Anda di halaman 1dari 4

INTRODUO As borrelioses so enfermidades infecciosas causadas por espiroquetas do gnero Borrelia, agentes transmitidos principalmente por carrapatos aos

animais e ou ao homem. Borreliose de Lyme, tambm denominada de meningopolineurite por carrapatos, Doena de Lyme, Borreliose, causada pela espcie B. burgdorferi ( Brenner, 1984). Esta zoonose, uma doena inflamatria aguda caracterizada por alteraes cutneas, inflamao articular e sinais clnicos similares aos da gripe. A transmisso ocorre pela picada do carrapato (gnero Ixodes) do veado e da capivara, podendo ocorrer tambm a associao com outros agentes hematozorios. CONTEDO Atualmente so reconhecidas cinco enfermidades causadas por microrganismos do gnero Borrelia, que afetam os animais e/ou o homem, so elas: febre recurrente, a espiroqueta aviria, a borreliose bovina, o aborto epizotico bovino e a borreliose de lyme. A borreliose de Lyme tem como agente B. burgdorferi, podendo acometer animais domsticos, silvestres e o homem. Trata-se de uma doena de carter sistmico com ampla distribuio geogrfica (Bennett, 1995). HISTRICO Inicialmente foi descrita uma doena de carter idioptico de causa desconhecida, sendo porteriormente associada ao picada do carrapato Ixodes ricinus. Entre 1981 Jorge Benach colheu material em uma rea endmica para a doena de Lyme, e ao observar tecido intestinal em campo escuro certificou tratar-se de espiroquetas (Burgdorfer et al. 1982), sendo posteriormente denominada Borrelia burgdorferi (Johnson et al. 1984). Baseados no vetor procederam-se estudos epidemiolgicos, os quais caracterizaram os reservatrios na natureza (cervdeos e roedores (capivara) (Bosler 1993). Na Amrica do Sul esta enfermidade foi descrita na Argentina, na Bolvia e no Brasil.O primeiro relato da doena de Lyme no Brasil foi realizado em pacientes com quadro dermatolgico, tambm no Rio de Janeiro, e em Manaus, onde os casos da doena estavam associados a manifestaes cutneas. Em 1993 foi relatado o eritema migratrio em uma paciente de So Paulo acompanhado de mais cinco casos. A borreliose de Lyme foi ento caracterizada como zoonose emergente no pas e de interesse multidisciplinar, onde autores relatam e discutiram 25 casos clnicos e a epidemiologia da doena, (SOARES C.O et al 2000). Em animais, os estudos iniciaram-se no Brasil com o relato da ocorrncia de anticorpos contra Borrelia burgdorferi em bovinos e com a deteco de antgenos circulantes em ces no Rio de Janeiro em 1994. Posteriormente foi detectada Borrelia sp. em marsupiais. Ensaios diagnsticos foram desenvolvidos para humanos, ces, bovinos e marsupiais, (ABEL I.S. 1996.).

No Brasil, o perfil da borreliose de Lyme foi caracterizado por estudos clnicos, sorolgicos, epidemiolgicos e de tratamento realizados em ces, bovinos e animais silvestres, havendo relatos de aproximadamente 30 casos em humanos.Focos foram detectados em So Paulo, Minas Gerais, Paran, Gois, Santa Catarina e no Rio Grande do Norte, (ABEL I.S. 1996). EPIDEMIOLOGIA Sabe-se que as Borrelia spp,na sua maioria, so parasitas sangneos de animais e do homem, embora exeram uma relao simbitica com os carrapatos, especialmente argasdeos(SOARES C.O et al 2000). O tempo de fixao no hospedeiro relevante quanto eficincia na transmisso. Estudos demonstraram que para os ixoddeos necessrio um tempo superior a 48 horas, ela pode ocorrer ainda pela urina entre roedores, por transfuso sangnea, transplante de tecido, por contato ou congenitamente em ces.Em ces a transmisso de B. burgdorferi, ocorre pela picada de carrapatos infectados, sendo o gnero Ixodes (I. scapularis, I. persulcatus, I. pacificus e I. ricinus) o mais importantes epidemiologicamente, embora o Dermacentor variabilis e A. americanum tambm possam transmitir (ABEL I.S. 1996). H poucos estudos de borreliose em felinos; sendo sua incidncia muito baixa, mesmo em reas enzoticas. Em ruminantes foi observada na Amrica do Norte e na Europa, onde estudos soroepidemiolgicos demonstram que animais positivos, em sua maioria, so assintomticos. Dentre os animais silvestres, as aves tm papel relevante na epidemiologia atuando como reservatrios para B. burgdorferi,(SOARES C.O et al 2000). A borreliose de Lyme acomete cervdeos e roedores embora raramente estes adoeam, onde atuam como reservatrios mantendo a espiroqueta no ambiente silvestre. Na Amrica do Norte, o veado da cauda branca (Odocoileus virginianus) o principal reservatrio, embora outras espcies possam atuar como o Cervus nippon yesoensis(SOARES,C.O et al 2000). As espcies do grupo B. burgdorferi, na sua maioria, so mantidas na natureza pelos roedores silvestres, eles tm sido utilizados como modelos para bioensaios com borrlias, avaliando-se o potencial de transmisso, patogenicidade de cepas, ultramicroscopia de tecido infectado, desenvolvimento de vacinas, ensaios com drogas e expresso gentica de Borrelia sp.Marsupiais podem participar na epidemiologia da doena de Lyme (ABEL I.S. 1996). DIAGNSTICO Dados clnicos e epidemiolgicos reforados por testes sorolgicos (imunoflurescncia indireta, ELISA e Western Blot). Devido falta de padronizao de testes a serem utilizadas em medicina veterinria considerando que em humanos ocorre a reaes cruzadas com agentes etiolgicos de vrias enfermidades infecciosas e parasitrias; Deve-se, portanto, associar a clnica, o histrico, a sorologia e os dados epidemiolgicos para definir o diagnstico (Dreesen 1992). TRATAMENTO

Em humanos utiliza-se doxicilina ou amoxicilina. Nos casos alrgicos ministra-se eritromicina ou cefuroxima. Outra teraputica que pode ser realizada antibiticos como tetraciclinas, penicilina, ampicilina e amoxicilina so efetivas, mas a doxicilina a mais indicada devido sua caracterstica lipoprotica, que confere maior penetrao no tecido (Dreesen 1992). CONTROLE Investigao epidemiolgica com deteco dos casos e verificao da extenso da rea onde os carrapatos transmissores esto presentes (delimitao dos focos ); aes de educao em sade sobre o ciclo de transmisso para impedir que novas infeces e transmisso e orientao relacionadas sade pblica. Outra medida de controle a utilizao de vacinas comerciais indicada para caninos com bacterinas ntegras ou completas (SOARES C.O et al. 2000), vacinas com subunidades de protenas (contendo, principalmente, as protenas de superfcie OspA, OspB, OspC e outras) (Coughlin et al. 1995) e vacinas com protenas recombinantes (Silva & Fikrig 1997).

DOENA DE LYME NO BRASIL OU BORRELIOSE BRASILEIRA Diagnosticada pela primeira vez no pas em 1992, a doena de Lyme brasileira causada pela Borrelia burgdorferi, uma bactria que pode apresentar variaes genticas conforme a regio em que se encontra. De notificao obrigatria, j foram detectados casos em So Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e no Rio Grande do Norte Alguns roedores so reservatrios naturais da bactria, transmitida por carrapatos do gnero Ixodes e, em especial, pela espcie Amblyomma cajennense (a mesma que transmite a febre maculosa). Para transmitir a doena, preciso que o carrapato fique grudado pele por pelo menos 24 horas. A manifestao da doena se d, de forma geral, entre trs e 32 dias aps a exposio aos carrapatos. No entanto, muito difcil definir um perodo para o incio dos sintomas, porque existem casos em que eles aparecem at anos mais tarde. A doena de Lyme caracteriza-se, em sua fase inicial, por uma mancha vermelha (eritema) ao redor da rea picada. Conforme ela se agrava, essa mancha se espalha por todo o corpo; por isso, chamada de eritema migratrio. Os sintomas podem ser mal-estar, febre, dor de cabea, dor muscular e nas articulaes, que podem durar vrias semanas ou mais, o que leva a doena de Lyme a ser constantemente confundida com reumatismo e febre reumtica. Nos casos em que no houve tratamento, a doena pode evoluir para a terceira fase, em que ocorre comprometimento do sistema nervoso, alteraes da vista e do equilbrio. No entanto, no Brasil, ainda no se tm registros desta forma mais grave.

Anda mungkin juga menyukai