Anda di halaman 1dari 4

IDENTIFICAO

Verifica-se que atualmente uma das situaes-problemas que mais se tem se destacado no mbito educacional nacional a questo referente ao ndice do inep. Observa-se que Inep Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Ansio Teixeira, um rgo ligado ao Ministrio da Educao, tem o objetivo administrativo, sendo um instrumento que pesquisa que segue elaborando estudos atravs de dados obtidos atravs de provas aplicadas no estudantes. Trabalho em uma escola municipal, onde os alunos da quarta srie realizaro no final do ano a Prova Brasil, com os resultados dela, ser possvel fazer um diagnstico da situao nacional e regional da educao no pas. Os dados sero utilizados para calcular o ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino bsico, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE). Como a nossa escola obteve um ndice abaixo do esperado na ltima prova, conseguiu um aumento na verba repassada pelo governo para assim investir mais em situaes educativas que propriciem uma melhora significativa desse ndice. O IDEB apresenta grande valor poltico sendo um indicador de como est a educao no Brasil, desta forma de indicador, ele surge como sendo a melhor defesa de que dispe a sociedade para a garantia de manuteno de polticas pblicas. Tendo como objetivo na educao, a qualidade do aprendizado do aluno, para tando, fixam-se metas, comparam-se desempenhos regionais, municipais ou de escolas. Esse monitoramento permite identificar as melhores prticas, dentre escolas e estados, melhores mtodos pedagogicos e, em contrapartida, os piores desempenhos.

As escolas j esto recebendo a verba que foi enviada pelo MEC para a compra de matrias e a execuo de melhorias nas escolas para que as mesmas propriciem um ambiente estimulante aprendizagem almejando-se assim que os alunos possar melhorar o desempenho da Prova Brasil que acontecer no ms de outubro, para que deste modo o ndice do IDEB seja aumentado, tudo acontecer dentro de um tempo planejado previamente. Os recursos que o gesto dispe e que sero exigidos para o enfrentamento do problema so: a formao de professores, investimento em infraestrutura, envolvimento de todos, avaliao constante e acompanhamento do ensino, alm de 30% da verba destinada educao (e no s os 25% exigidos por lei), sendo assim, o foco deve ser a aprendizagem e no atendimento aos alunos com dificuldades.

Observa-se que a governabilidade alta, haja vista que o Plano de Metas Todos pela Educao a conjugao dos esforos da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, atuando em regime de colaborao, das famlias e da comunidade, em proveito da melhoria da qualidade da educao bsica. O apoio da Unio aos entes federados d-se mediante a elaborao de um Plano de Aes Articuladas (PAR), orientado a partir dos seguintes eixos: gesto educacional, formao de professores e profissionais de servios e apoio escolar, recursos pedaggicos, e infraestrutura fsica.

DIAGNSTICO DA SITUAO PROBLEMA CAUSAS DO PROBLEMA: Alto ndice de evaso escolar. Precariedade fsica das instituies escolares. Material didtico restrito. Nmero insuficiente de educadores nas escolas. No existncia, na maioria das vezes, de professor de apoio para crianas com dificuldades de aprendizagem Distoro srie / idade.

Professores com salrios defasados o que muitas vezes proporciona uma desmotivao. Alto ndice de reteno escolar. Pouco estmulo a leitura . Participao pequena da famlia no processo de aprendizagem. Alta rotatividade de professores. Baixo rendimento educacional.

CONSEQUENCIAS

Como conseqncia do baixo ndice do ideb, pode-se destacar: queda do


rendimento dos alunos e dos ndices de aprovao.

NS CRTICOS

Entende-se que toda instituio um territrio minado, ou seja, toda desmontalos a qualquer momento. Estes arranjos, so inclusive formas de estabilizar estas tenses dentro de um certo desenho organizacional, porm sem elimina-los, pois na maior parte das vezes somente as acalmam. Alm disso, estes focos de tenses, que esto sempre presentes, so prprios de cada instituio. Verifica-se que a educao brasileira desde muito tempo tem passado por mudanas sejam elas, para o sistema educativo ou para o aluno.
[...] foram necessrias mais ou menos cinco dcadas para que a avaliao (externa, em larga escala, centralizada e com foco no rendimento do aluno e no desempenho dos sistemas de ensino) viesse a ser introduzido como prtica sistemtica no governo da educao bsica brasileira. [...] somente no final dos anos de 1980 culminou no delineamento de um sistema educacional nacional de avaliao, que propunha articular medida, avaliao e informao educacionais e estas ao planejamento da rea. (FREITAS, 2007, p.51)

Infelizmente no basta avaliar a qualidade da educao brasileira. preciso perpassar o processo de avaliao, que de extrema importncia, mas saber como utilizar esses resultados para resolver a situao presente na sala de aula como forma de enriquecimento do currculo, proposta de ensino adequada realidade nacional, investimentos na melhoria dos prdios escolares, condies para capacitao em servio ou fora dele para os profissionais da educao e, diante disso tudo, melhores salrios para melhores profissionais.

RVORE DE PROBLEMAS

AUMENTAR O NDICE DO IDEB

FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. A avaliao da educao bsica no Brasil: dimenso normativa, pedaggica e educativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. (Coleo educao contempornea)

Anda mungkin juga menyukai