Anda di halaman 1dari 6

GLOSSRIO COM TERMOS PSICANALTICOS - Dra Ruth M.

Cerqueira Leite, do Departamento de Psiquiatria da Unicamp (Jornal "Folha de So Paulo", Folhetim, 23 de setembro de 1979) 1) Ab-Reao - Descarga emocional, pela qual o afeto ligado a uma recordao traumtica li berado, quando esta, at ento inconsciente, chega conscincia. A ab-reao pode ser provo cada durante o processo teraputico, mas pe tambm ocorrer espontaneamente. 2) Acting-Out - Expresso inglesa, que em sua essncia significa substituio momentnea d o pensamento pela ao, onde domina o carter impulsivo, e a incapacidade para racioci nar. Na psicanlise interpretado como o retorno abrupto de um contedo reprimido (ve r represso), cujo afeto demasiado intenso para ser descarregado em palavras.

3) Afeto - Termo geral que designa os sentimentos e emoes. Considera-se que o afet o nem sempre est ligado idia (recordao, representao). No caso em que a recordao m lorosa e ameaadora, o ego a reprime (ver represso) mas o afeto correspondente pode se deslocar para outras idias associadas menos perigosas, ludibriando a censura e liberando-se parcialmente ao chegar conscincia. 4) Agorafobia - Forma de fobia onde o indivduo teme os espaos abertos (ruas, praas, campos abertos ) e reage com angstia ao ter que enfrent-los sozinho. 5) Angstia - Reao emocional intensa como resposta a um perigo real ou imaginrio (angs tia automtica). Na psicanlise essa angstia automtica resultado de uma fluxo incontro lvel de excitaes de origem interna ou externa. 6) Aparelho Psquico - Designa os modelos concebidos por Freud para explicar a org anizao e o funcionamento da mente. Para isso ele props algumas hipteses entre as qua is as mais conhecidas so: a hiptese econmica que concerne essencialmente quantidade e movimento da energia na atividade psquica; a hiptese topogrfica que tenta locali zar a atividade mental em alguma parte do aparelho, que ele divide em: conscient e preconsciente e inconsciente; e a hiptese estrutural na qual ele divide a mente em trs instncias funcionais: Id, ego e superego, atribuindo a cada uma delas uma funo especfica. 7) Catarse - Mtodo teraputico que permite a evocao e a revivncia de acontecimentos tr aumticos que foram reprimidos, permitindo a descarga dos afetos ligados a estes ( ver ab-reao). 8) Censura - Barreira que impede que ideais e afetos reprimidos no inconsciente cheguem ao consciente. 9)Claustrofobia - E ao emocional intensa e injustificada a lugares fechados. 10) Complexo de Castrao - Ao perceber que h pessoas que no possuem pnis, o menino com ea a temer a perda do seu prprio. Sente isso como uma ameaa paterna por suas ativid ades sexuais e seus desejos incestuosos. A menina sente a ausncia de pnis como uma perda j consumada e procura de alguma forma compens-la. A ansiedade de castrao tem um lugar fundamental na evoluo da sexualidade infantil dos dois sexos e aparece co nstantemente na experincia analtica subjacente s modalidades de relacionamento do i ndivduo com seu mundo interno e externo. 11) Complexo de dipo - De acordo com Freud a criana entre 2 e 5 anos aproximadamen te desenvolve intenso sentimento de amor pelo genitor do sexo oposto e grande ho stilidade pelo do prprio sexo, a quem deseja eliminar como a um rival. Esses sent imentos geralmente so vividos com grande intensidade e ao mesmo tempo com grande ambivalncia, pois embora odeie o genitor do mesmo sexo, que o impede de realizar seus desejos, tambm o ama por tudo de bom que ele representa. Surge ento a culpa e

o medo retaliao (medo castrao). Esse conflito geralmente declina aps a idade de 5 a os e reaparece com o advento da puberdade, sendo um dos fatores que contribuem p ara a crise da adolescncia. De uma resoluo satisfatria desse conflito depende uma bo a estruturao da personalidade 12) Condensao - um processo caracterstico do pensamento inconsciente e no qual duas (ou mais) imagens se combinam para formar uma imagem composta que est investida do afeto derivado de ambas. Encontramos exemplos desse processo nos sonhos princ ipalmente. 13) Conflito - Na psicanlise, refere-se geralmente, ao conflito interno entre imp ulsos instintivos e entre as instncias (id, ego e superego) e ao conflito edipian o (Ver Complexo de dipo). 14) Defesa - o conjunto de manobras inconscientes (mecanismos de defesa) que o e go se utiliza para evita ameaas sua prpria integridade. Essas ameaas podem surgir p ela intensificao dos impulsos instintivos que pem em perigo o equilbrio do ego, que tem como funo harmonizar esse impulsos com os imperativos do superego ("conscincia moral") e s exigncias da realidade externa.

15) Ego - uma das trs instncias (id, ego e superego) que Freud concebeu em um de s eus modelos para explicar o funcionamento da mente humana (ver aparelho psquico). O ego a parte organizada desse sistema que entra em contato direto com a realid ade externa e atravs de suas funes tem capacidade de atuar sobre esta numa tentativ a de adaptao. Por isso, esto sob o domnio do ego as percepes sensoriais, os controles e habilidades para atuar sobre o ambiente, a capacidade de lembrar, comparar e p ensar. No mbito de sua relaes com as outras duas instncias do sistema e o ego assume o papel de mediador e integrador dos impulsos instintivos do id (ver id) e as e xigncias do superego (ver superego), para adapt-los realidade externa. 16) Fantasia - refere-se atividade imaginativa subjacente a todo pensamento e se nsao. As fantasias podem se apresentar sob forma consciente, como acontece nos son hos diurnos, ou inconscientes, subjacentes a um contedo manifesto como nos sonhos ou nos sintomas neurticos etc. Est sempre ligada intimamente aos desejos instinti vos. 17) Fase Anal - a Segunda do desenvolvimento libidinal (ver libido), e est situad a entre um e trs anos de idade. Nesta fase os interesses da criana se organizam pr edominantemente em torno da funo anal, pelo prazer que sente na expulso e reteno das fezes, que ela agora consegue controlar atravs de um crescente domnio muscular. Es se controle tem tambm conseqncias importantes no relacionamento interpessoal com o meio ambiente. A criana agora capaz de dar e negar (as fezes) de colocar esse con trole a servio as expectativas do meio ou de sua necessidade e prazer. As atitude s que se formam nessas interaes com o meio vo estabelecer em grande parte as bases de seus futuros relacionamentos. 18) Fase Flica - Nesta fase que vai de 3 a 5 anos aproximadamente, a libido conce ntra-se nos rgos genitais que se tornam a zona ergena predominante. Os conflitos de ssa fase esto ligados ao Complexo de dipo, com o surgimento de desejos incestuosos e seu conseqente temor castrao. Oscila o seu comportamento entre a iniciativa e a culpa.

19) Fase de Latncia - Inicia-se por volta dos 5 anos e se estende at o incio da pub erdade. Caracteriza-se principalmente pelo declnio dos interesses sexuais, que se gundo a teoria psicanaltica so reprimidos e s aparecem na adolescncia. Nessa fase te ndo superado em parte os conflitos do Complexo de dipo, amplia seu ambiente socia

l procurando estabelecer novos contatos, assim como se dedica a adquirir novas h abilidades na aprendizagem escolar, nos esportes etc.. 20) Fase Oral - corresponde ao 1 ano de vida de uma criana, onde seus contatos mai s significativos so feitos atravs da boca. Alm de sua funo na alimentao, ela tambm e principal dos prazeres erticos da criana nessa fase. Podemos observar que uma cr iana inquieta pode se acalmar com uma chupeta porque a suco produz uma satisfao ertica que alivia as sensaes do organismo. Nessa fase a criana essencialmente dependente e receptiva. A incorporao e o modelo bsico de seu comportamento nas interaes com o meio. O relacionamento que estabelece com a me nesse perodo da vida vai ter uma importnci a fundamental na forma que a criana vai configurar o mundo e se relacionar em seu ambiente. Uma boa me saber dosar bem a satisfao das necessidades de seu beb e as res tries, o que estabelecer uma base de confiana nos futuros relacionamentos. Distrbios no desenvolvimento desta fase geralmente se evidenciam mais tarde por t raos de dependncia excessiva de outras pessoas, de alimentos (obesidade), de lcool (alcoolismo) ou de qualquer outra coisa.

21) Fixao - Processo pelo qual o indivduo permanece vinculado a modos de satisfao ou padres de comportamento caractersticos de uma fase anterior de seu desenvolvimento libidinal (ver libido). A fixao pode ser tambm a pessoas significativas da infncia. Assim encontramos expresses freqentemente usadas na psicanlise como fixao oral, fixao anal, fixao maternal, fixao paternal. Chamamos pontos de fixao queles momentos do dese volvimento libidinal que foram perturbados e dos quais o indivduo permanece fixad o ou dos quais regride em estado de tenso. 22) Histeria - Tipos de neurose que se caracterizam principalmente pelos distrbio s funcionais de aparncia orgnica, como paralisias, perturbaes sensoriais, crises ner vosas, sem evidncia de patologia fsica, e que se manifestam de modo a sugerir que servem a alguma funo psicolgica. As formas sintomticas melhor definidas so a "histeria de converso" onde o conflito psquico se expressa nos mais diversos sintomas corporais (como paralisias, crises emocionais, anestesias) e a "histeria de angstia" tambm conhecida como "fobia", o nde o agente de perseguio interno deslocado e fixado em algum objeto (ver Objeto) do mundo externo. 23) Idealizao - Processo no qual o indivduo supervaloriza o objeto (ver objeto) neg ando-se a ver todos os aspectos que possam desvaloriz-lo. 24) Identificao - Processo pelo qual o indivduo se torna idntico a outro pela assimi lao de traos ou atributos daquele que lhe serve de modelo. Nesse processo o indivduo , tanto pode assimilar aspectos de outra pessoa como tambm pode, identificar em o utros aspectos seus. atravs das identificaes que desde o princpio a personalidade se forma e se diferencia.

25) Id - Uma das instncias da teoria estrutural (id, ego, superego) do aparelho p squico. O Id que opera em nvel inconsciente contm os impulsos instintivos que se or iginam na organizao somtica e ganham aqui expresso psquica e tambm idias e recordaes por serem insuportveis ao indivduo foram reprimidas. considerado como um reservatri o de energia, com a qual alimenta tambm as outras instncias (ego e superego). Porm, no possui uma organizao comparvel do ego, pois regido pelo Princpio do Prazer, que usca sempre a satisfao, ignorando as diferenas e contradies e sem a capacidade de con siderar espao e tempo. Sua interao com as outras instncias geralmente conflituosa po is o ego sob os imperativos do superego e as exigncias da realidade tem que avali ar e controlar os impulsos provindos do Id, permitindo sua satisfao, adiando-a ou inibindo-a totalmente.

26) Inconsciente - possivelmente o conceito mais fundamental da teoria freudiana . Em seu trabalho Freud demonstrou que o contedo da mente no se reduz ao conscient e, mas que pelo contrrio a maior parte da vida psquica se desenrola em nvel inconsc iente. Ali se encontram principalmente idias (representaes de impulsos) reprimidas, s quais negado o acesso conscincia mas que tm grande influncia na vida consciente. Estas idias reprimidas aparecem de forma disfarada nos sonhos e nos sintomas neurti cos principalmente e atravs do seu conhecimento que podemos chegar at o conflito n eurtico durante um processo teraputico geralmente. O inconsciente uma das entidade s do 1 modelo da mente criado por Freud (ver aparelho psquico). 27) Insight - Percepo pelo indivduo dos significados, antes inconscientes, subjacen tes e seus comportamentos e pensamentos. O Insight pode ser intelectual onde a c ompreenso do significado ocorre sem a vivncia afetiva correspondente, ou emocional onde essa compreenso acompanhada da descarga emocional.

28) Libido - a energia inerente aos movimentos e transformaes dos impulsos sexuais . Ela a contrapartida psquica da excitao sexual somtica. uma palavra latina que sign ifica desejo, vontade. 29) Masoquismo - uma forma de perverso sexual na qual a satisfao obtida atravs de so frimento e humilhao do prprio indivduo. 30) Metapsicologia - Termo criado por Freud para designar as formulaes que fez par a descrever os fenmenos mentais do ponto de vista dinmico, tpico e econmico (ver apa relho psquico). 31) Narcisismo - Perverso em que o indivduo escolhe a si mesmo como objeto sexual. 32) Neurose - Em sua essncia vai designar os distrbios dos comportamentos, sentime ntos ou idias, que surgem como resultado de um conflito entre o id e o ego, onde uma tendncia instintiva reprimia pelo ego dando lugar formao de sintomas neurticos. Estes sintomas so percebidos pelo indivduo como algo estranho e incompreensvel dent ro do quadro geral de sua personalidade. Podem consistir de alteraes das funes corpo rais (cegueira histrica, por exemplo) onde no h nenhuma explicao fisiolgica para o dis trbio; de emoes e ansiedades injustificadas como no caso de neurose obsessiva. O que mais caracteriza a neurose em contraste com a psicose a preservao do contato do indivduo com a realidade. Mantm assim apesar das distores causadas pelos sintoma s uma boa margem de senso crtico e a capacidade de perceber sua prpria doena. 33) Objeto - Na teoria psicanaltica significa aquilo atravs do que um impulso inst intivo pode obter satisfao. Pode ser uma pessoa em sua totalidade ou parte dessa p essoa (como o seio para o beb)., pode ser uma entidade ou um ideal. Os objetos po dem ser reais ou imaginados.

34) Parania - uma psicose funcional (ver psicose) que se caracteriza pela presena de delrios mais ou menos sistematizados, que mantm certa lgica e coerncia interna e sem que haja uma deteriorizao do intelecto. 35) Perverso - qualquer forma de conduta sexual adulta, na qual o prazer no seja o btido pela penetrao genital com indivduo do outro sexo. 36) Pre-Consciente - Refere-se aos pensamentos que no so conscientes num dado mome nto mas que podem chegar espontaneamente conscincia ou por evocao do prprio indivduo. Diferem dos pensamentos inconscientes que por terem sido reprimidos no tm acesso

conscincia a no ser em circunstncias muito especiais. Como substantivo refere-se a um sistema do aparelho psquico, concebido por Freud (ver aparelho psquico). 37) Projeo - Processo defensivo (ver defesa) no qual o indivduo atribui a outro (pe ssoa ou coisa) sentimentos e desejos que seria penoso admitir como seus prprios. 38) Psicanlise - Disciplina criada por Freud que consiste em um mtodo par investig ao dos processos mentais, um mtodo de tratamento das desordens psquicas e um corpo e teorias que tenta sistematizar os dados introduzidos pelos mtodos psicanalticos m encionados acima. A tcnica psicanaltica de tratamento consiste basicamente em levar o paciente a ass ociar livremente, isto , exprimir indiscriminadamente todos os pensamentos que lh e ocorrem sem preocupao de dar-lhes sentido ou coerncia; interpretar tanto as assoc iaes como os obstculos que encontra ao associar ajudando assim o paciente a elimina r as resistncias que o impedem de tomar contato com os conflitos inconscientes; e interpretar seus sentimentos e atitudes em relao ao analista, pois o paciente ten de a repetir na relao teraputica as modalidades de relacionamento que teve com seus progenitores durante a infncia (ver transferncia). Em resumo, chamamos psicanlise o trabalho que ajuda o paciente a tornar conscient es suas experincias reprimidas, expondo assim suas motivaes at ento desconhecidas.

39) Psicose - Perturbao grave das funes psquicas que se caracteriza principalmente pe la perda de contato com a realidade, pela incapacidade de adaptao social, por pert urbaes da comunicao e ausncia de conscincia da doena. Para Freud a psicose resultado conflito entre o ego e o mundo exterior. Diante da frustrao de fortes desejos inf antis, o ego nega a realidade externa e procura construir atravs do delrio um mund o interno e externo de acordo com as tendncias do id. A psiquiatria distingue dua s classes de psicoses: as orgnicas onde uma enfermidade orgnica encontrada como ca usa e as funcionais onde no h leso orgnica demonstrvel. Trs formas de psicose funciona l so reconhecidas: a esquizofrenia, a psicose manaco-depressiva e a parania. 40) Psicose Manaco Depressiva - Psicose em que se alternam perodos de mania (eufor ia, auto-confiana exagerada) e depresso, geralmente com perodos intermedirios de nor malidade. 41) Psicoterapia - Termo comumente usado para designar as formas de tratamento p sicolgico que se diferenciam da psicanlise, a qual uma forma de terapia mais profu nda, mais intensa e total que qualquer outra. A "psicoterapia de orientao psicanalt ica" usa a teoria psicanaltica em combinao com outras tcnicas. A psicoterapia pode s er individual ou em grupo, superficial ou profunda, de apoio ou sugestiva. Pode ter marcos referenciais tericos os mais diversos, como vemos na gestalt, no psico drama, na anlise transacional etc. Considera-se que de modo geral seu trabalho fe ito principalmente nos nveis mais conscientes da personalidade. 42) Racionalizao - Processo defensivo (ver defesa) no qual o indivduo procura justi ficar suas aes de forma coerente desconhecendo entretanto suas motivaes inconsciente s. 43) Regresso - Processo defensivo do qual o indivduo, a fim de evitar a angstia, re torna a uma fase anterior do desenvolvimento, apresentando os padres de comportam ento daquela fase. 44) Represso - Mecanismo de defesa do ego (ver defesa)., pelo qual as representaes de impulsos que podem produzir angstia so mantidas recalcadas no inconsciente. 45) Sadismo - Perverso sexual, na qual o prazer ertico est vinculado ao sofrimento

e humilhao que o indivduo inflige a outro. 46) Sublimao - Processo pelo qual a energia dos instintos sexuais deslocada para a tividades ou realizaes de valor social ou cultural, como as atividades artsticas ou intelectuais. 47) Superego - Uma das trs instncias da personalidade, que Freud concebeu em um do s modelos do aparelho psquico (ver aparelho psquico). O superego formado a partir das identificaes com os genitores, dos quais ele assimila as ordens e proibies. Assu me ento o papel de juiz e vigilante, formando uma espcie de auto-conscincia moral O s mandatos do superego incluem muitos elementos inconscientes que derivam do pas sado do indivduo e que podem entrar em conflito com seus valores atuais. Com relao as outras instncias, ele o controlador por excelncia dos impulsos do id e age como colaborador nas funes do ego, mas muitas vezes ele se torna extremamente severo anulando as possibilidades de satisfao instintiva e a capacidade de livre e scolha do ego. 48) Transferncia - um processo pelo qual o indivduo recapitula em suas relaes atuais , especialmente com seu terapeuta, as relaes que teve com seus genitores na infncia . A transferncia se d geralmente com pessoas que representam alguma autoridade com o no relacionamento professor-aluno, mdico-paciente, patro-empregado. Freud, a pri ncpio encontrou na transferncia um obstculo para o tratamento, porm mais tarde utili zou-a como uma parte essencial do processo teraputico.

Anda mungkin juga menyukai