Anda di halaman 1dari 2

DISCIPLINA: FSICA PROFESSOR: POMPEU ALUNO(A):____________________________________________ No:_____ Turma:______ ELETRODINMICA LEI DE OHM 1.

. Elementos de um Circuito Eltrico Para se estabelecer uma corrente eltrica so necessrios, basicamente: um gerador de energia eltrica, um condutor em circuito fechado e um elemento para utilizar a energia produzida pelo gerador. A esse conjunto denominamos circuito eltrico. um circuito eltrico. Por exemplo, as chaves e os interruptores.

1.5 Dispositivos de segurana So dispositivos que, ao serem atravessados por uma corrente de intensidade maior que a prevista, interrompem a passagem da corrente eltrica, preservando da destruio os demais elementos do circuito. Os mais comuns so os fusveis e os disjuntores.

1.1. Gerador eltrico um dispositivo capaz de transformar em energia eltrica outra modalidade de energia. O gerador no gera ou cria cargas eltricas. Sua funo fornecer energia s cargas eltricas que o atravessam. Industrialmente, os geradores mais comuns so os qumicos e os mecnicos. Qumicos: aqueles que transformam energia qumica em energia eltrica. Exemplos: pilha e bateria. Mecnicos: aqueles que transformam energia mecnica em eltrica. Exemplo: dnamo de motor de automvel.

1.6 Dispositivos de controle So utilizados nos circuitos eltricos para medir a intensidade da corrente eltrica e a ddp (diferena de potencial eltrico) existentes entre dois pontos, ou simplesmente, para detect-las. Os mais comuns so o ampermetro e o voltmetro. Ampermetro: aparelho que serve para medir a intensidade da corrente eltrica. Voltmetro: aparelho utilizado para medir a diferena de potencial entre dois pontos de um circuito eltrico. 5. Lei de Ohm

1.2. Receptor eltrico um dispositivo que transforma energia eltrica em outra modalidade de energia, no exclusivamente trmica. O principal receptor o motor eltrico, que transforma energia eltrica em mecnica, alm da parcela de energia dissipada sob a forma de calor.

Estudando a corrente eltrica que percorre um resistor, Georg Simon Ohm determinou, experimentalmente, que a resistncia R constante para determinados tipos de condutores.

1.3. Resistor eltrico um dispositivo que transforma toda a energia eltrica consumida integralmente em calor. Como exemplo, podemos citar os aquecedores, o ferro eltrico, o chuveiro eltrico, a lmpada comum e os fios condutores em geral. U = R.i U = diferena de potencial - ddp (volt V) R = resistncia eltrica (ohm ) i = corrente eltrica (ampre A) No SI, a unidade de resistncia eltrica o ohm ()

1.4 Dispositivos de manobra So elementos que servem para acionar ou desligar www.estudefisica.com.br/estado 1

Exerccios 1. Um chuveiro eltrico submetido a uma ddp de 220 V, sendo percorrido por uma corrente eltrica de 10A. Qual a resistncia eltrica do chuveiro? 2. Nos extremos de um resistor de 200 , aplica-se uma ddp de 24 V. Qual a corrente eltrica que percorre o resistor? 3. Determine a ddp que deve ser aplicada a um resistor de resistncia 6 para ser atravessado por uma corrente eltrica de 2A. 4. Uma lmpada incandescente submetida a uma ddp de 110 V, sendo percorrida por uma corrente eltrica de 5,5 A. Qual , nessas condies, o valor da resistncia eltrica do filamento da lmpada. 5. Um resistor hmico, quando submetido a uma ddp de 20V, percorrido por uma corrente eltrica de 4 A. Para que o resistor seja percorrido por uma corrente eltrica de 3A, que ddp deve ser aplicada a ele? 6. A curva caracterstica de um resistor hmico dada abaixo. Determine sua resistncia eltrica R

11. Um resistor de 100 percorrido por uma corrente eltrica de 20 mA. A ddp entre os terminais do resistor, em volts, igual a: a) 2,0. b) 5,0. c) 2,0. 10. d) 2,0. 103. e) 5,0. 103. 12. Nas extremidades de um fio considerado hmico est aplicada uma ddp que origina a passagem de uma corrente de 2 A. Se triplicarmos essa ddp, a intensidade da corrente ser de: a) 6 A. b) 2/3 A. c) 2 A. d) 8 A. e) 3 A. 13. A curva caracterstica de um resistor hmico est representada no grfico. A partir desse grfico, podemos afirmar que a resistncia eltrica do resistor vale:

a) 10 d) 32

b) 25 e) 2

c) 5

2. Potncia Dissipada no Resistor Em eletrodinmica, a quantidade de energia transformada por unidade de tempo denominada potncia eltrica.

7. A curva caracterstica de um resistor hmico dada acima. Determine sua resistncia eltrica R e o valor de i2.

P = U.i ou P = R.i2 ou P = U2/R P = potncia dissipada (W) U = ddp aplicada na resistncia (V) i = corrente eltrica (A) Unidade de potncia no SI: W (watt) Exerccios

8. Num resistor de 22 ohms, flui uma corrente eltrica de 0,50 A. A diferena de potencial nas extremidades do resistor , em volts, igual a: a) 0,023. b) 5,5. c) 11. d) 22. e) 44. 9. Sob ddp U = 6 V, a corrente que passa por um resistor, com R = 50 , tem intensidade: a) 0,12 A. b) 8,67 A. c) 300 A. d) 12 mA. 10. Um fio condutor, submetido a uma tenso de 1,5 V, percorrido por uma corrente de 3 A. A resistncia eltrica desse condutor, em ohms, de: a) 0,5. b) 2. c) 4,5. d) 9. e) 10,5.

1. Quando uma lmpada ligada a uma tenso de 120V, a corrente que flui pelo filamento da lmpada vale 1A. Qual a potncia da lmpada? 2. De acordo com o fabricante, um determinado resistor de 100 pode dissipar, no mximo, potncia de 1 W. Qual a corrente mxima que pode atravessar esse resistor? 3. Calcule a corrente que percorre o filamento de uma lmpada de 120 V e 60W. 4. Em um resistor, de resistncia igual a 10 passa uma corrente com intensidade de 2A. Calcule a potncia dissipada no resistor. 5. Num certo carro, o acendedor de cigarros tem potncia de 48 W. A ddp no sistema eltrico desse carro 12 V. Qual a resistncia eltrica do acendedor de cigarros? 6. Sob tenso de 10 V, um determinado resistor dissipa 5W de potncia. Qual a resistncia desse resistor? 2

www.estudefisica.com.br/estado

Anda mungkin juga menyukai