Anda di halaman 1dari 7

Esprito de liberalidade como requisito da doao

Os pressupostos constitutivos do contrato de doao so, segundo o artigo 940 do Cdigo Civil: uma atribuio patrimonial geradora de enriquecimento, uma diminuio do patrimnio do doador e, a presena de esprito de liberalidade. Este ltimo requisito, como refere o Prof. Menezes Leito a inteno de atribuir o correspondente benefcio a outrem por simples generosidade ou espontaneidade. Ou seja, a atribuio voluntria de uma vantagem a outrem por puro altrusmo sem qualquer intuito de vir a receber uma contrapartida como, por exemplo, o cumprimento de um dever. Consiste no elemento subjectivo do contrato de doao, e portanto, depende sempre do estado de esprito do doador. Liberalidade distingue-se assim de gratuitidade, pois esta depende da estrutura tpica de cada um dos negcios jurdicos tal como aparecem regulados na lei. O fim principal subjacente inteno do doador deve ser o de beneficiar o donatrio, podendo este fim concorrer com outros intuitos ou expectativas desde que estes sejam irrelevantes. A Professora Maria do Rosrio Ramalho afirma que a referncia do legislador ao esprito de liberalidade no pode deixar de ser entendida como exigindo a vontade do doador de produzir enriquecimento. A Professora cr ser sempre necessrio averiguar essa vontade para que se verifique o terceiro elemento essencial do contrato de doao: com a inteno de dare que o doador atribui um direito ou assume uma obrigao do donatrio, sem lhe exigir nenhuma contrapartida patrimonial. A doutrina tem identificado este requisito como a causa jurdica da doao, ou seja, a principal razo de ser pela qual a lei qualifica este tipo contractual como uma doao. Esta ideia caracteriza por de generosidade/espontaneidade que animus donandi ope-se ideia se de

necessidade/dever que se caracteriza por animus solvendi. Expresso deste animus solvendi encontra-se no artigo 402 que se refere s obrigaes naturais. Quem cumpre uma obrigao natural, no faz uma doao, apenas cumpre meros deveres de ordem moral ou social que so juridicamente reconhecidos. E portanto, no sendo o acto puramente voluntrio pois no existe uma ausncia completa de coaco, no pode ser determinado por um animus donandi. Sempre que no seja visvel o esprito de liberalidade, o ato no estar em condies de ser qualificado como doao. Portanto no poder ter a qualificao de doao as ofertas de garantia por tereiros, a renncia de direitos, o repdio de herana ou legado e tambm no so considerados doao os donativos considerados conforme aos usos sociais, como refere expressamente o art.940/2 do Cdigo Civil. No se considera doao a oferta de garantias por terceiro em relao aos cumprimento da obrigao do devedor, por exemplo, o penhor e a fiana, na medida em que desse acto no resulta a inteno de provocar o aumento patrimonial. Falta, aqui, o j referido elemento subjectivo que depende sempre do estado de esprito do doador. A renncia a direitos no pode ser qualificada como doao, isto porque a inteno que parece expressa no acto de renncia no a atribuio de um benefcio a outrem, por generosidade ou espontaneidade, mas antes a inteno de extinguir o prprio direito. Porm, no caso particular da remisso de crditos, a lei determina que, se esta resultar de negcio inter vivos e se se verificar o esprito de liberalidade, ser havida como doao conforme consta do art. 863/2 do Cdigo Civil. O mesmo motivo pelo qual a renncia de direitos no se qualifica como doao aplica-se ao repdio de herana e de legado. O repdio exprime apenas a inteno de extinguir o correspondente ius delationis. O nmero 1 do art2057 do CC no s confirma a doutrina do art.940, n2, como esclarece que a alienao da herana, quando feita gratuitamente em benefcio de todos aqueles

a quem ela caberia, se o alienante a repudiasse, no importa aceitao, e, consequentemente, atribuio patrimonial. O caso previsto no n2 do citado artigo 2057 j diferente. Se a renncia feita em favor apenas de alguns dos sucessveis, h uma verdadeira transmisso que, quando gratuita, implica uma doao, tal como se fosse feita, no a sucessveis, mas a estranhos. Tambm no so considerados doao os donativos conforme aos usos sociais. So donativos conforme aos usos sociais aqueles que se fazem por ocasies de aniversrios, de casamento, de festas de famlia, etc. E tm a mesma natureza as gorjetas, quando sejam de uso corrente e sejam dadas no momento em que recebem os servios. Efectivamente esto nesta hiptese em causo os donativos que as partes tm por uso fazer de acordo com as regras do trato social. Nestes casos, como a inteno do seu actor no fazer uma liberalidade, ma antes o cumprir de uma obrigao resultante das regras do trato social, a lei considera que a sua realizao corresponde a uma animus solvendi e no a um animus donandi, da resultando que no sejam qualificadas como doao.

A jurisprudncia tem-se pronunciado sobre esta questo, relativa ao animus donandi que caracteriza a doao. No Acrdo do Supremo Tribunal de Justia de 21 de Novembro de 2006, proc. n 06A3608 (http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/0/2ce2b2346bbc0c488025729800367223 ?OpenDocument), discutiu-se, a admissibilidade de uma promessa unilateral de doao para pessoa a nomear e, sendo ela admissvel, a possibilidade de execuo especfica da mesma. A autora intentou uma aco com processo ordinrio contra o ru, alegando que este tinha prometido a um terceiro doar a quem este indicasse metade de um prdio urbano, tendo o terceiro indicado a autora como a beneficiria dessa doao. Como o ru se recusou a efectuar a doao prometida, a autora pediu que o tribunal proferisse sentena equivalente ao respectivo negcio de doao.

As decises das Instncias foram no sentido de que a promessa de doao era nula. A doutrina tem, de facto, se pronunciado sobre a admissibilidade do contrato promessa de doao. Para alguns autores, no seria este um negcio admissvel em virtude de, por um lado se pr em causa o requisito de espontaneidade, que se considera dever presidir doao e, por outro lado, a ser admissvel o negcio, ele valeria logo como doao (cf. art. 954. c)), no sendo consequentemente, um verdadeiro contrato-promessa. A doutrina maioritria (nomes como Antunes Varela, Pires de Lima, Vaz Serra) tem sido no sentido de que possvel e vlida a promessa de doao. Ora, como referido no Acrdo sendo uma atribuio solvendi causa o contrato prometido no representa uma segunda doao, mas no pode deixar de ser considerado uma disposio (ou atribuio) gratuita feita pelo disponente a favor do beneficirio, visto ser efectuado sem nenhum correspectivo ou contraprestao por parte deste. Mas, o facto de o contrato prometido no constituir em si mesmo uma doao (por falta do esprito de liberalidade, prprio da disposio donandi causa), no impede que ele integre uma doao, visto que a sua causa (a relao jurdica subjacente) est no contrato-promessa marcada por esse esprito de liberalidade. O Acrdo pronunciou-se neste sentido, concluindo que vlido o contrato promessa de doao. Quanto possibilidade de execuo especfica, unnime na doutrina e na jurisprudncia, que esta no possvel, exactamente pela natureza da obrigao assumida pelo promitente que se ope natureza da execuo especfica. Ou seja, exactamente devido ao esprito de liberalidade que preside doao que no possvel emitir uma sentena que produza os mesmos efeitos desse acto, pois esse acto tem de provir da livre espontaneidade do doadorpromitente. E portanto, segundo o Acrdo, o pedido formulado pela autora no pde proceder.

Alm disto, como referido pelo acrdo ao citar os Professores Pires de Lima e Antunes Varela, repugna natureza pessoal da doao e ao esprito de liberalidade que a caracteriza, que a determinao do donatrio seja confiada a um terceiro e sendo assim, o requisito do animus donandi em princpio justifica a nulidade da clusula que remete a um terceiro a determinao do objecto da doao.

Posto isto, o Acrdo do Supremo Tribunal de Justia concluiu que a doao era nula, como bem defenderam as Instncias, pois na doao quer a pessoa do doador quer a pessoa do donatrio tm de estar determinadas. Ao analisar o Acrdo podemos verificar a importncia deste requisito, e como ele est presente em tantas (seno em quase todas) questes controversas, sendo frequentemente empregado como justificao daquilo que pode ou no pode estar subjacente ao contrato de doao. Na verdade, este requisito o cerne do contrato de doao e absorve grande parte dos problemas suscitados pela doutrina e pela jurisprudncia, e nesse sentido, sendo o seu ncleo, incessantemente referenciado em discusses doutrinais e na resoluo de litgios. No Acrdo do Tribunal da Relao de Coimbra de 18 de Setembro de 2007, proc. N. 626/05 visvel a importncia que este requisito tem para que um negcio jurdico possa ser considerado como doao. Na presente situao a autora intenta uma aco declarativa pedindo que os rus fossem condenados a restituir-lhe 5.000 que alega ter entregue a ttulo de emprstimo, contrato de mtuo mais os respectivos juros de mora. Porm os rus contentam, alegando que a autora lhes havia doado aquela quantia, ou seja, segundo estes, tratar-se-ia de um contrato de doao. Sustenta a autora que no se encontram preenchidos os requisitos constitutivos da doao, mas antes que se mostram verificados os pressupostos do contrato de mtuo.

O artigo 940, n 1, do Cdigo Civil (CC), define a doao como o contrato pelo qual uma pessoa, por esprito de liberalidade e custa do seu patrimnio, dispe gratuitamente de uma coisa ou de um direito, ou assume uma obrigao, em benefcio do outro contraente. Por outro lado, o artigo 1142, do CC, define o mtuo como o contrato pelo qual uma das partes empresta outra dinheiro ou outra coisa fungvel, ficando a segunda obrigada a restituir outro tanto do mesmo gnero e qualidade. So requisitos, essencialmente, constitutivos da doao a disposio gratuita de certos bens, em benefcio do donatrio, ou seja, a atribuio patrimonial sem contrapartida econmica, isto , gratuitamente, independentemente de um correspondente de natureza patrimonial, custa da diminuio da substncia efectiva do patrimnio do doador, e o esprito de liberalidade, por parte do disponente, ou seja, o animus donandi, a ideia da generosidade ou da espontaneidade, oposta da necessidade ou do dever. Efectivamente, para haver doao, impe-se que a atribuio patrimonial seja gratuita, e que no exista, portanto, um correspectivo de natureza patrimonial, embora possa existir uma contrapartida de natureza moral, sem que o acto perca a caracterstica da gratuitidade. Porm, a doao , desde logo, um contrato e, como tal, necessrio o concurso da vontade do proponente doador e do aceitante donatrio . Ora, o mtuo um contrato distinto da doao, porquanto ao enriquecimento obtido, custa do patrimnio do mutuante, atravs da prestao constitutiva do contrato, corresponde, como elemento tpico deste, a obrigao de restituir, que neutraliza tal enriquecimento . Os rus no entanto tentam justificar esta doao, dando alguns argumentos que no convenceram o Tribunal. O Tribunal conclui que est-se perante um contrato de doao e no de um contrato de mtuo quando algum, por esprito de

liberalidade, dispe de uma importncia em dinheiro, em benefcio de outrem, operando-se a atribuio patrimonial, a seu favor, sem qualquer contrapartida econmica para o primeiro, que diminui o seu patrimnio, com o correspondente enriquecimento do patrimnio do segundo, que no fica obrigado sua restituio, como forma de neutralizar tal enriquecimento. Como no caso concreto, no se verifica o ltimo requisito da doao, e verificamse todos os pressupostos do contrato de mtuo, o tribunal decide que quem tem razo a autora e trata-se de um emprstimo. Pensamos que este acrdo demonstra que o esprito de liberalidade essencial para qualificar um contrato como contrato de doao. Temos que avaliar a inteno da autora ao entregar os 5ooo, qual era a sua vontade, seria a de entregar esse montante com vista reav-lo um dia ou seria a de beneficiar patrimonialmente a r. Se a autora intenta uma aco para ver restitudo esse montante porque no o queria entregar a ttulo definitivo, no pretendia fazer uma doao.Mais uma vez o que sobressai o elemento subjectivo.

Anda mungkin juga menyukai