Anda di halaman 1dari 8

HART vs.

FOUNDATION FIELDBUS FATEC-SBC


2

Giuseppe Carozzo1 Aluno do curso Eletrnica, Modalidade Automao Industrial da FATEC-SBC Prof. Ervaldo Garcia Junior do curso Eletrnica, Modalidade Automao Industrial da FATEC-SBC giuseppe.carozzo01@fatec.sp.gov.br
1

Abstract 1.2. Conceitos bsicos do Protocolo HART


This article is designed to meet the requirement of the work relating to Industrial Computing, module 2, given by the teacher Ervaldo Junior Garcia. In this article are presented basics conceptual information for understanding the communication protocol HART and the communication protocol Foundation Fieldbus . Besides the conceptual presentation has a brief comparison between them with an analysis of the advantages and drawbacks of each. A tecnologia HART um protocolo mestre / escravo, isto , um instrumento inteligente do campo s transmitir informaes quando solicitado pela ordem de um sistema de acolhimento. O sistema de acolhimento chamado de host, o qual pode ser qualquer aplicativo de software para superviso fixo ou porttil para o controle da planta do processo monitorado. Pode-se usar o protocolo em vrias configuraes de montagem para a comunicao, como ponto-aponto ou multiponto. O protocolo HART fornece dois canais de comunicao simultneos: o sinal analgico, que comunica o valor primrio medido utilizando o circuito de corrente padro mais rpida e mais fivel da industria (4-20 mA), e o sinal digital responsvel por transmitir informaes como o estado do dispositivo, diagnsticos adicionais valores medidos ou calculados, entre outras. Juntos, os dois canais de comunicao proporcionam um baixo custo e uma grande e completa soluo de comunicao de campo simples de configurar e usar.

Resumo
Este artigo foi elaborado para atender o requisito de trabalho da matria de Informtica Industrial, mdulo 2, ministrada pelo professor Ervaldo Garcia Junior. Neste artigo esto apresentadas informaes conceituais bsicas para o entendimento do protocolo de comunicao HART e do protocolo de comunicao Foundation Fieldbus. Alm da apresentao conceitual, h uma breve comparao entre ambos com uma anlise das vantagens e desvantagens da aplicao de cada um.

1. Introduo ao Protocolo HART


Atualmente gerido e com seus padres controlados pela HART Communication Foundantion, o protocolo HART um mtodo de controle utilizado em automao industrial, baseado na mesma tecnologia que trouxe a identificao de chamadas para a telefonia analgica. Muito utilizado em todo o mundo, trata-se de um padro global para o envio e recebimento de informaes digitais atravs meios do dos cabos de alimentao de energia de dispositivos inteligentes e de controle ou sistema de monitoramento de uma planta industrial. Consiste num padro global para comunicao bidirecional entre sistemas de controle e comando com sistemas de campo inteligentes. A principal caracterstica desse protocolo a possibilidade de transmitir sinais digitais atravs do sinal analgico da fiao dos dispositivos, sem causar interferncias. Isto possvel devido ao padro de Chaveamento por Deslocamento de Frequncia: Bell 202 FSK (Frequncy Shift Keying), que o mtodo para transmitir sinais digital em um nvel baixo de um sinal analgico: de 4 a 20 mA.

Fig. 3 - Configurao mestre / escravo Fonte: hartcomm.org

1.3. Transmisso por FSK (Deslocamento por Chaveamento de Frequncia)


Como mencionado anteriormente, o protocolo HART opera atravs da tcnica de Chaveamento por Deslocamento de Frequncia (FSK) do padro Bell 202. Nesta tcnica, um sinal senoidal de corrente picoa-pico de 1mA na frequncia de 1200KHz significa "1" e 2400KHz significa "0".

para no interferir na comunicao e controle entre o mestre primrio e instrumento inteligente do campo.

Fig. 1 - Tcnica FSK para sinais digitais 1 e 0 Fonte: smar.com Esses sinais so transmitidos sobrepostos ao sinal analgico de corrente de 4 a 20 mA. O Protocolo HART comunica numa taxa de transmisso de 1200 bps e, como o sinal FSK um sinal contnuo, ele no causa interferncias no sinal de 4 a 20 mA. Esta taxa de trasmisso permite em torno de 2 atualizaes por segundo entre o dispositivo supervisrio e o instrumento inteligente do campo. As informaes digitais contidas no sinal analgico so interpretadas pelos conversores contidos tanto no controlador como no instrumento de campo. Geralmente, os instrumentos inteligentes do campo possuem microcontroladores para interpretar tais informaes. Fig. 4 - Configurao de dois mestres Fonte: hartcomm.org No caso da configurao multiponto, sua instalao semelhante instalao ponto a ponto, porm os dispositivos inteligentes so conectados um tipo de hub e o controle feito de forma individual, contudo o monitoramento pode ou no ser feito simultneamente. Existe ainda a configurao multidrop, tambm chamada de burst ou estouro. Neste caso o mestre est ligado apenas um escravo e este escravo est ligado a todos os outros componentes que assumem uma categoria de segundo escravo, ou seja, a instruo de controle ser dada apenas o primeiro escravo, e todos os componentes ligados a este escravo devero agir da emsma forma. Da mesma maneira que o primeiro escravo responde pelos demais.

Fig. 2 - Sinal digital sobreposto ao sinal analgico Fonte: hartcomm.org A figura acima, representa um sinal analgico de corrente dentre 4 e 20 mA com uma transmisso de sinais digitais em FSK sobrebosta na senoide. O protocolo garante uma comunicao de campo bidirecional, o que possibilita a transmisso de informaes adicionais alm das variveis normais de processo DE ou PARA um instrumento inteligente no campo.

Fig. 5 - Configurao Multidrop Fonte: hartcomm.org

1.5. Especificaes HART 1.4. Configuraes HART


A tecnologia HART prev at dois mestres (prmrio e secundrio). Isso exige que os mestres secundrios, como controladores portteis , sejam utilizados apenas como sistema de monitoramento O Protocolo HART implementa camadas 1,25,3,4 e 7 do Modelo OSI (modelo aberto de interconexes). A Camada Fsica HART baseia-se no padro de Bell 202, usando keying frequncia (FSK).

O HART Data Link Layer define um protocolo mestre-escravo - em condies normais de uso, um dispositivo de campo s responde quando falado. No pode haver dois senhores, por exemplo, um sistema de controle como um mestre primrio e um comunicador porttil HART como um mestre secundrio. Estabelece regras de tempo em que cada mestre pode iniciar uma operao de comunicao. At 15 ou mais dispositivos escravos podem ser ligados a um par de cabo nico multidrop. A camada de rede: Fornece roteamento, segurana e servios de transporte. Ele gerencia "sesses" de comunicao com dispositivos correspondentes. A Camada de Transporte: A camada de link de dados garante que a comunicao propagada com sucesso a partir de um dispositivo para outro. A camada de transporte pode ser usada para assegurar que a comunicao bem sucedida. A camada de aplicao: Define os comandos, respostas, tipos de dados e relatrios de status do Protocolo. Na camada de aplicao, os comandos pblicos do protocolo so divididos em quatro grandes grupos:

Compatibilidade Analgica Comunicao analgica e digital simultnea Compatvel com fiao e equipamentos 4-20 mA j existentes

Interoperabilidade Padro de fato totalmente aberto Comandos universais e estrutura de dados Otimizado pela Linguagem de Descrio do Instrumento

Disponibilidade Tecnologia provada em campo com mais de 30 milhes de instalaes Crescente variedade de produtos Mais usado em instrumentos de campo do que qualquer outro protocolo na indstria

1.7. Tecnologia HART Wireless


Esta uma nova tecnologia que vem sendo desenvolvida e aplicada. O HART sem fio fornece um protocolo wireless aplicvel a todo o ramo de medio do processo, controle e aplicativos de gerenciamento de ativos. Fundamentada no protocolo HART convencional, permite aos usurios a mesma eficincia da tecnologia, porm sem fio, mantendo a compatibilidade com dispositivos existentes, ferramentas e sistemas. Foi desenvolvida para atender aos requisitos das redes sem fio que operam em plantas de processo. Caractersticas da HART Wireless Confiabilidade , garante a comunicao efetiva mesmo na presena de interferncias externas. Segurana e privacidade para comunicaes de rede por meio de criptografia, verificao, autenticao, gerenciamento de chaves, e outros padres abertos da indstria. Gerenciamento de energia eficaz permite a utilizao de recursos de dados inteligente e outras tcnicas como baterias, solares e outras de baixa potncia para dispositivos sem fio.

Comandos universais - Fornecem funes que que devem ser implementadas em todos os dispositivos de campo. Comandos comuns - Fornecem funes comuns a muitos, mas no todos os dispositivos de campo. Comandos dispositivo especfico Fornecem funes exclusivas a um determinado dispositivo de campo, as quais so especificados pelo fabricante do dispositivo. Comandos dispositivo familiares - Fornecem um conjunto de funes padronizadas para instrumentos com tipos particulares de medio, permitindo o acesso genrico completo sem usar dispositivo de comandos especficos.

1.6. Benefcios de usar o HART


Capacidade Digital Acesso a todos os parmetros e diagnstico do instrumento Suporta instrumentos multivariveis Acompanhamento online do instrumento

2. Introduo ao Protocolo Foundation Feldbus (FF)


Atualmente de propriedade da Foundantion Fieldbus, o protocolo Foundation Fieldbus, tambm conhecido como FF um mtodo de controle utilizado em automao industrial, baseado no Sistema de Controle Distribudo (DCS), utilizados em plantas de processamento que permite um controle inteligente nas instalaes de processo. O Foundation Fieldbus possui muitas das caractersticas operacionais do sistema analgico 4-20 mA, entre elas uma interface fsica padronizada da fiao, os dispositivos alimentados por um nico par de fios e as opes de segurana intrnseca, mas oferece uma srie de benefcios adicionais aos usurios. um dos principais protocolos de comunicao do mundo digital para automao de processos. A comunicao de equipamentos Fieldbus est divida em dois protocolos chamados de H1 e HSE. A interligao desses dois protocolos feita atravs de um equipamento conhecido como Bridge. Trata-se de um sistema aberto, a arquitetura fornece um protocolo de comunicao para sistemas de controle e instrumentao em que cada dispositivo tem a sua '"inteligncia" prpria e comunica atravs de sinais totalmente digital, serial, atravs de meios de comunicao de duas vias. A Foundation Fieldbus possui um sistema de registro dos dispositivos para garantir a interoperabilidade de ttulos registados de vrios fornecedores. Isso permite que o usurio final para selecionar os melhores instrumentos para a aplicao, independentemente do fornecedor do sistema host.

barramento em sistemas de controle do processo ou em dispositivos de unio.

2.2.1. Foundation Fieldbus H1


O Foundation H1 permite , tanto os instrumentos de campo quanto outros tipos de dispositivos, executem funes de controle, reduzindo a necessidade e a carga em computadores de plantas e estaes de trabalho. Uma vez que a rede de H1 digital, os subsistemas de converso de sinais so eliminados. Alm disso uma rede de cominucao FF H1, totalmente digital muito menos suscetvel a rudos do que os tradicionais sistemas de 4-20mA (HART). As redes com o protocolo FF H1 tem aceitao generalizada em todas as indstrias de processo, e est includo no IEC padro internacional Os dispositivos transmissores possuem um sinal de 10 mA uma taxa de transferncia de 31.25 kbit/s para uma carga equivalente a 50 ohm , isto para criar uma tenso de 1.0 V pico-a-pico modulada acima da corrente direta (DC) da fonte de tenso. A fonte de tenso DC pode variar de 9 a 32 volts, porm para a maioria das aplicaes, a fonte de tenso permitida depende da taxa de consumo.

2.2.2. Foundation Fieldbus HSE


O Foundation HSE opera juntamente com a Foundation H1, porm a diferena bsica que a H1 exclusivamente para a comunicao dos dispositivos inteligentes enquanto que a HSE (Highspeed Ethernet) o meio de comunicao mais genrico, idealmente adequado para ser utilizado como uma teia de controle, isto interligando os diversos tipos de componentes da estrutura Fieldbus. Opera a 100 Mbps, e foi projetado para os subsistemas dos dispositivos e para integrao da/ entre empresa (s). Ele suporta toda a gama de capacidades de fieldbus, incluindo blocos de funo padro e descries de dispositivos (DDS), bem como aplicaes especficas Blocos Funcionais Flexveis (FFBs) para o processo avanado e aplicaes discretas ou hibridas. O FF HSE suporta funes lgicas complexas, tais como os realizados por Controladores Lgicos Programveis (CLPs), ou dispositivos de uso intensivo de dados de processo, como analisadores e gateways para outras redes. Alm disso, o HSE aumenta o acesso tecnologia Fieldbus H1 atravs de dispositivos de unio, expandindo a abrangncia para dispositivos de alta velocidade de automao e hbridos, assim como lote aplicaes. Em resumo, o HSE considerado a tecnologia chave para a integrao automao do controle dos processos industriais. a soluo para empresas baseadas na comunicao Ethernet, uma vez que fornece aos

2.2. Conceitos bsicos do Protocolo Foundantion Fieldbus


O Foundation Fieldbus um sistema de comunicao totalmente digital, em srie e bidirecional que conecta equipamentos Fieldbus tais como sensores, atuadores e controladores. O fieldbus uma rede local (LAN) para automao e instrumentao de controle de processos, com capacidade de distribuir o controle no campo.; SMAR Brasil, 2012. H dois protocolos complementares entre si no FF, o Foundation H1 e o Foundation HSE, ambos compreendem um aplicativo de bloco de funo, tem funo de monitoramento e manipulao de variveis de processo, superviso por alarmes, estatsticas e histricos, e fornecem funcionalidades de servidor para o acesso a cental de operaes. Os dispositivos podem funcionar como mestre programador quando se deseja regular a comunicao em um segmento fieldbus. Eles so tambm utilizados para interfaces de

usurios finais de dispositivos interoperveis de vrios fornecedores. Assim como no H1, o HSE faz parte da norma internacional (IEC 61158).

Blocos Transdutores (Transducer Block) oferecem uma interface para os sensors e transdutores.

2.2.3. Foundation H1 + Foundation HSE


Tanto o HSE como o H1 oferecem os mesmos benefcios, mas ao nvel de integrao de subsistema o HSE uma ferramenta essencial e complementar ao H1 uma em vez que o nvel de dispositivos de campo deste elevado. Juntos eles suportam a interoperabilidade entre diferentes controladores e gateways da mesma forma que H1 suporta a interoperabilidade entre transmissores e atuadores de diferentes fornecedores. Blocos Funcionais Flexveis em dispositivos de HSE podem ser configurados usando linguagens de programao, como os encontrados na norma internacional IEC 61131-3.

Fig. 7 Blocos Funcionais Bsicos Fonte: Fieldbus.org

Fig. 6 - Integrao e Interoperabilidade em aplicao complexa Fonte: Fieldbus.org

Em uma rede Foundation Fieldbus cada equipamento possui um conjunto de blocos de funo. Esses blocos podem ser interligados entre si para formarem as estrategias de controle.

2.3. Configuraes 2.3.1 Blocos Funcionais.


Uma caracterstica nica da arquitetura Foundation Fieldbus, para garantir a interoperabilidade entre dispositivos, o uso de uma camada de usurio padro para o desenvolvimento da lgica de controle com base em "blocos" Descries de Dispositivos (DDS). . Os blocos funcionais so usados para implementar o controle do processo. A combinao desses blocos fundamentais construir a lgica necessria para a aplicao A camada de usurio define um Bloco Funcional para Aplicao de Processo (FBAP), utilizando blocos de recursos, blocos de funo, blocos transdutores, gerenciamento de sistema, gerenciamento de rede e tecnologia DD. Blocos de recursos (Resource Block) definem parmetros que dizem respeito a todo o processo de aplicao. Blocos de Funo (Function Block) renem as funes de controle

Fig. 8 Exemplo de desenvolvimento da lgica de controle em blocos funcionais Fonte: Flaviosouza.org

2.3.2. Lista de Blocos Bsicos


Os blocos bsicos definidos no Foundation Fieldbus so: Analog Input (Entrada Analgica) AI

Analog Output (Sada Analgica) Bios Control Selector (Seletor) Discrete Input (Entrada Discreta) Discrete Output (Sada Discreta) Manual Loader (Carga Manual) Proportional/Derivative (Proporcional/Derivativo) Proportional/Integral/Derivative (Proporcional/Integral/Derivativo) Ratio (Razo)

AO B CS DI DO ML PD PID RA

A camada fsica corresponde camada 1 no OSI. Ela recebe as mensagens codificadas a partir das camadas superiores e converte as mensagens para sinais fsicos sobre o meio de transmisso em srie do campo, e vice-versa. A comunicao "pilha" corresponde a camadas 2 e 7 no modelo OSI. Camada 7, a camada de aplicao (AL), codifica e decodifica comandos da camada usurio. Camada 2, o Data Link Layer (DLL), controla a transmisso de mensagens para o fieldbus atravs de Camada 1.

2.3.3. Blocos Complementar


H tambm o Bloco de Funo Flexvel (FFB), um bloco definido pelo usurio. Este tipo de bloco funcional permite que um fabricante ou usurio possa definir os parmetros dos blocos e algoritmos para atender uma aplicao que interage com blocos de funo padro e sistemas de acolhimento. O uso de FFBs aumenta a capacidade de mover a funcionalidade de controle para a caracterstica em um campo que possua uma necessidade importante e exclusiva e que utilize Foundation Fieldbus. Esta opo elimina a necessidade de subsistemas de controladores em muitas aplicaes e, quando aplicada, diminui os custos de equipamento e exigncias de espao. Distribuir o controle para o campo tambm minimiza os efeitos de qualquer perda ou falha de controle de superviso.

A DLL tambm gerencia o acesso ao fieldbus atravs de um link serial centralizado programador chamado Link Active Scheduler (LAS). O LAS usado para programar transmisses de mensagens determinsticas e autorizar a troca de dados entre dispositivos. O Fieldbus no usa as camadas OSI 3, 4, 5 e 6.

2.4. Benefcios de usar o Foundation Fieldbus


As caractersticas que permitem ao Fieldbus proporcionar um maior desempenho e lucratividade mais elevada da planta. Interoperabilidade: Um dispositivo Fieldbus pode ser substitudo por outro similar com funcionalidades mais avanadas e de um outro fornecedor na mesma rede do Fieldbus, mantendo as caractersticas originais Dados de processo mais completos: Por permitir um acesso mais exatos e de alta resoluo, possvel realizar um ajuste fino do processo para melhor operao, reduzindo o tempo ocioso da planta. Vista expandida do processo: Dispositivos modernos Fieldbus permitem que os erros de processo possam ser reconhecidos mais rapidamente e com uma maior certeza. Melhor segurana da planta:

2.3. Especificaes
Assim como no Protocolo HART, o Foundation Fieldbus tambm implementa camadas do Modelo OSI (modelo aberto de interconexes). O Foundation Fieldbus composto por trs grandes componentes funcionais: a camada fsica, a camada comunicao pilha (camada 2 + camada 7), e a camada de usurio.

Fornecendo notificaes e avisos antecipados de circunstncias perigosas pendentes e atuais, o Fieldbus permite a ao corretiva antes de uma parada no planejada. Manuteno proativa:

Possibilita monitorar e registrar condies como os desgastes de equipamentos. Permitindo executar a manuteno proativa sem esperar uma parada programada, evitando ou reduzindo assim o tempo ocioso da planta. Reduo de custos de fiao e de manuteno: O Foundation Fieldbus usa a fiao existente e as conexes multi-drop fornecem economias significativas nos custos de instalao. Isto inclui redues nos custos de barreira de segurana intrnseca e de cabos, particularmente nas reas onde a fiao est j no lugar.

o HART, assim ter capacidade para mais funcionalidades. Desempenho em Comunicao

O HART possui uma taxa de transmisso lenta (1200 bps). J os sistemas Fieldbus H1 comunicam 31.250 bps, assim, o desempenho da comunicao comprovadamente melhor que HART, alm disso os Protocolos Foundation Fieldbus, utilizam a LAN para comunicar, dessa forma, possui uma taxa de 100 Mbps para a comunicao.

3. HART vs. FIELDBUS


Os dois protocolos de comunicao so rivais, porm deve-se levar em considerao que o protocolo Fieldbus um protocolo mais novo que o protocolo HART. Abaixo uma breve analogia: O protocolo HART um protocolo mais antigo que permite a transmisso simultnea de dados analgicos e digitais. O protocolo HART foi o antecessor e serviu de base para os primeiros "protocolos Fieldbus". Ambos so ideais para sistemas de controle com instrumentos de processo. HART possui uma comunicao digital mais lenta lento e depende de um sinal analgico de 420 mA. J o Fieldbus mais rpido e completamente digital. HART usado principalmente para a calibrao de dispositivos, com parametrizaes e diagnsticos. O Fieldbus, alm de fazer isso, tambm utilizado para calibrar e parametrizar as variveis do processo. O Fieldbus inclui uma linguagem de programao para a construo de estratgias de controle a serem aplicadas em campo. Fieldbus uma arquitetura completa incluem o protocolo H1 para o nvel de campo e o protocolo HSE em Ethernet no nvel do servidor. Energia e Alimentao

Diagnsticos do transmissor

O HART s tem a capacidade de fornecer diagnsticos de um dispositivo, Assim HART no tem conhecimento de outros dispositivos. J o Foundation Fieldbus se comunica com os outros dispositivos, o que torna seus diagnsticos avanados, tais como os sistemas de sade da planta. O HART limitado em capacidade de comunicao que tm diagnsticos avanados, at mesmo por que esse seria um processo muito lento. Capacidade Multidrop

HART fornece um nico par de fios para cada dispositivo de campo e alimenta o dispositivo com 4 a 20 mA de corrente. HART tem uma capacidade muito limitada apenas digital e um limite terico de 15 dispositivos, no entanto, praticamente apenas cerca de 3 por causa do do loop em srie, o que o torna lento. O Foundation Fieldbus uma verdadeira tecnologia multiponto com um limite terico que 32 dispositivos praticamente 12-16. Alm disso FISCO, FNICO e conceitos tronco elevado de energia tm mudado radicalmente o nmero de instrumentos que podem ser instalados numa rede. Controle no campo e aplicaes avanadas

Com relao alimentao e energia de ambos, o Fieldbus tem uma vantagem quanto disponibilidade de energia, pois o HART tem uma limitao de potncia de cerca de 35 mW no mximo e 4mA de corrente disponvel para o sinal HART. J Fieldbus tem um requisito mnimo de energia de 8 mA, sem limite de especificao. O Fieldbus parte de uma camada fsica comum, que fornece energia em srie e comunicao para at 32 dispositivos ao longo de um nico par de fios. Neles podem ser transmitidos at 2A em uma variao de 12 a 32 V. Portanto, na categoria de energia, o Fieldbus tem uma capacidade maior que

O Foundation Fieldbus suporta controle PID no campo. Este controle muito rpido e sncrono em relao ao tradicional controle DCS no sincronizado. A tecnologia fieldbus capaz de suportar a implantao de estratgias de controle em campo atravs da utilizao de blocos de funo padro e avanada (por exemplo, entrada analgica, sada analgica, controle PID, e aritmtica, integrador, divisor, timer). Os resultados disso so: - Reduo da complexidade e custos; - aumento da confiabilidade e escalabilidade; - Flexibilidade e disponibilidade - HART no possui essa opo.

Multivariveis

HART tambm possui esse recurso, no entanto, est disponvel apenas no modo digital e no bem aceito pela indstria. Alguns fabricantes a usam interpondo um multiplexador. Dispositivo no host que controla o dispositivo nico para parmetros adicionais e, em seguida converte essa informao em leituras analgicas que podem ser usadas para outros fins no sistema de controle. O Foundation Fieldbus, entretanto, tem instrumentos j disponveis, tais como interfaces de temperatura mltipla, presso e temperatura e fluxo. Embora no disponveis atualmente, apenas o FF possui poder de processamento para tornar isso possvel. Plug and Play

considerveis sobre HART, e o gap tecnolgico pode aumentar conforme o tempo. Os recentes desenvolvimentos no HART podem diminuir sua queda com base nas instalaes existentes, uma vez que ambos tem os benefcios da interoperabilidade. Benefcio este que vantajoso para ambas as partes.

Referncias Bibliogrficas
HART Communication Foundation. [URL: http://www.hartcomm.org/index.html] Fieldbus Foundation. [URL: http://www.fieldbus.org/index.html] Ron Helson, Os Benefcios do Protocolo de Comunicao HART em Sistemas de Instrumentao Inteligentes. [URL:http://www.smar.com/brasil/hart.asp] Flvio Souza, Pgina da Web Pessoal. [URL: http://www.flaviosouza.org/fieldbusfoundation.html]

HART tem uma capacidade muito limitada de olhar para um transmissor apenas, enquanto que um sistema FF necessita apenas a ser conectado rede e simplesmente configurado para comear a funcionar.

Poupana de Hardwares SMAR Equipamentos Industriais , Arquitetura Foundation Fieldbus [URL: http://www.smar.com/brasil/fieldbus.asp]

Se voc precisar de uma funcionalidade completa com o HART, ser necesrio acrescentar um ou mais hardware(s) e multiplexadores para fornecer informaes fonte a partir de vrios dispositivos e isto cria geralmente uma interface fsica mais complexa. O FF tem uma enorme vantagem na medida em que torna obsoleto todos os condicionadores de sinal separados, amplificadores de isolamento, cartes de entrada, de sada cartes, cartes de CPU, conversores, fios interligando etc. Devido sua integrao pela rede local.

4. Concluses
Atualmente, segundo dados da HART Foundation, mais de 30 milhes de dispositivos no mundo utilizam este Protocolo de comunicao HART. No caso do Protocolo Foundation Fieldbus, as ultimas estimativas mostraram que existem sistemas Foundation Fieldbus em operao em mais de 25 pases. Estima-se hoje que aproximadamente 80 % de todas as novas instalaes de sistemas de controle de planta que utilizam a tecnologia fieldbus so compatveis com o Foundation Fieldbus. O maior fator de sucesso de ambos, o fato de serem protocolos aberto, pois desta maneira estar sempre sendo melhorado e trazendo inovao para otimizao de processos. Tanto o HART quanto o Foundation Fieldbus continuaro sendo tecnologias necessrias para aplicaes futuras. No entanto FF tem vantagens

Anda mungkin juga menyukai