Anda di halaman 1dari 22

Economia Poltica

Captulo 8- Procura e oferta agregada

8- Equilbrio macroeconmico 8.1- Procura agregada 8.2- Oferta agregada 8.3- Equilbrio macroeconmico 8.4- Modificaes no equilbrio macroeconmico

8- Fundamentos da procura e oferta agregada 8.1- Procura agregada

Procura agregada
Procura agregada (AD) a quantidade total ou agregada da produo que se pretende adquirir com um determinado nvel de preos, mantendose tudo o resto constante. Tambm definida como a despesa pretendida em todos os sectores de economia.

A procura agregada composta por 4 componentes: o Consumo (C): Despesas em bens e servios finais efectuadas pelas famlias; o Investimento (I): Formao bruta de capital fixo mais variao de existncias (ex: Compras de edifcios, equipamentos, e acumulao de existncias) o Gastos pblicos (G): Despesa pblica em bens e servios e pagamento de salrios aos funcionrios pblicos. o Exportaes lquidas (X): Exportaes dos bens produzidos num pas menos as importaes de bens oriundos dos outros pases.

Curva da procura agregada

A curva da procura agregada (AD) mostra a despesa (PIB) real para cada nvel de preos, mantendo-se tudo o resto constante. Nvel de preos

G X

AD

PIB real A figura mostra a curva da procura agregada e as suas 4 componentes. No nvel de preos P, podemos ler nvel de consumo, de investimento, de gastos pblicos e de exportaes lquidas. A soma d a despesa real agregada.
5

Inclinao da Procura Agregada


A curva da procura agregada mostra que a despesa real diminui quando o nvel de preos aumenta, pelo que a curva AD tem inclinao negativa. A curva da procura agregada tem inclinao negativa devido ao efeito oferta de moeda. O efeito oferta de moeda significa que quando o nvel de preos aumenta, mantendo-se fixa a quantidade nominal de moeda, a oferta real de moeda diminui, e o dinheiro torna-se mais escasso. Dada a lei da escassez, com dinheiro mais escasso, a taxa de juro aumenta e o crdito torna-se mais difcil de se obter, levando a uma reduo no investimento e do consumo (as famlias preferem poupar em vez de consumir).

Com taxas de juro mais elevadas, existe um movimento de capitais estrangeiros para o pas (porque os depsitos ficam mais atractivos) levando a uma valorizao da moeda nacional, gerando um aumento das importaes.
Uma reduo no investimento, no consumo e um aumento nas importaes reduzem a despesa real (ou o PIB real).

Componentes da procura agregada

O consumo depende do rendimento disponvel.


O investimento depende das taxas de juro e das expectativas Os gastos pblicos so exgenos e determinados directamente pelas decises do governo. As exportaes dependem do rendimento do exterior, da taxa de cmbio nominal, e dos preos relativos (internos/externos).

As importaes dependem do rendimento interno, da taxa de cmbio nominal, e dos preos relativos (internos/externos).

Choques na procura agregada

Para um determinado nvel de preos, e mantendo-se tudo o resto constante:


o um aumento no rendimento disponvel provoca um aumento no consumo, gerando um aumento na despesa real. o um aumento na taxa de juro provoca uma reduo no investimento, gerando uma reduo na despesa real.
o uma melhoria nas expectativas relativamente ao futuro, aumenta o investimento, gerando uma aumento na despesa real. o um aumento nos gastos pblicos aumenta a despesa real.

o um aumento no rendimento do exterior aumenta as exportaes, gerando um aumento na despesa real.


8

Choques na procura agregada (II)

Para um determinado nvel de preos, e mantendo-se tudo o resto constante:


o uma valorizao da moeda nacional aumenta as importaes e reduz as exportaes, gerando uma reduo na despesa real. o um aumento nos preos nacionais relativamente aos preos do exterior, reduz as exportaes e aumenta as importaes, gerando uma reduo da despesa real.
o Um aumento no rendimento interno, aumenta as importaes, gerando uma reduo da despesa real.

Algumas variveis so de poltica e outras so variveis externas e fora do controlo dos governos.

8- Fundamentos da procura e oferta agregada 8.2- Oferta Agregada

10

Oferta agregada
Oferta agregada (vamos supor de curto prazo) (AS) refere-se quantidade total de bens e servios que as empresas de um pas esto dispostas a produzir e vender para cada nvel geral de preos.

A oferta agregada depende do nvel geral de preos, da capacidade produtiva instalada (produto potencial) e dos custos de produo. Nvel de preos
Segmento I Segmento II

AS

Segmento III

11

PIB real

Oferta agregada: Determinantes

Produto potencial: Montante mximo que a economia pode produzir utilizando todos os recursos disponveis e mantendo os preos estveis.

o Se a economia tenta produzir mais do que o seu produto potencial, os preos comearo a aumentar cada vez mais rapidamente medida que os recursos sejam utilizados mais intensamente.
o Se a economia produzir menos do que o seu potencial, ir prevalecer um nvel elevado de desemprego e excesso de capacidade.

Custos dos recursos: Os custos dos recursos tais como o salrio e o custo do capital afectam a oferta agregada. Tambm os custos das importaes e das matrias primas afectam a oferta agregada. o Quando os custos dos recursos descem a oferta agregada aumenta.

12

Oferta agregada: Segmentos

Segmento I: Neste segmento, o nvel geral de preos baixo e o PIB real reduzido. A economia opera abaixo da sua capacidade instalada, existe desemprego de factores, e os custos de produo so reduzidos. Por isso, um acrscimo no PIB real no gera significativos aumentos no nvel geral de preos. Segmento II: Neste segmento, tanto o nvel geral de preos como o PIB real so superiores ao segmento anterior. A economia caminha para um nvel de produo idntico ao alcanado usando a total capacidade instalada, causando uma reduo no desemprego de factores e um aumento nos custos de produo. Por isso, um acrscimo no PIB real gera um aumento no nvel geral de preos.

Segmento III: Neste segmento, tanto o nvel geral de preos como o PIB real so elevados. A economia opera acima da sua capacidade instalada, existe pleno emprego de factores, e os custos de produo elevados. Por isso, um acrscimo no PIB real gera acentuados aumentos no nvel geral de preos.

13

Choques na oferta agregada

Aumento do preo do petrleo e de outras matrias primas: Este choque traduz-se num aumento dos custos de produo das empresas numa economia. Logo, para cada nvel geral de preos, as empresas esto dispostas a vender menos quantidades e a oferta agregada reduz-se. Estamos perante um choque de oferta negativo.

Aumento da capacidade instalada: Este choque traduz-se num aumento dos recursos disponveis na economia, ou seja, h mais trabalhadores, mais capital, mais terra e conhecimento, reduzindo-se o preo desses recursos. Esta reduo origina uma diminuio nos custos de produo, originando um aumento da oferta agregada para cada nvel geral de preos. Estamos perante um choque de oferta positivo.

14

8- Fundamentos da procura e oferta agregada 8.3- Equilbrio macroeconmico

15

Equilbrio macroeconmico

No equilbrio macroeconmico existe um nvel geral de preos (de equilbrio) em que a quantidade oferecidas de bens e servios pelas empresas igual quantidade procurada por parte dos agentes institucionais da economia, mantendo-se tudo o resto constante.
Nvel geral de preos 150
Produto potencial

Oferta agregada

A E Procura agregada

3000.000

PIB real

16

Equilbrio macroeconmico (ii)

O equilbrio macroeconmico encontra-se no ponto E; esta interseco ocorre num nvel geral de preos em que as empresas esto dispostas a vender 3000.000 unidade do produto agregado. Como no ponto E intercepta a curva do produto potencial (mximo) da economia, a economia encontram-se em pleno emprego de factores.

No ponto A existe um excesso de oferta agregada. Neste caso as empresas desejariam vender mais do que as famlias e outras sectores institucionais estariam interessados em adquirir.
Os bens acumular-se-iam nas prateleiras e com a acumulao de existncias, as empresas reduziam a produo e comeavam a cortar nos preos at que o equilbrio macroeconmico fosse outra vez alcanado.

17

8- Equilbrio macroeconmico 8.4-modificaes no equilbrio de mercado.

18

Aumento dos gastos pblicos.

Aumento dos gastos pblicos gera no curto prazo um aumento no PIB real e no nvel geral de preos.

Nvel geral de preos


160 E E

Oferta agregada (I)

150

Procura agregada (II)

Procura agregada (I) 30 32 PIB real (milhares de milhes de euros)

19

Aumento dos gastos pblicos :explicao.

Mantendo-se tudo resto constante, um aumento dos gastos pblicos provoca uma deslocao da curva da procura agregada para a direita e para cima. A compra de bens e servios s empresas por parte do Estado e/ou a transferncias de rendimento (ver circuito econmico) provoca um aumento na produo (emprego) e no nvel geral de preos (novo ponto equilbrio E). Nota: fazer a mesma anlise para os choques da procura agregada. Qual o impacto desses choques no equilbrio macroeconmico.?

20

Reduo dos custos de produo

Reduo dos custos de produo provoca um aumento no PIB real e uma reduo no nvel geral de preos.

Nvel geral de preos


150 140

Oferta agregada (I)


Oferta agregada (II) E

E Procura agregada (I)

30 32

PIB real (milhares de milhes de euros)

21

Reduo dos custos de produo:explicao.

Mantendo-se tudo resto constante, uma reduo nos custos de produo provoca uma deslocao da curva da oferta agregada para a direita e para baixo. Intuitivamente, a reduo dos custos de produo ao diminuir a dificuldade econmica de produzir cada bem, gera um aumento na produo. Para uma dada curva da procura agregada estvel, o escoamento da produo feita atravs da reduo dos preos. Com a reduo dos preos, e analisando ao longo da procura agregada, a oferta de moeda real aumenta, reduzindo-se as taxas de juro. Com taxas de juro mais baixas, aumenta o consumo e o investimento, gerando um aumento no PIB real. Nota: fazer a mesma anlise para os choques da oferta. Qual o impacto desses choques no equilbrio macroeconmico?

22

Anda mungkin juga menyukai