Anda di halaman 1dari 4

RELATRIO A Escola Professora Yone Silva Henzel localizada no Assentamento Costa Dourada, em Maragogi-AL.

. O diretor da escola o senhor Giovane Bezerra Cavalcante, formado em pedagogia e psgraduado em Gesto Escolar. A professora que cooperou com o estgio foi Ozelma Maria da Silva, formada em Letras, ps-graduada em Lngua Portuguesa, e com curso de ingls incompleto, dois anos cursado e restam mais dois, os dias que ela tira pra aprimorar seus conhecimentos aos sbados, porque sua carga-horria completa durante a semana, com aulas de ingls e portugus do 6 ao 7. Esse estgio veio como uma luz, para eu rever meus conceitos e procurar entender como funciona uma escola de ensino fundamental. Nessas observaes feitas, pude ver que mesmo com um nvel maior, a democracia reina nas escolas. No primeiro momento, fiz uma sondagem com a professora Ozelma e o diretor Giovane, alm da professora, h mais 6 professores, 1 assistente de disciplina, 1 secretria, 2 vigias, 4 serviais, e uma pessoa que trabalha como apoio de Giovane, a Helena, formada em pedagogia e ps-graduada em Gesto Escolar, e sua funo na escola ajudar o diretor, cuidar das questes administrativas da escola em sua ausncia e a coordenadora da escola a Lindromar, que fica na secretria de educao. A escola muito ampla, tem quatro salas de aula, uma biblioteca, uma sala de informtica, uma cozinha com dispensa, rea de servio e banheiro, dois banheiros para alunos, uma sala de professores, um

almoxarifado, uma secretria, dois lavabo pros professores,uma sala do diretor e dois alojamentos para os professores que hoje so sala de aula, por causa do aumento de alunos, e tambm provisionaram uma sala de aula na biblioteca, assim a sala de informtica foi dividida para biblioteca. Alm desses cmodos, a escola possui um campo de futebol e uma quadra provisria para vlei, sua rea muito ampla, a estrutura perfeita, e futuramente existem projetos de construir novas salas ao lado das outras ou fazer 1 andar, que na verdade essa escola foi uma parceria do governo federal com a prefeitura e o projeto seria uma escola agrcola, mais ficou s com o ensino fundamental, e o que conseguiram foi uma parceria com o estado para trazer aula do ensino mdio. O perodo do estgio foi pela manh, e a secretria da escola, s trabalha a tarde, mas ela concedeu algumas informaes do seu trabalho, e a funo de Lilia Vasconcelos cuidar e manter as documentaes dos alunos em ordem, dentro da sua sala tem um arquivo morto, onde esto as pastas dos alunos, que j saram da escola e um arquivo vivo, onde fica as dos que esto estudando, ela faz declaraes, dos histricos, boletins informativos, e tambm cuida das cadernetas dos professores e as organiza por ano, essas cadernetas ficam arquivadas por que se algum aluno precisar pegar uma segunda via, toda sua vida escolar estar ali, no fim do ano ela, faz um balano pra saber o ndice de aprovao, reprovao e desistncia, tambm importante lembrar que as declaraes e histricos s saem da escola com a assinatura do diretor e carimbo, e essas declaraes tem validade de 30 dias.

Lilia tambm cuida da matrcula e rematrcula dos alunos, e a mesma preenche as cadernetas dos professores. O assistente de disciplina s trabalha a tarde porque os alunos so mais. Ilson da Silva Rego estudante de biologia, e sua funo manter os alunos calmos, observar como se comportam fora das salas, cuidar para que eles no matem aulas e organizem algumas atividades. As merendeiras trabalham, duas pela manh e duas pela tarde, so elas que mantm a escola limpa, a cozinha bastante organizada, merenda bastante diversificada, com carnes, frutas, legumes, etc. A merenda resposta de cada vinte dias, e se faltar, o diretor j avisa na secretaria, para reporem. O s vigias tambm tem uma funo importante, eles cuidam da escola no momento que no tem aula, e durante o dia, eles ajudam na observao dos alunos. O quadro de professores da escola, escolhido pela secretaria de educao, e na escola quatro so concursados e trs so contratados, os concursados tem nvel superior e ps, uma contratada formada em pedagogia e as outras duas esto cursando Letras pelo IFAL. A escola possui PPP, e esse trabalho foi feito coletivamente com todos funcionrios cada um deu sua contribuio, tem Conselho Escolar, que cuida dos assuntos da escola e sua diretria foi escolhida com reunies onde ouve votao, para escolher o presidente, esse conselho uma forma de pais e alunos participarem das decises da escola, com o recurso se comprado materiais ecolar, mobilirio, etc.

As aulas que observei foram muito dinmicas, a professora Ozelma Maria bastante democrtica, nas aulas os alunos participam bastante, ela sempre comea com uma orao, deu pra perceber que ela muito responsvel, dedicada, uma professora que ama o que faz, se preucupa com a aprendizagem do aluno, faz a chamada, suas cadernetas so todas organizadas, limpas, o caderno de planejamento, todo perfeito, alm dos livros da escola, ela procura trazer algo novo para os alunos, incentiva a leitura, a produo textual, sempre olha os cadernos dos alunos, nas semanas do estgio, foram aulas de reviso, por que o ano letivo aqui j esta acabando, e ela foi muito prestativa, atenciosa, mostrou todo material, as cadernetas, planejamento, plano de aula, me deu dicas, esse estgio foi timo, pois com ele pude encontrar minha identidade, pena que foi pouco tempo, mas nos prximos, j sei que as portas da Escola Professora Yone Silva Henzel esto abertas e a professora Ozelma sempre disposta a me ajudar, no s a mim, mas a todos que a procurarem.

Anda mungkin juga menyukai