Anda di halaman 1dari 27

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Prof Emerson Siraqui

INTRODUO
O que pesquisa e para que serve: Inicialmente, o incentivo para pr em prtica a redao e projetos crer nesta tarefa como: Fonte segura na aquisio de novos saberes; Processo confivel para aproximar pessoas e idias; Recurso para experimentar novos planos; Direo para atualizar tcnicas e procedimentos; Base para ampliar a dimenso de mundo, por vezes centrada unicamente no bom senso. (DYNIEWICZ. A. M e ALMEIDA CRUZ. E. D, 2010).

EM BUSCA DO TEMA
Primeiramente dedique algum tempo pensando sobre o projeto que deseja e/ou necessite redigir; Abra debates com professores e colegas que possam oferecer orientaes que possa ajudar: saber ouvir pessoas e observar interpretando o que nos cerca, leia sobre o assunto, analise mentalmente o que j sabe ou experienciou a respeito do assunto a respeito do tema e busque tericas em autores e dados estatsticos que corroborem seus propsitos e, quando possvel e necessrio, discuta com especialistas da rea de estudo.

EM BUSCA DO TEMA

Observao: Fique atento escreva sobre assuntos que despertem a sua curiosidade e interesse; e que seja compatvel com as reais necessidades do que esta sendo solicitado para execuo.

DIVISO DO PROJETO

Iniciando a redao da introduo:


A introduo do projeto tem que alcanar o objetivo de despertar o leitor sobre a progresso da leitura dentro do contexto desenvolvido. Contendo:

Objetivo; Mtodo; Concluso.

PESQUISA

PESQUISA

ORGANIZAO

OBSERVAO: EM MEUS DOCUMENTOS ABRIR UMA PASTA COM O TTULO MATERIAIS DO PROJETO INTEGRADOR.

ORGANIZAO

ORGANIZAO
No seu pen-drive: nico para o projeto; Repita o processo lembrando-se que no poder copiar, simplesmente, a pasta principal pois no conseguir acessar o contedo depois. Obs: sempre que precisar imprimir algo, use uma outra pendrive e sempre que a tiver usado em um computador estranho, como os das copiadoras, passe o antivrus antes de abri-la no seu computador novamente. Assim no correr o risco de perder seus dados.

VAMOS PESQUISAR!!!

CONCEITO Mtodo que permite estudar o corpo em cortes ou fatias axiais ou trasversais, sendo a imagem obtida atraves dos Raios-X com o auxlio do computador (recontruo).

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Espalhamento mnimo devido ao uso de feixe de raios-x estreito. Radiografa-se um ou mais cortes por vez. O efeito de sobreposio eliminado ao examinar um ponto por todos os lados a 360 graus.

Em 1963, A.M. Comark, demonstrou que se podia determinar os coeficientes de absoro de uma estrutura plana e medir, desde um determinado nmeros de direes, as variaes de intensidades dos raios transmitidos; Em 1967, Godofrade N. Hounsfield, iniciou suas investigaes sobre o conhecimento de imagens e tcnicas de armazenagem de dados em um computador; Em 1 de outubro de 1971, realizou o primeiro scanner de crnio; Em 1973, foram instalados os primeiros scanners no estados unidos; Em 1974, os primeiros scanners de corpo estava funcionando, chamados tomgrafos; Em 1979, estes dois cientistas ganharam o prmio Nobel de fsica, pois seu invento tem importncia comparado com a descoberta dos Raios-x.

HISTRIA

EVOLUO DOS APARELHOS


1 SCANNER DE CRNIO

MULTI-SLICE GE

PRIMEIRA GERAO
PRIMEIRA GERAO: Feixe em forma reta ou linear; 1 detector; Movimento do sistema tudo/detector rotao, translao; Tempo de aquisio de imagens de 4 5 minutos.

SEGUNDA GERAO
SEGUNDA GERAO: Feixe em forma de leque; Multiplos detectores (+/30); Movimento liner do sistema tubo detector com rotao maiores de (30); Tempo de varredura em torno de 20-60 segundos.

TERCEIRA GERAO
TERCEIRA GERAO: Feixe em forma de leque; Multiplos detectores (288 a 700); Movimento de rotao do sistema tubo/detectores; Tempo de varredura em torno de1 a 2 segundos.

TC CONVENCIONAL

QUARTA GERAO
Os detectores so fixos e a ampola faz o movimento. Slip-ring, no utiliza cabos (escovas), permitindo o giro contnuo em uma nica direo.

TOMOGRAFIA HELICOIDAL
Aquisio volumtrica de dados, feita de modo contnuo, enquanto a mesa movida para o interior do gantry numa velocidade constante; A fonte de Raio-x faz a rotao ao redor do paciente; A mesa move-se numa velocidade constante; VANTAGENS: Reduo dos artefatos respiratrios e de movimento; Reduo no tempo do exame; Maior conforto para o paciente; Menor dose de radiao; Melhor visibilizao das estruturas anatmicas; Melhor opacificao dos rgos parnquimatoso;

NOVA GERAO-HELICOIDAL
A ampola apresenta giro contnuo. A mesa faz movimentos de translao com aquisies de imagens simultneas.

Os tubos so de maior capacidade. Relao entre a velocidade da mesa pela rotao do tubo, (PITCH).

1:1 Pitch

2:1 Pitch

10 cortes/10seg

20 cortes/10seg

TC HELICOIDAL

AQUIZIO VOLUMTRICA
Scout View de 1000 mm em < 30 Seg Cobertura total do rgo na fase Arterial Estudo dos rgos em Multi-Fase CT Angio Reduo do rudo na imagem Reduo de artefatos Visualizao de micro leses Cardiologia

cortes/rotao 8 cortes/rotao 16 cortes/rotao 32 / 64 / 128 cortes/rotao

Anda mungkin juga menyukai