Anda di halaman 1dari 17

Demonstrao da Lei de Induo de Faraday e Lei de Lenz

Aluno: Bruno Silva Rodriguez Miguez (bmiguez@ifi.unicamp.br) RA 031556 Orientador: Prof. Dr. Ernesto Kemp Coordenador: : Prof. Dr. Joaquim Jos Lunazzi

1 Resultados atingidos
O aparato experimental foi montado conforme descrito no projeto, mostrado na figura 1. No entanto o experimento no funcionou conforme esperado e algumas modificaes ao projeto inicial foram realizadas para tornar mais ntida a oscilao devido a interao entre os campos magnticos, porm todas falharam.

Figura 1: Esquema experimental proposto no projeto [1]. A primeira modificao consistiu em utilizar diversas latas de alumnio, uma dentro da outra de modo a reproduzir uma lata com espessura maior, conforme pode ser visto na figura 2. Esta modificao foi feita para verificar a hiptese de que o experimento no funcionava conforme esperado devido a uma diminuio na espessura das latas de alumnio ao longo dos anos.

Figura 2: Arranjo de latas concntricas para reproduzir uma espessura maior. A segunda modificao, consistiria de soldar duas latas de alumnio, abertas como uma folha

de alumnio (conforme pode ser visto na figura 3), de modo a produzir uma lata com o dobro do permetro. Esta modificao possibilitaria a utilizao de ms maiores, uma vez que o tamanho da abertura da lata de alumnio restringe o tamanho dos ms que podem ser utilizados. A implementao desta modificao foi inviabilizadas pela impossibilidade de soldar o alumnio de modo a obter um cilndro nico.

Figura 3: Tentativa de unir duas latas abertas para obter um cilindro de alumnio com o dobro do permetro de uma lata. A ltima modificao foi a substituio das latas de alumnio por um cilndro de alumnio de maior espessura, fornecido pelo Professor Lunazzi. No entanto mesmo com este cilndro os efeitos da oscilao devido s interaes entre os campos magntico induzido so fracos.

Figura 4: Tentativa de unir duas latas abertas para obter um cilindro de alumnio com o dobro do permetro de uma lata.

2 Fotos do Aparato Experimental


O aparato experimental foi montado com algumas modificaes do projeto, inicialmente descrito. No entanto, so mudanas estruturais que no modificam o funcionamento do aparato. Alm da substituio da lata de alumnio por um cilindro de alumnio de espessura maior, a mudana mais visvel a substituio do suporte de madeira por uma caixa de papelo. Esta modificao facilita a montagem do experimento alm de substituir o suporte de madeira por um material mais fcil de se obter.

Figura 5: Aparato experimental final: cilindro de alumnio, m e caixa de papelo com um espeto como suporte.

3 Dificuldades Encontradas
O aparato experimental no funcionou conforme esperado. Mesmo assim foi possvel encontrar algumas dificuldades que prejudicariam a observao da oscilao da lata de alumnio devido interao entre os campos magnticos, por exemplo: Oscilao causada por correntes de ar, seja a respirao da pessoa que movimenta o m ou mesmo o vento. Para este problema a soluo seria a realizao do experimento em um ambiente protegido do vento e seria necessaio algum cuidado do usurio para evitar que a prpria respirao interferisse no experimento; Oscilaes causadas por colises do m com as paredes internas da lata de alumnio. A soluo adotada para este problema consiste da utilizao de um suporte que conduziria o movimento do m, ou manter o m externo a lata de alumnio, chegando prximo porm sem chegar ao interior da lata.

4 Descrio do Trabalho
4.1) Nvel Bsico O experimento consiste em demonstrar a interao entre o m e uma lata de alumnio, que inicialmente no interage com o m. A movimentao do m gera uma variao de campo magntico que por sua vez gera uma diferena de potencial induzindo uma corrente eltrica na lata. Esta corrente eltrica interagiria com o campo magntico do m e causaria a oscilao da lata de alumnio. 4.2) Nvel de Graduao em Fsica Lei de Faraday: Em 1831 Michael Faraday reportou uma srie de experimentos, onde ele relaconava variaes em campos magnticos com induo de corrente eltrica. Ele relacionou ento a variao de campo com a fora eletromotriz induzida atravs de [2,3]:
V= d dt

Estes experimentos levaram Faraday a estabelecer que um campo magntico varivel induz a campo eltrico. Sendo a diferena de potencial e a variao de campo magntico relacionados por: V = d = E l Mais conhecida em sua forma diferencial: = E B t B t

Lei de Lenz: A Lei de Lenz enuncia que a corrente gerada na Lei de Faraday ter o sentido de modo a cancelar a mudana de fluxo do campo magntico. Conforme podemos ver no exemplo abaixo retirado do site [4].

Figura 6: Exemplo ilustrativo sobre a Lei de Lenz [4].

No exemplo acima possvel ver que quando aproximamos a espira do m o fluxo de campo magntico aumenta e uma corrente eltrica induzida na espira. O sentido desta corrente tal que gera um campo magntico no sentido contrrio ao campo magntico do ma. Enquanto que quando afastamos a espira do m, a corrente em sentido tal que gera um campo na direo do campo magntico do m.

5 Declarao do Orientador

6 Referncias
1. Canalle, J. B. G., de Souza, A. C. F. , de Souza, R. A. P. , Costa R. S.; DEMONSTRAES DA LEI DE INDUO DE FARADAY E DA LEI DE LENZ, Pster Apresentado no XVI Simpsio Nacional de Ensino de Fsica, 2005; Disponvel em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/cd/resumos/T0464-1.pdf 2. Griffiths, D.; Introduction to Electrodynamics; Prentice Hall, Inc.; 3 Ed.(1999) 3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Faraday-Neumann-Lenz 4. http://www.brasilescola.com/fisica/a-lei-lenz.htm

DEMONSTRAES DA LEI DE INDUO DE FARADAY E DA LEI DE LENZ


Joo Batista Garcia Canalle a [canalle@uerj.br] Adelino Carlos Ferreira de Souza a [carlinho@uerj.br] Roberta Almeida Pereira de Souza b [roberta@on.br] Rodrigo da Silva Costaa [nazarods@yahoo.com.br]
a

Instituto de Fsica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro b Coordenao de Astronomia - Observatrio Nacional

RESUMO
Neste trabalho apresentamos duas originais formas de se demonstrar a ao da Lei de Induo de Faraday. Na primeira usamos uma espira feita simplesmente amassando-se papel alumnio de forma a fazer uma fio grosso com cerca de 20 cm de comprimento, com suas pontas unidas entre si. Esta flexvel e leve espira pode ser, ento, curvada de qualquer modo (circular, quadrado, triangular, etc) e suspensa por uma linha. Na segunda usamos uma simples latinha de refrigerante de alumnio, da qual retiramos a tampa e o fundo, suspensa por uma linha. Afastando-se e aproximando-se repetidamente um m permanente da latinha ou da espira de papel alumnio veremos ambas entrarem em oscilao devido ao efeito da corrente induzida nas mesmas pela variao do fluxo do campo magntico do m permanente que aproximamos/afastamos das mesmas. Usando os dois ms permanentes retirados da sucata de um disco rgido de computador (HD), apresentamos uma montagem, indita pela sua simplicidade e baixo custo, para demonstrar a ao das correntes de Foucault para acelerar um disco de alumnio.

1. INTRODUO
Para facilitar a compreenso pelo aluno, os livros didticos usam desenhos e esquemas, entretanto, certos assuntos de fsica exigem bem mais que uma figura bem feita. Fazer acontecer bem ali, na frente do aluno, aquilo que o improvvel, pode valer para a fixao de um conceito pelo resto da vida. o que propomos para a lei da induo de Faraday, a lei de Lenz e as correntes de Foucault. O uso de experimentos pode levar o aluno a apreender os conceitos de forma mais rpida e marcante. Tambm chamamos a ateno para materiais baratos e fceis de serem encontrados. Assim, sempre que se quiser, a experincia poder ser refeita at mesmo pelos alunos em casa.

2. EXPERINCIAS
2.1. Experincia I - Demonstrando a lei da induo de Faraday e a lei de Lenz A lei da induo de Faraday uma das equaes fundamentais do eletromagnetismo. Os livros de eletricidade e magnetismo ou eletromagnetismo, tal como o tradicional Halliday (1996), ou outros, a apresentam e sempre ilustram a importncia dela para, entre outras coisas, a gerao da corrente induzida, ou fora eletromotriz induzida, atravs da variao do fluxo magntico que atravessa uma espira ou bobina. Nos laboratrios dos cursos de fsica da graduao geralmente existem dispositivos comprados de empresas fabricantes de materiais didticos para ilustrar a gerao de corrente induzida. Estes materiais, contudo, no esto disponveis na maioria das escolas do ensino mdio. Canalle e Moura (1997) apresentaram um verso bem simples para demonstrar a lei da induo de Faraday e a lei de Lenz, a qual consistia em suspender um bobina, com dimetro

de aproximadamente 5 cm (feita com cerca de 20 voltas de fio esmaltado enrolado enrolado), usando-se duas linhas presas num suporte qualquer. Um m permanente que era usado para mover a bobina simplesmente aproximando e afastando-se convenientemente o m da bobina. Posteriormente Hessel (1999) usando esta montagem observou que ficaria ainda mais simples a montagem de Canalle e Moura (1997) se a bobina ficasse simplesmente apoiada sobre uma pequena gangorra. Dionsio, Heinemann, Becker e Spielmann (1999) apresentaram uma verso muito complexa para esta mesma demonstrao, com uso de osciloscpio, etc. Apresentaremos neste trabalho duas formas mais simples do que as anteriormente apresentadas para se ilustrar a lei da induo da Faraday e a lei de Lenz. A espira de papel alumnio amassado A forma mais trivial de se construir uma espira, sem usar fio de cobre (do qual necessrio raspar o revestimento de esmalte antes de soldar as pontas), amassar uma folha de papel alumnio com dimenses aproximadas de uma folha A4, de modo a fazer dela um fio que ter uns 30 cm de comprimento e uns 5 mm de dimetro. Juntando as extremidades deste fio com as mos, temos uma excelente espira condutora, levssima, malevel, que pode assumir a forma que se desejar (circular, triangular, quadrada, retangular, irregular). Coloca-se esta espira suspensa por duas linhas (com cerca de 20 cm de comprimento), num suporte qualquer (uma rgua fixada na tampa de uma garrafa PET, por exemplo) (vide a Fig. 1); aproximando-se e afastando-se o plo de um m permanente da face desta espira, tal como explicou Canalle e Moura (1997) e Hessel (1999), ela entra em movimento oscilatrio, ilustrando assim a gerao da corrente induzida devido variao do fluxo magntico atravs da mesma. Suporte qualquer, uma rgua, por exemplo. Linha para suspender a espira.

Espira feita com papel alumnio amassado.

Fig. 1. Esquema da espira circular feita com papel alumnio amassado suspensa por dois fios num suporte qualquer. A bobina feita com lata de refrigerante Outra forma, de custo zero, de se demonstrar a ao da mesma lei da induo de Faraday e a lei de Lenz, usando materiais facilmente disponveis em qualquer casa descrita a seguir. Latinhas de refrigerante feitas de alumnio no so atradas por m e so perfeitas para a demonstrao proposta. Retirando-se o fundo e a tampa da latinha teremos uma espcie de bobina de infinitas voltas de um fio com espessura infinitesimal (Fig. 2). Sugerimos, para o corte, deitar a lata, fazer um furo com estilete prximo ao fundo e outro prximo tampa, introduzir uma lmina da tesoura nestes furos e cortar no sentido anti-horrio (de baixo para cima). Pode no parecer, mas isto faz diferena:

cortar de outro modo forma rebarbas. Recomendamos que as bordas sejam revestidas com uma fita adesiva imediatamente aps o corte, pois elas so muito finas e podem machucar. Como suporte usamos uma base de madeira de 20 x 30 x 1 cm. A coluna e a haste, tambm de madeira, tm comprimento de 30 cm (Fig. 2). Obviamente uma garrafa PET cheia d`gua tambm pode servir de coluna e a haste pode ser feita com uma rgua de madeira presa pela extremidade com fita adesiva na tampinha da garrafa. A Fig. 2 mostra a latinha suspensa por uma linha cujas extremidades esto coladas com fita adesiva nas extremidades da latinha.

Fig. 2. Montagem experimental com a latinha de alumnio suspensa, a qual funciona perfeitamente bem como uma bobina. A demonstrao da lei da induo de Faraday e da lei de Lenz funciona como explicou Canalle e Moura (1997), pela simples aproximao e afastamento do plo de um m permanente junto a uma das faces da latinha, quase na mesma freqncia com que ela oscila.

2.2. Experincia II - Usando as correntes de Foucault para acelerar um disco de alumnio As correntes de Foucault so o resultado da fora magntica em ao, quando massas metlicas movem-se em campos magnticos, ou vice-versa, isto , quando h variao de fluxo magntico sobre massas metlicas gerando nelas correntes induzidas. Estas correntes tambm so chamadas de correntes de bordas ou de correntes parasitas quando geram efeitos indesejveis, tal como aquecimento por efeito Joule. Mas tambm podem ser teis tal como para frear um disco metlico em rotao (a roda de um trem, por exemplo) sem nenhum contato. Em geral ilustra-se a presena delas pela desacelerao (freio) que elas causam numa pequena chapa suspensa que pode oscilar tal qual um pndulo. Canalle e Moura (2000) mostraram como fazer uma simples demonstrao de um freio magntico em substituio a montagens tradicionalmente comercializadas e que usam eletroms. Neste trabalho, contudo, vamos mostrar como podemos fazer uso destas correntes de Foucault para colocar um disco de alumnio em rotao sem nenhum contato, usando materiais de baixo custo e um m retirado da sucata de um disco rgido (HD) de computador. Para essa experincia, usamos 3 garrafas de refrigerante de 2 litros, sendo duas cortadas a 15 cm da base e a terceira cortada a 5 cm da base, das quais aproveitamos somente a parte inferior das mesmas (seus fundos). Colamos as duas primeiras pelas bocas como se quisssemos coloc-las uma dentro da outra. Foram feitos dois furos na parte de cima (um no centro e outro a 4 cm dele) e outros dois, idnticos, na parte de baixo, pelos quais passamos duas varetas metlicas (mas podem ser de madeira como os espetos para churrasco) paralelas entre si. Estas varetas devem estar apenas encaixadas e no presas, para facilitar seu movimento. Por isso se introduz a base da terceira garrafa debaixo do conjunto todo. Esta base, sem furos, serve para sustentar as varetas. Fizemos uma

abertura na lateral inferior para facilitar o manuseio da experincia. Essa abertura tambm servir para a introduo das varetas nos seus respectivos furos. Usamos duas varetas com 30 cm de comprimento. Em cada uma prendemos um disco de alumnio com 5 cm de dimetro e 4 mm de espessura, conforme ilustra a Fig. 3. importante que as rodas no fiquem no mesmo plano quando as varetas estiverem lado a lado, mas que haja uma separao entre elas de cerca de 5 mm. No disco de alumnio que ficou mais baixo, colamos ms de HD. Por fim, colocamos as varetas no suporte das garrafas tal como ilustra a Fig. 3.

ms de HD

Fig. 3. Esquema da montagem dos dois discos de alumnio, o da direita com ms de HD fixados sobre ele, sem que se toquem, presos nas respectivas varetas paralelas. Esta demonstrao bastante surpreendente, pois girando-se atravs da vareta, o disco com os ms de HD, gira-se tambm, no sentido oposto, o outro disco de alumnio. Mas girando-se manualmente o disco da esquerda, no qual no h nenhum m afixado, o disco que tem os ms entra em rotao, tambm em sentido oposto, claro.

3. CONCLUSES
As trs montagens descritas so de faclima construo e somente usam materiais de baixo custo, contudo os efeitos so perfeitos. Nas duas primeiras montagens ilustramos qualitativamente o surgimento das correntes induzidas devido lei de Faraday. Na primeira usamos uma espira feita com papel alumnio amassado e na segunda a espira foi substituda pela lateral de uma lata de refrigerante de alumnio. Na terceira mostramos como as correntes induzidas tambm podem ser usadas para colocar um disco em rotao mesmo sem nenhum contato entre eles.

4. REFERNCIAS
Canalle, J.B.G. e Moura, R., Caderno Catarinense de Ensino de Fsica, v. 14, n. 3, p. 299, 1997. Canalle, J.B.G. e Moura, R., Caderno Catarinense de Ensino de Fsica, v. 17, n. 1, p. 96, 2000. Dionsio, P.H., Heinemann, C., Becker, R.E. e Spielmann, R.D., Caderno Catarinense de Ensino de Fsica, v. 16, n. 2, p. 246, 1999. Halliday, D., Resnick, R., Krane, K. Fsica vol. 3,Livros Tcnicos e Cientficos Editora, pgs 175, 1996. Hessel, R., Caderno Catarinense de Ensino de Fsica, v. 16, n. 3, p. 340, 1999.

Lei de Faraday-Neumann-Lenz

Lei de Faraday-Neumann-Lenz
Eletromagnetismo

Eletricidade Magnetismo

Eletrosttica
Carga eltrica Lei de Coulomb Campo eltrico Fluxo eltrico Lei de Gauss Potencial eltrico Induo eletrosttica Momento de dipolo eltrico Densidade de polarizao

Magnetosttica
Lei de Ampre Corrente eltrica Campo magntico Magnetizao Fluxo magntico Lei de BiotSavart Momento magntico Lei de Gauss para o magnetismo

Eletrodinmica
Espao livre Fora de Lorentz Fora eletromotriz Induo eletromagntica Lei da induo de Faraday Lei de Lenz Corrente de deslocamento Equaes de Maxwell Campo eletromagntico Radiao eletromagntica Potencial de Linard-Wiechert Tensor de Maxwell

Circuitos eltricos
Conduo eltrica Resistncia eltrica Capacitncia Indutncia Impedncia eltrica Cavidade ressonante Guias de onda

Cientistas
Ampre Coulomb Faraday Gauss Heaviside Henry Hertz Lorentz Maxwell Tesla Volta Weber rsted

A lei de Faraday-Neumann-Lenz, ou lei da induo eletromagntica, uma lei da fsica que quantifica a induo eletromagntica, que o efeito da produo de corrente eltrica em um circuito colocado sob efeito de um campo magntico varivel ou por um circuito em movimento em um campo magntico constante. a base do funcionamento dos alternadores, dnamos e transformadores. Tal lei derivada da unio de diversos princpios. A lei da induo de Faraday, elaborada por Michael Faraday em 1831, afirma que a corrente eltrica induzida em um circuito fechado por um campo magntico, proporcional ao nmero de linhas do fluxo que atravessa a rea envolvida do circuito, na unidade de tempo.

Sendo E o campo eltrico induzido, ds um elemento infinitesimal do circuito e dB/dt a variao do fluxo magntico. Uma maneira alternativa de se representar na forma da derivada da funo do campo magntico B:

Portanto:

Lei de Faraday-Neumann-Lenz

e a lei, expressa matematicamente na forma elaborada por Franz Ernst Neumann em 1845 em termos da fora eletromotriz, :

A lei de Faraday-Lenz enuncia que a fora eletromotriz induzida num circuito eltrico igual a variao do fluxo magntico conectado ao circuito. importante notar que um campo magntico constante no d origem ao fenmeno da induo. Por esta razo, no possvel colocar um magneto no interior de um solenoide e obter energia eltrica. necessrio que o magneto ou o solenide movam-se, consumindo energia mecnica. Por esse motivo que um transformador s funciona com corrente alternada. A lei de natureza relativstica, portanto o seu efeito resultado do movimento do circuito em relao ao campo magntico. A contribuio fundamental de Heinrich Lenz foi a direo da fora eletromotriz (o sinal negativo na frmula). A corrente induzida no circuito de fato gerada por um campo magntico, e a lei de Lenz afirma que o sentido da corrente o oposto da variao do campo magntico que a gera. Se o campo magntico concatenado ao circuito est diminuindo, o campo magntico gerado pela corrente induzida ir na mesma direo do campo original (se opem a diminuio), se, pelo contrrio, o campo magntico concatenado est aumentando, o campo magntico gerado ir em direo oposta ao original (se opem ao aumento). Esta ltima anlise compatvel com o princpio da conservao de energia. Se o circuito aberto e no h fluxo de corrente, no h dissipao de energia pelo efeito Joule. Por este motivo no h uma fora de reao variao do campo magntico e o movimento do magneto ou do circuito no realiza trabalho (fora nula x movimento = zero). Se ao contrrio, existir corrente circulando no circuito (com dissipao de energia), a variao do campo magntico resultar numa resistncia que demandar a realizao de trabalho. Com base neste princpio um gerador consome tanto mais energia mecnica quanto mais energia eltrica ele produz (sem considerar a energia perdida por atrito e pelo efeito Joule).

Ver tambm
Campo eltrico Campo magntico Equaes de Maxwell

Fontes e Editores da Pgina

Fontes e Editores da Pgina


Lei de Faraday- Neumann- Lenz Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=20013743 Contribuidores: Alchimista, Alexandreanzai, GOE, Jrafaelg, Lus Felipe Braga, ThiagoRuiz, Tschulz, 16 edies annimas

Fontes, licenas e editores da imagem


Image:Solenoid.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Solenoid.svg Licena: Public Domain Contribuidores: User Nmnogueira on en.wikipedia

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http:/ / creativecommons. org/ licenses/ by-sa/ 3. 0/

A Lei de Lenz - Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/sica/a-lei-lenz.htm

Faa sua busca

Assine

E-mail

SAC

Canais

SHOPPING
Esqueci minha senha Cadastre-se

MP5 c/ Cmera
Vrios Modelos

a partir de R$129

Relgios Importados
Frete Grtis!

a partir de R$69

GPS
com TV digital!

a partir de R$299

PUBLICIDADE

1 de 4

12-06-2010 16:24

A Lei de Lenz - Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/sica/a-lei-lenz.htm

ANNCIOS
Curso de Logstica Faa o curso online, pela Catho Educao. Cursos Online Faa um curso online, a partir de R$ 39,90 mensais. Curso de Economia Preste assessoria em assuntos econmico-financeiros. Catho Empregos Busque uma vaga de emprego. Teste por 7 dias grtis. Pr-Vestibular Prepare-se para o vestibular. Faa um cursinho online. Cincias Dvidas em cincias? Confira nosso canal infantil e faa sua pesquisa escolar. Geografia Tire suas dvidas em Geografia em nosso canal Kids. Histria Quem descobriu o Brasil? Tire suas dvidas em Histria no nosso canal infantil. Portugus Tire suas dvidas sobre a lngua portuguesa em nosso canal kids. Matemtica Aprenda a fazer clculos matemticos em nosso canal kids.

2 de 4

12-06-2010 16:24

A Lei de Lenz - Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/sica/a-lei-lenz.htm

EVENTOS ESPECIAIS
frica do Sul Copa do Mundo Dia dos Namorados Festa Junina Twitter

Brasil Escola Fsica Eletromagnetismo

A Lei de Lenz

A Lei de Lenz
Ensino da Fsica Ps a distancia em Ensino da Fsica voc encontra no POSEAD!
www.posead.com.br

MATRIAS
Artes Biografias Biologia Educao Fsica Espanhol Filosofia Fsica Geografia Geografia do Brasil Gramtica Histria Histria da Amrica Histria do Brasil Histria Geral Ingls Literatura Matemtica Portugus Qumica Redao Sociologia

Gentil Advogados Contratos Internacionais Santos - Shangai Londres


gentiladvogados.com.br

Formulas da Fsica Aprenda Todas as Frmulas da Fsica Sem sair de Casa...Imperdvel!


www.aulafisica.com

Avaliao Fsica Plicmetro, Balanas, Trena Vrias Marcas Frete Grtis Sul e Sudeste!
www.CirurgicaPassos.com.br

DO 1 AO 5 ANO
Cincias Geografia Histria Matemtica Portugus

Aproximao e afastamento de um m prximo a uma espira.

VESTIBULAR
Bolsas de Estudo Cotas Enem Guia de Profisses Intercmbio Notcias Vestibular ProUni Resumos de Livros Simulado Universidades

Faraday, em seus estudos e experimentaes, percebeu que a corrente induzida que aparecia no circuito mudava de sentido constantemente, ou seja, em um dado momento ela estava em um sentido em outro ela estava em sentido contrrio ao primeiro. Apesar de perceber esse acontecimento, Faraday no conseguiu chegar a uma lei que indicasse como determinar o sentido da corrente induzida. Foi somente no ano de 1834, poucos anos aps a publicao dos trabalhos de Faraday, que o fsico russo Heinrich F.E. Lenz apresentou uma regra, atualmente conhecida como Lei de Lenz, que permite indicar o sentido da corrente induzida. Quando um m se aproxima de uma espira, surge uma corrente induzida sobre ele. Essa corrente faz surgir um campo magntico, cujo sentido pode ser determinado pela regra de mpere. Ao aplicar essa regra verifica-se que o campo magntico tem sentido oposto ao campo magntico do m. Se fizermos o contrrio, ao afastarmos o m da bobina perceberemos que a corrente induzida surge em sentido contrrio situao anterior e ao utilizar novamente a regra de mpere possvel perceber que o campo magntico criado pela corrente induzida tem o mesmo sentido do campo magntico do m. Ao fazer essas observaes Lenz concluiu que o sentido da corrente o oposto da variao do campo magntico que lhe deu origem. Assim sendo, Lenz formulou uma lei que ficou conhecida como a Lei de Lenz e pode ser enunciada da seguinte forma: A corrente induzida em um circuito aparece sempre com um sentido tal que o campo magntico que ele cria tende a contrariar a variao do fluxo magntico atravs da espira. Por Marco Aurlio da Silva Equipe Brasil Escola Eletromagnetismo - Fsica - Brasil Escola

PARA EDUCADORES
Estratgias de Ensino Gesto Educacional Orientao Escolar Pais e Professores Professores Trabalho Docente

PESQUISA ESCOLAR
Acordo Ortogrfico Cultura Curiosidades Datas Comemorativas Dicas de Estudo Doenas Drogas Educao Folclore Informtica Mitologia Psicologia Religio Sade e Bem Estar Sexualidade

O que voc achou deste texto?


timo, texto completo Bom, mas faltam exemplos e/ou imagens Regular, faltam informaes Ruim, texto confuso Pssimo, pouco esclarecedor

3 de 4

Participao: 2 Comentrios Avaliao:

12-06-2010 16:24

Anda mungkin juga menyukai