Anda di halaman 1dari 12

Apostila de Aulas Prticas Sistemtica Vegetal

Prof MSc. Cntia Maria Silva Coimbra

Assunto: Microscpio e Estereomicroscpio (Lupa)

1- Estereomicroscpios

Os

estereomicroscpios,

diferentemente

dos

2- Microscpio O microscpio um instrumento de preciso feito com material valioso. Havendo cuidado por parte de quem usa, ele durar longo tempo, mas um pouco de negligncia poder levar a danific-lo. Portanto, use-o com carinho e zelo.

1 = ocular 2 = objetivas e revlver 3 = platina 4 = charriot 5 = macromtrico 6 = micromtrico 7 = diafragma no condensador 8 = condensador 9 = boto do condensador 10 = dois parafusos centralizadores do condensador 11 = fonte de luz 12 = controle de iluminao 13 = diafragma de campo (alavanca no lado esquerdo do microscpio) 14 = dois parafusos de ajuste da lmpada (esquerdo e direito) 15 = focalizadora da lmpada (alavanca no lado direito do microscpio - no visvel no fotografia)

Manejo do Microscpio ptico


1.

2.
3. 4.

5. 6.
7.

8.

9.

Segurar o microscpio pelo brao Acender a lmpada (a tomada est abaixo da mesa); Giar o revlver de maneira que a objetiva de menor aumento fique no eixo tico; O diafragma deve estar completamente aberto; Olhar atravs da ocular e regular a intensidade de luz; Colocar a lmina a ser examinada na platina, presa ao charriot; Focalizar o objeto usando inicialmente o parafuso macromtrico para abaixar a objetiva, olhando para ela, at que a mesmo toque ou se aproxime bastante da lmina. Guiar o parafuso em sentido contrrio, deslocando a objetiva para cima, lentamente, at focalizar. Melhore o foco usando o parafuso micromtrico; Para trocar as objetivas, guie o revlver e mude para uma objetiva de maior aumento com cuidado para que a mesma no atinja a lmina ou quebre a lamnula. De modo geral as objetivas secas so parafocais, isto , se o objeto est focalizado com uma estar muito perto de s-lo com as outras O uso da objetiva de imerso (somente quando determinado pela professora/tutores) dever seguir regras especficas. O que deve ser feito: Antes de trocar para uma objetiva de maior aumento, abaixe a mesa do microscpio; Os consertos nos microscpios so realizados por pessoas QUALIFICADAS. Ao sair do laboratrio ORGANIZE A BANCADA, MICROSCPIO; Acredite: a brincadeira de trocar peas de um microscpio para outro poder danific-los seriamente. Procure manter os dois olhos abertos, pois permitir maior ateno e evitar fadiga. OBRIGATRIO O USO DE JALECO.

1. 2. 3.
4. 5.

ROTEIRO DE AULA PRTICA: FUNGOS 1- Fungos microscpicos O material a ser utilizado so pes, morangos e tomates que estejam fungados, alm de uma soluo de gua, acar e fermento biolgico que permaneceu em estufa por aproximadamente 30 minutos. Para a confeco de lminas dos fungos do po, morango e tomate, pingue uma gota de gua na lmina e com o auxlio de estiletes (feitos com agulhas), retire uma pequena poro do miclio dos alimentos, com cuidado para no pegar partes do alimento que iro dificultar a visualizao das hifas, e coloque o material na gota de gua cobrindo com lamnula. Pingue uma gota da soluo de fermento biolgico em uma lmina e cubra com lamnula para visualizao de leveduras. Espera-se encontrar representantes de Zygomycota nos fungos do morango e do po e de Ascomycota no fungo do tomate, mas existem casos em que mais de um tipo de fungo ocorrem no mesmo alimento, fique atento para representar todas as formas presentes. No caso das leveduras, possvel encontrar algumas se reproduzindo por fisso binria, o que foi estimulado pelo acar da soluo e pela elevada temperatura da estufa. No seu relatrio deve constar o desenho esquemtico do fungo observado, evidenciando e nomeando o tipo de hifa e de estrutura reprodutora observados. Quando possvel, diga se a estrutura reprodutora de origem sexuada ou assexuada. Baseado em suas observaes, indique a que filo pertence o fungo observado. Caso no seja possvel determinar o filo, indique a forma de crescimento observada (leveduras, ETC).

a) Fungo do morango ou do po b) Fungo do tomate c) Leveduras 2- Agora observe as estruturas macroscpicas provindas de material fresco ou fixado. a) Vocs iro observar os corpos de frutificao de representantes dos filos Ascomycota e Basidiomycota. b) Esquematize os liquens observados e diga qual a forma de crescimento dos exemplares analisados.

Assunto: ALGAS ROTEIRO DE AULA PRTICA: ALGAS 1- Voc dever montar lminas de algas microscpicas frescas, obtidas em amostras de gua doce e no fixadas. Para montar a lmina, utilize uma Pipeta de Pasteur para pipetar em uma amostra de gua a sua escolha, de preferncia onde tiver uma maior concentrao de matria orgnica. Coloque uma gota desse material pipetado na lmina cobrindo com a lamnula e retirando o excesso de gua com papel filtro (caso o material parea meio embaraado utilize os estiletes pontas de agulha - de sua bancada para dissoci-lo). Lembre-se de colocar pouco material na lmina para que a lamnula no fique muito alta e prejudique sua observao. Voc poder encontrar algas unicelulares, coloniais e filamentosas. Nessa aula voc deve identificar de 2 a 5 algas microscpicas utilizando a chave dicotmica Algas Continentais do Estado de So Paulo que encontra-se no roteiro da Universidade Federal de Uberlndia. Caso voc no encontre algum gnero de alga presente em sua amostra nessa chave consulte o livro Bicudo, C.E.M.; Menezes, M. 2005. Gneros de algas de guas continentais do Brasil: chave para identificao e descries. RIMA, So Carlos. Para cada alga voc deve fazer um desenho fiel ao que observou, descrever os passos da chave que utilizou para chegar at o gnero e o nome do gnero. Voc pode precisar montar mais de uma lmina ou encontrar todo o material de que precisa em uma mesma lmina, vai depender da amostra de gua escolhida. a) Passos da chave: Gnero: Desenho esquemtico: 2- Outros materiais podero ser analisados

Assunto: BRIFITAS

Objetivo: Conhecer as estruturas, gametfitos e esporfitos, dos musgos, hepticas e antceros. Posicionar taxonmicamente as espcies estudadas. Roteiro: Observe e desenhe as caractersticas das plantas recebidas de acordo com o roteiro abaixo (se possvel utilizar a chave de identificao da apostila da Universidade Federal de Uberlndia-UFU:

Nome popular

Filo

Classe

Ordem

Famlia

Nome cientifico

Desenhos: Coloque em cada item abaixo os passos da chave que voc utilizou para a identificao do exemplar e o txon.

Assunto: PTERIDFITAS Objetivo: Conhecer as estruturas, gametfitos e esporfitos, dos principais grupos de pteridfitas. Posicionar taxonmicamente as espcies estudadas. Questes: 1. Observe as caractersticas das plantas recebidas de acordo com o roteiro abaixo: 2. Caule (forma e revestimento) Folhas (forma, insero e revestimento do pecolo e lmina foliar). Soros (forma, posio, presena de indsio- excrescncia membranosa que protege os soros) Forma dos esporngios Planta isosporada ou heterosporada Anote os passos da chave utilizada para identificao das famlias

Pesquise sobre uma espcie de cada grupo na tabela abaixo e faa uma pequena descrio das espcies com o posicionamento taxonmico de acordo com o sistema Tradicional

Nome popular licopdio cavalinha selaginela

Filo

Classe

Ordem

Famlia

Nome cientifico

samambaia avenca chifre-deveado (Platicerium ) polipdio Desenhos: Coloque em cada item abaixo os passos da chave que voc utilizou para a identificao do exemplar e o txon.

3- Observe e identifique as estruturas numeradas no desenho a seguir (Aa- selaginela, Ab- licopdio, Bcavalinha,C- samambaia):

1 7 8

4 11 5

10

12 2n 13

Roteiro para relatrio de aulas prticas (Prof Cntia Maria Silva Coimbra)

CAPA Nome da universidade, do departamento, do curso. Nome do aluno, nome da disciplina, data..

1- INTRODUO - Deve constar um breve relato sobre a importncia das plantas e os objetivos a serem atingidos com as aulas prticas. -Mnimo de 1 pgina

2- MATERIAL E MTODOS

3- RESULTADOS E DISCUSSES

Listar os materiais utilizados pelo aluno para o desenvolvimento da prtica. Abrange desde vidraria at o material botnico usado durante aula. O mtodo uma exposio sucinta de como foi efetuada a aula, incluindo a utilizao de aparelhos. inadequado o uso do termo metodologia.

Colocar todos os roteiros utilizados nas aulas prticas. Discorrer sobre o assunto da aula Utilizar desenhos, figuras e outros trabalhos pertinentes.

4- CONCLUSES

5- BIBLIOGRAFIA

Dever ser feita atravs de frases sintticas e de maneira a demonstrar o que foi extrado pelo aluno durante a prtica. O objetivo inicial dever estar contido na concluso, demonstrando com isto que o mesmo foi alcanado.

Toda Literatura utilizada para a confeco do Relatrio. Procure seguir as normas para apresentao de trabalhos da ABNT

Anda mungkin juga menyukai