Anda di halaman 1dari 8

UNITRI CENTRO UNIVERSITRIO DO TRINGULO GRADUAO TECNOLGICA ESTTICA PROFESSORA: MARTA LCIA RESENDE NICOLLE

O CORPO FALA

UBERLNDIA MG 2011

O CORPO FALA PIERRE WEIL E ROLAND TOMPAKOW

O livro procura descobrir a comunicao no-verbal do corpo humano, inicialmente avaliando os princpios subterrneos que conduzem e regem o corpo. A partir desses princpios nascem as expresses, gestos e atos corporais que, de modos caractersticos estilizados ou inovadores, anunciam sentimentos,

concepes, ou posicionamentos internos. A obra busca desvendar a linguagem exprimida pelo corpo, nos mltiplos tipos de relacionamentos humanos que se tem ao longo da vida. Os autores empregam a esfinge, como referncia para demonstrar a linguagem corporal. Colocam as trs partes da esfinge para indicar como dividido o homem: o boi seria a referncia para os instintos (ou desejos); o leo refere-se aos sentimentos e, a guia estaria ligada aos pensamentos (ou conscincia). O homem apenas alcanar o equilbrio, quando sobrepujar os trs animais dentro de si e nada sucede na vida sem que este equilbrio se constitua. A mesma coisa acontece com os relacionamentos interpessoais: se no haver uma atrao de guia para guia, de boi para boi e de leo para leo, o relacionamento poder ser imperfeito. Mesmo no dia-a-dia, podem-se observar estes sinais com que as pessoas passam suas emoes em relao a si mesmas e aos outros. O corpo diz, em uma linguagem no verbal se est havendo o feedback, ou seja, boa receptividade na forma como esta tentando comunicar. As formas como as pessoas se comportam, como colocam os membros em direo de outra pessoa ou em direo antagnica pode pronunciar sobre seu interesse em que permanea a conversao, a interlocuo ou no. Pela linguagem do corpo; diz muitas coisas aos outros. Antes de tudo, o corpo um centro de informaes, uma linguagem que no mente. Voltando a esfinge, esta era combinada por quatro partes: corpo de boi, trax de leo, asas de guia; e cabea de homem. Existe uma tradio muito velha, que cada uma destas partes representa uma parte do fsico do homem e tambm na sua correspondncia psicolgica. Sendo: Boi abdmen: vida instintiva e vegetativa; Leo trax: vida emocional;

guia cabea: vida mental (intelectual e espiritual); Homem conjunto: conscincia e domnio dos trs inconscientes anteriores. Este esquema pode ser aplicado expresso corporal: O Boi, em proeminncia na expresso corporal, tende a explanar por uma

acentuao do abdmen. O Leo se reala pelo trax onde habita o corao; o cerne da emoo. A guia, representada pela cabea, indica o estado de controle do corpo pela mente. O corpo fala o que a mente contm, por exemplo: a inclinao do corpo fala sempre, se a inclinao do corpo de uma pessoa est para trs; pode significar que est simplesmente relaxando, confortavelmente descansado. Mas se est com os msculos tensos, pode significar resistncia ou rejeio. Se a pessoa est interessada em algum ou algo, a inclinao do seu corpo tende a mostrar naturalmente esta sua inclinao emocional. Uma pessoa que encara com firmeza mostra interesse amvel com a outra e o olhar que te evita com o sorriso que no chega a firmar - se mostra a fraqueza. A guia ama o raciocnio, o saber, a satisfao da sua curiosidade. O Leo ama o sentimento, msica, cores, poesia e forma. O Boi ama os prazeres simples, aqueles que so importantes para a sobrevivncia do ser humano. No reino animal, a territorialidade apresenta muitas funes vitais, desde os reflexos necessrios para se esconder do inimigo at surpreender a presa, comunicar ou reproduzir a espcie. O espao social e humano, e a percepo do mesmo; condiz que o bsico para compreender o outro. A linguagem do livro cclica e nada do que foi discutido inovao. O cotidiano, j instrui quando o sujeito est sendo renunciado ou bem aceito. No tem como se fazer um manual e entregar tudo acabado, como se no fosse encontrar pessoas dissimuladas que conseguiro fazer com que a linguagem corporal, somente leve a acreditar em coisas que interessem apenas a eles. Pode-se enfatizar tambm, que traz alguns desacertos, que um livro consagrado a acadmicos, no poderia fazer. Por exemplo: descodificar aparece em vrios fragmentos, quando o correto seria decodificar, que segundo o Grande Dicionrio Larousse Cultural da Lngua Portuguesa quer dizer? v. t. 1. Efetuar uma decodificao; decifrar. ? 2. Escrever em linguagem clara e comum um texto escrito em cdigo. Outro ponto que pode identificar no livro seu lado machista. A mulher surge

na maioria das caricaturas como inferior, subordinada, como caa, at mesmo empregando uma forma pejorativa de mostr-la como a sogra, que tenta dificultar um relacionamento. O homem, sempre aparece como arqutipo de altivez, sempre numa posio bastante elevada. Este tipo de imagem subjetiva pode energizar o posicionamento machista que prevalece no mundo e, isso, psicologicamente, no bom. Por que em nenhuma das charges aparece uma mulher, tentando seduzir um homem? Ou, quando a relao de trabalho, a mulher como chefe, administrando a ao? So observaes imprescindveis quando l um livro, sobretudo quando este tem desgnios didticos. Ao finalizar a leitura tem-se a seguinte decodificao: o lado Boi diz para nem mesmo terminar de l-lo; o lado Leo o rejeita, mas v alguns pontos importantes; o lado guia, o aceita e desenvolve uma resenha, mesmo que seja crtica. O Corpo Fala uma obra que talvez carea ser reeditada, repensada em alguns pontos. Quando quer decodificar o que o corpo fala necessita-se que a linguagem humana seja direta, sem filtros ou bloqueios, para que mensagem chegue ao receptor de forma clara e objetiva.

Questes:

1. Escreva sobre os autores da obra.

Pierre Weil: Doutor em Psicologia pela Universidade de Paris, Professor na Universidade de Minas Gerais, Diretor do Cento de Psicologia Aplicada RJ, Especialista em Psicoterapia de Grupo e Psicodrama e autor de vrios livros editados em diversos pases, incluindo o conhecido bestseller Relaes Humanas na Famlia e no Trabalho. Roland Tompakow: Professor de Comunicaes dos Cursos de Administrao de Empresas da Fundao Getlio Vargas RJ, artista grfico, tcnico em Informtica Visual, jornalista, assessor de Informtica em marketing de vrias Empresas e coordenador dos registros de Cinsica do grupo de Pesquisas chefiado pelo professor Pierre Weil.

2. Qual a temtica da obra?

O tema abrange a comunicao psicossomtica inconsciente do prprio leitor . 3. Explique o processo de alfabetizao segundo os autores.

Houve quem aprendesse o valor das letras do alfabeto, mas no as decoraram todas de uma s vez; medida que foi conhecendo as primeiras letras, fixou o seu valor na mente por meio das curtas palavras bem simples da cartilha. Depois, no precisou mais dela. Reconheceu, de pronto, os fonemas j seus conhecidos, mas arrumados em ordem diferente nas novas palavras. Assim, sabendo que "bo" e "ca", nesta ordem, significa "bo-ca", descobriu que, trocada a posio das duas slabas, o conjunto "ca" e "bo" significa "ca-bo". Nesta fase, j entrou o "mtodo global" de leitura, hoje usado em toda parte.

4. Caracterize o smbolo.

Desde tempos imemoriais, usa-se smbolos - mensagens sintticas de significado convencional. So como ferramentas especializadas que a inteligncia humana cria e procura padronizar para facilitar a sua prpria tarefa - a imensa e incansvel tarefa de compreender. A caracterstica dominante do smbolo fugir da palavra ou frase, escrita por extenso. Frase j grupo de smbolos (palavras), por sua vez tambm compostas de smbolos (letras) de fugazes vibraes sonoras. E tudo isso sujeito a um cdigo gramatical de origem emprica e lastrado com a inevitvel impreciso semntica, especialmente a deteriorao do significado percebido atravs de geraes.

5. Explique a composio da Esfinge

Era composta de quatro partes: CORPO DE BOI, TRAX DE LEO, ASAS DE GUIA CABEA DE HOMEM.

6. Caracterize o boi na esfinge.

O Boi, quando colocado em evidncia na nossa expresso corporal, tende a se traduzir por uma acentuao do abdmen. A pessoa avana o abdmen; isto se encontra em gente que gosta de boas refeies, que se senta vontade diante de uma farta mesa de jantar.

7. Caracterize o leo.

O Leo se evidencia pelo trax onde reside o corao; o centro da emoo. Os especialistas em expresso corporal, sobretudo os coregrafos, o consideram como o centro do EU.

8. Caracterize a guia.

A guia, representada pela cabea, nos indica o estado de controle do corpo pela mente.

9. Como fica a composio dos trs animais na cabea do ser humano.

Na prpria cabea temos representados os trs animais: O boi, representado pela boca por onde entram os alimentos. O leo, representado pelo nariz onde entra o oxignio para os pulmes. A guia, representada pelos olhos que so o espelho da mente.

10. Diferencia harmonia de desarmonia.

Harmonia disposio bem ordenada entre as partes de um todo; concrdia; concordncia. Desarmonia m disposio das partes de um todo; discordncia.

11. O que h em comum entre as pessoas?

Podemos afirmar que todos tm em comum precisamente isto: cada qual zela pela sua individualidade, pela personalidade que lhe prpria.

12. Na escala de valores da vida, o que ocupa o primeiro lugar?

Na escala de valores da vida, a auto-preservao ocupa o primeiro lugar - sobrevivncia antes do prazer. Quer segurana para ter a tranqila paz, precisamos de paz. Para manter o amor e vice-versa; quando inseguros, ficamos ansiosos. Em todo comportamento interpessoal encontramos atitudes fsicas e mentais cuja finalidade evitar a ansiedade de um "No!" ao nosso EU, ou de obter a segurana de um "Sim!" concordando com o que somos.

13. Explique a questo do discernimento no homem.

O homem programado para discernir, mas o hbito de atentar para as ferramentas-smbolos, chamadas palavras, afastou-o da percepo consciente total imediata do "aqui e agora. - Simpatia e antipatia, uma possvel capacidade residual deste tipo de percepo.

14. Segundo os autores como os animais smbolos amam?

A GUIA - Ama o raciocnio, o saber, a satisfao da sua curiosidade. realista, foge da iluso. E procura enxergar longe. Quer o "CERTO". "USA A CABEA". Um congresso de sbios discutindo princpios de matemtica , naquele momento, um bando de guias. O LEO - Ama o sentimento, msica, cores, poesia, forma. Distingue entre lgrimas e o riso, o corao batendo de esperana ou o peito arfando em desespero. No raciocina, impulsivo. Quer o "BELO", o "BONDOSO", o "SIMPTICO". Um conjunto musical ou uma academia de poetas , no momento de exercer aquelas atividades, um bando de lees. O BOI - Ama os prazeres simples, aqueles que so importantes para a sobrevivncia do ser humano: respirar o bom ar, fazer bater bem o sangue, dormir comodamente, beber e comer bem, defender bem o corpo de todos os perigos fsicos e caprichar nos atos de excitao, cpula, fecundao, parto, amamentao etc, que visam continuidade da famlia humana sobre a terra.

15. Quais so os fatores bsicos da territorialidade humana?

Pessoas em busca de (ou sujeitos a) intimidade {interao total). Assim

tambm a linguagem do nosso corpo. E possvel tornarmo-nos conscientes das nossas posturas e querermos control-las.

16. Como o homem consciente?

Na esfinge, a cabea de homem que emerge dos animais simboliza justamente o homem consciente, o homem que tenta despertar, que procura se livrar dos seus reflexos e condicionamentos, que espera sair da sua alienao, a fim de tomar-se a si mesmo nas suas prprias mos. Isto consiste em ser no somente consciente dos seus trs animais", mas ainda domin-los, dirigi-los. E dirigi-los corresponde a canalizar a energia, a serpente da esfinge, no nvel que se quiser. So muito raros os homens que conseguiram isto.

17. Explique a psicoterapia corporal.

Uma psicoterapeuta norte-americana, liana Churgin, procurou realizar uma sntese entre a tcnica de Rolf e Alexander e uma tcnica de psicoterapia em grupo chamada "Gestalt-Terapia". A Gestalt-Terapia consiste em colocar as pessoas diante das suas grandes contradies e tenses, reconstituindo o que se chama em psicologia a relao "Figura-Fundo", ou completando "Figuras inacabadas"; tambm como em psicanlise, se faz a catrsis de emoes reprimidas.

Anda mungkin juga menyukai