Anda di halaman 1dari 3

BUSINESS INTELIGENCE (BI) APLICADO EM UM SISTEMA AGROPECURIO

Flvio Eduardo Aoki Horita 1 Sergio Akio Tanaka 2


1

Acadmicos do Curso de Especializao em Engenharia de Software com UML do Centro Universitrio Filadlfia Unifil, Londrina-PR, Brasil 2 Docente do Curso de Especializao em Engenharia de Software com UML do Centro Universitrio Filadlfia Unifil, Londrina-PR, Brasil essas estavam sempre vinculadas a outros registros como clientes, regies, fornecedores e custo, ou seja, o sistema adotado guarda uma grande massa de dados da empresa. Posteriormente esses dados podem ser utilizados para descobrir vias e meios de diminuir os custos, aumentar os lucros ou at mesmo aumentar a qualidade de seus produtos. Neste panorama surgiu o BI que tinha como objetivos auxiliar as empresas em suas tomadas de deciso, para otimizar o trabalho da organizao, reduzir custos, eliminar a duplicao de tarefas, permitir previses de crescimento da empresa como um todo e contribuir para a elaborao de estratgias (PRISMAK, 2008, p.11). Metodologia Inicialmente estudos sobre o BI, conceitos e a modelagem de um Datawarehouse, ferramentas de ETL (Extrao, Transformao e Carga) de dados esto sendo realizados visando estabelecer uma base slida para construo de um workflow de gerao de dados confiveis e eficientes para a tomada de deciso como o proposto pela Figura 1. Para aplicar os conceitos e comprovar os benefcios do BI ser utilizado as ferramentas da sute Pentaho Open Source Community na base de dados gerada pelo sistema integrado GISAWEB, da empresa LIDAWEB, este informatiza as redes de propriedades de referncias no Paran, programa coordenado pelo IAPAR e EMATER-PR.

Resumo O Business Intelligence (BI) consiste na utilizao de diversas ferramentas com o objetivo de fornecer conhecimento (inteligncia) para a tomada de deciso de uma organizao. Esse trabalho visa aplicar as ferramentas de BI em um sistema voltado para a gesto do agronegcio. As informaes coletadas sero utilizadas para um benchmarketing comparativo com os demais produtores do mesmo grupo ou segmento. Desta forma, um conjunto de referncias tcnicas e econmicas sero identificadas e podero ser compartilhadas entre os produtores procurando diminuir custos de produo, desperdcio de materiais e aumentar em sua essncia a produo das propriedades. Palavras chaves Business Intelligence, Benchmarketing, Agrongocio. Introduo A constante busca por eficincia, melhor qualidade e menores custos nos processos tornaram-se os principais objetivos das empresas, impulsionados principalmente pela crescente concorrncia nos mercados globais e a escassez de recursos. Em paralelo, o avano da rea de tecnologia de informao tornou-se to expressivo que passou a ser uma ferramenta comum nas empresas; no demorou muito e os sistemas passaram ento a fazer parte dos processos empresariais. Neles os funcionrios registravam suas movimentaes dirias na grande maioria

Figura 1 - Principais componentes de um Business Intelligence Fonte:http://learnsoftwareprocesses.com/2009/08/09/int roduction-to-data-warehousing/

Figura 2 - Diferena de interao entre os atores no ambiente coorporativo e no agropecurio.

Resultados obtidos ou esperados Apesar de a pesquisa estar em uma fase inicial de desenvolvimento foi possvel constatar que os objetivos buscados com a implantao de um BI diferem do ambiente coorporativo/empresarial para o agropecurio, pois no primeiro uma empresa busca informaes para antecipar aes do mercado (encontrar uma diferenciao de produtos, maneiras de diminuir seus custos ou um novo nicho de mercado) tendo sempre uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes; enquanto no segundo um produtor procura informaes e as compartilha com os demais produtores de sua regio, pois para esses no se trata somente de buscar o aumento da produo e do rendimento dos produtos cultivados, mas, principalmente, o sistema de produo que melhor se adapta s suas condies ecolgicas e scio-econmicas (MACHADO, et. al., 2001). A Figura 2 apresenta essa diferena de interao entre os atores no ambiente coorporativo e no agronegcio.

Discusso Foi possvel constar que aplicar o BI uma tecnologia poderosa que oferece subsdios confiveis e eficientes para a tomada de decises de uma empresa. Aplic-lo no ambiente agropecurio consiste em descobrir os ndices mais elevados de eficincia na produo de um conjunto de propriedades representativas de um determinado sistema de produo familiar e a partir destes definir diretrizes para aumentar a produtividade e diminuir os custos, oferecer tecnologias e atividades que ampliem a eficincia dos sistemas de produo de todos os produtores da regio. Referncias Bibliogrficas [1] BARBIERI, C. BI-Business Intelligence: Modelagem e Tecnologia. Rio de Janeiro: Editora Axcel Books, 2001. [2] PRISMAK, F. V. Decises com B.I. (Business Intelligence). Rio de Janeiro: Ed. Ciencia Moderna Ltda., 2008. [3] SERRA, L. A essncia do Business Intelligence. So Paulo: Ed. Berkeley Brasil, 2002. [4] MAXIMILIANO, A. C. A. Teoria geral da administrao: da revoluo urbana revoluo digital. 6 ed. So Paulo: Atlas, 2009.

[5] MIRANDA, M., PASSINI, J. J., MIRANDA, G. M., RIBEIRO, M. F. S., SOARES JNIOR, D. A busca de referncias tcnicas e econmicas para o desenvolvimento da agricultura familiar no estado do Paran atravs de uma rede de propriedades. In: IV ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUO, 2001, Belm. Anais. Belm: Sociedade Brasileira de Sistemas de Produo, 2001. [6] Redes de Referncia. Um dispositivo de pesquisa & desenvolvimento para apoiar a promoo da agricultura familiar. Campinas: Conselho Nacional de Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuria Consepa, 2005. 44 p.

Anda mungkin juga menyukai