Anda di halaman 1dari 18

AUBR-13 Autodesk Revit para Projeto Urbanstico

Lee Miller

Descrio da Classe
O Autodesk Revit para Design Urbano apresentar a metodologia que possibilita que equipes de projeto tornem-se eficientes em um ambiente de informao calculvel. A palestra ir demonstrar um processo desenvolvido e documentado que conecta os fragmentos do design urbano, usualmente dispersos e desconectados, aos problemas com o plano diretor. Com foco nesse assunto, a palestra enfatiza as propriedades de tais aspectos dentro do projeto, bem como o processo de tomada de decises.

Objetivo de aprendizado
Aprender os mtodos de trabalho e tcnicas exigidos para a gerao de um valioso contedo de modelagem que certeiro, reutilizvel e graficamente atrativo. Fazer proveito de significaivos insights dentro da metodologia e do processo desenvolvido pelos Lderes de BIM e os Urbanistas da HOK. Otimizar seu fluxo de trabalho para projetos de design urbano.

Sobre o Palestrante
Lee Miller Vice-Presidente e Diretor de Servios de BIM da HOK. Ele possui aproximadamente 16 anos de experincia na indstria de AEC e trabalhou em uma grande variedade de projetos, incluindo projetos comerciais, projetos de assistncia mdica, design de interiores, aviao, jurdico e design urbano. O trabalho de Lee, intimamente ligado aos Gestores de BIM e s equipes de projeto, visa a implementao dos padres e das operaes para projetos da HOK. Ele tambm oferece suporte aos Gestores e Corretores de BIM, auxiliando-os na organizao dos dados de projeto, desenvolvendo procedimentos customizados e personalizando softwares, a fim de gerar um uso mais eficiente de sua tecnologia para trabalhos de projeto. Ele tambm responsvel por impulsionar as melhores prticas emergentes e por produzir padres e diretrizes para toda a empresa de acordo com a cultura da HOK. Lee Miller um reconhecido palestrante e realizou palestras em simpsios como o buildingSMART Forum, o Autodesk University, BuildTech Asia e diversas outras conferncias sobre BIM.

AUBR13 - Autodesk Revit para Projeto Urbanstico

Porque usar Revit?


Revit permite que os Projetistas urbanstas mudem o foco, saindo da abordagem tradicional de projeto em duas dimenses, para um processo de projeto paramtrico, baseado no objeto. Ele tambm otimiza os fluxos de trabalho, que normalmente so separados e desconexos, resultando na criao de modelagem rica, que precisa, reutilizvel e graficamente atraente. Na prtica, o Desenho Urbano est estreitamente relacionado a dominar o planejamento em projetos de grande escala, e de arquitetura em escalas menores. Os urbanistas tambm trabalham em conjunto com outras disciplinas como Topografia. Para a maioria dos projetistas, Revit fornece uma plataforma consistente para a coordenao interdisciplinar.

Caractersticas Comuns dos Projetos Urbansticos


Os projetos urbansticos so de natureza multidisciplinar e incluem uma grande variedade de resultados. Estes resultados incluem, mas no esto limitados a: Plantas: do tcnico ao render Diagramas: do abstrato ao complexo Representao 3D: diagramtica e fotorealstica Clculo: realizdado do preliminar ao detalhado O objetivo principal para usar o Revit maximizar a eficincia. A utilizao de um nico programa permite que a equipe de projeto estar coordenada, e a informao reaproveitada por um modelo central. Metas de uso do Revit: Redirecionar rapidamente as informaes; agilizar processos Coordenar dados e grficos Reutilizar informaes e configuraes, mesmo alm de um projeto Retorno do Investimento de trabalho (configurao); uma fora de trabalho que pode continuar a evoluir e gerar resultados rpidos

Vantagens do Revit para Mtodos Tradicionais


No processo de concepo e produo tradicional, cerca de 70 - 80% do trabalho inclui a gesto da informao e de trabalho entre vrias aplicaes diferentes. Embora em grande medida, os resultados individuais so geralmente muito bons, o esforo no sempre integrado e assim produz uma grande quantidade de trabalho repetitivo. Vrios programas e converses de arquivos so necessrios para entregar o resultado completo e essa ineficincia gera perda de tempo.

AUBR13 - Autodesk Revit para Projeto Urbanstico

Projeto Tradicional / Processo de Produo Ter um modelo Revit central reduz o nmero de plataformas de software necessrios para produzir resultados e permite a equipe uma melhora colaborativa do projeto. Outros benefcios includos: Eliminar retrabalho no manuseio e criao de dados de projeto Reduzir tempo de concepo e desenho Melhorar o fluxo de trabalho Explorar mais alternativas de projeto Melhorar o entendimento da inteno de projeto

HOK Exemplos de Projeto S-M-L-XL


Na HOK, Revit tem sido utilizado em projetos de design urbano em uma variedade de escalas. Os seguintes exemplos de projetos recentes, no apenas mostram a diferena de escala, tipologia e tipo de programa, mas tambm destacam a variedade de critrios de projeto e grau de ateno para diferentes elementos de modelo.

S Sede Corporativa do Campus


Proposta de uma semana / exerccio de viabilidade, localizado em Omaha, Nebraska, USA

AUBR13 - Autodesk Revit para Projeto Urbanstico

Projetos pequenos: menos de 1000 m (10 Hectares)


Tereeno detalhado e condies existentes Detalhamento de volumetria Potencial envolvimento com arquitetura/estrutura Pode envolver Ecotect, estudo solar, etc.

M Plano Diretor Detalhado, Rssia


O projeto est localizado prximo a Moscou na Rssia, e consiste de quarto blocos residenciais, alguns aranha-cus e residencial especial na rea do parque central, e componentes auxiliares: comerciais e cvicos.

Projeto Mdio: 1000 10.000 m (10-100 Hectares)


Maior ateno a normas (gabarito / cdigos) Detalhamento da rea e clculo de volumetria (bruto-lquido / tipos de unidade) Pode envolver Ecotect, estudo solar, etc.

M Desevolvimento Residencial, UK

AUBR13 - Autodesk Revit para Projeto Urbanstico

Desenvolvimento de plano diretor residencial em uma re de 4.000 m (40 hectares) Tipologia residencial variando entre casas, casas geminadas, unidades duplex e apartamentos Um pequeno ncleo misto de comrcio varejista, no centro.

L Projeto urbanstico de larga escala, China


Este projeto est localizado em Chongqing, na provncia de Sichuan, na China. A rea urbanizada na rea montanhosa de aproximadamente 100.000 m (1.000 hectares) e o projetoteve como foco a utilizao de reas planificadas.

Grandes Projetos: 10.000 100.000 m (100-1000 Hectares)


Comea a abordar questes de planejamento em escala Mistura de elementos de massa simples e detalhados O tamanho do modelo e o nmero de elementos pode exigir mltiplos modelos vinculados

L Plano Diretor de Larga Escala, Oriente Mdio


Este foi um plano diretor urbano de grande escala, onde o escritrio de Londres colaborou com o nossos escritrios de Toronto e Hong Kong no desenvolvimento do projeto. O projeto foi dividido em distritos especficos. Estes distritos tornaram-se as divises naturais para os trs modelos no qual cada escritrio trabalhou. Os arquivos centrais foram nomeados de forma similar e cada escritrio concordou em como os modelos seriam trocados, bem como em utilizar o padro para estrutura de colaborao de pastas da HOK para igualar cada local. Arquivos foram replicados a cada dia, de modo que cada escritrio tinha sempre a informao mais atualizada.

AUBR13 - Autodesk Revit para Projeto Urbanstico

Residencial e Plano Diretor de uso misto 53.000 m (530 hectares) 7 distritos Inclui Distrito Comercial/Empresarial, Campus Universitrio, Distrito do Canal, da marina e o da Super Torre Tipologia dos edifcios varia fortemente entre as vilas, prdios de apartamentos baixos (6 andares) e prdios de apartamentos mais altos (10-20 andares), bem como as torres de escritrio (at 40 andares)

XL Zona Econmica Especial, India


Este projeto na India foi designado para ser uma nova cidade. O terreno possui 13.5 kilometros de largura e tem mais de 1.000 parcelas.

Projetos Extra-Grandes: Acima de 100.000 m (1.000 Hectares)


Elevaes com significante diferena entrereas de projeto Enorme variedade de tipos de edificao Pode envolver GIS ou outras ferramentas de BIM

Criando o Modelo de Desenho Urbano


O Modelo de Desenho Urbano, ou UDM, iniciado usando um modelo predefinido ou um projeto prdefinido e depois modificando algumas configuraes para acomodar as qualidades individuais do projeto. A lista a seguir descreve a atividade necessria para gerar um modelo de desenho urbano. 1. 2. 3. 4. 5. Importar desenhos CAD 2D / images Criar limites no terreno, redes virias e loteamentos Atribuir nomes, usos da terra, FAR ou GFA e fases de lotes Definir pressuposies gerais e padres (populao, estacionamento, tamanho da unidade, etc.) Gerar informao de lotes (GFA, FAR, espao de estacionamento, instalaes comuns, etc.)

AUBR13 - Autodesk Revit para Projeto Urbanstico

6. 7. 8. 9. 10. 11.

Criar envelopes e/ou volumetria de edificaes Definir dados para a volumetria: uso do terreno, nomes, etc. Atribuir altura de p-direito diferente para cada Volume criado Gerar tabelas de area a partir de massas e planta de rea Criar opes de projeto Acomodar modificaes de projeto

O que Necessrio
Templates Definem um ponto de partida previsvel para todos os projetos e podem conter normas grficas, configuraes e contedo. Modelos bem preparados reduzem o esforo extra necessrio no incio dos projetos. Estes modelos devem incluir configuraes predefinidas e vistas que so apropriadas para a maioria dos projetos de design urbano tpicos. Eles tambm podem ser projetados para tarefas especficas do projeto. No entanto, existem alguns itens que um modelo no pode salvar, ou seja, os worksets.

Definindo o Template Muitas consideraes precisam ser feitas antes da criao dos templates. Pensando fora da caixa, o Revit no est configurado para gerar projetos urbansticos de grande escala, ou para lidar com as qualidades individuais destes projetos. No entanto, as configuraes so modificveis e com pouco esforo pode ser produzido um modelo que satisfaa essas necessidades. Os seguintes itens podem precisar de personalizao: 1. Configuraes a. Line Weights b. Line Styles c. Object Styles d. Materials e. Parametros Shared e Project f. Escalas 2. Vistas a. Planta Baixa b. Elevaes c. Cortes d. Referncias e. Protocolos de nomenclatura 3. Famlias a. Prottipos de Massa no local com base em tipos de Edificao b. Anotao i. Tags ii. Setass iii. Smbolos c. Paredes modificadas para vias

AUBR13 - Autodesk Revit para Projeto Urbanstico

4. reas d. Esquemas de Cor e. Tipos de rea f. Objetos 5. Tabelas com parmetros pr-definidos e frmulas g. rea Uso do Terreno h. Massa i. Vistas 6. Nveis para edificaes tpicas 7. Importao e Exportao de Protocolos Vistas Vistas criadas no projeto, usando o template, devem incluir vistas de planta, elevaes, vistas 3D, vistas de esboo, legendas e tabelas. Protocolos para nomenclatura de Vistas podem ser usados para isolar visualmente as vistas.

A medida que o modelo projetado e documentado, contedo e relatrios, assim como tabelas e legendas, so facilmente acessveis a partir do Navegador do Projeto.

AUBR13 - Autodesk Revit para Projeto Urbanstico

Nveis Linhas de nvel so finitos planos horizontais que so usados para definir os nveis (pavimentos) do modelo de desenho urbano e para calcular o GFA de todos os volumes de construo. Os tipos de nveis, criados no modelo, devem representar condies tpicas. Eles oferecem um ponto de partida para o desenvolvimento do projeto e provavelmente vo exigir modificaes para acomodar as necessidades especficas de projeto. Neste exemplo, cinco tipos diferentes de nvel com p-direito tpico, mostrados na elevao. Office/Hotel Mixed Use A Residential Mixed Use B Parking

Cinco tipos diferentes de nveis

Planta de rea Tambm pr-carregamos no modelo, muitos tipos de planta de rea, esquemas de cores e rtulos de rea. Estes incluem estacionamento, distritos, usos do terreno e espaos abertos.

AUBR13 - Autodesk Revit para Projeto Urbanstico

Elementos de Esboo So usados na produo de desenhos de anlise.

Anotaes para Volumetria Este exemplo mostra as anotaes usadas para identificar os volumes. Observe que os rtulos (tags) so capazes de ler diferentes informaes sobre o mesmo Volume.

10

AUBR13 - Autodesk Revit para Projeto Urbanstico

Volumes Prototpicos So definidos por tipologias de edificao tpicas e devem ser configurados com antecedncia. No projeto eles so copiados e modificados para se ajustar a planta ou usados como referncia para criar novos volumes.

Planilhando No Revit, uma tabela uma apresentao tabulada de informaes, extradas a partir das propriedades dos elementos presentes em um projeto. Uma tabela pode listar cada variao do tipo de elemento selecionado, ou ela pode compactar cada item repetido em uma linha nica, baseado no critrio de agrupamento da tabela. As tabelas podem ser geradas em qualquer momento no processo. A medida que as revises so feitas no projeto a tabela atualizada automaticamente refletindo as mudanas. Alm disso, eles podem ser exportados para outros aplicativos, como o Excel.

11

AUBR13 - Autodesk Revit para Projeto Urbanstico

Lista de Tabelas de Projeto Urbanstico Diversas tabelass devem estar disponveis no arquivo modelo. A lista a seguir descreve as tabelas e seu uso. Building Footprint - lista de reas a) do piso trreo, ou b) rea sob a projeo horizontal do telhado (no caso de clculos de guas pluviais). Memorial Descritivo lista n de parcela / lote, uso da terra, FAR, eficincia do edifcio, rea bruta e lquida do Edifcio. Resumo da Zona lista de n de parcela / lote, uso da terra, FAR, eficincia do edifcio, rea bruta e lquida da Zona. Uso da terra lista de reas, FAR e rea edificvel total de ordenados por uso da terra designada. Espaos Abertos lista de rea e tipos de espaos (normalmente com FAR=0). Espaos abertos podem incluir, mas no esto limitados a: grandes parques municipais, parques de pequenos bairros, corredores verdes urbanos, espaos abertos, reas de paisagem, etc. Demanda de Estacionamento requisitos mnimos de nmero de vagas de estacionamento baseado em rea bruta edificada e fator de estacionamento. Fonte de Estacionamento nmero de vagas de estacionamento fornecida. Pode ser calculado com base em a) rea de estacionamento bruta dividida pelo fator de estacionamento. Resumo de parcela uma lista de n de parcela / lote, uso da terra, FAR, eficincia do edifcio, rea brutae lquida de cada parcela. Propriedade do imvel area de terra bruta prdenada por posse da terra.

12

AUBR13 - Autodesk Revit para Projeto Urbanstico

Vias/Estradas Uma vez que as ferramentas de estradas no existem no Revit, ferramentas de parede podem ser modificadas para permitir que os projetistas insiram vias no modelo. As vias podem ser criadas a partir de uma combinao de paredes modificadas, pisos e/ou objetos de massa. Para meio-fio, podem ser aplicados perfis de borda da laje aos pisos.

As paredes modificadas so suficientemente adequadas para gerar o layout geral de vias, mas requer um pouco de tempo, sutileza e pacincia para criar um visual atraente graficamente.

Paredes modificadas usadas para gerar vias.

Criando Volumes de Edificao


Prottipos Volumtricos de construo (massas feitas no local) podem ser pr-fabricados no arquivo modelo. Uma vez que tm parmetros e materiais atribudos com antecedncia, eles podem ser usados no incio do projeto para gerar volumes. As massas de edificao so criadas de forma semelhante a outras famlias do Revit. Eles tambm so criadas como famlias de massa dentro de um projeto (famlias in-place) ou fora de um projeto (famlias de massa carregadas).

13

AUBR13 - Autodesk Revit para Projeto Urbanstico

Famlias In-place so usadas para modelos que precisam ter a forma manipulada dentro de um projeto. Famlias de massa carregadas so necessrias quando o projeto muito grande e quando vrias instncias da mesma famlia so colocadas no projeto. No entanto, as massas carregadas no podem ser manipuladas diretamente no projeto, pois eles so modificadas dentro do editor de famlia.

Tipos de Massa de Edifcio importante determinar a estratgia apropriada para a gerao de massas no incio do projeto, uma vez que isto ir afetar a eficincia do esforo de modelagem. Existem algumas maneiras de fazer isso: criando famlias no local ou carregando famlias de massa a partir da biblioteca do projeto. Volumes (massas) In-Place Famlias de massa In-place so usadas quando uma variedade de diferentes tipos de construo precisam ser mostrados, e em casos que as massas precisam ser manipuladas dentro de um projeto.

14

AUBR13 - Autodesk Revit para Projeto Urbanstico

Famlias de Massa Carregadas So usadas quando o projeto muito grande e quando vrias instncias de uma mesma famlia precisam ser colocadas em um projeto. No entanto, a desvantagem de usar massas carregadas que elas devem ser modificadas no editor de famlia fora do projeto.

Geometria Simples pode ser usada para especificar tipologias diferentes de edificao.

Mais geometrias complexa podem ser usadas para criar tipos de edifcio interessantes.

Associando Parmetros s Massas Nem sempre possvel dispor de massas criadas antecipadamente para cada condio. Neste caso, os parmetros que devem ser atribudos manualmente medida que so criadas no projeto.

15

AUBR13 - Autodesk Revit para Projeto Urbanstico

Forma de massa de uso misto e sua relao com parmetros.

A informao a seguir uma lista de verificao para atribuio de parmetros s massas: Tipos de Famillias de Massa Funo Parmetros compartilhados Materiais e Acabamentos - Exemplo Altura - Parmetros compartilhados - Cotas - Exemplo Pavimentos - Parmetros compartilhados Dados de Identificao - Exemplo Propriedades do Elemento de Massa Fim da Extruso = Altura do prdio Material = Funo Subcategoria = [Name of Building Function]

16

AUBR13 - Autodesk Revit para Projeto Urbanstico

Design Options (Opes de Projeto)


Quando se trabalha com um projeto de design urbano, comum explorar diversos esquemas de projeto ou alternativas a medida que o projeto se desenvolve. Na maioria dos casos, esses esquemas podem ser conceituais. Ao usar opes de projeto no Revit, vrias alternativas de projeto podem ser criadas, dentro de um nico arquivo de projeto. Pelo fato de todas as opes coexistirem no projeto, dentro do modelo principal, cada opo de projeto pode ser estudada e modificada individualmente e depois apresentadas para anlise comparativa. O modelo principal composto de elementos no especificamente associados a uma opo de projeto e visvel em todos os esquemas alternativos.

Trs opes de projeto e suas respectivas tabelas.

Fases
Muitos projetos de design urbano esto baseados em fases, cada uma representando um perodo de tempo distinto na vida do projeto. Revit acompanha a fase em que a vista ou elementos so criados, e permite aplicar filtros especficos s vistas e assim mostrar como o projeto estar durante vrias fases da construo.

17

AUBR13 - Autodesk Revit para Projeto Urbanstico

Topografia
possvel criar Topografia no Revit, mas muito difcil. Em geral, mais fcil fazer referncia a essa informao a partir de outras fontes e vincul-lo em um modelo separado. No caso de significantes mudanas de inclinao, importante identificar o nvel do solo de todos os tipos de construo no terreno.

Combinaes de estratgias de estrada diferentes so usadas, comeando com sub-regies e planificaes, terminando com volumetria das pontes e estradas principais.

18

Anda mungkin juga menyukai