Anda di halaman 1dari 2

DO LIVRO DIDTICO S HISTRIAS EM QUADRINHO: UMA NOVA LEITURA DA FSICA

Edimara Fernandes Vieira/ Universidade Federal do Paran/ Curso de Licenciatura em Fsica/ efv08@fisica.ufpr.br/ Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciao a Docncia (PIBID)- Fsica Sergio Camargo/ Universidade Federal do Paran/ Departamento de Teoria e Prtica Ensino/s.camargo@ufpr.br/ Programa de Ps Graduao em Educao em Cincia e em Matemtica/ Coordenador do Subprojeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciao a Docncia (PIBID)-Fsica Relato de Experincia 1- Cincias Exatas e da Terra Resumo Este trabalho foi desenvolvido no mbito do PIBID de Fsica da UFPR em uma escola de educao bsica da rede pblica da cidade de Curitiba tendo como objetivo avaliar a importncia didtico-metodolgica da construo de HQs (Histrias em Quadrinho) de Fsica por estudantes do ensino mdio no ambiente escolar, utilizando os recursos didticos disponveis neste ambiente. Sendo constitudo por trs etapas, a primeira caracterizada pela demarcao do papel das HQs no ensino de fsica, pela importncia da utilizao do livro didtico no processo de construo dos conhecimentos dos estudantes e pela necessidade da incorporao efetiva da realidade digital na cultura escolar. A segunda etapa explicita a metodologia de confeco das HQs apresentada aos estudantes, sendo esta metodologia composta pelo desenvolvimento de conceitos fsicos mediante leitura, discusso e interpretao de textos extrados do livro didtico de fsica adotado pela escola; confeco dos dilogos das HQs pelos estudantes como fruto dos conhecimentos fsicos construdos a partir de reflexes e dilogos sobre estes textos didticos; seleo das sequencias de imagens contidas em HQs diversos disponveis na internet e unio dos dilogos desenvolvidos e imagens selecionadas. E a terceira etapa demarca a avaliao do processo metodolgico aplicado na construo dos HQs, a relevncia desta dinmica no processo de construo dos conhecimentos cientficos dos estudantes e as relaes estabelecidas por estes entre sua linguagem e a linguagem cientfica durante a confeco dos HQs. Assim pde-se constatar que os recursos da escola quando bem aproveitados, facilitam o desenvolvimento de atividades atuais, contestadoras, contextualizadoras e diversificadas, que mesmo imersos na era digital muitos estudantes esto desfamiliarizados com o manuseio dos computadores e suas ferramentas, que mtodos descentralizados da figura do professor so indispensveis para a promoo de uma aprendizagem mais significativa dos conceitos fsicos e o desenvolvimento de competncias intelectuais como senso crtico, criatividade e autonomia. Palavras-chave: HQs (Histrias em Quadrinho), Ensino de Fsica, Livro Didtico.

Referncias Bibliogrficas: MATURANA, R. H.; Emoes e linguagem na educao e na poltica / Humberto Maturana; traduo: Jos Fernando Campos Fortes. - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
ZANETIC, J. Literatura e a Cultura Cientfica In: ALMEIDA, M. J. P. M.; SILVA, H. C. (Org.). Linguagens Leituras e Ensino de Cincias; Campinas: ALB, 1998. p. 11-32.

ROSA, C. W. DA; ROSA, A. B. DA- O ensino de cincias (Fsica) no Brasil: da histria s novas orientaes educacionais; Revista Iberoamericana de Educacin / Revista Ibero-americana de Educao- n. 58/2 2012. GARCIA, N. M. D.; FRACALANZA, H.; Livro Didtico de Fsica e de Cincias: Contribuies das Pesquisas para a Transformao do Ensino, Revista Educar em Revista, Curitiba, n. 44, p. 145-163, abr./jun. 2012. PIZZARO, M. V. Ensino de Cincias, As Histrias em Quadrinhos como Linguagem e Recurso Didtico no Ensino de Cincias, 2009. Trabalho apresentado ao VII Encontro Nacional em Pesquisa em Educao de Cincias, Florianpolis, 2009.
SANTOS, A. F.; FIELDS, K. A. P.; ARAJO, S. C. M.; FIDELIS, H. T.; SILVA, L. T.; Proposta de uma aprendizagem divertida atravs da construo de Histrias em Quadrinhos. XIV Encontro Nacional de Ensino de Qumica, Curitiba, UFPR, 2008.

Anda mungkin juga menyukai