Anda di halaman 1dari 11

REVISTA DON DOMNICO

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica da Faculdade Don Domnico - 2 Edio Outubro de 2009

DISLEXIA: O GRANDE DESAFIO EM SALA DE AULA. Giselia Souza dos Santos de Almeida1

Resumo: O presente artigo abordar os diferentes tipos de dislexias, os sinais na infncia e na iniciao escolar facilitando assim a sua identificao, citar algumas leis para melhor entendimento da classificao de necessidades educacionais especiais. Trar tambm dicas de como o educador dever atuar em sala de aula e a importncia de estratgias utilizando recursos para as aulas com crianas dislxicas. Palavras chave: dislexia, aprendizagem, professor Abstract: This article will address the different types of dyslexia, the signs in childhood and initiation school facilitating the identification, some laws to better understand the classification of special education needs. Will also tips for the teacher to work in the classroom and the importance of strategies for using the classes with dyslexic children. Keywords: dyslexia, learning, teacher.

1. INTRODUO

Vivemos em busca do perfeito. No sabemos lidar com o diferente. Tudo est em torno do comum. Somos tomados por um senso comum e por nossos saberes cotidianos e deixamos de buscar um conhecimento cientfico. Marilena Chaui nos alerta que uma das caractersticas do senso comum e dos saberes cotidianos por serem subjetivos, generalizadores, nossas certezas cotidianas e o senso comum de nossa sociedade ou do nosso grupo social, cristalizam-se em preconceitos com a qual passamos a interpretar toda a realidade que nos cerca e todos os acontecimentos. Temos que formar melhor nossos professores, o meio educacional est em profunda mudana tanto no ponto de vista de conceitos e valores, como da prtica. Apesar de tantas mudanas, o professor ainda resiste em mudar as prticas pedaggicas justificando essa resistncia com argumentos do senso comum.

Aluna do curso de Ps-graduao lato sensu em Psicopedagogia da Faculdade Don Domnico.

REVISTA DON DOMNICO


Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica da Faculdade Don Domnico - 2 Edio Outubro de 2009

Hoje trabalhamos com uma nova realidade, que Educao Inclusiva, que tem gerado muitas dvidas em seu processo de implementao. Trabalhamos com vrias sndromes, distrbios e dificuldades de aprendizagem, falaremos em especial da dislexia que um dos grandes desafios em sala de aula, como diagnosticar, seus principais sintomas, como avaliar e incluir o aluno no processo de ensino-aprendizagem.

2. Dislexia Identificada pela primeira vez por BERKLAN, o termo dislexia foi denominado pela primeira vez por Rudolf Berlin um oftalmologista da Alemanha. Ele usou o termo para se referir a um jovem que tinha dificuldade de leitura e escrita ao mesmo tempo que apresentava habilidades intelectuais normais.Acreditava-se nessa poca que o problema seria de viso, em 1925 Samuel T. Orton, neurologista e um dos primeiros pesquisadores a estudar a dislexia observou que a dificuldade de leitura escrita no estava correlacionada com a viso, ele acreditava que essa condio era causada por uma falha da lateralizao do crebro.2 A palavra dislexia escrita e soletrao. Segundo a Associao Brasileira de Dislexia (ABD) a definio utilizada a de 1994 da International Dyslexia Association (IDA): Dislexia um dos muitos distrbios de aprendizagem caracterizado pela dificuldade de decodificao das palavras simples, mostrando uma insuficincia no processamento fonolgico. formada pela contrao das palavras gregas dis que

significa difcil e lexis, palavra caracteriza-se por uma dificuldade na rea da leitura,

Em um levantamento feito pela ABD, em mdia 40% dos casos diagnosticados na faixa mais crtica, entre 10 a 12 anos, so de grau severo, 40% so de grau moderado e 20% de grau leve, existe maior incidncia em meninos do que em meninas.

Orton (1925). Word-blindness in school children.. Archives of Neurology and Psychiatry 14: 285 516.

19

No caso da criana em

idade escolar, a

REVISTA DON DOMNICO define a dislexia como um fracasso Psicolingstica


Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica da Faculdade Don Domnico - 2 Edio leitura (dislexia), da inesperado na aprendizagem da Outubro de 2009 escrita (disgrafia) e da ortografia (disortografia) na idade prevista em que essas habilidades j devem ser automatizadas. o que se denomina de dislexia de desenvolvimento.

Segundo Aliende e Cobdenmarin3 a dificuldade de aprendizagem relacionada com a linguagem (leitura, escrita e ortografia), pode ser inicial e informalmente (um diagnstico mais preciso deve ser feito e confirmado por neurolingista) diagnosticada pelo professor da lngua materna, com formao na rea de Letras e com habilitao em Pedagogia, que pode observar a velocidade da leitura da criana, utilizando critrios citados abaixo: A criana movimente os lbios ou murmura ao ler? A criana movimente a cabea ao longo da linha? A leitura silenciosa mais rpida que a oral, ou mantm o mesmo rtmo de velocidade? A criana segue a linha com o dedo? A criana faz excessivas fixaes do olho ao longo da linha impressa? A criana demonstra excessiva tenso ao ler? A criana efetua excessivos retrocessos da vista ao ler? Atualmente generalizou-se o termo dislexia, qualquer distrbio de linguagem apresentado pela criana, logo qualificado como dislexia, tanto pelos pais como pela escola. O problema no est na criana, mas nos processos educacionais, sob a responsabilidade familiar, ou nos processos formais de aprendizagem na incumbncia da instituio escolar. Em virtude da alfabetizao precoce, cada vez mais as crianas esto menos prontas para iniciar o processo de aprendizagem da leitura e escrita, como diz Le Boulch4 tem que ser respeitado o desenvolvimento humano, o qual est dividido em trs momentos: a) O corpo vivido, 0 3 anos compreende a expresso do corpo em sua totalidade, as sensaes exteriores ao seu corpo so recebidas atravs do contato afetivo-corporal-cinestsico com a me;
ALLIENDE, Felipe; CONDEMARIN, Mabel. Leitura: teoria, avaliao e desenvolvimento. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1989. 4 BOULCH, Jean Le. Educao psicomotora: a psicogentica na idade escolar.
3

REVISTA DON DOMNICO


Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica da Faculdade Don Domnico - 2 Edio Outubro de 2009

b) O corpo percebido, 4 7 anos o estgio da estruturao perceptiva do corpo que compreende o processo de organizao corporal a partir das funes de ajustamento, de interiorizao, funes gnsticas e da percepo espacial, temporal e rtmica; e a c) O corpo representado, 8 12, em que a criana est iniciando no processo de escolarizao formal. Partindo das idias de Le Boulch perceberemos que a sociedade cada vez mais impe regras equivocadas no processo ensino-aprendizagem. Quanto mais cedo diagnosticar melhor ser para a criana e famlia, visto que todos sofrem com a situao, estudos feitos nos EUA comprovaram que 80% dos jovens infratores tiveram ou tem alguma dificuldade de aprendizagem na vida escolar. Um dos pontos fundamentais presente nas crianas dislxicas o abalo da autoestima, sentem-se burras e no entendem o que se passa com elas, por isso fundamental o acompanhamento psicolgico, como diz a Dr. Shirley de Campos5 a autoestima importante na idade escolar, a capacidade de aprendizagem uma das primeiras a ficar afetada sempre que haja uma perturbao emocional da criana 3. Tipos de Dislexia A dislexia pode ser classificada de vrias formas, para seu diagnstico alguns autores tm como base se confirmar o quadro. A dislexia pode ser classificada em: 3.1 Dislexia disfontica: dificuldades de percepo auditiva na anlise e sntese de fonemas, dificuldades temporais, e nas percepes da sucesso e da durao ( troca de fonemas sons, grafemas diferentes, dificuldades no reconhecimento e na leitura de palavras que no tm significado, alteraes na ordem das letras e slabas, omisses e acrscimos, maior dificuldade na escrita do que na leitura, substituies de palavras por sinnimos);
5

testes

fonoaudiolgicos,

pedaggicos e psicolgicos.

Geralmente o diagnstico feito por equipe multiprofissional, dada a complexidade de

Professora do curso de ps-graduao em Nutrio funcional da Universidade Ibirapuera em So Paulo ,Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.

REVISTA DON DOMNICO


Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica da Faculdade Don Domnico - 2 Edio Outubro de 2009

3.2 Dislexia diseidtica: dificuldade na percepo visual, na percepo gestltica, na anlise e sntese de fonemas (leitura silbica, sem conseguir a sntese das palavras, aglutinaes e fragmentaes de palavras, troca por equivalentes fonticos, maior dificuldade para a leitura do que para a escrita); 3.3 Dislexia visual: deficincia na percepo visual; na coordenao visomotora (no visualiza cognitivamente o fonema); 3.4 Dislexia auditiva: deficincia na percepo auditiva, na memria auditiva (no audiabiliza cognitivamente o fonema) 3.5 Dislexia mista: que seria a combinao de mais de um tipo de dislexia. Para Moojen apud Rotta6 possvel classificar a dislexia em trs tipos: Dislexia fonolgica (sublexical ou disfontica): caracterizada por uma dificuldade seletiva para operar a rota fonolgica durante a leitura, apresentando, no obstante, um funcionamento aceitvel da rota lexical; com freqncia os problemas residem no conversor fonema-grafema e/ou no momento de juntar os sons parciais em uma palavra completa. Sendo assim, as dificuldades fundamentais residem na leitura de palavras no-familiares, slabas sem sentido ou pseudopalavras, mostrando melhor desempenho na leitura de palavras j familiarizadas. Subjacente a essa via, encontra-se dificuldades em tarefas de memria e conscincia fonolgica. Considerando o grande esforo que fazem para reconhecer as palavras, portanto, para manter uma informao na memria de trabalho, so obrigados a repetir os sons para no perd-los definitivamente. Como conseqncia, toda essa concentrao despendida no reconhecimento das palavras acarreta em dificuldades na compreenso do que foi lido. Dislexia lexical (de superfcie): as dificuldades residem na operao da rota lexical (preservada ou relativamente preservada a rota fonolgica), afetando fortemente a leitura de palavras irregulares. Nesses casos, os dislxicos lem lentamente, vacilando e errando com freqncia, pois ficam escravos da rota fonolgica, que morosa em seu funcionamento. Diante disso, os erros habituais so silabaes, repeties e retificaes,
6

ROTTA, Newra Tellecha[et al.] Transtornos da Aprendizagem: Abordagem Neurobiolgica e Multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed,2006

REVISTA DON DOMNICO


Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica da Faculdade Don Domnico - 2 Edio Outubro de 2009

e , quando pressionados a ler rapidamente, cometem substituies e lexicalizaes; s vezes situam incorretamente o acento prosdico das palavras. Dislexia Mista: nesse caso, os dislxicos apresentam problemas para operar tanto com a rota fonolgica quanto com a lexical. So assim situaes mais graves e exigem um esforo ainda maior para atenuar o comprometimento das vias de acesso ao lxico. 4. Sinais de dislexia importante que pais e professores fiquem atentos aos sinais de dislexia, esses sinais podem ser detectados quando criana. Pais e professores devem ficar atentos quando esgotam-se todos os subsdios de aprendizagem, a criana mesmo que estimulada de vrias formas apresenta dficit do contedo, isso inicia-se com mais freqncia nos primeiros anos escolares, no perodo da alfabetizao, tendendo a se acentuar no decorrer dos anos. fundamental que o processo de alfabetizao ocorra dentro dos padres normais, em que a criana esteja preparada psicologicamente e tenha idade suficiente por volta dos seis anos de idade. Uma das caractersticas mais comuns as trocas de letras, as crianas tendem a confundi-las com grande freqncia, mas no podemos classificar como indicativo totalmente confivel, pois muitas crianas tendem a confundi-las principalmente na iniciao da alfabetizao.

4.1 Sinais na primeira infncia Estudos realizados no Brasil e tambm no exterior, constataram alguns possveis sinais de dislexia na infncia: 1. Atraso no desenvolvimento motor (engatinhar, sentar e andar); 2. Atraso ou deficincia na aquisio da fala; 3. Dificuldade para entender o que est ouvindo; 4. Distrbio do sono; 5. Enurese noturna; 6. Suscetibilidade s alergias e as infeces;

REVISTA DON DOMNICO


Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica da Faculdade Don Domnico - 2 Edio Outubro de 2009

7. Tendncia hiper ou hipo-atividade motora; 8. Chora muito e parece inquieta ou agitada com frequncia; 9. Dificuldade para aprender a andar de triciclo; 10. Dificuldades de adaptao nos primeiros anos escolares. 4.2 Sinais a partir da idade da iniciao escolar A partir dos seis anos de idade, perodo em que a criana inicia a aprendizagem formal constata-se vrios possveis sinais de dislexia. A princpio irei elencar apenas alguns. 1. Lentido para fazer os deveres; 2. Faz os deveres rpidos, mas com muitos erros; 3. Fluncia na leitura inadequada a idade; 4. Inventa acrescenta ou omite palavras ao ler ou ao escrever; 5. A letra pode ser mal grafada e at ilegvel (disgrafia); 6. Tem facilidade em exames orais; 7. Desliga-se facilmente Vive no mundo da lua; 8. Baixa autoimagem e autoestima; 9. Esquiva-se de ler principalmente em voz alta; 10. impulsivo e interrompe os demais ao falar; 11. Depende do uso dos dedos para contar; 12. Confundi direito-esquerda, em cima em baixo, frente-atrs; 13. Pode estar sempre brincando, tentando ser aceito nem que seja como palhao; 14. Dificuldade para andar de bicicleta, para abotoar, amarrar os sapatos; 15. 80% dos dislxicos tem dificuldade em soletrao e leitura.

5. O professor e o trabalho com o aluno dislxico Em primeiro lugar o professor precisa conhecer o que a dislexia e saber como trabalhar. comum o professorado ter um conceito errado em relao ao problema apresentado pelo aluno, considerando-o desatento, relapso, sem vontade de aprender e em muitos casos denominado preguioso. Sendo assim o aluno se sente incapaz, sem motivao e apresenta casos de rebeldia e agressividade, chegando a ter depresso

REVISTA DON DOMNICO


Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica da Faculdade Don Domnico - 2 Edio Outubro de 2009

devido a autoestima baixa agravando ainda mais o caso quando ocorre a repetncia e muitas vezes a evaso escolar. No podemos esquecer que esses alunos esto amparados por lei, considerados como NEE (Necessidades Educacionais Especiais). Na lei de Diretrizes e Bases da educao- LDB7, diz : Art. 5 Consideram-se educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem: I - dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitaes no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, compreendidas em dois grupos: a) aquelas no vinculadas a uma causa orgnica especfica; b) aquelas relacionadas a condies, disfunes, limitaes ou deficincias; II dificuldades de comunicao e sinalizao diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilizao de linguagens e cdigos aplicveis; III - altas habilidades/superdotao, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.

Existem mais algumas outras leis que podemos encontrar no site8 da ABD como: LDB 9.394/96 Art. 12 - Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, tero a incumbncia de: I - elaborar e executar sua Proposta Pedaggica. V - prover meios para a recuperao dos alunos de menor rendimento. Art. 23 - A educao bsica poder organizar-se em sries anuais, perodos semestrais, ciclos, alternncia regular de perodos de estudos, grupos no seriados, com base na idade, na competncia e em outros critrios, ou por forma diversa de organizao, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
7 8

Resoluo n2, de 11 de setembro de 2001 www.dislexia.org.br

REVISTA DON DOMNICO


Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica da Faculdade Don Domnico - 2 Edio Outubro de 2009

Art. 24 - V, a) avaliao contnua e cumulativa; prevalncia dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do perodo Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990 (ECA) Art. 53, incisos I, II e III a criana e o adolescente tm direito educao, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exerccio da cidadania e qualificao para o trabalho, assegurando-se-lhes: I igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II direito de ser respeitado pelos seus educadores; III direito de contestar critrios avaliativos, podendo recorrer s instncias escolares superiores. O professor dever tratar o aluno com naturalidade, usar sempre uma linguagem clara e objetiva, falar olhando diretamente para ele, trazer o aluno prximo do educador, verificar discretamente se ele est entendendo a sua exposio para no coloc-lo em evidencia, observe se ele est fazendo as anotaes da lousa antes de apag-la. Pais e professores devem trabalhar em conjunto para que o aluno valorize o que ele mesmo faz, dessa forma aumentar a sua motivao e restaurar a sua autoconfiana. No esquecendo que esse aluno ser mais lento que os demais e o educador precisa ser paciente. Em relao as avaliaes o dislxico precisa de mais tempo para realizar as provas, as quais aconselham-se que sejam orais. Dentro da sala de aula o educador necessita da utilizao de estratgias diferenciadas, como a utilizao de recursos estimulantes, para que ele possa ver, sentir, ouvir e manusear como jogos, cartazes, cd, etc.

6. Consideraes finais Ns educadores temos uma responsabilidade social, cabendo a ns orientar, direcionar e formar cidados capacitados para lidar com as dificuldades presentes no cotidiano. No devemos temer o novo, temos que buscar subsdios dentro do conhecimento cientfico para encontrar solues cabveis dentro das problemticas educacionais.

REVISTA DON DOMNICO


Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica da Faculdade Don Domnico - 2 Edio Outubro de 2009

Temos que juntar teoria e prtica , como diz David Rodrigus9 deve-se proporcionar ao professor um conjunto de experincias que s lhe revelem novas perspectivas sobre o conhecimento, mas que tambm impliquem em situaes empricas que lhe permitam aplicar estes conhecimentos num contexto real. Vivemos na era da incluso, segundo Mantoam10 Incluso a nossa

capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilgio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de ns. Trabalhar com o dislexico aprender constantemente , ver o mundo de forma diferente. Como diz Carl Rogers11 Os educadores precisam compreender que ajudar as pessoas a se tornarem pessoas muito mais importante do que ajud-las a tornarem-se matemticas, poliglotas ou coisa que o valha." Sendo assim percebemos a imensa responsabilidade do educador para com o educando, ainda mais quando este tem necessidades educacionais especiais.

Referencias Bibliogrficas AJURIAGUERRA J. A dislexia em questo e fracasso na aprendizagem de linguagem escrita. Porto Alegre. Artes Mdicas, 1984. ALLIENDE, Felipe, CONDEMARIN, Mabel. Leitura: Teoria, avaliao e desenvolvimento. Traduo de Jos Cladio de Almeida Abreu. Porto Alegre, Artes Mdicas. BOULCH, Jean Le. Educao Psicomotora: A psicocintica na idade escolar. FURTADO, Valria Queiroz. Dificuldades na aprendizagem escrita. Editora Vozes, Rio de Janeiro, 2008. GARCIA, Jesus N. Manual da dificuldade de aprendizagem: linguagem, Leitura, Escrita e matemtica. Porto Alegre. Artes Mdicas, 1998. MANTOAM, M.T.E. Pensando e fazendo educao de qualidade. So Paulo, Editora Moderna, 2001.
9

Dr. em Cincias da motricidade humana na rea de educao especial e reabilitao (UTL/FMH), professor da universidade Tcnica de Lisboa, coordenador do Frum de estudos de educao inclusiva. MANTOAM, M.T.R. Pensando e fazendo educao de qualidade, SP: Ed. Moderna, 2001. ROGERS, Carl R. Tornar-se pessoa. Martins Fontes- So Paulo/1961.

10 11

REVISTA DON DOMNICO


Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica da Faculdade Don Domnico - 2 Edio Outubro de 2009

ROGERS, Carl. Tornar-se Pessoa. Martins Fontes, SP, 1961. ROTTA, Newra Tellecha[et al.] Transtornos da Aprendizagem: Abordagem Neurobiolgica e Multidisciplinar. Artmed,Porto Alegre, 2006

SOL, Isabel. Estratgias de leitura. Ed.Artmed, Porto Alegre1998 ZORZI, Jaime. Guia prtico para ajudar crianas com dificuldades de aprendizagem: Dislexia e outros distrbios. Editora Melo. So Paulo, 2008

Anda mungkin juga menyukai