Anda di halaman 1dari 22

UNIDADES DE CONSERVAO: UMA DISCUSSO TERICA LUZ DOS CONCEITOS DE TERRITRIO E DE POLTICAS PBLICAS

LUIZ RENATO VALLEJO1


Universidade Federal Fluminense

APRESENTAO
Um dos aspectos inerentes discusso sobre Ordenamento Territorial e Ambiental a questo da criao e gesto das unidades de conservao, reas naturais protegidas pelo poder pblico e/ou pela iniciativa privada, destinadas conservao da biodiversidade e outros fins. Dentro desse contexto, foram selecionadas duas categorias conceituais: o territrio e as polticas pblicas . Objetiva-se, com isso, consolidar um suporte terico para desenvolvimento do projeto de doutoramento envolvendo o estudo de trs Parques Estaduais no Rio de Janeiro (Desengano, Tiririca e Ilha Grande), suas caractersticas e avaliao das condies de conservao, em relao ao poder pblico e comunidades locais. Em linhas gerais, podemos dizer que, a priori, o conceito de territrio abrange desde as questes ligadas sobrevivncia, e que envolvem as relaes com o substrato material, at os processos de manuteno, consolidao e expanso dos espaos dominados, ou seja, as relaes de poder. H nisso um esforo transdisciplinar de se buscar a compreenso dos mecanismos que levam prpria organizao espacial, em seu sentido mais amplo. O estudo das unidades de conservao contempla a discusso conceitual do territrio sob vrias abordagens (biolgica, cultural e econmica), alm da possibilidade de se tratar tambm do problema da desterritorializao, to importante no contexto histrico e contemporneo. A criao das unidades de conservao no mundo atual vem se constituindo numa das principais formas de interveno governamental, visando reduzir as perdas da biodiversidade face degradao ambiental imposta pela sociedade (desterritorializao das espcies da flora e fauna). Entretanto, esse processo tem sido acompanhado por conflitos e impactos decorrentes da desterritorializao de grupamentos sociais (tradicionais ou no) em vrias partes do mundo. O crescimento da conscincia diante das questes ecolgicas globais ampliou a participao popular em relao qualidade de vida humana e o meio ambiente, representando outro aspecto relevante na anlise das questes pertinentes s unidades de conservao. Portanto, vem aumentando as presses junto aos governos para a constituio de polticas conservacionistas. A formao de uma rede em escala mundial e das redes nacionais, enquanto produto da expanso da conscincia ambientalista, tem contribudo para aumento do nmero e extenso das reas protegidas. Ao mesmo tempo, para consolidao das funes sociais e ambientais relativas s unidades de conservao, h necessidade de implementao de estratgias polticas e gerenciais por parte dos governos a fim de se atingir determinadas metas de ordenamento territorial. Esse esforo de ordenamento envolve mltiplos atores no processo: as comunidades biolgicas, as comunidades humanas locais, organizaes governamentais e no governamentais, usurios e a iniciativa
1
Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense Mestre em Cincias Geografia, Bacharel em Cincias Biolgica - Ecologia, Professor Adjunto IV do Dept. de Geografia da UFF.

privada, logo, se apresenta de forma complexa e passvel de ser conflituoso. A atuao dos governos, como acontece no Brasil, tem promovido a criao das unidades de conservao, mas no se pode dizer o mesmo em relao ao gerenciamento. Por isso, as unidades de conservao no Brasil tm sido caracterizadas por certos autores como fices jurdicas e parques de papel (MORSELLO, 1999; BRITO, 1998a). Inicialmente, ser apresentada uma sntese sobre a histria das unidades de conservao, relatando os. fatos mais importantes que propiciaram a consolidao de uma poltica de conservao da biodiversidade em escala mundial. Posteriormente, discutiremos a temtica da conservao de espaos silvestres luz do conceito de territrio, considerando desde a abordagem biolgica (mais tradicional) at as abordagens sociais do conceito. Num segundo momento, sero tratadas questes objetivas e subjetivas relacionadas conservao da biodiversidade e criao de unidades de conservao, considerando a necessidade de agregao de valores. Finalmente, teremos uma apresentao conceitual sobre polticas pblicas e um panorama de como esse assunto tem sido tratado em relao s unidades de conservao brasileiras.

UNIDADES DE CONSERVAO: HISTRIA E GLOBALIZAO DE POLTICAS DE CONSERVAO As tradies


A delimitao de reas com vistas preservao de seus atributos naturais evoluiu ao longo da histria a partir de suas razes em atos e prticas das primeiras sociedades humanas (MILLER, 1997). As necessidades de uso imediato e futuro dos recursos envolvendo animais, gua pura, plantas medicinais e outras matrias-primas, justificavam a manuteno desses stios, alm de se constiturem em espaos de preservao de mitos e ocorrncias histricas. Tabus, ditos reais e mecanismos sociais comunitrios funcionavam - e ainda funcionam em muitos casos - como reguladores do acesso e uso dessas reas especiais (MILLER, 1997). Mesmo na atualidade, h casos como dos ndios Caiaps, perto do Rio Xingu na Amaznia, que mantm zonas tampo entre os lotes agrcolas e a floresta ao redor, para resguardar plantas medicinais e animais predadores que controlam naturalmente as populaes daninhas. Tambm so preservados corredores naturais de matas antigas entre glebas que servem como reservas biolgicas e facilitam o reflorestamento de campos antigos (POSEY, 1988, apud MILLER). Alm da delimitao de espaos especiais relacionados mais diretamente com a sobrevivncia de populaes tradicionais, existem registros histricos bem remotos envolvendo outras finalidades. o caso da criao de reservas de caa e das leis de proteo de reas surgidas no Ir em tomo de 5.000 a.C. (OLIVEIRA, 1999). As primeiras evidncias sobre do conceito de parque foram encontradas na Mesopotmia, regies da Assria e Babilnia, possivelmente em decorrncia da situao de escassez das populaes animais (BENNETT, 1983). No ocidente essa prtica bem mais recente, remontando Idade Mdia, quando as classes dominantes da antiga Roma e da Europa Medieval destinavam reas para seu uso exclusivo e alguns reis separavam pequenas reas para proteo de determinadas espcies (ROCHA, 2002). Na Inglaterra existem registros sobre a existncia dessas reas j nos tempos da invaso Saxnica, em 1066 (BENNETT). Na Sua, em 1569, foi criada uma reserva para proteger o antlope europeu e no sc. XVIII, a Frana criou Parques Reais, que chegaram a ser abertos ao pblico. Na Inglaterra, sc. XIX, foram criadas reservas conhecidas como Forest, que ocuparam parte significativa do territrio ingls e eram destinadas caa (QUINTAO, 1983). A preservao da maioria dessas reas relacionava-se com os interesses da realeza e da aristocracia rural. O objetivo principal era a manuteno dos recursos faunsticos e de seus respectivos habitats visando o exerccio da caa ou, ento, a proteo de recursos florestais com fins de uso imediato ou futuro. O objetivo no era a subsistncia nem havia qualquer sentido social mais amplo como, por exemplo, lazer e recreao para o pblico em geral.

Com a revoluo industrial vieram transformaes polticas, culturais, econmicas, sociais e ambientais. A acumulao capitalista e expanso dos mercados foram fundamentais para essas mudanas. A agricultura tornou-se mais especializada para suprir as demandas da indstria Europia. No sculo XIX, as premissas capitalistas centradas nos significados da produo (terra, trabalho e capital) foram se consolidando e a economia clssica, ao tratar os recursos da Terra como mercadoria, considerava irrelevante a degradao ambiental. Tais idias aliadas ao incremento industrial promoveram grande avano da degradao dos recursos naturais e, concomitantemente, reduo dos espaos nativos. Os problemas ambientais, alm de atingir as colnias por conta da intensiva explorao de recursos, manifestavam-se tambm nas sedes dos prprios pases industrializados (OLIVEIRA, 1998). Desde o sculo XVIII, brotavam contestaes a respeito dos direitos ilimitados do homem sobre a natureza (THOMAS, 1983, apud DIEGUES, 1993). Avanos da Histria Natural e, sobretudo, os problemas gerados pelo crescimento desordenado das cidades, acabaram contribuindo para a valorizao da vida no campo e no mundo rural, onde reinava a calma de uma vida buclica. A aristocracia fugia dos centros urbanos poludos, a literatura e a pintura comearam a valorizar lugares de enlevo e fonte de renovao espiritual. Mas somente aps a revoluo industrial comearam a surgir movimentos mais abrangentes de proteo de reas naturais com a finalidade de uso pblico. Esse fato deveu-se, possivelmente, ao crescente nmero de pessoas em rotinas de trabalho fabris que demandavam por espaos para recreao ao ar livre (Milano, 2000).

Os primeiros parques pblicos


Foi nos Estados Unidos, ao final do sc. XIX, que se empregou efetivamente o conceito de parque nacional como rea natural, selvagem, logo aps o extermnio quase total das comunidades indgenas e a expanso das fronteiras para o oeste. Com a consolidao e urbanizao acelerada do capitalismo americano, propunha-se reservar grandes reas naturais a disposio das populaes urbanas para fins de recreao. Nesse caso, o sentido de parque nacional veio acompanhado da noo de wilderness (vida natural/selvagem). Em 1872, aps a realizao de vrios estudos, foi criada a primeira rea com status de Parque Nacional do mundo, o de Yellowstone, passando a ser uma regio reservada e proibida de ser colonizada, ocupada ou vendida segundo as leis americanas (MILLER, 1980, apud DIEGUES, 1993). No processo de criao do PN de Yellowstone, prevaleceu uma perspectiva preservacionista que via nos parques nacionais a nica forma de salvar pedaos da natureza de grande beleza contra os efeitos deletrios do desenvolvimento urbano-industrial. Ela se baseava nas conseqncias do capitalismo sobre o oeste selvagem, nos efeitos da minerao sobre rios e lagos americanos. Dessa forma, qualquer interveno humana na natureza era vista de forma negativa. Desconsiderava-se que os ndios americanos tinham vivido em harmonia com a natureza por milhares de anos. Para os preservacionistas americanos, todos os grupos sociais eram iguais e a natureza deveria ser mantida intocada das aes negativas da humanidade. Esse modelo americano acabou se espalhando pelo mundo numa perspectiva dicotmica entre povos e parques. Partindo-se do princpio de que a presena humana sempre devastadora para a natureza, deixaram de ser considerados os diferentes modos de vida das chamadas populaes tradicionais existentes em outros pases como na Amrica do Sul e frica. Diegues (1993) enfatiza que essa postura preservacionista na criao de parques nacionais acabou gerando conflitos afetando populaes de extrativistas, pescadores e ndios, em pases do Terceiro Mundo. A criao de outros parques pelo mundo no Canad (1885), na Nova Zelndia (1894), na Austrlia e na frica do Sul (ambos em 1898) seguiu o modelo de Yellowstone. Todos esses pases viviam processos semelhantes ao americano, ou seja, de severos danos ao ambiente causados por empresas de migrantes europeus (QUINTO, 1993). Com a virada do sculo XX, parques e reservas similares foram sendo criados em vrios pases. Alm da proteo de belezas cnicas admirveis, a criao dos novos parques agregou outras motivaes como a preservao da biodiversidade florstica e faunstica e dos bancos

genticos (GHIMIRE, 1993 apud BRITO, 2000b). Sob esse prisma, as reas naturais protegidas passaram a servir tambm como laboratrios para a pesquisa bsica em cincias biolgicas. Como exemplo, temos a criao dos primeiros parques nacionais europeus na Sua e Sucia. A perspectiva cientfica de criao de parques acabou reforando a idia de que a presena humana nessas reas s deveria ser permitida em situaes muito particulares e restritas. A criao de parques em reas que j eram habitadas por populaes tradicionais, ocasionou sua remoo, como no caso dos Maasai no Qunia, os 1k em Uganda e os pescadores artesanais no Canad (WEST & BRECHIN, 1991, apud BRITO, 2000b).

O processo de mundializao das polticas de preservao e conservao


Com a diversificao dos objetivos nos diferentes pases e conseqente aumento da complexidade do tema, foi necessrio estabelecer conceitos e diretrizes mais gerais a nvel mundial. Diversos encontros em escala mundial e continental ocorreram, destacando-se aqui: a Conveno para Preservao da Fauna e Flora em Estado Natural (Londres, 1933); a Conveno Panamericana de Proteo da Natureza e Preservao da Vida Selvagem do Hemisfrio Oeste (Washington, 1940); o Congresso organizado pelo governo Francs e pela Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura (UNESCO) em 1948, quando foi fundada a Unio Internacional para a Proteo da Natureza (UIPN), posteriormente denominada de Unio Internacional para a Conservao da Natureza (UICN), englobando agncias governamentais e no-governamentais, e que passou a coordenar e iniciar trabalhos de cooperao internacional no campo da conservao da natureza; As Assemblias Anuais da UICN, realizadas a partir de 1960; e os I, II, III e IV Congressos Internacionais de Parques Nacionais, respectivamente nos EUA (Seattle, 1962 e Yellowstone, 1972) Indonsia (Bali, 1982) e Venezuela (Caracas, 1992). A realizao desses encontros resultou das vrias mudanas conceituais e das perspectivas na criao e gesto das unidades de conservao pelo mundo, alm de desempenharem um papel organizador e coordenador de polticas de conservao. Fora os parques, foram surgindo novas categorias de manejo como as Reservas Naturais, Monumentos Naturais, Reservas Silvestres, Reservas da Biosfera, etc. As perspectivas de criao tambm se diversificaram. Inicialmente, como j foi dito, prevalecia o interesse de proteo das reas e de suas caractersticas naturais na forma de santurios ecolgicos. Logo depois, vieram as pesquisas cientficas, fortalecendo o ideal de isolamento dessas reas. O desenvolvimento cientfico entre as dcadas de 30 e 60, paralelamente ao incremento dos impactos da extrao de recursos naturais, atividades industriais e reduo da biodiversidade mundial, motivou o surgimento de uma nova perspectiva para as unidades de conservao, que foi a da conservao2, estimulando o uso racional de recursos naturais e o manejo de espcies. A partir do III Congresso Mundial de Parques Nacionais, em 1982, firmou-se uma nova estratgia em que os parques nacionais e outras unidades de conservao s teriam sentido com a elevao da qualidade de vida da populao dos pases em vias de desenvolvimento. Reafirmaram-se os direitos das sociedades tradicionais e sua determinao social, econmica, cultural e espiritual, recomendado-se aos responsveis pelo planejamento e manejo das reas protegidas que respeitassem a diversidade dos grupos tnicos e utilizassem suas habilidades. As decises de manejo deveriam ser conjuntas com as autoridades, considerando-se a variedade de circunstncias locais. Dessa forma questionou-se definitivamente a viso romntica das reas de preservao como parasos protegidos, um dos ideais norteadores da criao do Parque Nacional de Yellowstone.
2
Esclarecemos que a perspectiva conservacionista difere do preservacionsimo, na medida em que envolve a possibilidade de manejo das espcies e do ambiente em geral, ao passo que o preservacionsimo mais protecionista. Por exemplo, o manejo reprodutivo de uma espcie ameaada de extino (conservao) pode recuperar sua densidade demogrfica a ponto e salv-la do extermnio, enquanto o simples isolamento (preservacionismo) poderia resultar tambm em seu desaparecimento.

Vale destacar que durante o IV Congresso Internacional de Parques Nacionais (1986) foi divulgado que 86% dos Parques da Amrica do Sul eram ocupados por populaes permanentes. Recomendou-se maior respeito pelas populaes tradicionais possuidoras de um conhecimento secular sobre os ecossistemas onde vivem, rejeitando estratgias de reassentamento em outras reas e, sempre que possvel, sua insero na rea do parque a ser criada. Desde os anos 50 houve grande expanso no estabelecimento de reas naturais protegidas. At 1949 haviam apenas 407 reas protegidas em todo o mundo e dados recentes do World Resources Institute (2000-01) informam a existncia de 28.442 unidades de conservao terrestres (categorias I a V da UICN, 1994)3, perfazendo mais de 850 milhes de hectares dentro dos Sistemas Nacionais de Proteo (Tabela 1).

Tabela 1 reas Naturais Protegidas a Nvel Nacional e Internacional no Mundo (World Resources Institute, 2000-01) Sistemas Nacionais de Proteo (Categorias de I a V da IUCN)* Continente Nmero rea (1000 ha) total % da rea de ha 6,0 4,7 2,1 6,0 11,1 6,1 7,4 7,1 7,2 5,8 6,4 N de reas com pelo menos 100.000 de h 210 212 25 202 255 35 202 109 617 633 1.250 1 milho 20 12 5 33 46 1 26 11 71 053 5.045 28.442 446.002 851.511 83 154 478 1.536 222.870 479.118 reas protegidas resultantes de acordos internacionais** Nmero 129 799 74 142 123 87 87 90 1. 23.397 405.509 257.245 rea (1.000ha) 21.625 142.379 25.539 83.478 57.107 20.208 70.882 56.067

sia (excluindo o Oriente Mdio) Europa Oriente Mdio e Norte da frica frica (Sul do Saara) Amrica do Norte Amrica Central e Caribe Amrica do Sul Oceania Pases Desenvolvidos Pases em Desenvolvimento Mundo

2.421 12.356 518 1.005 6.146 813 1.116 4.056

148.692 109.297 25.863 146.904 213.822 16.450 131.663 60.784

Para finalizar este tpico do trabalho, destacamos que os propsitos atuais a serem alcanados pela poltica mundial contempornea de criao de unidades de conservao, no mbito nas diferentes categorias de manejo (UICN, CPNAP, CMMC, 1994) so: 1. pesquisa cientfica; 2. proteo da vida selvagem;
3 Reserva Natural Estrita, Parque Nacional, Monumento Natural e rea de Manejo de Habitat ou de Espcies * No foram contabilizadas as reas litorneas e marinhas * * Reserva da Biosfera, Stios do Patrimnio Mundial e reas midas de Importncia Internacional

3. preservao de espcies e da diversidade gentica; 4. manuteno dos servios de meio ambiente; 5. proteo de aspectos naturais e culturais especficos; 6. recreao e turismo; 7. educao; 8. uso sustentvel de recursos de ecossistemas naturais; e 9. manuteno de atributos culturais tradicionais. No Brasil, a Lei 9.985, de 18 de julho de 2000, estabeleceu o Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC), onde foram definidos critrios e normas para a implantao e gesto das unidades de conservao. Os objetivos do SNUC, explicitados em seu art. 4, praticamente coincidem com aqueles estabelecidos pela UICN.

UNIDADES DE CONSERVAO E TERRITORIALIDADE: AS MULTIPLAS ABORDAGENS DO TEMA


O conceito de territrio empregado, tradicionalmente, pelas Cincias Naturais com nfase no estudo da Ecologia das espcies e das populaes naturais. As Cincias Sociais como as Cincias Polticas, a Antropologia e a Geografia, tambm se utilizam desse conceito. Nas Cincias Polticas, o territrio est intimamente relacionado com a formao do Estado, enquanto na Antropologia, o conceito muito utilizado em relao s sociedades tradicionais, onde os vnculos espaciais so bastante pronunciados. No caso da Geografia que se caracteriza, fundamentalmente, como cincia de integrao entre o espao fsico e os processos sociais, o territrio no poderia deixar de ser uma categoria geogrfica das mais importantes a serem debatidas. A abordagem terica do estudo das unidades de conservao tem no conceito de territrio um grande espectro de possibilidades de discusso, tanto em relao ao chamado mundo natural, quanto s questes que dizem respeito sociedade, em geral, e grupamentos sociais, em particular. Alm disso, os recentes debates sobre a problemtica das unidades de conservao tm demandado uma aproximao entre as mltiplas abordagens do territrio. A seguir, apresentaremos alguns conceitos e perspectivas na anlise do territrio que serviro de base ao desenvolvimento de nossa discusso.

A abordagem biolgica
Podemos dizer que est intimamente associada com o estudo das necessidades bsicas de sobrevivncia das mltiplas espcies que integram a complexa teia de relaes dos ecossistemas. Ao empenhar-se pela sobrevivncia, as espcies interagem entre si e com o meio fsico, exercendo uma funo no conjunto, que o prprio ecossistema. Existe, nessa abordagem, uma viso sistmica4, portanto funcionalista, pois cada indivduo, assim como a prpria espcie, desempenha um papel e, nesse contexto, emprega-se largamente o conceito de nicho ecolgico, que: Inclui no apenas o espao fsico ocupado por um organismo, mas tambm seu papel funcional na comunidade (como, por exemplo, sua posio na cadeia trfica) e sua posio nos gradientes ambientais de temperatura, umidade, pH, solo e outras condies de existncia... O nicho ecolgico de um organismo depende no s de onde vive, mas tambm
4
Segundo Tricart, J (1977, apud FEEMA, 1992) sistema o conjunto de fenmenos que se processam mediante fluxos de matria e energia. Esses fluxos originam relaes de dependncia mtua entre os fenmenos. Como conseqncia, o sistema apresenta propriedades que lhe so inerentes e diferem da soma das propriedades dos seus componentes. Uma delas ter dinmica prpria, especifica do sistema

do que faz (como transforma energia, como se comporta e reage ao meio fsico e bitico e como o transforma) e de como coagido por outras espcies (ODUM, E.P., 1972, apud FEEMA, 1992, p. 142). Como extenso do conceito de nicho ecolgico, fala-se em territorialidades. O prprio Odum, E.P.(1977, p. 137) assinala: um padro de conduta que resulta em competio intra-especifica por espao e exerce um controle realmente efetivo sobre o tamanho da populao, conhecido como territorialidade; e caracterstico para muitas espcies de pssaros e alguns outros animais superiores. A territorialidade interpretada, na maioria das vezes, como processo auto-regulador: ...mecanismo de controle natural de conduta conhecido como territorialidade, mediante o qual muitas espcies animais evitam o amontoamento e a presso social (ODUM, E.P., 1972, p. 300). No seio das comunidades naturais certas espcies e sua territorialidade so importantes para determinar a persistncia de muitas outras. Elas afetam a organizao da comunidade em um grau muito mais elevado do que se poderia prever, baseado apenas na quantidade de indivduos ou em sua biomassa (TERBORG, 1976; JANZEN 1986, apud PRIMACK E RODRIGUES, 2001). So denominadas de espcies-chave e sua proteo uma prioridade para os esforos da conservao, pois no caso dela desaparecer da rea, outras espcies podero tambm ser perdidas. Os predadores do topo da cadeia alimentar esto entre as espcies-chave mais bvias, pois controlam as populaes de herbvoros. Mesmo a eliminao de um pequeno nmero de predadores, pode resultar em mudanas dramticas na vegetao e em grande parte na diversidade biolgica (PIMM, 1991; MCLAREN e PETERSON, 1994, apud PRIMACK e RODRIGUES, 2001). Portanto, a eliminao de uma espcie-chave pode ocasionar um efeito em cascata, resultando na degradao de todo o ecossistema. A delimitao das unidades de conservao considerada em funo de seu tamanho, pois, em geral, as grandes unidades dispem de mais espcies do que as pequenas. Entretanto, uma rea sozinha poder no ser significativa tanto quanto a variedade de habitats e recursos que essa reserva contenha. Determinados habitats podem conter recursos-chave que, apesar de ocupar apenas uma pequena rea, so necessrios a muitas espcies da comunidade. Como exemplo, temos o caso de riachos e aguadas em reas de Cerrado restritos a uma pequena rea em relao rea total, mas que se constituem na nica fonte de gua superficial nesse ecossistema, tanto para plantas quanto para animais. Uma pequena praia deserta no litoral utilizada para deposio de ovos de tartarugas marinhas outro exemplo de recurso-chave restrito a um habitat de pequenas propores, mas da maior importncia para a preservao daquela espcie marinha (PRIMACK e RODRIGUES, 2001). O estudo da territorialidade no contexto das unidades de conservao da mais alta importncia, inclusive na definio da extenso geogrfica mnima necessria conservao das espcies e, tambm, para o entendimento dos processos que tm levado sua desterritorializao.

As abordagens sociais
Apresentaremos agora, uma pequena seleo de enunciados atribudos a autores que trabalham a questo do territrio sob o prisma das sociedades humana. Segundo Godelier: Designa-se por territrio uma poro da natureza e, portanto, do espao sobre o qual uma determinada sociedade reivindica e garante a todos ou parte de seus membros direitos estveis de acesso, de controle e de uso com respeito totalidade ou parte dos recursos que a se encontram que ela deseja e capaz de explorar. Ou: ...denominaremos territrio a poro da natureza e do espao que uma sociedade reivindica como o lugar em que seus membros encontraro permanentemente as condies e os meios materiais de sua existncia

(GODELIER, M., 1984, apud HAESBAERT, R., 2002). Soja define territorialidade como um fenmeno de comportamento associado organizao do espao em esferas de influncia ou em territrios nitidamente delimitados, que assumem caractersticas distintas e podem ser considerados, pelo menos em parte, como exclusivos de quem os ocupa e de quem os define. (SOJA, apud RONCAYOLO, 1986). Trata-se pois de um conceito que pode ser inserido num campo simultaneamente extenso e unificado que integra espcies, atividades e nveis de percepo e de organizao diferentes. Raffestin, C. (1993) assinala que o territrio o resultado de uma de ao conduzida por um ator sintagmtico (que realiza um programa) em qualquer nvel. O espao anterior ao territrio, pois o ator territorializa o espao. Lefebvre, H. (apud RAFFESTIN, 1993) exemplifica como se passa do espao para o territrio citando o caso do territrio nacional: espao fsico, balizado, modificado, transformado pelas redes, circuitos e fluxos (rodovias, estradas de ferro, rotas areas, canais, circuitos bancrios e comerciais, etc.). Nessa perspectiva, o territrio um espao onde se projetou o trabalho, seja energia e informao e, ao mesmo tempo, revela as relaes marcadas pelo poder. Naranjo, assinala que o territrio um espao geogrfico ocupado por um ser ou conjunto de seres, sobre o qual se manifestam as relaes de sobrevivncia e reproduo.(NARANJO, 2000) Quando se atribui o conceito a um grupo humano complexo (um povo, uma nao, uma sociedade se converte em um dos integrantes fundamentais de seu projeto comum; em suporte e recurso bsico, mbito de vida, paisagem prpria e invariante na memria pessoal e coletiva. (NARANJO, 2000) o espao geogrfico em que se vive e que requer administrao para o bem dos indivduos e do conjunto da comunidade. Um aspecto comum a todos esses enunciados a existncia de uma base material espacial sobre a qual estabelecem-se inmeras relaes com e entre os indivduos, muitas delas biologicamente vitais. O balizamento geogrfico, visvel ou invisvel, outro aspecto marcante contido nesses conceitos, podendo estar associados a diferentes escalas de anlise (individual, local, regional ou nacional). A manuteno e perpetuao do territrio dependem, fundamentalmente, de uma estrutura de poder seja num sentido mais geral, associado capacidade de criar, destruir, consumir, preservar ou reparar (fora/autoridade) ou no sentido atribudo por Marx, K. (apud HAESBAERT) como foras produtivas da natureza (fertilidade do solo, procriatividade do mundo animal, etc). Haesbaert, ao elaborar uma anlise sobre as diversas concepes de territrio, no mbito das Cincias Sociais, assinala que elas podem ser agrupadas segundo certos referenciais tericos. Existe, primeiramente, uma perspectiva materialista em que a ligao material entre territrio e natureza explcita, ou seja, a natureza antes de tudo uma fonte de recursos, meios materiais de existncia. Mesmo os antroplogos to preocupados em enfatizar a dimenso cultural ou simblica da sociedade, tm optado pela perspectiva material e HAESBAERT) cita como exemplo Godelier. O conceito anteriormente expresso por Naranjo, tambm d nfase base material do territrio. Como vimos, essa avaliao imprescindvel para, discusso da abordagem biolgica do conceito, pois qualquer espcie requer uma base material de sustentao.

No estudo das sociedades tradicionais essa noo de territrio bastante influenciada por suas experincias de vida, pois a principal fonte de recursos provm da natureza. E o caso do reconhecimento de valores especiais ligados aos stios geogrficos no passado e que ainda subsistem em muitas partes do mundo, inclusive no Brasil, e que eram acompanhados de medidas de proteo da fauna, da gua pura, de plantas medicinais e de outras matrias-primas. Como foi dito antes, essas experincias das sociedades mais tradicionais so precursoras das prticas atuais de conservao de recursos ambientais atravs de unidades de conservao, portanto uma prtica territorial. Outra perspectiva sobre o conceito de territrio apresentada por Haesbaert, inclui uma dimenso no material, ou seja, a existncia de poderes invisveis implcitos (ideal-simblica). H autores que enfatizam de forma mais intensa essa perspectiva, apesar de que mesmo entre aqueles que destacam a dimenso materialista do territrio, no se deixa de incorporar uma dimenso ideal ou de apropriao simblica. Bonnemaison e Cambrzy (apud HAESBAERT, 2002) adotam essa perspectiva, onde o pertencimento ao territrio implica a representao da identidade cultural. Eles consideram que a abordagem materialista-utilitarista do territrio no d conta dos principais conflitos do mundo contemporneo. Por isso o territrio primeiro um valor, pois a existncia e mesmo a imperiosa necessidade para toda a sociedade humana de estabelecer uma relao forte, ou mesmo uma relao espiritual com seu espao de vida, parece claramente estabelecida (BONNEMAISON e CAMBRZY, apud HAESBAERT, 2002) Alm disso: O poder do lao territorial revela que o espao est investido de valores no apenas materiais mas tambm ticos, espirituais, simblicos e afetivos. E assim que o territrio cultural precede o territrio poltico e com ainda mais razo precede o espao econmico. (BONNEMAISON e CAMBRZY, Apud HAESBAERT, 2002) Nas sociedades pr-industriais e primitivas de caadores e coletores havia uma ligao mais intensa pois o territrio, alm de fonte de recursos, era sujeito a uma apropriao simblicoreligiosa. Nas sociedades tradicionais, a natureza simblica das relaes sociais tinha um papel da maior significncia na sua definio de territrio. A fora de sua carga simblica to grande que o territrio passa a ser um construtor de identidade, talvez o mais eficaz de todos (BONNEMAISON e CAMBRZY , apud HAESBAERT, 2002) No Brasil, existem diversos exemplos sobre o papel do imaginrio popular dos povos da floresta, rios e lagos na formao e conservao dos territrios e que ilustram bem esse processo de apropriao simblica. Muitas representaes mticas, alm do valor explicativo, tm um sentido territorial e conservacionista. Cmara Cascudo (apud DIEGUES, 1997) relaciona a presena de diversas entidades mgicas que castigam os que destroem as florestas (Caipora/Curupira, Me da Mata, Boitat), maltratam os animais da mata (Anhang), matam os animais em pocas de reproduo (Tapiora), pescam mais que o necessrio (Me dgua), alm de outros. H um sentido de sacralizao de algumas reas em rios, esturios e florestas e que no devem ser utilizadas para fins econmicos e, nesses casos, a interdio religiosa contribui para conservao dos recursos naturais. A preservao dos estoques de caa promovida por imperadores, reis e outros membros da aristocracia desde a antigidade, exemplifica tambm a presena da materialidade e do simbolismo no territorialismo de criao dos primeiros parques e reservas. Segundo os fundamentos ecolgicos que regem a dinmica das populaes naturais, os grandes predadores (e ao mesmo tempo, objeto de caa como os lobos, ursos, lees, etc), requerem um espao territorial maior que as demais espcies, podendo se constituir num dos critrios de balizamento dessas reservas (PRIMACK, e RODRIGUES, 2001). O simbolismo se apresenta nas motivaes de uso do territrio como o lazer (caa esportiva e jogos reais), preservao de animais sagrados e, por

que no dizer, afirmao de poder territorial diante dos sditos e at de outras naes. A criao do Parque Nacional de Yellowstone no final do sc. XIX, precursor de todas as unidades de conservao pblicas contemporneas, foi acompanhada de importantes motivaes simblicas, talvez mais fortes que as materiais. A publicao Man and the Nature de George Perkins (apud OLIVEIRA, 1999) estabeleceu uma perspectiva ecolgica nova, iniciando uma intensa discusso sobre ambientalismo na sociedade americana. O movimento encontrou vrios aliados entre os intelectuais americanos na busca de uma identidade cultural, incorporando valores conservacionistas para reforar suas convices sobre os valores nacionais americanos. O culto natureza como prova da gratido nacional comeou justamente aps a independncia, com os intelectuais tentando reforar a viso de um destino grande e glorioso para os Estados Unidos, a despeito da ausncia de uma herana artstica e literria. Pela primeira vez, os americanos argumentaram que os EUA contribuiriam para a cultura mundial. Os monumentos europeus no poderiam ser ofuscados, mas os EUA tinham monumentos terrestres, maravilhas naturais do oeste compensando a ausncia de cidades americanas antigas e tradies aristocrticas. Como justificativa para criao do parque destacou-se a importncia de suas belezas cnicas. Observe que esse tipo de preservacionismo seletivo, na medida em que privilegia reas que so esteticamente apelativas, segundo valores ocidentais (grand canyons, rios caudalosos, etc). As reas de brejos, pntanos, etc. no tinham o mesmo valor para preservao por no apresentarem a mesma beleza sublime (DIEGUES,1993). Destacando as palavras de Vesentini, As escolhas sobre o que preservar, como preservar, onde preservar, etc, tambm no esto isentas de lutas e relaes de poder (VESSETINI, 1989 p. 55). Portanto, a criao do parque de Yellowstone foi acompanhada por um forte ideal monumentalista e de afirmao de poder e no apenas motivada pelo ambientalismo. A criao de Yellowstone e de outros parques mundo afora, caracteriza tambm o incio de uma fase em que o estado passa a ser o maior responsvel pelo processo de implantao e gesto territorial das unidades de conservao, visando o benefcio pblico. Alm de implementar mecanismos de criao (demarcao, desapropriaes, indenizaes, soluo de questes fundirias, etc), tem que promover a gesto administrativa (destinao de verbas oramentrias, contratao e treinamento de funcionrios, edificaes, infra-estrutura, fiscalizao, etc). Logo, passa a ser o grande agente interventor da organizao territorial das unidades de conservao, planificando e regulando as atividades em seu interior. E um dos exemplos mais concretos relacionados com a territorializao do espao citada por Raffestin, cujo ator sintagmtico o estado.

UNIDADES DE CONSERVAO E DESTERRITORIALIZAO GRUPAMENTOS HUMANOS: CONFLITOS E AVANOS

DE

Essa forma de interveno estatal na criao de espaos (ou territrios) protegidos, tambm foi responsvel pelo processo de desterritorializao de vrios grupamentos sociais, tradicionais 5 ou no, que l viviam antes da criao das unidades de conservao. Em pases africanos, por exemplo, McCormick (apud BRITO, 1998a) assinala que a criao de parques pelo governo angariou a antipatia das populaes locais para o conceito de proteo da vida selvagem, pois os animais estavam sendo protegidos por razes no prticas e sem considerao para com os direitos tradicionais de caa. Haesbaert assinala que o processo de desterritorializao no mundo contemporneo, pode ser
5
Segundo, Diegues, um aspecto importante na definio das culturas tradicionais a existncia de sistemas de manejo marcados pelos ciclos naturais, sua explorao dentro da capacidade de recuperao das espcies de plantas e animais. Esses sistemas revelam a existncia de um complexo conjunto de conhecimentos adquiridos pela tradio herdada dos mais velhos, de mitos e simbologias que levam manuteno e ao uso sustentado dos ecossistemas. O territrio tambm o local das representaes e do imaginrio mitolgico dessas sociedades tradicionais. Os ciclos da natureza (vinda de cardumes de peixes, abundncia nas roas, etc) so associados a explicaes mticas ou religiosas.

analisado sob diferentes enfoques. A contraposio entre fixidez (territrio) e fluidez (rede) tem sido a principal referncia de anlise. A primeira delas, j foi apresentada ao longo desse trabalho, ou seja, o territrio valorizado de acordo com a sua base material mais fixa, importante para a compreenso do territorialismo das comunidades biolgicas e sociedades tradicionais. A segunda se refere emergncia de uma sociedade em rede (CASTELLS apaud HAESBDERT, 2002) em detrimento de uma sociedade territorial Castells contrape um espao de fluxos a um espao de lugares. Enquanto o mundo dos territrios aparece de forma mais enraizada e estvel, contrape-se um mundo das redes, mais instvel e fluido. Existem diferentes leituras sobre esse assunto como as que procuram radicalizar mais a questo afirmando que as redes contrapem-se ao territrio. Outras afirmam que territrio e rede formam um binmio em que a rede pode tanto ser um elemento fortalecedor, interno aos territrios (redes virias e de comunicaes como base de integrao no territrio nacional), quanto um elemento que se projeta para fora do territrio, promovendo a sua desestruturao, logo desterritorializao (HAESBAERT, 2002). Em terceiro lugar, existem os territorialistas, cada vez mais raros, que defendem a idia que a rede est totalmente subordinada ao territrio e este se confunde com o espao geogrfico, j que toda relao social seria tambm uma relao territorial. A rede vista participando apenas de processos territorializadores, na medida que ajuda a integrar o territrio, visto sempre como sendo mais estvel e enraizador. Acredito que a segunda abordagem a mais apropriada, sem, entretanto, querer excluir a terceira. A primeira, at pelo seu aspecto excludente, me parece a menos adequada para avaliao da multiplicidade de situaes que se apresentam no mundo atual, incluindo a as mais tradicionais e as mais modernas. Podemos afirmar que a organizao e realizao de diversas conferncias e congressos mundiais sobre a questo das unidades de conservao, estimulou a formao de uma rede prterritrios de conservao. Ela teve como primeira finalidade, garantir a preservao dos territrios naturais pelo mundo, na forma dos habitats e ecossistemas. Com as pesquisas cientficas e crescentes preocupaes com a reduo da biodiversidade global, novas motivaes surgiram. Nesse momento, a dimenso biolgica do territrio assume um papel relevante, mas isso s se consolidaria na medida em que os governos e a sociedade se conscientizassem sobre a questo. A criao legal de parques e reservas no garantia de cumprimento de seu papel, mesmo que ele esteja restrito apenas preservao de belezas naturais ou santurios da vida silvestre. Por outro lado, a formao dessa mesma rede, como j foi mencionado, tambm gerou um processo de desterritorializao de grupos sociais por conta da criao das unidades de conservao pblicas. O modelo americano de criao de parques ocorreu sobre reas praticamente vazias e as culturas indgenas estavam desorganizadas. Entretanto, no Terceiro Mundo, os ecossistemas eram ocupados por populaes tradicionais que os mantiveram pouco alterados devido forma no capitalista de uso. Nesses ecossistemas foram criadas as unidades de conservao, desconsiderando-se completamente as peculiaridades tnicas de cada continente, pas, regio ou lugar. A desterritorializao de grupamentos sociais enquanto impacto negativo da criao das unidades de conservao, s comeou a ser considerada de forma mais concreta, a partir dos anos 70, com o surgimento do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Programa Homem e Biosfera (MAB) da UNESCO, logo aps a Conferncia de Estocolmo (1972). Consolidou-se, efetivamente, a partir do III Congresso Mundial de Parques Nacionais, realizado em 1982 (Bali Indonsia), quando houve uma evoluo na abordagem do conceito de Parque Nacional, sobretudo em relao integrao com o desenvolvimento scio-econmico. Ficou estabelecida a estratgia de que os parques nacionais e outras unidades de conservao s teriam sentido com a elevao da qualidade de vida da populao dos pases em vias de desenvolvimento, sem o que ela seria forada a explorar, de forma predatria, os recursos naturais. Reafirmaram-se os direitos das sociedades tradicionais e sua determinao social, econmica, cultural e espiritual. recomendado aos responsveis pelo planejamento e manejo das reas protegidas que investiguem e utilizem as habilidades tradicionais das comunidades afetadas pelas medidas conservacionistas e que as decises de manejo ocorram de forma conjunta, considerando a variedade de circunstncias locais. O sistema de classificao adotada

pela UICN em 1994, incluiu os povoamentos indgenas em todas as categorias de reas protegidas, possibilitando o resgate das terras pelos povos inicialmente excludos. No Brasil, segundo a Lei 9.985, de 18 de julho de 2000 (SNUC), essa questo ainda controvertida, pois a presena de populaes tradicionais dentro das unidades de conservao s est prevista no interior das Reservas Extrativistas e de Desenvolvimento Sustentvel. Nas demais categorias, especialmente as de uso mais restritivo como Parques, Reservas e Estaes Ecolgicas, ela no admitida. A polmica em torno desse tema produto de acirrados embates entre posturas mais preservacionistas e os etnoecologistas6, mas que no ser objeto de discusso nesse momento. Queremos destacar aqui um fato da maior importncia, em escala nacional, que foi formao da Rede Nacional Pr-Unidades de Conservao, sediada em Curitiba/PR. Criada em 1996 por um grupo de organizaes no-governamentais conservacionistas, decidiram somar esforos para fazer frente ao estado crtico de abandono das Unidades de Conservao brasileiras e omisso governamental com relao sua misso de proteg-las. Segundo sua Carta de Princpios, a misso da Rede contribuir para proteger, fortalecer, aprimorar e ampliar o conjunto de Unidades de Conservao, especialmente as de proteo integral, atravs da mobilizao, da ao poltica coordenada e do apoio mtuo entre as organizaes conservacionistas no governamentais. Ela conta com 18 ONGs associadas em 10 estados brasileiros do sul, sudeste, centro-oeste e nordeste. Sob sua coordenao, organizou os I, II e III Congressos Brasileiros de Unidades de Conservao, realizados em Curitiba (1997), em Campo Grande (2000) e Fortaleza (2002), respectivamente. A participao nesses congressos aumentou de 600 (1997) para 1250 (2002) 7 participantes denotando um interesse crescente da rea acadmica e das demais organizaes, principalmente as no governamentais, sobre a questo. A abordagem terica do tema nos remete s consideraes feitas por Haesbaert, onde o territrio e a rede formam um binmio em que a rede pode se constituir em elemento fortalecedor ou desestruturador das territorialidades. Tanto a rede mundial, centralizada nas aes da ONU/UICN, quanto a Rede Pr-UCs brasileira, tm procurado fortalecer as comunicaes entre os vrios setores envolvidos com a criao e gesto das unidades de conservao (governos, ONGs, iniciativa privada e sociedade em geral), cada uma a seu tempo e dentro de sua escala de atuao. Sem aprofundar a discusso sobre a filosofia de atuao dessas redes, deve-se reconhecer que elas tm contribudo para o debate do tema possibilitando a participao dos vrios setores interessados direta e indiretamente. No se pode ignorar nessa rpida exposio, o papel do crescimento do ambientalismo mais politizado no Brasil, especialmente a partir da segunda metade da dcada de 80. Mesmo considerando que os movimentos em defesa da natureza ainda so originados e mais difundidos nas populaes urbanas e de classe mdia, no se pode negar a sua importncia na ampliao da cultura ambientalista nacional (PDUA, 1987).

JUSTIFICATIVAS PARA A CONSERVAO DA BIODIVERSIDADE E A CRIAO DE UNIDADES DE CONSERVAO: AGREGAO DE VALORES


Procuraremos agora discorrer sobre outra questo fundamental. Por qu existem unidades de conservao e que motivos justificam o fortalecimento de suas territorialidades? Ao longo da histria, inmeros registros de atitudes humanas expressam o reconhecimento da necessidade de estabelecer o controle do homem sobre o prprio homem, protegendo a natureza, seja por questes mais prticas de explorao de recursos naturais, seja por crenas religiosas abstratas. Independentemente dos debates polticos e acadmicos que se processam, esse controle ocorreu e continua ocorrendo (MILANO, 2002). Visando dar suporte a essa discusso, acredito que um dos temas fundamentais de debate esteja na agregao de valor ao espao e, por
6 7
Nesse debate, os etnoecologistas consideram injusto e antitico a remoo das populaes tradicionais de seu local de residncia, afirmando que elas garantem a biodiversidade e no h crescimento populacional (Diegues). Dados fornecidos pela Rede Nacional Pr-Unidades de Conservao em novembro de 2002

conseguinte, aos recursos espaciais, onde temos a questo da conservao da biodiversidade. Em qualquer poca e em qualquer lugar, a sociedade, em sua prpria existncia, valoriza o espao. As sociedades humanas para reproduzirem as condies de sua existncia, estabeleceram relaes vitais com o seu espao. Segundo a tica Marxista (apud MORAES, e DA COSTA, 1987), o trabalho o mediador universal dessa relao e fonte do valor e da valorizao. Cada modo de produo ter sua forma particular de valorizao. A relao sociedade-espao uma relao valor-espao, pois substantivada pelo trabalho humano. Por isso, a apropriao de recursos do prprio espao, a construo de formas humanizadas sobre o espao, a conservao de seus atributos naturais e culturais, tudo isso representa criao de valor. Mesmo no caso das reas virgens, sob certos aspectos, representam para a sociedade, em geral, e para o capitalismo, em particular, ou reservas territoriais (com todos os recursos ali contidos) estratgicas para valorizao futura, ou reservas naturais sob a tutela do Estado, que procura preservar-lhes o seu aspecto natural primitivo. Como conseqncia geral desse processo, fala-se numa segunda natureza , ou seja, a natureza humanizada, modificada e transformada em objeto geral, no s do trabalho, mas da produo capitalista, em particular. Essa segunda natureza contrape-se historicamente quela primeira natureza dos tempos remotos. Seguindo esse critrio, as unidades de conservao so componentes dessa categoria. A criao de um parque pelo poder pblico significa a produo de um territrio cujos objetivos esto voltados para a proteo de atributos naturais valorizados pela sociedade no presente e para as geraes futuras. O desenvolvimento recente de novas disciplinas associadas conservao da natureza, entre elas a Biologia da Conservao8 e a Economia Ecolgica9, trouxe, e ajudou a sistematizar, novos argumentos relacionados com a atribuio de valores aos bens naturais e com a sua conservao. No mbito da Economia Ecolgica associada com a biodiversidade das espcies, foram desenvolvidas vrias abordagens para atribuir valores econmicos variabilidade gentica, s espcies, s comunidades e aos ecossistemas. Numa delas, desenvolvida por McNeely (1998) e McNeely et al. (apud PRIMACK e RODRIGUES), existem os valores diretos e os indiretos.

Valores econmicos diretos


Os produtos que so diretamente colhidos e usados pelas pessoas podem ser divididos entre Valor de Consumo e Valor Produtivo: Valor de Consumo mercadorias, como lenha e animais de caa, consumidos internamente mas que no aparecem nos mercados nacionais e internacionais. Usados na subsistncia, no so contabilizados nos clculos dos PIBs nacionais porque no so comprados nem vendidos. Nas zonas rurais, quando as pessoas dependem desses produtos e no podem obt-los (por motivos de degradao ambiental, super explorao de recursos, criao de uma reserva protegida), haver necessidade de migrao para outro lugar. E o caso das sociedades tradicionais em pases em desenvolvimento dependentes diretamente de madeira, vegetais, frutas, carne, medicamentos e materiais de construo. Farnsworth (apud PRIMACK e RODRIGUES) cita que cerca de 80 % da populao mundial ainda utiliza medicamentos tradicionais derivados de plantas e animais. Valor Produtivo atribudo aos produtos extrados do ambiente e vendidos no comrcio nacional ou internacional. Eles tm seu valor estabelecido por padres econmicos aplicados ao preo pago no primeiro ponto de venda, menos os custos desse ponto e no pelo seu custo final no varejo. Como conseqncia, o que parece ser um produto final de menor importncia pode ser
8
9 A Biologia da Conservao surgiu ao longo dos ltimos 10 anos, sendo uma espcie de fuso entre teoria, pesquisa, experincias de projetos aplicados e de polticas pblicas. As preocupaes com a perda da biodiversidade em todo o mundo e a busca de alternativas de sustentabilidade, esto entre seus principais objetivos. (PRIMACK, e RODRIGUES) O termo Economia Ecolgica refere-se a esforos colaborativos para estender e integrar o estudo e o gerenciamento do lar da natureza (ecologia) e o lar da humanidade (economia) (CONSTANZA, apud, MAY, 1995). A economia ecolgica tem como parmetros gerais de trabalho os limites dos ecossistemas e a valorao dos custos ambientais, assim como os benefcios de caminhos alternativos de desenvolvimento (MAY, 1995).

o ponto de partida de produtos industrializados de grande valor. Vrios produtos so extrados do ambiente e depois vendidos no mercado e entre os de maiores vendas esto a lenha, madeira para construo, peixes e mariscos, plantas medicinais, frutas e vegetais, carne e pele de animais silvestres, fibras, ratam, mel, cera de abelha, tinturas naturais, algas marinhas, forragem animal, perfumes naturais, cola e resina de plantas. Algumas espcies nativas de plantas e animais aproveitadas localmente, podem ser produzidas em plantaes e fazendas e outras podem ser cultivadas em laboratrio. Estas colnias, em geral, provm de reas silvestres e so uma fonte de material para melhoramento gentico de populaes domesticadas. No caso das plantas, uma espcie ou variedade selvagem pode fornecer um gene especial que confira resistncia a pestes ou aumento de produo. Este gene precisa ser obtido na natureza apenas uma vez e poder ser incorporado s espcies cultivadas e ser guardado num banco de genes. O contnuo melhoramento gentico de plantas cultivadas necessrio para melhorar o rendimento e resguard-las dos insetos resistentes pesticidas e aos fungos, vrus e bactrias, cada vez mais virulentos (HOYT, apud PRIMACK e RODRIGUES). Outro aspecto importante na preservao da biodiversidade e das reas silvestres a possibilidade de aproveitamento de agentes de controle biolgico natural (JULIEN, apud PRIMACK e RODRIGUES). O controle de uma espcie nociva feito atravs do manejo de uma outra espcie oriunda de ambientes silvestres. O mundo natural tambm importante fonte de novos medicamentos. Nos EUA, 25 % das receitas usadas contm ingredientes derivados de plantas. Antibiticos como a penicilina e tetraciclina, provm de fungos e outros microrganismos (FARNSWORTH, 1988; EISNER, 1991, apud PRIMACK e RODRIGUES). Animais venenosos como cobras, artrpodes e espcies marinhas so fontes ricas de elementos qumicos de aplicaes mdicas valiosas. Os 20 frmacos mais utilizados nos EUA so todos baseados em elementos qumicos primeiramente identificados em produtos naturais. Por isso, programas internacionais tm propiciado incentivos financeiros a pases para proteger seus recursos naturais e reas silvestres.

Valores Econmicos Indiretos


Estes, esto associados a processos ambientais e servios proporcionados por ecossistemas que geram benefcios econmicos sem que haja qualquer forma de explorao econmica direta. Por no se constiturem em mercadorias ou servios que possam ser contabilizadas no sentido econmico usual, no aparecem nas estatsticas nacionais como o PIB ou PNB. Entretanto, a longo prazo, podem ser cruciais para a disponibilidade de recursos dos quais as economias dependem. Se os ecossistemas naturais no estiverem disponveis para propiciar tais benefcios, fontes alternativas devem ser encontradas, freqentemente a altos custos. Podem ser: Valor no consumista as comunidades biolgicas fornecem uma grande variedade de servios ambientais que no so consumidos pelo uso, como por exemplo: o valor de insetos que fazem a polinizao das plantaes de maracuj, figo, abacate e outras. Esse valor poderia ser estimado atravs do clculo sobre o quanto a plantao tem seu valor aumentado atravs dessa ao ou sobre o quanto o agricultor teria que pagar se tivesse que alugar colmias e algum apicultor. Esse caso relativamente simples, mas existem outros bem mais difceis de estimar, principalmente em escala global: 1. Produtividade dos ecossistemas a captao de energia solar armazena biomassa que aproveitada de forma direta ou indireta pelos humanos atravs das cadeias alimentares. A captao de CO2 e liberao de O2 fazem parte do processo. 2. Proteo da gua e recursos do solo proteo de bacias hidrogrficas, controle de enchentes ou secas e manuteno da qualidade da gua. 3. Controle climtico moderao do clima local, regional e at global. Manuteno de processos climticos essenciais como o ritmo das chuvas. Manuteno da qualidade do ar atmosfrico.

4. Dejetos degradao e imobilizao poluentes como metais pesados, pesticidas e esgotos jogados pelo homem. 5. Relacionamento entre espcies Muitas espcies aproveitadas e apreciadas pelo homem dependem de outras espcies silvestres para continuao de sua existncia. Logo, o declnio de uma espcie nativa pode acarretar no declnio de uma espcie utilizada economicamente. 6. Recreao e ecoturismo o enfoque central do lazer o prazer no consumista advindo da natureza atravs de atividades diversas. Esse valor , s vezes, chamado de valor de amenidade, e est associado com a conservao dos espaos nativos. Esse valor pode ser estimado pela movimentao de pessoas que participam de atividades e os recursos financeiros auferidos com viagens, hospedagens, restaurantes, bilheterias, equipamentos, etc. 7. Valor Educacional e Cientfico Um nmero considervel de pesquisadores e amadores engaja-se em observaes ecolgicas que tem valor de uso no consumista na forma de emprego e dinheiro gasto com produtos e servios. Atividades cientficas fornecem benefcios econmicos para as reas prximas de reservas protegidas e seu valor real est na possibilidade de aumentar o conhecimento humano, melhorar a educao e enriquecer a experincia humana. 8. Indicadores ambientais espcies particularmente sensveis s toxinas qumicas podem servir como sistema de alerta para monitoramento da sade do ambiente, servindo at como substitutos de equipamentos caros de deteco. (lquens, moluscos, algas, etc) Valor de opo o potencial que uma espcie tem para fornecer um benefcio econmico para a sociedade em algum momento no futuro. Assim como mudam as necessidades da sociedade, a soluo de alguns problemas pode vir com animais ou plantas ainda no estudados e considerados previamente. A indstria da biotecnologia tem descoberto novas maneiras de reduzir a poluio, desenvolver processos industriais e combater doenas que ameaam a sade humana. Resguardar ambientes silvestres nativos possibilita a preservao de material gentico potencial (bancos genticos) para futuras descobertas. Se uma espcie se extingue antes de ser descoberta, pode-se ter um grande prejuzo global, mesmo que outras permaneam preservadas.

A dimenso tica
Uma abordagem complementar para proteo da diversidade biolgica a mudana de valores de nossa sociedade materialista. Muitas culturas tradicionais tm coexistido com sucesso com o seu ambiente h milhares de anos, devido tica social que encoraja a responsabilidade pessoal e uso eficiente de recursos. Alm dos argumentos econmicos, no se pode prescindir de aspectos ticos. Muitas religies, filosofias e culturas se utilizam de fortes argumentos ticos e que, em geral, so facilmente entendidos pelo grande pblico. Dourojeanni (apud MILANO, 2002) declara que a proteo da natureza no se faz apenas para garantir a nossa sobrevivncia, tampouco como objetivo principal de lucrar com ela; a proteo da natureza antes de tudo uma necessidade moral essencial ... parte de nossa identidade como habitantes da terra (MELANO, 2002). Os argumentos econmicos ainda esto sendo desenvolvidos e, por vezes, so ineficientes e imprecisos, logo no convincentes. Independentemente de seu valor econmico atual ou futuro, existem alguns princpios gerais baseados no valor intrnseco das espcies (PRIMACK e RODRIGUES): 1. O direito de existncia das espcies independentemente de seu valor de uso ou troca; 2. H uma interdependncia entre as espcies que deve ser respeitada; 3. A sociedade tem a responsabilidade de proteger a terra no presente e para as geraes futuras;

4. O respeito pela vida e diversidade humana compatvel com o respeito pela diversidade biolgica; 5. A natureza tem um valor esttico e espiritual que transcende seu valor econmico; 6. A diversidade biolgica necessria para determinar a origem da vida. Resumindo, podemos afirmar que todos os nveis da diversidade biolgica so necessrios para a sobrevivncia contnua das espcies e das comunidades naturais e, por sua vez, todos so importantes para a espcie humana. A diversidade das espcies fornece recursos e alternativas de recursos s pessoas. Por exemplo, a diversidade gentica necessria para qualquer espcie manter a vitalidade reprodutiva, a resistncia s doenas e a habilidade de se adaptar s mudanas. Os servios ambientais proporcionados pelos ecossistemas (controle de enchentes, oferta de gua, manuteno dos microclimas, proteo contra a eroso, etc) dependem do equilbrio das relaes no interior das comunidades biolgicas. Alm da importncia de se compreender tecnicamente o papel dessas relaes, faz-se necessrio a incorporao cultural (agregao de valor) dessa dimenso s prticas sociais da humanidade.

POLTICAS PBLICAS Aspectos conceituais e a questo ambiental brasileira


Entre as inmeras tentativas de se estabelecer uma definio a respeito do significado de polticas pblicas, destacamos algumas assinaladas por Pal (apud AMARAL, et al, 2002): Uma poltica pode ser considerada como um grupo de aes ou no aes em contraposio a decises ou aes especficas. Este grupo de aes tem que ser percebido e identificado pelo analista em questo; Uma srie de decises interrelacionadas tomadas por um ator poltico ou grupo de atores polticos objetivando a seleo de objetivos e meios de atingi-los dentro de uma situao especifica; Poltica Pblica tudo o que os governos escolhem fazer ou no fazer. (PAL, apud AMARAL, 2002) Esse mesmo autor estabelece uma distino entre decises e polticas. As primeiras so tomadas todos os dias e em grande quantidade, muitas vezes como simples reao s circunstncias. As polticas pblicas se situam acima das decises e, geralmente, resultam de um planejamento. Se considerarmos, entretanto, o coletivo de decises ao longo do tempo, podemos identificar as caractersticas de uma poltica (REIS & MOTTA, apud AMARAL). Vianna Jr. entende poltica pblica como uma ao planejada do governo que visa, por meio de diversos processos, atingir alguma finalidade. Esta definio, agregando diferentes aes governamentais introduz a idia de planejamento, de aes coordenadas. Entretanto, as aes classificadas como polticas pblicas so realizadas por diferentes organismos governamentais, nem sempre articulados entre si. (VIANNA, JR., apud AMARAL, 2002) Moraes (1994), assinala que as polticas pblicas podem ser agrupadas em trs grandes segmentos: 1. polticas econmicas, incluindo neste grupo as polticas cambial, financeira e tributria; 2. polticas sociais, englobando as polticas de educao, sade e previdncia; e, 3. polticas territoriais, que compreende polticas de meio ambiente, urbanizao, regionalizao e de transportes. Em linhas gerais, entendemos que poltica pblica pode ser definida como tudo o que o

governo faz, mas tambm o que no faz, j que a ausncia de ao reflete um baixo nvel de importncia agregada a determinados temas. Em relao questo ambiental no Brasil, pode-se perceber que, historicamente, sempre houve um grande distanciamento entre as polticas pblicas de desenvolvimento econmico e as de proteo ambiental, o que contribuiu para o elevado grau de deteriorizao dos ecossistemas do territrio nacional. Segundo Neder (2001), ...antes de 1981, predominava no Estado brasileiro ora o tratamento geopoltico de administrao setorial dos recursos naturais (florestas, guas, pesca, terras), ora o do conservacionismo/preservacionismo de carter biocntrico (patrimnio natural em reas protegidas) (p. 248). Esse tratamento denominado pelo autor de regula o pblica ambiental desenvolvimentista. (NEDER, 2001) Segundo Neder, tendo iniciado sob a ditadura de Vargas e o Estado Novo (1930-1945), prosseguindo dessa forma na redemocratizao em 1946, do nacionaldesenvolvimentismo (19461964), esgota-se no perodo desenvolvimentista dos governos militares (1964-1984). As tentativas de reformulao desse modelo poltico, diga-se de passagem altamente segregador entre meio ambiente e sociedade, datam dos anos 80, com a legislao formulada em torno da Poltica Nacional do Meio Ambiente (PNMA). A crise do Estado desenvolvimentista, entretanto, prejudicou os esforos de abertura de agncias governamentais no campo ambiental nos anos 80, aps o PNMA. A crise praticamente paralisou o funcionamento das agncias e inviabilizou a realizao de um novo arranjo poltico-institucional, devido manipulao da receita oramentria, desacertos na descentralizao tributria aps 1988, alm de grandes dificuldades na coordenao de diferentes campos de polticas pblicas. Como observa: As dificuldades acabaram tornando desestimulante a ao poltica sobre a questo scioambiental, simplesmente porque ela percebida como excessivamente complexa, pouco afeita a soldar interesses partidrios e construir alianas. (NEDER, 2001) O autor assinala que atualmente no existe um desenho efetivo para tais polticas, ou um novo modo de regulao nas polticas pblicas ambientais brasileiras. Existe uma transformao inconclusa de polticas setoriais datadas do Estado Novo e do perodo autoritrio, plasmada na PNMA e na Constituio de 88, espera de realizao por meio de coalizes polticas dos interesses que provocam essa paralisia. As aes ambientais mais efetivas continuam sendo desenvolvidas por outros atores e agncias pblicas (saneamento, obras e sade pblica) do que pela rea ambiental do governo (nos trs nveis). Neste sentido, o PNMA uma criatura disforme: nasceu sob a percepo acerca da importncia do tema ecologia/meio ambiente mas que no ganhou eficcia ou vida prpria por meio do Estado sobre a prpria sociedade. O que tem prevalecido o tratamento fiscalizatrio ditado pela preservao e conservao clssicas dos recursos naturais (NEDER). O autor destaca ainda a necessidade se traar um desenho poltico onde prevalea a interdependncia das aes setoriais tradicionais (saneamento, recursos hdricos, sade pblica, educao, gerao de renda no campo e nas cidades) com as aes ambientais, denominada de dimenso da transversalidade setorial e de nveis de poder.

Polticas pblicas e as unidades de conservao no Brasil


No caso especfico das unidades de conservao, as decises tomadas pelo governo podem, aparentemente, indicar manifestao de importncia em relao ao tema. Entretanto, quando identificamos a ausncia de decises suplementares, e necessrias10, para o seu efetivo
10 Entre as decises necessrias, destacamos a soluo de problemas fundirios e regularizao das terras; gesto de conflitos com as

funcionamento, observamos que as polticas pblicas nesse setor ainda no manifestam uma valorizao efetiva. No Brasil, a criao de unidades de conservao foi iniciada nos anos 30, teve um incremento significativo no final dos anos 50 e 60, e posteriormente, nos anos 80, como mostra a figura 1. Figura 1 rea acumulada das Unidades de Conservao Federais por tipo de uso (1930 2002)

Legenda: 1 - Unidades de proteo integral 2 - Unidades de uso sustentvel

Mesmo com todo o incremento no nmero e na extenso total de reas protegidas, ainda existem inmeros problemas em relao situao administrativa e gerencial. Embora tenha havido uma grande evoluo em relao legislao que rege a questo, Brito (2000b) assinala que os problemas de conservao das reas de proteo brasileiras esto vinculados a: falta de condies de infra-estrutura para efetiva implantao da unidades (recursos humanos e financeiros, capacidade administrativa, elaborao e execuo de planos, fiscalizao, etc); indefinio quanto propriedade das terras e desapropriaes; contexto histrico da criao das unidades e conseqente representatividade dos biomas (rea total protegida e condies de proteo); e conflitos com populaes (do interior e entorno). Pdua (2002) faz diversas crticas forma como se tem criado unidades de conservao no Brasil em todos os nveis de governo. Um dos aspectos a proliferao de unidades sem base tcnica e, s vezes, sem necessidade. Interesses polticos locais ou apenas interesses pessoais de representantes polticos tm levado a prticas de inaugurao de unidades de conservao sem estudos prvios, sem planejamento, sem consulta pblica, sem recursos e menos ainda para implantao ou manejo(PDUA, 2002). Em muitos casos esses eventos coincidem com a celebrao de datas comemorativas como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma segunda crtica abrange a implantao de unidades de conservao em categorias inadequadas. Unidades de uso restrito como reservas e estaes ecolgicas so criadas em locais onde seria melhor implantar parques, gerando conflitos com as comunidades locais. A autora assinala que isso pode ser atribudo falta de estudos prvios e, tambm, por desconhecimento do significado das categorias e possibilidades de uso e manejo das unidades de conservao.
comunidades residentes no interior e no entorno das UCs; elaborao de planos diretores de gesto; alocao de verbas e recursos humanos e outros.

Em outras situaes tem sido observado que as reas das unidades so insuficientes (muito pequenas) para atender preservao da biodiversidade. Os usos previstos para as unidades de conservao no tm sido planificados e incentivados atravs de investimentos e parcerias com outros setores (universidades, centros de pesquisa, ONGs e iniciativa privada) e as reas permanecem abandonadas ou com baixo aproveitamento em relao ao turismo, prticas educacionais e pesquisas cientficas. Um dos aspectos assinalados por Pdua (2002) a necessidade de insero das unidades de conservao no processo de desenvolvimento econmico local, como j acontece em outros pases. Portanto, as polticas pblicas em relao s reas protegidas precisam integrar-se s demais polticas tradicionalmente setoriais como desenvolvimento cientfico e tecnolgico (biotecnologia), turismo e lazer, educao, desenvolvimento local e regional, alm de outras, e no ficar simplesmente atreladas a determinado ministrio ou secretaria de governo. Mesmo com os avanos, o desenho atual (e histrico) das polticas pblicas brasileiras em relao. s unidades de conservao, s tem contribudo para o aumento da segregao e, tambm, por uma certa banalizao do tema.

CONSIDERAES FINAIS
Talvez a maior de todas as dificuldades em se discutir a temtica das unidades de conservao, esteja no emprego das mltiplas abordagens sobre o conceito de territrio de forma integrada. Por vezes, algumas dessas abordagens, especialmente aquelas envolvidas com as relaes sociais (polticas, antropolgicas, geogrficas, etc) acabam excluindo ou promovendo dicotomizaes, conforme o olhar daqueles que as adotam. Com base no que foi apresentado, acredito que todas as perspectivas sobre o conceito de territrio precisam convergir e interagir para que o tema seja convenientemente tratado. A criao de uma unidade de conservao requer uma bagagem de conhecimentos amplos e especficos sobre a biologia e ecologia das espcies, portanto sobre seus nichos, territrios e territorialidades. Entretanto, esse processo depende da agregao de valores mensurveis e no mensurveis motivadores da prpria ao de conservar, pois os atores da conservao fazem parte da prpria sociedade. Sem um sentido ideal-simblico que motive o querer conservar, a prtica no se concretiza. A valorizao do processo de conservao da natureza, contemporaneamente, conseqncia do crescimento do ambientalismo mundial apoiado nas contradies produzidas pela prpria expanso do capitalismo. Ele busca, em suas mltiplas perspectivas, alternativas menos agressivas de desenvolvimento scio-ambiental, sustentabilidade e garantia de perpetuao da biodiversidade. A expanso do ambientalismo vem se concretizando atravs da formao de uma rede de informaes que agregam, cada vez mais, novos membros das reas acadmicas e do pblico em geral. A mesma rede tem propiciado, direta e indiretamente, e em vrias escalas geogrficas, a criao e expanso das unidades de conservao. Um dos temas mais controversos de toda essa discusso, a marginalizao das populaes tradicionais e outros tipos de moradores ocupantes das reas estabelecidas como unidades de conservao devido postura preconceituosa adotada desde a criao dos primeiros parques pblicos. Felizmente, depois de muitos anos, vemos que essa questo comea a ser, pelo menos, melhor considerada. A discusso das polticas pblicas no mbito da conservao aparece como questo central e supra-estrutural ligada existncia das reas preservadas. No Brasil, as polticas pblicas do perodo colonial privilegiaram o extrativismo predatrio e s consideravam a possibilidade de preservao das espcies economicamente interessantes, como no caso do pau-brasil, na medida que havia um risco iminente de desaparecimento do recurso. Mesmo assim, as leis no conseguiram evitar a quase extino da espcie, at porque os mecanismos de gesto associados com essas leis eram extremamente precrios, prevalecendo o interesse privado em detrimento do pblico. As polticas pblicas implantadas no perodo republicano, especialmente ao longo dos anos 30, se caracterizavam pela administrao setorizada dos recursos naturais (florestas, guas, pesca,

terras), prevalecendo a postura preservacionista de carter biocntrico. Os setores de governo responsveis por essa tarefa no dispunham de fora poltica, muito menos administrativa e financeira, para exercer suas funes. O desenvolvimentismo econmico, acompanhado de seus indicadores, sempre foi prioritrio, desconsiderando toda a base material natural que d suporte a esse mesmo modelo. Esse desenho se repetiu ao longo das dcadas subseqentes at os anos 80 (e ainda continua). Um novo desenho poltico foi formulado com a Poltica Nacional do Meio Ambiente (PNMA), mas no se estruturou plenamente devido s prprias dificuldades inerentes complexidade das articulaes polticas entre os mltiplos setores do prprio estado e da sociedade, em geral. Melhoraram as aes fiscalizatrias associadas com o ideal preservacionista tradicional, mas a falta de transversalidade das aes entre os setores de governo ainda continua e, certamente, continuar por algum tempo. Decises isoladas e emergenciais por parte dos governos prevalecem sobre as polticas. Em sntese, a garantia de manuteno de processos ecolgicos essenciais importantes para a sociedade depende do estabelecimento e gesto adequada dos territrios dos ecossistemas. As polticas pblicas tm ignorado, historicamente, o valor agregado manuteno do equilbrio dos ecossistemas, considerando apenas os valores diretos e imediatos obtidos a partir de sua explorao. As unidades de conservao tm sido criadas, mas no se tem garantido a sua territorialidade atravs de polticas pblicas transversais. Mesmo com os avanos, elas continuam sendo ilhas e santurios de preservao das espcies e esse isolamento no garante a sua existncia, nem seus fins.
Resumo: A criao de unidades de conservao considerada como principal ao de governo cujo objetivo a preservao e conservao da biodiversidade. A delimitao de reas especiais uma prtica observada desde as sociedades mais tradicionais, sendo que em muitas delas prevalecia um sentido mtico-religioso e, ao mesmo tempo, de conservao de recursos naturais. Em outras sociedades, essa ao esteve associada com a prtica de esportes de caa por parte da realeza e da aristocracia rural. Os parques pblicos comearam a surgir no sculo XIX nos Estados Unidos, numa perspectiva de preservao das belezas cnicas e proteo dos bens naturais contra a ao deletria da sociedade. O tema em questo discutido luz da categoria geogrfica de territrio e dos processos de territorializao, utilizando-se para esse fim suas mltiplas abordagens conceituais biolgica, ecolgica e social. Discute-se no trabalho os problemas da desterritorializao, em ambos os sentidos (biolgico e social), alm da formao das redes empenhadas no processo de criao e gesto das unidades de conservao. Houve um esforo de trazer para essa discusso uma contribuio sobre o valor agregado conservao da biodiversidade com base em princpios de uma nova disciplina - a Biologia da Conservao. O trabalho aborda ainda aspectos conceituais sobre as polticas pblicas, em geral, e sobre a influncia que elas tm, especificamente, sobre a problemtica das unidades de conservao no Brasil. Abstract: The principal goal to create natural parks and biological reserves in the world is to promote the conservation of biodiversity. During long time, traditional people established especial areas to guarantee natural resources for the future. Others, as kings and rural aristocracy used this areas for practice sports like hunting. The first public parks were created in United States during the XIX century, to preserve the environmental features of the Yellowstone against the human explotation. In this work, I wil discuss conservation of natural areas using the territory and the territorialization concepts and their several meanings: biological/ecological and social. The biodiversity value under principles of a new discipline Biological Conservation is showed as contribution. Public policy is discussed at the end of work exploring some reasons of the controversy between government speech and the conservation practice in natural parks and biological reserves.

BIBLIOGRAFIA
AMARAL, W. A. N. DO, BRITO, M. C. W. DE; ASSAD, A. L. D. E MANFIO, G. P. Polticas Pblicas em Biodiversidade: Conservao e uso Sustentado no Pas da Megadiversidade. Consultado em 21/11/2002 no site: www.hottopos.com/harvardl/politicas....publicas...em_biodiversi.htm BENNETT, C. F. 1983. Conservation and Management of Natural Resources in the United States. USA: John Wiley & Sons. BRASIL 2002. Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza. Lei 9.985 de 18 de julho de 2000 e Decreto 4.340 de 22 de agosto de 2002. Ministrio do Meio Ambiente, 2 ed. (aumentada). Brasilia. BRITO, M. C. W. de 1998a Unidades de conservao: intenes e resultados. In:

Cincia Ambiental Primeiros Mestrados. In: Jos Eli da Veiga(Org.). Programa de Ps Graduao da USP. So Paulo. p: 209-228. _________________ 2000b Unidades de Conservao: intenes e resultados. So Paulo: Annablume: FAPESP. DIEGUES, A. C. S. 1993 Populaes Tradicionais em Unidades de Conservao: O Mito Moderno da Natureza Intocada. Ncleo de Pesquisa sobre Populaes Humanas e reas midas do Brasil. Srie Documentos e Relatrios de Pesquisa, n 1, So Paulo. FEEMA 1992 Vocabulrio Bsico de Meio Ambiente. Compilado por Iara Verocai Moreira. Rio de Janeiro, FEEMA/Petrobrs. HAESBAERT, R. 2002 Concepes de territrio para entender a desterritorializao. In: Territrio Territrios. Programa de Ps-Graduao em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Niteri, p. 17 38. MAY, P. H. 1995 Economia ecolgica: aplicaes no Brasil. May Peter H. (org). Rio de Janeiro: Campus. MILANO, M. S. 2002 Por qu existem as unidades de conservao? In: Unidades de conservao: atualidades e tendncias. Miguel Sereduik Milano (org.). Curitiba: Fundao O Boticrio de Proteo Natureza. p. 193-208. _________________ Mitos no manejo de unidades de conservao no Brasil, ou a verdadeira ameaa. In: Anais do II Congresso Brasileiro de Unidades de Conservao, 2, 2000, Campo Grande: Rede Nacional Pr-Unidades de Conservao: Fundao O Boticrio de Proteo Natureza, 2000, v. 1, p. 11-25 MILLER, K. R. 1997 Evoluo do conceito de reas de proteo oportunidades para o sculo XXI. In: Anais do I Congresso Brasileiro de Unidades de Conservao. Curitiba: IAP: UNILIVRE: Rede Nacional Pr Unidades de Conservao, Vol. 1: 3-21. MORAES, A. C. R. e DA COSTA, W. M. 1987 Geografia Crtica: A Valorizao do Espao. So Paulo: Hucitec. 2 ed. MORAES, A.C.R. 1999 Meio ambiente e cincias humanas. So Paulo: Hucitec. 1994 MORSELLO, C. 1999 Unidades de Conservao Pblicas e Privadas: Seleo e Manejo no Brasil e Pantanal Mato-Grossense. In: Cincia Ambiental Os Desafios da Interdisciplinaridade. Pedro Roberto Jacobi (Org.) Programa de Ps-Graduao da USP. So Paulo: Annablume. p. 333-358. NARANJO, F. Z. 2000 Geografa y ordenacin del territorio. Universidad de Sevilha. Texto avulso. NEDER, R. de T. 2001 Por uma regulao pblica ambiental ps-desenvolvimentista no Brasil. In: Meio Ambiente, desenvolvimento sustentvel e polticas pblicas. Clvis Cavalcanti (org.) 3 ed. So Paulo: Cortez: Recife: Fundao Joaquim Nabuco, Cap. 15: 248 259. ODUM, E. P. 1977 Ecologia. So Paulo. Ed. Pioneira. _________________ Ecologa. 3 ed. Trad. Carlos Ottenwalder. Mxico D.F., Interamerica, 1972. 639 p. OLIVEIRA, L. C. A. 1999 The interaction between Park management and the activities of local people around National Parks in Minas Gerais, Brazil. Ph.D. in Geography. University of Edinburg. PADUA, J. A. 1987 Natureza e Projeto Nacional. As origens da Ecologia Poltica no Brasil In: Pdua, J. A. (org), Ecologia e Poltica no Brasil, Espao e tempo. IUPERJ, Rio de Janeiro. PADUA, M.T.J 2002 Unidades de conservao: muito mais do que atos de criao e planos de manejo. In: Unidades de Conservao: Atualidades e Tendncias, Miguel Sereduik Milano (org.) Curitiba: Fundao O Boticrio de Proteo Natureza, p. 7 13. PRIMACK, R. B. e RODRIGUES, E. 2001 Biologia da Conservao. Londrina: E. Rodrigues. 328 p. QUINTO, A. T. B. 1983 Evoluo do conceito de Parques Nacionais e sua relao com o processo de desenvolvimento. Brasil Florestal. Braslia, n 54, p. 13 a 28. Abr-jun. RAFFESTIN, C. 1993 O que territrio. In: Raffestin, C., Por uma Geografia do Poder, Cap. I. So Paulo: Ed. tica., p. 143 163.

ROCHA, L. G. M. da 2002 Os Parques Nacionais do Brasil e a Questo Fundiria: o caso do Parque Nacional da Serra dos rgos. Dissertao de Mestrado do Programa de PsGraduao em Cincia Ambiental da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro. RONCAYOLO, M. 1986 Territrio. In: Enciclopdia EINAUDI, n 8, Lisboa. Imprensa Nacional Casa da Moeda. UICN, CPNAP, CMMC 1994 Directrices para las categorias de manejo de reas protegidas. Gland. 161 p. VESENTINI, J. W. 1989 Geografia, Natureza e Sociedade. So Paulo: Contexto. Coleo Repensando a Geografia. WORLD RESOURCES INSTITUTE 2001 World Resources 2000-01. World Resources Institute and the International Institute of Environment and Development in colaboration with the United Nation Environment Programme. USA: Library of Congress International Standard.

Anda mungkin juga menyukai