Anda di halaman 1dari 1

Escola Estadual de Ensino Mdio Emlio Nemer

Ensino: Mdio Disciplina: FSICA Srie: 2 Turma: Turno: Mat./ vesp. Nome do Aluno: ____________________________________________ Professor: Diogo
(Chester Barnard)

de Azevedo Lima

Data: ___/___/2012

Tentar algo e fracassar , pelo menos aprender. Mas, no fazer a tentativa sofrer a inestimvel perda do que poderia ter sido.

1) Duas cargas puntiformes esto no vcuo, separadas por uma distncia d = 4,0 cm. Sabendo que seus valores so Q1 = - 6,0 . 10-6 C e Q2 = + 8,0 . 10-6 C, determine as caractersticas das foras entre elas. Resposta: 2,7.102. 2) (UFRGS/1985 - 1 Etapa) Quando a distncia entre duas cargas eltricas iguais dobrada, o mdulo da fora eltrica entre elas muda de F para A) F/4 B) F/2 C) 2F D) 4F E) 8F 3) (Unifor-CE) Duas cargas puntiformes iguais, separadas a 1m, no vcuo, repelem-se com uma fora de 3,6N. Sendo a constante eletrosttica do vcuo igual a 9.109 N.m2/C2, pode-se afirmar que o valor de cada carga, em Coulomb, de: Resposta: 2.10-5 C 4) A que distncia (em centmetros) uma da outra preciso dispor, no vcuo, duas cargas Q1 = 3.10-6 e Q2 = 4.10-5 C, para que elas exeram mutuamente a fora de 12.102 N? Resposta: 3 cm 5) Duas cargas puntiformes repelem-se mutuamente com uma fora de 4.10-4 N quando esto afastadas 30 cm uma da outra. Quando a distncia entre elas reduzida para 15 cm, qual a fora entre elas? Resposta: 16.10-4 N 6) Duas cargas separadas por 0,03m repelem-se com fora de 4.10-5 N. Se a distncia entre as cargas for aumentada para 0,12 m, qual a fora de repulso, entre as cargas? 7) (FMU-SP) A distncia entre duas cargas eltricas fixas d, sendo a fora de atrao entre elas igual a F. Para que as foras entre as cargas aumentem para 2F, a distncia entre elas deve ser: a) 2d d) d b) d2 e) d/2 c) d/2 8) Duas partculas eletrizadas esto fixadas a 3,0 mm uma da outra. Suas cargas eltricas so idnticas e iguais a 2,0 nC, positivas. Determine a intensidade da fora sabendo que o meio o vcuo. Dado: Ko = 9.109 9) Duas cargas puntiformes, Q1 e Q2, so fixadas nos pontos A e B, distantes entre si 0,4m, no vcuo. Sendo Q1 = 2.10-6C e Q2 = 8.10-6C, determinar a intensidade da fora eltrica resultante sobre a carga Q3 = -3.10-6C, colocada a 0,1 m de A, sobre a reta AB.

10) (Mackenzie-SP) Duas cargas eltricas puntiformes distam 20 cm uma da outra. Alterando essa distncia, a intensidade da fora de interao eletrosttica entre as cargas fica multiplicada por 4. Qual a nova distncia entre elas? 11) (F.C. Chagas-BA) Duas esferas metlicas iguais, eletricamente carregadas com cargas de mdulos q e 2q, esto a uma distncia R uma da outra e se ATRAEM, eletrostaticamente, com uma fora de mdulo F. So postas em contato uma com a outra e, a seguir, recolocadas nas posies iniciais. O mdulo da nova fora eletrosttica vale: a) F/8 b) F/4 c) F/2 d) F e) 9F/8 12)
(Unesp-SP) Duas esferas condutoras idnticas carregadas com cargas + Q e 3Q, inicialmente separadas por uma distncia d, atraem-se com uma fora eltrica de intensidade (mdulo) F. Se as esferas so postas em contato e, em seguida, levadas de volta para suas posies originais, a nova fora entre elas ser: Resposta:

13) (Vunesp-SP) Ao retirar o copinho de um portacopos, um jovem deixa-o escapar de suas mos quando ele j se encontrava a 3 cm da borda do porta-copos. Misteriosamente, o copo permanece por alguns instantes pairando no ar. Analisando o fato, concluiu que o atrito entre o copo extrado e o que ficar exposto havia gerado uma fora de atrao de origem eletrosttica. Suponha que: a massa de um copo seja de 1 g; a interao eletrosttica ocorra apenas entre o copo extrado e o que ficou exposto, sendo que os demais copos no participam da interao; os copos, o extrado e o que ficou exposto, possam ser associados a cargas pontuais, de mesma intensidade. Nessas condies, dados g = 10 m/s2 e K = 9109Nm2/C2, o mdulo da carga eltrica excedente no copinho, momentos aps sua retirada do portacopos, foi, em coulombs, aproximadamente:

Anda mungkin juga menyukai