Anda di halaman 1dari 7

Escola Bsica 2 e 3 Ciclos com Ensino Secundrio de Mao

Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Mao

Cincias Fsico-Qumicas

Anlise Elementar Por Via Seca

Relatrio elaborado por: Joo Raimundo n17, Turno 2, C5


10 de novembro de 2012

10A

Introduo
Nesta actividade prtica pretendeu-se realizar um teste de chama. O teste da chama uma experincia que nos permite identificar a cor emitida por um dado catio de um elemento qumico. Os objectivos a concretizar nesta actividade laboratorial foram:

Analisar as cores emitidas pelas chamas dos diferentes elementos qumicos utilizados; Comparar a chama observada com as chamas de referncia.

Joo Raimundo

10 de novembro de 2012 2

Material

Estilete com ansa de fio de platina

Lamparina Cpsula de porcelana Cristalizadores

Produtos
A. LiCl (Cloreto de ltio) B. CuCl (Cloreto de cobre) C. BaCl2 (Cloreto de brio) D. KCl (Cloreto de potssio) E. NaCl (Cloreto de sdio) F. CaCl2 (Cloreto de clcio)

Acido Clordrico (HCl)

Joo Raimundo

10 de novembro de 2012 3

Procedimento
1. Acendeu-se a lamparina e esperou-se at a chama apresentar

um tom azulado.
2. Limpou-se a ansa, mergulhando-a numa soluo de cido

clordrico (HCl) concentrado e introduziu-se a mesma na zona mais quente da chama at apresentar uma cor alaranjada. 3. Deixou-se arrefecer a ansa. 4. Introduziu-se a estilete com ansa de fio de platina na amostra de cloreto de ltio (A). 5. Levou-se a ansa, de novo, zona mais quente da chama e registaram-se os resultados. 6. Repetiram-se os passos 2, 3, 4, 5, 6 sucessivamente, mas utilizando as amostras de: cloreto de cobre (B), cloreto de brio (C), cloreto de potssio (D),cloreto de sdio (E), cloreto de clcio (F). 7. Repetiu-se o passo 6 utilizando desta vez o sal desconhecido 8. Compararam-se os resultados para encontrar qual a chama que pertencia amostra.

Joo Raimundo

10 de novembro de 2012 4

Observaes
Amostra (A) Cloreto de Ltio (B) Cloreto de Cobre (C) Cloreto de Brio (D) Cloreto de Potssio (E) Cloreto de Sdio (F) Cloreto de Clcio Cor da Chama Observada Vermelho Verde Azulada Amarela Avermelhada Violeta Amarela Intensa Amarela Avermelhada

Joo Raimundo

10 de novembro de 2012 5

Concluso
Os objectivos foram alcanados, conseguindo obter os resultados: A chama do (A) Ltio emite uma luz de cor vermelha; A chama do (B) Cobre emite uma luz de cor verde azulada; A chama do (C) Brio emite uma luz de cor amarela avermelhada; A chama do (D) Potssio emite uma luz de cor violeta; A chama do (E) Sdio emite uma luz de cor amarela intensa; A chama do (F) Clcio emite uma luz de cor amarela avermelhada.

1- Com que finalidade se aquece cada amostra chama da lamparina? R.: O bico de Bunsen empregado no laboratrio como fonte de calor para diversos procedimentos, pois permite obter uma chama de alto poder energtico. 2- Por que motivo a cor emitida por cada amostra aquecida tem cor diferente? R.: Porque os tomos excitados do elemento, emitem radiaes caractersticas desse elemento, emitindo posteriormente radiaes de cores caractersticas sob a forma de chama colorida. 3- Existe alguma relao entre a cor da luz emitida e a cor da amostra slida? R.: No existe relao entre a cor da luz emitida e a cor da amostra slida. 4- A que se deve a cor da amostra slida? R.: A cor da amostra deve-se sua composio. 5- Como se explicam as cores das luzes obtidas no fogo-deartifcio? E nas auroras boreais? R.: O fogo-de-artifcio colorido, pois os fabricantes, ao produzi-lo misturam plvora compostos de certos elementos qumicos apropriados e sais de diferentes metais na mistura explosiva, para que produzam cores diferentes, j as auroras boreais, so partculas ionizadas na ionosfera* que interagem com o campo magntico da Terra com cargas elctricas, que ao interagirem com o campo magntico, sofrem disperso e libertam fotes, que so percebidos como luz. *Ionosfera: localizada entre sessenta e mil quilmetros de altitude composta de ies.
Joo Raimundo 10 de novembro de 2012 6

Questes para Responder

Crtica
O resultado foi satisfatrio, pois os resultados (chamas) obtidos estiveram de acordo com os resultados (chamas) referncia.

Bibliografia
DANTAS, Maria da Conceio; RAMALHO, Marta Duarte. Jogo de Partculas A. 7 Edio. Lisboa: Texto Editores, 2012 http://profs.ccems.pt/PauloPortugal/CFQ/Fichas/Teste_da_Chama.htm http://www.youblisher.com/p/203253-Apl1-2_-Analise-por-via-seca_FQA_-ano1/ http://www.educacao.te.pt/jovem/index.jsp?p=117&idArtigo=5244
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ionosfera

Joo Raimundo

10 de novembro de 2012 7

Anda mungkin juga menyukai