Anda di halaman 1dari 46

ST 409 ELEMENTOS DE GEOLOGIA E MECNICA DOS SOLOS ROCHAS SEDIMENTARES

ROCHAS SEDIMENTARES
ROCHAS SEDIMENTARES: so as rochas que se formaram tanto pela atividade mecnica como qumica dos agentes do intemperismo sobre rochas pr-existentes. So o acmulo do produto da decomposio e desintegrao de todas as rochas presentes na Crosta.

As

reas de ocorrncia so denominadas BACIAS SEDIMENTARES. Ex: bacia sedimentar do Paran, bacia sedimentar de So Paulo.
2

ROCHAS SEDIMENTARES
As rochas sedimentares so produtos do intemperismo mecnico e qumico, representando apenas 5% (em volume) do exterior da Terra. Contm evidncias de ambientes passados. Muitas vezes, contm fsseis. Fornecem informaes sobre transporte de sedimentos

CONDIES NECESSRIAS PARA A FORMAO DE UMA ROCHA SEDIMENTAR Pr-existncia de rochas. Presena de agentes mveis ou imveis que desagreguem ou desintegrem aquelas rochas. Presena de agente transportador dos sedimentos. Deposio desse material em uma bacia de acumulao, continental ou marinha. Consolidao desses sedimentos. Diagnese: transformao do sedimento em rochas definitivas.

CONDIES NECESSRIAS PARA A FORMAO DE UMA ROCHA SEDIMENTAR LITIFICAO (DIAGNESE): ltimo processo que ocorre na formao das rochas sedimentares. o processo divido em: CIMENTAO: cristalizao de material carreado pela gua que percola pelos vazios do sedimento (espao de vazios deixados pelas partculas slidas), preenchendo-os e dando coeso ao material; COMPACTAO: compresso dos sedimentos devido ao peso daqueles sobrepostos, havendo gradual diminuio da porosidade (reduo dos vazios); AUTIGNESE: formao de novos minerais in situ.

ESTRUTURA DAS ROCHAS SEDIMENTARES


As rochas sedimentares so caracterizadas por sua estratificao, pois so geralmente formadas de camadas superpostas que podem diferir uma das outras em composio, textura, espessura, cor, resistncia, etc. Os planos de estratificao, tambm chamados de planos de sedimentao, so normalmente planos de fraqueza da rocha, que muito influem no seu comportamento mecnico.

INTEMPERISMO
Intemperismo ou Meteorizao: conjunto de processos mais geral que ocasiona a desintegrao e decomposio das rochas e dos minerais por ao de agentes atmosfricos e biolgicos. Importncia geolgica: destruio das rochas para originar solos, sedimentos e as rochas sedimentares. Benefcios econmicos: concentrao de minerais teis ou minrios (ouro, platina, pedras preciosas, etc). Formao de depsitos enriquecidos de Cu, Mn, Ni, etc.

INTEMPERISMO E EROSO
INTEMPERISMO: fenmeno de alterao executado por agentes essencialmente imveis. das rochas

EROSO: remoo e transporte dos materiais por meio de agentes mveis (gua, vento).

AGENTES DO INTEMPERISMO
Fsicos ou mecnicos (desagregao) variao da temperatura; congelamento da gua; cristalizao de sais; ao fsica de vegetais. Qumicos (decomposio) hidrlise; hidratao; oxidao; carbonatao; ao qumica dos organismos e dos materiais orgnicos.

FATORES QUE INFLUEM NO INTEMPERISMO


CLIMA: em regies quentes e midas predomina intemperismo qumico e em regies geladas e nos desertos predomina intemperismo fsico. TOPOGRAFIA. TIPO DE ROCHA. VEGETAO.

10

TIPOS DE INTEMPERISMO
INTEMPERISMO FSICO: ao da variao da temperatura expanso - contrao desintegrao congelamento da gua: aumento de volume de aproximadamente 10%. cristalizao de sais: fora de cristalizao. ao fsica dos vegetais: crescimento de razes.
11

INTEMPERISMO QUMICO
A gua, carregada de O2, CO2, e s vezes de nitratos e nitritos podem ficar impregnados de cidos, sais e produtos orgnicos e iniciar ataques s rochas. Hidrlise: a reao de qualquer substncia com
a gua. ons de hidrognio atacam e substituem outros ons (formao de novas substncias).

Ex: KALSI3O8 + H2O HALSI3O8 + KOH (feldspato, ortoclsio) Hidratao: adio de molculas de gua aos minerais formando novos compostos. Ex: CASO4 + H2O CASO4 .2H2O Provoca tambm o aumento de volume desintegrao. Carbonatao: (decomposio por CO2) CO2 contido na gua forma cido carbnico. Ex: CO2 + H2O H2CO3 CACO3 + H2CO3 CA(HCO3)2 (calcita) + (c. carb.) (bicarbonato de clcio)
12

INTEMPERISMO QUMICO
OXIDAO: qualquer reao quando os eltrons so perdidos de um elemento. Decomposio dos minerais pela ao oxidante de O2 E CO2 dissolvidos na gua: hidratos, xidos, carbonatos, etc. Minerais contendo Fe, Mn, S, Cu so mais susceptveis oxidao.Ex: Fe++ Fe+++ Fe(HCO3)2 + O2 Fe2O3NH2O + HCO3 (LIMONITA)

DECOMPOSIO QUMICO-BIOLGICA: ao qumica dos organismos muito variada

13

DECOMPOSIO DAS ROCHAS

14

DECOMPOSIO DAS ROCHAS


Grupo resultante da decomposio de um granito: minerais inalterveis: quartzo, zirco e muscovita. resduos insolveis: argilas, substncias corantes. substncias solveis: sais de K, Na, Fe, Mg e Slica. Substncias solveis: geralmente transportado para o mar (salinizao); regies de alta evaporao (depsitos); slica, geralmente depositadas em fraturas, e como material de cimentao. Substncias insolveis: podem permanecer no local; gros de quartzo formam camadas de areia; partculas de argila so transportadas, e depois sedimentadas para formar camadas de lama.

15

CLASSIFICAO DAS ROCHAS SEDIMENTARES


Prevalece o critrio gentico, sendo de origem externa.

16

ROCHAS SEDIMENTARES

17

ROCHAS DE ORIGEM MECNICA


Tambm denominadas: clsticas ou detrticas so formadas a partir da desagregao de rochas pr-existentes pelo transporte da ao separada ou conjunta da gravidade, vento, gua e gelo, e depositada posteriormente. A composio destes sedimentos reflete os processos de intemperismo e a geologia da rea da fonte. Caractersticas: inicialmente inconsolidado constituindo o sedimento; dimenses das partculas: coloidais at centmetros e blocos maiores; aps compactao e/ou cimentao rochas sedimentares ou rocha estratificada; substncias cimentantes mais comuns: slica, carbonato de clcio, limonita, gipso, barita, etc. Subdivises de acordo com dimetros predominantes: grosseira; arenosas; argilosas.
18

ROCHAS DE ORIGEM MECNICA ROCHAS GROSSEIRAS


2 mm e so originadas por depsitos coluviais de tlus e os de aluvio. Tipos: Conglomerados: fragmentos arredondados, transportados e depositados. O tamanho dos fragmentos varia de seixos at mataces.

Brechas: fragmentos angulosos e cimentados por slica, carbonato de clcio, etc; o que demonstra que o transporte no foi muito grande.

19

ROCHAS DE ORIGEM MECNICA ROCHAS ARENOSAS So as mais representativas e comuns, com dimetros entre 0,01 e 2 mm. Tipos: Arenitos: constitudas de partculas ou grnulos de quartzo detrtico, subangulares ou angulares. O cimento pode ser slica, carbonato e clcio, substncias ferruginosas, etc. Siltito: granulao finssima 0,01 mm, formados por eroso fluvial, lacustre ou glacial. Apresentam camadas muito finas identificadas por diferentes faixas coloridas (pelculas de xido de ferro).
20

ROCHAS DE ORIGEM MECNICA ROCHAS ARGILOSAS So representadas pelos mais finos sedimentos mecanicamente formados, com 0,01 mm at dimenses coloidais. So divididos em trs grupos: Grupo do caulim Grupo da montmorillonita Grupo das illitas (hidrmicas) Ex: folhelhos (camadas horizontais bem destacadas em planos) e argilito (planos horizontais so menos comuns).

Folhelho. Fonte: Museu Heinz Ebert" rc.unesp

21 Argilito. Fonte: Museu Heinz Ebert" rc.unesp

ROCHAS DE ORIGEM MECNICA


Resumo: as rochas sedimentares clsticas formam a grande famlia das rochas sedimentares. O tipo de sedimento originrio concede o nome a rocha formada.

22

ROCHAS DE ORIGEM QUMICA


Alm dos produtos clsticos depositados mecanicamente, resultam do intemperismo compostos solveis que tem destinos diversos. Estes compostos podem precipitar junto com as fraes detrticas e sofrer cimentao. Entretanto, importante frizar que a maior parte dos compostos solveis so levados aos mares (salinidade): Calcrias: precipitados em bacias atravs de mudanas fsicoqumicas do meio. Ex. mrmore travertino, crescimento de estalactites e estalagmites, dolomitos, etc. Ferruginosas: origem inorgnica e qumica. Silicosas: precipitao de solues cujo constituinte predominante a slica. Ex. slex de origem qumica. Salinas: produto da precipitao qumica das bacias. Ex. cloretos, sulfatos, boratos, nitratos, etc.
23

ROCHAS DE ORIGEM ORGNICA


So depsitos sedimentares devidos, direta ou indiretamente, atividade animal e/ou vegetal de natureza diversa. Esses materiais acumulam-se principalmente no fundo dos mares: Calcrias: acmulo de conchas ou carapaas de composio carbonatada. Carbonosas: acmulo de matria vegetal com posterior carbonizao, total ou parcial, e consolidada. Compreende as turfas e carvo. Os carves so classificados em lignito, carvo betuminoso e antracito conforme diminuio da porcentagem de matria voltil e o aumento do contedo de carbono. rochas carbonatadas (calcreo, giz); rochas fosfatadas (fosforito, guano); rochas ferrferas (limonita); rochas silicosas (diatomitos); rochas carbonosas (carvo, antracito).
24

ROCHAS SEDIMENTARES NO CLSTICAS RESIDUAIS Na condio de aes climticas, topogrficas e de vegetao, os solos de uma determinada regio podem sofrer sensveis modificaes. A retirada e aumento de determinados componentes pode levar o solo ao concrecionamento em um primeiro estgio e a crustificao (gerao de crostas) em um estgio final. Ex: cangas.

25

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES -EDIFICAES As rochas sedimentares bem cimentadas podem se constituir em bom material para blocos de fundao e de alvenaria, caladas, meios fios, etc. Ex: arenito de botucatu.

26

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES -EDIFICAES Quando poucos cimentados ou trabalhados por agentes geolgicos, as rochas sedimentares podem dar origem a depsitos de areias e pedregulhos ou de lamitos, com imensa utilizao na construo civil, os primeiros no concreto e os ltimos, na fabricao de tijolos e cermicas.

27

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES -EDIFICAES

28

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES -EDIFICAES

29

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES -EDIFICAES

30

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES - ATERROS Os solos originados de rochas sedimentares, especialmente as argilo-arenosas, podem ser utilizadas com certa tranquilidade em aterros, j que combinando o atrito das areias com a coeso das argilas do, como produto final, um material com boa resistncia e de relativamente fcil trabalhabilidade. Os problemas surgem quando solos so predominantemente arenosos, pois so vulnerveis eroso pela gua das chuvas e ventos.

31

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES - TALUDES A estabilidade do talude est diretamente associada direo do plano de estratificao da rocha.

32

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES - TNEIS A direo predominante do plano de estratificao da rocha fundamental para o comportamento do macio na frente de escavao e dos possveis tipos de tratamento e escoramento.

33

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES - TNEIS Situao 1: tnel sempre nas mesmas camadas horizontais. Esta situao desfavorrel, pois pode ocorrer desplacamento do teto por ao de flexo.

34

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES - TNEIS Situao 2: tnel corta camadas diferentes, mergulhantes. Situao desfavorvel, pois com a escavao as placas de rochas tendem a ser descaladas, originando grandes desmoronamentos.

35

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES - TNEIS Situao 3: tnel atravessa camadas verticais diferentes. Esta uma situao favorvel, pois no h descalamento das placas de rocha na escavao.

36

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES - TNEIS Situao 4: tnel atravessa as mesmas camadas mergulhantes. Situao desfavorvel no p-direito do lado direito e favorvel no p-direito do lado esquerdo. Exigncia de espessura assimtrica da abboda de concreto armado.

37

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES - TNEIS Situao 5: tnel atravessa as mesmas camadas verticais. Situao desfavorvel, pois as lajes so descalas durante a escavao. O desmoronamento menor do que quando so encontradas camadas horizontais.

38

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES - TNEIS Situao 6: tnel atravessa camadas mergulhantes duas vezes. A situao desfavorvel no teto do p-direito esquerdo e favorvel no p-direito lado direito.

39

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES - TNEIS Situao 1: muito estvel Situao 2: pouco estvel Situao 3: razoavelmente estvel Situao 4: muito estvel Situao 5: muito estvel Situao 6: pouco estvel (rocha gnea diaclasada)
40

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES - BARRAGENS O empuxo das guas provoca esforos horizontais que tendem a fazer com que a barragem deslize, independente do tipo de rocha de fundao. O que vai impedir o deslizamento ser o atrito entre a base da barragem e a rocha. Para aumentar esse atrito que se engasta a estrutura na rocha atravs da escavao de dentes. Em algumas situaes desfavorveis comum a utilizao de tirantes de ao ancorados abaixo do ltimo plano de estratificao. Esta medida garante a estabilidade do macio e aumenta a interligao da base da barragem com a rocha de fundao.

41

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES - BARRAGENS Problemas de eroso: A eroso interna provocada pela percolao de guas cidas atravs das camadas, dissolvendo o carbonato de clcio e deixando nas camadas vazios que iro progressivamente aumentando at atingirem cavernas de grandes dimenses.

42

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES - BARRAGENS Problemas de eroso: A eroso externa provocada pelas guas que saem da barragem, via estruturas hidrulicas como o vertedouro, a descarga de fundo, etc. Essas correntes turbilhonadas, via de regra dotadas de grande velocidade, podero levar, em pouco tempo, um volume enorme de rochas sedimentares pouco ou medianamente cimentadas.

43

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES - FUNDAES


Os sedimentos recentes, atualmente concentrados nas plancies de inundao dos cursos dgua (que esto em pleno processo de eroso-transporte-deposio e que ainda no sofreram mais diagnese, seno a presso do prprio peso das camadas sobrepostas), mostram algumas caractersticas que influem nos projetos de fundaes: presena dgua muito prxima da superfcie e a presena de camadas lenticulares de argila no perfil (argila mole). Outros problemas esto associados a rochas calcreas em contato com guas cidas, provocando eroso interna, e arenitos pouco cimentados que esto sujeitos a eroso externa.
44

APLICAO PRTICA DE ROCHAS SEDIMENTARES - CARVO MINERAL O carvo mineral uma rocha sedimentar combustvel, de cor preta e de vital importncia na moderna indstria, pois, alm da sua utilizao em usinas termeltricas e na siderurgia, constitui uma das principais matrias-primas na fabricao de vrios tipos de plsticos e compostos qumicos.

45

OBRIGADO PELA ATENO.


Leituras: Captulo 6 de CHIOSSI, N. J. (1975). e Captulo II e III de LEINZ, V. (1998)

Pesquisas adicionais: www.rc.unesp.br/museudpm/ www.periodicos.capes.gov.br www.abge.com.br Bibliotecas, Internet, etc.

46

Anda mungkin juga menyukai