Anda di halaman 1dari 4

10

Revista Brasileira Sade da Famlia

A famlia contempornea pai, me e filhos est em transformao. As estruturas familiares so as mais diversas. H ncleos familiares encabeados somente por mes, h filhos de mais de um casamento com um dos pais morando juntos, a adoo tambm uma alternativa, h tambm as avs que criam netos... Mas, em praticamente todas as possibilidades, h quase sempre uma constante: a presena de crianas e jovens. E esses filhos e filhas passam por diversas fases em seu desenvolvimento: planejamento, concepo, gestao, parto, primeira infncia at que chegam idade escolar. A ento, pela primeira vez, os cuidadores dessas crianas passam a dividir a responsabilidade pela formao moral, social, intelectual, fsica e emocional com outros importantes agentes: os profissionais de educao. E nessa importante fase da vida de um indivduo em que se do inmeras mudanas e construda a base sobre a qual se formar o futuro adulto. A estratgia Sade da Famlia, como o prprio nome sugere, tem a funo social de prestar atendimento e apoio irrestrito sade de todos os membros familiares. Logo, no caso das crianas e jovens, com qual melhor aliado podem contar as Equipes Sade da Famlia que seno com a escola?

Programa Sade na Escola articulao da sade e da educao como dever de casa


As crianas deste pas tero o respeito do governo. Com essa frase, o presidente Luis Incio Lula da Silva abriu, no dia 4 de setembro, em Recife, Pernambuco, o lanamento oficial do Programa Sade na Escola (PSE).

11
Com uma afinada parceria, os Ministrios da Sade e da Educao lanam um programa de governo que prope a articulao e integrao de aes desenvolvidas, na ponta, pelas escolas da rede pblica de ensino em conjunto com as Equipes Sade da Famlia (ESF). A partir de agora, esses estudantes sero avaliados periodicamente por essas equipes. O objetivo principal identificar, o quanto antes, em crianas e jovens, fatores de risco e prevenir e promover sade, por meio de avaliaes do estado nutricional, incidncia precoce de hipertenso e diabetes, controle de crie, acuidade visual e auditiva e tambm psicolgica do aluno. Segundo a diretora do Departamento de Ateno Bsica, do Ministrio da Sade, Claunara Schilling Mendona, o Programa Sade na Escola proporcionar comunidade escolar a participao em programas e projetos que articulem sade e educao para o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o pleno desenvolvimento das crianas e jovens brasileiros. O programa ser prioritrio nos 1.242 municpios, de todo o Brasil, com os menores ndices de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB) e nos 52 municpios que j participam do Programa Mais Educao, do Ministrio da Educao (que oferece atendimento escolar em tempo integral). Mas, para que seus estudantes sejam atendidos, os municpios precisam aderir ao programa, por isso fundamental a participao e engajamento de toda a sociedade, que deve cobrar dos prefeitos o PSE em suas cidades.

O Programa Sade na Escola uma ao ousada dos Ministrios da Sade e Educao, uma verdadeira revoluo, pois, alm de exames e equipamentos, o programa vai reforar a preveno sade e construir uma cultura de paz nas escolas. O PSE resultar em impactos muito positivos para a sade das crianas brasileiras. Jos Gomes Temporo, ministro da Sade.

Objetivos ousados
A adeso dos municpios ao Programa Sade na Escola ser gradativa, mas as metas j foram definidas: em 2008 a proposta de que 10% do total das ESF de todo o Brasil estejam inseridas no programa. Em 2009, os ministrios esperam que esse percentual aumente para 30%. Para 2010, esperado 50% e, em 2011, a meta de 70% das equipes inseridas no PSE. A nossa lgica de ao est na prpria proposta da Sade da p Famlia, pois, se o acesso sade poi direito de todos e uma Equipe Sade da Famlia atende, em mF dia, 3.500 mil pessoas, os estudantes tm de fazer parte desse total e sabemos que dentro dessa sabe mdia temos aproximadamente temo 960 escolares por equipe e, se escola esco nas escolas que eles esto, t pra l que tambm devemos ir,

completa Antnio Dercy Silveira Filho, coordenador do PSE e assessor tcnico do Departamento de Ateno Bsica, do Ministrio da Sade.

Conhea a estrutura do PSE


O Programa Sade na Escola est dividido em quatro reas de atuao. 1 Avaliao das condies de sade dos alunos, que compreende: Avaliao clnica e psicossocial; Estado nutricional; Incidncia precoce de hipertenso e diabetes; Sade bucal (controle de crie e outros); Acuidade visual e auditiva; e, ainda Avaliao psicolgica do estudante. 2 Promoo sade e preveno trabalhar as dimenses da construo de uma cultura de paz e combate s diferentes expresses de violncia, consumo de lcool, tabaco e outras drogas, bem como a abordagem educao sexual e reprodutiva, alm de estmulo atividade fsica e prticas corporais. 3 Educao permanente e capacitao de profissionais e de jovens essa etapa ser oferecida pela Universidade Aberta do Brasil, do Ministrio da Educao, em

Antnio Dercy Silveira Filho, coordenador do PSE no MS.

12

Revista Brasileira Sade da Famlia

interface com os Ncleos de Telessade, do Ministrio da Sade, e observar os temas da sade e constituio das equipes de sade que atuaro nos territrios do PSE. 4 Monitoramento e avaliao da sade dos estudantes, que sero feitos por intermdio de duas pesquisas: A primeira, a Pesquisa Nacional de Sade do Escolar (Pense), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), que contemplar os itens da avaliao das condies de sade e o perfil socioeconmico das escolas pblicas e privadas nas 27 capitais brasileiras. O resultado dessa pesquisa servir para que as escolas e as equipes de sade tenham parmetro para a avaliao da comunidade estudantil; A segunda pesquisa ser o Encarte Sade no Censo Escolar (Censo da Educao Bsica), elaborado e aplicado no contexto do Projeto Sade e Preveno nas Escolas (SPE) desde 2005. Essa sondagem consiste em questes ligadas mais diretamente ao tema DST e Aids. O tempo de execuo de cada uma dessas reas ser planejado pela Equipe Sade da Famlia (ESF) levando em conta o ano letivo e o projeto poltico-pedaggico da escola. Isso possibilitar s escolas terem um planejamento anual acerca das aes do PSE.

Aes efetivas
Para Antnio Silveira, todas as aes sero possveis nos mu-

nicpios cobertos pelas Equipes Sade da Famlia. Na prtica, ser a integrao das redes de educao e do Sistema nico de Sade e isso tende a se consolidar ao longo do tempo. Ainda segundo Antnio, as experincias anteriores nesse campo, com a colocao de equipes de sade (mdicos e dentistas) dentro das escolas, no prosperaram devido ao alto custo que implicava manuteno dessas equipes e descontinuidade do cuidado, no se integrando s famlias dos escolares. O PSE, ao contrrio, garantir que as ESF que atuam na comunidade tambm trabalhem na escola numa ao contnua e integrada.

As aes do PSE sero acompanhadas por uma comisso intersetorial de educao e de sade, formada por pais, professores e representantes da sade, que podero ser os integrantes da equipe de conselheiros locais. Os municpios tero de manifestar interesse em aderir ao programa. Uma Portaria do Ministrio da Sade definir os critrios e recursos financeiros pela adeso e orientar, tambm, a elaborao dos projetos pelos municpios.

Materiais de apoio ponta do programa


Alm do incentivo financeiro, o Ministrio da Sade ficar responsvel pela publicao de almanaques para distribuio aos alunos das escolas atendidas pelo PSE. A tiragem da publicao poder chegar a 300 mil exemplares em 2008. O Ministrio da Sade, por meio do DAB, publicar a edio dos Cadernos de Ateno Bsica Sade Escolar

O IDEB o indicador da qualidade do ensino brasileiro. Nele, considerado o rendimento escolar, ou seja, a taxa mdia de aprovao de um aluno. A avaliao conta com trs exames: ao final da 4 e da 8 srie do Ensino Fundamental e da 3 srie do Ensino Mdio. O IDEB obtido com o resultado da mdia dos alunos nessas provas dividido pelo tempo mdio de concluso de uma srie.

13
Para os quatro primeiros anos do programa, esto previstos cinco milhes de consultas oftalmolgicas e o fornecimento de 460 mil culos, bem como 800 mil avaliaes auditivas e o fornecimento de 33 mil prteses auditivas. ses. Precisamos, primeiro, alocar dinheiro para poder fazer esse programa, mas, de qualquer forma, vamos fazer agora o que tinha que ser feito, ressaltou o presidente da Repblica, na ocasio do lanamento do PSE. Para a ponta, nas ESF, o Ministrio da Sade prev o Incentivo PSE, que dar a cada Equipe Sade da Famlia, por meio de um repasse fundo a fundo, uma parcela a mais do valor que ela recebe mensalmente. Atualmente os municpios que contam com a estratgia Sade da Famlia recebem o incentivo que varia de seis a nove mil reais com o PSE, em vez de 12 parcelas, sero 13. Esse valor ser pago em duas vezes, nos meses de maro e setembro, e far parte do bloco de financiamento da Ateno Bsica. Aos municpios caber a criao de um grupo de trabalho intersetorial para elaborar e implementar o PSE, estabelecer territrios a partir da vinculao entre as escolas e as Unidades Bsicas de Sade, definir metas de atendimento locais e, por fim, encaminhar o projeto para a homologao da Comisso Intergestora Bipartite (CIB). Apesar de a opo pelo programa ser municipal, obrigao dos Estados apoiarem suas gestes municipais.

para as mais de 5.500 ESF que atuaro nas escolas. Nessa publicao, sero compiladas informaes teis sobre os problemas de sade mais prevalentes na faixa etria escolar.

Investimento
At o fim de 2008, o programa beneficiar dois milhes de estudantes de 690 escolas, em 647 municpios, o que representar investimento de R$ 34,5 milhes. Para atingir a meta global mais de 23 milhes de jovens , o governo federal aplicar R$ 844 milhes at 2011. A idia original era lanar o PSE em maro de 2008, mas o programa sofreu um atraso em sua implantao devido rejeio, por parte dos parlamentares, para a prorrogao da Contribuio Provisria sobre Movimentao Financeira (CPMF). No pudemos colocar em prtica porque no foi aprovada a CPMF. Agora, estamos fazendo com algum atraso aquilo que poderamos ter feito h me-

Sade e escola: gesto conjunta entre municpio, Estado e Unio


Apesar de o municpio poder escolher ter ou no o PSE, a gesto desse programa tripartite, ou seja, se d entre municpio/Estado/Unio. Caber aos Ministrios da Sade e Educao possibilitar a integrao entre as secretarias municipais e estaduais das respectivas reas, bem como subsidiar o planejamento integrado das aes do programa, apoiar os gestores das cidades e dos Estados, estabelecerem os indicadores de avaliao do programa.

Principais metas do Programa Sade na Escola


Atingir 23.520 milhes de alunos das escolas pblicas brasileiras at 2011; Criao de grupos de trabalho nos municpios e insero dos temas de sade nos projetos poltico-pedaggicos das escolas; Educao permanente para 39.400 professores e profissionais de sade em carter presencial e no-presencial no quadrinio 2008-2011; Monitoramento das questes de sade dos alunos por meio de pesquisas e levantamentos; Preveno e educao para sade sexual e reprodutiva nas escolas; Constituio dos territrios de responsabilidade entre escolas estaduais, municipais e Equipes Sade da Famlia.

Os profissionais da ponta desse programa, da sade e da educao recebero kits com medidor de altura, fita mtrica, balana porttil, infantmetro (equipamento para se medir crianas deitadas), esfignomanmetro peditrico (aparelho de medir presso arterial de alta preciso), estetoscpio infantil, tabelas de Sneller (triagem visual), mtodos contraceptivos, macromodelo odontolgico (para educao bucal), cartes com grficos de crescimento infantil, DVDs com teleaulas sobre temas de sade e educao, vdeos do Sade na Escola, lbuns seriados e cartazes. Para as ESF, alm desse material, sero enviados o Manual de Alimentao Saudvel e o Guia de Educao Permanente dos Profissionais de Sade. E para os profissionais de educao o kit ser acrescido do Guia de Educao Permanente do Jovem Multiplicador, um kit Promoo s Prticas Corporais e Atividades Fsicas nas Escolas, acompanhado de alguns materiais esportivos.

Anda mungkin juga menyukai