a outra mo manter as juntas da mo dobradas, conforme desenho. 3 Levantar as pontas dos dedos at carem retos (em p como no desenho). 4 Contar at 30 devagar. Repetir 3 vezes. Fazer o exerccio completo 3 vezes ao dia.

35

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Exerccio 3 Levantar os dedos sem ajuda

Este exerccio melhora o movimento dos dedos.

Como fazer 1 Apoiar as costas da mo (o dorso) com os dedos esticados na perna ou na mesa. 2 Dobrar as juntas da mo at os dedos carem retos, apontando para cima. 3 Segurar os dedos levantados (em p). 4 Contar at 5 devagar. 5 Voltar posio inicial e descansar. Repetir 10 vezes. Fazer o exerccio completo 3 vezes ao dia.

36

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Exerccio 4 Separar os dedos contra resistncia

Este exerccio melhora a fora para abrir os dedos. Se voc no conseguir fazer este exerccio, fale com o seu coordenador do grupo de autocuidado.

Como fazer 1 Passar um elstico (gominha), cruzando-o entre cada dedo (como mostra o desenho). 2 Observar se est bem prximo mo, antes da primeira articulao (junta) de cada dedo. 3 Separar os dedos. 4 Segurar com fora e contar at 5 devagar. 5 Fechar os dedos e descansar. Repetir 10 vezes. Fazer o exerccio 3 vezes ao dia.

37

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Exerccio 5 Esticar o polegar com ajuda da outra mo

Este exerccio est indicado para o dedo polegar em garra, para aumentar e melhorar a abertura do polegar e esticar a pele.

O exerccio melhora o movimento articular (da junta). Como fazer 1 Apoiar a mo (ou a palma da mo) sobre a coxa ou o joelho dobrado (como mostra o desenho). 2 Com a outra mo iniciar o deslizamento dentro do espao entre o 2 dedo (indicador) e o 1 (polegar). 3 No nal segurar o polegar aberto e contar at 30 devagar. Repetir o exerccio 3 vezes Fazer o exerccio 3 vezes ao dia.

38

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Exerccio 6 Abrir o polegar

Este exerccio mantm ou melhora o movimento articular (da junta) do polegar e melhora a fora muscular do polegar.

Como fazer 1 Apoiar o antebrao na coxa, deixando a mo livre, sem apoio. 2 Colocar o polegar abaixo do dedo indicador (2 dedo) e abri-lo para baixo com fora (como mostra o desenho). 3 Contar at 5 devagar. 4 Descansar. Repetir 10 vezes. Fazer o exerccio 3 vezes ao dia.

39

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Exerccio 7 Abrir o polegar contra resistncia Para este exerccio voc vai precisar de um elstico (gominha). Este exerccio melhora a fora para abrir o polegar.

Como fazer 1 Colocar a mo apoiada na mesa (como mostra o desenho). 2 Passar o elstico (gominha) por trs do dedo indicador e mdio, girar o elstico e prender no polegar (como mostra o desenho). 3 Observar se o elstico est prximo mo, antes da articulao (junta) do polegar. 4 Encostar o polegar na palma da mo, na direo do dedo indicador e mdio. 5 Afastar o polegar da palma da mo at car reto. 6 Contar at 5, devagar. 7 Descansar. Repetir 10 vezes. Fazer o exerccio 3 vezes ao dia.

40

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Exerccio 8 Pina contra resistncia Para voc realizar este exerccio voc precisa de um pregador de roupa com mola macia.

Este exerccio melhora o movimento para pegar os objetos.

Como fazer 1 Segurar um pregador de roupa entre o polegar e o dedo indicador, mantendo os dedos ESTICADOS. 2 Apertar o pregador at onde voc conseguir (com os dedos indicador e polegar ESTICADOS. 3 Contar at 5, devagar. 4 Soltar e descansar. Fazer esse exerccio com o dedo mdio, anelar e mindinho (mnimo). Repetir 10 vezes com cada dedo. Fazer o exerccio 3 vezes ao dia.

41

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Exerccio 9 Bico de Pato

Como fazer Comece o exerccio, seguindo corretamente as instrues: 1 Apoiar o cotovelo na mesa. 2 Virar a palma da mo para frente. 3 Dobrar os dedos esticados, com o polegar reto e abaixo dos outros dedos, formando o bico de pato, abrindo e fechando o bico. Repetir o exerccio 10 vezes. Fazer o exerccio 3 vezes ao dia, respeitando o seu limite.

42

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Exerccio 10 Esticar o punho Este exerccio melhora o movimento articular (da junta) do punho e alonga os tendes (que dobram os dedos).

Como fazer 1 Apoiar o antebrao na coxa ou na mesa, deixando a mo para fora. 2 Dobrar o punho para trs com a ajuda da outra mo, e se puder, inclua os dedos mantendo-os ESTICADOS. 3 Contar at 30 devagar. 4 Soltar a mo delicadamente. Repetir 3 vezes. Fazer o exerccio 3 vezes ao dia.

43

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Exerccio 11 Dobrar o punho para trs

Este exerccio mantm o movimento articular (da junta) do punho e melhora a fora muscular.

Como fazer 1 Colocar o antebrao e mo apoiados na mesa e virados de lado (como mostra o desenho). 2 Dobrar o punho para trs. 3 Manter a posio com fora e contar at 5, devagar. 4 Descansar. Repetir 10 vezes. Fazer o exerccio 3 vezes ao dia.

44

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Exerccio 12 Levantar o punho contra resistncia

Este exerccio melhora a habilidade para levantar o punho segurando um objeto e melhora a fora muscular.

Como fazer Para fazer esse exerccio voc vai precisar de uma bola pequena ou latinha de refrigerante/suco vazia ou um objeto um pouquinho mais pesado e que consiga segurar. 1 Apoiar o antebrao na mesa ou na perna deixando a mo para fora. 2 Segurar uma latinha vazia ou com areia (peso), ou outro objeto. 3 Levantar o punho. Mantenha a posio. 4 Contar at 5, devagar. 5 Abaixar o punho devagar e descansar. Repetir 10 vezes. Fazer o exerccio 3 vezes ao dia.

45

Lucinha, A reunio do seu grupo amanh, s 17h, na unida sua cartilha. Lembre-se de q sua vida pode melhorar.

upo de autocuidado vai ser nidade de sade. No esquea de que com um simples cuidado r. Encontro voc por l. Um abrao, Sonia ( ACS)

Os seus ps so fundamentais para que voc sustente o seu corpo, ande, se desloque de um lugar para o outro, dance, corra, jogue futebol, caminhe pelas ruas, pelas ladeiras, pelas praas, pelas praias.

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Autocuidado
O autocuidado um cuidado que voc tem com voc mesmo. um dever que voc tem para com a sua sade. So procedimentos, tcnicas e exerccios que voc pode fazer em sua prpria casa ou no trabalho para prevenir incapacidades ou impedir que elas piorem. No seu trabalho, nas suas atividades dirias, voc precisa evitar situaes que ponham seus ps em risco de ferimentos, como queimaduras, cortes, perfuraes, etc. Assim, o primeiro cuidado observar todos os dias os seus ps para ver se no h ferimentos. Para realizar o autocuidado voc vai aprender como hidratar e lubricar seus ps e pernas, como proceder adequadamente com calosidades, ssuras, rachaduras e ferimentos e como fazer exerccios de alongamento e fortalecimento para os ps. Veja o que diz Reinaldo Matos Carvalho, um paciente curado que contraiu hansenase aos 11 anos de idade, e que hoje um sapateiro que trabalha para ajudar as pessoas com problemas nos ps: O paciente de hansenase deve conhecer os transtornos que a doena poder lhe causar, para que possa tomar as devidas precaues. Na maioria dos casos a hansenase deixa sequelas: pele seca e insensibilidade. Sabendo disso, o paciente precisa aprender a ter responsabilidade sobre o seu tratamento e alm da cura do bacilo deve cuidar das consequncias que este deixa. a responsabilidade sobre o tratamento o mais importante para aqueles que cam com sequelas e ps insensveis. At o nal da vida devero se comprometer com o autocuidado.

50

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Responda as seguintes perguntas, marcando com lpis um X na coluna SIM ou um X na coluna No. SIM NO 1. Tem dormncia nos ps? 2. Sente formigamento nos ps? 3. A sandlia sai do seu p sem que voc sinta? 4. Machuca o seu p com frequncia? 5. Tem ressecamento nos ps? 6. Tem calos nos seus ps? 7. Tem ssuras? 8. Tem rachaduras? 9. Tem queimaduras? 10. Tem dedos do p em garra? 11. Tem inchao no p? 12. Sente choque no p? 13. Sente agulhada no solado do p? 14. Sente dor no p? 15. Sente dor na perna? 16. Sente agulhada na perna? 17. Sente agulhada no joelho?

51

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

SIM NO 18. Sente fraqueza nos ps? 19. Tem diculdade para caminhar por ter o p cado? 20. Arrasta o p quando anda? Se voc marcou com um SIM algum desses problemas, voc precisa relatar para o coordenador do seu grupo de autocuidados, para que ele decida com voc a melhor maneira de enfrentar o seu problema e as medidas de autocuidado que voc deve utilizar. Se voc no apresenta nenhum desses problemas, marcou tudo com um NO, mesmo assim continue a observar os seus ps, cuidando deles, hidratando, lubricando, para evitar que surjam problemas.

52

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Cuidando dos ps
Pele ressecada Como proceder Hidrate e lubrique os seus ps, no mnimo 2 vezes ao dia.

53

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Hidratao e Lubricao 1. Pegue uma bacia ou balde e lave com gua limpa e sabo. Se voc no tiver uma bacia ou balde para fazer somente a hidratao de seus ps. 2. Forre o balde ou a bacia com um plstico limpo. 3. Encha a bacia ou balde com gua limpa de torneira. importante que a temperatura da gua seja a do ambiente, nem quente, nem gelada. 4. Coloque os ps limpos dentro da gua por 10 minutos. 5. Tire os ps da bacia ou balde e retire o excesso de gua e enxugue entre os dedos. 6. Passe leo ou creme hidratante, esfregando suavemente os ps e espalhando ao longo das pernas, ainda midos. Cuidado que voc deve tomar No use gorduras ou leos que possam atrair insetos e roedores.

Ps com dormncia
Como proceder Examine sempre seus ps para ver se apresentam bolhas, calosidades, ssuras, pontos vermelhos, edemas localizados (inchao) e pontos que doem, quando pressionados.

54

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Cuidados que voc deve tomar Procure usar calados adequados. Sapato ou tnis com palmilha simples; com solado resistente e antiderrapante (que no escorrega). Sandlia com tira passando por trs do calcanhar, palmilha macia e sem relevo na rea de contato com o p, solado resistente e antiderrapante. Examine o calado antes e depois de usar, para ver se tem algum objeto dentro ou no solado. Procure usar meias de algodo, macias, sem costura e de cor clara, sempre que calar sapato fechado.

Escolhendo o calado adequado


Como proceder Escolha seu calado, observando o tipo de calado, o tamanho e a largura adequados aos seus ps. Tipo de calado Os sapatos ou sandlias devem ser macios por dentro e ter um solado resistente e antiderrapante (que no escorrega). Sapato com abertura em cima com cadaro ou velcro que permita um melhor exame interno do calado e com espao para colocar adaptao.

55

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Tamanho O calado deve ter o tamanho do seu p, com 1cm a mais do maior dedo. Largura A parte mais larga do calado deve coincidir com a parte mais larga do seu p. Cuidados que voc deve tomar Os calados no devem ter costura ou relevo interno, nem prego ou objeto pontiagudo na sua confeco. Evitar bico no. Evitar salto alto. Lavar a palmilha sempre que necessrio. Trocar o calado e a palmilha quando estiverem gastos. Quando for comprar algum calado, procure faz-lo no perodo da tarde, quando o p estiver mais inchado.

Ps com calosidades, ssuras e rachaduras


Como proceder Passe hidratante na calosidade. Molhe a lixa, e em seguida lixe a calosidade suavemente. Remova (tire) aos poucos a calosidade. Lave os ps. Retire o excesso de gua. Enxugue entre os dedos.

56

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Passe leo ou creme hidratante, na pele ainda mida. O ideal utilizar o creme de ureia. Caso no tenha nenhum hidratante, use apenas a lixa- dgua molhada (60 a 80 gramatura).

Cuidados que voc deve tomar No remova os calos com materiais cortantes (lmina de barbear, canivete ou faca). No passe nada em cima de seu calo sem orientao. Procure uma unidade de sade para receber orientaes. Observe as orientaes sobre o uso de calados adequados.

Ferimentos e lcera plantar


Examine sempre seus ps pelo menos uma vez por dia, com espelho, para vericar a face plantar, vericando pequenos ferimentos ou reas avermelhadas na parte superior.

57

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Como proceder 1 Lave o ferimento com gua e sabo e depois, apenas com gua. 2 Cubra com um pano limpo.

Em caso de ferida sem infeco, mantenha-a limpa, cubra a ferida com pano limpo e mido, depois envolva tudo com um pano seco.

58

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Fique alerta: se houver sinais de infeco nos seus ps (vermelhido, calor, inchao, dor, secreo, mau cheiro e ngua na virilha) dirija-se imediatamente unidade de sade para avaliao e tratamento e orientao de como cuidar corretamente dos seus ps, em casa. Cuidados que voc deve tomar Evite pisar com o p com ferida. Mantenha os ps em repouso sempre que puder. O curativo no deve ser volumoso para no apertar o p dentro do sapato e aumentar o risco de no cicatrizar ou causar outros ferimentos.

Exerccios para os ps
Ps com fraqueza muscular Se voc tem ps com fraqueza muscular, voc deve fazer exerccios de alongamento e fortalecimento. Antes de iniciar os exerccios, voc precisa preparar a pele de seus ps e pernas para alcanar um melhor resultado. Como proceder Hidrate e lubrique os seus ps e pernas. Crie o hbito de fazer os exerccios indicados para evitar incapacidades e deformidades.

59

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Exerccio 1 Esticar os dedos

Como fazer Sentado(a) sobre cadeira ou banco. 1 Apoiar o p sobre o joelho da outra perna (como mostra o desenho). 2 Segurar a base dos dedos (juntas no p) com uma das mos, e com a outra mo esticar o dedo, segurando-o pela ponta. 3 Contar at 30 devagar. Repetir 3 vezes com cada dedo. Fazer o exerccio 3 vezes ao dia.

60

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Exerccio 2 Esticar a perna e o p

Este exerccio mantm ou melhora o movimento articular (junta) do tornozelo (evita que que duro).

Como fazer 1 2 3 4 5 6 Ficar em p, prximo parede. Apoiar as duas mos na parede, na altura dos ombros. Colocar o p direito na frente e dobrar um pouco o joelho. Colocar o p esquerdo atrs e esticar a perna. Dobrar os braos e manter a coluna reta. Manter os calcanhares apoiados no cho e os ps apontando para frente. 7 Contar at 30 devagar. Repetir com a outra perna atrs. Repetir 3 vezes com cada perna. Fazer o exerccio 3 vezes ao dia.

61

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Exerccio 3 Esticar a perna e o p (sentado ou sentada) Este exerccio evita que a junta do tornozelo que dura, estica os msculos da batata da perna.

Como fazer 1 Sentar-se no meio de um banco ou cadeira, com os ps descalos apoiados no cho. 2 Deslizar o p a ser trabalhado para trs ao lado do banco, sem retirar o calcanhar do cho, at o seu limite. 3 Manter nessa posio alguns instantes, contando at 30. Repetir o exerccio com a outra perna. Fazer o exerccio com a outra perna.

62

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Exerccio 4 Levantar o p com ajuda da faixa Este exerccio importante para o p cado.

Como fazer Comece o exerccio, seguindo corretamente as instrues: 1 Sentar-se em um banco, com os joelhos dobrados e com os ps descalos apoiados no cho. 2 Passar uma faixa por baixo do p, deixando o calcanhar livre. 3 Manter o calcanhar grudado no cho. 4 Levantar o resto do p, puxando a faixa com as mos para ajudar no movimento (como mostra o desenho). 5 Manter o p nessa posio contando at 10. 6 Relaxar. Repetir o movimento 10 vezes. Fazer o exerccio 3 vezes ao dia.

63

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Cuidados que as pessoas com p cado devem tomar Todo paciente com p cado deve usar uma tira no calado presa ao tornozelo frula de Harris (aparelho dorso exor), que melhora o apoio, facilita o caminhar, evitando o aparecimento de ferimentos, tores e deformidades.

64

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Exerccio 5 Levantar o p sem ajuda

Este exerccio melhora a fora muscular para levantar o p, melhorando o andar.

Como fazer 1 Sentar com o p apoiado no cho. 2 Levantar a ponta do p o mximo possvel, mantendo o calcanhar no cho. 3 Contar at 5 devagar. 4 Abaixar o p devagar e descansar. Repetir 10 vezes. Fazer o exerccio 3 vezes ao dia.

65

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Exerccio 6 Levantar o p contra resistncia

Este exerccio melhora a fora muscular para levantar o p (contra resistncia).

Como fazer 1 Sentar em um local alto, com o p sem apoio. 2 Colocar um peso sobre o peito do p (um saquinho de areia amarrado no peito do p). 3 Levantar a ponta do p. 4 Contar at 5 devagar. 5 Abaixar o p e descansar. Repetir o exerccio 10 vezes Fazer o exerccio 3 vezes ao dia.

66

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Exerccio 7 Movimentar os dedos contra resistncia Este exerccio melhora a fora dos msculos pequenos do p para evitar ou diminuir a garra de dedos. Como fazer 1 Colocar uma toalha esticada no cho. 2 Sentar e apoiar o p em cima da toalha. 3 Manter o calcanhar no cho. 4 Dobrar os dedos puxando toda a toalha para baixo do p (como mostra o desenho). 5 Esticar os dedos, esticando a toalha (voltando posio inicial). 6 Descansar. 7 Repetir com o outro p, se for necessrio. Repetir o exerccio 5 vezes. Fazer o exerccio 3 vezes ao dia.

67

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Protegendo os ps
Longas caminhadas Como proceder Caminhe com passos curtos. Pare de vez em quando, para descansar os ps (intervalos para repouso). Use palmilhas mais isolantes para reduzir o risco de feridas. Caminhadas Cuidados que voc deve tomar. Evite caminhar, se houver ferimentos. Evite caminhar muito tempo. Procure saber que distncias voc pode caminhar sem ferir seus ps. Use apoio de muleta ou bengala, se possvel. Repouse o p, se aparecerem reas vermelhas, quentes, e/ ou bolhas, aps a caminhada. Outros cuidados Transra o peso do corpo de um p para o outro, quando precisar car de p durante muito tempo. Examine os ps com frequncia. Se no conseguir olhar o p, coloque um espelho no cho para olhar o seu p. Se perceber reas vermelhas, quentes, faa repouso e massageie a rea com lubricante ou creme hidratante.

68

Alcino, o A reuni po de ru do seu g est marcada da ado h na sede e autocuid s 19 bre-s amanh, para ores. Lem Morad ado ciao de sso ples cuid A sim com um orar. de que melh ida pode sua v r l. s, o voc po Rodrigue ncontr E po. or do gru d Coordena

Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade

Recomendaes para pessoas atingidas pela hansenase


Quando existe uma pessoa com hansenase em um domiclio, todas as pessoas que convivem no mesmo domiclio devem ser examinadas por prossionais da unidade de sade. Se algum tempo depois, algum desse domiclio apresentar qualquer sinal ou sintoma da hansenase, deve retornar unidade de sade para nova avaliao. Tome regularmente a medicao prescrita. Mesmo que esteja se sentindo melhor ou pior, s pare de tomar a medicao, quando seu prossional de sade orientar. Procure o servio de sade, se voc sentir qualquer coisa em relao ao tratamento da hansenase. Caso sinta qualquer alterao como dor, diculdade para segurar objetos, diculdade para fazer algum movimento, qualquer reao ao medicamento, volte imediatamente ao servio de sade e informe o que est sentindo equipe que acompanha seu tratamento.

70

Autocuidado em Hansenase: face, mos e ps

Referncias
BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Departamento de Vigilncia Epidemiolgica. Hansenase e direitos humanos: direitos e deveres dos usurios do SUS. Braslia, 2008. (Srie F. Comunicao e Educao em Sade). ______. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia Epidemiolgica. Manual de preveno de incapacidades. 3. ed. rev. e ampl. Braslia, 2008. 140 p.
INTERNATIONAL LEADERS IN EDUCATION PROGRAM. Prevention ds Invalidits. Londres, 1994.

Verso original em ingls, em maro de 1993, publicada por ILEP. ISBN 0-947543-10-4. LEHMAN, Linda Faye et al. Para uma vida melhor: vamos fazer exerccios. Belo Horizonte: ALM International, 1997. 68 p., il. OLIVEIRA, M. L. V. W. et al. Hansenase: cuidados para evitar complicaes. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.

71

Anda mungkin juga menyukai