Anda di halaman 1dari 63

SEMANA I DO ADVENTO Ano C

1
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEGUNDA-FEIRA, 03 de dezembro / SEMANA I DO ADVENTO Ano C Memria de S.Francisco Xavier, presbtero, padroeiro das misses
+ Em esprito de Advento, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus!

PALAVRA DE DEUS Do Livro do profeta Jeremias (1leitura): Jer 33, 14-16 Diz o Senhor: Dias viro em que hei-de cumprir a promessa favorvel que fiz Casa de Israel e Casa de Jud. Nesses dias e nessa ocasio, farei nascer para David um rebento justo, que h-de exercer, no pas, o direito e a justia.
- Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo?

REFLEXO E eis que chegou o tempo do Advento. um tempo muito especial e agradavelmente simptico e desafiante. Tal como preparamos alegre e ansiosamente a chegada a nossa casa de algum de quem gostamos muito, eis que chegou o momento de estar atentos e vigilantes pois vir brevemente o Senhor, mais uma vez. O Deus da Aliana fiel s suas promessas e enviar ao seu Povo um rebento da famlia de David cuja tarefa ser a de tornar realidade a justia e a paz. Os frutos da ao do Messias sero a fecundidade, o bem-estar e a vida em plenitude. Apesar da angstia e do pessimismo que nos assaltam na atual conjuntura social, possvel acreditar no Deus da justia, do direito e do amor, pois jamais abandonar o seu povo. O Advento convida-nos esperana, confiana e ao otimismo. o tempo de olhar mais para o futuro do que para o passado, pois o Senhor vai chegar! DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos?

ORAO EM IGREJA Hino de Advento da Liturgia das Horas


Excelso Criador dos grandes astros, Jesus, eterna luz dos vossos crentes, Divino Redentor da humanidade, Ouvi as nossas splicas ardentes. Viestes, Jesus, para salvar-nos Da morte em que o demnio nos trazia: Do mundo enfraquecido foi remdio O vosso amor que alenta e que alumia. Para salvar-nos todos do pecado, Viestes at ns como um Cordeiro: Dum seio imaculado vs nascestes Para Vos imolardes num madeiro. O vosso nome santo e omnipotente Por toda a criao seja adorado: Vs sois, Senhor Jesus, excelso Rei, Todo o poder que existe Vos foi dado. Combatendo na terra o bom combate, Queremos vosso reino dilatar: Vireis, divino Rei, no fim dos tempos, A vossa eterna glria proclamar.

COMPROMISSO SEMANAL A famlia convidada a um compromisso de Advento a ser realizado por todos nesta semana para que a preparao para a chegada do Messias seja mais real e o Menino de Belm possa nascer novamente no corao de cada um e seja mais visvel na nossa casa. Como preparar em famlia e com gestos concretos os caminhos do Senhor? ORAO FINAL Senhor nosso Deus, fazei-nos esperar ansiosamente a vinda do Vosso Filho, para que, quando Ele bater nossa porta, nos encontre vigilantes na orao e alegres no Seu louvor. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor / R: Graas a Deus!

2
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

TERA-FEIRA, 04 de dezembro - SEMANA I DO ADVENTO Ano C


+ Em esprito de Advento, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus! PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 24 Fazei-me, Senhor, conhecer os Vossos caminhos, ensinai-me o Vosso rumo. Dirigi-me na Vossa verdade; Vs sois o meu Deus e Salvador - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo da Eucaristia de domingo? REFLEXO Temos a sensao de que as pessoas de hoje no sabem muito bem o que so, para onde vo e qual o sentido da sua vida. Ora essas so as tarefas essenciais da existncia de cada indivduo. Conhecer-se e definir um itinerrio para a vida rumo felicidade e realizao pessoal e comunitria o desafio primordial de todos e cado um. Muitos so os que o que mais que viver, o que fazem tentar sobreviver e at h, aqueles que, infelizmente, optam por desistir de viver. fundamental parar, pensar, discernir e, com conscincia, verdade, liberdade e responsabilidade, optar pelo objetivo da nossa viagem, para estabelecer o caminho mais adequado para l chegar. Nem sempre os nossos caminhos so os caminhos de Deus e at dizemos que Deus escreve direito por linhas tortas. Mas, agarramo-nos certeza de que Deus sabe o que melhor para ns, pois o nosso Salvador que quer caminhar connosco. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos? ORAO EM IGREJA Hino de Advento da Liturgia das Horas Sabedoria infinita, Vinde j ao nosso mundo Ensinar-nos o caminho Da salvao e da graa. Poder de Deus infinito, Vinde j ao nosso mundo Libertar-nos do inimigo, No poder do vosso brao. Vs que sois luz infinita, Vinde j ao nosso mundo Iluminar a cegueira Para vermos o caminho. Palavra do amor de Deus, Vinde j ao nosso mundo. Nascei, Senhor, na minha alma E ficai para todo o sempre. ORAO FINAL Ouvi, Senhor, benignamente as nossas splicas e vinde em nosso auxlio nas lutas e dificuldades da vida, para que, reconfortados pela presena de Vosso Filho, sejamos livres da antiga escravido do pecado. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

3
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

QUARTA-FEIRA, 05 de dezembro - SEMANA I DO ADVENTO Ano C Memria de S.Frutuoso, S.Martinho de Dume e S.Geraldo, bispos
+ Em esprito de Advento, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus! PALAVRA DE DEUS Da Primeira Epstola de S.Paulo aos Tessalonicenses (2leitura): 1 Tes 3, 12-4,2 O Senhor vos conceda aumento e abundncia de caridade uns para com os outros e para com todos, como ns a temos tido para convosco. Que Ele d assim firmeza aos vossos coraes numa santidade irrepreensvel, diante de Deus, nosso pai, por ocasio da vinda de Jesus, nosso Senhor, com todos os Seus santos. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Neste tempo singular de espera do Messias, os cristos so desafiados a preparar os caminhos do Senhor. Apesar de tudo quanto o Senhor j edificou no nosso corao com a sua graa, ainda temos muito caminho que calcorrear. Podemos e devemos progredir sempre e cada vez mais e melhor na nossa caminhada de f, pois um processo em construo permanente e que recomea a cada instante. essencial no contentar-se com as conquistas alcanadas pois a medida do amor amar sem medida e possvel ser ainda mais perfeito e santo na caridade. S assim, nos identificaremos sempre mais com Jesus que veio, vem e vir para ns e para nossa salvao. Pedir ao Senhor que no desistamos nem nos satisfaamos com aquilo que j fazemos em termos de caridade uns para com os outros muito importante, pois a santidade tentar dar-se plenamente, entregar-se por amor at morte. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos? ORAO EM IGREJA Hino de Advento da Liturgia das Horas nuvens, chovei do alto, E aparea a salvao Que Deus nos traz escondida Em humano corao. Abra-se a terra e germine, Em fecunda virgindade, O Salvador prometido Para toda a humanidade. Deus est perto de ns E j se sente pulsar O corao do Senhor Que vem connosco morar. Glria seja dada ao Pai E ao Filho que Ele nos deu E ao Esprito fecundo Que sobre a Virgem desceu. ORAO FINAL Preparai, Senhor, os nossos coraes com o poder da Vossa graa, para que, no dia da vinda de Cristo, Vosso Filho, mereamos entrar no banquete da vida eterna e receber dEle mesmo o alimento do cu. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

4
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

QUINTA-FEIRA, 06 de dezembro - SEMANA I DO ADVENTO Ano C


+ Em esprito de Advento, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Lucas: Lc 21, 25-28.34-36 Cuidado convosco, para no suceder que os vossos coraes se tornem pesados, com a intemperana, a embriaguez e as preocupaes da vida. Que esse dia no vos apanhe de repente como uma armadilha, pois ele atingir todos aqueles que habitam a superfcie da Terra inteira. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO A novidade do Evangelho anunciado por Jesus Cristo alicera-se no desafio do mandamento do Amor. O Messias testemunha com as suas palavras, obras, vida e morte Deus ama todos e cada homem e mulher e quer libertar a humanidade das suas escravides. Apesar de a histria do mundo estar pintada com cores de egosmo, maldade, misria e sofrimento, Deus fiel e no abandona a humanidade sua destruio. No estamos condenados morte, a nossa vida no uma fatalidade, a nossa existncia no dominada pela infelicidade. Com a vinda prxima de Jesus Cristo, o projeto de libertao, redeno e salvao vai tornar-se bem real e concreto. Contudo, no podemos nem devemos esperar passivamente a chegada do Messias. Torna-se essencial estar atentos e vigilantes, acolher o dom de Deus em ns e permitir que o Messias transforme o nosso corao e se faa vida para ns. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos? ORAO EM IGREJA Hino de Advento da Liturgia das Horas Luz terna, suave, no meio da noite, Leva-me mais longe... No tenho aqui morada permanente: Leva-me mais longe... Que importa se to longe para mim A praia aonde tenho de chegar, Se sobre mim levar constantemente Poisada a clara luz do teu olhar? Nem sempre Te pedi como hoje peo Para seres a luz que me ilumina; Mas sei que ao fim terei abrigo e acesso Na plenitude da tua luz divina. Esquece os meus passos mal andados, Meu desamor perdoa e meu pecado. Eu sei que vai raiar a madrugada E no me deixars abandonado. Se Tu me ds a mo, no terei medo, Meus passos sero firmes no andar. Luz terna, suave, leva-me mais longe: Basta-me um passo para a Ti chegar. ORAO FINAL Despertai, Senhor, o Vosso poder e vinde socorrer-nos: apressai misericordioso e propcio a salvao que os nossos pecados retardam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

5
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEXTA-FEIRA, 07 de dezembro - SEMANA I DO ADVENTO Ano C Memria de S.Ambrsio, bispo e doutor da Igreja
+ Em esprito de Advento, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Lucas: Lc 1, 26-38 Naquele tempo, foi o Anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazar, a uma Virgem que era noiva de um homem da casa de David, chamado Jos. O nome da Virgem era Maria. Ao entrar onde ela estava, disse o Anjo: salve, cheia de graa, o Senhor est contigo. Bendita s Tu, entre as mulheres. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Em vsperas da Solenidade da Imaculada Conceio da Virgem Santa Maria, sentimo-nos imbudos de um sentimento de especial ternura em relao me de Jesus. O Natal aproxima-se e nesta ocasio somos convidados a contemplar a pessoa daquela que se tornou a ponte entre a eternidade e o tempo, entre o divino e o humano. Se por Eva veio a morte, o pecado e a perdio, por outra mulher Deus oferece-nos a Vida, a graa e a salvao. Ao acolher a Palavra do Anjo, Maria permitiu que a Palavra eterna de Deus assumisse a humanidade e por causa disso, ela foi previamente redimida pelo seu prprio Filho. Atravs de Maria, o Verbo de Deus entra na histria, inaugurando o tempo da graa e da liberdade dos filhos de Deus. Por desgnio de Deus, Maria abriu a porta do mundo para o Advento do Deus redentor, na carne da humanidade. Ela, igual a ns, humana e irm nossa, bendita entre as mulheres porque cheia de graa. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos? ORAO EM IGREJA Hino de Advento da Liturgia das Horas No demoreis, Salvador do mundo, Erguei-vos, divina Claridade; Sol do novo dia, Luz, Verdade, Vencei da noite o sono to profundo. O vosso nascimento em nossa histria Transforme em alegria o sofrimento; Chegue depressa o to feliz momento De contemplar a luz da vossa glria! Olhai a humanidade pecadora, Olhai as suas dores, seus pecados; De tantos males somos esmagados! Abri a vossa mo libertadora! ORAO FINAL Mostrai, Senhor, o Vosso poder e vinde em nosso auxlio: libertai-nos dos perigos que nos ameaam por causa dos nossos pecados e salvai-nos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

6
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SBADO, 8 de dezembro - SEMANA I DO ADVENTO Ano C Solenidade da Imaculada Conceio da Virgem Santa Maria
+ Em esprito de Advento, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus!

PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Lucas: Lc 1, 26-38 Disse-lhe o Anjo: Maria, no tenhas receio, pois achaste graa diante de Deus. Hs-de conceber e dar luz um filho, ao qual pors o nome de Jesus. Ele ser grande e chamar-se- Filho do Altssimo.
- Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo?

REFLEXO O dogma da Imaculada Conceio, proclamado a 08 de dezembro de 1854 por Pio IX declara a santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento da sua existncia, desde a sua Conceio. A Igreja considera que Maria foi preservada desde sempre da mcula do pecado original, no qual nascem todos os filhos de Ado pois, enquanto estes esto privados da graa divina, ela foi toda pura, santa e imaculada desde o incio da sua vida, por causa da sua misso de me do Filho de Deus. Mais que honrarias, a prpria me de Jesus que desvia as atenes, como o fez nas Bodas de Can, e aponta para o filho, convidando-nos a fazer sempre tudo o que Ele nos disser. Maria no uma deusa. Os cristos veneram-na mas no a adoram. para todos exemplo e modelo de santidade porque foi a primeira e mais perfeita crist porque se abriu graa de Deus e viveu o Evangelho como ningum. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos?

ORAO EM IGREJA Hino de Advento da Liturgia das Horas


Vinde, Jesus, Brilhe no mundo a vossa Luz. Vinde, Senhor, Reine entre os homens vosso Amor. Vinde, Senhor: a Igreja Vos espera, Sol de justia, eterna primavera. Vinde, Senhor: a Terra Vos procura, Vs sois a Luz de toda a criatura. Palavra Eterna, falai vossa Igreja Que to ardentemente Vos deseja. Palavra Eterna, criai um mundo novo, Fazei dos homens todos um s povo. Palavra Eterna, Simples, Incorrupta, Falai, Senhor, que a vossa Igreja escuta. Palavra Eterna, clamai neste deserto, Fazei sentir aos homens que estais perto. Vinde, Senhor: a Igreja vossa Esposa, Mostrai-lhe a vossa face gloriosa. Vinde, Senhor: Falai, Verbo de Deus,

Criai a nova terra e os novos cus. PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Dilogo em famlia sobre os compromissos de Advento assumidos por todos nesta semana. A preparao para a chegada do Messias foi mais real? O Menino de Belm pode nascer novamente no corao de cada um e mais visvel na nossa casa? Que dificuldades se nos depararam? O que devemos melhorar? ORAO FINAL Senhor, nosso Deus, que pela Imaculada Conceio da Virgem Maria preparastes para o Vosso Filho uma morada e, em ateno aos mritos futuros da morte de Cristo, a preservastes de toda a mancha, concedei-nos, por sua intercesso, a graa de chegarmos purificados junto de Vs. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor / R: Graas a Deus!

7
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEMANA II DO ADVENTO Ano C

8
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEGUNDA-FEIRA, 10 de dezembro / SEMANA II DO ADVENTO Ano C


+ Em esprito de Advento, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus!

PALAVRA DE DEUS Do Livro do profeta Baruc (1leitura): Br 5, 1-9 Jerusalm, deixa o traje de luto e aflio, veste para sempre as galas da glria de Deus. Envolve-te no manto da justia divina, pe na cabea o diadema de glria do Eterno.
- Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo?

REFLEXO O tempo de Advento uma ocasio propcia ao xodo da terra da escravido para a terra da liberdade. A liturgia confronta-nos com as cadeias que ainda nos escravizam e convida-nos a percorrer o caminho de regresso cidade nova da liberdade e da alegria que nos oferece a bondade e a ternura de Deus. Somos convidados a uma liturgia penitencial e exortados reconciliao connosco mesmos, com os demais e com Deus. altura de deixar as vestes da morte e do desespero e alegrar-se com a compaixo e misericrdia de Deus em favor do seu povo. Apesar do nosso pecado, Deus perdoa as nossas faltas e quer devolver-nos a vida e a esperana. Deus, que s sabe amar, est sempre disposto a perdoar o afastamento dos seus filhos traquinas e a reatar com eles uma histria de graa, libertao e salvao. Ele envolve-nos com o seu manto glorioso de justia e amor, no desistindo de ns e continuando a apostar em ns. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos?

ORAO EM IGREJA Hino de Advento da Liturgia das Horas


Excelso Criador dos grandes astros, Jesus, eterna luz dos vossos crentes, Divino Redentor da humanidade, Ouvi as nossas splicas ardentes. Viestes, Jesus, para salvar-nos Da morte em que o demnio nos trazia: Do mundo enfraquecido foi remdio O vosso amor que alenta e que alumia. Para salvar-nos todos do pecado, Viestes at ns como um Cordeiro: Dum seio imaculado vs nascestes Para Vos imolardes num madeiro. O vosso nome santo e omnipotente Por toda a criao seja adorado: Vs sois, Senhor Jesus, excelso Rei, Todo o poder que existe Vos foi dado. Combatendo na terra o bom combate, Queremos vosso reino dilatar: Vireis, divino Rei, no fim dos tempos, A vossa eterna glria proclamar.

COMPROMISSO SEMANAL A famlia convidada a um compromisso de Advento a ser realizado por todos nesta semana para que a preparao para a chegada do Messias seja mais real e o Menino de Belm possa nascer novamente no corao de cada um e seja mais visvel na nossa casa. Como preparar em famlia e com gestos concretos os caminhos do Senhor? ORAO FINAL Senhor nosso Deus, fazei-nos esperar ansiosamente a vinda do Vosso Filho, para que, quando Ele bater nossa porta, nos encontre vigilantes na orao e alegres no Seu louvor. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

9
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

TERA-FEIRA, 11 de dezembro - SEMANA II DO ADVENTO Ano C


+ Em esprito de Advento, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus! PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 125 Mudai, tambm agora, Senhor, a nossa sorte como as torrentes no deserto do sul, e os que semeiam com lgrimas ao som de cnticos faro a sua colheita - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo da Eucaristia de domingo? REFLEXO Em ambiente de alegria e confiana serena na ao misericordiosa e amorosa de Deus, somos desafiados a viver em atitude de mudana de vida para melhor preparar a vinda do Senhor nossa existncia real e concreta, aqui e agora, hoje e sempre. Porque sozinhos nada podemos, pedimos a Deus que nos ajude a despir-nos de todas as cadeias que dificultam o acolhimento da sua proposta libertadora na nossa vida. Apesar dos nossos erros e casmurrices que nos fazem optar por caminhos que no nos levam autntica felicidade e, na verdade, nos fazem sofrer, Deus no desaparece de cena e continua a amar-nos, relativizando as nossas debilidades, fragilidades e limitaes. A nossa misso abrir-nos graa de Deus com liberdade, conscincia e responsabilidade, mesmo que caiamos em tentao. Semeamos com lgrimas, mas o Senhor dar-nos- a vitria e a colheita ser muito boa. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos? ORAO EM IGREJA Hino de Advento da Liturgia das Horas Sabedoria infinita, Vinde j ao nosso mundo Ensinar-nos o caminho Da salvao e da graa. Poder de Deus infinito, Vinde j ao nosso mundo Libertar-nos do inimigo, No poder do vosso brao. Vs que sois luz infinita, Vinde j ao nosso mundo Iluminar a cegueira Para vermos o caminho. Palavra do amor de Deus, Vinde j ao nosso mundo. Nascei, Senhor, na minha alma E ficai para todo o sempre. ORAO FINAL Ouvi, Senhor, benignamente as nossas splicas e vinde em nosso auxlio nas lutas e difuldades da vida, para que, reconfortados pela presena de Vosso Filho, sejamos livres da antiga escravido do pecado. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

10
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

QUARTA-FEIRA, 12 de dezembro - SEMANA II DO ADVENTO Ano C


+ Em esprito de Advento, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus! PALAVRA DE DEUS Da Primeira Epstola de S.Paulo aos Filipenses (2leitura): Fil 1, 4-6.8-11 E nisto que eu estou confiado: Aquele que comeou em vs obra to boa h-de lev-la a bom termo, at ao dia de Jesus Cristo. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Paulo manifesta o grande afeto que tem pelas pessoas de Filipos e agradece a Deus a sua fidelidade e empenho na difuso do Evangelho de Jesus Cristo. Apesar de tudo, ningum perfeito e a f crist uma caminhada sempre difcil rumo perfeio e santidade. Ningum pode estar de braos cruzados passivamente sombra das conquistas realizadas. A f um dom de Deus mas importa lutar sem desfalecer para conseguir ter um corao puro e irrepreensvel na caridade para acolher o Senhor que vem. Os interesses, as aparncias, as divises, as murmuraes, os egosmos, e as guerrilhas so obstculos srios que impedem que Jesus nasa no nosso corao e nos possa conduzir plenitude da vida e do amor. Aquele que comeou em ns esta obra da redeno, quer lev-la a bom porto. Ele conta connosco, acredita em ns e jamais desistir de ns. O amor assim. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos? ORAO EM IGREJA Hino de Advento da Liturgia das Horas nuvens, chovei do alto, E aparea a salvao Que Deus nos traz escondida Em humano corao. Abra-se a terra e germine, Em fecunda virgindade, O Salvador prometido Para toda a humanidade. Deus est perto de ns E j se sente pulsar O corao do Senhor Que vem connosco morar. Glria seja dada ao Pai E ao Filho que Ele nos deu E ao Esprito fecundo Que sobre a Virgem desceu. ORAO FINAL Preparai, Senhor, os nossos coraes com o poder da Vossa graa, para que, no dia da vinda de Cristo, Vosso Filho, mereamos entrar no banquete da vida eterna e receber dEle mesmo o alimento do cu. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

11
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

QUINTA-FEIRA, 13 de dezembro - SEMANA II DO ADVENTO Ano C Memria de S.Luzia, Virgem e Mrtir


+ Em esprito de Advento, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Lucas: Lc 3, 1-6 fez-se ouvir, no deserto, a palavra de Deus a Joo, filho de Zacaria. E ele foi a toda a zona do Jordo, a pregar um batismo de penitncia, em ordem remisso dos pecados. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Joo era o primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias. Era profeta e a sua misso era prepara o corao das pessoas para acolher o Messias. Como ele, os cristos, que so constitudos profetas pelo sacramento do batismo, so incumbidos da tarefa de dar testemunho de que o Senhor vem e a preparar os caminhos para que Jesus possa chegar ao corao do mundo e dos homens. Somos convidados a uma converso radical que destrua as cadeias que nos mantm prisioneiros da maldade e do egosmo. urgente mudarmos de vida, ouvir mais e melhor o Senhor que nos fala, orientar a nossa antena existencial para o Deus que vem, chega e deseja habitar a nossa casa. S seremos verdadeiramente felizes e autenticamente realizados se Deus for mesmo a nossa grande prioridade, o nosso valor supremo, a razo de ser e Aquele que d sentido nossa histria e direo ao nosso caminho. S os seus caminhos de amor nos levam salvao. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos? ORAO EM IGREJA Hino de Advento da Liturgia das Horas Luz terna, suave, no meio da noite, Leva-me mais longe... No tenho aqui morada permanente: Leva-me mais longe... Que importa se to longe para mim A praia aonde tenho de chegar, Se sobre mim levar constantemente Poisada a clara luz do teu olhar? Nem sempre Te pedi como hoje peo Para seres a luz que me ilumina; Mas sei que ao fim terei abrigo e acesso Na plenitude da tua luz divina. Esquece os meus passos mal andados, Meu desamor perdoa e meu pecado. Eu sei que vai raiar a madrugada E no me deixars abandonado. Se Tu me ds a mo, no terei medo, Meus passos sero firmes no andar. Luz terna, suave, leva-me mais longe: Basta-me um passo para a Ti chegar. ORAO FINAL Despertai, Senhor, o Vosso poder e vinde socorrer-nos: apressai misericordioso e propcio a salvao que os nossos pecados retardam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

12
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEXTA-FEIRA, 14 de dezembro - SEMANA II DO ADVENTO Ano C Memria de S.Joo da Cruz, Presbtero e Doutor da Igreja
+ Em esprito de Advento, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Lucas: Lc 3, 1-6 Assim est escrito no Livro dos Orculos do profeta Isaas: Uma voz brada no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai-Lhe as veredas. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Os profetas do Antigo Testamento anunciaram e denunciaram no sentido de orientar e ajudar o povo de Deus a ser fiel Aliana. O plano original de Deus expresso no Gnesis fora adulterado pelo pecado. Apesar de Ado e Eva terem decidido seguir por outros caminhos, Deus no desistiu da humanidade. O amor espera, no desiste e tem pacincia. A criao est intimamente ligada redeno da humanidade e os profetas anunciam que Deus no abandona o seu povo e -lhe fiel sempre e em qualquer circunstncia. A vinda at ns do prprio Deus ser uma realidade e vir ao encontro da humanidade concreta com os seus problemas, nsias, dramas, sonhos e esperanas concretas. O primo de Jesus tem conscincia que o Messias vir em breve e necessrio preparar bem a sua chegada. urgente aplanar os caminhos que nos ligam uns aos outros e nos abrem o caminho para o Senhor que vai chegar nossa vida. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos? ORAO EM IGREJA Hino de Advento da Liturgia das Horas No demoreis, Salvador do mundo, Erguei-vos, divina Claridade; Sol do novo dia, Luz, Verdade, Vencei da noite o sono to profundo. O vosso nascimento em nossa histria Transforme em alegria o sofrimento; Chegue depressa o to feliz momento De contemplar a luz da vossa glria! Olhai a humanidade pecadora, Olhai as suas dores, seus pecados; De tantos males somos esmagados! Abri a vossa mo libertadora! ORAO FINAL Mostrai, Senhor, o Vosso poder e vinde em nosso auxlio: libertai-nos dos perigos que nos ameaam por causa dos nossos pecados e salvai-nos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

13
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SBADO, 15 de dezembro - SEMANA II DO ADVENTO Ano C


+ Em esprito de Advento, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus!

PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Lucas: Lc 3, 1-6 Os lugares tortuosos ficaro direitos, e os acidentados, caminhos planos. E toda a criatura ver a salvao de Deus.
- Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo?

REFLEXO O profeta Joo Baptista no deixou ningum indiferente pelo seu estilo de vida radical e pela sua mensagem e palavras desafiantes. Incomodou de tal forma que terminou a sua vida decapitado por defender a verdade, a justia, a concrdia. Interpelava as pessoas a uma mudana total quanto forma de pensar e de agir e quanto aos valores e s prioridades da vida. Era e essencial preparar o corao para que esteja livre e disponvel no sentido de acolher a boa nova do Reino anunciado pelo Messias. S assim Jesus poder nascer aqui e agora novamente, caminhar ao encontro de cada pessoa e propor-lhe a salvao de Deus. Isto ser profeta, esta a misso proftica que Deus continua a confiar-nos. A salvao que nos oferecida um dom de Deus, um presente do cu, uma graa do Criador e Redentor. Importa endireitar, aplanar e limpar os nossos caminhos para acolher o Caminho, a Verdade e a Vida. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos?

ORAO EM IGREJA Hino de Advento da Liturgia das Horas


Vinde, Jesus, Brilhe no mundo a vossa Luz. Vinde, Senhor, Reine entre os homens vosso Amor. Vinde, Senhor: a Igreja Vos espera, Sol de justia, eterna primavera. Vinde, Senhor: a Terra Vos procura, Vs sois a Luz de toda a criatura. Palavra Eterna, falai vossa Igreja Que to ardentemente Vos deseja. Palavra Eterna, criai um mundo novo, Fazei dos homens todos um s povo. Palavra Eterna, Simples, Incorrupta, Falai, Senhor, que a vossa Igreja escuta. Palavra Eterna, clamai neste deserto, Fazei sentir aos homens que estais perto. Vinde, Senhor: a Igreja vossa Esposa, Mostrai-lhe a vossa face gloriosa. Vinde, Senhor: Falai, Verbo de Deus, Criai a nova terra e os novos cus.

PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Dilogo em famlia sobre os compromissos de Advento assumidos por todos nesta semana. A preparao para a chegada do Messias foi mais real? O Menino de Belm pode nascer novamente no corao de cada um e mais visvel na nossa casa? Que dificuldades se nos depararam? O que devemos melhorar? ORAO FINAL Senhor, nosso Deus, que pela Imaculada Conceio da Virgem Maria preparastes para o Vosso Filho uma morada e, em ateno aos mritos futuros da morte de Cristo, a preservastes de toda a mancha, concedei-nos, por sua intercesso, a graa de chegarmos purificados junto de Vs. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

14
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEMANA III DO ADVENTO Ano C

15
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEGUNDA-FEIRA, 17 de dezembro / SEMANA III DO ADVENTO Ano C


+ Em esprito de Advento, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus! PALAVRA DE DEUS Do Livro do profeta Sofonias (1leitura): Sf 3, 14-18a O Senhor, teu Deus, est no meio de ti, como heri que te vem salvar. Por causa de ti vai encher-se de jbilo e renovar-te no Seu amor; exultar de alegria por causa de ti, como em dia de festa. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO O nosso bom Deus alegre e convida-nos alegria. Quem est com Ele no pode estar triste, mesmo no meio das dificuldades e provaes do quotidiano. Deus no se cansa de insistir em vir ao nosso encontro e de habitar no meio de ns, apesar das nossas debilidades e fraquezas. Ele teima simpaticamente em propor-nos a salvao. O seu amor, que a sua prpria essncia, venceu e isso garantia de felicidade, segurana e vida em abundncia. Ele o nosso verdadeiro heri, Aquele em quem podemos verdadeiramente confiar e esperar. O seu amor redentor perdoa as nossas faltas, desencadeia a converso, transforma-nos radicalmente e renova-nos profundamente. A sua graa a causa da nossa alegria e a nossa redeno f-Lo exultar de felicidade. O nosso Deus faz festa sempre que nos abrimos sua graa e permitimos que Ele faa em ns maravilhas. Ele vem e vir sempre. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos? ORAO EM IGREJA Hino de Advento da Liturgia das Horas
Excelso Criador dos grandes astros, Jesus, eterna luz dos vossos crentes, Divino Redentor da humanidade, Ouvi as nossas splicas ardentes. Viestes, Jesus, para salvar-nos Da morte em que o demnio nos trazia: Do mundo enfraquecido foi remdio O vosso amor que alenta e que alumia. Para salvar-nos todos do pecado, Viestes at ns como um Cordeiro: Dum seio imaculado vs nascestes Para Vos imolardes num madeiro. O vosso nome santo e omnipotente Por toda a criao seja adorado: Vs sois, Senhor Jesus, excelso Rei, Todo o poder que existe Vos foi dado. Combatendo na terra o bom combate, Queremos vosso reino dilatar: Vireis, divino Rei, no fim dos tempos,

A vossa eterna glria proclamar. COMPROMISSO SEMANAL A famlia convidada a um compromisso de Advento a ser realizado por todos nesta semana para que a preparao para a chegada do Messias seja mais real e o Menino de Belm possa nascer novamente no corao de cada um e seja mais visvel na nossa casa. Como preparar em famlia e com gestos concretos os caminhos do Senhor? ORAO FINAL Senhor nosso Deus, fazei-nos esperar ansiosamente a vinda do Vosso Filho, para que, quando Ele bater nossa porta, nos encontre vigilantes na orao e alegres no Seu louvor. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor / R: Graas a Deus!

16
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

TERA-FEIRA, 18 de dezembro - SEMANA III DO ADVENTO Ano C


+ Em esprito de Advento, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus! PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Is 12, 2-6 O Senhor o Deus que me salva. Tenho confiana e nada temo. O Senhor a minha fora, a razo da minha alegria. O Senhor a minha salvao - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo da Eucaristia de domingo? REFLEXO A f de muito boa gente uma realidade to secundria, acidental e abstrata que apenas em situaes limite muitos se lembram de se agarrar quelas coisas que se constituram alicerces fundamentais da infncia. triste darmo-nos conta que a f de tantas pessoas frgil, inconsistente, infantil, pobre, enfim, light. Apesar de a f crist ser essencialmente um dom de Deus, constrangedor sentirmos que no somos dignos de to inefvel graa pois no nos apaixonamos profundamente por este Deus que nos oferece a salvao como o mais belo presente que podemos receber. Muitas vezes, no sentimos a f como uma relao de amor com Algum que nos to especial. Na verdade, o Senhor est apaixonado por ns e a sua felicidade ver-nos felizes. S Ele nos pode salvar, s Ele a nossa energia, s Ele nos realiza e d sentido nossa vida. Nada nem ningum devo temer pois Ele vem e quer estar ao nosso lado. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos? ORAO EM IGREJA Hino de Advento da Liturgia das Horas Sabedoria infinita, Vinde j ao nosso mundo Ensinar-nos o caminho Da salvao e da graa. Poder de Deus infinito, Vinde j ao nosso mundo Libertar-nos do inimigo, No poder do vosso brao. Vs que sois luz infinita, Vinde j ao nosso mundo Iluminar a cegueira Para vermos o caminho. Palavra do amor de Deus, Vinde j ao nosso mundo. Nascei, Senhor, na minha alma E ficai para todo o sempre. ORAO FINAL Ouvi, Senhor, benignamente as nossas splicas e vinde em nosso auxlio nas lutas e difuldades da vida, para que, reconfortados pela presena de Vosso Filho, sejamos livres da antiga escravido do pecado. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

17
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

QUARTA-FEIRA, 19 de dezembro - SEMANA III DO ADVENTO Ano C


+ Em esprito de Advento, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus! PALAVRA DE DEUS Da Primeira Epstola de S.Paulo aos Filipenses (2leitura): Fl 4,4-7 O Senhor est prximo. No tenhais qualquer preocupao. Mas, em tudo, recorrei orao e splica, juntamente com aes de graas, para que os vossos pedidos cheguem presena de Deus. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO A vida segundo o Evangelho de Jesus Cristo deve estar alicerada na alegria. A Boa Nova , efetivamente, uma boa notcia e a alegria deve caracterizar este tempo de espera do Senhor e da sua proposta de libertao e salvao. a certeza da presena de Deus que vem sempre at ns que a nossa alegria deve anunciar a todos aqueles que nos rodeiam. Na verdade, as atitudes que devem estar presentes na vida de todos os que desejam acolher o Senhor so a alegria, a bondade e a orao. O Messias est prximo e a orao a melhor forma de nos prepararmos para to singular acontecimento na nossa vida. S conseguiremos estar completamente disponveis para acolher o Senhor que vem se dialogarmos e partilharmos com Ele tudo quanto somos, sentimos, fazemos e temos. A nossa nica e grande preocupao deve ser o Senhor, pois s Ele nos basta. bom falarmos com Ele e ouvir o que tem para nos dizer. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos? ORAO EM IGREJA Hino de Advento da Liturgia das Horas nuvens, chovei do alto, E aparea a salvao Que Deus nos traz escondida Em humano corao. Abra-se a terra e germine, Em fecunda virgindade, O Salvador prometido Para toda a humanidade. Deus est perto de ns E j se sente pulsar O corao do Senhor Que vem connosco morar. Glria seja dada ao Pai E ao Filho que Ele nos deu E ao Esprito fecundo Que sobre a Virgem desceu. ORAO FINAL Preparai, Senhor, os nossos coraes com o poder da Vossa graa, para que, no dia da vinda de Cristo, Vosso Filho, mereamos entrar no banquete da vida eterna e receber dEle mesmo o alimento do cu. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

18
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

QUINTA-FEIRA, 20 de dezembro - SEMANA III DO ADVENTO Ano C


+ Em esprito de Advento, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Lucas: Lc 3, 10-18 Naquele tempo, as multides perguntaram a Joo Baptista: Que havemos ns de fazer? Ele respondeu-lhes: Quem tem duas tnicas reparta com aquele que no tem. E quem tem mantimentos proceda da mesma forma. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Se optamos por viver a vida com resignao e passividade com a argumentao de que nada podemos fazer para mudar o mundo, ento no estamos verdadeiramente a viver mas a tentar sobreviver, deixandonos enredar pelas teias do comodismo e do egosmo e abafar pelas garras da maldade e do dio. Perguntarmo-nos permanentemente que podemos ainda fazer para melhorar no s genericamente o mundo que nos rodeia mas o mundo concreto de algum que est perto de ns, estar aberto s interpelaes do Evangelho. Devemos estar disponveis para questionarmos a nossa prpria vida e somente assim tomaremos conscincia daquilo que preciso mudar, renovar e transformar. A chave da felicidade est sempre na nossa abertura aos demais, na partilha do muito que temos e somos, pois h sempre quem esteja bem pior do que ns. Assim, o Senhor fica bem mais prximo de ns. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos? ORAO EM IGREJA Hino de Advento da Liturgia das Horas Luz terna, suave, no meio da noite, Leva-me mais longe... No tenho aqui morada permanente: Leva-me mais longe... Que importa se to longe para mim A praia aonde tenho de chegar, Se sobre mim levar constantemente Poisada a clara luz do teu olhar? Nem sempre Te pedi como hoje peo Para seres a luz que me ilumina; Mas sei que ao fim terei abrigo e acesso Na plenitude da tua luz divina. Esquece os meus passos mal andados, Meu desamor perdoa e meu pecado. Eu sei que vai raiar a madrugada E no me deixars abandonado. Se Tu me ds a mo, no terei medo, Meus passos sero firmes no andar. Luz terna, suave, leva-me mais longe: Basta-me um passo para a Ti chegar. ORAO FINAL Despertai, Senhor, o Vosso poder e vinde socorrer-nos: apressai misericordioso e propcio a salvao que os nossos pecados retardam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

19
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEXTA-FEIRA, 21 de dezembro - SEMANA III DO ADVENTO Ano C


+ Em esprito de Advento, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Lucas: Lc 3, 10-18 O povo estava na espectativa, e todos perguntavam no seu ntimo se Joo no seria o Messias. Ele ento tomou a palavra e disse-lhes a todos: Eu batizo-vos com gua, mas vai chegar quem mais forte do que eu, e eu no sou digno de Lhe desatar as correias das sandlias. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO O povo de Israel esperava ansiosamente a chegada do Messias. Os profetas do Antigo Testamento no se cansaram de falar em nome de Deus, porque chamados e enviados por Ele para denunciar e anunciar a chegada do Reino de Deus. Joo Batista era um profeta bem especial pelo modo como vivia e pelo seu discurso interpelante. Muitos pensaram que talvez fosse ele o tal messias esperado mas Joo no quer que se iludam. Ele o precursor, aquele que vem antes, aquele que anuncia e prepara o caminho para a chegada do primo, o verdadeiro e nico Senhor e Salvador. Por vezes, h quem tenha a tentao de quase divinizar e adorar os mediadores de Deus, at porque alguns deles se pem mesmo a jeito. Joo quer estar sempre em segundo plano, na sua humildade e simplicidade e a sua misso nica e exclusivamente a de indicar o caminho da converso e apontar o Mestre que est a chegar e que batiza no Esprito Santo. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos? ORAO EM IGREJA Hino de Advento da Liturgia das Horas No demoreis, Salvador do mundo, Erguei-vos, divina Claridade; Sol do novo dia, Luz, Verdade, Vencei da noite o sono to profundo. O vosso nascimento em nossa histria Transforme em alegria o sofrimento; Chegue depressa o to feliz momento De contemplar a luz da vossa glria! Olhai a humanidade pecadora, Olhai as suas dores, seus pecados; De tantos males somos esmagados! Abri a vossa mo libertadora! ORAO FINAL Mostrai, Senhor, o Vosso poder e vinde em nosso auxlio: libertai-nos dos perigos que nos ameaam por causa dos nossos pecados e salvai-nos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

20
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SBADO, 22 de dezembro - SEMANA III DO ADVENTO Ano C


+ Em esprito de Advento, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus!

PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Lucas: Lc 3, 10-18 Esse batizar-vos- no Esprito Santo e em fogo. Tem na mo a p de joeirar, para limpar a Sua eira e recolher o trigo no Seu celeiro. Mas a palha, queim-la- num fogo que no se apaga. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Joo batiza em gua mas est a chegar Aquele que batizar no Esprito Santo e no fogo para destruir o mundo velho e fazer surgir a vida nova. Joo Baptista anuncia ao povo a maravilhosa interveno, no espao e tempo da humanidade, no aqui e agora da histria, de Deus em pessoa atravs da chegada do Messias que vai desafiar todos e cada um a uma renovao em plenitude. No entanto,Deus s quer salvar e redimir se cada pessoa quiser e se disponibilizar a acolher a pessoa de Jesus, a sua Boa Nova e o Reino dos Cus que anuncia. O batismo de Jesus consiste em receber essa vida de Deus que atua no corao de cada pessoa, transformando-o radicalmente pela fora do Esprito. O Messias oferece uma nova vida, uma vida purificada, uma existncia onde o pecado e a maldade j no vencero pois a graa de Deus mais forte que tudo e todos. O Reino de Deus est a chegar. A plenitude dos tempos est a. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos?

ORAO EM IGREJA Hino de Advento da Liturgia das Horas


Vinde, Jesus, Brilhe no mundo a vossa Luz. Vinde, Senhor, Reine entre os homens vosso Amor. Vinde, Senhor: a Igreja Vos espera, Sol de justia, eterna primavera. Vinde, Senhor: a Terra Vos procura, Vs sois a Luz de toda a criatura. Palavra Eterna, falai vossa Igreja Que to ardentemente Vos deseja. Palavra Eterna, criai um mundo novo, Fazei dos homens todos um s povo. Palavra Eterna, Simples, Incorrupta, Falai, Senhor, que a vossa Igreja escuta. Palavra Eterna, clamai neste deserto, Fazei sentir aos homens que estais perto. Vinde, Senhor: a Igreja vossa Esposa, Mostrai-lhe a vossa face gloriosa. Vinde, Senhor: Falai, Verbo de Deus, Criai a nova terra e os novos cus.

PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Dilogo em famlia sobre os compromissos de Advento assumidos por todos nesta semana. A preparao para a chegada do Messias foi mais real? O Menino de Belm pode nascer novamente no corao de cada um e mais visvel na nossa casa? Que dificuldades se nos depararam? O que devemos melhorar? ORAO FINAL Senhor, nosso Deus, que pela Imaculada Conceio da Virgem Maria preparastes para o Vosso Filho uma morada e, em ateno aos mritos futuros da morte de Cristo, a preservastes de toda a mancha, concedei-nos, por sua intercesso, a graa de chegarmos purificados junto de Vs. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

21
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEMANA IV DO ADVENTO E SEMANA DO NATAL Ano C

22
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEGUNDA-FEIRA, 24 de dezembro / SEMANA IV DO ADVENTO Ano C


+ Em esprito de Natal, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Nasce em ns, Senhor Jesus!

PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Mateus (Missa Vespertina da Viglia de Natal): Mt, 1, 1-25 Jos, filho de David, no tenhas receio de trazer Maria, tua Esposa, para junto de ti, pois o que nEla se gerou fruto do Esprito Santo. Dar luz um Filho, ao qual pors o nome de Jesus, pois Ele h-de salvar o Seu povo dos seus pecados. Tudo isto sucedeu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: H-de a Virgem conceber e dar luz um Filho, ao qual ho-de pr o nome de Emanuel, que quer dizer: Deus connosco. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho? REFLEXO E eis-nos porta do Natal. Aps estas semanas de Advento, est na hora de receber Aquele que vem a ns. O nosso Deus vai chegar e isto motivo de festa e de alegria. Aquele que foi anunciado pelos profetas vai nascer. Que inefvel mistrio est para acontecer. Deus, que durante tantos sculos enviou pessoas em seu nome para conduzir o seu povo, agora decide Ele mesmo vir at ns. Se por Eva veio o pecado, a escravido, a perdio e a morte, por outra mulher, Maria, chega a graa, a libertao, a salvao e a vida. O todo-poderoso, eterno e transcendente faz-se Deus connosco, encarna, faz-se homem. O Messias, que toma a nossa humanidade em Maria, fruto do Esprito Santo, apesar das dvidas e receios naturais de Jos que foi escolhido para ser o esposo de Maria de Nazar e pai adotivo do Menino de Belm. Eis que chegou a plenitude dos tempos. Maria vai dar luz Aquele que salvar o povo dos seus pecados. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos?

ORAO EM IGREJA Hino de Natal da Liturgia das Horas


Esta noite de alegria Ningum est sonolento, noite do Nascimento Em que Deus mostrou seu dia. noite de gr memria, Noite em dia convertida, Escurido consumada Com gro resplendor de glria. No meio mais luminosa Que no mundo nunca viste E de escura, fria e triste, A mais doce e gloriosa. Oh noite favorecida De memorvel coroa, Vista de Deus em pessoa Comeando humana vida! Dos Anjos toda cercada, Dos elementos servida, Do Pai e Filho escolhida,

Do Esprito Santo espirada! COMPROMISSO SEMANAL A famlia convidada a celebrar o Natal, tornando bem real e verdadeiro o nascimento do Menino de Belm. Como preparar em famlia e com gestos concretos esta festa de aniversrio to importante e bonita? Ser que podemos convidar algum mais necessitado de bens, amor e carinho para partilhar connosco o nosso Natal? ORAO FINAL Concedei, Deus todo-poderoso, que, inundados pela nova luz do Verbo Encarnado, resplandea em nossas obras o que pela f brilha em nossa mente. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor / R: Graas a Deus!

23
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

TERA-FEIRA, 25 de dezembro NATAL DO SENHOR Ano C SOLENIDADE


+ Em esprito de Natal, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Nasce em ns, Senhor Jesus! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Joo (Missa do Dia do Natal do Senhor): Jo 1,1-18 No princpio era o Verbo, o Verbo estava junto de Deus, e o Verbo era Deus. Tudo se fez por meio dle, e, sem Ele, nada se fez. NEle, o que existe era Vida, e a Vida era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas no a dominam. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia do Dia de Natal? REFLEXO Natal. Eis-nos chegados ao dia do aniversrio do nosso irmo Jesus. Ele est de parabns. H uns 2012 anos atrs, em Belm nasceu para ns e para a nossa salvao o Filho de Deus. A Palavra viva de Deus torna-se pessoa em Jesus, cuja tarefa a de completar o projeto da Criao. O Verbo de Deus encarna para destruir tudo aquilo que se ope vida e luz e criar condies para que brote o homem novo que abrace uma existncia em plenitude e em relao filial com o Pai. A Palavra no estava somente perto de Deus. Era o prprio Deus e identifica-se completamente com a essncia e obra criadora de Deus. Chegada a plenitude dos tempos, o Verbo de Deus veio ao encontro da humanidade, fazendo-se homem tambm. Deus mesmo est aqui e agora connosco pois montou a sua tenda no nosso meio. Estamos em festa e o nosso corao rejubila de felicidade. O Menino Deus quer continuar a nascer no nosso corao. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos? ORAO EM IGREJA Hino de Natal da Liturgia das Horas Oh admirvel noite em que nasceu Do seio de Maria o Redentor! Em humildade extrema apareceu Quem do Pai celeste resplendor. Rejubilou a terra de alegria No santo nascimento de Jesus: Do seio imaculado de Maria Surgiu em noite escura a eterna Luz. Aquele que deu vida s criaturas Hoje aparece como nosso irmo: Quem acendeu os astros nas alturas Desceu nossa humana condio. Naes do mundo inteiro, bendizei, Louvai o Deus Menino e sua Me; Louvai com alegria o vosso Rei, Nascido na pobreza de Belm. Exultemos de alegria, Adoremos o Senhor: Da Virgem Santa Maria Nasceu Cristo, o Redentor ORAO FINAL Senhor nosso Deus, que de modo admirvel criastes o homem e de modo ainda mais admirvel o renovastes, fazei que possamos participar na vida divina de vosso Filho, que Se dignou assumir a nossa natureza humana. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

24
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

QUARTA-FEIRA, 26 de dezembro TEMPO DO NATAL Ano C Festa de S. Estevo, Primeiro Mrtir


+ Em esprito de Natal, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Nasce em ns, Senhor Jesus! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Joo (Missa do Dia do Natal do Senhor): Jo 1,1-18 O Verbo era a Luz verdadeira, que a todo o homem ilumina, ao vir a este mundo. Ele estava no mundo, e o mundo, feito por meio dEle, no O conheceu. Veio para o que era Seu, e os Seus no O acolheram. Mas a quantos O receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, a eles que acreditaram no Seu nome. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia do Dia de Natal? REFLEXO Natal todos os dias ou sempre que o Homem quiser. O acontecimento do Natal, efetivamente, tem lugar sempre que permitimos que Jesus venha at ns e nasa em cada dia da nossa vida, em cada momento da nossa histria e em cada instante do nosso quotidiano. Aquela Luz que veio para aqueles que andavam nas trevas no quer jamais apagar-se e deseja iluminar os caminhos reais e concretos de todas e de cada pessoa, possibilitando a cada uma encontrar a vida em plenitude, cheia de amor e verdade. Muitos no reconheceram naquele menino do prespio, o prprio Deus que veio at ns e montou a sua tenda na nossa aldeia. O filho de Maria a prpria tenda de Deus que permite que Ele habite no espao e no tempo terrestre no meio dos homens e mulheres de todos os tempos e lugares. Acolhendo-O em nossa casa e abrindo-nos salvao que nos oferece, tornamo-nos irmos daquele Menino e filhos de Deus Pai. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos? ORAO EM IGREJA Hino de Natal da Liturgia das Horas De Jess, raiz fecunda, Cumprindo-se a profecia, Cheio de graa e perdo Nasce Jesus de Maria. Um Menino nos foi dado E um Filho nos nasceu. Glria a Deus e paz na terra Cantam os Anjos no Cu. A lua, o sol, as estrelas E tudo quanto o Cu cobre Cantem ao Rei do Universo Que quis nascer como pobre. ORAO FINAL Concedei, Deus omnipotente, que o novo nascimento, segundo a carne, do vosso Filho Unignito nos liberte da antiga escravido em que nos retm o jugo do pecado. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

25
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

QUINTA-FEIRA, 27 de dezembro TEMPO DE NATAL Ano C Festa de S.Joo, Apstolo e Evangelista


+ Em esprito de Natal, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Nasce em ns, Senhor Jesus! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Joo (Missa do Dia do Natal do Senhor): Jo 1,1-18 E o Verbo fez-se carne e habitou no meio de ns. E ns vimos a glria dEle, glria que Lhe vem do Pai como a Filho nico, cheio de graa e de verdade. Joo d testemunho dEle, exclamando: Era dEste que eu dizia: O que vem depois de mim passou minha frente, porque era antes de mim. Na verdade, foi da Sua plenitude que ns todos recebemos graa aps graa. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia do dia de Natal? REFLEXO A Palavra de Deus faz-se pessoa no beb de Maria que nos nasceu. O amor de Deus to grande que envia o seu prprio Filho at ns para que habite nas nossas terras, trilhe os nossos caminhos, entre nas nossas casas e permanea no nosso corao. Aceita revestir-se da fragilidade humana para nos oferecer a vida em plenitude. Humildemente, decidiu ser como ns, humanos como qualquer um de ns, de carne e ossos como todos ns. Eis a fantstica odisseia de um Deus que no quer sentir-se distante dos seus filhos mas faz tudo para expressar-nos o seu amor e para estar ao nosso lado. O Menino de Belm o Deus do amor e da relao, que quer continuar a nascer no nosso aqui e agora, que quer continuar a apostar em ns, a encontrar-se e a dialogar connosco e que no desiste do seu projeto de felicidade para todos e cada um. Dele recebemos a graa da salvao. bom estar com Ele, contempl-Lo e ador-Lo no prespio. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos? ORAO EM IGREJA Hino de Natal da Liturgia das Horas Deus fez brilhar em ns a sua luz Para que nela vssemos a imagem Do esplendor da glria de Deus, Que se reflete em Cristo, sol da vida. Olhos na luz que nos revela o dia, A luz nos leve ao dia do Senhor. O seu claro desfaa as nossas trevas E reine a paz em nossos coraes. O nosso Deus, o Pai da glria eterna, Se digne abrir ao Cu o nosso olhar E nos conceda a herana jubilosa Que nos reserva em Cristo Salvador. Honra e louvor e glria ao Pai do Cu, Por Jesus Cristo, seu amado Filho, Na unidade do Esprito Santo. Honra e louvor ao Deus da eternidade! ORAO FINAL Concedei, Deus todo-poderoso, que, inundados pela nova luz do Verbo Encarnado, resplandea em nossas obras o que pela f brilha em nossa mente. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

26
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEXTA-FEIRA, 28 de dezembro TEMPO DE NATAL Ano C Festa dos SS.Inocentes, Mrtires


+ Em esprito de Natal, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Nasce em ns, Senhor Jesus! PALAVRA DE DEUS Da Leitura do Livro do profeta Isaas: Is 52, 7-10 Como so graciosos, nas montanhas, os ps do mensageiro da paz. Anuncia boas novas, proclama a salvao e diz a Sio: O teu Deus Rei. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Livro do profeta Isaas? REFLEXO Deus no nos abandonaria jamais. O nosso rei no se esqueceu da sua cidade em runas e voltar a fazer dela uma cidade bonita e plena de vida. Terminou o tempo do sofrimento e da opresso. Eis o anncio da chegada de Deus ao meio do seu Povo. O nosso Deus o rei que proporciona a paz e a salvao, oferecendo ao seu povo uma era de felicidade e bem-estar sem ocaso. Somos convidados a acolher o mensageiro da paz, que anuncia boas notcias e oferece a redeno da humanidade e a substituir a tristeza pela alegria e pelos gritos de vitria. O nascimento do Filho de Deus a manifestao plena da consolao que o Senhor oferece ao seu povo, ao resgatar toda a famlia humana da fora do pecado. Todos os confins da terra veem a salvao do nosso Deus que nasce para todos. A libertao chegou e no h mais razes para a tristeza, a desiluso e a deceo. O Senhor que nos nasceu a nossa consolao. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos? ORAO EM IGREJA Hino de Natal da Liturgia das Horas Nasceu o Verbo eterno sem comeo, O Criador do homem fez-Se homem, terra de que Deus e Senhor O Altssimo desceu feito Menino. Em nossa carne veio o Poderoso Na fraqueza mostrar a sua fora. Misterioso sinal do amor divino: O Criador do mundo criatura, Como escravo nasceu o grande Rei, Em figura mortal o Autor da Vida. Servindo o homem, vem o nosso Deus Trazer aos homens vida em plenitude. Virgem gloriosa, Me de Deus, filha predilecta do Altssimo, Habitou em teu seio virginal Aquele que o mundo todo no contm, Virgem, que luz deste a luz do mundo, Senhora, Me de Cristo e nossa Me! ORAO FINAL Senhor nosso Deus, que de modo admirvel criastes o homem e de modo ainda mais admirvel o renovastes, fazei que possamos participar na vida divina de vosso Filho, que Se dignou assumir a nossa natureza humana. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

27
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SBADO, 29 de dezembro TEMPO DE NATAL Ano C


+ Em esprito de Natal, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Nasce em ns, Senhor Jesus!

PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 97 Cantai ao Senhor um cntico novo, Porque Ele fez maravilhas. A sua mo direita deu-Lhe a vitria; Ela proveio do Seu santo Brao
- Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo?

REFLEXO O nascimento de Jesus o maior acontecimento da humanidade. A histria conhece um tempo antes de Cristo e uma nova era depois de Cristo. O Criador o Redentor. S temos motivos para louvar a bondade e ternura do nosso Deus que nos ama sem reservas ou limites. O menino de Belm que nos nasceu a luz que encarnou para salvar o povo que andava nas trevas. Deus no nos deixa perdidos e abandonados a calcorrear caminhos de sofrimento e de morte, mas envia-nos o seu prprio Filho Unignito que nos oferece o Reino da alegria, da felicidade, do amor e da paz sem fim. Ele s sabe fazer maravilhas. Ele vencedor da guerra, do dio, do sofrimento e da desgraa. O beb Deus que nasceu na grutinha de Belm no impe a sua fora. Que fora pode ter uma criana to pequenina? A salvao que traz no imposta, mas um dom oferecido com ternura e amor. O Menino est de parabns. Cantemos-Lhe uma cano! DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de ideias para auxiliar no dilogo orante em famlia: - Que motivos temos para dizer obrigado porque o Senhor veio e esteve connosco? Que razes temos para dizer desculpa porque o Senhor veio a ns e no O recebemos?

ORAO EM IGREJA

Hino de Natal da Liturgia das Horas


No princpio era o Verbo E o Verbo era Deus. Tudo por Ele foi criado Na terra como nos cus. Luz eterna e verdadeira, Mistrio de Deus profundo, Que ilumina todo o homem Que nasce para este mundo. O mundo por Ele foi feito, Mas no O reconheceu; E no O quis receber, Quando veio ao que era seu. Mas o Verbo Se fez homem E habitou entre ns, E vimos a sua glria, Ouvimos a sua voz. Cheio de graa e verdade No meio de ns O vemos: da sua plenitude Que todos ns recebemos. Glria ao Pai e glria ao Filho, Que nasceu da Virgem Me, Glria ao Esprito Santo. Pelos sculos. Amen.

PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL


Dilogo em famlia sobre a forma como se viveu esta semana de Natal. Comemormos o Natal como ateus ou como cristos? Como tornmos mais real e concreto o nascimento de Jesus na nossa vida pessoal, nos nossos trabalhos e na nossa casa? Tivemos a ousadia e coragem de tornar melhor o Natal de algum connosco? Que dificuldades se nos depararam? O que devemos melhorar na nossa vida concreta?

ORAO FINAL
Deus omnipotente e invisvel, que iluminais as trevas do mundo com a luz da vossa vinda, lanai sobre ns um olhar de paz, para podermos louvar dignamente o glorioso nascimento de vosso Filho Unignito, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor / R: Graas a Deus!

28
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SANTA MARIA, ME DE DEUS Ano C

29
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEGUNDA-FEIRA, 31 de dezembro de 2012 Ano C Memria de S.Silvestre I, Papa


+ Em esprito de Passagem de Ano, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Lucas: Lc 2,41-52 No sabeis que Eu devia estar na casa de meu Pai? Mas eles no entenderam as palavras que Jesus lhes disse. Jesus desceu ento com eles para Nazar e era-lhes submisso. Sua Me guardava todos estes acontecimentos em seu corao. E Jesus ia crescendo em sabedoria, em estatura e em graa, diante de Deus e dos homens. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO preocupao de Jos e Maria, Jesus responde com simplicidade e determinao que eles deviam perceber que para Ele, as exigncias de Deus, seu verdadeiro Pai, ultrapassam qualquer outra coisa. A misso que o Pai confia a Jesus vai implicar at que rompa os laos com a prpria famlia. Aqui est a chave hermenutica para perceber toda a vida de Jesus. O Filho de Deus veio ao mundo por mandato do Pai e com um projeto de salvao e libertao da humanidade. Jesus veio at ns e mergulhou na nossa histria para cumprir a vontade do seu e nosso Pai. O projeto de Deus devia ser a prioridade de qualquer cristo, a sua exigncia fundamental. As outras preocupaes deviam ser secundrias, porque no so essenciais. Jesus no faltou ao respeito aos seus pais com o seu desaparecimento ou com a resposta que lhes deu. Era-lhes submisso, educado e como qualquer outro rapaz. E Maria guardava tudo no seu corao. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Hino de Laudes da Festa da sagrada Famlia de Jesus, Maria e Jos O vosso Salvador no surgir De algum palcio de famoso rei: Na casa de Jos vos aparece To pobre e humilde como sua Me. Cresce na idade e na sabedoria Aquele que do mundo o Senhor; Quem adivinhar nesta criana O prometido Prncipe da Paz? O Verbo no Se fez apenas homem, Mas homem oprimido pela dor; No prprio nascimento prenuncia A morte redentora sobre a cruz. Assim comea a nova humanidade Na sagrada famlia em Nazar; Ali encontrars a tua imagem, Povo de Deus, Igreja Universal! COMPROMISSO SEMANAL A famlia convidada a um compromisso de Ano Novo. De que forma a celebrao da Solenidade de Santa Maria Me de Deus nos pode inspirar e desafiar a novas atitudes e a uma nova conscincia face a ns mesmos, aos outros e a Deus? O que que tenho que mudar radicalmente para ser mais parecido com Maria que seguiu e amou Jesus de forma modelar? + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

30
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

TERA-FEIRA, 01 de janeiro de 2013 - Ano C Solenidade de Santa Maria, Me de Deus


+ Em esprito de Ano Novo, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Da Leitura de S.Paulo aos Glatas (2leitura): Gal 4,4-7 Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher e sujeito Lei, para resgatar os que estavam sujeitos Lei e nos tornar seus filhos adotivos. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de hoje? REFLEXO No primeiro dia do novo ano civil, a Igreja convida-nos a celebrar solenemente a Me de Deus. Somos desafiados a olhar a figura mpar de Maria, como aquela que disse sim ao projeto de Deus e, assim, nos ofereceu a figura de Jesus, o nosso libertador, redentor e salvador. A jovem de Nazar, que aceitou ser a me de Jesus, o Filho de Deus, assume, pois, um papel singular na Histria da Salvao da Humanidade, no propriamente pelos seus mritos e merecimentos, mas porque, abrindo-se com confiana e f graa de Deus, Ele pde realizar em si maravilhas, fazendo-se a ponte entre a eternidade e a histria humana. Evoca-se o amor de Deus, que enviou o seu Filho ao nosso encontro, encarnando-se em Maria, a fim de nos libertar da escravido da Lei e nos tornar seus filhos. Nesta situao privilegiada de filhos livres e amados, podemos dirigir-nos a Deus e chamar-Lhe pap. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Hino de Laudes da Solenidade de Santa maria Me de Deus Nasceu o Verbo eterno sem comeo, O Criador do homem fez-Se homem; terra de que Deus e Senhor O Altssimo desceu feito Menino. Em nossa carne veio o Poderoso Na fraqueza mostrar a sua fora. Misterioso sinal do amor divino: O Criador do mundo criatura; Como escravo nasceu o grande Rei, Em figura mortal o Autor da vida. Servindo o homem, vem o nosso Deus Trazer aos homens vida em plenitude. Virgem gloriosa, Me de Deus, filha predileta do Altssimo, Habitou em teu seio virginal Aquele que o mundo todo no contm, Virgem, que luz deste a luz do mundo, Senhora, Me de Cristo e nossa Me. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

31
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

QUARTA-FEIRA, 02 de janeiro de 2013 - Ano C Memria de S.Baslio Magno e S.Gregrio de Nazianzo, Bispos e Doutores da Igreja
+ Em esprito de Ano Novo, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Da Leitura do Livro dos Nmeros (1leitura): Num 6, 22-27 Assim abenoareis os filhos de Israel, dizendo: O Senhor te abenoe e te proteja. O Senhor faa brilhar sobre ti a sua face e te seja favorvel. O Senhor volte para ti os seus olhos e te conceda a paz. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de ontem? REFLEXO Consola-nos a certeza de que o nosso Deus o nosso bom Pai e que jamais nos abandonaria. Conforta-nos a convico de que o Senhor nosso amigo, est do nosso lado e est sempre atento s nossas necessidades. Ele est sempre disposto a dar-nos a sua bno e a sua proteo pois a sua vida estar connosco e olhar e atender quilo de que mais necessitamos. Invocar o nome do Senhor dar nova atualidade aliana, s suas promessas e s suas exigncias. do Deus da aliana que recebemos a vida e tudo um dom de Deus. No podemos esquecer a generosidade do nosso Deus, que continua a recriar-nos, desejando derramar sobre cada um a plenitude da vida e da felicidade. Faz-nos bem acolher a presena contnua de Deus na nossa caminhada, como bno que nos oferece a vida em abundncia. Mais que esperar magia e milagres de Deus, com o nosso amor e paz que a bno divina nos toca e transforma. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Hino de Vsperas da Solenidade de Santa Maria Me de Deus Oh ditoso aquele dia Em que nasceu de Maria O Redentor do universo! Oh maravilhoso dia Em que foi me uma virgem E Deus menino nascia! J os antigos Profetas Sua vinda anunciavam, Os povos da nvoite escura Seu nascimento esperavam, As promessas finalmente A cumprir-se comeavam. De Deus Pai cantando a glria, Nossas vozes levantemos; Em louvor de Jesus Cristo, Com alegria cantemos; Louvor ao Esprito Santo; A Me de Deus exaltemos. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

32
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

QUINTA-FEIRA, 03 de janeiro de 2013 Ano C Santssimo Nome de Jesus


+ Em esprito de Ano Novo, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 66 Os povos Vos louvem, Deus, todos os povos Vos louvem. Deus nos d a sua bno e chegue o seu temor aos confins da terra. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo da Eucaristia do dia 1 de Janeiro? REFLEXO O nosso Pai que est nos cus e de quem nos fala Jesus um Deus que quer muito viver connosco na terra. No quer ser Deus, Senhor, mestre ou amigo s de alguns mas todos os povos da terra so eleitos, escolhidos, convocados para se constiturem seus e da sua famlia. Criados por amor e para amar imagem e semelhana de Deus, todos os homens e mulheres do nosso planeta so seus filhos prediletos. Deus no tem mais ningum a quem amar, no tem mais ningum em quem pensar, no tem mais ningum para salvar. E f-lo por cada um como se no houvesse mais ningum no universo. O que o nosso bom Deus faz no por Ele ou para Ele. por ns e para ns, pois s Ele nos pode ajudar a sermos felizes e a sermos salvos de tudo o que no bem e bom. Deus gosta que lhe digamos que gostamos dEle e que O louvemos pois bom que sejamos gratos e precisamos dEle e da sua bno. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Hino da Solenidade de Santa Maria Me de Deus Seja louvada na terra Maternidade to alta, Com que Maria se exalta E Me de Deus se acredita. Fostes desde a eternidade Para Me de Cristo eleita, Por serdes a mais perfeita Em virtude e santidade. Agora dos pecadores Tambm sois, por graa, Me, E por isso nos convm Cantar os vossos louvores. A bno do Pai, do Filho E do Esprito tambm Fique sempre em nossas almas Para todo o sempre. men. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

33
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEXTA-FEIRA, 04 de janeiro de 2013 Ano C


+ Em esprito de Ano Novo, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Lucas: Lc 2, 16-21 Naquele tempo, os pastores dirigiram-se apressadamente para Belm e encontraram Maria, Jos e o Menino deitado na manjedoura. Quando O viram, comearam a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia do dia 1 de Janeiro? REFLEXO A cena dos pastores a serem acordados e avisados de que tinha nascido o Salvador e depois a dirigir-se a toda a pressa rumo ao prespio de Belm onde encontram Maria, Jos e o Menino na manjedoura sempre emocionante, maravilhosa e mgica. Mas, o mais importante contemplar Jesus como o libertador, que veio ao nosso encontro com uma mensagem de salvao para todos os homens, em especial para os pobres e marginalizados. Os pastores, considerados afastados da salvao de Deus, so os primeiros a quem se revela a boa nova do nascimento do Messias. Dirigem-se apressadamente para Belm, ao encontro do Menino, tal a nsia e vontade com que os pobres e dbeis esperam a ao de Deus em seu favor. O nosso Deus o Deus dos que so como os pastores que na sua humildade esperam a salvao e na sua pobreza consideram a Deus a sua riqueza e vo ansiosamente ao encontro daquele que quer vir ao nosso encontro. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Hino da Solenidade de Santa Maria Me de Deus
Quem Vos escolheu, Rainha dos Cus, Foi o mesmo Deus Que de Vs nasceu: De Vs procedeu Vossa eterna vida, Virgem escolhida. Muito alcanastes, Muito merecestes, Porque muito amastes, Muito padecestes: Virgem que nos destes O Autor da vida, Virgem escolhida. Os vossos louvores No podem ser ditos, Que so infinitos, Cada vez maiores: Destes fruto e flores, Destes-nos a vida, Virgem escolhida. O sol, as estrelas, Os lrios, as rosas, Sendo to formosas, Vs o sois mais que elas: Das coisas mais belas Fostes escolhida, Para nos dar vida.

+ Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

34
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SBADO, 05 de janeiro de 2013 Ano C


+ Em esprito de Ano Novo, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. Vem Senhor Jesus! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Lucas: Lc 2, 16-21 E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam. Maria conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu corao. Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia do dia 1 de Janeiro? REFLEXO Os pastores que foram a Belm tornam-se eles prprios porta-vozes do anncio libertador do Messias, provocando a admirao de todos os que viam e ouviam o seu testemunho. Os pastores glorificam e louvam ao Senhor por tudo o que tinham visto e ouvido pois grande a alegria pela libertao que se transforma em ao de graas ao Deus libertador. Nem sempre nos lembramos de agradecermos a Deus, o seu empenho em nos libertar da nossa debilidade e escravido. Jesus apresenta-nos uma proposta libertadora, que nos faz vencer a nossa fragilidade e nos faz encontrar a vida em plenitude e em abundncia. Por outro lado, a atitude de Maria muito interessante: ouvia tudo aquilo que se dizia de Jesus, interiorizava, aprofundava, meditava e guardava tudo no seu corao. Tinha a capacidade de contemplar, com f e confiana, a ao salvadora, libertadora e amorosa de Deus em favor do seu povo. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo?

ORAO EM IGREJA Hino da Solenidade de Santa Maria Me de Deus Como durante a noite a lua resplandece, Em vs, Senhora, a Luz do Pai nos aparece: Bendita sois, Maria! Das filhas de Israel vs sois a mais formosa, Sois do Esprito Santo a virginal esposa: Bendita sois, Maria! Como Deus prometera, a Salvao nos veio E o Prncipe da Paz nasceu do vosso seio: Bendita sois, Maria! Gerada sem pecado, inteiramente pura, Maravilhosa imagem da Igreja futura: Bendita sois, Maria! Os povos vos esperam, Me da humanidade; Chamai-os para Cristo, a eterna claridade: Bendita sois, Maria! PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Dilogo em famlia sobre os compromissos de Ano Novo. De que forma a celebrao da Solenidade de Santa Maria Me de Deus nos inspirou e desafiou a novas atitudes e a uma nova conscincia face a ns mesmos, aos outros e a Deus? Que dificuldades se nos depararam? O que devemos melhorar? + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

35
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

EPIFANIA DO SENHOR Ano C

36
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEGUNDA-FEIRA, 07 de janeiro de 2013 Ano C


+ Em esprito de Epifania, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Livro do profeta Isaas (1leitura): Is 60, 1-6 Mas sobre ti levanta-Se o Senhor, e a sua glria te ilumina. As naes caminharo tua luz e os reis ao esplendor da tua aurora. Olha ao redor e v: todos se renem e vm ao teu encontro; os teus filhos vo chegar de longe e as tuas filhas so trazidas nos braos. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Podemos cair muitas vezes e pode custar-nos levantar, mas o mais importante no desistir e no querer permanecer no cho. O nosso Deus est sempre l onde estivermos ns, quer estejamos em baixo ou em cima. Estar sempre disposto a olhar por ns, a dar-nos a mo, a levantar-nos, a abraar-nos, a caminhar connosco e a iluminar-nos com a sua luz para que no andemos nas trevas. A luz salvadora de Deus chegou para ns e transfigura Jerusalm que atrair cidade do Senhor povos de todo o mundo. Jerusalm vai atrair os olhares de todos quantos esperam a redeno e todas as gentes a inundaro de riquezas e com cnticos de louvor, atradas pela promessa do encontro com o Salvador que habitar entre ns. No poderemos jamais duvidar da fidelidade do nosso bom Deus e da sua eterna preocupao amorosa com a nossa vida, liberdade e felicidade verdadeiras. Jesus encarnou por ns e para ns. Ele a Luz verdadeira. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo?

ORAO EM IGREJA Hino de Vsperas da Solenidade da Epifania


Rei Herodes, porque temes A vinda de Cristo Rei, Que veio trazer aos homens Dos Cus o reino e a lei? Foram os Magos seguindo A estrela do Oriente E com presentes confessam A glria de Deus nascente. Desceu do trono celeste O Cordeiro imaculado E manifestou-Se aos homens Humildemente humanado. Todas as coisas submete Sua vontade divina: Muda em vinho verdadeiro gua pura e cristalina. Sobre as guas do Jordo Abrem-se as portas do Cu: Com Cristo tambm ns somos Filhos e herdeiros de Deus. Glria seja dada ao Pai E a seu Filho, Jesus, E ao Esprito Parclito Que salvao nos conduz.

COMPROMISSO SEMANAL A famlia convidada a um compromisso de Ano Novo. De que forma a celebrao da Epifania do Senhor nos pode inspirar e desafiar a novas atitudes e a uma nova conscincia face a ns mesmos, aos outros e a Deus? O que que tenho para oferecer ao Menino Jesus e o que que posso melhorar para ser melhor cristo?
+ Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

37
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

TERA-FEIRA, 08 de janeiro de 2013 Ano C


+ Em esprito de Epifania, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 71 Os reis de Trsis e das ilhas viro com presentes, os reis da Arbia e de Sab traro suas ofertas. Prostrar-se-o diante dele todos os reis, todos os povos o ho-de servir. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo da Eucaristia de domingo? REFLEXO Jesus manifesta a glria de Deus aos simples, pobres e humildes e tambm aos grandes, ricos e poderosos. A encarnao do Filho de Deus no teve lugar apenas por causa de alguns mas aconteceu por todos e cada um. Deus ofereceu-nos o melhor presente que tinha: o seu prprio Filho. Veio at ns para nos oferecer a sua graa, para nos abrir a porta da libertao da fora do pecado, para nos dar a salvao. Nunca agradeceremos o suficiente ao Senhor tudo quanto fez e faz por ns, que mais valioso que toda a riqueza material de todo o mundo e de sempre. Que temos ns para oferecer a quem tudo tem e de quem tudo procede? Nada. Pouco temos para dar a Deus a no ser ns mesmos. Pouco temos para Lhe oferecer a no ser quando e como nos damos por amor aos outros. Prostrarmo-nos na nossa pequenez e misria diante do Senhor que tudo tem para ns, isso nos basta. Ele o nosso tudo, o nosso absoluto, a nossa riqueza. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Hino de Vsperas da Solenidade da Epifania Admirai, naes de todo o mundo; Admirai este altssimo mistrio: O Senhor escolheu para seu templo O seio duma Virgem sem pecado. O Filho bem amado de Deus Pai Tomou a nossa humana natureza; Ele veio chamar todos os homens Para que tenham parte em sua herana. Provai e vede como Deus bom, Correi ao seu encontro em alegria. De todas as naes acorram gentes A ti, Jerusalm, Cidade Santa! Exultai no Senhor, todas as gentes; Exultai, que o Senhor est convosco! Voltai-vos para Ele e bendizei-O: Louvor a Vs, Senhor! Louvor a Vs! Surge, Jerusalm, e resplandece! Recebe a eterna luz do novo dia; Todas as gentes vejam tua glria, Igreja de Deus, Cidade Santa! + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

38
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

QUARTA-FEIRA, 09 de janeiro de 2013 Ano C


+ Em esprito de Epifania, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Da Epstola de S.Paulo aos Efsios (2leitura): Ef 3,2-3a.5-6 Nas geraes passadas, ele no foi dado a conhecer aos filhos dos homens como agora foi revelado pelo Esprito Santo aos seus santos apstolos e profetas: os gentios recebem a mesma herana que os judeus, pertencem ao mesmo corpo e participam da mesma promessa, em Cristo Jesus, por meio do Evangelho. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO O projeto salvfico de Deus uma realidade dirigida a toda a humanidade, juntando judeus e pagos numa mesma comunidade de irmos. Em Cristo, chegou a salvao definitiva para os homens que no se destina exclusivamente aos judeus, mas destina-se a todos os povos da terra, sem exceo. Com a encarnao do Filho de Deus e com a sua paixo, morte e ressurreio, judeus e gentios so membros de um mesmo e nico corpo, o corpo de Cristo que a Igreja. Todas as pessoas partilham o mesmo sonho divino de se tornarem seus filhos e todas participam da promessa feita por Deus a Abrao. A Igreja a comunidade dos filhos de Deus, a assembleia convocada por Cristo que acolhe e celebra o mistrio salvador de Deus. De alguma forma, todas as pessoas, todos os povos e todas as culturas acreditam em Deus e O adoram mesmo que de formas bem diversas. O convite da salvao de Deus em Jesus Cristo chegou para todos. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Hino de Completas da Solenidade da Epifania Luz terna, suave, no meio da noite, Leva-me mais longe... No tenho aqui morada permanente: Leva-me mais longe... Que importa se to longe para mim A praia aonde tenho de chegar, Se sobre mim levar constantemente Poisada a clara luz do teu olhar. Nem sempre Te pedi como hoje peo Para seres a luz que me ilumina, Mas sei que ao fim terei abrigo e acesso Na plenitude da tua luz divina.

+ Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

39
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

QUINTA-FEIRA, 10 de janeiro de 2013 Ano C Memria de S.Gonalo de Amarante, Presbtero


+ Em esprito de Epifania, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Mateus: Mt 2, 1-12 Tinha Jesus nascido em Belm da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalm uns Magos vindos do Oriente. Onde est perguntaram eles o rei dos judeus que acaba de nascer? Ns vimos a sua estrela no Oriente e viemos ador-lO - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO A visita dos reis magos ao prespio de Belm faz parte das nossas mais ternas e mgicas recordaes da infncia. O prespio para estar completo tinha que ter os trs personagens a dirigir-se ao estbulo nos seus camelos ou j em adorao ao Menino de Belm enquanto ofereciam os seus valiosos presentes. No entanto, mais que um documentrio cinematogrfico, o que se nos apresentada uma catequese sobre Jesus e a sua misso. Aquela criana da grutinha de Belm era o enviado do Pai que veio oferecer a salvao a todos os povos de toda a terra. Os magos seriam talvez astrlogos mesopotmicos que, iluminados pelo Deus das estrelas e de todo o universo, procuravam a luz verdadeira, a luz salvadora do Cu e se puseram a caminho de Jerusalm com as suas riquezas. O Menino era contudo o seu maior e mais belo e perfeito tesouro. Depois dos pastores humildes, os magos vieram adorar o Senhor e Rei do Universo. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Hino de Hora Intermdia da Solenidade da Epifania Os santos Reis, prostrados, Adoram o Menino, Trazendo do Oriente Ouro, incenso e mirra. Ouro e incenso proclamam Rei e Deus imortal; A mirra testemunho Da morte do Senhor. Belm, agora s grande, Porque de ti saiu, Para todos os homens, A salvao do mundo. Louvor a Vs, Cristo, Que nascestes da Virgem, Com o Pai e o Esprito, Agora e para sempre. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

40
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEXTA-FEIRA, 11 de janeiro de 2013 Ano C


+ Em esprito de Epifania, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Mateus: Mt 2, 1-12 Ento Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informaes precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belm e disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que tambm eu v ador-lO. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO O nascimento de Jesus no deixou ningum indiferente. Dos mais pobres, simples e pecadores aos mais sbios, ricos e poderosos, todos reagem chegada de algum to especial. Herodes ficou inquieto e preocupado com tudo quanto se dizia genericamente a propsito da chegada do Messias e concretamente com o nascimento do rei dos judeus. Era a sua posio social e poltica que estava em causa e a influncia do imprio romano naquela regio que estava a ser posta em questo. Ele queria informaes mais precisas sobre o que estava a acontecer para que pudesse tomar medidas. Por outro lado, enquanto o povo de Israel parece rejeitar Jesus e as pessoas e Herodes ficam perturbados, os pagos, que so representados pelos magos do Oriente, esto atentos aos sinais, sentem satisfao, deixaram tudo para trs e vieram adorar o Salvador que trouxe a libertao e a luz. Aquele Menino trazia a salvao. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Hino da Solenidade da Epifania Hoje um astro surgiu no firmamento E nos conduz, Senhor, ao vosso encontro. Hoje a Igreja de Cristo iluminou-se Na presena do seu eterno Esposo. Hoje vieram Magos do Oriente E ofereceram dons ao Rei celeste. Hoje mudou Jesus a gua em vinho E o nosso sofrimento em alegria. Hoje nas guas santas do Jordo Cristo purificou nossos pecados. Hoje o Verbo divino feito homem Revela ao mundo inteiro a sua glria. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

41
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SBADO, 12 de janeiro de 2013 Ano C


+ Em esprito de Epifania, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Mateus: Mt 2, 1-12 E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Me, e, caindo de joelhos, prostraram-se e adoraram-nO. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Jesus vai ser rejeitado pelo seu povo mas vai ser acolhido pelos pagos, que faro parte do novo Povo de Deus. Os magos, que esto atentos aos sinais representados pela estrela, tomam conscincia de que Jesus a luz que traz a salvao e pem-se a caminho para O encontrar. Preocupam-se em perguntar aos judeus, que conhecem e dominam as Sagradas Escrituras, onde est o rei dos judeus e at visitam o poder poltico soberano da regio e, finalmente, encontram a Jesus, ficando muito contentes, reconhecendo-O como o Senhor. Os magos so, no fundo, as pessoas de todo o mundo que procuram interpretar os sinais do tempo na sua busca incessante da verdade e que vo ao encontro de Cristo, acolhem a sua proposta libertadora e prostram-se diante dEle em adorao. Ali estavam Jesus, Jos e Maria. Diante do Senhor, deram-lhe o que de melhor tinham e homenagearam a Sua realeza, divindade e humanidade. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Hino da Solenidade da Epifania Brilha uma estrela na noite, Chama ao prespio as naes. Chegou o Rei, porque vimos O seu sinal no Oriente. A voz clama no deserto: Convertei a vossa vida. O Senhor entra nas guas, Na gua nos purifica. Esperando que o milagre Mais tarde se compreenda, Mudando a gua em vinho, Em Can Se manifesta. Ao ouvir a sua voz, Pai, ns Vos glorificamos, Com o Esprito que veio Dar testemunho do Filho. PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Dilogo em famlia sobre os compromissos de Ano Novo. De que forma a celebrao da Epifania do Senhor nos inspirou e desafiou a novas atitudes e a uma nova conscincia face a ns mesmos, aos outros e a Deus? O que oferecemos ao Menino Jesus e o que que melhormos no dia a dia para sermos melhores cristos? Que dificuldades se nos depararam? O que devemos melhorar?

+ Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

42
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

BATISMO DO SENHOR Ano C


43
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEGUNDA-FEIRA, 14 de janeiro de 2013 Ano C


+ No esprito do Batismo do Senhor, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo.

PALAVRA DE DEUS Do Livro do profeta Isaas (1leitura): Is 42,1-4.6-7 Fui Eu, o Senhor, que te chamei segundo a justia; tomei-te pela mo, formei-te e fiz de ti a aliana do povo e a luz das naes, para abrires os olhos aos cegos, tirares do crcere os prisioneiros e da priso os que habitam nas trevas. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO O nosso Deus no o Senhor de anjinhos da terra ou de espritos abstratos que andam neste planeta. Deus o Criador dos homens e mulheres concretos e reais de todos os tempos e lugares. Apesar de criados Sua imagem e semelhana, as pessoas terrqueas vivem, com a sua vontade e liberdade, a sua existncia que muitas vezes marcada pela maldade, a injustia, a escravido, a doena, a violncia e o dio. a estes seres humanos histricos que Deus vem para os salvar e redimir. Anuncia-se um misterioso Servo escolhido por Deus e enviado aos homens para instaurar um mundo de justia e de paz sem ocaso. Eivado do Esprito de Deus, Ele realizar a sua misso com humildade e simplicidade. Ele o instrumento de Deus que atuar no mundo para levar a libertao e a salvao a toda a humanidade para que desapaream as trevas do pecado. Jesus esse eleito de Deus que, por amor, veio oferecer a justia e paz definitivas. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo?

ORAO EM IGREJA Hino de Laudes da Festa do Batismo do Senhor


Erguei-vos, que vem o Senhor! A voz do profeta anuncia Aos que O procuram no deserto: Erguei-vos, que vem o Senhor! O Reino de Deus se aproxima! Erguei-vos, que vem o Senhor! Em ns a esperana renasce Ao ver cumpridas as promessas. Erguei-vos, que vem o Senhor! Endireitai suas veredas! Erguei-vos, que vem o Senhor! Nossos coraes estremecem E surgem cantos de alegria. Erguei-vos, que vem o Senhor! Lavai-vos dos vossos pecados! Erguei-vos, que vem o Senhor! Na gua Joo vos batiza Como sinal de penitncia. Erguei-vos, que vem o Senhor! Ele, em verdade, o Messias! Erguei-vos, que vem o Senhor! No Esprito Santo e no fogo Batizar os que O seguirem. Erguei-vos, que vem o Senhor! Ele o Salvador do mundo!

COMPROMISSO SEMANAL A famlia convidada a um compromisso de Ano Novo. De que forma a celebrao do Batismo do Senhor nos pode inspirar e desafiar a novas atitudes e a uma nova conscincia face a ns mesmos, aos outros e a Deus? O que que tenho que mudar para viver com mais seriedade, profundidade e entusiasmo o meu batismo?
+ Bendigamos ao Senhor / R: Graas a Deus!

44
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

TERA-FEIRA, 15 de janeiro de 2013 Ano C


+ No esprito do Batismo do Senhor, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 28 A voz do Senhor ressoa sobre as nuvens, o Senhor est sobre a vastido das guas. A voz do Senhor poderosa, a voz do Senhor majestosa. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo da Eucaristia de domingo? REFLEXO Na sociedade, muitas vezes, olhamos as pessoas pela sua inteligncia, pelo currculo e ttulos acadmicos que ostentam, pelo seu estatuto social e cargos pblicos que ocupam, pelo dinheiro, casas e carros que possuem, pela beleza, aparncia e imagem que apresentam, pelas coisas que fazem e que so objeto de notcia nos meios de comunicao social. Jesus nunca deu importncia aos currculos das pessoas, nunca se preocupou com o que se dizia ou pensava delas, nunca privilegiou os que detinham o poder ou eram ricos. A voz do Senhor, apesar de poderosa e majestosa e de ressoar sobre as nuvens e a vastido das guas nunca quis abafar as vozes dos homens e mulheres concretos e reais, do tempo e do espao terrestre nas suas circunstncias e especificidades. Apesar da transcendncia, omnipotncia, omniscincia e omnipresena de Deus, ningum to humano, humilde, simples e prximo de ns como Ele mesmo. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Hino da Hora Intermdia da Festa do Batismo do Senhor Pelo teu sangue marcados Somos, Senhor, o teu povo; No Esprito batizados, Recriaste-nos de novo. Novo Moiss, entre as guas O teu povo encaminhaste; Das nossas penas e mgoas No Fogo nos libertaste. Eis o divino Cordeiro, Que veio salvar o mundo No pecado prisioneiro Em sofrimento profundo. s do Pai o eterno encanto, s seu Filho bem-amado; Cheio do Esprito Santo, O vencedor do pecado! Santssima Trindade, Que Jesus Cristo revela, Confirmai-nos na verdade, Alimentai-nos com ela! + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

45
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

QUARTA-FEIRA, 16 de janeiro de 2013 Ano C


+ No esprito do Batismo do Senhor, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Livro dos Atos dos Apstolos (2leitura): Act 10,34-38 Na verdade, eu reconheo que Deus no faz aceo de pessoas, mas, em qualquer nao, aquele que O teme e pratica a justia -Lhe agradvel. Ele enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo, que o Senhor de todos. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Apesar de o Povo de Israel ter sido o primeiro destinatrio da Palavra de Deus, a proposta de salvao oferecida por Jesus universal e destina-se a todas as pessoas, sem distino de qualquer gnero. Jesus Cristo veio trazer a boa nova do amor, da paz e da salvao a toda a humanidade. O desgnio salvfico de Deus para qualquer nao que O teme e pe em prtica a justia, sem atender a raas, cores, estatutos sociais, filosofias, clubes, partidos, opes sexuais, etc. O nico critrio acolher o Evangelho, aderir pela f a Jesus Cristo e amar autenticamente os outros. Anunciar Jesus e testemunhar a salvao que trouxe e deve chegar a toda a humanidade era a misso essencial dos discpulos e a nossa aqui e agora. Temos que testemunhar que Jesus o Senhor e anunciar a todos que Ele passou pelo mundo a fazer o bem e a curar todos os que eram oprimidos pelo demnio, pois Deus estava com Ele. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Hino de Vsperas da Festa do Batismo do Senhor Nas margens do Jordo, junto ao deserto, Bradou Joo e os homens se agitaram: Arrependei-vos, porque Se aproxima Aquele que os Profetas anunciaram!. Vinham de toda a parte da Judeia E nas guas Joo os batizava: J no meio de vs est presente Quem no fogo do Esprito vos lava!. Vendo Jesus pedir o seu Batismo, Exclamou aos discpulos amados: Deus cumpriu a promessa: Eis o Cordeiro, Que o mundo salvar dos seus pecados!. Eis o meu Filho, a minha complacncia!. Esta voz fez-se ouvir, vinda do Cu, E sobre Cristo, como uno sagrada, Visivelmente o Esprito desceu. Louvemos a Santssima Trindade, Que junto do Jordo Se manifesta: Batiza-Se Jesus e a terra exulta, A sua redeno cantando em festa. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

46
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

QUINTA-FEIRA, 17 de janeiro de 2013 Ano C Memria de S.Anto, Abade


+ No esprito do Batismo do Senhor, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Lucas: Lc 3,15-16.21-22 Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos pensavam em seus coraes se Joo no seria o Messias. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO O povo de Israel esperava ansiosamente que Deus, tal como o fizera com Moiss, lhe enviasse o Messias que o libertasse da dominao romana e lhe proporcionasse uma existncia em paz e abundncia. As pessoas ao verem a figura e ao de Joo, reconheceram-lhe esprito de liderana e carisma e perguntavam-se se, naquele ambiente de fervor messinico e, tendo em conta que anunciava a proximidade do juzo de Deus, ele era o ungido de Deus esperado h tanto tempo. Por outro lado, as dvidas e conjeturas adensavam-se, pois Joo apelava urgncia de converso e isso inclua um rito de purificao atravs da gua. O primo de Jesus nunca permitiu que as pessoas o entendessem de forma inadequada. Ele apontava o caminho do Senhor e indicava para o verdadeiro Messias que viria a batizar tambm. A nossa misso tambm a de apontar no para ns mas para o Senhor e seus caminhos. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Hino de Laudes da Festa do Batismo do Senhor Erguei-vos, que vem o Senhor! A voz do profeta anuncia Aos que O procuram no deserto: Erguei-vos, que vem o Senhor! O Reino de Deus se aproxima! Erguei-vos, que vem o Senhor! Em ns a esperana renasce Ao ver cumpridas as promessas. Erguei-vos, que vem o Senhor! Endireitai suas veredas! Erguei-vos, que vem o Senhor! Nossos coraes estremecem E surgem cantos de alegria. Erguei-vos, que vem o Senhor! Lavai-vos dos vossos pecados! Erguei-vos, que vem o Senhor! Na gua Joo vos batiza Como sinal de penitncia. Erguei-vos, que vem o Senhor! Ele, em verdade, o Messias! Erguei-vos, que vem o Senhor! No Esprito Santo e no fogo Batizar os que O seguirem. Erguei-vos, que vem o Senhor! Ele o Salvador do mundo! + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

47
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEXTA-FEIRA, 18 de janeiro de 2013 Ano C


+ No esprito do Batismo do Senhor, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Lucas: Lc 3,15-16.21-22 Joo tomou a palavra e disse-lhes: Eu batizo-vos com gua, mas vai chegar quem mais forte do que eu, do qual no sou digno de desatar as correias das sandlias. Ele batizar-vos- com o Esprito Santo e com o fogo. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Joo a ltima testemunha de um tempo que est a chegar ao fim: o tempo da antiga Aliana. O nascimento de Jesus implica o incio de um novo tempo, pois o prprio Deus vem ao mundo, encarnando na humanidade para lhe oferecer a vida e a salvao. A misso de Joo Batista apenas a de preparar o povo para a chegada do verdadeiro Messias que mais forte do que ele e nem sequer digno de desatar a suas sandlias como o faziam os escravos. O Messias no s era mais forte como batizava com o Esprito Santo e o fogo e no com gua como Joo. Chegou o tempo o tempo da libertao que os profetas anunciaram e em que o Povo de Deus ir receber o Esprito. Esta perspetiva de Joo concretizar-se- no dia de Pentecostes com o fogo que o Messias enviar e que far nascer o povo da nova Aliana. Unicamente o Messias Senhor nos pode lavar dos nossos pecados e purificar e renovar para nossa salvao. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Hino da Hora Intermdia da Festa do Batismo do Senhor Pelo teu sangue marcados Somos, Senhor, o teu povo; No Esprito batizados, Recriaste-nos de novo. Novo Moiss, entre as guas O teu povo encaminhaste; Das nossas penas e mgoas No Fogo nos libertaste. Eis o divino Cordeiro, Que veio salvar o mundo No pecado prisioneiro Em sofrimento profundo. s do Pai o eterno encanto, s seu Filho bem-amado; Cheio do Esprito Santo, O vencedor do pecado! Santssima Trindade, Que Jesus Cristo revela, Confirmai-nos na verdade, Alimentai-nos com ela! + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

48
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SBADO, 19 de janeiro de 2013 Ano C


+ No esprito do Batismo do Senhor, reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Lucas: Lc 3,15-16.21-22 Quando todo o povo recebeu o batismo, Jesus tambm foi batizado; e, enquanto orava, o cu abriuse e o Esprito Santo desceu sobre Ele em forma corporal, como uma pomba. E do cu fez-se ouvir uma voz: Tu s o meu Filho muito amado: em Ti pus toda a minha complacncia. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO No episdio do batismo de Joo, Jesus aparece como o Filho muito amado, que o Pai enviou ao encontro de todas as pessoas para as libertar e salvar, inserindo-as numa dinmica de comunho e de vida nova. Jesus assume plenamente a sua condio de Filho e faz-se obediente ao Pai ao realizar o desgnio salvfico do Pai de dar vida plena e a sua prpria vida humanidade. Deus aceita identificar-se com os homens e mulheres reais e concretos, partilhando a sua humanidade e fragilidade. Jesus toma conscincia da misso recebida do Pai, recebendo o Esprito e partindo a anunciar o Evangelho do Reino. A abertura do cu simboliza a unio da terra e do cu pois Jesus vai reconciliar o cu e a terra e restabelecer a comunho entre Deus e os homens de toda a terra. A pomba evoca a nova criao que acontecer com a misso de Jesus de fazer surgir um Homem novo. Jesus o Servo de Deus que o Pai e o Esprito muito amam. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Hino de Vsperas da Festa do Batismo do Senhor Nas margens do Jordo, junto ao deserto, Bradou Joo e os homens se agitaram: Arrependei-vos, porque Se aproxima Aquele que os Profetas anunciaram!. Vinham de toda a parte da Judeia E nas guas Joo os batizava: J no meio de vs est presente Quem no fogo do Esprito vos lava!. Vendo Jesus pedir o seu Batismo, Exclamou aos discpulos amados: Deus cumpriu a promessa: Eis o Cordeiro, Que o mundo salvar dos seus pecados!. Eis o meu Filho, a minha complacncia!. Esta voz fez-se ouvir, vinda do Cu, E sobre Cristo, como uno sagrada, Visivelmente o Esprito desceu. Louvemos a Santssima Trindade, Que junto do Jordo Se manifesta: Batiza-Se Jesus e a terra exulta, A sua redeno cantando em festa. PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Dilogo em famlia sobre os compromissos de Ano Novo. De que forma a celebrao do Batismo do Senhor nos inspirou e desafiou a novas atitudes e a uma nova conscincia face a ns mesmos, aos outros e a Deus? O que que mudmos para viver com mais seriedade, profundidade e entusiasmo o nosso batismo? Que dificuldades se nos depararam? O que devemos melhorar?

+ Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

49
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

II SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

50
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEGUNDA-FEIRA, 21 de janeiro / II SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Ins, Virgem e Mrtir
+ Reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Livro do profeta Isaas (1leitura): Is 62, 1-5 Por amor de Sio no me calarei, por amor de Jerusalm no terei repouso, enquanto a sua justia no despontar como a aurora e a sua salvao no resplandecer como facho ardente. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO A metfora do amor do marido pela esposa define bem o imenso e inefvel amor de Deus pelo seu povo. O amor de Deus um amor fiel e eterno que se renova incessantemente, mesmo que a esposa tenha sido infiel e a est a sua alegria. Apesar das nossas debilidades, fragilidades, limitaes, afastamentos, infidelidades, egosmos, desobedincias e recusas, Deus no desiste de ns, est sempre espera, confia no nosso regresso e est sempre disposto a amar e a perdoar, convidando ao encontro, relao e comunho. O Deus da aliana quer fazer caminho ao lado do seu Povo e s se sente bem, feliz e realizado quando as pessoas acolhem o seu amor e salvao, assim, vivem em paz, justia e fraternidade. Enquanto houver maldade, dio, egosmo e injustia no mundo, Deus no consegue descansar nem consegue estar calado. Oxal tivssemos a mesma inquietao e determinao na luta pela verdade e pela justia. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Orao da Noite Recitao feita por todos os membros da famlia
Boa noite, Pai. Termina o dia e a Ti entrego meu cansao. Obrigado por tudo e... perdo. Obrigado pela esperana que hoje animou os meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianas; Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmo; Obrigado tambm por isso que me fez sofrer... Obrigado porque naquele momento de desnimo me lembrei que tu s meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superao... Obrigado, Pai, porque me deste uma Me! Perdo, tambm, Senhor! Perdo pelo meu rosto carrancudo; Perdo porque no me lembrei que no sou filho nico, mas irmo de muitos; Perdo, Pai, pela falta de colaborao e servio e porque no evitei aquela lgrima, aquele desgosto; Perdo por ter guardado para mim a tua mensagem de amor; Perdo por no ter sabido hoje entregar-me e dizer: "sim", como Maria. Perdo por aqueles que deviam pedir-te perdo e no se decidem. Perdoa-me, Pai, e abenoa os meus propsitos para o dia de amanh; que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanh seja um ininterrupto "sim" vivido conscientemente. Boa noite, Pai. At amanh.

COMPROMISSO SEMANAL A famlia convidada a novas atitudes e a uma nova conscincia face a ns mesmos, aos outros e a Deus. Que decises devemos tomar para sermos mais santos e melhores pessoas? Que gestos concretos e reais devemos adotar para que o Ano Novo seja um verdadeiro Ano da F?
+ Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

51
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

TERA-FEIRA, 22 de janeiro / II SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Vicente, Dicono e Mrtir
+ Reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 95 Adorai o senhor com ornamentos sagrados, trema diante dEle a terra inteira; dizei entre as naes: O Senhor Rei, governa os povos com equidade. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo Responsorial? REFLEXO O primeiro dos mandamentos da lei de Deus convida-nos a adorar a Deus e a am-Lo sobre todas as coisas. Jesus resumiu os deveres do homem para com Deus com o princpio de amar o Senhor nosso Deus com todo o nosso corao, com toda a nossa alma, com toda a nossa mente. O primeiro mandamento chama o homem a crer em Deus, a esperar nEle e a am-Lo sobre todas as coisas. Como diz o Catecismo da Igreja Catlica, adorar a Deus, orar-Lhe, prestar-Lhe o culto que Lhe devido, cumprir as promessas e votos que se Lhe fizeram, so atos da virtude da religio, a partir da obedincia ao primeiro mandamento. Faznos bem e nosso dever adorar o nosso Deus. No porque Ele precisa do nosso culto mas porque isso nos ajuda a reconhecer a nossa fragilidade, pequenez e debilidade diante do amor que Deus tem por cada um de ns. O nosso Deus o nosso Rei e olha para ns com justia e equidade, ternura e misericrdia. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Orao da Noite Recitao por um membro da famlia. Os demais meditam. Boa noite, Pai. Termina o dia e a Ti entrego meu cansao. Obrigado por tudo e... perdo. Obrigado pela esperana que hoje animou os meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianas; Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmo; Obrigado tambm por isso que me fez sofrer... Obrigado porque naquele momento de desnimo me lembrei que tu s meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superao... Obrigado, Pai, porque me deste uma Me! Perdo, tambm, Senhor! Perdo pelo meu rosto carrancudo; Perdo porque no me lembrei que no sou filho nico, mas irmo de muitos; Perdo, Pai, pela falta de colaborao e servio e porque no evitei aquela lgrima, aquele desgosto; Perdo por ter guardado para mim a tua mensagem de amor; Perdo por no ter sabido hoje entregar-me e dizer: "sim", como Maria. Perdo por aqueles que deviam pedir-te perdo e no se decidem. Perdoa-me, Pai, e abenoa os meus propsitos para o dia de amanh; que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanh seja um ininterrupto "sim" vivido conscientemente. Boa noite, Pai. At amanh.

+ Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

52
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

QUARTA-FEIRA, 23 de janeiro / II SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C


+ Reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Da Epstola de S.Paulo aos Corntios (2leitura): 1Cor 12, 4-11 H diversidade de dons espirituais, mas o Esprito o mesmo. H diversidade de ministrios, mas o Senhor o mesmo. H diversidade de operaes, mas o mesmo Deus que realiza tudo em todos. Em cada um se manifestam os dons do Esprito para o bem comum. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia? REFLEXO Somos seres nicos e irrepetveis. No houve, no h e no vai haver ningum igual. Em cada pessoa se manifesta de forma diversa aquilo de sermos criados imagem e semelhana de Deus. Os carismas so dons atravs dos quais Deus manifesta o seu amor. Estes sinais do amor e do poder divino no so para uso exclusivo e egosta de alguns mas destinam-se humildemente ao bem e servio de todos. Apesar da diversidade de membros e de carismas na comunidade, fundamental que sejam expresso do amor que une o Pai, o Filho e o Esprito Santo. Os diferentes tipos de carismas referem-se ao mesmo Deus, ao mesmo Senhor, ao mesmo Esprito. No h cristos de primeira e de segunda, no h carismas mais importantes que outros, no h pessoas mais especiais e iluminadas do que as demais. o mesmo Deus, que uno e trino, que a todos une e a comunidade deve espelhar a comunidade trinitria. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Orao da Noite Recitao alternada das vrias frases da orao pelos membros da famlia. Boa noite, Pai. Termina o dia e a Ti entrego meu cansao. Obrigado por tudo e... perdo. Obrigado pela esperana que hoje animou os meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianas; Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmo; Obrigado tambm por isso que me fez sofrer... Obrigado porque naquele momento de desnimo me lembrei que tu s meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superao... Obrigado, Pai, porque me deste uma Me! Perdo, tambm, Senhor! Perdo pelo meu rosto carrancudo; Perdo porque no me lembrei que no sou filho nico, mas irmo de muitos; Perdo, Pai, pela falta de colaborao e servio e porque no evitei aquela lgrima, aquele desgosto; Perdo por ter guardado para mim a tua mensagem de amor; Perdo por no ter sabido hoje entregar-me e dizer: "sim", como Maria. Perdo por aqueles que deviam pedir-te perdo e no se decidem. Perdoa-me, Pai, e abenoa os meus propsitos para o dia de amanh; que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanh seja um ininterrupto "sim" vivido conscientemente. Boa noite, Pai. At amanh. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

53
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

QUINTA-FEIRA, 24 de janeiro / II SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Francisco de Sales, Bispo e Doutor da Igreja
+ Reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Joo: Jo 2, 1-11 Naquele tempo, realizou-se um casamento em Can da Galileia e estava l a Me de Jesus. Jesus e os seus discpulos foram tambm convidados para o casamento. A certa altura faltou o vinho. Ento a Me de Jesus disse-Lhe: No tm vinho. Jesus respondeu-Lhe: Mulher, que temos ns com isso? Ainda no chegou a minha hora. Sua Me disse aos serventes: Fazei tudo o que Ele vos disser. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia? REFLEXO Jesus, a sua me e os seus discpulos foram convidados para a celebrao de um casamento. Mais do que outra coisa qualquer, o cenrio ou contexto de uma boda faz-nos lembrar a Aliana e aponta para alguma coisa bem mais significativa que se relaciona com o programa salvfico de Jesus. O cenrio do noivado ou do casamento reflete o amor de Deus com o seu povo, de Israel com o Senhor. O vinho, que um elemento fundamental na festa, representa o amor entre a esposa e o esposo. No entanto, a realidade da antiga aliana tornou-se fraca, sem alegria e sem amor por culpa do povo infiel. Maria como que representa o povo de Israel que permanece fiel aliana e espera que o Filho, que o Messias, ajude a resolver o problema. Maria solicita a interveno de Jesus pois aproxima-se a Hora da redeno pois sabe que filho algum nega um pedido da me. Desafia-nos assim, tambm, a fazer sempre o que o Filho disser. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Orao da Noite Recitao das frases da orao que mais tocam o corao. Boa noite, Pai. Termina o dia e a Ti entrego meu cansao. Obrigado por tudo e... perdo. Obrigado pela esperana que hoje animou os meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianas; Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmo; Obrigado tambm por isso que me fez sofrer... Obrigado porque naquele momento de desnimo me lembrei que tu s meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superao... Obrigado, Pai, porque me deste uma Me! Perdo, tambm, Senhor! Perdo pelo meu rosto carrancudo; Perdo porque no me lembrei que no sou filho nico, mas irmo de muitos; Perdo, Pai, pela falta de colaborao e servio e porque no evitei aquela lgrima, aquele desgosto; Perdo por ter guardado para mim a tua mensagem de amor; Perdo por no ter sabido hoje entregar-me e dizer: "sim", como Maria. Perdo por aqueles que deviam pedir-te perdo e no se decidem. Perdoa-me, Pai, e abenoa os meus propsitos para o dia de amanh; que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanh seja um ininterrupto "sim" vivido conscientemente. Boa noite, Pai. At amanh. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

54
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEXTA-FEIRA, 25 de janeiro / II SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Converso de S.Paulo


+ Reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Joo: Jo 2, 1-11 Quando o chefe de mesa provou a gua transformada em vinho, ele no sabia de onde viera, pois s os serventes, que tinham tirado a gua, sabiam chamou o noivo e disse-lhe: Toda a gente serve primeiro o vinho bom e, depois de os convidados terem bebido bem, serve o inferior. Mas tu guardaste o vinho bom at agora. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia? REFLEXO O chefe da mesa das bodas de Can simboliza os dirigentes judeus que no se apercebem que a antiga aliana. Os serventes so aqueles que esto dispostos a colaborar com o Messias e fazem tudo quanto Ele lhes disser. Jesus quer dar nova vida aliana falida onde falta o vinho do amor e que acontecer definitivamente e radicalmente na Hora suprema da paixo e morte na Cruz em que Deus derramar todo o vinho novo e bom do seu amor salvador sobre toda a humanidade. Jesus quer revelar-nos o Pai que amigo, atento, compreensivo, solcito e terno, que sabe amar, ser fiel e fazer tudo pelos filhos a quem ama perdidamente. esse o vinho bom, o vinho do amor de Deus, que Jesus veio trazer para alegrar a aliana para que haja vida em plenitude, encontro jubiloso entre o Pai e os seus filhos, festa sem fim pois o Reino de Deus chegou. Nem imaginamos o muito e bom que Deus nos reserva na eternidade. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Orao da Noite Recitao das palavras da orao que mais nos sensibilizam. Boa noite, Pai. Termina o dia e a Ti entrego meu cansao. Obrigado por tudo e... perdo. Obrigado pela esperana que hoje animou os meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianas; Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmo; Obrigado tambm por isso que me fez sofrer... Obrigado porque naquele momento de desnimo me lembrei que tu s meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superao... Obrigado, Pai, porque me deste uma Me! Perdo, tambm, Senhor! Perdo pelo meu rosto carrancudo; Perdo porque no me lembrei que no sou filho nico, mas irmo de muitos; Perdo, Pai, pela falta de colaborao e servio e porque no evitei aquela lgrima, aquele desgosto; Perdo por ter guardado para mim a tua mensagem de amor; Perdo por no ter sabido hoje entregar-me e dizer: "sim", como Maria. Perdo por aqueles que deviam pedir-te perdo e no se decidem. Perdoa-me, Pai, e abenoa os meus propsitos para o dia de amanh; que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanh seja um ininterrupto "sim" vivido conscientemente. Boa noite, Pai. At amanh. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

55
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SBADO, 26 de janeiro / II SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Timteo e S.Tito, Bispos
+ Reunimo-nos em famlia em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Joo: Jo 2, 1-11 Foi assim que, em Can da Galileia, Jesus deu incio aos seus milagres. Manifestou a sua glria e os discpulos acreditaram nEle. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia? REFLEXO O episdio das bodas de Can apresenta-nos essencialmente Jesus que apresenta o Pai humanidade dizendo-nos que Ele ama todos os seus filhos e nos convoca para a festa do Reino e para a alegria e felicidade em plenitude. O cenrio do casamento diz-nos que Jesus veio oferecer relao entre a humanidade e Deus o vinho do amor, da alegria e da festa, pois com Deus e em Deus no pode existir tristeza, desiluso, angstia, infidelidade. Os milagres de Jesus eram sobretudo sinais de que o Reino de Deus tinha chegado e que a Deus e em Deus nada impossvel e tudo se pode transformar e recriar. J afirmava Lavoisier que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Est nas nossas mos sermos o milagre uns dos outros, transformarmos o mundo comeando por nos transformarmos a ns mesmos e testemunhar a todos que somos discpulos e acreditamos em Jesus e na sua glria. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo?

ORAO EM IGREJA Orao da Noite Resumo e partilha das ideias essenciais da orao por cada membro da famlia.
Boa noite, Pai. Termina o dia e a Ti entrego meu cansao. Obrigado por tudo e... perdo. Obrigado pela esperana que hoje animou os meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianas; Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmo; Obrigado tambm por isso que me fez sofrer... Obrigado porque naquele momento de desnimo me lembrei que tu s meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superao... Obrigado, Pai, porque me deste uma Me! Perdo, tambm, Senhor! Perdo pelo meu rosto carrancudo; Perdo porque no me lembrei que no sou filho nico, mas irmo de muitos; Perdo, Pai, pela falta de colaborao e servio e porque no evitei aquela lgrima, aquele desgosto; Perdo por ter guardado para mim a tua mensagem de amor; Perdo por no ter sabido hoje entregar-me e dizer: "sim", como Maria. Perdo por aqueles que deviam pedir-te perdo e no se decidem. Perdoa-me, Pai, e abenoa os meus propsitos para o dia de amanh; que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanh seja um ininterrupto "sim" vivido conscientemente. Boa noite, Pai. At amanh.

PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Como decorreu esta semana em termos de esforo para sermos mais santos e melhores pessoas? Adotmos novas atitudes e uma nova conscincia face a ns mesmos, aos outros e a Deus? Que gestos concretos e reais realizmos para que o Ano Novo seja um verdadeiro Ano da F? Que dificuldades se nos depararam? O que devemos melhorar na nossa vida concreta? + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

56
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEMANA III DO TEMPO COMUM Ano C

57
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEGUNDA-FEIRA, 28 de janeiro / III SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Toms de Aquino, Presbtero e Doutor da Igreja
+ Em famlia, invocamos a Santssima Trindade: o Pai, o Filho e o Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Livro de Neemias (1leitura): Ne 8,2-4a.5-6.8-10 Ide para vossas casas, comei uma boa refeio, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que no tm nada preparado. Hoje um dia consagrado a nosso Senhor; portanto, no vos entristeais, porque a alegria do Senhor a vossa fortaleza . - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO triste pensar que Deus triste. uma tristeza pensar que a vida crist de muitos cristos uma tristeza completa. A Boa Nova de Jesus motivo de alegria e festa e convida felicidade autntica pois desafia converso de vida e isso s pode gerar a verdadeira realizao e satisfao. A Palavra de Deus deve estar no centro da vida da comunidade crist e, uma vez proclamada, desencadeia a festa e a alegria em abundncia. Muitas vezes, confrontados com o Evangelho, ficamos tristes e choramos, pois Jesus Cristo interpela-nos e no conseguimos ficar indiferentes diante da ternura do nosso Deus que exigente porque nos ama apaixonadamente. A Sua Palavra o nosso verdadeiro alimento, eficaz e inspira a transformao e mudana de vida. Isso s pode ser gerador de alegria e festa que ns celebramos de forma especial em famlia no domingo, o dia consagrado ao Senhor. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Orao da Noite (1parte) Meu Pai, agora que as vozes silenciaram e os clamores se apagaram, aqui do p da cama minha alma se eleva a Ti, para dizer: Creio em Ti, espero em Ti, e amo-Te com todas as minhas foras, glria a Ti, Senhor! Deposito nas tuas mos a fadiga e a luta, as alegrias e desencantos deste dia que ficou para trs. Se os nervos me traram, se os impulsos egostas me dominaram se dei lugar ao rancor ou tristeza, perdo, Senhor! Tem piedade de mim. COMPROMISSO SEMANAL A famlia convidada a novas atitudes e a uma nova conscincia face a ns mesmos, aos outros e a Deus. Que decises devemos tomar para sermos mais santos e melhores pessoas? Que gestos concretos e reais devemos adotar para que o Ano Novo seja um verdadeiro Ano da F? + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

58
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

TERA-FEIRA, 29 de janeiro / III SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C


+ Em famlia, invocamos a Santssima Trindade: o Pai, o Filho e o Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 18b A lei do Senhor perfeita, ela reconforta a alma; as ordens do Senhor so firmes, do sabedoria aos simples. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo Responsorial? REFLEXO O mundo contemporneo julga que possvel viver e ser feliz sem Deus, at porque Ele no deve existir e se existir no h provas ou se existir no bom e justo como muitos apregoam. O Homem moderno julga que esse Deus, de quem muitos do palpites e por quem muitos at matam e morrem, um adversrio autonomia e progresso humano, um inimigo da inteligncia e da racionalidade, um obstculo tecnologia e cincia. A f , na verdade, um dom e uma graa e muitos so os que no so capazes de entender e no conseguem perceber para alm daquilo que se v com os olhos da cara, se prova com as experincias laboratoriais e se justifica com as evidncias da lgica e da razo. No entanto, s o Senhor nos consegue dar plenitude, s nEle est a nossa felicidade, s Ele capaz de reconfortar a nossa alma. A sua lei perfeita e as suas ordens so sbias pois s Deus nos realiza e salva. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Orao da Noite (2parte) Se fui infiel, se pronunciei palavras em vo, se me deixei levar pela impacincia, se fui um espinho para algum, perdo Senhor! Nesta noite no quero entregar-me ao sono sem sentir na minha alma a segurana da tua misericrdia, a tua doce misericrdia inteiramente gratuita. Senhor! Eu Te agradeo, meu Pai, porque foste a sombra fresca que me cobriu durante todo este dia. Eu Te agradeo porque, invisvel, carinhoso e envolvente, cuidaste de mim como uma me, em todas essas horas. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

59
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

QUARTA-FEIRA, 30 de janeiro / III SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C


+ Em famlia, invocamos a Santssima Trindade: o Pai, o Filho e o Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Da Carta de S.Paulo aos Corntios (2leitura): 1Cor 12, 12-30 Assim como o corpo um s e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de numerosos, constituem um s corpo, assim sucede tambm em Cristo. Na verdade, todos ns judeus e gregos, escravos e homens livres fomos batizados num s Esprito para constituirmos um s corpo e a todos nos foi dado a beber um s Esprito. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia? REFLEXO A comunidade crist gerada e alimentada pela Palavra de Deus uma famlia de irmos, onde os dons divinos so repartidos e colocados ao servio do bem comum, em esprito e atitude de autntica comunho e solidariedade. A comunidade crist assemelha-se a um corpo que constitudo por uma diversidade de membros, em que cada um assume a sua prpria tarefa, ou seja, o seu carisma especfico. a maravilha da variedade e distino dos membros, que necessitam e se preocupam uns com os outros, que permite a sobrevivncia de todo o conjunto. A unidade fundamental a aliada fundamental do pluralismo carismtico. A comunidade crist o corpo de Cristo que a Igreja e recebe do Senhor e partilha a vida que a une, vivifica e fortalece. Todos somos um s corpo em Cristo porque fomos batizados no Esprito Santo. Que tristeza e mgoa deve sentir o Pai ao ver os seus filhos to divididos e separados DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Orao da Noite (3parte) Senhor! Ao redor de mim tudo j silncio e calma. Envia o anjo da paz a esta casa. Relaxa meus nervos, sossega o meu esprito, solta as minhas tenses, inunda meu ser de silncio e de serenidade. Vela por mim, Pai querido, enquanto eu me entrego confiante ao sono, como uma criana que dorme feliz em teus braos. Em teu Nome, Senhor, descansarei tranquilo. Assim seja! men. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

60
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

QUINTA-FEIRA, 31 de janeiro / II SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Joo Bosco, Presbtero
+ Em famlia, invocamos a Santssima Trindade: o Pai, o Filho e o Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas: Lc 1, 1-4; 4, 14-21 J que muitos empreenderam narrar os factos que se realizaram entre ns, como no-los transmitiram os que, desde o incio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra, tambm eu resolvi, depois de ter investigado cuidadosamente tudo desde as origens, escrev-las para ti, ilustre Tefilo, para que tenhas conhecimento seguro do que te foi ensinado. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia? REFLEXO Muitos foram os privilegiados que tiveram a dita de ver e ouvir Jesus ao vivo. Sentimos at alguma inveja pela sorte que tantas pessoas tiveram de estar fisicamente com Jesus, de terem sido seus amigos, de terem falado com Ele, de lhe terem tocado, de terem sido ouvintes das suas histrias, sermes e ensinamentos, de terem sido objeto dos seus milagres e dos seus gestos concretos de amizade e de amor. No entanto, mais bem-aventurados so os muitos mais que acreditam no Senhor sem O terem visto pois o essencial invisvel aos olhos e s se v bem com o corao e com a f. Quando comearam a morrer as pessoas que viram e escutaram Jesus, o cristianismo comeou a encontrar vrias heresias e desvios doutrinais, que punham em causa a identidade crist. Era necessrio testemunhar e escrever com verdade e fundamento para recordar aos crentes as suas razes e a solidez da doutrina recebida de Jesus Cristo. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Orao da Noite (1parte) Meu Pai, agora que as vozes silenciaram e os clamores se apagaram, aqui do p da cama minha alma se eleva a Ti, para dizer: Creio em Ti, espero em Ti, e amo-Te com todas as minhas foras, glria a Ti, Senhor! Deposito nas tuas mos a fadiga e a luta, as alegrias e desencantos deste dia que ficou para trs. Se os nervos me traram, se os impulsos egostas me dominaram se dei lugar ao rancor ou tristeza, perdo, Senhor! Tem piedade de mim. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

61
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SEXTA-FEIRA, 01 de fevereiro / III SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C


+ Em famlia, invocamos a Santssima Trindade: o Pai, o Filho e o Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas: Lc 1, 1-4; 4, 14-21 Naquele tempo, Jesus voltou da Galileia, com a fora do Esprito, e a sua fama propagou-se por toda a regio. Ensinava nas sinagogas e era elogiado por todos. Foi ento a Nazar, onde Se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou na sinagoga a um sbado e levantou-Se para fazer a leitura. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Livro do profeta Isaas? REFLEXO Podamos viver sem Jesus Cristo? Poder, podamos. Mas no era a mesma coisa A verdade que este homem foi to importante para a histria da humanidade que a cronologia e o calendrio oficial do nosso planeta ficou marcado pelo seu nascimento. H um tempo antes de Cristo e um tempo depois de Cristo. Mesmo para aqueles que no acreditaram que Jesus fosse o Filho de Deus feito homem, todos reconhecem a pessoa mpar que foi, pelo que fez e disse e pela forma como viveu e morreu. A sua fama espalhou-se por todo o lado e a sua mensagem chegou a todo o mundo. Jesus, aps quase 30 anos em Nazar com a famlia, sai de casa, escolhe o grupo dos apstolos e, durante trs anos, anuncia o Evangelho e fala do Reino de Deus. Como judeu que era, Jesus cumpre os rituais judaicos e vai ao servio litrgico na sinagoga e faz uma leitura. Naquele culto sinagogal de sbado, Lucas apresenta o incio da pregao de Jesus. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Orao da Noite (2parte) Se fui infiel, se pronunciei palavras em vo, se me deixei levar pela impacincia, se fui um espinho para algum, perdo Senhor! Nesta noite no quero entregar-me ao sono sem sentir na minha alma a segurana da tua misericrdia, a tua doce misericrdia inteiramente gratuita. Senhor! Eu Te agradeo, meu Pai, porque foste a sombra fresca que me cobriu durante todo este dia. Eu Te agradeo porque, invisvel, carinhoso e envolvente, cuidaste de mim como uma me, em todas essas horas. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

62
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

SBADO, 02 de fevereiro / III SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Apresentao do Senhor


+ Em famlia, invocamos a Santssima Trindade: o Pai, o Filho e o Esprito Santo. R: men A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco. R: Bendito seja Deus, que nos rene no amor de Cristo. PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas: Lc 1, 1-4; 4, 14-21 Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaas e, ao abrir o livro, encontrou a passagem em que estava escrito: O Esprito do Senhor est sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres. Ele me enviou a proclamar a redeno aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graa do Senhor. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Jesus levantou-se para fazer uma leitura no culto da sinagoga e entregam-lhe o livro do profeta Isaas. A passagem que Jesus l fala de algum cheio do Esprito do Senhor e que como ungido de Deus consola os exilados e cuja misso consiste em gritar a boa notcia de que a libertao chegou ao corao e vida de todos os prisioneiros do sofrimento, da injustia, da opresso, da tristeza e do temor. Posteriormente, Jesus faz a atualizao desta profecia e apresenta-se como o profeta que o Pai ungiu com o Seu Esprito com o objetivo de realizar aquela misso de libertao. Na vida e ao de Jesus realiza-se e concretiza-se realmente o projeto libertador de Deus para salvar os homens prisioneiros do pecado, do egosmo e da injustia. A atividade do Messias centrada essencialmente no anncio libertador de uma boa nova, preferencialmente dirigida aos mais pobres, dbeis e marginalizados. Esta tambm a misso da Igreja. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para reflexo e dilogo familiar neste momento de orao: - Que aconteceu de bom no dia de hoje que nos convida a louvar e a agradecer ao Senhor? Que situaes ocorreram nesta jornada das quais nos arrependemos e queremos pedir perdo? ORAO EM IGREJA Orao da Noite (3parte) Senhor! Ao redor de mim tudo j silncio e calma. Envia o anjo da paz a esta casa. Relaxa meus nervos, sossega o meu esprito, solta as minhas tenses, inunda meu ser de silncio e de serenidade. Vela por mim, Pai querido, enquanto eu me entrego confiante ao sono, como uma criana que dorme feliz em teus braos. Em teu Nome, Senhor, descansarei tranquilo. Assim seja! men. PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Como decorreu esta semana em termos de esforo para sermos mais santos e melhores pessoas? Adotmos novas atitudes e uma nova conscincia face a ns mesmos, aos outros e a Deus? Que gestos concretos e reais realizmos para que o Ano Novo seja um verdadeiro Ano da F? Que dificuldades se nos depararam? O que devemos melhorar na nossa vida concreta? + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus! Paulo Costa

63
SECRETARIADO DIOCESANO DA EDUCAO CRIST- CATEQUESE DO PORTO
Tel. 226056037 E-mail: portosdec@gmail.com - sdecportosecretaria@gmail.com
(Secretaria)

Site: www.catequesedoporto.com

Anda mungkin juga menyukai