Anda di halaman 1dari 22

A "FORMA ASITICA" E O COMUNISMO AGRRIO PRIMITIVO

JOO QUARTIM DE MORAES*

A "forma asitica" um modo de produo? Dificuldades e ambigidades da concepo de Maurice Godelier A frmula "modo de produo asitico" s aparece uma vez na obra de Marx, verdade que num de seus textos mais importantes, o prefcio Contribuio crtica da economia poltica, onde ele assim se exprime: "Em largos traos, os modos de produo asitico, antigo, feudal e burgus moderno podem ser qualificados como pocas progressivas da formao econmica das sociedades..."(1). J o tema denotado por essa frmula est presente em sua correspondncia com Engels de maio a julho de 1853, em artigos para o New York Daily Tribune de junho a agosto de 1853 (a propsito da ndia), nos livros II e III de O capital (publicados por Engels em 1885 e em 1894 respectivamente) e sobretudo na hoje bastante conhecida digresso sobre as "formas que precederam a produo capitalista", que faz parte dos apontamentos de 1855-59, os quais, como se sabe, s foram publicados, sob o ttulo geral de Fundamentos (Grundrisse) da crtica da economia poltica, oito dcadas aps sua morte(2). Nesses textos, Marx se refere s "sociedades asiticas" e, precipuamente naquele consagrado s formas econmicas pr-capitalistas, "forma asitica".

* Professor do Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade Estadual de Campinas. 1. O ttulo original desta obra Zur Kritik der politischen Okonomie. Foi publicada em 1859, em Berlim, pelo editor Franz Duncker. O prefcio de Marx est datado de Londres, janeiro de 1859. O termo original para "modo de produo" Produktionsweise. A expresso "formao econmica das sociedades" traduz okonomische Gesellschaftsformation. 2. A redao dos apontamentos reunidos sob o ttulo Grundrisse der Kritik der politischen Okonomie efetuou-se em 1857-58, com a exceo de alguns textos, redigidos em 1850-51. O texto sobre as Formen..., que nos interessa aqui precipuamente, do perodo 1857-58, ou como pretendem alguns estudiosos, como Maurice Godelier, do perodo 1855-59. (Cf. Maurice Godelier, "La notion de 'mode de production asiatique' et les schmas marxistes d'volution des socits", in Sur le "mode de production asiatique", Paris, Editions Sociales. 1974, p. 59.)

CRTICA MARXISTA . 107

H, portanto, uma flutuao terminolgica nas referncias de Marx questo. Atribuir-lhe excessiva importncia seria adotar em face do texto marxiano a atitude reverencial do hermeneuta das sagradas escrituras. Mas tampouco seria o caso de no lev-la em conta, j que, em princpio ao menos, a impreciso terminolgica pode refletir hesitao conceitual. evidente, de qualquer maneira, que modo de produo "burgus moderno" denota exatamente o mesmo que modo de produo capitalista. Menos exata a correspondncia entre modo de produo antigo e modo de produo escravista. No s pela evidente razo de que outras formaes econmicas basearam-se nas relaes escravistas (em diferentes graus, ainda hoje objeto de discusso entre os especialistas) mas tambm porque ao caracterizar, no texto sobre as formas que precederam a produo capitalista (que doravante designaremos por Formen...), a forma econmica antiga, Marx no se refere escravido(3). Nesse caso, a diferena terminolgica (antigo/escravista) reflete diferena de contedo, no pequena, de resto. Na verdade, nas Formen..., Marx no se refere a modos de produo, mas, como indica o ttulo colocado pelo editor destes seus apontamentos, a formas econmicas. Novamente se coloca a questo: diferena meramente termino lgica? o que supe Maurice Godelier num slido estudo consagrado a nosso tema: "No manuscrito Formen..., Marx descreve sete formas diferentes de apropriao do solo, isto , da relao dominante de produo nas sociedades pr-industriais (...) O texto de Marx se apresenta pois como um esboo da evoluo da propriedade fundiria (...) Esta evoluo v sucederem: a comunidade primitiva, o modo de produo asitico, o modo de produo antigo, o modo de produo escravista, o modo de produo germnico, o modo de produo feudal, o modo de produo capitalista"(4). Godelier trata, portanto, como modos de produo seis das sete formas econmicas pr-capitalistas examinadas por Marx. Mas, sem dvida, considera tambm que o comunismo primitivo configurava um modo de

3. A caracterizao da escravido nas Formen... pode parecer surpreendente ao leitor que interpreta superficialmente o texto como um esboo da histria dos modos de produo pr-capitalistas. Examinamos detidamente a questo no pargrafo 2, mas desde logo vale notar no somente que, como afirmamos, Marx caracteriza a "forma antiga" sem se referir escravido, mas tambm que esta tratada como categoria. O escravo, com efeito, caracterizado conceptualmente (e no historicamente) como "fora viva de trabalho" que pertence "imediatamente s condies objetivas da produo". , como tal, isto , como trabalhador, objeto de apropriao. Na seqncia da mesma anlise, em que Marx examina as trs formas de apropriao pelo trabalhador das condies objetivas da produo (apropriao da terra, dos instrumentos de trabalho e dos meios de subsistncia), o escravo caracterizado como proprietrio apenas dos meios de subsistncia. Por paradoxal que possa parecer, a frmula analiticamente rigorosa: ao contrrio do trabalhador assalariado, separado dos meios de consumo que lhe asseguram a existncia, o escravo delas se apropria diretamente. Na edio padro dos Grundri.sse... (Dietz Yerlag, Berlim, 1953, que retoma a edio original publicada pelo Instituto Marx-Engels-Lenin de Moscou em 1939-41), essa anlise se encontra nas pp. 399-400. 4. Maurice Godelier. op. cit.. p. 60. Os grifos so nossos.

108 . A "FORMA ASITICA" E O COMUNISMO AGRRIO PRIMITIVO

produo, baseado na apropriao coletiva da natureza pela comunidade de sangue e lngua e exercendo suas foras produtivas na caa e na coleta. Na seqncia de seu estudo, caracteriza sinteticamente cada um desses "modos de produo", para depois concentrar-se na discusso do "modo de produo asitico" e dos esquemas marxistas de evoluo das sociedades. Exatamente por se tratar de um dos mais respeitados e esclarecidos estudiosos contemporneos da teoria marxista da evoluo social, parecenos razovel tomar como referncia essa sua sntese para recolocar a questo, ainda aberta no marxismo e portanto ainda desafiando-o intelectualmente, da especificidade histrica da forma econmica (ou modo de produo) que Marx chamou de "asitica". Desde logo, cabe apontar as principais razes que nos levam a ver um problema ali onde Godelier viu apenas uma sinonmia: a) No se pode caracterizar um modo de produo sem determinar as foras produtivas que lhe correspondem. Mas se enfatizamos unilateralmente a base tcnica da produo em detrimento das relaes de produo, chegaremos perto daqueles que caracterizam o capitalismo como "sociedade industrial" e falam hoje em "sociedade ps-industrial". b) Donde a necessidade de determinar as relaes de produo que caracterizariam cada um dos modos apontados por Godelier. Marx, que, contrariamente a muitos de seus epgonos, no sofria de compulses classificatrias, segue o curso da anlise sem dela se deixar desviar por prematuras preocupaes de sistematizao. notvel, nesse sentido, que nas Formen..., analise as relaes sociais em funo da posio do indivduo na comunidade, distinguindo cada uma das trs formas consideradas (asitica, antiga, germnica) pelo grau de autonomia do indivduo, objetivado no modo de apropriao da terra. Na forma asitica, em que a apropriao comunitria, o indivduo mero acidente da substncia social; na forma antiga, equilibram-se o indivduo e a comunidade e na germnica, aquele predomina sobre esta. c) O "ponto nodal" do problema da evoluo social tal como aparece nas Formen... e, em especial, da questo de saber se e em que medida o "modo de produo asitico" configura uma linha divergente de evoluo, relativamente quela que teria conduzido ao feudalismo e ao capitalismo, est nas formas de dissoluo da comunidade primitiva. Que esta, como horda errante de homindeos, constituiu um estgio universal da evoluo, ningum pode seriamente contestar. A dvida surge com a inveno da agricultura e o surgimento da chamada aldeia neoltica. Alimentam-na algumas certezas: at hoje, em condies naturais excepcionais (por exemplo, nas margens do Oceano rtico) h comunidades que vivem essencialmente da caa e pesca. Em nossa Amrica do Sul, o genocdio ainda no eliminou inteiramente as formas econmicas baseadas na caa, pesca e coleta de vegetais, s vezes combinadas agricultura itinerante.

CRTlCA MARX/STA . 109

Parte considervel da Humanidade viveu, at tempos recentes, em nomadismo ou seminomadismo. A introduo da agricultura sedentria constituiu, pois, evidentemente, o incio de um processo de acelerao da (pr)histria das comunidades que a adotaram e portanto de diferenciao crescente em relao s que haviam mantido formas anteriores de apropriao da natureza. Godelier, entretanto, atravessa essa difcil e sobretudo complexa questo com alguma ligeireza: "As comunidades primitivas assumiram mltiplas formas conforme os gneros de vida e os sistemas de parentesco [...] Sua evoluo est ligada ao aparecimento de novas formas de produo - agricultura, pecuria, artesanato - e vai no duplo sentido da extenso da posse e da propriedade individuais dos bens e da transformao das velhas relaes de famlia. Ao longo desta evoluo, aparece o modo de produo asitico(5). O texto comea sugerindo uma anlise das linhas divergentes de evoluo. Prossegue utilizando a noo de "formas de produo" num contexto em que um marxista esperaria algo como revoluo tcnica elevando o nvel das foras produtivas e, portanto, entrando em contradio com as relaes (comunitrias) de produo. Aponta genericamente para uma tendncia ao avano da propriedade privada, sem, entretanto, estabelecer qualquer nexo determinado entre tal tendncia e as "novas formas de produo". Enfim, conclui com o aparecimento do "modo de produo asitico", mas no se compreende nem quando, nem por que, nem como, sobretudo considerando que a apropriao comunitria da terra constitui exatamente o trao distintivo deste "modo", sendo portanto, no mnimo, estranho evocar seu surgimento logo aps haver ressaltado o progresso da apropriao privada dos "bens". d) A impreciso ainda maior no que concerne questo do grau de universalidade do "modo de produo asitico". Afirma, de um lado que "segundo Marx", os modos antigo, escravagista, germnico e feudal "sucedem na Europa" ao asitico, o que implica atribuir a Marx (sem citar qualquer texto) duas teses que, at prova em contrrio, parecem-nos meramente godelierianas: a de que a Europa passou por um modo de produo asitico e a de que os modos seguintes nela se sucederam na ordem por ele indicada(6). Ao chegar, porm, no modo germnico, caracte-

5. Id., ibid., p. 61. 6. Id., ibid., p. 66. Embora no cite o texto de Marx em que se apia para atribuir-lhe tal tese, o nico em que a rigor poderia se amparar a conhecida nota de Zur Kritik..., onde Marx classifica corno "ridcula" a moda intelectual de "conceber a propriedade comunal primitiva como uma forma especificamente eslava, ou exclusivamente russa. Ela a forma primitiva que encontramos entre os 1"0manos, germanos e celtas, e da qual encontramos ainda na ndia todo um mostrurio, com modelos variados, ainda que em parte no estado decadente. Um estudo rigoroso das formas de propriedade comunal asiticas, especialmente na ndia, mostraria que de diferentes formas de propriedade comunal primitiva resultam diferentes formas de sua dissoluo. assim que se podem deduzir os

110 . A "FORMA AS1T1CA" EO COMUNISMO ACRRIO PR1MlTlVO

riza-o como "produto de uma longa evoluo, a partir da propriedade comunitria do solo de tipo primitivo ligada ao tipo de vida de tribos guerreiras, praticando a agricultura itinerante com queimadas e predominantemente a pecuria"(7). Assim, embora seja colocado em quinto lugar na linha de sucesso dos modos de produo, o germnico aparece aqui disputando o segundo lugar com o asitico, j que teria sucedido diretamente a formas comunitrias primitivas de apropriao do solo. Alm de clareza e coerncia, falta tambm modstia ao eminente antroplogo francs. Empenhado em demonstrar que o modo asitico constituiu etapa universalmente necessria da evoluo social, explica que, "sem o saber exatamente", Marx descreveu, atravs dele, "uma forma de organizao social prpria passagem da sociedade sem classes sociedade de classes"(8). Em si mesma, a hiptese tem relevncia e plausibilidade, at mesmo pelas crticas que suscitou(9). Apresenta, entretanto, uma ambigidade fundamental, j patente no enunciado, acima citado, de sua interpretao global da concepo marxista da sucesso dos modos de produo.1O Alm de considerar equivalentes, como notamos, as expresses "formas econmicas" e "modos de produo", afirma, sem dvida para justificar tal equivalncia, que Marx descreve nas Formen... sete formas diferentes de apropriao do solo, explicando imediatamente que esta constitui a relao dominante de produo nas sociedades prindustriais. O escravagismo no se caracteriza como forma de apropriao do solo e sim do trabalhador, que posto como condio objetiva da produo. o que tambm ocorre na servido da gleba. Tampouco as cor-

diferentes tipos originais de propriedade privada, dos romanos e dos germanos, por exemplo, das diferentes formas de propriedade comunal da ndia" (citamos a traduo brasileira: K. Marx, Para a crtica da economia poltica, So Paulo, Abril Cultural, 1982, p. 35, nota 2). O texto afirma que as diferentes formas de apropriao privada do solo na Europa desenvolveram-se a partir de (podem ser deduzidas de) formas comunitrias de apropriao como as que podiam ser encontradas na ndia do sculo XIX. Mas no diz que o modo de produo asitico precedeu, na Europa, os modos de produo que nela se desenvolveram nos tempos histricos. Godelier provavelmente replicaria que Marx desconhecia descobertas arqueolgicas como a da chamada civilizao miceniana, que justificam sua hiptese de que tambm a Europa passou pelo modo de produo "asitico", confirmando assim que este constituiu uma etapa universal da evoluo social. Pode at ser, mas isto no explica por que a Europa caminhou para a apropriao individual do solo e a sia no. 7. Maurice Godelier, op. cit., p. 67. Grifos nossos. Como vimos na nota anterior, essa incoerncia de Godelier decorre da confuso entre forma asitica (= comunitria) de apropriao do solo e modo de produo asitico. 8. Id., ibid., pp. 85-6. Grifado no original. 9. Pensamos notadamente na de Umberto Melotti, Marx e il terzo mondo, Milo, Centro Studi Terzo Mondo, 1971, obra cuja tese central est programaticamente anunciada no subttulo: "por um esquema multilinear da concepo marxiana do desenvolvimento histrico". A verso inglesa desse livro, Marx and the third world, Londres, Macmillan, 1977, mais acessvel ao leitor brasileiro, podendo ser encontrada na Biblioteca do IFCH/Unicamp. A ela nos referiremos. H tambm uma traduo para o espanhol, que no consultamos, mas que pode ser facilmente encontrada no Brasil. 10. Cf. o texto citado na nota 4.

CRTICA MARXISTA . 111

poraes medievais, apresentadas nas Formen... como exemplo paradigmtico da unidade do trabalho com seus instrumentos, podem se caracterizar como forma de apropriao do solo. Em suma, Godelier no somente resolve mal uma questo que Marx no colocou (a ordem de sucesso dos modos de produo pr-capitalistas), mas tambm confunde numa s duas questes colocadas por Marx (que, contrariamente ao que ele imagina, sabia perfeitamente o que estava descrevendo): a) a determinao de uma forma originria de apropriao do solo (a asitica) e b) o surgimento, sobre a base desta forma comunitria, de uma "unidade abrangente", isto , de um poder estatal embrionrio. Marx deixa bastante claro que b) constitui uma das realizaes possveis de a). A forma comunitria "pode se realizar de maneira muito diferente. Por exemplo, nada nela se ope a que, como na maior parte das formas asiticas fundamentais, a unidade abrangente que est colocada acima de todas estas pequenas comunidades aparea como o proprietrio superior ou o nico proprietrio, de maneira que as comunidades reais apaream apenas como possuidores hereditrios"(11). O texto progride do universal ao particular. Registra a anterioridade lgica e histrica da categoria mais genrica (forma comunitria de apropriao do solo), para, em seguida, a ttulo de exemplo considerar uma de suas concretizaes, as "formas asiticas" (o plural indicando que no interior dessa especificidade h plural idade de formas concretas). Constata, ento, que "na maior parte" dessas formas (mas eventualmente em outras tambm, j que se trata de um exemplo) uma "unidade abrangente" erigiu-se em "proprietrio superior ou nico". Marx deixa, portanto, em aberto a questo da universalidade da forma comunitria de apropriao do solo; ser mais afirmativo na Contribuio crtica, mas no no sentido que pretende Godelier. Declara, com efeito, que todos os povos da Europa conheceram a propriedade comunal primitiva(12). J a tese de que todos os povos passaram pelo modo asitico de produo , como notamos, puramente godelieriana. O que no significa que seja falsa, mas, at melhor prova, preferimos entender que, no esprito de Marx, o modo de produo correspondente apropriao comunitria primitiva da terra era exatamente o comunismo primitivo.

11. Formen..., p. 376 (grifado no original). Como esclarecemos na nota 3, estamos citando a edio de 1953 dos Grundrisse..., na qual as Formen... ocupam as pp. 375-413. Tecnicamente, deveramos designar o livro unicamente por seu ttulo (Grundrisse...) e no pelo de uma de suas partes (Formen...). Considerando porm, de um lado que o ttulo e os subttulos no so de Marx e sim de seus editores e, de outro lado, a comodidade tanto do autor quanto do leitor, reservaremos o ttulo Grundrisse... para as passagens que no esto contidas nas Forme/L (vale dizer, o conjunto do livro, menos o trecho das pp. 375-413). 12. Cf. nota 6.

112 . A "FORMA ASITICA" E O COMUNISMO AGRRIO PRIMITIVO

Insistamos, uma vez mais, para concluir esse tpico: confundindo a forma comunitria de apropriao do solo com uma de suas especificaes, a forma asitica, e confundindo ambas com o modo de produo asitico, Godelier, de um lado, afirma a universalidade deste ltimo, mas, de outro, sugere que o modo de produo germnico derivou diretamente de uma forma primitiva de comunidade agrria. Parece-nos mais razovel, at por ser mais coerente logicamente, supor que o modo asitico e o modo germnico constituram formas distintas de transio do comunismo primitivo sociedade de classes. A ambigidade de Godelier relativamente questo da ordem de evoluo social e, em especial, relativamente polmica entre "unilinearismo" e "multilinearismo" decorre diretamente de sua constante confuso entre forma asitica e modo de produo asitico. Assim, por exemplo, observa que, graas "aos conhecimentos arqueolgicos e etnolgicos acumulados desde o sculo XIX", a noo de modo de produo asitico foi "se tomando cada vez mais universal no tempo e no espao", de modo que deveramos abandonar o uso do adjetivo "asitico"Y A sugesto razovel e, sem dvida, perfeitamente aceitvel como hiptese de pesquisa, no que se refere ao modo de produo. inteiramente descabida, porm, no que concerne forma de apropriao do solo. Com efeito, as descobertas arqueolgicas e etnolgicas posteriores a Marx, como as dos reinos cretenses-micenianos e etruscos na Europa, os reinos do Mali, Ghana e Bamum na frica, as grandes civilizaes agrrias mesoamericanas e andinas na Amrica pr-colombiana etc.14 alargaram notavelmente o campo de investigao das primeiras sociedades de classe e, portanto, das primeiras organizaes do poder estatal. O modo de produo de tais sociedades era substancialmente idntico? A questo pertinente e a resposta, positiva ou negativa, de ordem estritamente cientfica. Se for positiva, isto , se ficar cientificamente estabelecido que o modo de produo dos maias, dos malianos, dos etruscos etc. era estruturalmente idntico, ento, de fato, o termo "asitico" imporia uma restrio geogrfica inadequada. Quando, porm, consideramos a forma asitica de apropriao do solo, estamos diante de uma relao econmica perfeitamente conhecida por Marx e seus contemporneos. Distingue-a, como observamos, no somente de outras formas comunitrias de apropriao do solo, mas tambm, ao se referir a elas no plural (= formas asiticas), reconhece-lhes uma plural idade de realizaes histricoconcretas. notrio, de resto, que Marx havia estudado intensamente os documentos coloniais ingleses sobre a ndia, em 1853, e em 1857 retomara esse estudo, precipuamente orientado para a anlise das comunidades de aldeia e suas formas de apropriao do solo agrcola. Foi, portanto, baseado

13. Maurice Godelier, op. cit., p. 86. 14. Todos esses exemplos so mencionados por Maurice Godelier, op. cit.. p. 86.

CRTICA MARXISTA . 113

em estudos concretos que descreveu formas concretas de propriedade comunal da sia. Erigi-las em formas universais seria contrariar frontalmente a postura cientfica desses estudos. Sobre o contedo das Formen...: anlise categorial e anlise histrica Embora no destinados publicao, os escritos de Marx reunidos nos Grundrisse..., e especialmente aqueles consagrados s "formas que precederam a produo capitalista" (que estamos aqui designando por Formen...), so unanimemente considerados como indispensveis para a compreenso de questes decisivas do materialismo histrico, insuficientemente ou s tangencialmente tratadas em suas obras maiores. O grande interesse suscitado pelas Formen..., bem como pelo estudo introdutrio de E. Hobsbawm(15) justifica-se pois plenamente. Justifica-se menos, porm, o privilgio conferido pelos intrpretes do texto (tanto Godelier quanto Hobsbawm, para s mencionar os mais notveis) aos aspectos histricos (a includas as hipteses pr-histricas) da anlise em detrimento de seu significado terico. O prprio ttulo popularizado pela verso inglesa, Pre capitalist economic formations, favorece a perspectiva unilateralmente historicista que tem orientado o consumo terico de um texto que, como todos sabem, mas quase todos esquecem, foi extrado dos Grundrisse..., isto , do contexto terico em que Marx o elaborou. Por pouco que se leve em conta tal contexto, constata-se que a questo fundamental colocada nas Formen... no , contrariamente opinio de Hobsbawm, "enfrentar o problema da evoluo histrica pr-capitalista"'6 e sim reconstituir o processo que engendrou o pressuposto essencial do capitalismo, a saber, a completa separao entre o produtor e os meios de produo. Marx, com efeito, abre a exposio (Formen..., p. 375)17 com a questo cuja resoluo constitui o objeto central de toda a argumentao desenvolvida at o fim do texto (que se estende at a pgina 413 dos Grundrisse...): a "separao do trabalho livre das condies objetivas de sua realizao". A anlise das formas paradigmticas de apropriao do solo configura o primeiro momento lgico da reconstituio do processo cujo resultado histrico a reduo do trabalhador livre propriedade de sua fora de trabalho e sua completa separao relativamente a todas as condies objetivas da produo. O objeto terico de Marx nas Formen , portanto, a separao entre o produtor e os meios de produo. Mas como o ponto de partida de todo processo de separao a unidade dos tempos que
15. Citaremos a partir da edio brasileira, Karl Marx, Formaes econmicas pr-capitalistas, com introduo de Eric Hobsbawm, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975. 16. Hobsbawm, in Karl Marx, op.cit., p. 14. Modificamos ligeiramente a traduo brasileira. 17. Para referncia utilizamos o critrio explicado na nota 2. Indicaremos diretamente no texto as pginas correspondentes s citaes das Formel1...

114 . A "FORMA ASITICA" E O COMUNISMO AGRRIO PRIMITIVO

vo se separar, as Formen... partem da "unidade natural do trabalho com seus pressupostos materiais", isto , a terra, ou, Pleonasticamente, a natureza, o "laboratrio natural da humanidade" (p. 375). Fica claro desde o incio que o exame das formas de unidade se efetua em vista da separao. O surgimento do proletariado resulta da "dissoluo tanto da pequena propriedade fundiria livre quanto da propriedade fundiria coletiva baseada na comunidade oriental" (p. 375). Que Marx refira-se liminarmente a duas e no a trs (como far mais adiante) formas fundamentais de apropriao da terra pelo produtor direto confirma o carter regressivo da anlise. Eram, no essencial, aquelas duas formas que o capitalismo estava destruindo, nas metrpoles como nas colnias, em seu processo de expanso planetria hoje eufemisticamente chamado de "globalizao". Aps haver colocado a questo contempornea (a da separao), a sim Marx retrocede para um exame analtico das formas de unidade e s ento enumera trs (e no mais duas) formas fundamentais de apropriao do solo: asitica, antiga e germnica, a primeira constituindo o prottipo da "propriedade fundiria coletiva baseada na comunidade oriental", as duas outras configurando, tambm de maneira prototpica, a "pequena propriedade fundiria livre". Exatamente por ser regressiva, isto , por retroceder da separao completa entre o produtor e os meios de produo s formas de unidade entre aquele e estes, a anlise de Marx no tem por fio condutor a sucesso histrica como tal e sim a determinao das categorias cuja dissoluo constituiu o pressuposto do surgimento do trabalhador assalariado moderno. Hobsbawm, ao declarar que o objetivo das Formen... "definir o contedo da histria na sua forma mais geral" e que "tal contedo o progresso"IH entra em contramo no sentido do texto. Se fosse esse o propsito de Marx, ele o teria dito. Evidentemente, legtimo buscar o "no-dito" de um discurso, mas se o objetivo do comentrio tomar mais claro e compreensvel o texto, sempre perigoso sobrevo-lo para lhe imputar um significado ltimo que o autor teria deixado implcito. Explcita est a reconstituio do processo de despojamento do trabalho livre. Podese, a rigor, qualificar esse processo como progresso. Mas certamente no no sentido em que se pode tambm atribuir tal qualificativo s concepes da Histria de Hegel ou de Augusto Comte. Aplicado s Formen..., o termo, sem ser falso, impreciso e, portanto, suprfluo. Pior: seria apenas suprfluo se no fornecesse aos detratores do marxismo, que so muitos e tenazes, um argumento para releg-lo ao museu de idias dogmaticamente racionalistas ou ingenuamente cientificistas do sculo XIX. Por isso cumpre reiterar, ad nauseam se preciso for, que o mtodo de anlise das Formen..., inseparvel do conjunto dos Grundrisse regressivo.

18. Hobsbawm, in Karl Marx. ibid.. p. 15. Grifado no original.

CRTICA MARXISTA . 115

Marx no postula o "progresso". Constata que o capitalismo pressupe a separao entre o produtor e os meios de produo ( preciso muito humor britnico para qualificar unilateralmente essa separao como Progresso; para os operrios constituiu um terrvel retrocesso relativamente s corporaes de artes e ofcios), para ento investigar as formas de unidade que foram sendo negadas, dissolvidas, suprimidas, ao longo da evoluo social. Esta, sim, constitui o contedo objetivo da histria na sua forma (econmica) mais geral. Ao passo que identificar a evoluo ao progresso constitui apenas uma opinio sobre o sentido da Histria, uma interpretao da evoluo. Tal interpretao no est excluda do horizonte terico das Formen... O capitalismo, ao repor e ampliar em escala planetria a separao constitutiva da condio proletria, desenvolve os pressupostos de uma nova unidade entre os produtores e os meios de produo. A completa negao histrica da unidade natural do homem com os pressupostos objetivos do trabalho constitui o pressuposto objetivo da negao dessa negao. Numa passagem conhecida, mas insuficientemente meditada (sobretudo considerando ser ela hoje, mais de cinco quartos de sculo depois de escrita, profundamente atual) dos Grundrisse..., Marx, aps notar que "a posio do trabalho social na forma de oposio de capital e trabalho assalariado o ultimo desenvolvimento da relao de valor e da produo baseada no valor", esclarece que esta tem por premissa que o "fator decisivo da produo da riqueza" seja e permanea sendo "a quantidade de tempo de trabalho imediato". O limite do capitalismo, portanto, o prprio progresso tcnico e cientfico que tende, se e quando incorporado produo social de riquezas, a tomar cada vez menos relevante o tempo de trabalho vivo. Mesmo o mais fantico e obtuso neoliberal admitir, com efeito, que a plena automao implica a supresso do trabalho assalariado: quando as mquinas fizerem tudo, o desemprego ser total. O importante, entretanto, no especular em tomo desse limite terico da valorizao do capital, mas mostrar como a tendncia para esse limite posta pelo desenvolvimento capitalista dos meios de produo. o que faz Marx na seqncia da referida passagem: "(...) na medida em que se desenvolve a grande indstria, a criao da riqueza real passa a depender menos do tempo de trabalho e da quantidade de trabalho empregado do que da potncia dos agentes colocados em movimento durante o tempo de trabalho (...) a qual, por sua vez, no est minimamente relacionada com o tempo de trabalho imediato que sua produo custa, mas depende, isto sim, do estado geral da cincia e do progresso da tecnologia, ou da aplicao desta cincia produo"(19). Marx presume que, atingido o limite alm do qual o trabalho imediato deixa de constituir a principal fonte da riqueza, os meios tecnolgicocientficos de produo ter-se-o tornado, para usarmos frmula de nosso

19. Karl Marx, Grundrisse..., p. 592.

116 . A "FORMA ASITICA" E O COMUNISMO AGRRIO PRIMITIVO

tempo, "patrimnio comum da Humanidade". Sua previso to otimista quanto a de Hobsbawm, mas a diferena crucial entre ambos est em que, enquanto este caracteriza como progresso o contedo essencial da histria j transcorrida, as anotaes dos Grundrisse... apenas registram a tendncia imanente da acumulao capitalista a incorporar produo o progresso tcnico-cientfico e, conseqentemente, a criar as condies objetivas da emancipao do trabalho. So otimistas na medida em que no levantam a hiptese de que a tecnologia e a cincia seriam empregadas, ao longo do sculo XX, na produo de armas de destruio macia que fariam pesar sobre a Humanidade a ameaa da hecatombe nuclear. Compreensvel em meados do sculo XIX, quando s um profeta apocalptico ousaria anunciar os campos de extermnio hitlerianos, as bombas atmicas sobre Hiroshima e Nagasaki, o dilvio de napalm sobre o Vietn e tantas outras atrocidades (algumas, de resto, cometidas em nome do comunismo), o otimismo de Marx, isto , sua convico de que ao domnio das foras naturais pela cincia corresponderia o domnio da cincia pela sociedade, contrasta com o horizonte histrico baixo do final do sculo XX, em que a cincia pennanece subordinada ao capital e, portanto, lgica do lucro. Nem por isso perde validade terica a hiptese de Marx sobre o limite lgicohistrico da produo baseada no valor: "(Quando) o sobretrabalho da massa deixou de ser a condio do desenvolvimento da riqueza geral, bem como o no-trabalho dos poucos deixou de ser condio do desenvolvimento das foras gerais da mente humana", ento "desaba a produo baseada no valor de troca e o processo de produo imediato perde tambm a forma da misria e do antagonismo"(20). Obviamente, cumpre levar em conta essa hiptese otimista na avaliao da significao terica das Formen..., mesmo porque o otimismo no concerne hiptese em si mesma (a plena automao dos meios de produo suprime a produo baseada no valor) e sim no-tematizao por Marx da possibilidade histrica de que os meios cientficos de produo produzam meios de destruio macia. No h dvida, portanto, de que as Formen..., ao reconstituir as formas de unidade do trabalho com seus pressupostos materiais de maneira a pr em evidencia o carter histrico da condio proletria (= resultado da dissoluo de todas aquelas formas de unidade), apontam para a perspectiva histrica de uma unidade superior, em que a produo, assegurada no essencial por meios tcnico-cientficos, ser coletivamente apropriada pela sociedade. Mas apenas apontam. Seu objeto terico, com efeito, no prospectivo (a superao da separao presente) e sim retrospectivo (a dissoluo da unidade passada). As Formen..., com efeito, olham para trs. Constatam progresso do domnio humano sobre as foras naturais, mas, sobretudo (e

20. Id., ibid., p. 593.

CRTICA MARXISTA . 117

nisso a interpretao de Hobsbawm propriamente um contra-senso), supresso da unidade do trabalho com seus pressupostos objetivos. Sem dvida, globalmente considerada, a concepo marxista da Histria otimista. Mas o progresso emancipador (e no o da barbrie moderna) est no futuro. O progresso presente tambm a misria presente, separao mxima, mxima negao da unidade originria do trabalho com a natureza. A emancipao ser a negao dessa negao, a instaurao, extinta a produo baseada no valor, do domnio da sociedade sobre as foras que dominam a natureza. Desvincular a anlise retrospectiva da evoluo social que conduziu polarizao entre o trabalho livre e os meios de produo a ele contrapostos na forma de capital, buscando valorizao da perspectiva lgico-histrica da apropriao coletiva dos meios sociais de produo, seria mutilar o pensamento de Marx. Nem por isso, contudo, se deve perder de vista a concretude do objeto terico de um texto determinado, as Formen..., no caso. Seu tema no o progresso. No sequer a Histria como tal. a reconstituio das categorias (= das formas econmicas) que precederam a produo capitalista, no no sentido cronolgico de que vieram antes, mas no sentido dialtico de serem as formas cuja supresso constitui o pressuposto das relaes capitalistas de produo. J mostramos que o carter categorial da anlise regressiva empreendida por Marx nas Formen... se expressa logo no incio do texto. Aps constatar que a separao entre o trabalho livre e a terra, enquanto pressuposto do capitalismo, abrange tanto a propriedade comunitria oriental quanto a pequena propriedade individual, isto , aps considerar a unidade do trabalho com a terra do ponto de vista retrospectivo de sua necessria dissoluo, distingue as trs formas econmicas fundamentais de apropriao direta do solo pelos produtores que sero analisadas na seqncia do texto. Anuncia duas formas (a pequena propriedade e a propriedade comunitria oriental) mas analisa trs (a forma asitica, expresso que corresponde sinonimicamente oriental e as formas antiga e germnica, pr-configuraes distintas do que hoje chamamos propriedade camponesa). No nos parece haver outra explicao razovel dessa discrepncia alm da que sugerimos acima. O exame das formas pretritas de unidade se efetua em vista de sua dissoluo. Ora, o capitalismo no dissolveu a forma antiga e a germnica enquanto tais; dissolveu as formas de unidade do trabalho com a propriedade que encontrou pelo caminho, basicamente as duas acima referidas. Ao retroceder dessas formas que o capitalismo dissolveu para as formas pretritas que constituram o ponto de partida da evoluo histrica das relaes econmicas, Marx inverte a direo da anlise. Na perspectiva regressiva, a condio proletria aparece como resultado de uma srie milenarmente cumulativa de separaes entre o trabalho e seus pressupostos objetivos. Aparece pois como a somatria da supresso de todas as formas de unio entre o trabalho e a propriedade. Em

118 . A "FORMA ASITICA "E O COMUN1SMO AGRR10 PR1M1T1VO

geral, a essa perspectiva que Marx se atm quando considera as precondies do capitalismo, por exemplo, quando examina a acumulao primitiva do capital ou a subordinao formal do trabalho ao capital. Nas Formen..., entretanto, aquela unio, considerada, na positio quaestionis, em sua negatividade (isto , como unio negada pela separao) , logo em seguida (em nossa interpretao: quando se inicia a anlise das trs formas prototpicas de apropriao da terra pelo trabalho), considerada em sua positividade, num movimento dialtico regressivo que remete da separao mxima unidade plena, para ento, invertendo seu sentido, considerar progressivamente as formas de unidade do trabalho com seus pressupostos objetivos. O novo ponto de partida, que coincide com o sentido da evoluo histrica, a comunidade humana imersa na espontaneidade natural. O recuo analtico vai to longe quanto o permitem os (escassos) conhecimentos pr-histricos da poca: at a horda errante, j que "os homens no so sedentrios por natureza - a no ser que o ambiente natural seja to frtil que eles permaneam sentados nas rvores como os macacos; normalmente so 'roaming' como os animais selvagens" (Formen..., p. 376). Nessa situao primordial em que o nomadismo a forma de sobrevivncia, a comunidade constitui o pressuposto da apropriao da natureza: o indivduo proprietrio enquanto membro da comunidade. Mediante estas trs categorias (propriedade, comunidade, individualidade) constri-se a trama lgica da exposio das formas econmicas prototpicas de unidade do trabalho com a terra. O nomadismo, comunismo de horda, estaria associado, segundo Marx, ao pastoreio (pp. 375-36), o qual seria, portanto, anterior agricultura. Nesse ponto, as descobertas arqueolgicas de nosso sculo no confirmaram as hipteses, em geral extremamente certeiras, que ele formulou sobre a pr-histria. Sabemos hoje, com efeito, que a domesticao de animais teis e as primeiras culturas agrcolas surgiram aproximadamente na mesma poca. Mais exatamente, segundo resultados recentes da pesquisa paleontolgica, fornecidos pela Direo de Antigidades Pr-histricas da Regio de le-de-France, a pecuria teria se iniciado em torno do ano -9.500 com a criao do carneiro, seguida, mil anos depois (em torno de -8.500), da domesticao das cabras e, em torno de 8.000, da dos porcos, tudo no Mdio Oriente. J as primeiras culturas agrcolas surgiram, sempre no Mdio Oriente, em torno de -8.000 (trigo, cevada) e de -7.400 (aveia). Considerando a longa durao do processo de hominizao (os mais remotos ancestrais do homem at agora identificados, os Ramapitecos, viveram de 12 a 14 milhes de anos atrs; os Australopitecos, de 1 a 5 milhes de anos; o Homo erectus de 1 milho a 500 mil anos, o Homo sapiens, evoluo direta do erectus, durante as mais

CRTICA MARXISTA . 119

recentes centenas de milhares de anos e a espcie biolgica a que pertencemos, o Homo sapiens sapiens, surgiu h cerca de 40 mil anos), a diferena entre a data do incio da domesticao e a do incio da agricultura mnima. De resto, no outro ponto do planeta onde se iniciou autonomamente a domesticao e a agricultura, a saber o Mxico e a zona andina da Amrica do Sul, a ordem de descoberta foi inversa: a cultura da abbora remonta a -6.900, a de milho, feijo e outros legumes a -4.800, enquanto a domesticao do lhama situa-se em tomo de -4.300. A relevncia dessa retificao, que as descobertas pr-histricas posteriores a Marx impem, decorre da importncia decisiva que este atribui sedentarizao. Antes dela, os homens se comportavam como proprietrios dos frutos da terra, mas de maneira substancialmente idntica (queiram ou no os que concebem teologicamente a origem do homem) aos demais organismos naturais. No queremos forar o sentido do texto, nem, muito menos, do contexto intelectual em que foi elaborado, mas no interpretamos como mera ironia ou boutade a imagem do macaco sentado na rvore que ilustra a hiptese da sedentarizao precoce da horda homindea. Afinal, notvel a coincidncia cronolgica entre a redao dos Grundrisse... e a da Origem das espcies de Charles Darwin (segunda metade dos anos 1850). Assim, pois, entendemos a proposio supracitada de que "os homens no so sedentrios por natureza", mas, ao contrrio, "normalmente" so roaming (esse termo ingls de que se serve Marx significa "errante", aplicando-se aos animais que perambulam sem destino fixo) no rigor da expresso: enquanto imersos na natureza, os homens nomadizam e, portanto, quando se fixam, comeam a separar-se da imediatidade natural. A penria dos conhecimentos pr-histricos, arqueolgicos e paleontolgicos da poca explica o carter esquemtico e genericamente hipottico do raciocnio de Marx a respeito da transio da horda errante para o que hoje chamaramos de aldeia neoltica. O importante, entretanto, que situa nessa transio o ponto de partida da diferenciao da comunidade natural dos humanos e, portanto, de suas formas econmicas. "Quando (os homens) finalmente se fixam, aquela comunidade originria modificar-se- em conformidade com vrias condies externas (climticas, geogrficas, fsicas) e com as peculiares disposies naturais, com o carter tribal (de cada comunidade)" (p. 376). A dificuldade desse texto no decorre apenas da mencionada penria de conhecimentos pr-histricos disposio de Marx, mas tambm da taquigrfica conciso do argumento. Basta assinalar que a verso francesa das Formen... publicada na coletnea Sobre as sociedades pr-capitalistas, com um longo e brilhante estudo introdutrio de Maurice Godelier, em vez de

120 . A "FORMA ASITICA E O COMUNISMO AGRRIO PRIMITIVO

entender, como as verses inglesa e italiana, a sedentarizao como uma ruptura, fortemente marcada no texto, em relao ao nomadismo ("quando os homens finalmente se fixam..."), apresenta-a como mera eventualidade. "Se eles (os homens) acabam por se estabelecer, isto depender de diferentes condies exteriores"(21). No somente o "quando se fixam" torna-se "se... se estabelecem", mas tambm a seqncia do raciocnio fica completamente alterada. Entendemos, com os tradutores para o ingls e para o italiano(22), que a comunidade primitiva foi modificada pela sedentarizao e que a profundidade dessa modificao variou em funo de fatores ambientais (exteriores) e tnicos ("carter tribal" de cada comunidade). J o tradutor francs entendeu que a sedentarizao (se e quando ocorreu) foi provocada pelos fatores ambientais e tnicos. Escapa tanto a nossa competncia quanto a nosso intuito examinar os ttulos de legitimidade lingstica dessa traduo, mas ela seguramente desvia a linha de raciocnio do texto, que em vez de se concentrar nas conseqncias da ruptura da imediatidade natural (= nomadismo), isto , na anlise categorial da sedentarizao, estaria discutindo as condies que levaram algumas tribos a se sedentarizar e outras no. Parece-nos evidente, salvo irrefutvel prova gramatical em contrrio, que a preocupao de Marx no era especular em torno de quando, onde e como algumas tribos se fixaram no solo e sim enfatizar que a fixao no solo enquanto tal (isto , considerada em seu conceito) instaurou uma nova relao entre a comunidade e a natureza e, portanto, uma forma nova de apropriao da natureza pelo indivduo como membro da comunidade. Mais exatamente, abriu caminho para que se configurassem trs formas econmicas de apropriao produtiva do solo, cada qual se caracterizando por uma diferente relao entre o indivduo e a comunidade.

A evoluo pr-capitalista e a diferenciao das formas econmicas A ausncia da frmula que denota um conceito no implica a ausncia de seu correlato objetivo. Sugere, entretanto, desde que no imputemos a Marx uma conscincia inexata do que estava escrevendo, a possibilidade de

21. Prefcio de Godelier a Sur les socits pr-capitalistes, Paris, Editions Sociales, 1973, p. 182. Marx escreveu "Lassen sie sich endlich nieder...". Gramaticalmente, trata-se de saber se esta uma orao subordinada infinitiva condicional ou temporal ("se" ou "quando"). No h duvida, entretanto, de que a orao principal a que est subordinada se refere a mehr oder minder diese ursprungliche Gemeinschaft modificirt wird" (= "esta comunidade originria ser mais ou menos modificada"). O esquema do argumento , pois, o seguinte: uma vez (quando ou se, pouco importa, j que, via de regra, os homens de fato se sedentarizaram) fixada no solo, a comunidade originria ser mais ou menos modificada conforme diversos fatores externos e internos. 22. Na edio brasileira, que segue a inglesa, cf. p. 66. A traduo italiana de Enzo Grillo, a melhor de todas quantas consultamos, tem como ttulo Lineamenti fondamentali della critica dell'economia politica, Forena, La Nuova Italia, 1970. Tambm consultamos a traduo das Formen... precedida da traduo italiana do estudo introdutrio de Hobsbawm (Roma, Editori Riuniti, 1967).

CRTICA MARXISTA . 121

estarmos diante de uma diferena no apenas terminolgica, mas principalmente analtica, isto , correspondendo a uma configurao diferente do prprio objeto. o que nos parece ocorrer, nas Formen..., com os conceitos de relao e de modo de produo. Que seus correlatos objetivos esto presentes indiscutvel. A separao entre o trabalho livre e seus pressupostos, as formas de unidade entre ambos que foram suprimidas por essa separao, as sucessivas definies de propriedade como apropriao da natureza (mais adiante, dos instrumentos de trabalho) mediada pela comunidade, enfim, os temas essenciais tratados por Marx, do comeo ao fim do texto, vinculam-se todos complexa problemtica das relaes que constituem a base econmica da sociedade. Donde a questo colocada logo no incio do presente estudo: por que Marx serviu-se da expresso "forma asitica" e no "modo de produo asitico"? (Esta ltima expresso s aparece uma vez, no prefcio Contribuio crtica..., como j notamos). J examinamos a hiptese mais simples ao criticar a opinio de Maurice Godelier sobre a universalidade do modo de produo "asitico" como modo de passagem da sociedade sem classes para a sociedade de classes. evidente, com efeito, que a apropriao comunitria do solo, trao essencial (mas no exclusivo) das formas asiticas, pode estar na base de pelos menos dois ou trs modos de produo: um, que caracterizaria a passagem do nomadismo para a sedentarizao; outro, prprio a uma comunidade de aldeias camponesas independentes: outro enfim, ao qual a frmula modo de produo asitico habitualmente reservada, caracteriza-se, segundo a expresso j referida de Marx, por uma "unidade abrangente", que, sobreposta s comunidades de aldeia, erige-se em proprietria da terra, deixando-lhes apenas a posse. Esse modo de produo pressupe uma elevao das foras produtivas que assegure um sobreproduto regular apropriado pela "unidade superior", configurando assim a diviso da sociedade em classes e o surgimento do Estado. Se, alm de mais simples, essa explicao for mais justa, impe-se a concluso de que Marx designa por "forma asitica" uma relao de produo que, em sua realizao originria, constituiu o comunismo agrrio primitivo, resultado (pr-histrico) da supresso do nomadismo com conservao da substncia coletiva da horda ancestral. Nessa simplicidade primordial, a "forma asitica" certamente no foi apenas asitica, enquanto transio do nomadismo sedentariedade. Enquanto aldeia neoltica, assumiu, sem dvida, carter universal. Tal a opinio do prprio Marx, expressa tanto em passagem j referida da Contribuio crtica... quanto em O capital, onde observa, a propsito da agricultura camponesa em pequena escala combinada ao artesanato independente, que formaram a "base econmica das comunidades da Antigidade clssica em sua melhor fase, aps o desaparecimento do sistema primitivo oriental de apropriao

122 . A "FORMA ASITICA" E O COMUNISMO AGRRIO PRIMITIVO

comum da terra"(23). Esse texto confirma nossa crtica tese de Godelier: foi universal no o "modo de produo asitico" como passagem da sociedade sem classes sociedade de classes (= a ''unidade superior" erigindo-se em embrio de classe dominante e de poder estatal) e sim o "primitivo sistema oriental de apropriao comum da terra", isto , a "forma asitica" no sentido preciso da expresso. No pretendendo acrescentar nossa prpria lista s muitas disponveis sobre os modos pr-capitalistas de produo e sua hipottica linha de evoluo, limitar-nos-emos a justificar nossa assumidamente prudente hiptese de que a forma asitica est na base de pelo menos dois ou trs modos de produo. De dois, seguramente, como acabamos de mostrar: o comunismo agrrio primitivo, modo de produo da aldeia neoltica, e o modo de produo asitico stricto sensu, em que a "unidade superior" se erige em proprietria de todo o solo e portanto do sobreproduto social. A hiptese de um terceiro modo de produo baseado na forma asitica est claramente indicada na passagem das Formen... em que Marx, aps haver mostrado como a "unidade superior" se personifica no "dspota oriental", salienta a possibilidade de uma outra linha de evoluo sobre a base da mesma forma econmica. "Este mod024 de propriedade comunitria pode, na medida em que se realiza efetivamente no trabalho, manifestar-se, ou de maneira a que as pequenas comunidades vegetem independentes umas ao lado das outras e os indivduos trabalhem, independentes, com suas famlias, nos lotes que lhes foram atribudos, ou ento a unidade pode estender-se at ao carter comunitrio do prprio trabalho, que pode tornar-se rigorosamente um sistema, como no Mxico e no Peru notadamente, entre os antigos Celtas e em algumas tribos da ndia"(Formen..., p. 377).

23. Karl Marx, o capital, vol. I, So Paulo, Abril Cultural, 1983, p. 265, nota 24. Pandelis Lekas, em seu Marx on classical antiquity (Sussex, Wheatsheaf Books, 1988, p. 70), v nesse texto um argumento a favor da viso unilinear do desenvolvimento histrico sustentada por Godelier. Pensamos ter deixado claro que o reconhecimento da universalidade da apropriao originariamente comunitria da terra (= comunismo agrrio primitivo) no implica, para Marx, reconhecimento da universalidade do modo de produo asitico stricto sensu. 24. Marx usa o tenno Art e no Weise. Ambos se traduzem por "modo", mas sabendo-se que "modo de produo" traduz Produktionsweise, indispensvel advertir o leitor de que, no original, Marx no usou o mesmo termo com que denota aquele conceito. A edio brasileira traduz AI1 por tipo, mas inventa "dois modos" de aparecimento do modo comunitrio de propriedade (Art Gemeindeeigenthum): "Na medida em que este tipo de propriedade comum efetivado, na realidade, no trabalho, pode aparecer de dois modos". Entenda quem puder! A frase original de Marx a seguinte: "Diese Art Gemeindeeigenthum kann nun, so weit es nun wirklich in der Arbeit sich realirist, enteweder so erscheinen...". Nela nada corresponde aos "dois modos" da traduo brasileira.
CRTICA MARXISTA . 123

Em sntese, Marx assinala duas realizaes possveis da forma comunitria de apropriao do solo(25), uma em que s comum a apropriao do solo, outra em que o trabalho coletivo. So modos de produo diferentes? O carter mais ou menos cooperativo da produo por si s no caracteriza um modo de produo: a caa exige larga cooperao; a pesca, pouca; e a coleta de frutos e razes dispensa-a. Essas trs atividades produtivas primordiais esto, entretanto, como se sabe, muito bem integradas na diviso social do trabalho das comunidades primitivas, inclusive das que sobreviveram como tais at nossos dias. Tratar-se-ia ento de duas realizaes do mesmo modo de produo? A seqncia do texto confirma a relevncia da questo e sua complexidade. "Alm disso, o carter comunitrio pode manifestar-se no interior da ordem tribal de maneira que a unidade seja representada por um chefe de famlia tribal ou ento pelas relaes entre os chefes de famlia. Correspondentemente, haver ento ou uma forma mais desptica ou uma forma mais democrtica daquela comunidade. As condies coletivas da apropriao efetiva atravs do trabalho, sistemas de irrigao, muito importantes para os povos asiticos, meios de comunicao, etc., manifestam-se ento como obra da unidade superior, do poder desptico sobreposto s pequenas comunidades" (p. 377; grifos de Marx). A dificuldade dessa passagem est, obviamente, em determinar com preciso a correspondncia entre economia e poltica nas realizaes concretas da forma asitica. A soluo mais simples parece poder se exprimir assim:
trabalho isolado = trabalho coletivo democracia despotismo

No , entretanto, relativamente oposio entre o trabalho isolado e o coletivo e sim forma de representao ou personificao do carter comunitrio (Gemeinschaftlichkeit) da ordem tribal, isto , se este representado pelos chefes de faID11ia ou personificado no dspota, que Marx faz corresponder a oposio democracia/despotismo. Ao acrescentar, com nfase, que, quando a apropriao efetiva pressupe condies coletivas produzidas pelo trabalho (a irrigao, os meios de comunicao), tal trabalho manifesta-se como obra da unidade superior, assimilada ao po-

25. A traduo francesa das Formen... descobre trs modos de realizao efetiva da forma asitica l onde todas as demais tradues e, sem dvida, o prprio texto de Marx opem a unidade comunitria sem e com trabalho coletivo. Cr. Sur les .mcits pr-capitalistes, p. 184: "(...) soit que les petites communauts vgetent indpendamment les unes des autres (...) soit que Individu travaille indpendamment avec sa famille sur le lot qui lui a t attribu (...) soit que l'unit puisse s'tendre au caractere collectif du travaillui-mme (...)". O primeiro e o segundo "soit que..." configuram a mesma hiptese, isto , apropriao coletiva do solo sem trabalho coletivo. A traduo brasileira correta neste ponto (op. cit., p. 68).

124 . A "FORMA ASITICA" E O COMUNISMO AGRRIO PRIMITIVO

der do dspota, ele sugere novamente uma determinao concreta do poltico pelo econmico: um esforo coletivo imenso, como o que exige a construo de aquedutos e a manuteno de um sistema de irrigao, exige tambm, ou ao menos favorece, uma forte concentrao da autoridade decisria. No est, com efeito, ao alcance de uma aldeia, nem mesmo de um grupo de aldeias, criar e manter um grande sistema hidrulico. No entanto (e h aqui como que um ponto cego na anlise categorial), ao evocar a possibilidade de um poder tribal democrtico, apoiado nos representantes das aldeias, Marx est apontando tambm para a possibilidade de uma irrigao democraticamente controlada, isto , de que o trabalho diretamente coletivo seja organizado e comandado por um poder representativo. Favorece essa interpretao o fato de que trata a via democrtica e a via desptica como uma alternativa e, portanto, como duas possibilidades lgico-historicamente contemporneas. Desfavorece-a, porm, o fato de que aproxima irrigao e despotismo, sugerindo que, embora possvel, o controle democrtico das grandes obras produzidas pelo trabalho coletivo tende historicamente a ser suplantado pelo controle desptico. A relevncia maior dessa questo - e da dificuldade que encerra - est no contra-efeito da poltica sobre a economia. Um poder tribal democrtico baseado na forma asitica, isto , na apropriao comunitria do solo, exclui ou ao menos bloqueia fortemente a formao de uma classe dominante. Configura, portanto, um modo de produo sem classes, que no se pode confundir com o modo de produo asitico stricto sensu, no qual a unidade personificou-se no dspota, isto , separou-se, como poder autnomo, de sua base social e erigiu-se em dona do solo porque dona das obras coletivas que tomam possvel o cultivo do solo. Essa interpretao coincide globalmente com a explicao da origem do Estado desenvolvida por Engels no Anti-Dhring.26 As questes que deixa irresolvidas so as que mais fundamente interpelam o materialismo histrico como teoria da evoluo das formas econmicas da sociedade, j que envolvem as relaes entre a base e a superestrutura, entre necessidade e possibilidade histrica, entre a lgica objetiva da sucesso dos modos de produo e a divergncia das linhas de desenvolvimento histrico (que no se reduz ao mero "desenvolvimento desigual", mas interroga o prprio significado da conquista do "resto do mundo" pela fora dissolvente do capital) etc. Podemos resumi-Ias como segue: a) Marx, como vimos, primeiro contrape as aldeias comunitrias, vegetando independentes umas ao lado das outras, s formas econmicas baseadas no carter comunitrio do prprio trabalho, para, mais adiante, contrapor o poder democrtico ao poder desptico. A primeira contraposi-

26. Engels, Anli-Dhring, in Werke, vol. XX, pp.166-7. Citado por Melotti, op. cit., pp. 46-7.

CRTICA MARXISTA . 125

o sugere uma determinao da poltica pela economia: quanto mais coletivo o processo de trabalho, mais forte ser a tendncia ao despotismo. Mas a recproca no exata. No certo, com efeito, que quanto mais isolado for o processo de trabalho, mais democrtica tender a ser a comunidade. No se deve confundir o comunismo agrrio da aldeia isolada com democracia: esta supe que o carter comunitrio (Gemeinschaftlichkeit) estenda-se ao trabalho, isto , s obras hidrulicas e outras, interessando no apenas a uma ou algumas aldeias isoladas, mas a toda a tribo ou etnia. Por outro lado, entretanto, sintomtica a insistncia do texto em aproximar obras hidrulicas e despotismo. Donde a dificuldade em decidir se democracia e despotismo configuram uma alternativa poltica ou se o carter coletivo do trabalho (e das obras coletivas que produz) tende inexoravelmente a tomar desptica a autoridade social, isto , a separ-la da sociedade. b) No texto acima referido, Engels explica o surgimento do Estado e a diviso da sociedade em classes pelo princpio de que "em toda parte o desempenho de uma funo social constitui a base da dominao poltica". Enquanto expresso de uma condio necessria, o princpio incontestvel. Da China Prsia, do Egito ndia, do Peru ao Mxico, a primeira preocupao de todo dspota conseqente era manter em bom estado o sistema de irrigao. A recproca, entretanto, no necessariamente verdadeira: de no haver despotismo sem funo social no decorre que toda funo social engendra o despotismo, como, de resto, Marx reconheceu implicitamente ao apresent-lo como alternativa realizao democrtica da forma asitica. Engels, entretanto, trata os plos dessa alternativa como etapas de um processo: inicialmente as funes coletivas, hidrulicas e extra-hidrulicas (administrao da justia, notadamente) eram assumidas pela comunidade e, portanto, exercidas democraticamente. Mais tarde, tomando-se mais complexas, tenderam a se autonomizar, separando-se do corpo social e personificando-se no dspota. Fica de lado, nesta evoluo gradual, o contedo contraditrio do processo. Seria mesmo inexorvel a perda de controle, por parte das comunidades agrrias, de suas funes coletivas? Sem negar a tendncia objetiva autonomizao e separao, no se deveriam admitir contratendncias operando no sentido de preservar o controle federado e democrtico das obras hidrulicas? Por essa hiptese, a alternativa teria se resolvido pela violncia: o despotismo resultaria da sujeio da comunidade a uma tribo ou cl conquistador, que, mantendo a apropriao comunitria do solo e o bom funcionamento da irrigao, erigirse-ia em "unidade superior". Dessas dificuldades podemos extrair uma conseqncia, tambm de carter problemtico, mas por isso mesmo inteiramente conforme inspirao cientfica do marxismo: no h uma ordem de sucesso necessria das formas econmicas e dos modos pr-capitalistas de produ-

126 . A "FORMA ASITICA" E O COMUNISMO AGRRIO PRIMITIVO

o. H nexos lgico-histricos de antecedente a conseqente, mas que no configuram elos de uma mesma corrente. A tentativa desenvolvida por Umberto Melotti com seu "esquema multilinear", embora criticvel em muitos aspectos(27), proporciona uma base terica muito til para o aprofundamento dessa questo fundamental. A ttulo de concluso, retomamos as hipteses mais plausveis sobre tais nexos lgico-histricos, que por sua diversidade mesma apontam para distintas vias de evoluo econmica das sociedades: I - notvel a ausncia de obras coletivas permanentes, notadamente de irrigao, nas comunidades ditas "indgenas" onde sobreviveu o comunismo agrrio primitivo. 11 - A "via democrtica" de evoluo a partir do comunismo agrrio primitivo consistiu em tornar mais comunitrias, no interior de uma tribo ou etnia, as relaes entre as aldeias que a integravam. Seu ponto de equilbrio (= de estabilizao histrica) configurou-se como economia camponesa composta por uma federao de aldeias independentes. III - O modo de produo asitico stricto sensu (agricultura inteiramente dependente de grandes obras de irrigao, apropriadas por uma classe dominante centralizada no Estado embrionrio) pode se originar tanto de uma evoluo gradual quanto da conquista por uma tribo ou etnia guerreira. IV - A hiptese da origem violenta da dominao de classe por via de conquista se aplica tambm ao primeiro modo de realizao da forma asitica. Embora o trabalho nela no assuma carter coletivo, parte dele destina-se a fins comuns, notadamente religiosos e guerreiros. Est a a origem do domnio senhorial (herrschaftliche dominium) e da transio para a corvia (Uebergang in Frohndienst), observa Marx, referindo-se explicitamente s "comunidades eslavas" e "rumenas" (p. 377). Hobsbawm, talvez por ter lido essa passagem com excessiva rapidez, considera "um pouco obscura" a "forma eslava", notando entretanto que "tem afinidades com a oriental"(28). O texto bastante claro. Nas comunidades campone-

27. H no livro de Melotti excesso de zelo crtico (contra o "unilinearismo") e apologtico (pelo "multilinearismo"). mais fcil constatar o zelo alheio do que o prprio. Criticando Godelier e Suret-Canale, Melotti dirige-Ihes a clebre mxima de Talleyrand: "Surtout, messieurs, pas trop de zele!" (p. 16). Perde tempo arrombando portas abertas: quem poderia defender seriamente a codificao staliniana dos trs princpios do materialismo, das quatro leis da dialtica e das cinco etapas do desenvolvimento histrico (p. 19)? Nem por isso Marx e o terceiro mundo deixa de ser leitura indispensvel. 28. Hobsbawm, in Karl Marx, op. cit., p. 34. Melotti tambm escorregou na forma eslava. Admite, como Hobsbawm, que ela "estreitamente aparentada com a forma oriental". Mais atento do que o eminente historiador ingls, reconhece que na passagem por ns enfatizada Marx considera a forma eslava como "derivada" da oriental. Mas tambm atribui a Marx uma estranha opinio, de que a nica caracterstica notvel da forma eslava seria seu "maior dinamismo" (op. cit., p. 30). Muito pelo contrrio, as comunidades eslavas e romenas constituem exemplos do primeiro modo de realizao da forma asitica, aquele constitudo por aldeias "vegetando independentes umas ao lado das outras". Seria preciso uma sutilssima dialtica para metamorfosear o maior vegetativismo em maior dinamismo...

CRTICA MARXISTA . 127

sas onde a) a apropriao do solo coletiva mas b) no'h grandes obras de irrigao que tomem diretamente coletivo o prprio trabalho, a diviso em classes pode surgir por meio da formao de domnios senhoriais (= feudalismo embrionrio) que se apropriam da parte do trabalho comunitrio destinada a fins blicos e sobrenaturais. Guerreiros e sacerdotes erigem-se assim em classe dominante. V - Enfim, importante relembrar que as Formen... colocam no mesmo plano analtico e, nessa medida, num mesmo "tempo" lgico, a forma asitica, que abre a exposio das formas prototpicas de apropriao do solo (pp. 3756), a forma antiga (pp. 378-80) e a forma germnica (p. 380), procedendo em seguida a uma longa anlise comparativa da forma antiga e da forma germnica (pp. 380-4). Esse tratamento sincrnico constitui um recurso analtico em que o tempo histrico, sem ser esquecido, fica em segundo plano. Marx entretanto deixa claro, logo no incio do exame da forma antiga, que ela constitui o "produto de uma vida mais dinmica, histrica", j que sua base no o campo e sim "a cidade como sede j criada (centro) dos agricultores (proprietrios fundirios)" (p. 378). evidente, portanto, que os nexos de antecedente a conseqente, de historicamente condicionante a historicamente condicionado, enfim, a lgica da sucesso das formas econmicas e dos modos de produo, ficam subordinados, na exposio das Formen..., ao mtodo regressivoprogressivo da anlise categorial. Por isso, h menos concluses a tirar sobre a ordem de evoluo dos modos pr-capitalistas de produo do que tm sugerido eminentes intrpretes, mas o rigor cientfico das anlises de Marx , sem dvida, maior ainda do que pensaram.

128 . A "FORMA ASITlCA " EO COMUNISMO AGRRIO PRIMITlVO

Anda mungkin juga menyukai